Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Freio a disco, alguem me ajudar? Bengal Helix 7B
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Freio a disco, alguem me ajudar? Bengal Helix 7B

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Freio a disco, alguem me ajudar? Bengal Helix 7B
    Postado: 25 Nov 2019 as 11:02
Beleza galera, por favor, alguem sabe me auxiliar?

Minha bike tem M445, discos RT-64 180/160, tudo sangrado em dia com óleo shimano, pastilhas B01S shimano e bem "amaciado"

Uso normal em trilhas, algumas provinhas, sei que o mesmo e de entrada, nao to esperando uma qualidade alta.

Mas notei 2 coisas, meu pai tem o mesmo freio e na dele com 160/160 ele freia muito melhor que o meu usando tambem da mesma forma. Com pastilha "chimano"... e tenso

A outra eu notei que ha um tempo melejo as tampas do reservatorio, conferi aperto e fiz uma sangria e mesmo assim a unica coisa que resolveu foi que o manete fico um pouco mais alto (padrao normal), pelo melejo ali tinha entrada pouco de ar.

Mesmo assim nao mudo, freio e muito mais fraco que o dele e to pensando e um UP.

Gostei muito dos Bengal HELIX 7B (oleo DOT) que inclusive minha unica referencia de quem o usa e o Edu Capivara (nao o conheco) mas acompanho o mesmo.

Ele diz ser bem funcional.

Entao assim, nao concordando com ele nem nada, mas achei o kit no ML tudo certinho por 370,00 + frete gratis, gostaria de saber se vale a compra?!

Outra opcao e comprar do "ali" da vida os Deore M6000 que tem no ML na casa de 550/600 reais se achar bem achado ou de fato trazer de la... mas nao tenho condicoes de pagar tudo isso nesse freio, nao agora.

Em contra partida, sinto que agora o meu freio tambem ta uma caca e com isso nao se brinca.

Alguem tem ou ja usou, ou recomenda os Bengal? (ate entao bengal eu tenho numa viking minha porem mecanicos, sao magnificos) mas os hidraulicos e DOT nao tenho nocao.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2019 as 11:18
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Beleza galera, por favor, alguem sabe me auxiliar?

Minha bike tem M445, discos RT-64 180/160, tudo sangrado em dia com óleo shimano, pastilhas B01S shimano e bem "amaciado"

Uso normal em trilhas, algumas provinhas, sei que o mesmo e de entrada, nao to esperando uma qualidade alta.

Mas notei 2 coisas, meu pai tem o mesmo freio e na dele com 160/160 ele freia muito melhor que o meu usando tambem da mesma forma. Com pastilha "chimano"... e tenso

A outra eu notei que ha um tempo melejo as tampas do reservatorio, conferi aperto e fiz uma sangria e mesmo assim a unica coisa que resolveu foi que o manete fico um pouco mais alto (padrao normal), pelo melejo ali tinha entrada pouco de ar.

Mesmo assim nao mudo, freio e muito mais fraco que o dele e to pensando e um UP.

Gostei muito dos Bengal HELIX 7B (oleo DOT) que inclusive minha unica referencia de quem o usa e o Edu Capivara (nao o conheco) mas acompanho o mesmo.

Ele diz ser bem funcional.

Entao assim, nao concordando com ele nem nada, mas achei o kit no ML tudo certinho por 370,00 + frete gratis, gostaria de saber se vale a compra?!

Outra opcao e comprar do "ali" da vida os Deore M6000 que tem no ML na casa de 550/600 reais se achar bem achado ou de fato trazer de la... mas nao tenho condicoes de pagar tudo isso nesse freio, nao agora.

Em contra partida, sinto que agora o meu freio tambem ta uma caca e com isso nao se brinca.

Alguem tem ou ja usou, ou recomenda os Bengal? (ate entao bengal eu tenho numa viking minha porem mecanicos, sao magnificos) mas os hidraulicos e DOT nao tenho nocao.

