Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Caminho de Nhá Chica - Inconfidentes a Baependi
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Caminho de Nhá Chica - Inconfidentes a Baependi

 Responder
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Caminho de Nhá Chica - Inconfidentes a Baependi
    Postado: 19 Dez 2019 as 23:27
Em julho de 2019 comecei a ver postagens nos grupos do Facebook sobre um novo caminho que estava entrando em operação, rotas já existentes que interligadas e sinalizadas nos leva de Inconfidentes a Baependi em seus 257 kms quase que todo por estradinhas de terra e cruzando serras magníficas que acumularam pesados quase 8 mil de elevação, caminho 100% mineiro cruzando 14 cidadezinhas típicas do interior do Sul de Minas, pra mim que já conheço um pouco me surpreendi com a beleza e com a dura altimetria, uma rota fantástica que me deixa muito feliz por ter conhecido e ser um dos primeiros a encara-la e supera-la, vou lhes apresentar da minha forma peculiar o fantástico Caminho de Nhá Chica.


Uma lição que eu tive desta vez é que não adianta muito pistolar com planejamento, explicarei ao longo da viagem.

O plano era ir novamente percorrer o Caminho da Fé (percorri em janeiro passado sozinho) iria novamente pois meus 3 parceiros de pedal e eu conseguimos as folgas necessárias e eles me pediram pra ir com eles, em Novembro de 2018 nós iniciamos e concluimos em Abril de 2019 o Caminho de Aparecida ou Alfenas-Aparecida juntos (preciso atualizar este topico também LOLhttp://www.pedal.com.br/forum/caminho-de-alfenas-aparecida-concluido_topic83777.html e desde então planejávamos esta nova viagem, mas faltando 1 mês um dos meus amigos foi atropelado e ficou de molho, mesmo assim eu e outros 2 estávamos certos, mas faltando 15 dias saiu o intercambio de outro e na semana da viagem o outro teve a folga suspensa na empresa, dai eu que não tive nenhum imprevisto tratei de correr e planejar ''maomenos'' a nova viagem LOL pois planejava percorrer o Caminho de Nhá Chica apenas em janeiro, mas em uma semana eu desenrolei a troca da passagem e as hospedagens Big smile

Como a empresa que leva de São Paulo Capital a Inconfidentes é a Gardenia e eles não costumam carregar bike eu procurei opções e a melhor que encontrei foi ir com a Santa Cruz até Ouro Fino e iniciar de lá que fica a apenas 10 kms de Inconfidentes, neste trecho usei o Caminho da Fé e os Caminhos seguem juntos até Borda da Mata onde ai sim vai cada um pra um lado e a diversão aumentou e as surpresas começaram Big smile

Eu queria ter ido pra Ouro Fino na quinta feira dia 14/11 mas deu um temporal danado e caiu uma passarela perto da rodoviária aqui e travou toda região, consegui trocar a passagem e viajei na sexta dia 15/11 feriado, por ter apenas horário a tarde cheguei em Ouro Fino bem de noite e pousei por lá em uma pousadinha bem gostosa que ainda não conhecia a Canto de Minas



Sábado dia 16/11 logo cedo eu parti, encontrei logo na saída de Ouro Fino 2 ciclistas que estavam percorrendo o Caminho da Fé e fomos juntos até o Bar do famoso Maurão em Inconfidentes, la eu retirei o passaporte do Caminho de Nhá Chica pois o Maurão é colaborador, eu fiquei batendo papo com ele e os 2 amigos partiram rápido pois iriam pedalar 100 kms naquele dia, depois eu soube que deu tudo certo e eles conseguiram cumprir o plano deles Clap



Fiquei mais de uma hora batendo papo com o Maurão e comendo pastelzinho LOL dai parti, a sinalização do Caminho de Nhá Chica é uma seta salmão/rosa que além de não confundir com a dos outros caminhos que ele cruza ou segue junto ainda era a cor do vestido que a Beata Nhá Chica usava pelo que entendi durante toda sua vida em Baependi onde ela é sagrada.

Aqui a primeira placa e seta do Caminho, neste ponto seguimos junto com o Caminho da Fé, o outro caminho da placa o da Prece foi o meu primeiro pedal com a Moab em 2017 http://https://www.pedal.com.br/forum/caminho-da-prece-jacutinga-a-borda-da-mata_topic90523.html e é um caminho curto e muito bonito, segue para a mesma Borda da Mata mas é 10 kms mais longo e tem uma serra brava, em uma próxima eu quero seguir por ai, desta vez não fui pois queria conhecer a Capela dedicada a Nhá Chica que está na outra rota a 5 kms deste ponto 
 
Aqui a capelinha que é simbolicamente o inicio deste Caminho, tem um ponto de apoio aos peregrinos com banheiro e água e é mantido por um dos idealizadores da rota e devoto dela que mora na casa em frente, os conheci e são pessoas adoráveis.




