Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Coroa danificada em pedivela triplo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Coroa danificada em pedivela triplo

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Coroa danificada em pedivela triplo
    Postado: 13 Dez 2019 as 11:43
Bom dia a todos, primeiro tópico por aqui.

Pesquisei no fórum e já achei algumas informações que buscava, mas vou contar meu relato para que outras sugestões possam agregar e tomar a melhor decisão.

Sou iniciante no ciclismo, e ha cerca de um ano comprei uma MTB (GT Avalanche Comp), mas só passei a andar regularmente desde setembro/19.  No meu Strava está marcando 1600km, mas já tinha usado um pouco sem ele, então calculo que a bike deve estar próximo de 2000km. Nunca fiz nada além de limpar e lubrificar (serviço que acho bem difícil, creio que por ter usado óleo mineral na maior parte do tempo... a corrente tava sempre uma meleca preta, óleo, terra, areia, sei la... é difícil limpar.. água e sabão não faz nem cócegas.. algumas vezes usei diesel, que ajuda bastante, mas não deixa 100% limpa nunca). Moro num bairro onde todas as ruas são de areia, e costumo pedalar muito por lá, faço umas trilhas e tal.. então, mesmo que ande na cidade tbm, geralmente tem poeira/areia/lama envolvida.. praticamente, deveria limpar a cada saída com a bike, pelo que aprendi após o que vou relatar a seguir.

Bom.. nunca tinha identificado desgaste em peças nem nada, mas a última vez que fui na oficina fazer uma regulagem no câmbio (gancheira estava torta), o cara me disse que era p me preparar ($$$) pois teria de trocar em breve minha corrente (ele verificou que a mesma estava alongada, pois a ferramenta já estava encaixando por completo entre os elos). Bom, saí de lá, e não demorou muito a mesma começou a pular na coroa do meio (32T, pedivela triplo All Terra). Devo ter andado uns 200-300km, e agora chegou a um ponto que qualquer pedalada mais forte já pula. Então fui trocar a corrente.. na loja o cara me alertou que poderia não casar com a relação, mas colocou a Shimano HG 53 nova, e realmente não casou. Ficou muito pior que com a corrente velha, sem condições. Foi dar a primeira girada no pedal e já pulou geral (na mesma coroa, as demais nem testei). Na hora, percebi que a coroa intermediária realmente foi muito danificada, está BEM mais arredondada que as demais (claro, também sempre foi a mais usada). Se acharem interessante, posso postar fotos da mesma.

Coloquei de volta a corrente velha, que dá pra andar ainda, ao menos na coroa grande ou pequena. O lojista não tinha uma coroa para substituir e falou que o valor da coroa muitas vezes nem compensa, e que a troca do pedivela inteiro seria recomendável. Porém a bike eh 27v e o pedivela indicado seria um Shimano Alívio ou superior, que não é barato. Além disso, creio que só a coroa 32T está danificada, até porque muito pouco se utiliza as outras. Por sorte esse pedivela tem as coroas presas com parafusos, e pelo visto são substituíveis, coisa que eu nem pensava quando comprei a bike.

Minha dúvida está no que fazer agora. Acabei não comprando a corrente nova, pois não casou, e sem substituir a coroa do pedivela, nem ia conseguir pedalar com a bike. Nao sei se o cassete foi comprometido.. aparentemente nao, mas o proprio cara da loja falou que o K7 eh mais dificil de avaliar visualmente. Entao... Continuo rodando com a corrente velha até moer tudo e daí troco toda a relação, pedivela todo ou só coroas, K7 e corrente? Coloco a corrente nova após trocar a coroa do pedivela? Boto tudo fora e parto pra uma "single" (confesso que apesar de ser a tendência, me faria falta uma coroa grande), já que tudo pode estar comprometido, e dai ja trocaria K7 e pedivela, além da corrente..? O que me sugerem? Como avaliar se o K7 ta bom ainda?

Só complementando, o cara da loja me disse que uma relação como esta minha dura de 4 a 6 mil km se for bem cuidada (inclusive corrente). Quando disse que não tinha rodado mais do que 2000km, ele afirmou que com certeza foi "mau uso", ou seja, falta de manutenção/limpeza/lubrificação da mesma. Achei estranho, pois por tudo que já li, inclusive aqui no forum, a corrente dura menos que o resto (cerca de 1000~1500km), depois vem o cassete, e por último as coroas. De fato, pedalei com a corrente suja muitas vezes, pois com o óleo que usei inicialmente (óleo singer kkk), tava sempre suja... pra fazer corretamente, ia passar mais tempo limpando do que andando (aí não da né). Ha pouco tempo comprei um "dry lube" cera, mas que de dry não tem nada, pq ele não seca como eu imaginei que seria. E dura muito muito pouco.. um pedal de 50km já é o suficiente pra corrente começar a 'cantar'. Acho que comprei um de procedência ruim... mas de qualquer forma, ele não junta sujeira como o óleo comum que usei anteriormente. Vou me dar este desconto por ser um iniciante, mas agora ao investir uma grana na troca de peças, não quero fazer a cagada novamente.. pretendo fazer consertar e/ou fazer o upgrade necessário, e usar o lubrificante certo, com a manutenção melhor possível.

Desde já agradeço os amigos.
Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:455
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2019 as 12:08
Diria que o cara se "emocionou" ao falar do preço das coroas, um pedivela Alivio M4050 novo com as coroas custa algo em torno dos R$370 enquanto as 3 coroas avulsas para esse mesmo pedivela custam algo em torno de R$220(preços de MercadoLivre).

Nessa situação eu acho q vc acabou fazendo a escolha certa, compensa deixar gastar corrente, k7 e coroas e trocar tudo, ñ precisa trocar o pedivela se quiser economizar, mas EU trocaria esse pedivela por um com movimento integrado, como você disse que tentou usar uma HG53 acredito que sua relação é 27v, então um k7 Shimano HG201 11-36, corrente HG93 e um pedivela Alivio M4050 ficariam mt bons.

Sobre a manutenção, com 2000km já tava na hora de dar algum problema, ainda mais com a lubrificação que fazia, usando um lubrificante bom e tendo uma corrente extra pra fazer um rodizio vc consegue ganhar uns km a mais de vida pro k7 e pras coroas. Lembrando que com 27v vc consegue "repetir marchas" e distribuir o desgaste entre elas.


Editado por cdamaso - 13 Dez 2019 as 12:09
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2019 as 13:28
Comprei a coroa 32 para um pededevela deore triplo por 53 reais em loja do ramo, original shimano.

Se nao tiver a ferramenta correta para segurar o lado de dento do parafuso(parece uma chave de fenda com um buraco), utilize o lado de tirar prego de um martelo, encaixa direitinho, funciona tanto pra tirar, quanto recolocar...

Editado por hurry-gurits - 13 Dez 2019 as 13:29
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2019 as 14:22
Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

Diria que o cara se "emocionou" ao falar do preço das coroas, um pedivela Alivio M4050 novo com as coroas custa algo em torno dos R$370 enquanto as 3 coroas avulsas para esse mesmo pedivela custam algo em torno de R$220(preços de MercadoLivre).