Freio DOT , esqueça, é andar pra trás, ruim de dar manutenção, o oleo dot come tudo por dentro do freio.

Seu freio está mais fraco devido a estar escapando pressão na frenagem, veja se não empenou a tampa na hora de fechar, pode ser sujeira residual no embolo  tanto na pastilha , como no embolo do manete, vale conferir... uso shimano e não posso opinar por outras marcas...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2019 as 11:24
Eu usava o M365 e já era razoável, só troquei pelo m8020 4 pistões para ter uma garantia de um freio melhor para meus 112 kg. Inclusive meus antigos freios estão rodando com um amigo meu, que colocou discos de 180 mm e pastilhas novas, como ele tem quase 50 kg a menos que eu, tá freiando bem para ele!

creio que que seja só uma revisão boa nesses teus freios. Verificar vitrificação nos discos (aconteceu comigo), usar pastilhas boas e manter óleo mineral em dia!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2019 as 11:59
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Beleza galera, por favor, alguem sabe me auxiliar?

Minha bike tem M445, discos RT-64 180/160, tudo sangrado em dia com óleo shimano, pastilhas B01S shimano e bem "amaciado"

Uso normal em trilhas, algumas provinhas, sei que o mesmo e de entrada, nao to esperando uma qualidade alta.

Mas notei 2 coisas, meu pai tem o mesmo freio e na dele com 160/160 ele freia muito melhor que o meu usando tambem da mesma forma. Com pastilha "chimano"... e tenso

A outra eu notei que ha um tempo melejo as tampas do reservatorio, conferi aperto e fiz uma sangria e mesmo assim a unica coisa que resolveu foi que o manete fico um pouco mais alto (padrao normal), pelo melejo ali tinha entrada pouco de ar.

Mesmo assim nao mudo, freio e muito mais fraco que o dele e to pensando e um UP.

Gostei muito dos Bengal HELIX 7B (oleo DOT) que inclusive minha unica referencia de quem o usa e o Edu Capivara (nao o conheco) mas acompanho o mesmo.

Ele diz ser bem funcional.

Entao assim, nao concordando com ele nem nada, mas achei o kit no ML tudo certinho por 370,00 + frete gratis, gostaria de saber se vale a compra?!

Outra opcao e comprar do "ali" da vida os Deore M6000 que tem no ML na casa de 550/600 reais se achar bem achado ou de fato trazer de la... mas nao tenho condicoes de pagar tudo isso nesse freio, nao agora.

Em contra partida, sinto que agora o meu freio tambem ta uma caca e com isso nao se brinca.

Alguem tem ou ja usou, ou recomenda os Bengal? (ate entao bengal eu tenho numa viking minha porem mecanicos, sao magnificos) mas os hidraulicos e DOT nao tenho nocao.


Olhou se ele melejo não contaminou as pastilhas? B01S devem ser bem claras, se estiverem um pouco escuras, limpe com álcool isopropílico e queime elas na boca do fogão aos poucos até parar de sair fumaça preta...

Eu tive problema com isso nos meus M7000... na hora da sangria ficou ar na pinça, resolvi refazendo a sangria e fazendo voltar um pouco de óleo pela pinça... observará diferença de solidez no contato ao pressionar a manete entre freios iguais (se houver, é ar ou vazamento no sistema, se não houver, pode ser contaminação na pastilha).
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2019 as 09:29
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Freio DOT , esqueça, é andar pra trás, ruim de dar manutenção, o oleo dot come tudo por dentro do freio.

Seu freio está mais fraco devido a estar escapando pressão na frenagem, veja se não empenou a tampa na hora de fechar, pode ser sujeira residual no embolo  tanto na pastilha , como no embolo do manete, vale conferir... uso shimano e não posso opinar por outras marcas...

Entao, limpei tudo, quando montei a tampa, fico alinhado e ok, nao vaza mais. O embolo eu meio que "os removi parcialmente" lubrifiquei e limpei com desengraxante, ele nao esta travado... tudo em si ta certo, so que a forca de frenagem baixíssima.