Fiquei um tempão na Capela pedindo proteção e agradecendo por poder estar ali e mais uma vez ser agraciado e estar pronto pra mais uma jornada que eu encaro de várias formas, dai chegou meio tímida uma moça e se apresentou como uma das idealizadoras e mantenedora do Caminho, ai bati um papo bem longo com ela e a hora voou LOL um pouco antes de Borda da mata eu parei no caldo de cana do Kiko e chegou um casal bem de idade que viaja pedalando e também batemos um longo papo, sei que fui chegar em Borda era 13 horas já LOL e o plano ja tinha ido pro brejo Embarrassed almocei e tratei de começar a pedalar pra valer, dai veio a surpresa pois o trecho depois de Borda pra mim era novidade e é bem pesado, eu esperava algo parecido com o Caminho da Fé e levei uma tijolada de subidas duras e uma serra brava entre Congonhal e Espírito Santo do Dourado, o plano era ficar hospedado em Silvianópolis mas terminei a serra no escuro e parei por lá onde consegui uma pousadinha simples mas acolhedora, pra que plano LOL




Serra mais brava do dia entre Congonhal e Espírito Santo do Dourado, além de dura é muito bonita e tem em seu topo um bebedouro feito sobre uma mina d'água, lugar lindo e água gelada depois da dura subida




Quando iniciei a descida ja estava escurecendo, cheguei na pousada as 19 horas, foi um dia fantástico de viagem e de pedal, pessoas e lugares sensacionais, nenhum imprevisto e muita história boa pra começar a contar


Cheguei na Pousada as 19 hrs, a idéia era ir até Silvianópolis mas consegui uma pousadinha acolhedora por ai mesmo e fiquei, o bom papo que tive com várias pessoas no trajeto compensou a mudança de planos Big smile 

Pra quem curte os números


continua...


Editado por João Frango - 20 Dez 2019 as 14:02
Voltar ao Topo
JcFiebig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2016
P. das Missões
Offline
Mensagens:428
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JcFiebig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2019 as 09:11
Continua... Continua... Tá top o post!
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2019 as 09:55
Originalmente postado por JcFiebig JcFiebig escreveu:

Continua... Continua... Tá top o post!
Eu queria ter feito este relato antes mas estava sem tempo a noite e no trabalho eu não consigo fazer e pelo celular acho ruim também, mas vou tentar relatar a noite em casa, tem bastante coisa legal sobre a rota que por ser novidade eu achei interessante postar, as outras que fiz este ano acabei nem postando pois ja são bem conhecidas.

Foram apenas 3 dias e meio mas foram sensacionais, a noite de casa eu prometo continuar pois da um trabalho organizar e postar tudo de uma forma legal, mas este caminho merece.
Voltar ao Topo
EduardoRR Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2018
Jundiaí
Offline
Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EduardoRR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2019 as 10:59
Manda mais João...no fim fala como vc voltou para SP, qual empresa e se aceita a bike de boa. valeu

Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2019 as 11:26
Originalmente postado por EduardoRR EduardoRR escreveu:

Manda mais João...no fim fala como vc voltou para SP, qual empresa e se aceita a bike de boa. valeu
Ah sim, vo fica fazendo suspense não LOL 

Saindo do Baependi não tem muita alternativa de busão, por ser perto de Caxambu e São Lourenco fica facil, eu voltei a Caxambu e embarquei no Cometa pra São Paulo e com a Cometa e todas empresas do seu grupo é tranquilo, e o pedal de retorno pra Caxambu pela propria rota no sentido contrario e que também segue junto com o Caminho Velho sentido Paraty e o Religioso da Estrada Real sentido Aparecida é uma delicia, pra fechar com chave de ouro o pedal, apenas 10 kms por uma estrada rural e no finalzinho ja saimos em frente a rodoviaria de Caxambu, cidade esta que me apaixonei e quero voltar logo pra ficar uns dias com minha familia e entrou na lista de lugares pra morar que até agora era encabecada por Aguas da Prata SP, seguida por Wenceslau Bras MG e Prudentopolis PR LOL é muito lugar legal pra viver em uma vida apenas, ah se tivesse dinheiro Embarrassed
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2019 as 23:12
Continuando...

