Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - groove urban id + câmbio interno
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


groove urban id + câmbio interno

 Responder
Autor
Mensagem Inverter Ordem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ifeghali Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Dez 2019
ES
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ifeghali Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: groove urban id + câmbio interno
    Postado: 09 Dez 2019 as 16:24
olá amigo, muito obrigado pelas dicas. eu não quis me alongar muito no assunto, mas na verdade já estava utilizando o câmbio com o conjunto reduzido de marchas. estou fazendo da seguinte forma:

1 / 2 / 3 => coroa 1
3 / 4 / 5 => coroa 2
5 / 6 / 7 => coroa 3

de fato facilita demais as trocas de coroa (em contraste a fazer de 1 a 7 na primeira coroa depois 1 a 7 na segunda coroa).

o que realmente me incomoda muito nesse câmbio é não poder trocar a marcha parado. não é incomum na minha rotina urbana parar com a última marcha engatada. considerando que carrego muito peso (1 criança e duas mochilas) fica terrível e até perigoso sair com a bike depois.

você está muito correto em afirmar que me falta experiência e costume. aos poucos estou me adaptando para prever melhor a situação à frente e já antecipar as trocas de marcha, maximizando a chance de parar com uma marcha mais adequada para saída parado.

em todo caso, o câmbio interno ainda me parece uma ótima pedida para o uso urbano e de fato pelo que pesquisei o custo é muito elevado. estou disposto a me planejar e encarar esse desafio e ficaria muito grato se alguém pudesse compartilhar experiências nesse sentido. não no uso do câmbio mas sim na parte de instalação/custos/desafios etc.

nesse primeiro momento minha principal dúvida é se de fato dá pra adaptar esse câmbio na minha bike.

abraços e obrigado mais uma vez.


Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2019 as 22:22
Cara, bem vindo ao universo da bike. Mas to vendo que provavelmente vc tá com alguns vícios do carro... O sistema de marchas mais comum para bicicletas só troca as marchas em movimento, e vc precisa aliviar um pouquinho o pé durante a troca.

Vc considera a utilização de câmbios internos. Não sei como funcionam, mas sei que são bastante incomuns (e caros) no Brasil. Não é qualquer oficina que pode dar manutenção neles e, caso insista nesta opção, pode acabar ficando refém disso.

Sistemas com descarrilhadores (acho que é esse o nome em português pro derailleur), o tipo mais comum de câmbio (o mesmo que veio na sua bike), são baratos, fáceis de regular e bastante duráveis. Com um mínimo de experiência, vc se acostuma.

Quanto à troca das marchas, aqui vai uma dica: não pense em uso sequencial, vc não é um carro. Sistemas de 24 marchas vão ter, no máximo, 12 efetivas (as outras 12 são combinações repetidas). Lembre-se que não se deve cruzar a corrente, colocando coroas pequenas (as da frente, mais pra dentro do quadro) com engrenagens traseiras (as chamadas cogs) também pequenas (mais pra fora do quadro). Da mesma forma, coroas grandes (pra fora) não devem ser usadas com cogs grandes (pra dentro).

Numa relação de 21v (3 coroas e 7 cogs), o que eu recomendo é o seguinte:

* use a coroa pequena nas subidas, a média no plano e a grande na descida (pense nelas como uma espécie de “caixa reduzida” de um carro);
* não se deve usar todos os cogs traseiros com cada coroa: use as 3 primeiras cogs (as maiores, 1 a 3) com a coroa pequena; as 3 do meio (3 a 5) com a coroa média; e as 3 menores (5 a 7) com a coroa grande;
* ao trocar as marchas, dê uma acelerada imediatamente antes da troca e alivie a perna durante a troca, como se fosse uma embreagem, assim vc evita forçar o sistema e as trocas ocorrem de maneira mais suave.

Com o tempo, vc vai ver que pode mudar isso. Só não cruze as marchas e lembre-se de aliviar a perna durante as trocas que tudo deve ocorrer bem.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
ifeghali Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Dez 2019
ES
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ifeghali Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2019 as 20:57
olá pessoal,

há uma semana resolvi trocar o carro pela bike para deslocamento urbano (trabalho e escola das crianças) e após pesquisar bastante adquiri uma Groove Urban ID que julguei ser um bom custo benefício para uma Urbana, além de trazer de fábrica acessórios que eu preciso (bagageiro, sineta, para-lamas).

um ponto que me desagradou bastante é esse câmbio que não troca marcha parado além de ser impraticável a troca sequencial de todas as marchas. andei pesquisando e a solução dos meus problemas parece estar nos câmbios internos, por exemplo o shimano nexus e alfine. meu circuito é bem misto, com longas retas e subidas íngrimes então gostaria de pelo menos 8 marchas (sei que ambos os modelos possuem versão de 8 e o alfine chega até 11).

minha dúvida seria se algum desses modelos pode ser adaptado perfeitamente a essa bicicleta ou se haveria algum outro que vocês indicam ?

obrigado.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X