Nessa situação eu acho q vc acabou fazendo a escolha certa, compensa deixar gastar corrente, k7 e coroas e trocar tudo, ñ precisa trocar o pedivela se quiser economizar, mas EU trocaria esse pedivela por um com movimento integrado, como você disse que tentou usar uma HG53 acredito que sua relação é 27v, então um k7 Shimano HG201 11-36, corrente HG93 e um pedivela Alivio M4050 ficariam mt bons.

Sobre a manutenção, com 2000km já tava na hora de dar algum problema, ainda mais com a lubrificação que fazia, usando um lubrificante bom e tendo uma corrente extra pra fazer um rodizio vc consegue ganhar uns km a mais de vida pro k7 e pras coroas. Lembrando que com 27v vc consegue "repetir marchas" e distribuir o desgaste entre elas.

obrigado pela resposta. sim, é 27v. eu só to com receio de estar com o K7 bom e danificar ele por continuar a usar a corrente zuada. outro problema é o medo de ficar sem corrente no meio do pedal.. ainda não tenho as ferramentas de corrente e/ou link extra p esse tipo de situação. tenho evitado pedais mto longe de casa. 

sobre sua sugestao de peças, de fato a ideia é aproveitar e fazer um upgrade mesmo. mas pq voce sugere o pedivela com movimento integrado, o que muda nele? o M4000 é bem mais barato, alivio tbm, mas dai é só pedivela msm e continuaria usando o meu atual mov central. até cogitei utilizar single, por ser o o que vem nas bikes mais top, ou ate duplo (que acredito ser o ideal, mas ai tem que investir num trocador)
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2019 as 14:23
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Comprei a coroa 32 para um pededevela deore triplo por 53 reais em loja do ramo, original shimano.

Se nao tiver a ferramenta correta para segurar o lado de dento do parafuso(parece uma chave de fenda com um buraco), utilize o lado de tirar prego de um martelo, encaixa direitinho, funciona tanto pra tirar, quanto recolocar...

obrigado pela resposta. po, nesse valor é super aceitavel, vou procurar! quanto a furação, ainda não medi, mas imagino que seja esse padrão de 104mm das shimano... 
Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:455
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2019 as 15:38
Originalmente postado por guster guster escreveu:

...sobre sua sugestao de peças, de fato a ideia é aproveitar e fazer um upgrade mesmo. mas pq voce sugere o pedivela com movimento integrado, o que muda nele? o M4000 é bem mais barato, alivio tbm, mas dai é só pedivela msm e continuaria usando o meu atual mov central. até cogitei utilizar single, por ser o o que vem nas bikes mais top, ou ate duplo (que acredito ser o ideal, mas ai tem que investir num trocador)
São mais leves e tem menos problemas com quebra/desgaste, por experiência tem válido a pena.

Sobre upgrades, qual seu cambio traseiro? Usar 1x9 vai limitar bastante, se for pra tirar coroas e manter o cassete de 9v eu recomendo 2x9.

Sobre gastar o k7, isso com certeza, na verdade é bem provável que já esteja bem gasto e ñ vá casar com corrente nova tb.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2019 as 16:27
Geralmente quando a corrente passa muito da hora de trocar ela leva o pedivela junto, o desgaste da corrente acentua o desgaste de todo o resto. Eu tive um pedivela sugino que durou mais de 10 mil kms, porem eu fazia a manutenção correta na corrente. Só achei estranho essa bicicletaria, se a corrente passa dos 1,0 de desgaste, pode trocar o cassete que uma corrente nova nunca vai casar com ele, nem precisa testar pra saber.

No seu caso você terá que trocar toda relação, vc fez a escolha correta. Você pode tentar a troca só da coroa de 32 se as outras estiverem em bom estado, dá pra economizar um pouco e geralmente dá certo (no ML tem uns modelos com preço bom). Se vc quiser aumentar um pouco a vida util da sua relação compre um medidor de desgaste corrente, pode ser dos mais baratos, e faça rotação de corrente. Usando uma corrente mais simples como a HG53 dá pra fazer rotação a cada 1 mil kms, ou a cada 2 mil usando uma melhor como HG93.

Quanto ao lubrificante, esqueça oleo singer, principalmente se vc pegar muita sujeira, ele impregna a sujeira na corrente e acaba acelerando o desgaste, use um lub a base de cera, se tiver sem grana o tectire tec-50 é barato e funciona muito melhor. De tempos em tempos de uma lavada na corrente, se usar um lub a base de cera que nem o tectire nem precisa tirar a corrente da bike, é só esfregar a corrente com bucha usando desengordurante cítrico e a sujeira sai fácil. Agora se usar oleo singer, o ideal é tirar a corrente e deixar de molho em oleo diesel por um tempo.

Se vc tomar esses cuidados quando colocar a corrente nova, a bike vai ficar boa por muito tempo, é sucesso.


Editado por am.araujo - 13 Dez 2019 as 16:29
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2019 as 16:45
Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

Originalmente postado por guster guster escreveu:

...sobre sua sugestao de peças, de fato a ideia é aproveitar e fazer um upgrade mesmo. mas pq voce sugere o pedivela com movimento integrado, o que muda nele? o M4000 é bem mais barato, alivio tbm, mas dai é só pedivela msm e continuaria usando o meu atual mov central. até cogitei utilizar single, por ser o o que vem nas bikes mais top, ou ate duplo (que acredito ser o ideal, mas ai tem que investir num trocador)
São mais leves e tem menos problemas com quebra/desgaste, por experiência tem válido a pena.

Sobre upgrades, qual seu cambio traseiro? Usar 1x9 vai limitar bastante, se for pra tirar coroas e manter o cassete de 9v eu recomendo 2x9.

Sobre gastar o k7, isso com certeza, na verdade é bem provável que já esteja bem gasto e ñ vá casar com corrente nova tb.

ah, entendi. bacana! eu ate quero fazer um upgrade como esse, mas eu to com a sensacao de nao ter gasto por completo as peças antes de troca-las, isso incomoda um pouco heheh meu pedivela e mov central, exceto essa coroa do meio, julgo que está 'novo' kkk mas valeu pelo toque

sobre o 2x9, acredito ser o ideal mesmo... meu cambio traseiro é deore 9v e k7 11-36 sunrace. se fosse fazer a troca por single, teria que colocar um k7 com uns 40 dentes no mínimo eu acho. considerando minha atual relacao (coroas 44-32-22 e k7 11-36), gostaria de ter uma opcao ainda mais leve p subidas ingrimes... nao sei se falta perna (sei sim, falta kkk) ou se falta relação subir algumas com essa relacao.
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2019 as 16:56
obrigado pela resposta.

então, não sei quantos % alongou a corrente, mas pelo visto foi bastante.. a ferramenta entrou completamente entre os elos, quando o cara me deu o toque que deveria trocar em breve (nessa fase ainda nem pulava nada), e ainda andei mais uns 200 km com ela...

eu não consegui avaliar se o k7 foi comprometido, mas pelo que vc falou e pelo que sempre vi o pessoal falando, o k7 é o primeiro a estourar dps da corrente. no meu caso, se a coroa estourou, o k7 deve ter ido tbm.. mas visualmente, parece íntegro. será que é lixo ou vale tentar casar com outra corrente?

quando voce sugere trocar so a coroa 32, ta considerando manter o restante do conjunto (inclusive a corrente) até moer geral pra dai sim trocar tudo quando trocar?

e sobre essa questão de ter duas correntes e ir alterando me parece o mais interessante pelo que já vi o pessoal falando mesmo.. vou ter que me equipar de ferramentas p por e tirar correntes tbm (inclusive pois se manter essa minha relacao desgastada ate acabar tudo, vou ficar na mão uma hora ou outra sem a corrente kkk), essas da shimano nao usam o link ne. a original da bike é kmc z9, e vi uns falando bem e outros falando mal, entoa queria testar shimano p ver... alguma sugestão? o link me parece super interessante para poder fazer a manutenção, pq dai como vc falou, da p tirar da bike, deixar imerso em diesel, seca ela perfeitamente e dps lubrifica... deixa secar e coloca na bike dps...

Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:455
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2019 as 17:58
Eu ñ tentaria usar uma corrente nova com esse k7, a situação vai inverter e ele aumentar o desgaste da corrente. Apontando uma lanterna pro k7 fica mais fácil de ver o desgaste, compara os cogs q vc mais usa com os q menos usa, se os cogs mais usados estiverem com os dentes mais "pontudos" que os menos usados é pq o desgaste já está aparente, pode postar uma foto dele ai para vermos.

Eu tenho 2 correntes, faço o rodizio a cada 1000km, meu grupo é o q sugeri pra vc, pedivela Alivio M4050, corrente HG93 e k7 HG 201 11-36, o funcionamento é mt bom, melhor do q quando usava k7 Sunrace 11-40 e corrente KMC.

Pode usar powerlink com corrente Shimano sim, ñ tem problema algum.

Sobre as ferramentas, um bom canivete multiferramenta já vem com extrator pra corrente, já alicate pra soltar o powerlink é dispensável, com um cadarço ou fio de nilon e o canivete vc consegue remover sem problemas.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2019 as 18:46
Originalmente postado por guster guster escreveu:

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Comprei a coroa 32 para um pededevela deore triplo por 53 reais em loja do ramo, original shimano.

Se nao tiver a ferramenta correta para segurar o lado de dento do parafuso(parece uma chave de fenda com um buraco), utilize o lado de tirar prego de um martelo, encaixa direitinho, funciona tanto pra tirar, quanto recolocar...


obrigado pela resposta. po, nesse valor é super aceitavel, vou procurar! quanto a furação, ainda não medi, mas imagino que seja esse padrão de 104mm das shimano... 


O BCD da minha é 104mm...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2019 as 19:55
Pessoal, segue fotos da relação para melhor entendimento da situação.

https://ibb.co/4tMpCgn
https://ibb.co/TL1Lx6t
https://ibb.co/CHbL3RR
https://ibb.co/8MgwgP8
https://ibb.co/mNQcyNb
https://ibb.co/M5CMBrY
https://ibb.co/gSTsrVf
https://ibb.co/HF824Hm
https://ibb.co/2gPVL05
https://ibb.co/jzGqLSL
https://ibb.co/s3yWF3q

Abraços.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2019 as 21:43
Guster, visualmente a coroa maior e menor não apresentam desgastes significativos, já a do meio está bem acentuado. Já ocorreu comigo , e apenas substituí a coroa do meio do meu pedivela, porem minha relação era antiga e de 8v, porem a corrente utilizada era nova e o cassete tambem era novo. Na minha relação antiga de 8v eu sempre troquei correntes e quando o desgaste do cassete era mais acentuado os cogs mais utilizados ficavam pulando porém o 11, 13 e 15 sempre aceitavam as correntes novas e o que eu fazia era ir pedalar em um lugar plano que tem aqui para a corrente ir se adaptanto aos cogs , só que fazer isso exige muita paciencia pq isso demantas alguns km's até a total adequação.
Cansei de subir os morros aqui p chegar no lugar plano sempre me perguntando se isso era válido pq eu já estava acostumado a subir em marchas mais pesadas e no entanto eu era obrigado a subir mais leve e girando até a corrente "casar" com os cogs. Enfim, apenas minha pequena contribuição.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2019 as 21:48
demantas alguns km's até a total adequação.
desculpem pelo erro de portugues, era para ter escrito demanda.
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2019 as 20:48
Por 2 anos usei intensamente as coroas do meu pedivela Deore M590 até que em novembro desse ano elas pediram arrego (na verdade só a 44 e a 32. A de 22 tava praticamente zerada porque como usava k7 11-32 nunca usava nem ela nem as 2 últimas do k7) fui ver o valor do kit completo quase caí duro pra trás, no final das contas peguei um kit Alivio M430 44/32 9v porque também era BCD 104 (paguei R$100 nas duas), substituí a coroa menor de 22 por uma 24 para 10v (paguei R$40 nela) como o k7 e a corrente já tinham ido pro saco também peguei uma corrente kmc x9 e tô experimentando um k7 11-28 da sunrace (não sei quanto vai durar mas o acabamento é notoriamente superior às porcarias que a shimano tem empurrado nas 9v)

Editado por Kamikaze_Zero - 14 Dez 2019 as 22:21
Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:455
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2019 as 16:56
Kamikaze_Zero, eu sai de um K7 M980 da Sunrace para um HG201 da Shimano, o Sunrace é "mais bonito" e por isso parece superior, mas por experiência está sendo o exato contrário, com o detalhe que no ML a diferença de preço entre os 2 era algo em torno de 5%, do meu ponto de vista ainda ñ vale a pena usr Sunrace.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2019 as 20:44
Só vale a pena sunrace porque a shimano nao faz 11 x 40 tanto para 8v, como para 9v.

Essas marcas tem que comer muito feijão pra chegar na durabilidade da shimano, nego usa oleo singer na relação, e põe a culpa do desgaste prematuro na relação... nao sei se é o caso.. eu uso cera e a durabilidade esta na média esperada.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2019 as 00:57
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Só vale a pena sunrace porque a shimano nao faz 11 x 40 tanto para 8v, como para 9v.

Essas marcas tem que comer muito feijão pra chegar na durabilidade da shimano, nego usa oleo singer na relação, e põe a culpa do desgaste prematuro na relação... nao sei se é o caso.. eu uso cera e a durabilidade esta na média esperada.


Discordo. Já à algum tempo que os k7 9v da shimano estão meio que intermitentes mesmo usando apenas algoo. Uns durando normal e outros bem menos com o mesmo uso em mesmas condicões (uso urbano, mais fácil de controlar do que quem faz trilha).

Inclusive alguns mecânicos (que também usam 9v nas suas bicicletas) já me relataram a mesma percepção de que estão durando menos, principalmente esses que vem pretos ou com a maior em preto e os demais cogs em cor cobre/marrom. Diziam que na época que eles vinham cromados costumavam durar mais (obviamente não tão somente pelo acabamento/cor)

No meu caso como tudo que é meia boca já estraga rápido se o sunrace 11-28 9v for ruim ou não durar em breve posto o relato.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2019 as 10:19

Olha, vale a pena dar uma lavada nessa relação, talvez ela fique usável por mais alguns dias. Se sua corrente tiver missing link, tira ela e coloca de banho por 1 dia num pote com querosene, depois pega a corrente e lava com desengordurante cítrico, aproveita o desengordurante e lava o restante da relação, deve melhorar bastante.