Segundo dia - Espírito Santo do Dourado a Natércia

Espírito Santo do Dourado não estava em meus planos mas como eu disse LOL planos pfff, o pedal até ela foi sensacional, a subida e depois a descida da Serra entre Congonhal e ela foi um teste e tanto e muito legal de ter superado, mas a cidade carece de estrutura para nos receber, não consegui jantar e nem um bom lanche, me virei em uma lanchonete com uns salgados, esfiha aberta e sorvete, o Seu Adão é uma pessoa bem humilde e a Pousada totalmente do tipo de Peregrino com banheiro no corredor e quartos coletivos e bem simples, eu me viro e me adapto bem pois cicloviajar pra mim tem dessas naturalmente mas ele me disse que já tinha tido problemas e tem muita reclamação sobre isto, então fica de aviso que se isto é um problema é melhor planejar e ficar em Congonhal ou tocar até Silvianópolis pois as 2 cidades tem mais opções pra alimentação e hospedagem.

A cidade fica em um pequeno vale e tem um visual incrível em seu entorno, o Seu Adão é um cara simples e fechadão mas aos poucos eu quebrei o gelo dele e ele soltou a matraca e se mostrou um cara gente finíssima, mesmo com instalações humildes a noite de descanso foi excelente


Pedi pra ele me acordar cedo pois eu queria ver o dia amanhecer no topo da Serra saindo de lá mas as 5 horas ja estava claro LOL tomei café junto com ele e com a ''pingaiada'' da cidade que acorda ele cedo pra ja tomar uma LOL é um barato papear com estes caras que ficam admirados demais quando falo sobre a viagem Big smile ja saimos de lá encarando o primeiro ''Godzila'' do dia antes mesmo de aquecer, cruzamos a cidade bem rápido pois ela é bem pequena e na saída dela tem esta estátua com a temática do nome da cidade 


A serrinha pra sair de lá é duríssima, bom que ainda não estava sentindo o cansaço e soquei a bota pois eu usei o Wikiloc do Caminho pra planejar os ataques e ja esperava, se tivesse inventado de tocar no primeiro dia até Silvianópolis eu tinha me lascado LOL


Pedalei pedalei empurrei pedalei e num cabava LOL quando chegou no topo fui recompensado com um mar de serras lindo, batizei esta porteira como ''A Porteira do Paraíso do Caminho de Nhá Chica'' voltarei ai e levarei tinta pra escrever, mas vou de moto LOL


Olha a altura da bagaça, no canto direito já deu pra ver Silvianópolis mas ainda teve chão até chegar lá, agora bóra descer Big smile


Ufa chegamos
Silvianópolis eu tenho uma passagem inusitada, em 2015 quando fazia a primeira tentativa de percorrer o Caminho de Aparecida eu tentando escapar de um cachorro acabei torcendo o joelho perto de Turvolandia que fica a uns 40 kms daí, tive de pedalar mesmo machucado até Careaçu pra voltar de ônibus mas pra fugir das subidas mais fortes por estar machucado me indicaram um atalho não sinalizado, mas eu não encontrei a referência que me passaram e fui indo indo e cheguei erroneamente aí em Sivianópolis LOL era pra rodar 35 e acabei rodando 60 kms com uma perna lascada LOL hoje eu dou risada mas no dia foi punk


Silvianópolis é uma tranquilidade só, não vi nem 5 pessoas na rua cruzando toda a cidade LOL aqui neste lago ja é a rota de saída da cidade, daí pra frente tem chão até Careaçu, um dos trechos mais longos e com a terra mais dura, cavada e chata de pedalar, um pedal crocante LOL


Aqui neste ponto onde o Caminho de Nhá Chica se junta ao Caminho de Aparecida de repente, eu balancei pela primeira vez nesta viagem, começou a passar um filme na cabeça pois da primeira vez que cheguei ai eu estava machucado e bem pra baixo tentando voltar pra casa em 2015, em 2016 na segunda vez eu estava com meu amigo japonês e a sensação era muito boa mas caia uma chuva daquelas que nos fez ficar ilhados entre Santa Rita do Sapucaí e Itajubá a ponto de ter de voltar de lá, ja em 2018 estávamos em 3 foi tudo perfeito como foi desta vez, coisa de fresco eu sei mas aconteceu LOL  

Depois de muito pedal chegamos a minha adorada Careaçu, tantos momentos bons e outros nem tanto eu ja passei pra chegar ai, desta vez foi só alegria e a fome era enorme pois estava desde Ouro Fino só comendo besteira, ai ja tem boa estrutura e encostei num selfie service na praça central e comi como um condenado LOL


