Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Câmbio Deore Rd m592 ou Alívio M4000
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Câmbio Deore Rd m592 ou Alívio M4000

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
FelipeBeniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Nov 2019
Natal
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeBeniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Câmbio Deore Rd m592 ou Alívio M4000
    Postado: 26 Nov 2019 as 20:05
Fala, galera!

Pedalo todo dia faz um pouco mais de um ano todo dia para a faculdade, e pelo menos um pedal mais longo na semana e estradão+trilha no final de semana (nos últimos 4 meses mais ou menos). Comprei uma high one victory 3x7 usada, bem básica, final de março, e a relação dela estragou faz mais ou menos um mês e meio, e daí to mal pedalando nesse tempo, só pegando bicicletas emprestadas de amigos.

Quando a relação estraga assim ne (corrente pulando, e catraca com os dente ruim) tem que trocar a relação toda, essa história toda que você vê em todo lugar e etc.

Decide então fazer um upgrade geral logo na bike para ela ficar bem top, (quase uma nova). Decide colocar relação 1x9. Coloquei freio hidráulico shimano mt-200. Ela vai ficar assim (esperando umas peças chegarem ainda)

Pedivela Aboslute integrado 34 dentes
K7 sunrace 11-40 
Cubos tx 505
Freio hidraúlico shimano mt-200
Alavanca shimano alívio m4000

Mínha dúvida é a seguinte:
Comprei o câmbio na aliexpress para economizar um pouco, mas já faz mais de um mês que comprei e o produto não chegou nem no Brasil ainda. Fiquei de saco cheio de esperar, e de não saber por onde meu produto andava, entrei numa disputa com o site, e eles devolveram meu dinheiro (135,88).

Como é a única peça que está faltando para terminar de montar minha bicicleta fui pesquisar quanto seria o cãmbio deore rd m592 no Brasil, até para chegar mais rápido e percebi que ele não era tão mais caro que um alívio. E que na verdade esse deore é um modelo antigo da shimano, e em pesquisas percebi que ele não é tão diferente de um alívio. Minha dúvida é saber se vale a pena pegar um deore rd m592 por mais ou menos 270/290 ou um alívio 240/270.

E quais são suas diferenças de fato mesmo, ou não tem diferença nenhuma de funcionamento, porque eu sei que quando a shimano lança uma nova linha, o deore vira alívio, o alívio acera, e assim por diante.

Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2019 as 20:14
Eu tinha esse Deore na minha bike anterior, e usava 1x9. Ele precisa de prolongador pra chegar no cog 40.

Sobre as diferenças acredito não ser nada tão gritante. Andei algumas vezes com um cara que usava 1x9 com um k7 de 50 da Zitto, e minhas passadas de marcha eram mais suaves. Ambos com prolongador (eu e o outro cara). Mas se me perguntar se o meu aceitava aquilo, acho difícil. o Alívio parece ter uma tecnologia um pouco mais 'avançada'
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
FelipeBeniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Nov 2019
Natal
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeBeniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2019 as 20:22
Entendi. Então tu recomendaria comprar um alívio msm?
Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:463
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2019 as 21:34
Eu já usei esse k7 da Sunrace(M980 certo?) no meu Alivio M4000, não precisa de prolongador mas fica no limite, ele vai funcionar bem, mas eu senti melhora quando mudei pra um K7 HG201 11-36 da própria Shimano, como atualmente uso 3x9 e vou mudar para 2x9 então vou manter o K7 11-36, se eu fosse pra 1x9 iria sentir falta do cog de 40 e ainda ficaria tentado a usar uma coroa de 32 ou de 30.

Editado por cdamaso - 26 Nov 2019 as 21:35
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2019 as 21:38
Pensando a longo prazo eu ficaria com o Alívio mesmo.
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2019 as 18:30
Bom, com o efeito do cascateamento da shimano, o deore M4000 é quase idêntico ao M592, porem as linhas superiores da shimano usam materiais mais nobres, dizem que eles também tem uma mola mais forte pra tensionar melhor a corrente. Eu tive a oportunidade de pegar uma M662 de um colega, ele tinha trocado o grupo de 9v pra 10v, o danado do cambio já tava meio arranhado, meio abatido, devia estar bem usado, mas eu peguei mesmo assim por que ele fez um preço de oportunidade. Fiquei surpreso no tanto que o cambio é bom, o bicho quase não precisa de regulagem e passa marcha com precisão, eu adorei. Só que no meu caso eu uso 11-36, não sei dizer como ficaria num sistema com 40T.