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Eu usava o M365 e já era razoável, só troquei pelo m8020 4 pistões para ter uma garantia de um freio melhor para meus 112 kg. Inclusive meus antigos freios estão rodando com um amigo meu, que colocou discos de 180 mm e pastilhas novas, como ele tem quase 50 kg a menos que eu, tá freiando bem para ele!

creio que que seja só uma revisão boa nesses teus freios. Verificar vitrificação nos discos (aconteceu comigo), usar pastilhas boas e manter óleo mineral em dia!

Entao, o conjunto ta revisado, usando discos e pastilhas novas, tudo amaciado certinho. Disco nao esta vitrificado, esta com coloracao normal... so ta estranho a fraqueza.

Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:


Olhou se ele melejo não contaminou as pastilhas? B01S devem ser bem claras, se estiverem um pouco escuras, limpe com álcool isopropílico e queime elas na boca do fogão aos poucos até parar de sair fumaça preta...

Eu tive problema com isso nos meus M7000... na hora da sangria ficou ar na pinça, resolvi refazendo a sangria e fazendo voltar um pouco de óleo pela pinça... observará diferença de solidez no contato ao pressionar a manete entre freios iguais (se houver, é ar ou vazamento no sistema, se não houver, pode ser contaminação na pastilha).

Nada contaminado, tomo muito cuidado com isto. Nao e este o problema. Vou fazer novamente outra sangria sabado... e ver se melhora.
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2019 as 11:28
Algo não está certo com esse seu freio, sou pesado (107kg), faço uso diário com a bicicleta e só esse ano já passei fácil dos 5000km rodados usando freios M445 com pinças M447. Única coisa que fiz desde que instalei os freios foi trocar as pastilhas periodicamente e, esse ano, troquei meu disco dianteiro (160) que já estava parecendo uma folha de sulfite. Ps: Nunca fiz sangria, talvez faça esse final de ano só por manutenção preventiva mas até o momento simplesmente não preciso.

Outra coisa, apesar do fluído DOT ser superior a óleo mineral ninguém ainda teve a decência de desenvolver um sistema que funcione satisfatoriamente com ele nas bicicletas, sempre come retentor etc (ao passo que misticamente motos usam o mesmo fluído e funciona normalmente sem ficar vazando pelos êmbolos que obviamente são muito maiores que os de uma pinça de bicicleta)


Editado por Kamikaze_Zero - 26 Nov 2019 as 11:29
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2019 as 14:37
Meu medo com Oleo DOT e isso... vejo mto isso nas bikes.
A ideia e manter ele sempre em dia. Tenhos as ferramentas certinhas aqui.

Nao irei sobrecarregar o freio.


Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2019 as 15:00
Galera, seguinte, sei que fui meio rapido... mas de fato estou precisando.
Conversei aqui num grupo da cidade de DH, 2 amigos disseram para ir de boa.

Um deles tem esse inclusive (dourado) mas o Helix 7B... ta usando ha 1 ano e ta normal, freia bem (melhor que os de entrada shimano) e vale o preco. e o outro tem um Sram Avid Elixir 5, disse que e bom tambem, e ha pouco um amigo trouxe a dele com o X0 da sram/avid... (este dois ex. da sram eu sei que sao longes de se comparar com o helix, mas em relacao ao oleo dot) disseram que nunca tiveram problema tambem, e teste o freio desse ultimo, e bom, a sensacao a outra em relacao ao meu shimano, mas creio que seja pelo modelo.

Mas enfim, o rapaz que usa o Bengal aqui disse que vale a pena pelo valor.

Entao vou arriscar.

Assim que chegar, posto fotos aqui e digo quais foram minhas primeiras impressoes.
Outra coisa tambem, paguei 359,00 e ja vendi os discos por 60, (para meu primo) kkk ou seja, ja saiu mais em conta o freio.