Almocei e depois descansei na Praça, lugar tranquilo e muito gostoso, devo ter ficado uma 2 horas por ali e dai parti, novamente voltaria ao Caminho desconhecido pois o Caminho de Nhá Chica segue para outra direção, saímos da cidade passando por baixo da Fernão Dias por este túnel e seguimos sentido as montanhas passando por um vilarejo e por dentro de um sítio pra pegar a estradinha sentido Heliodora, foi um trecho pra relaxar com uma boa parte de planície em areião e um finalzinho em asfalto






Achei Heliodora uma graça de cidade, típica pracinha onde parecia estar a cidade toda junta brincando, conversando, povo se curtindo em frente a uma bela praça com uma linda igreja, tomei um açaí completo pois teria um ''Godzila'' ja na saída e o bicho deu trabalho LOL


Foi bom que era bem sombreado com grandes árvores e ruim pois não consegui uma foto legal em toda subida, subi muito e desci gostoso pra chegar em Natércia, como a altimetria ajudou e não tive muita gente pra papear o pedal rendeu muito e cheguei cedo, tinha feito uma pré-reserva e vi que estava cedo e deu vontade de continuar rumo a próxima cidade, mas uma voz falou na minha cabeça pra sossegar ali e eu acabei felizmente a ouvindo, no próximo post vou explicar LOL

Estava acontecendo a festa da padroeira da cidade que é Santa Catarina de Alexandria e eu fiquei por ali curtindo antes de ir pra Pousada, musicas sertanejas raiz em um volume aceitável, povo bonito, pracinha e igreja linda, estava no paraíso e por ali fiquei, e assim foi mais um dia sensacional de viagem, mais um dia perfeito em tudo.



Números pra quem curte - 78 kms


continua...


Editado por João Frango - 30 Jul 2021 as 15:37
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2020 as 11:07
Paisagens lindas e dentro do meu estado. Tá me coçando a mão (ou o pé?) pra fazer uma dessas, João! Depois que eu terminar de moer a relação atual e colocar os itens novos (pedivela Alívio T4060 48-36-26d, cassete HG-201 9v 11-36d e corrente KMC x9), quem sabe eu não anime esticar um feriado ou férias?
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2020 as 12:16
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Paisagens lindas e dentro do meu estado. Tá me coçando a mão (ou o pé?) pra fazer uma dessas, João! 

Depois que eu terminar de moer a relação atual e colocar os itens novos (pedivela Alívio T4060 48-36-26d, cassete HG-201 9v 11-36d e corrente KMC x9), quem sabe eu não anime esticar um feriado ou férias?

Desculpem-me os amigos que estavam esperando o fim do relato, acabei tendo uns imprevistos e pouco tempo e não consegui terminar, prometo terminar esta semana pois faltou pouco.

Martins vou te falar, Minas Gerais pra este tipo de pedal tem lugar legal e bonito demais, sempre que posso me embrenho nestas e ja rodei bem por ai felizmente

Pra voce ai perto de BH tem este Caminho que fiz a algum tempo, este eu quero repetir pois foi especial demais pra mim e o pedal e a vista até o topo da Serra da Piedade pra mim é inexplicavel e inesquecivel, da uma olhada neste topico do link http://www.pedal.com.br/forum/estrada-real-caminho-de-sabarabucu-2017_topic89813.html

Cara pra pedais iguais este e os outros que fiz na pegada de viagem essa relacão que voce quer montar fica pesada, eu que me viro bem e não sou dos mais fraquinhos e as vezes preciso empurrar mesmo tendo a 22x40 como mais leve LOL foi nestas viagens que aprendi que por mais que falem que não precisa de tamanha reducão uma hora usa e eu foi em muiiitas horas por estas serras dai das Gerais que usei LOL

Voltar ao Topo
Clenio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2020
Campinas, SP
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clenio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2020 as 15:30
João
Muito esclarecedor suas mensagens.
Eu pretendo fazer o Caminho de Nhá Chica ainda este ano e seu relato está ajudando.
Espero que você termine o relato com os outros dias !!!!
O endereço dos dados do Strava dos dois primeiros dias foram muito interessantes. Enquanto você não relata os outros dias, poderia pelo menos passar o ponteiro para os dados do Strava do terceiro dia em diante?
Clenio  
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2020 as 10:32
O Clenio que legal que voce curtiu o relato, pra ir aqecendo se tiver Facebook segue este grupo do Caminho oficial, nele com as postagens de quem ta percorrendo tem muita informação boa e sempre atualizada sobre a Rota

