Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Rock Shox Reba 2019 - Leitura Ruim / Dura
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Rock Shox Reba 2019 - Leitura Ruim / Dura

 Responder
Autor
Mensagem Inverter Ordem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Rock Shox Reba 2019 - Leitura Ruim / Dura
    Postado: 15 Out 2020 as 18:47
Originalmente postado por romainardes romainardes escreveu:

Tenho uma Reba 2019 na minha bike e o segredo está no uso de tokens. Quanto mais peso, mais necessidade de progressividade na suspensão - e a Reba é extremamente linear com um token, da maneira que vem de fábrica. Coloque mais 2 tokens (deixando um total de 3), baixe o sag pra perto de 30% e tente usar. Ela não deverá mais dar fim de curso e ficará macia.


então, mas as rebas mais antigas não são compatíveis c token, talvez trocando a tampa da câmara pela da nova. mss nada impede de improvisar, basta algo que ocupe algum volume. ja fiz isso numa fox antiga usando um daqueles pés de borracha q tem um furo no meio e funcionou. só não pode esfarelar nem se soltar pra dentro do tubo pois pode danificar algo lá dentro
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
romainardes Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2020
Blumenau
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar romainardes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2020 as 17:58
Tenho uma Reba 2019 na minha bike e o segredo está no uso de tokens. Quanto mais peso, mais necessidade de progressividade na suspensão - e a Reba é extremamente linear com um token, da maneira que vem de fábrica. Coloque mais 2 tokens (deixando um total de 3), baixe o sag pra perto de 30% e tente usar. Ela não deverá mais dar fim de curso e ficará macia.
Voltar ao Topo
angelo_gnoatto Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Dez 2019
Mato Grosso
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar angelo_gnoatto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2019 as 23:45
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

reparei que no geral as susp de xc da rockshox tem esse comportamento.
Eu tenho pike e lyrik nas bikes de enduro e trail, q são susp pra essas modalidades, e estas além de terem possibilidade de colocar tokens para controlar o volume (e a progressividade) da câmara de ar da susp, tem as molas pneumáticas "debon air" que melhoram bastante essa absorção de pequenos impactos.
já nas susp de XC (sid, reba, recon, revelation antiga, etc) não tem essa possibilidade (pelo menos não oficialmente) e todas que testei são assim, se coloca bastante ar fica dura no começo.. se deixa macio o começo da fim de curso.

Talvez o ideal fosse improvisar um token pra reduzir o volume da câmara e deixar mais progressiva, mas nunca testei

outra coisa das rockshox é a pouca quantidade de óleo no "banho", algumas susp vão coisa de 10ml ou menos de óleo. Então se não fizer revisões frequentes (6 meses de muito uso, 1 ano de pouco uso) ela vai ficando dura mesmo.

Se tem opção de uma nova suspensão, recomendo pegar um garfo trail. A Pike ou Revelation com mola debon air (minimo 120 de curso), ou uma Fox 34 (acho que 120 tbm o minimo), ambas tem essa opção de colocar tokens, e as molas tem uma boa sensibilidade.



É estranho mesmo, porque eu peso mais de 100kg e calibrei a suspensão com 70psi para ela chegar no SAG de 30%. Comparando a pressão que o pessoal utiliza é muito baixa, e mesmo assim noto que ela teima em não absorver os menores impactos. Quando está calibrada com 10% à 20% de SAG então, fica dura mesmo.

Quanto à falta de lubrificação está totalmente descartado, pois quando notei o problema encostei a bike na loja e pedi um checkup completo da suspensão. Como eles são autorizados RockShox, abriram, limparam e remontaram, pois eu suspeitava ser uma suspensão de estoque antigo e estar parada à muito tempo. Mas depois de montada, na mesma semana o problema voltou. Tentei também deixar a bike de cabeça para baixo para umedecer as espumas que ficam perto dos raspadores, mas o resultado não foi diferente.

Em relação à troca de garfo, são 2 empecilhos: O primeiro é a geometria da bike, que na Epic Comp vem apenas com opção de 100mm, logo fico limitado à garfos apenas com tais medidas. O segundo seria o preço, pois acredito que perderia muito dinheiro com esta minha seminova e investiria relativamente mais para adquirir uma nova, inviabilizando a brincadeira. O sonho é uma Fox, mas como desembolsei um bom valor na compra da bike, ainda está um pouco distante...

Estive pesquisando também sobre esses tokens, mas o mecânico da loja não soube dizer se é compatível. Estou aguardando a Proparts voltar do recesso de fim de ano dia 06/01 pra confirmar a compatibilidade e também se eles vendem esses tokens. Acho uma alternativa válida pois muda a curva de progressividade e eu conseguiria usar uma pressão mais baixa para ler melhor no início do curso.