Assim que montar, ja vendo meus 445 e isso ira facilitar minha vida tambem.

Vamos ver se essa marca funciona mesmo.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2019 as 17:17
Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

Algo não está certo com esse seu freio, sou pesado (107kg), faço uso diário com a bicicleta e só esse ano já passei fácil dos 5000km rodados usando freios M445 com pinças M447. Única coisa que fiz desde que instalei os freios foi trocar as pastilhas periodicamente e, esse ano, troquei meu disco dianteiro (160) que já estava parecendo uma folha de sulfite. Ps: Nunca fiz sangria, talvez faça esse final de ano só por manutenção preventiva mas até o momento simplesmente não preciso.

Outra coisa, apesar do fluído DOT ser superior a óleo mineral ninguém ainda teve a decência de desenvolver um sistema que funcione satisfatoriamente com ele nas bicicletas, sempre come retentor etc (ao passo que misticamente motos usam o mesmo fluído e funciona normalmente sem ficar vazando pelos êmbolos que obviamente são muito maiores que os de uma pinça de bicicleta)

Misticamente motos, carros, ônibus, vans, trator e todos outros veículos disponíveis na face da terra, somente no mundo das bikes não presta óleo DOT em freio LOLLOLLOLLOL
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2019 as 08:52
Pois é, o que mais ouvi foi isso e em minhas pesquisas e justamente isso. kkkkkk
Acho que antes mesmo de chegar o freio, vou atras de comprar todas as borrachas nitrilicas para reparar ele ja em caso de vazamento, rsrsrsrs

Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2019 as 09:06
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Pois é, o que mais ouvi foi isso e em minhas pesquisas e justamente isso. kkkkkk
Acho que antes mesmo de chegar o freio, vou atras de comprar todas as borrachas nitrilicas para reparar ele ja em caso de vazamento, rsrsrsrs


Relaxe, nada disso vai acontecer

Fluído DOT (pela precisão das informações ele não é um óleo, é um álcool) só corroí se vc colocar ele em um freio para óleo mineral. Em sistemas projetados pra ele não tem problema, vai na fé. Tenho o Level Ultimate ha 2 anos, amigo tem o level TL ha 3 anos, sem problema nenhum de funcionamento.

Mas....nunca use o 5.0 viu? sempre ou o 4.0 ou de preferencia o 5.1
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2019 as 09:24
Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Pois é, o que mais ouvi foi isso e em minhas pesquisas e justamente isso. kkkkkk
Acho que antes mesmo de chegar o freio, vou atras de comprar todas as borrachas nitrilicas para reparar ele ja em caso de vazamento, rsrsrsrs


Relaxe, nada disso vai acontecer

Fluído DOT (pela precisão das informações ele não é um óleo, é um álcool) só corroí se vc colocar ele em um freio para óleo mineral. Em sistemas projetados pra ele não tem problema, vai na fé. Tenho o Level Ultimate ha 2 anos, amigo tem o level TL ha 3 anos, sem problema nenhum de funcionamento.

Mas....nunca use o 5.0 viu? sempre ou o 4.0 ou de preferencia o 5.1

Sendo o DOT 5 a base de silicone, e sendo o silicone um material inerte (se não fosse não seria usado em próteses mamárias), pq não poderia usar DOT 5 em sistemas de freio de bikes? Sempre achei estranho essa incompatibilidade do DOT 5... Silicone atacar as borrachas... Ora bolas!!

Em tempo: Carros de coleção normalmente se opta pelo DOT 5, por não absorver umidade... Sem prejuízo as "borrachas"


Editado por gm1987 - 28 Nov 2019 as 09:27
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2019 as 09:38
Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Fluído DOT (pela precisão das informações ele não é um óleo, é um álcool) só corroí se vc colocar ele em um freio para óleo mineral. Em sistemas projetados pra ele não tem problema, vai na fé. Mas....nunca use o 5.0 viu? sempre ou o 4.0 ou de preferencia o 5.1

Bom saber, valeu!
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2019 as 09:40
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Sendo o DOT 5 a base de silicone, e sendo o silicone um material inerte (se não fosse não seria usado em próteses mamárias), pq não poderia usar DOT 5 em sistemas de freio de bikes? Sempre achei estranho essa incompatibilidade do DOT 5... Silicone atacar as borrachas... Ora bolas!!