Quanto trocar a coroa 32, parece que sua maior tá bem gasta também, se for trocar vai precisar trocar as 2. Vai usando o pedivela assim desse jeito até a corrente acabar, ai depois vc pensa se troca só as coroas ou todo o pedivela.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2019 as 10:26
Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Só vale a pena sunrace porque a shimano nao faz 11 x 40 tanto para 8v, como para 9v.

Essas marcas tem que comer muito feijão pra chegar na durabilidade da shimano, nego usa oleo singer na relação, e põe a culpa do desgaste prematuro na relação... nao sei se é o caso.. eu uso cera e a durabilidade esta na média esperada.


Discordo. Já à algum tempo que os k7 9v da shimano estão meio que intermitentes mesmo usando apenas algoo. Uns durando normal e outros bem menos com o mesmo uso em mesmas condicões (uso urbano, mais fácil de controlar do que quem faz trilha).

Inclusive alguns mecânicos (que também usam 9v nas suas bicicletas) já me relataram a mesma percepção de que estão durando menos, principalmente esses que vem pretos ou com a maior em preto e os demais cogs em cor cobre/marrom. Diziam que na época que eles vinham cromados costumavam durar mais (obviamente não tão somente pelo acabamento/cor)

No meu caso como tudo que é meia boca já estraga rápido se o sunrace 11-28 9v for ruim ou não durar em breve posto o relato.


A construção do cassete é muito particular e influencia demais na durabilidade. Os cassetes HG50 eram construidos em aço niquelado por exemplo, a linha atual acera / alivio já vem em aço carbono que dura menos. Na sunrace por algum motivo os cassetes de 9v 11-28 são construidos ainda em aço niquelado, mas o 11-40 já usa hi-tensile steel que dura mais, talvez por ser usado em sistemas com 1 coroa que acabam sobrecarregando o cassete. Então depende muito do modelo e da marca utilizada, os modelos mais baratos geralmente tem materiais menos resistentes também.
Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:455
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2019 as 10:36
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

....Na sunrace por algum motivo os cassetes de 9v 11-28 são construidos ainda em aço niquelado, mas o 11-40 já usa hi-tensile steel que dura mais, talvez por ser usado em sistemas com 1 coroa que acabam sobrecarregando o cassete. Então depende muito do modelo e da marca utilizada, os modelos mais baratos geralmente tem materiais menos resistentes também.
Ué, não foi essa a experiência que tive com o 11-40 da Sunrace, e uso o mesmo lubrificante desde quando passei a usar 3x9.
Voltar ao Topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pedalchou Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2019 as 11:25
Originalmente postado por guster guster escreveu:

Bom dia a todos, primeiro tópico por aqui.

Pesquisei no fórum e já achei algumas informações que buscava, mas vou contar meu relato para que outras sugestões possam agregar e tomar a melhor decisão.

Sou iniciante no ciclismo, e ha cerca de um ano comprei uma MTB (GT Avalanche Comp), mas só passei a andar regularmente desde setembro/19.  No meu Strava está marcando 1600km, mas já tinha usado um pouco sem ele, então calculo que a bike deve estar próximo de 2000km. Nunca fiz nada além de limpar e lubrificar (serviço que acho bem difícil, creio que por ter usado óleo mineral na maior parte do tempo... a corrente tava sempre uma meleca preta, óleo, terra, areia, sei la... é difícil limpar.. água e sabão não faz nem cócegas.. algumas vezes usei diesel, que ajuda bastante, mas não deixa 100% limpa nunca). Moro num bairro onde todas as ruas são de areia, e costumo pedalar muito por lá, faço umas trilhas e tal.. então, mesmo que ande na cidade tbm, geralmente tem poeira/areia/lama envolvida.. praticamente, deveria limpar a cada saída com a bike, pelo que aprendi após o que vou relatar a seguir.

Bom.. nunca tinha identificado desgaste em peças nem nada, mas a última vez que fui na oficina fazer uma regulagem no câmbio (gancheira estava torta), o cara me disse que era p me preparar ($$$) pois teria de trocar em breve minha corrente (ele verificou que a mesma estava alongada, pois a ferramenta já estava encaixando por completo entre os elos). Bom, saí de lá, e não demorou muito a mesma começou a pular na coroa do meio (32T, pedivela triplo All Terra). Devo ter andado uns 200-300km, e agora chegou a um ponto que qualquer pedalada mais forte já pula. Então fui trocar a corrente.. na loja o cara me alertou que poderia não casar com a relação, mas colocou a Shimano HG 53 nova, e realmente não casou. Ficou muito pior que com a corrente velha, sem condições. Foi dar a primeira girada no pedal e já pulou geral (na mesma coroa, as demais nem testei). Na hora, percebi que a coroa intermediária realmente foi muito danificada, está BEM mais arredondada que as demais (claro, também sempre foi a mais usada). Se acharem interessante, posso postar fotos da mesma.

Coloquei de volta a corrente velha, que dá pra andar ainda, ao menos na coroa grande ou pequena. O lojista não tinha uma coroa para substituir e falou que o valor da coroa muitas vezes nem compensa, e que a troca do pedivela inteiro seria recomendável. Porém a bike eh 27v e o pedivela indicado seria um Shimano Alívio ou superior, que não é barato. Além disso, creio que só a coroa 32T está danificada, até porque muito pouco se utiliza as outras. Por sorte esse pedivela tem as coroas presas com parafusos, e pelo visto são substituíveis, coisa que eu nem pensava quando comprei a bike.

Minha dúvida está no que fazer agora. Acabei não comprando a corrente nova, pois não casou, e sem substituir a coroa do pedivela, nem ia conseguir pedalar com a bike. Nao sei se o cassete foi comprometido.. aparentemente nao, mas o proprio cara da loja falou que o K7 eh mais dificil de avaliar visualmente. Entao... Continuo rodando com a corrente velha até moer tudo e daí troco toda a relação, pedivela todo ou só coroas, K7 e corrente? Coloco a corrente nova após trocar a coroa do pedivela? Boto tudo fora e parto pra uma "single" (confesso que apesar de ser a tendência, me faria falta uma coroa grande), já que tudo pode estar comprometido, e dai ja trocaria K7 e pedivela, além da corrente..? O que me sugerem? Como avaliar se o K7 ta bom ainda?

Só complementando, o cara da loja me disse que uma relação como esta minha dura de 4 a 6 mil km se for bem cuidada (inclusive corrente). Quando disse que não tinha rodado mais do que 2000km, ele afirmou que com certeza foi "mau uso", ou seja, falta de manutenção/limpeza/lubrificação da mesma. Achei estranho, pois por tudo que já li, inclusive aqui no forum, a corrente dura menos que o resto (cerca de 1000~1500km), depois vem o cassete, e por último as coroas. De fato, pedalei com a corrente suja muitas vezes, pois com o óleo que usei inicialmente (óleo singer kkk), tava sempre suja... pra fazer corretamente, ia passar mais tempo limpando do que andando (aí não da né). Ha pouco tempo comprei um "dry lube" cera, mas que de dry não tem nada, pq ele não seca como eu imaginei que seria. E dura muito muito pouco.. um pedal de 50km já é o suficiente pra corrente começar a 'cantar'. Acho que comprei um de procedência ruim... mas de qualquer forma, ele não junta sujeira como o óleo comum que usei anteriormente. Vou me dar este desconto por ser um iniciante, mas agora ao investir uma grana na troca de peças, não quero fazer a cagada novamente.. pretendo fazer consertar e/ou fazer o upgrade necessário, e usar o lubrificante certo, com a manutenção melhor possível.