Peço desculpas a voce e a quem mais estava acompanhando o topico que ficou sem conclusão, eu perdi um ente querido bem na época que eu estava fazendo o relato e por ter sido repentino e não estar esperando acabou que me deixou muito mal e pra baixo, não estava na minha melhor condição pra relatar as coisas boas que vivi neste Caminho, agora ja ta dando pra lidar melhor com as coisas e prometo sim voltar e terminar o relato a altura de como a viagem foi, perfeita em todos sentidos, fica de olho que  assim que eu tiver uma pausa em casa eu termino sim, falta pouco mas muita coisa legal pra relatar, vai ser até bom voltar um pouco nestes momentos.
Voltar ao Topo
Clenio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2020
Campinas, SP
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clenio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2020 as 14:42
João
Você não precisa se desculpar, e meus pêsames pela perda. Certamente deve estar sendo dificel.
Já consulto o caminho no facebook e tem ajudado também
Abraços
Clenio
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2020 as 23:57
Novamente peço desculpas aos amigos que esperavam pelo complemento o tópico, como expliquei antes tive motivos, não estava no meu melhor ânimo mas agora vamo lá, já queria ter terminado mas no início da quarentena meu notebook deu pau e acabou atrapalhando...

Pra compensar vem muita foto, história legal e dicas deste Caminho fantástico, olhando as fotos dos dias eu consegui reviver e lembrar como foi, ''let´s ride''

Continuando Dia 3 - Natércia a Soledade de Minas - O dia mais espetacular da viagem

Quando cheguei a Natércia ainda era umas 17 horas, estava claro e Conceição das Pedras ficava perto e o Wickloc parecia fácil, deu uma dúvida entre continuar e adiantar mais me deu uma sensação estranha, eu tinha apenas ligado pra perguntar se tinha vaga na Pousada do Juliano e o Seu Dito me disse que tinha sim, mas eu não me alonguei ou confirmei, nessa de ficar na Praça começou a escurecer e eu fui pra Pousada, chegando lá o Seu Dito tinha acabado de chegar, ele estava voltando de Ubatuba e fez bate volta pois entendeu que eu tinha reservado, voltou só por mim e se eu tivesse seguido seria uma desfeita imensa, ainda bem que parei por lá Big smile

A noite em Natércia foi bem gostosa após cuidar da minha companheirona e de mim fui procurar o que comer, não tinha restaurante e acabei pegando uma pizza inteira pra mim e duas cervejas de trigo que não conhecia ainda e eram muito boas, bateu aquela brisa e bati um papo curto com Seu Dito, pedi pra que me servisse o café as 5 horas pois sairia cedo e ''socaria a bota'' até Baependi, não estava com pressa mas conseguiria ir na boa, a noite de sono foi perfeita em um quarto novinho e confortável.

Acordei as 5 horas com um temporal danado LOL e pensei ''vo sai na chuva nada'' voltei a dormir e as 7 horas acordei a já tinha cessado a chuva, tomei um café caprichado, bati um papo com Seu Dito e Dona Célia (dois amores de pessoa) e segui as setas rosas.

Pousada do Juliano é nome mas pra mim será sempre a Pousada do seu Dito, gente boa demais, acomodações perfeitas e se reservar eles servem jantar cobrado a parte.
A hospedagem eu paguei R$ 50,00 com café da manhã incluso


Natércia é pequenininha e muito rápido já estamos na saída, um morro que me fez empurrar logo cedo LOL pois junta o cansaço acumulado, não estar aquecido com uma inclinação brava e mesmo sendo pavimentado ''eu peidei'' LOL
Aqui já é o topo dele e o início da estrada de terra


Lembra que eu falei da intuição eu ficar em Natércia, olha o que eu ia perder se estivesse escuro, simplesmente o ponto mais espetacular do Caminho tirando claro a chegada, como eu não estudei muito o caminho pois queria sentir as novidades eu não sabia exatamente onde ela estaria, que lugar mágico, fiquei um tempão contemplando Clap
Aqui eu ouvia o som de uma queda muito forte mas não tinha me ligado onde estava chegando


Aqui foi que entendi onde estava chegando, que lugar Clap




Aqui última visão dela e bóra pedalar


Realmente neste curto trecho entre Natércia e Conceição das Pedras a maior dificuldade foi o morro da saída, rapidinho cheguei


Em frente a linda pracinha e igreja eu reforcei o café da manhã e me abasteci pra encarar a maior dureza deste Caminho, a Serra até Cristina pode ser chamada de ''Luminosa de Nhá Chica''


continua...