Em tempo: Carros de coleção normalmente se opta pelo DOT 5, por não absorver umidade... Sem prejuízo as "borrachas"

Creio que o oleo ideal e bem complexo, terei de pesquisar sobre!!!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2019 as 10:19
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Sendo o DOT 5 a base de silicone, e sendo o silicone um material inerte (se não fosse não seria usado em próteses mamárias), pq não poderia usar DOT 5 em sistemas de freio de bikes? Sempre achei estranho essa incompatibilidade do DOT 5... Silicone atacar as borrachas... Ora bolas!!

Em tempo: Carros de coleção normalmente se opta pelo DOT 5, por não absorver umidade... Sem prejuízo as "borrachas"

Creio que o oleo ideal e bem complexo, terei de pesquisar sobre!!!

Então, o ideal é sempre o que o fabricante recomenda, pois este é garantia de não ter problemas... Mas não vejo os óleos de freio DOT como bichos papões, como muitos pintam...

Tenho freio AVID, é um ótimo freio... DOT 5.1, nada demais... Trabalhei muitos anos com manutenção automotiva, e o maior problema do óleo DOT é a falta de manutenção... Tem que trocar a cada 6 meses mesmo, se não ele começa a ficar ácido, aí corrói mesmo.
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2019 as 10:42
Entao, basta eu manter a troca do oleo dele (dot4) semestralmente? Usar o que? Varga, Motul...?
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2019 as 14:30
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Pois é, o que mais ouvi foi isso e em minhas pesquisas e justamente isso. kkkkkk
Acho que antes mesmo de chegar o freio, vou atras de comprar todas as borrachas nitrilicas para reparar ele ja em caso de vazamento, rsrsrsrs


Relaxe, nada disso vai acontecer

Fluído DOT (pela precisão das informações ele não é um óleo, é um álcool) só corroí se vc colocar ele em um freio para óleo mineral. Em sistemas projetados pra ele não tem problema, vai na fé. Tenho o Level Ultimate ha 2 anos, amigo tem o level TL ha 3 anos, sem problema nenhum de funcionamento.

Mas....nunca use o 5.0 viu? sempre ou o 4.0 ou de preferencia o 5.1

Sendo o DOT 5 a base de silicone, e sendo o silicone um material inerte (se não fosse não seria usado em próteses mamárias), pq não poderia usar DOT 5 em sistemas de freio de bikes? Sempre achei estranho essa incompatibilidade do DOT 5... Silicone atacar as borrachas... Ora bolas!!

Em tempo: Carros de coleção normalmente se opta pelo DOT 5, por não absorver umidade... Sem prejuízo as "borrachas"

Honestamente, o porque de não usar o 5.0 no lugar do 5.1 eu não sei, só sei que desde sempre nos carros tem esse aviso de não colocar (inclusive nos manuais de vários carros isso vem explicito)

Tem uma literatura aqui, mas ele também não explica muito bem o porque

Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2019 as 14:36
Direto do manual da SRAM, olha só o que vem na primeira linha em negrito:

Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2019 as 16:37
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Entao, basta eu manter a troca do oleo dele (dot4) semestralmente? Usar o que? Varga, Motul...?

Mantenha a troca regularmente, seu freio agradece. Motul é uma marca de confiança, mas só vejo embalagens de 500ml deles, acaba sendo desperdício. Pois depois que abre o lacre, ele começa a absorver umidade na embalagem. Eles recomendam usar no máximo 6 meses após aberto.

