Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pode usar óleo mineral de carro em freio shimano ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pode usar óleo mineral de carro em freio shimano ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
EdgeBR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2020
Nova Friburgo
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EdgeBR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pode usar óleo mineral de carro em freio shimano ?
    Postado: 08 Jan 2020 as 17:22
coloquei um óleo de carro porem mineral no meu freio hidraulico shimano, coloquei pq meu freio nao quer travar de jeito nenhum o disco, (não entendo muito de bicicleta mas algumas coisas consigo fazer), ela até pega freio mas quando nao tem ninguem em cima da bike, quando to andando ela nao freia direito, coloquei um óleo 20w50 ecolubri, será que estraguei meu freio? 
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2020 as 20:42
Vc utilizou óleo lubrificante num freio, vai contaminar o sistema todo e dificilmente conseguirá limpar tudo.

Freio é um sistema de segurança primordial da bicicleta. Evite gambiarras, leve para um profissional fazer as revisões. Inventar acaba saindo muito mais caro. Sempre.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2020 as 21:08
Poder pode, mas adeus freio.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2020 as 21:54
Seu freio não funcionava por algum defeito. Talvez até falta da quantidade correta de óleo ou pastilhas ruins.

Já que está ruim ou arruinado, se quiser testar algo:

https://youtu.be/63VIuPiX3CA
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Sylvio604 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sylvio604 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 09:48
complicado heimm ... tipo de teste bem perigoso...
Voltar ao Topo
Sylvio604 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sylvio604 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 09:49
já tive alguns problemas mesmo levando apenas em lojas de confiança .... mas geralmente tem relação ou com quantidade ou com ar no sistemas ...
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 10:35
que cagada heim

Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 11:05
Originalmente postado por EdgeBR EdgeBR escreveu:

coloquei um óleo de carro porem mineral no meu freio hidraulico shimano, coloquei pq meu freio nao quer travar de jeito nenhum o disco, (não entendo muito de bicicleta mas algumas coisas consigo fazer), ela até pega freio mas quando nao tem ninguem em cima da bike, quando to andando ela nao freia direito, coloquei um óleo 20w50 ecolubri, será que estraguei meu freio? 

PQP!!!
Que ideia genial.
Vc pensou nisso sozinho?

Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 11:16
Originalmente postado por EdgeBR EdgeBR escreveu:

(não entendo muito de bicicleta mas algumas coisas consigo fazer)


Cagadas por exemplo
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 13:51
Tire esse óleo. Lave todo o sistema com solvente. Encha o rservatório com óleo mineral para freio hidráulico. Faça sangria e verifique as pastilhas. Se não souber fazer qualquer etapa dessas leve a uma oficina.
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 14:32
Originalmente postado por edd edd escreveu:

Tire esse óleo. Lave todo o sistema com solvente. Encha o rservatório com óleo mineral para freio hidráulico. Faça sangria e verifique as pastilhas. Se não souber fazer qualquer etapa dessas leve a uma oficina.


Sem querer ser chato, mas o solvente pode danificar a mangueira e os orings. Talvez com álcool isopropílico. Terá que abrir tudo. O manete,as pinças, retirar os pistões. Serviço para quem tem experiência. Custo alto. Dependendo do freio nem vale a pena.
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 14:47
Solvente utilizado apenas para lavagem do sistema, duvido que vá danificar mangueira ou o-ring, o tempo de contato é muito pequeno pra isso. E álcool não dissolve óleo, então de nada adianta usar álcool isopropílico. De qualquer maneira. é medida de último caso, pra ver se salva o freio, a meleca já foi feita, isso é só último recurso. 
Voltar ao Topo
JcFiebig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2016
P. das Missões
Offline
Mensagens:428
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JcFiebig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2020 as 16:38
Clap
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2020 as 00:29
Isso só pode ser trollagem, não é possível.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2020 as 01:18
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Isso só pode ser trollagem, não é possível.


Também acho!
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Sylvio604 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sylvio604 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2020 as 08:14
rsrsrs não é o ideal ... mas acontece ....
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2020 as 09:41
Originalmente postado por Leo Amaral Leo Amaral escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Isso só pode ser trollagem, não é possível.


Também acho!

Sei lá, ja vi de tudo

Amigo meu em viagem por Portugal mandou encher um tanque de um Golf gasolina com "Gasóleo"

Mesmo com o "óleo" no nome, não se atentou que era Diesel Wacko 

Imagina o trampo pra esvaziar o tanque todo limpar e talz, pelo menos ele não deu a partida LOL
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2020 as 10:20
Tinha que mudar o titulo do topico:

"Sera que fiz merlin colocando óleo de motor no freio shimano?"