Seria também interessante testar a mola DebonAir, mas não encontrei material dizendo se é compatível com a REBA.


Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

além da pressão positiva vc ajustou o retorno e a câmara negativa?


Como o amigo abaixo falou, ela não tem ajuste individual das câmaras positiva e negativa, elas se igualam conforme o uso.

O retorno testei em várias posições, mas sempre prefiro deixar todo aberto por gosto mesmo.


Originalmente postado por MatheusLPS MatheusLPS escreveu:

A minha Reba de 130mm é macia.

Só que tem um detalhe: Eu saí de um Caloi vírus também que possuía uma XC32.

No início achei a Reba dura. Inclusive coloquei esse comentário nós Review que fiz a da Trek ex7 lá no fórum de all mountain.

A conclusão que cheguei é que ao sair de uma XC32 com eixo de 9mm tradicional e migrar para uma Reba com eixo pasaante e rodas mais rígidas, acaba que o conjunto passa a sensação de desconforto no início.

Como disse, a minha acho bem macio depois de 2 anos de uso. Mantenho a mesma limpa e revisada. Uma coisa que ajudou foi trocar a manopla. Usei de silicone de 30 reais várias vezes e estou usando uma Specialized meio porosa muito boa tbm.


Não achei esse tópico que você mencionou, mas realmente é muita diferença de sensibilidade. Ao meu ver, por ser eixo passante e Boost (contra 9mm da XC32), por ser mais rígido e ter menos torção, deveria ter uma leitura mais aprimorada.
Também troquei as manoplas, estou usando Esigrips Chunky, melhorou um pouco, mas ainda é desconfortável.
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2019 as 18:40

Não noto isso na Reba RL 29 2.016...

Só o que fiz foi calibrar para o meu peso e ajustar o retorno na bengala direita, ficou blz...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
MatheusLPS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2011
Ouro Branco-MG
Offline
Mensagens:336
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar MatheusLPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2019 as 17:27
A minha Reba de 130mm é macia.

Só que tem um detalhe: Eu saí de um Caloi vírus também que possuía uma XC32.

No início achei a Reba dura. Inclusive coloquei esse comentário nós Review que fiz a da Trek ex7 lá no fórum de all mountain.

A conclusão que cheguei é que ao sair de uma XC32 com eixo de 9mm tradicional e migrar para uma Reba com eixo pasaante e rodas mais rígidas, acaba que o conjunto passa a sensação de desconforto no início.

Como disse, a minha acho bem macio depois de 2 anos de uso. Mantenho a mesma limpa e revisada. Uma coisa que ajudou foi trocar a manopla. Usei de silicone de 30 reais várias vezes e estou usando uma Specialized meio porosa muito boa tbm.
Voltar ao Topo
rod_br Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jan 2008
Amparo, SP
Offline
Mensagens:337
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rod_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2019 as 15:16
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

reparei que no geral as susp de xc da rockshox tem esse comportamento.
Eu tenho pike e lyrik nas bikes de enduro e trail, q são susp pra essas modalidades, e estas além de terem possibilidade de colocar tokens para controlar o volume (e a progressividade) da câmara de ar da susp, tem as molas pneumáticas "debon air" que melhoram bastante essa absorção de pequenos impactos.
já nas susp de XC (sid, reba, recon, revelation antiga, etc) não tem essa possibilidade (pelo menos não oficialmente) e todas que testei são assim,  se coloca bastante ar fica dura no começo.. se deixa macio o começo da fim de curso.

Talvez o ideal fosse improvisar um token pra reduzir o volume da câmara e deixar mais progressiva, mas nunca testei

outra coisa das rockshox é a pouca quantidade de óleo no "banho", algumas susp vão coisa de 10ml ou menos de óleo. Então se não fizer revisões frequentes (6 meses de muito uso, 1 ano de pouco uso) ela vai ficando dura mesmo.

Se tem opção de uma nova suspensão, recomendo pegar um garfo trail. A Pike ou Revelation com mola debon air (minimo 120 de curso), ou uma Fox 34 (acho que 120 tbm o minimo), ambas tem essa opção de colocar tokens, e as molas tem uma boa sensibilidade.