Desde já agradeço os amigos.



Amigo
   pelo relato o corrente só pula na coroa intermediaria então está na hora de trocar a coroa, mas antes de comprar a coroa verifique o valor do BCD  (distancia diâmetro entre bolts), como o mecanico diz que corrente já está nahora da troca, então primeiro troque coroa e corrente o cassete vai demorar um pouco para ser trocado ainda, em geral a cada 3 troca de corrente troca-se o k7,  mas isso depende muito do uso (se troca muito velocidades traseira, pois quando mais trocas mais atritos entre metal e mais gasto). sugiro antes de efetuar as trocas das peças consulte no catalogo do shimano recente  (2018 ou 2019) no final do catalogo tem tabela de compatibilidade entre componente.
segue foto da tabela e link para consultar.

link : https://issuu.com/shimanobrasil/docs/catalogo_shimano_2018_2


Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2019 as 21:11
Originalmente postado por Pedalchou Pedalchou escreveu:

Originalmente postado por guster guster escreveu:

Bom dia a todos, primeiro tópico por aqui.

Pesquisei no fórum e já achei algumas informações que buscava, mas vou contar meu relato para que outras sugestões possam agregar e tomar a melhor decisão.

Sou iniciante no ciclismo, e ha cerca de um ano comprei uma MTB (GT Avalanche Comp), mas só passei a andar regularmente desde setembro/19.  No meu Strava está marcando 1600km, mas já tinha usado um pouco sem ele, então calculo que a bike deve estar próximo de 2000km. Nunca fiz nada além de limpar e lubrificar (serviço que acho bem difícil, creio que por ter usado óleo mineral na maior parte do tempo... a corrente tava sempre uma meleca preta, óleo, terra, areia, sei la... é difícil limpar.. água e sabão não faz nem cócegas.. algumas vezes usei diesel, que ajuda bastante, mas não deixa 100% limpa nunca). Moro num bairro onde todas as ruas são de areia, e costumo pedalar muito por lá, faço umas trilhas e tal.. então, mesmo que ande na cidade tbm, geralmente tem poeira/areia/lama envolvida.. praticamente, deveria limpar a cada saída com a bike, pelo que aprendi após o que vou relatar a seguir.

Bom.. nunca tinha identificado desgaste em peças nem nada, mas a última vez que fui na oficina fazer uma regulagem no câmbio (gancheira estava torta), o cara me disse que era p me preparar ($$$) pois teria de trocar em breve minha corrente (ele verificou que a mesma estava alongada, pois a ferramenta já estava encaixando por completo entre os elos). Bom, saí de lá, e não demorou muito a mesma começou a pular na coroa do meio (32T, pedivela triplo All Terra). Devo ter andado uns 200-300km, e agora chegou a um ponto que qualquer pedalada mais forte já pula. Então fui trocar a corrente.. na loja o cara me alertou que poderia não casar com a relação, mas colocou a Shimano HG 53 nova, e realmente não casou. Ficou muito pior que com a corrente velha, sem condições. Foi dar a primeira girada no pedal e já pulou geral (na mesma coroa, as demais nem testei). Na hora, percebi que a coroa intermediária realmente foi muito danificada, está BEM mais arredondada que as demais (claro, também sempre foi a mais usada). Se acharem interessante, posso postar fotos da mesma.

Coloquei de volta a corrente velha, que dá pra andar ainda, ao menos na coroa grande ou pequena. O lojista não tinha uma coroa para substituir e falou que o valor da coroa muitas vezes nem compensa, e que a troca do pedivela inteiro seria recomendável. Porém a bike eh 27v e o pedivela indicado seria um Shimano Alívio ou superior, que não é barato. Além disso, creio que só a coroa 32T está danificada, até porque muito pouco se utiliza as outras. Por sorte esse pedivela tem as coroas presas com parafusos, e pelo visto são substituíveis, coisa que eu nem pensava quando comprei a bike.

Minha dúvida está no que fazer agora. Acabei não comprando a corrente nova, pois não casou, e sem substituir a coroa do pedivela, nem ia conseguir pedalar com a bike. Nao sei se o cassete foi comprometido.. aparentemente nao, mas o proprio cara da loja falou que o K7 eh mais dificil de avaliar visualmente. Entao... Continuo rodando com a corrente velha até moer tudo e daí troco toda a relação, pedivela todo ou só coroas, K7 e corrente? Coloco a corrente nova após trocar a coroa do pedivela? Boto tudo fora e parto pra uma "single" (confesso que apesar de ser a tendência, me faria falta uma coroa grande), já que tudo pode estar comprometido, e dai ja trocaria K7 e pedivela, além da corrente..? O que me sugerem? Como avaliar se o K7 ta bom ainda?

Só complementando, o cara da loja me disse que uma relação como esta minha dura de 4 a 6 mil km se for bem cuidada (inclusive corrente). Quando disse que não tinha rodado mais do que 2000km, ele afirmou que com certeza foi "mau uso", ou seja, falta de manutenção/limpeza/lubrificação da mesma. Achei estranho, pois por tudo que já li, inclusive aqui no forum, a corrente dura menos que o resto (cerca de 1000~1500km), depois vem o cassete, e por último as coroas. De fato, pedalei com a corrente suja muitas vezes, pois com o óleo que usei inicialmente (óleo singer kkk), tava sempre suja... pra fazer corretamente, ia passar mais tempo limpando do que andando (aí não da né). Ha pouco tempo comprei um "dry lube" cera, mas que de dry não tem nada, pq ele não seca como eu imaginei que seria. E dura muito muito pouco.. um pedal de 50km já é o suficiente pra corrente começar a 'cantar'. Acho que comprei um de procedência ruim... mas de qualquer forma, ele não junta sujeira como o óleo comum que usei anteriormente. Vou me dar este desconto por ser um iniciante, mas agora ao investir uma grana na troca de peças, não quero fazer a cagada novamente.. pretendo fazer consertar e/ou fazer o upgrade necessário, e usar o lubrificante certo, com a manutenção melhor possível.

Desde já agradeço os amigos.



Amigo
   pelo relato o corrente só pula na coroa intermediaria então está na hora de trocar a coroa, mas antes de comprar a coroa verifique o valor do BCD  (distancia diâmetro entre bolts), como o mecanico diz que corrente já está nahora da troca, então primeiro troque coroa e corrente o cassete vai demorar um pouco para ser trocado ainda, em geral a cada 3 troca de corrente troca-se o k7,  mas isso depende muito do uso (se troca muito velocidades traseira, pois quando mais trocas mais atritos entre metal e mais gasto). sugiro antes de efetuar as trocas das peças consulte no catalogo do shimano recente  (2018 ou 2019) no final do catalogo tem tabela de compatibilidade entre componente.
segue foto da tabela e link para consultar.

link : https://issuu.com/shimanobrasil/docs/catalogo_shimano_2018_2



valeu pelas dicas amigo!!
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2020 as 00:22
boa noite aos amigos!

agradeço a colaboração de todos :)

usei bastante já a bike em condições precárias, e agora chegou ao ponto que não da mais, e vou trocar as peças.