Editado por João Frango - 09 Mai 2020 as 18:41
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2020 as 08:54
Porra, João! Precisa pedir desculpas não, cara. Tem coisas na vida, ainda mais a perda de alguém querido, que não tem jeito, a gente da uma baqueada mesmo.

Te desejo força, cara. E que na lembrança desses tempos melhores você encontre não somente essa força, mas a perseverança e a certeza de que sempre vai haver uma cachoeira ou paisagem nova depois da curva, um Seu Dito pra dar pouso entre cada etapa e a gente pra ouvir essas histórias. E eventualmente, caso eu e outros nos animarmos pra fazer outros caminhos, conhecer novas cachoeiras e paisagens, outros Seus Ditos por esse mundão e contar nossas histórias também.

Vai na boa, no seu ritmo! Valeu pelo relato, mano!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
EduardoRR Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2018
Jundiaí
Offline
Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EduardoRR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2020 as 12:16
boa João, tá na lista para eu fazer. 
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2020 as 20:10
Valeu mais uma vez Martins, belas palavras ClapClapClap

Eduardo coloca na lista mesmo, valeu a pena demais conhecer Big smile

Bóra continuar o dia 3 saindo de Conceição das Pedras, falta pouco e muito ao mesmo tempo, este trecho foi espetacular, teve de tudo...

Em Conceição das Pedras assim como em todas cidadezinhas que passei tem a bela pracinha e sua igreja e em frente elas tinha uma padaria mercearia e encostei nela, mesmo ainda estando sem fome empurrei um lanche pra dentro LOL e peguei uns petiscos pois o ''Godzila'' que iria encarar era o maior do Caminho, as pessoas que puxavam conversa perguntavam pra onde eu seguia e quando dizia Cristina já perguntavam por onde era, quando eu dizia que era pela Serra já me chamavam de louco pra cima Shocked iniciei o trecho por volta de 10 da manhã e o bicho deu trabalho.

Novamente cruzei a cidade rapidamente e logo estava no Caminho, aqui terminou o asfalto e olhando eu imaginei que subiria por ai, mas o caminho pouco a frente dobrou a direita e começou a prova da ''Luminosa de Nhá Chica'' 


Pedalei muito na 22x40 sentado, reduzia pra 22x34 pra pedalar em pé e descansar, cansava de pedalar  e empurrava um pouco, pensava muito na vida e a Serra ia sendo vencida, as horas passavam voando e pouco depois do meio dia perto do topo a inclinação é tão forte que até pavimentaram um pedaço que devia ser um enrosco muito grande para os agricultores do topo que cultivam banana, é tão alto que mesmo cercado por montanhas o celular deu sinal e consegui postar uma foto e mandar notícia pra família LOL

Olha a situação LOL já estava sem capacete, óculos, luva e quase largando tudo ali e indo a pé mesmo Big smile zuera é claro


Perto das 13 horas vencia a subida, ai temos a visão da Pedra Branca que tem uma trilha que leva lá em seu topo e é famoso pelos bikers da região, é um lugar bem bonito pra quem curte o que eu curto


Bateu aquela sensação fodástica de vencer um desafio, mal sabia que pra descer é pior do que pra subir Confused aqui é o início da descida da Serra, em sua grande parte não da pra ficar em cima da bike, tinha chovido e os agricultores usam tratores pra carregar a produção, imagina um pântano e era bem isto a descida, tive de empurrar a bike boa parte pois era impossível descer por causa das cavas, lama e pedras, nunca imaginei isso na descida ali LOL mas já encarei coisa igual ou até pior em outras viagens, vamo do jeito que dá
  
Dos 10 kms de descida devo ter empurrado metade, com certeza mais do que empurrei na subida LOL e no fim da Serra tem uma Vila, parei por lá pra comer e comprar água lá pelas 14 hrs, imaginei que ficaria em Cristina mesmo pois estava morto, mas após me abastecer e descansar um pouco as forças voltaram, o trecho ajudou e o pedal redeu até no coroão e pouco após as 15 hrs chegava a Cristina Big smile

Aqui saindo do último enrosco já em Cristina


Finalmente Cristina
Parei em uma lanchonete neste ponto, o clip cheio de barro e advinha LOL fui dar aquela parada clássica e desclipar no último instante e ''ploft'' cai na calçada LOLLOLLOL  como estava de boa eu ria e todos em volta também, sou descarado mesmo e já encostei e fui fazer um lanche e planejar se ficava ou seguia, sabia que Carmo de Minas estava próximo e poderia pousar por lá, abastecido e descansado segui viagem, Cristina por ficar nas margens de uma MG já é bem maior e movimentada mas tem seu charme especial.


