Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Aro "gastando" sapata de freio V-Brake
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Aro "gastando" sapata de freio V-Brake

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Henrique_hcs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2020
Niterói
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henrique_hcs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Aro "gastando" sapata de freio V-Brake
    Postado: 09 Jan 2020 as 09:38
Bom dia, pessoal!

Comprei recentemente uma Rockrider 300 e para minha surpresa em menos de 3 dias a sapata dianteira esquerda se desgastou até o ponto de aparecer o aço e arranhar a parede lateral da roda. A traseira direita também se desgastou muito mas não chegou a arranhar o aro.

Troquei a roda danificada e a sapata, mas estou com a suspeita de que a junção do aro (que é de parede simples) está com uma "rebarba" e raspando forte no freio, causando o desgaste excessivo. Então apesar da troca feita ontem, provavelmente o problema vai persistir. Alguém já escutou algo parecido? Antes de trocar as rodas (estava querendo colocar uma aero Vzan) gostaria de tentar algo como lixar com uma lixa bem fina para tentar tirar essa rebarba da parede do aro.

Abraços!
Voltar ao Topo
Sylvio604 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sylvio604 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 11:55
só toma cuidado em não tirar as estrias que tem no aro que facilitam a frenagem .... 
Voltar ao Topo
Sylvio604 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sylvio604 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 11:56
cuidado tbm para não enfraquecer o aro que seria o mais problematico 
Voltar ao Topo
Sylvio604 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sylvio604 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 11:57
mas realmente acabou rápido demais ....talvez a qualidade da borracha do freio tbm não seja das melhores ... vale gastar um pouquinho nelas .... mas nada exagerado 
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 13:06
Eu já usei lixa para fazer esse trabalho aqui , só que primeiro voce vai ter que fazer uma inspeção visual e identificar o ponto que está causando esse desgaste, voce pode tambem apertar uma das astes do freio com a mao para ela ficar tocando bem de leve o aro e rodar a roda e tentar encontrar a parte irregular. Quando voce encontrar o ponto voce vai pegar uma lixa bem fina e com o dedo mesmo voce preciona ela sobre a parte a ser lixada e executa o serviço, voce passa a lixa 1 vez e confere visualmente e passa o dedo nu na parte lixada para conferir se tem que retirar mais material. Fazendo dessa forma voce não danifica o aro e ainda faz um serviço de excelente qualidade. No meu caso, já fiz o procedimento umas 4 vezes , toda elas o que causou o dano ao aro foram pedras que esbarraram no mesmo . Só tem que tomar cuidado se o aro tiver aquelas estrias para facilitar a frenagem a lixa vai acabar com as mesmas.
Voltar ao Topo
Henrique_hcs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2020
Niterói
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henrique_hcs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 13:31
Exatamente... Esses materiais de entrada dependendo são de péssima qualidade.
Voltar ao Topo
Henrique_hcs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2020
Niterói
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henrique_hcs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 13:38
João vou tentar esse procedimento sim.

Com relação ao local, é justamente na junção do aro. Acredito que seja mesmo um erro de projeto ou por conta do acabamento mal feito mesmo. O aro nem possui as estrias, é uma superfície lisa.

Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 13:41
[QUOTE=Henrique_hcs] Bom dia, pessoal!

Comprei recentemente uma Rockrider 300 e para minha surpresa em menos de 3 dias a sapata dianteira esquerda se desgastou até o ponto de aparecer o aço e arranhar a parede lateral da roda. A traseira direita também se desgastou muito mas não chegou a arranhar o aro.

Troquei a roda danificada e a sapata, mas estou com a suspeita de que a junção do aro (que é de parede simples) está com uma "rebarba" e raspando forte no freio, causando o desgaste excessivo. Então apesar da troca feita ontem, provavelmente o problema vai persistir. Alguém já escutou algo parecido? Antes de trocar as rodas (estava querendo colocar uma aero Vzan) gostaria de tentar algo como lixar com uma lixa bem fina para tentar tirar essa rebarba da parede do aro.




Editado por zoda - 09 Jan 2020 as 13:45
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 13:44
[QUOTE=zoda] [QUOTE=Henrique_hcs] Bom dia, pessoal!

Comprei recentemente uma Rockrider 300 e para minha surpresa em menos de 3 dias a sapata dianteira esquerda se desgastou até o ponto de aparecer o aço e arranhar a parede lateral da roda. A traseira direita também se desgastou muito mas não chegou a arranhar o aro.

Troquei a roda danificada e a sapata, mas estou com a suspeita de que a junção do aro (que é de parede simples) está com uma "rebarba" e raspando forte no freio, causando o desgaste excessivo. Então apesar da troca feita ontem, provavelmente o problema vai persistir. Alguém já escutou algo parecido? Antes de trocar as rodas (estava querendo colocar uma aero Vzan) gostaria de tentar algo como lixar com uma lixa bem fina para tentar tirar essa rebarba da parede do aro.