já comprei uma corrente kmc z99 (igual a original) da china, que chegou e ta na mão, inclusive com 2 missing links. a ideia é utilizar mais uma corrente, e fazer o rodízio como sugerido, usando a facilidade do missing link. falta o pedivela, k7 e essa segunda corrente p rodízio (considerando que ja vou usar uma kmc z99, sera uma boa comprar a outra da shimano, como a hg53?)

pensei em aproveitar e fazer um upgrade, colocando o pedivela deore m590 (44-32-22 como a original). o que acham? custa 520 pratas só o pedivela. neste caso, teria que decidir qual k7 usar. a ideia era usar tudo shimano, p ver como ficaria a durabilidade, porem shimando so tem 11-36 (igual o original, que é sunrace).. vcs indicariam daí o hg 201, o hg 300 (12-36) ou ainda outro?

pedivela:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-917716360-pe-d-vela-alivio-hollowteck-k7-sunrace1140-corr-hg53-_JM?quantity=1#=6&=item&tracking_id=1bd93951-ce01-4fbc-93f7-35c89ce5854a - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-917716360-pe-d-vela-alivio-hollowteck-k7-sunrace1140-corr-hg53-_JM?quantity=1#position=6&type=item&tracking_id=1bd93951-ce01-4fbc-93f7-35c89ce5854a

k7 hg 300:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1169735628-cassete-shimano-cs-hg300-k7-9v-12-36-original-com-nf-_JM#position=2&type=item&tracking_id=c6ba04c0-a42b-4626-9597-9be606751afd

k7 hg 201:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1396777371-cassete-shimano-cs-hg201-1136d-9-velocidades-_JM#position=1&type=item&tracking_id=3cb14b86-b0dc-4c44-bb55-85d402286e13


uma das ideias era ter uma marcha mais leve, que sinto falta, dai pensei em ir no 11-40 da sunrace. precisaria mexer no cambio sera, com prolongador de gancheira, ou rola com o cambio original (deore)?

dai vi esse 'combo' abaixo, e achei interessante.. as coroas sao um pouco menores (o que nao deve fazer mta falta), e o k7 sunrace 11-40 oferece a possibilidade de uma super leve, que faz falta. me parece um conjunto bacana, e um pouco mais em conta que com o pedivela deore. sera que perco muito em qualidade? caso sim, vou pagar um pouco mais e colocar as peças melhores, acho que vale o investimento.. dessa vez pretendo cuidar bem kkk

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-917716360-pe-d-vela-alivio-hollowteck-k7-sunrace1140-corr-hg53-_JM?quantity=1#=6&=item&tracking_id=1bd93951-ce01-4fbc-93f7-35c89ce5854a - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-917716360-pe-d-vela-alivio-hollowteck-k7-sunrace1140-corr-hg53-_JM?quantity=1#position=6&type=item&tracking_id=1bd93951-ce01-4fbc-93f7-35c89ce5854a


estou analisando estas peças há uns 15 dias e não decidi ainda o que fazer. alguem da uma opiniao aí por favor. ah, só pra constar na avaliacao de um custo/beneficio razoável em relacao a minha bike, trata-se de uma gt avalanche comp 2018.

desde ja agradeço!

abraço galera, bom findi p tds
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2020 as 20:22
hoje arrebentou a corrente e fiquei empenhado kkkk

da uma luz ai pessoal, que peças vcs colocariam (pedivela, k7 e corrente)

valeu abs!!
Voltar ao Topo
paulormsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2014
BH
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar paulormsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2020 as 21:36
Originalmente postado por guster guster escreveu:

hoje arrebentou a corrente e fiquei empenhado kkkk

da uma luz ai pessoal, que peças vcs colocariam (pedivela, k7 e corrente)

valeu abs!!


A Minha dica é preencher os espaços de uma tabela de compatibilidade da shimano com as peças que você não vai trocar e aí ver as possibilidades

https://productinfo.shimano.com/download/pdf/com/3.3/en

Mantenha a compatibilidade entre as velocidades.

A corrente é o elo de ligação entre a transmissão dianteira e traseira. É super importante o casamento dela com as transmissões dianteira e traseira e a série (tratamento, material empregado e medidas) para que estes dois conjuntos trabalhem perfeitamente, sem folga (perda de força ou momento), tenha menos desgastes e você passe menos perrengue.


Boa sorte.

Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2020 as 22:59
Guster, to vendo que vc tá igual a mim quando comecei a ter problemas com a bike. Deixa eu contar a minha história.

Tenho hoje 126kg. Minha bicicleta é meu meio de transporte e roda normalmente 15km/dia subindo 200m na ida e descendo o mesmo na volta, fora as esticadas de final de semana, que dão facilmente 50km. Tenho a perna pesada e gosto de uma cadência mais lenta, o que acaba forçando a transmissão (tenho que mudar isso, eu sei). O que eu quero chegar é que essas características me tornam uma espécie de “teste de sobrevivência” pros componentes da transmissão.

Longe de mim dizer que meu uso é o mais pesado possível: qualquer trilheiro mói mais componentes que eu. Mas eu tenho uma rotina regular, o que torna o “teste” mais consistente.

Isto posto, no começo de outubro eu quebrei um pedivela Shimano FC-M131 48-38-28D depois de 12000km estimados, provavelmente mais que isso. Teria de trocar a corrente, uma SunRace CNM84 de 8v, que era a terceira deste pedivela e já vinha apresentando elos rígidos com menos de 2000km, mas não estava alongada; e tb o cassete, Shimano CS-HG50-8, que já amargava 6000km.

Trocando tudo isso, decidi trocar tb os câmbios por Shimano FD-M371 e RD-M370, pra permitir uma coroa de relação ampla, que acabei escolhendo a SunRace FCM918 48-36-26D, instalando um cassete tb SunRace CSM680 11-40D de 8v. Queria uma corrente KMC x8, mas não achei e acabei instalando outra CNM84, apesar da durabilidade da anterior ter deixado a desejar. O cassete 11-40D forçou a utilização de um prolongador de gancheira.

A princípio, tudo funcionou bem, exceto a perda de precisão nos cogs 5 a 8 do cassete, principalmente na mudança do 5 pro 6, que ficou imprecisa. Achei que era devido aos “buracos” da relação ampla e segui a vida. A coroa tb parecia estar torta, mas como não troquei o central, achei que fosse ele o culpado e tb deixei de lado.

Nesse meio, eu quebrei o quadro da minha bike antiga e comprei outro. Aproveitei e comprei um central novo, ponta quadrada, pra substituir o antigo. Aí é que começou a cair a ficha: o pedivela não ficou alinhado, mesmo com o central novo. Posteriormente, um colega torneiro mecânico percebeu que o encaixe da ponta quadrada no pedivela havia sido feito fora do centro! Falha grave do fabricante.

Meus problemas com o cassete tb pioravam: ou eu acertava a 5ª ou acertava a 6ª, nunca ambas. Segui optando por uma ou outra até que um dia rolou algo que eu nunca havia visto: o 5º cog do cassete se dobrou sobre o 6º! Percebi que a construção dele é relativamente fraca: enquanto nos Shimano os cogs maiores são rebitados entre si, no SunRace eles são soltos e inclusive desmontáveis, separados apenas pelos espaçadores plásticos. Acaba que eles não tem tanto apoio quanto já Shimano.