O mobil tem embalagens menores, de 200ml... Varga tb é uma boa marca, mas também não encontro embalagens pequenas.
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2019 as 07:57
Entendi, nos carros (meu carro, eu mesmo faco a sangria e uso DOT4, antes estava DOT3... penso em por 5.1 agora fim do ano), mas pelo que entendi na bike se fala para usar o 4, nao pode nem usara o 5.1, e isto?

De qualquer modo farei a compra do menor frasco do Oleo DOT 4, assim evito problemas.

Obrigado pelo feedback.

O freio chega pra mim por volta da terca feira, assim que chegar posto fotos e as primeiras impressoes.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2019 as 08:14
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Entendi, nos carros (meu carro, eu mesmo faco a sangria e uso DOT4, antes estava DOT3... penso em por 5.1 agora fim do ano), mas pelo que entendi na bike se fala para usar o 4, nao pode nem usara o 5.1, e isto?

De qualquer modo farei a compra do menor frasco do Oleo DOT 4, assim evito problemas.

Obrigado pelo feedback.

O freio chega pra mim por volta da terca feira, assim que chegar posto fotos e as primeiras impressoes.


O 5.1 pode camarada.
O que não pode é o 5. Só ler ali em cima...
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2019 as 08:56
Sim, o mineral ou 5 nao pode, apenas o 5.1 ou 4, mas nao e pro sistema da sram? Vai saber se nesses bengal da, rsrsrs por isso disse.

Agora se der, creio que o 5.1 seje mais eficiente.
Voltar ao Topo
MarcioRodrigues Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mai 2019
Jacutinga MG
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcioRodrigues Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2019 as 09:18
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Sim, o mineral ou 5 nao pode, apenas o 5.1 ou 4, mas nao e pro sistema da sram? Vai saber se nesses bengal da, rsrsrs por isso disse.

Agora se der, creio que o 5.1 seje mais eficiente.

Uso Óleo 5.1 nos Elixir CR carbom, troco o óleo 1 vez ao Ano, todo Óleo DOT com tempo perde Eficiência
uso esses freio em uma FULL a mais de 5 anos, nunca me deixaram na mão, nunca perdeu a eficiência, modula Muito, Freiam muito, e esse modelo tem a regulagem de distancia das pastilhas, melhor que os XTR que uso no Hard-Taill, isso posso falar de uso Próprio,   Meus XTR estão Ótimos, agora com Disco e Pastilhas ICETECH,(porque antes só dor de cabeça) mais o Preço de um jogo de pastilha ICETECH dele eu Compro 4 Jogos de Pastilha do Elixir.

Aos Poucos estou migrando todas minhas Bikes para SRAM, sei que e polemico o assunto, mais não quero mais Shimano, (opinião Pessoal)
IBIS MOJO HD-R 27.5
KHS Alite 2000 26
Cake DLX5 27.5
Caloi Elite 29
Speed |KHS
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2019 as 12:07
Muito bom saber!!!
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2019 as 08:49
Galera, freio chegou.
Montei ok.

Agora amaciar e testar, por azar (digamos que nao, porque estava em falta) comeco a chover, logo demoro para postar como esta se comportando... ontem andei cerca de +/- 5km de boa, so amaciando.

Ele tem um funcionamento bem preciso, mesmo fraco.
Creio que ira dar certo.


Voltar ao Topo
MarcioRodrigues Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mai 2019
Jacutinga MG
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcioRodrigues Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2019 as 17:37
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Galera, freio chegou.
Montei ok.

Agora amaciar e testar, por azar (digamos que nao, porque estava em falta) comeco a chover, logo demoro para postar como esta se comportando... ontem andei cerca de +/- 5km de boa, so amaciando.

Ele tem um funcionamento bem preciso, mesmo fraco.
Creio que ira dar certo.