De qualquer forma, tanto o novo Alivio quanto o Deore são muitos bons, só vejo o pessoal elogiando, acho que vc estará bem servido com qualquer um deles.
Voltar ao Topo
FRDR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2018
Brasil
Offline
Mensagens:342
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FRDR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2022 as 22:16
Originalmente postado por FelipeBeniz FelipeBeniz escreveu:

Fala, galera!

Pedalo todo dia faz um pouco mais de um ano todo dia para a faculdade, e pelo menos um pedal mais longo na semana e estradão+trilha no final de semana (nos últimos 4 meses mais ou menos). Comprei uma high one victory 3x7 usada, bem básica, final de março, e a relação dela estragou faz mais ou menos um mês e meio, e daí to mal pedalando nesse tempo, só pegando bicicletas emprestadas de amigos.

Quando a relação estraga assim ne (corrente pulando, e catraca com os dente ruim) tem que trocar a relação toda, essa história toda que você vê em todo lugar e etc.

Decide então fazer um upgrade geral logo na bike para ela ficar bem top, (quase uma nova). Decide colocar relação 1x9. Coloquei freio hidráulico shimano mt-200. Ela vai ficar assim (esperando umas peças chegarem ainda)

Pedivela Aboslute integrado 34 dentes
K7 sunrace 11-40 
Cubos tx 505
Freio hidraúlico shimano mt-200
Alavanca shimano alívio m4000

Mínha dúvida é a seguinte:
Comprei o câmbio na aliexpress para economizar um pouco, mas já faz mais de um mês que comprei e o produto não chegou nem no Brasil ainda. Fiquei de saco cheio de esperar, e de não saber por onde meu produto andava, entrei numa disputa com o site, e eles devolveram meu dinheiro (135,88).

Como é a única peça que está faltando para terminar de montar minha bicicleta fui pesquisar quanto seria o cãmbio deore rd m592 no Brasil, até para chegar mais rápido e percebi que ele não era tão mais caro que um alívio. E que na verdade esse deore é um modelo antigo da shimano, e em pesquisas percebi que ele não é tão diferente de um alívio. Minha dúvida é saber se vale a pena pegar um deore rd m592 por mais ou menos 270/290 ou um alívio 240/270.

E quais são suas diferenças de fato mesmo, ou não tem diferença nenhuma de funcionamento, porque eu sei que quando a shimano lança uma nova linha, o deore vira alívio, o alívio acera, e assim por diante.



Só pra não abrir um novo tópico, já que o assunto é relacionado a esses dois câmbios, pra galera que ainda usa três coroas e grupo 9v, acham que esse Deore RD-M592 ainda é uma boa nos dias de hoje, já que quero trocar meu Alivio RD-M4000? Acho o Alivio tão chatinho de regular às vezes. 
Fiz uma manutenção completa do meu câmbio traseiro, desmontei todo ele, mas, sei lá... parece que ainda falta alguma coisa. Agora vou trocar os cabos e conduítes do câmbio pra ver se ajuda um pouco também.
Pelo que vi nas fotos, a mola do paralelogramo do Deore é mais robusta que a mola do Alivio. 
Outra coisa que vi é que a mola que tensiona o cage do M-592 tem um parafuso específico para desmontar, enquanto essa mesma mola do M4000 precisa ser um pouco ninja pra conseguir tirar ela e dar manutenção.
Alguma opinião? Alguém já fez o comparativo na prática? 
Felipe Beniz, chegou a fazer a troca na época?


Editado por FRDR - 15 Nov 2022 as 22:23
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2406
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2022 as 22:55
O m4000 ou o m3100 eu não cheguei a usar mas posso fazer uma comparação com o M3000(Acera) que usei por mais de 8000km.A diferença é bem grande. As trocas são mais precisas e são feitas mesmo em situação em que o câmbio é forçado. Bem diferente do que acontecia com o Acera.