Esquece o que escrevi. Não tinha visto a foto
Voltar ao Topo
Henrique_hcs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2020
Niterói
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henrique_hcs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 13:49
Então, na loja eu troquei a roda da frente, que foi arranhada pelo desgaste total da sapata. a roda de trás não chegou a ser arranhada, mas houve uma troca de uma sapata traseira tb por desgaste.
Eu só entendi realmente que o problema poderia ser no aro quando eu cheguei em casa e fui ver como estavam as sapatas. A traseira direita que eu tinha acabado de colocar já estava com claros sinais de desgaste, diferente da traseira esquerda, que não estava fazendo essa raspagem no aro.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 13:58
Originalmente postado por Henrique_hcs Henrique_hcs escreveu:

João vou tentar esse procedimento sim.

Com relação ao local, é justamente na junção do aro. Acredito que seja mesmo um erro de projeto ou por conta do acabamento mal feito mesmo. O aro nem possui as estrias, é uma superfície lisa.


Nossa, pela foto dá para ver o problema... no seu caso eu não sei se a lixa vai dar conta pq é na junção das partes, é uma área crítica. Vamos ver se algum colega mais experiente pode contribuir, eu nunca tive um problema desses, os reparos que eu executei sempre foram coisas simples.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2020 as 08:53
A Cabrita, a bike da minha esposa, é uma RockRider 300 feminina e a minha Xica é uma RockRider 100. Ambas vieram com esses raios ruins de parede simples. No caso da Xica, não foi problema pq eu comprei ela só pelo quadro, já tinha um par de Vmaxx 36 furos raiadas com inox pra aguentar o meu peso, mas a patroa ainda tá com as originais e passou por esse problema seu.

No caso dela, o degrau era mais alto e pra trás, o que já aliviou o problema. Ainda assim eu usei lixa d’água 320, depois 600 e 1200 em sequência, com a mão leve, do jeito que o João recomendou, e o problema se resolveu totalmente.

No seu caso, o degrau parece ser mais baixo e pra frente. Eu tentaria inverter a roda, se for viável, pq inverter a traseira implica em refazer a raiação. Observa se o outro lado não vai ficar com degrau contra o movimento da roda tb.

Se não der, insiste com o pessoal da Decathlon até eles trocarem a roda pra vc, mas fica em cima! A última coisa que eles fazem é trocar a peça, vão alegar um monte de coisa.

Na verdade, a solução definitiva é refazer a roda mesmo, mas não gasta no impulso: resolve como eu sugeri e vai usando até moer (e a garantia acabar, que pras peças é de dois anos), daí compra rodas novas, com aros de parede dupla (sugiro Vzan Escape 260, se vc não for obeso como eu, ou Vzan Vmaxx se for), cubo de cassete (empena menos o eixo e já viabiliza upgrades na transmissão, recomendo Shimano FH-RM70 ou, se não achar, FH-RM30, ambos pra v-brake), raios em inox (não precisa ser mais grosso do que o cubo aguenta) e um cassete (freehub é incompatível com catraca).

ACHO que isso vai obrigar a migração pra 24v ou 27v, pq cassete 7v é menor que os freehubs atuais, mas confirme com um mecânico ou outro colega do fórum. Seus problemas com rodas vão se acabar!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Sylvio604 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sylvio604 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2020 as 09:29
cara a coisa ta feia ai heimm ... eu descartaria esse aro ... caso tiver na garantia pegaria outro caso não trocaria sem a menor duvida ... 

uma gambiarra seria inverter o lado do aro ...literalmente girar para que o degrau não impactasse na bastilha a cada frenagem .... mas de verdade jamais faria isso ....pelo trabalho de montar novamente o aro e a chance de ter problemas futuros ....

concluíndo eu trocaria ... 
Voltar ao Topo
Henrique_hcs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2020
Niterói
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henrique_hcs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2020 as 10:28
Vish, então isso é falha de projeto msm. Eu pensei em inverter a roda, mas ai a junção do outro lado dela que ia comer de baixo pra cima rs. Então, a decathlon é longe da minha casa, já fui lá duas vezes resolver essa questão e é uma baita mão de obra o deslocamento. Eu já iria colocar aros Vzan devido a maior resistência. então antecipei essa troca e já deixei na oficina.

Pelo menos o preço dela é competitivo... Por R$699 é praticamente impossível comprar algo novo sem necessidade de alguns upgrades, somente bicicletas usadas, mas com muita busca, e na maioria das vezes tendo que pagar em dinheiro à vista...

Voltar ao Topo
Henrique_hcs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2020
Niterói
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henrique_hcs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2020 as 10:30
Exato... gastarei um pouco a mais, mas pelo menos não vou ter dor de cabeça!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2020 as 10:41
Hebrique, lembra que a mão de obra pra refazer a roda com outro aro costuma ser cara. Aqui em Belo Horizonte, um par de aros Escape 260 custa uns 70-100 reais, mas a mão de obra pros dois varia de 60 até 90. Se tiver que trocar outra coisa no futuro, tipo o cubo, vai ter de refazer a raiação, aí são outros 60-90 reais a mais de novo.

Recomendo pensar bem sobre isso antes de partir pra trocar. Faça a troca, mas pense antes.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Henrique_hcs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2020
Niterói
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henrique_hcs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2020 as 09:56
Efetuei a troca dos aros ontem por um par de aero vzan escape, colocando tb raios inox pretos. A troca ficou perfeita e o problema realmente sumiu. Apesar desse problema, ainda recomendo a bike para quem quiser uma opção de entrada, somente fazendo alguns pequenos upgrades. ABS pra galera e obrigado pelas orientações!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X