O pedal entre Cristina e Soledade de Minas foi sensacional, estrada de terra lisa e nela tinha uma Chácara chamada Nhá Chica Big smile um trecho de rodovia vazia e de novo o coroão entrou em uso e voei baixo na medida do possível, apenas cruzei Carmo de Minas e segui pra Soledade de Minas onde consegui reservar uma excelente hospedagem e jantar.




E aqui após um trecho todo por terra sensacional entre Carmo e Soledade de Minas o dia de pedal acabou, com certeza com tudo que passei foi o dia mais sensacional de pedal e caminhada Embarrassed




E aqui foi mais uma noite de descanso perfeita, um jantar muito bom por encomenda e um papo muito legal com um casal recém aposentado que chegou por lá e me fez companhia enquanto cuidava de minha companheirona e deixava tudo pronto pra agilizar o último dia por vir que sempre é o mais difícil de descrever e foi muito bom também.


Números do dia


Continua... chegando na conclusão


Editado por João Frango - 09 Mai 2020 as 20:16
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2020 as 21:55
Finalmente, concluindo o Caminho de Nhá Chica

A noite de descanso no Solar das Montanhas em Soledade de Minas foi mais uma perfeita, o lugar é bem legal e confortável e somado ao big marmitex que foi me entregue (a parte) eu recobrei a energia necessária pro último dia de viagem, acordei cedinho e pilhado pra partir.



A cidadezinha estava vazia na hora da minha despedida, cidadezinha esta que agora está marcada pra mim pois foi nela que a placa que eu doei foi instalada bem as margens da rodovia nos mostrando o rumo para Caxambu, quando passei nem tinha placa e as setas salmão estavam no asfalto e no muro de uma propriedade que ali está


Minha placa instalada a poucos dias pela equipe que mantém o Caminho


Daí pra frente voltamos para a terra e um trecho muito especial, é a Estrada Real que nos leva a Baependi, mais uma vez fiquei emocionado pois lembrei que ja segui muito estes marcos no início da minha vida de cicloturista, bom demais




O trecho é muito bonito e gostoso, o pedal rendeu e do nada páh estava dando de cara com Caxambu, e esta bela vista me enganou, não tem placa e não vi a seta e passei reto onde continuaria no Caminho certo LOL 

Este é o Morro do Teleférico e aos seus pés está um parque termal lindo, Caxambu pra mim foi amor a primeira vista, que cidade espetacular 


Fui perceber que estava fora da rota quando cheguei em uma saída da cidade e dei de cara com uma serrinha pista simples e sem acostamento, to ali olhando mapa parado e pensando o que fiz errado e chega um senhorzinho bem típico e dá aquele ''diaaaa'' eu respondi igual LOL e aproveitei perguntar a ele se tinha outra forma de chegar a Baependi, ele me explicou onde errei e que não compensava voltar, indaguei que estava cabreiro em seguir por ali pois parecia arriscado, daí veio aquele banho de energia positiva e ele me fala ''meu fi, vai por ai mesmo, é só esse morrin, e ce chegou, vai com Deus e Nhá Chica que vai da tucerto'' 

Subi o morrão e foi tudo de boa, poucos carros passaram por mim e todos com cuidado e cumprimentando, depois de subir nem pedalei mais pois a gravidade me levou até


Essa é aquela hora que passa o filme na cabeça, alegria e agradecimento a tudo que nos é importante, extasiado reencontrei as setas e as segui até a Casa de Nhá Chica, ali finalizei os carimbos, retirei o simbólico certificado, relaxei um pouco a agradeci, fim de rota incrível


Ah minha companheirona, novamente concluindo uma grande aventura comigo, sem nenhum contratempo como nas outras, isto que para os ''especialistas de internet'' você é um lixo, imagina se fosse boa Embarrassed


Depois de conhecer tudo no templo dedicado a Nhá Chica, fazer uma prece e agradecer eu segui o caminho de volta para Caxambu desta vez pelo caminho certo Embarrassed e foi um final de pedal incrível, novamente apareceram forças e voei baixo pra Caxambu pra tentar pegar o próximo ônibus pra casa, de Baependi não tem ligação direta pra São Paulo/Capital

O pedal terminou na Rodoviária de Caxambu, cheguei cedo mas o ônibus da Cometa que sairia uma hora depois pra Sampa já estava lotado, então aproveitei pra comprar a passagem para de tarde e fui curtir e conhecer Caxambu e daí vem minha admiração pela cidade, que lugar gostoso.