Levei no colega torneiro mecânico e ele desentortou para mim na morsa. Duas semanas depois, percebi alguns dentes do cassete entortados para frente, no sentido da pedalada!

Como estava (e ainda estou) sem grana, optei por voltar o cassete CS-HG50-8 até poder trocar tudo de novo. Claro que a corrente nova não casava com ele, então instalei a corrente SunRace anterior, que estava com alguns elos rígidos, mas com algum carinho e atenção funcionou bem. Usei por três semanas e ela se partiu! pra resolver, coloquei um segundo missing link na mesma, mas depois de uma única semana de uso ela se partiu de novo!

Resultado: desenterrei uma corrente KMC z5, que era a primeira deste cassete, e está funcionando perfeitamente até hoje. Claro que ela está alongada, mas vou deixar ela até moer e aí troco os três: cassete, pedivela e corrente.

Aprendi com isso que os componentes da SunRace não tem a mesma resistência ou precisão que os Shimano ou KMC. Sei que a Shimano não faz cassete 11-40D para 8v ou 9v, mas aprendi que essa limitação tem uma razão de ser. Além do mais, nesse monta e desmonta eu pude observar alguns detalhes importantes, como a relativa folga do cassete SunRace no freehub em comparação com o Shimano, além do acabamento cromado do SunRace que se descasca rapidamente.

Minhas próximas aquisições serão um pedivela Shimano FC-T4060 48-36-26D, um cassete CS-HG400 11-36D de 9v e uma corrente KMC x9 dourada, além dos passadores 27v, claro.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 17:05
caros amigos, mto obrigado pelo tempo dedicado em responder meus questionamentos.

e obrigado pela historia contada martins, trouxe um insight bacana p tirar a dúvida.

então, como paulo mencionou, seria interessante casar tudo da mesma linha... então bora colocar tudo shimano, que fica mais facil, e de acordo com a opinião da maioria tb.

a opção do k7 sunrace era pra dar mais range na relação, possibilitando a coroa 40 dentes que eu (perna fraca) sinto falta. porem como contou o martins, minha intuicao diz que as shimano devem ser melhores que as sunrace.. sei la. gostaria de ter a experiencia com uma relacao toda casada p ver como fica a performance, ruido, desgaste etc... ganhar experiencia no assunto.

uma pena mesmo é a shimano nao oferecer um k7 com mais de 36 dentes. provavelmente então vou ir no hg201-9, o mais classico que tem em todas as lojas. ate poderia ir no hg300 ou hg400, que devem ser superiores (e sao compativeis conforme catalogo shimano), porem não encontrei em local algum estes k7 com mais de 32 ou 34 dentes. aí não vou fazer... pq vai deixar minha marcha leve ainda mais pesada do que é hoje. 

o que ta na minha cabeça é colocar o pedivela deore m590 (44-32-22) com central hollowtech II ou alivio m4050  (40-30-22) tb c/ hollowtech II. creio que qqer um destes já é um belo upgrade p meu pedivela original "all terra". alguem saberia informar se pode haver incompatibilidade destes pedivela com meu quadro?? (gt avalanche comp 2018)

e no k7, to inclinado a ir no classico hg201-9 (por ter a maior coroa entre os shimano possíveis)

martins, o k7 que vc citou (CS-HG400 11-36D de 9v) não achei p venda. somente com 32/34 dentes..

a corrente já estou com uma z99 da kmc nova, e pretendo fazer rodizio com a hg 53 shimano.

alguma outra sugestao alternativa? desde já, mais um valeu aí !!

Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 17:16
Originalmente postado por guster guster escreveu:

caros amigos, mto obrigado pelo tempo dedicado em responder meus questionamentos.

e obrigado pela historia contada martins, trouxe um insight bacana p tirar a dúvida.

então, como paulo mencionou, seria interessante casar tudo da mesma linha... então bora colocar tudo shimano, que fica mais facil, e de acordo com a opinião da maioria tb.

a opção do k7 sunrace era pra dar mais range na relação, possibilitando a coroa 40 dentes que eu (perna fraca) sinto falta. porem como contou o martins, minha intuicao diz que as shimano devem ser melhores que as sunrace.. sei la. gostaria de ter a experiencia com uma relacao toda casada p ver como fica a performance, ruido, desgaste etc... ganhar experiencia no assunto.

uma pena mesmo é a shimano nao oferecer um k7 com mais de 36 dentes. provavelmente então vou ir no hg201-9, o mais classico que tem em todas as lojas. ate poderia ir no hg300 ou hg400, que devem ser superiores (e sao compativeis conforme catalogo shimano), porem não encontrei em local algum estes k7 com mais de 32 ou 34 dentes. aí não vou fazer... pq vai deixar minha marcha leve ainda mais pesada do que é hoje. 

o que ta na minha cabeça é colocar o pedivela deore m590 (44-32-22) com central hollowtech II ou alivio m4050  (40-30-22) tb c/ hollowtech II. creio que qqer um destes já é um belo upgrade p meu pedivela original "all terra". alguem saberia informar se pode haver incompatibilidade destes pedivela com meu quadro?? (gt avalanche comp 2018)

e no k7, to inclinado a ir no classico hg201-9 (por ter a maior coroa entre os shimano possíveis)

martins, o k7 que vc citou (<span style=": rgb255, 247, 224;">CS-HG400 11-36D de 9v) não achei p venda. somente com 32/34 dentes..</span>

a corrente já estou com uma z99 da kmc nova, e pretendo fazer rodizio com a hg 53 shimano.

alguma outra sugestao alternativa? desde já, mais um valeu aí !!



Acho que o que ocorreu com a 11-40 dele foi fora da curva, tenho um conhecido com 11-40 9v da sunrace e depois do meu tio numa bike dos anos 90 ter colocado, e esta funcionando 100%, e ele esta nos 115kg e esta casando perfeitamente, a unica diferença é que ele nao colocou corrente sunrace, colocou da kmc, o sistema dele é 8v e cambio traseiro altus.

Estou com um 11-34 quase no ponto de troca, vou colocar um 11-40 de 9v, e vou por novamente corrente kmc, o unico problema da dourada, é que ela fica feia rapidamente... mas quanto a uso nota 10.

Editado por hurry-gurits - 10 Fev 2020 as 17:17
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 17:18
opa! achei o HG400-9 (11-36)

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1297833117-cassete-shimano-alivio-cs-hg400-9-11-36d-cromada-original-_JM#position=2&type=item&tracking_id=8f84ad42-fdc2-47f0-a3d5-deffde522c06

um pouco mais caro que o hg201, mas acho que vou bocar nesse.

bom. pedivela m4050 alivio ou m590 deore, na opiniao dos amigos?

o deore é um pouco mais caro. mas de repente, vale a pena ne?
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 17:23
pois eh hurry. 

mta gente fala bem da sunrace.

confesso que para a performance, creio que com o 11-40 eu subiria melhor nas escaladas.

dúvida mortal !!! kkk Confused
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 17:42
Lembra que eu sou pesado e jogo isso na pedalada, pessoal. Pra quem é mais leve, não deve ter problema no cassete SunRace. Minha experiência ao aponta uma maior resistência pros Shimano, mas um componente mais leve tb tem menos resistência e nem por isso a galera deixa de preferir.

P.S.: eu não opto por componentes que sejam apenas mais leves.