A SiD já tem debon air, deve ser melhor que a Reba neste quesito.
Cannondale F-Si Carbon 5 (2021)
Specialized Stumpjumper 26"
Kona Kula 26"
KHS Alite 500 26"
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2019 as 14:15
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

além da pressão positiva vc ajustou o retorno e a câmara negativa?

as solo air e debon air não tem esse ajuste, nem as fox mais novas. As câmaras são interligadas quando a suspensão está em repouso e ficam sempre com a pressão igual.

uma suspensão q gostei do funcionamento e é bastante progressiva é a XFusion Slide 29.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2019 as 14:13
além da pressão positiva vc ajustou o retorno e a câmara negativa?
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2019 as 14:13
reparei que no geral as susp de xc da rockshox tem esse comportamento.
Eu tenho pike e lyrik nas bikes de enduro e trail, q são susp pra essas modalidades, e estas além de terem possibilidade de colocar tokens para controlar o volume (e a progressividade) da câmara de ar da susp, tem as molas pneumáticas "debon air" que melhoram bastante essa absorção de pequenos impactos.
já nas susp de XC (sid, reba, recon, revelation antiga, etc) não tem essa possibilidade (pelo menos não oficialmente) e todas que testei são assim,  se coloca bastante ar fica dura no começo.. se deixa macio o começo da fim de curso.

Talvez o ideal fosse improvisar um token pra reduzir o volume da câmara e deixar mais progressiva, mas nunca testei

outra coisa das rockshox é a pouca quantidade de óleo no "banho", algumas susp vão coisa de 10ml ou menos de óleo. Então se não fizer revisões frequentes (6 meses de muito uso, 1 ano de pouco uso) ela vai ficando dura mesmo.

Se tem opção de uma nova suspensão, recomendo pegar um garfo trail. A Pike ou Revelation com mola debon air (minimo 120 de curso), ou uma Fox 34 (acho que 120 tbm o minimo), ambas tem essa opção de colocar tokens, e as molas tem uma boa sensibilidade.


Editado por TheLittle - 30 Dez 2019 as 14:14
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
angelo_gnoatto Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Dez 2019
Mato Grosso
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar angelo_gnoatto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2019 as 14:04
Exatamente,

A suspensão traseira com o Brain está funcionando que parece uma manteiga, lisinha, mesmo com o ajuste mais firme.

A dianteira, que, não tem Brain está incomodando.
Voltar ao Topo
rod_br Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jan 2008
Amparo, SP
Offline
Mensagens:337
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rod_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2019 as 12:36
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Isso é característica do brain.
Tira fora que resolve.

O Brain é na suspensão traseira. O problema relatado é com relação a dianteira.
Cannondale F-Si Carbon 5 (2021)
Specialized Stumpjumper 26"
Kona Kula 26"
KHS Alite 500 26"
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2019 as 11:12
Isso é característica do brain.
Tira fora que resolve.
Voltar ao Topo
angelo_gnoatto Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Dez 2019
Mato Grosso
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar angelo_gnoatto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2019 as 02:25
Fala pessoal...
Tudo blz?

Entrei para o famigerado grupo das Full Suspension por motivo de força maior, 2 princípios de hérnia de disco. Adquiri uma Specialized Epic Comp 2019 à menos de 1 mês, bike muito boa de custo benefício, fora que gostei muito do comportamento do Brain. Enfim um sonho sendo realizado...

Ela veio com uma suspensão dianteira Rock Shox Reba RL, com mola Solo Air. Porém percebi que ela tava fazendo um barulho de "nhec nhec", como já vi outro relato aqui no fórum. Voltei na loja e eles verificaram que realmente é anormal esse comportamento, e estão mandando a suspensão pra garantia, pois aparentemente pode ser defeito nos orings ou raspadores.

Enquanto a minha suspensão vai pra análise da Rock Shox, eles instalaram outra Reba do mesmo ano/modelo tirada de outra Specialized, e percebi algo em comum no comportamento com a minha. Achei elas muito duras para os impactos de menor intensidade, ou seja, nas trepidações menores de um estradão ou em asfalto levemente esburacado. To sentindo muito desconforto com isso, pois minha bike anterior, uma Caloi Vitus, vinha com a XC32 também com mola Solo Air e tinha muito mais sensibilidade e leitura de terreno, tanto quando nova e mesmo depois de algumas revisões. O desconforto é tão grande que chego a comparar a leitura de terreno dela com a das suspensões mais baratas de mola, por exemplo as RST e Suntour.

Como última alternativa, testei com SAG de 10% até 30%, ficando levemente melhor neste último, com a desvantagem de bater fim de curso muito facilmente, mas mesmo assim ainda achei dura na leitura inicial.

Fica a dúvida pra quem puder me ajudar, esse meu relato é uma característica da Reba ou essas duas suspensões podem ter vindo de um lote defeituoso?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X