Números do dia, foi tranquilo


Almocei, lavei a bike, e fui passear pois tinha tempo, passei a tarde no Parque das Águas e foi um lugar fantástico pra baixar a adrenalina e entender por tudo que acabará de passar Big smile




A sinalização do Caminho de Nhá Chica quando fui ainda necessitava de algumas melhorias mas prestando atenção não tinha erro, no ponto que eu passei batido a seta salmão estava lá e foi a beleza do lugar que me distraiu LOL

Como trabalho na área e tenho acesso ao material eu pedi autorização dos administradores pra fazer algumas melhorias pois as novas placas foram instaladas agora em Abril de 2020 e eu percorri o Caminho em Novembro de 2019, eles me agradeceram por tal gesto e disseram pra ficar a vontade, fiz este material, reservei a hospedagem pois iria de moto com minha esposa e faria os trechos pontuais sinalizando com minhas plaquinhas e tinta, porém aconteceu bem no dia de nós irmos o fato triste que mencionei alguns posts antes, e até hoje elas estão aqui comigo pois quando estava pra ir começou a quarentena Cry mas assim que Caxambu voltar a receber forasteiros vamos lá pra cumprir a promessa que fiz aos administradores e pra eu ver a minha placa em Soledade de Minas com meus olhos Big smile pois sempre tem um cruzamento precisando de uma plaquinha LOL


E assim terminou o meu Caminho de Nhá Chica, espero que o relato seja útil e anime as pessoas a conhecê-lo, eu gostei demais de tudo que vi e conheci, foi um final de 2019 fantástico em termos de viagem de bike pra mim que iniciou em Janeiro com o Caminho da Fé sózinho e em Abril com o Caminho de Aparecida com meus amigos de moto e pedal, parece que estava prevendo este 2020 praticamente perdido Cry.

E com este post e final de relato venho também me despedir desta seção do Fórum, foi meu último tópico do tipo e decidi que não participarei mais de redes sociais ou Fóruns por vários motivos particulares que não cabem citar, coisa particular mesmo, grande abraço a todos e acho que todas as dicas estão ai, o que deixar dúvida façam como eu e o Google resolve tudo hoje em dia.

Ainda tem dois tópicos onde vou postar pra encerrar a minha participação que é o da Moab e o da City Tour e então.


Editado por João Frango - 09 Jun 2020 as 22:43
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2020 as 01:19
Putz... Vai abandonar aqui? É uma pena, cara. Seu relato me fez animar pra fazer uma ciclo viagem com a patroa assim que essa confusão do corona passar.

Mas eu entendo. Em alguns momentos, as redes sociais podem se tornar algo repetitivo e até agressivo. Não vou pedir pra citar suas motivações, claro, mas vou citar as minhas (não se preocupe em responder): as mesmas perguntas do tipo “qual bike comprar”, a falta de cortesia de alguns participantes (principalmente os novatos, que fazem esse tipo de pergunta e várias vezes não devolvem nem um obrigado), a falta de respeito às escolhas de cada um (os especialistas de internet)... Acredito que muitos ajam como se não estivessem interagindo com pessoas.

Você me ajudou em algumas escolhas, me inspirou em outras e espero que em algum momento eu tenha retribuído isso. Só posso desejar o melhor pra você, cara! Bons pedais rumo ao horizonte!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2020 as 18:50
o Martins mais uma vez agradeço as belas palavras, faça sim uma bela viagem e com certeza irá se apaixonar como foi comigo, comecei a participar do Fórum exatamente por esta seção com as histórias de membros Old School que eu encontrava nas pesquisas e hoje já não sabemos por onde andam.

Foi até por isto que eu quiz avisar a quem acompanhava os mesmos tópicos que eu participava ou criei que deixarei de acompanhar o Fórum pois muitas vezes nas pesquisas encontro postagens antigas dos membros Old School e fico imaginando o que aconteceu a eles.

Com certeza ainda tem muito pedal pra mim mas agora só no mundo real LOL grande abraço todos, curtam muitos com suas bikes Big smile
Voltar ao Topo
EduardoRR Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2018
Jundiaí
Offline
Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EduardoRR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2020 as 15:36
Valeu João. Fica na paz.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X