Em minha opinião, só vale a pena se encontrar num preço baixo (peguei um usado em bom estado por R$150) ou se realmente não quiser trocar a relação seja lá por qual motivo. No preço que cobram num novo, mais de R$400 quando se encontra, é mais negócio juntar um pouco mais e importar uma relação Deore m4120 (2x10) completa.

Sobre os problemas, verifique o alinhamento da gancheira. Mesmo estando pouco torta, isso afeta as trocas. Se quiser testar, vale a pena trocar as roldanas de 11 dentes por um par de 12 dentes. Deixa as trocas mais suaves mas precisará acrescentar dois elos à sua corrente.
Voltar ao Topo
FRDR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2018
Brasil
Offline
Mensagens:342
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FRDR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2022 as 23:41
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

O m4000 ou o m3100 eu não cheguei a usar mas posso fazer uma comparação com o M3000(Acera) que usei por mais de 8000km.A diferença é bem grande. As trocas são mais precisas e são feitas mesmo em situação em que o câmbio é forçado. Bem diferente do que acontecia com o Acera.

Em minha opinião, só vale a pena se encontrar num preço baixo (peguei um usado em bom estado por R$150) ou se realmente não quiser trocar a relação seja lá por qual motivo. No preço que cobram num novo, mais de R$400 quando se encontra, é mais negócio juntar um pouco mais e importar uma relação Deore m4120 (2x10) completa.

Sobre os problemas, verifique o alinhamento da gancheira. Mesmo estando pouco torta, isso afeta as trocas. Se quiser testar, vale a pena trocar as roldanas de 11 dentes por um par de 12 dentes. Deixa as trocas mais suaves mas precisará acrescentar dois elos à sua corrente.

Trocar o grupo acabaria ficando bem caro. Pedivela, câmbios, cassete, meus rapid fire integrados que não me permitem aproveitar os freios hidráulicos e por aí vai.
Vontade não falta, até porque minha coroa de 26 dentes nunca mais viu a corrente.
E se eu comprar da China, com minha sorte, certo que vem tudo falso.
O lance da gancheira é uma boa.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2022 as 09:47
Originalmente postado por FRDR FRDR escreveu:

Só pra não abrir um novo tópico, já que o assunto é relacionado a esses dois câmbios, pra galera que ainda usa três coroas e grupo 9v, acham que esse Deore RD-M592 ainda é uma boa nos dias de hoje, já que quero trocar meu Alivio RD-M4000? Acho o Alivio tão chatinho de regular às vezes. 
Fiz uma manutenção completa do meu câmbio traseiro, desmontei todo ele, mas, sei lá... parece que ainda falta alguma coisa. Agora vou trocar os cabos e conduítes do câmbio pra ver se ajuda um pouco também.
Pelo que vi nas fotos, a mola do paralelogramo do Deore é mais robusta que a mola do Alivio. 
Outra coisa que vi é que a mola que tensiona o cage do M-592 tem um parafuso específico para desmontar, enquanto essa mesma mola do M4000 precisa ser um pouco ninja pra conseguir tirar ela e dar manutenção.
Alguma opinião? Alguém já fez o comparativo na prática? 
Felipe Beniz, chegou a fazer a troca na época?

Opa

Antes de migrar pro 1x12, andei de 3x9 com o M592 atrás. Inclusive depois vendi o câmbio usado em bom estado e um zerado que tinha pra reserva. Para 9v não tem melhor (a não ser que ache um XT ou XTR pra 9v antigos tb).

o que tem a venda é provavelmente original, pois é estoque antigo e a grande maioria não falsifica itens de baixa demanda.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2406
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2022 as 10:49
Originalmente postado por FRDR FRDR escreveu:



Trocar o grupo acabaria ficando bem caro. Pedivela, câmbios, cassete, meus rapid fire integrados que não me permitem aproveitar os freios hidráulicos e por aí vai.
Vontade não falta, até porque minha coroa de 26 dentes nunca mais viu a corrente.
E se eu comprar da China, com minha sorte, certo que vem tudo falso.
O lance da gancheira é uma boa.