Esse FRACO, pode ser as pastilhas se assentando ao Rotor, ou ar no sistema, ´porque esse freio e muito bom e forte
IBIS MOJO HD-R 27.5
KHS Alite 2000 26
Cake DLX5 27.5
Caloi Elite 29
Speed |KHS
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2019 as 07:41
Sim, me expressei mal.
com "fraco" quis dizer que ainda nem amaciou e ainda sim ja e preciso, hoje ja deu 20km, porem so casa e trabalho...

Ja e outro freio, muito mais forte mas sinto que ainda falta amaciar mais.

Bora testar.
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2019 as 09:07
Bom dia!!!

O freio e bom, tive um pequeno vazamento na tampa, prontamente eu apertei o torx ali e limpei com alcool! Parou o vazamento, avisei o vendedor e ele prontamente trocou o par.

Isso nao demoro nem 5 dias uteis (ele me enviou, eu montei o "novo" e mandei entao o "usado")

O freio ja rodo mais 20km apenas (muita chuva e agora vou viajar) mas fiz uns pedais legais pela cidade e o que posso dizer, o freio e forte sem sequer esta amaciado de verdade ainda.

Vamos testar mais (uns 100km) e volto a dar o feedback!
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2020 as 09:05
Bom dia!

E vamos aos fatos:

  • Freio forte
  • Boa modulação
  • Muito preciso
  • Muito macio

Em resumo, gostei do freio!

Um detalhe que me chamou a atenção foi que a pastilha alem da mola, tem um ima no embolo que ajuda a ela ir e vir mais fácil sem ficar se mexendo muito, isso e bacana no funcionamento em si e na hora de regular!


Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2020 as 10:56
Sobre o fluído do freio, talvez o DOT 5 não possa ser usado pela densidade dela, a densidade do fluído influencia muito

Sempre ouvi falar que os freios da shimano são fracos, que bengal e avid são melhores, em questão de performance na frenagem, estava pensando em um futuro próximo adquirir um, pra substituir o meu mecânico

pode dizer onde comprou, preço, etc?

Obrigado
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2020 as 11:30
Entao, particularmente nao gosto dos de entrada da Shimano, sao para uso normal, o duro que se usa em bikes de alto nivel e ate na competicao.

Queria mesmo por os deore m6000, sao perfeitos, lindos e muito forte.
Entretanto o valor ta tenso.

O meu eu comprei com o Leonardo de Indaiatuba, paguei 360 pelo ML!

E pelo preco, vale a pena.

Porem, se garimpar hoje, tem uns caras vendendo o MT500 (primo do M6000) porem non series por 450 (sem discos)

Estes Bengal vieram com tudo, adaptadores e discos... entao vale a pena!
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2020 as 01:16
Beleza vou ver aqui o que faço, muito obrigado pela resposta
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2020 as 12:24
Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

Beleza vou ver aqui o que faço, muito obrigado pela resposta

Show demais!!! 
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2020 as 13:56
Só fazendo uma pergunta besta, tb estou pensando em botar freios Bengal 7B na minha bike, aí vem a pergunta: dá pra usar óleo mineral nesses freios ao invés do DOT que vem neles (pensando na durabilidade)? Sei que não pode botar DOT em freios que usam óleo mineral; e o contrário? 
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2020 as 17:13
Nao sei dizer tambem nao, a impressao que da que ele impregna o DOT, se der pra limpar... talvez daria.

Mas e uma coisa interessante, se desse seria perfeito manter eles!
Voltar ao Topo
RobertS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mai 2020
pernambuco
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobertS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2020 as 22:57
Qual o comprimento do cabo e o tamanho da tua bike? O que me deixa com um pé atrás na hora da compra é o comprimento da mangueira, vou comprar o rava cave tam19 e não sei se vai chegar, um ponto positivo é que o quadro possui cabeamento externo no tubo superior, o que diminui significativamente o tamanho das mangueiras e cabos!
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2020 as 12:36
Depois preciso medir, mas ficou 100% ainda daria pra cortar uns 5cm
Quadro Fusion, rockymoutanin 2013/14 sendo tamanho 18,5''
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X