P.S.2: eu optaria pelo pedivela Deore FC-M590 por preferir um range maior.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 17:48
Originalmente postado por guster guster escreveu:

pois eh hurry. 

mta gente fala bem da sunrace.

confesso que para a performance, creio que com o 11-40 eu subiria melhor nas escaladas.

dúvida mortal !!! kkk Confused


O 11-40 ajuda muito na situação de cicloviagem, subir carregado, ou subida pesadíssimas na trilha com barro pesado.. mesmo usando com coroa 22...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 20:56
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Lembra que eu sou pesado e jogo isso na pedalada, pessoal. Pra quem é mais leve, não deve ter problema no cassete SunRace. Minha experiência ao aponta uma maior resistência pros Shimano, mas um componente mais leve tb tem menos resistência e nem por isso a galera deixa de preferir.

P.S.: eu não opto por componentes que sejam apenas mais leves.

P.S.2: eu optaria pelo pedivela Deore FC-M590 por preferir um range maior.

sim sim o deore deixa com um range maior, porem o range aumenta mais nas marchas pesadas, que não é minha necessidade maior. ate uso a coroa grande, minha cidade é mto plana, porem raramente utilizo as combinacoes mais pesadas.

e de forma contraria, as marchas mais leves utilizo muito. qualquer subida mais forte eu vou sempre na mais leve e girando. até queria ir no deore, só por ser deore (besteira!), mas to achando convidativo o kit com pedivela alivio m4050 c/ mov. central hollowtech II bb52, corrente hg53 + surance 11-40 por R$ 599.

Alguem sabe me dizer quanto a compatibilidade destes pedivela  com meu quadro?

E será que terei problemas para engatar a marcha leve (utilizando k7 11-40) com meu cambio deore rd-m592?

Valeu!

Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 21:32
Originalmente postado por guster guster escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Lembra que eu sou pesado e jogo isso na pedalada, pessoal. Pra quem é mais leve, não deve ter problema no cassete SunRace. Minha experiência ao aponta uma maior resistência pros Shimano, mas um componente mais leve tb tem menos resistência e nem por isso a galera deixa de preferir.

P.S.: eu não opto por componentes que sejam apenas mais leves.

P.S.2: eu optaria pelo pedivela Deore FC-M590 por preferir um range maior.


sim sim o deore deixa com um range maior, porem o range aumenta mais nas marchas pesadas, que não é minha necessidade maior. ate uso a coroa grande, minha cidade é mto plana, porem raramente utilizo as combinacoes mais pesadas.

e de forma contraria, as marchas mais leves utilizo muito. qualquer subida mais forte eu vou sempre na mais leve e girando. até queria ir no deore, só por ser deore (besteira!), mas to achando convidativo o kit com pedivela alivio m4050 c/ mov. central hollowtech II bb52, corrente hg53 + surance 11-40 por R$ 599.

Alguem sabe me dizer quanto a compatibilidade destes pedivela  com meu quadro?

E será que terei problemas para engatar a marcha leve (utilizando k7 11-40) com meu cambio deore rd-m592?

Valeu!



Acredito que não, tenho esse rdm592 cage longo na minha e ele visualmente empurra uma 36 sem forçar(foi dimrnsionado para ate 36) mas acho que tem espaçopara subir pra 40 sem trocar o parafuso original
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 21:35
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por guster guster escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Lembra que eu sou pesado e jogo isso na pedalada, pessoal. Pra quem é mais leve, não deve ter problema no cassete SunRace. Minha experiência ao aponta uma maior resistência pros Shimano, mas um componente mais leve tb tem menos resistência e nem por isso a galera deixa de preferir.

P.S.: eu não opto por componentes que sejam apenas mais leves.

P.S.2: eu optaria pelo pedivela Deore FC-M590 por preferir um range maior.


sim sim o deore deixa com um range maior, porem o range aumenta mais nas marchas pesadas, que não é minha necessidade maior. ate uso a coroa grande, minha cidade é mto plana, porem raramente utilizo as combinacoes mais pesadas.

e de forma contraria, as marchas mais leves utilizo muito. qualquer subida mais forte eu vou sempre na mais leve e girando. até queria ir no deore, só por ser deore (besteira!), mas to achando convidativo o kit com pedivela alivio m4050 c/ mov. central hollowtech II bb52, corrente hg53 + surance 11-40 por R$ 599.

Alguem sabe me dizer quanto a compatibilidade destes pedivela  com meu quadro?

E será que terei problemas para engatar a marcha leve (utilizando k7 11-40) com meu cambio deore rd-m592?

Valeu!



Acredito que não, tenho esse rdm592 cage longo na minha e ele visualmente empurra uma 36 sem forçar(foi dimrnsionado para ate 36) mas acho que tem espaçopara subir pra 40 sem trocar o parafuso original

blz! valeu hurry!
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2020 as 03:18
venho informar que após digerir todas as informações, preços das peças e tudo mais, comprei o seguinte:

- pedivela fc-m4050 (40-30-22) alivio hollowtech II c/ central BB52;
- k7 hg400-9 (12-36);
- corrente cn-hg53;

no financeiro, custou 399 o pedivela + 270 do k7 e corrente = R$ 670

e nesse kit, ainda vou incluir uma corrente kmc z99 que comprei para o rodízio.

uma coisa que percebi na tabela shimano é que este pedivela não é o 'correto' para o meu cambio dianteiro, que é o acera fd-t3000. mas imagino que isso não vai comprometer, certo?

agradeço mais uma vez a colaboração de todos!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2020 as 06:03
Guster, seu câmbio dianteiro é FD-T3000 ou FD-M3000?

O T3000 é pra trekking e turismo, compatível com relação ampla (coroas 48-36-26 ou 44-32-22), enquanto o M3000 é pra MTB, compatível com relação reduzida (coroas 40-30-22).

O desempenho das trocas de um T3000 com coroas menores vai ficar abaixo do esperado. Nesse caso, deveria ter sido o pedivela Deore.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2020 as 09:14
Originalmente postado por guster guster escreveu:

venho informar que após digerir todas as informações, preços das peças e tudo mais, comprei o seguinte:

- pedivela fc-m4050 (40-30-22) alivio hollowtech II c/ central BB52;
- k7 hg400-9 (12-36);
- corrente cn-hg53;

no financeiro, custou 399 o pedivela + 270 do k7 e corrente = R$ 670

e nesse kit, ainda vou incluir uma corrente kmc z99 que comprei para o rodízio.

uma coisa que percebi na tabela shimano é que este pedivela não é o 'correto' para o meu cambio dianteiro, que é o acera fd-t3000. mas imagino que isso não vai comprometer, certo?

agradeço mais uma vez a colaboração de todos!

Show de bola, aproveita que abriu o cofre e investe num bom lubrificante de cera. Já que você não gosta muito de dar manutenção na corrente, a cera vai ajudar a segurar menos poeira.
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2020 as 10:55
nao creio que demorei meses p decidir isso e fui na peça errada. que maravilha! kkk

creio que deve ser esse p coroas maiores, pq as originais sao 22-32-44.

mas tudo bem, se mais p frente for o caso troco o cambio.. paciencia :( vai sair mais caro que o deore.

de qqer jeito, eu fui no pedivela alivio pq as coroas sao menores e acho que vai ficar melhor a relacao.


Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X