No caso das coroas, nem chega a ser necessário trocar, mas realmente há um custo. Em média,  um conjunto m4120, com cassete e corrente genéricos, sai por uns R$550. Também há a opção do deore M6000 completo, que é 3x10, por um pouco mais.
 https://a.aliexpress.com/_mLJGK7q  

Sobre compras na China, tem várias lojas confiáveis. As que me vem de cabeça são Anracee e Delic, mas existem outras.

Porém, como comentei, se encontrar um usado em bom estado vale a pena. Porém o preço cheio não acho que compense.
Voltar ao Topo
FRDR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2018
Brasil
Offline
Mensagens:342
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FRDR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2022 as 17:26
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por FRDR FRDR escreveu:

Só pra não abrir um novo tópico, já que o assunto é relacionado a esses dois câmbios, pra galera que ainda usa três coroas e grupo 9v, acham que esse Deore RD-M592 ainda é uma boa nos dias de hoje, já que quero trocar meu Alivio RD-M4000? Acho o Alivio tão chatinho de regular às vezes. 
Fiz uma manutenção completa do meu câmbio traseiro, desmontei todo ele, mas, sei lá... parece que ainda falta alguma coisa. Agora vou trocar os cabos e conduítes do câmbio pra ver se ajuda um pouco também.
Pelo que vi nas fotos, a mola do paralelogramo do Deore é mais robusta que a mola do Alivio. 
Outra coisa que vi é que a mola que tensiona o cage do M-592 tem um parafuso específico para desmontar, enquanto essa mesma mola do M4000 precisa ser um pouco ninja pra conseguir tirar ela e dar manutenção.
Alguma opinião? Alguém já fez o comparativo na prática? 
Felipe Beniz, chegou a fazer a troca na época?

Opa

Antes de migrar pro 1x12, andei de 3x9 com o M592 atrás. Inclusive depois vendi o câmbio usado em bom estado e um zerado que tinha pra reserva. Para 9v não tem melhor (a não ser que ache um XT ou XTR pra 9v antigos tb).

o que tem a venda é provavelmente original, pois é estoque antigo e a grande maioria não falsifica itens de baixa demanda.

Acho que vou nesta linha de pegar um M592 pra deixar de reserva. O fato é que gosto muito da minha relação, que é um pedivela FC-M4060 26/36/48 (foi difícil pra caramba de conseguir ele) e do Alivio RD-M4000 com cassete CS-M770 Deore XT 11-32 (que pra mim foi também um grande achado, uma relíquia mesmo). 

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

O m4000 ou o m3100 eu não cheguei a usar mas posso fazer uma comparação com o M3000(Acera) que usei por mais de 8000km.A diferença é bem grande. As trocas são mais precisas e são feitas mesmo em situação em que o câmbio é forçado. Bem diferente do que acontecia com o Acera.

Em minha opinião, só vale a pena se encontrar num preço baixo (peguei um usado em bom estado por R$150) ou se realmente não quiser trocar a relação seja lá por qual motivo. No preço que cobram num novo, mais de R$400 quando se encontra, é mais negócio juntar um pouco mais e importar uma relação Deore m4120 (2x10) completa.

Sobre os problemas, verifique o alinhamento da gancheira. Mesmo estando pouco torta, isso afeta as trocas. Se quiser testar, vale a pena trocar as roldanas de 11 dentes por um par de 12 dentes. Deixa as trocas mais suaves mas precisará acrescentar dois elos à sua corrente.

Bueno Hugo, acho que você matou a charada. Meu câmbio é praticamente novo, mas, as trocas de marchas estavam levemente chatinhas. Hoje, resolvi dar uma verificada na gancheira e de fato estava um pouco torta. Não era muita coisa, mas, também não dava pra desprezar. Endireitei e, aparentemente, trocas perfeitas. Vou testar mais tarde na rua.
Sobre trocar as roldanas de 11 dentes por um par de 12 dentes, acho que eu nem sabia que isso era possível.
Cara, valeu as dicas e obrigado por me relembrar que a bike tem gancheira... LOLLOLLOL


Editado por FRDR - 28 Nov 2022 as 17:35
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X