Fico impressionado com a criatividade em geral do povo, pior que tem gente que se diz "mecânico" de bike, fazendo esse e outros tipos de merda.

Algum engenheiro não casou, não teve filho, não ficava no bar tomando uma, para calcular o tipo de oleo, o modulo de compressão desse óleo, para se ter um freio mais  eficiente, alguém perdeu dias montando um manual com especificações técnicas, para que esse freio fosse melhor utilizado, ai vem os "gênios brasileiros da vila" que tem preguiça de ler, e fazem esse tipo de cagada.

Se morrer sozinho beleza, o fogo é causar um acidente em que tenham outros envolvidos.


 
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2020 as 23:15
Que azar meu... aproveitando para registrar uma opção que funciona no lugar do Shimano...

Estou usando fluído mineral para sistema hidráulico Citroen... total lhm plus...





meu parceiro de pedal e mecânico usa nas bikes dele e botou no meu shimano deore m615, só alegrias desde maio/2019

Edit: aquele fluído preto ali na sangria era o shimano original

Editado por raulino - 11 Jan 2020 as 23:27
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2020 as 10:39
Óleo para motores não rolam devido à viscosidade.

Mas olha, meses atrás rolou um imprevisto e resolvi arriscar usando um lubrificante de corrente que tenho em casa. Incrivelmente ficou muito bom, tanto que estou há uns três meses usando e está funcionando muito bem. Até desceu a Imigrantes mês passado! Em tempo: minha bike é para uso urbano, o freio hidráulico é de entrada da Shimano.

O Capivara do canal Pedaleria diz que há freios que usam água, ou seja, baixíssima viscosidade.
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2020 as 10:55
Cada gambiarra que o pessoal faz (ou tenta fazer) pra baixar o custo de manutenção dos freios hidráulicos... Se o $$$ dessa manutenção é grande e isso é um problema, não seria melhor ficar nos v-brakes ou no máximo nos discos mecânicos?

P.S.: Não to fazendo crítica, pessoal! Tô realmente pedindo uma opinião. Lembrem-se que a minha Xica tem v-brake por questão de custo/durabilidade, que é o que eu mais prezo numa bike. Peso leve não me atrai, até pq eu mesmo sou peso pesado!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2020 as 14:58
Originalmente postado por Pantoja Pantoja escreveu:

O Capivara do canal Pedaleria diz que há freios que usam água, ou seja, baixíssima viscosidade.

Sim, mas olha o alerta que ele faz: "Nunca em freios a disco, só em modelos muito específicos pra freios de aro e uso em baixas velocidades"

Antes que algum outro alucinado tente fazer isso nos freios a disco normais e ir descer a Imigrantes Tongue

Pessoal que faz estas gambiarras esquece que não é apenas a viscosidade que importa, mas também o ponto de ebulição justamente pelo citado acima

Boa sorte aos aventureiros ai 
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2020 as 15:12
Teste com óleo Johnson's baby:





Editado por Rafael88 - 13 Jan 2020 as 15:13
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2020 as 15:57
Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Originalmente postado por Pantoja Pantoja escreveu:

O Capivara do canal Pedaleria diz que há freios que usam água, ou seja, baixíssima viscosidade.


Sim, mas olha o alerta que ele faz: "Nunca em freios a disco, só em modelos muito específicos pra freios de aro e uso em baixas velocidades"

Antes que algum outro alucinado tente fazer isso nos freios a disco normais e ir descer a Imigrantes Tongue

Pessoal que faz estas gambiarras esquece que não é apenas a viscosidade que importa, mas também o ponto de ebulição justamente pelo citado acima

Boa sorte aos aventureiros ai 


Nem é baixa velocidade , no caso dele é trial , a bike fica parada quicando.
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2020 as 16:00
Num dá idéia... daqui a pouco tem biker vegano usando óleo de soja no freio..... ou de canola, pra quem tem colesterol alto...
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2020 as 14:27
Eu sou quase engenheiro, mas posso dizer com toda certeza que não é só a viscosidade que importa...

As pecinhas que ficam na "pinça" são projetas para estar em contato com determinadas substâncias, se você coloca outra substância, mesmo que tenha a mesma viscosidade, outras propriedades físicas e químicas farão com que essas pecinhas tenham vida útil diferente.

Por exemplo você pode colocar um óleo que tenha calor específico diferente e ele sobreaquecer o freio com mais facilidade, tornando o freio menos eficiente com menos tempo de uso e aumentando o desgaste das peças.


Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X