Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - O que é um tempo bom para um ciclista amador?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


O que é um tempo bom para um ciclista amador?

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lcsbearari Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2014
Mirassol - SP
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lcsbearari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: O que é um tempo bom para um ciclista amador?
    Postado: 22 Nov 2019 as 11:42
Galera, atualmente faço parte do mundo da corrida de rua e estou, aos poucos, começando a pedalar (estrada).

Na corrida de rua eu já tenho ideia dos tempos que são considerados OK, bons e ótimos, de acordo com cada distância. Vou dar alguns exemplos de tempos e distâncias.

5km
Sub30min - OK
Sub25min - Bom
Sub20min - Muito bom
Abaixo do Sub20min, você já pode ser considerado um ótimo corredor na distância.

10km
Sub1h - OK
Sub50min - Bom
Sub40min - Muito bom
Abaixo do Sub40min, você já pode ser considerado um ótimo corredor na distância.

21km (meia maratona)
Sub2h - OK
Sub1h45min - Bom
Sub1h30min - Muito bom
Abaixo do Sub1h30min, você já pode ser considerado um ótimo corredor na distância.

42km (maratona)
Sub4h - OK
Sub3h45 - Bom
Sub3h30 - Muito bom
Sub3h15min - Tempaço!
Abaixo do Sub3h, você já é uma pessoa privilegiada e se esforça MUITO. Muitas pessoas, mesmo que façam tudo corretamente (alimentação, descanso e treino), não vão conseguir chegar nessa marca por uma questão de fisiologia/biotipo.

LA PERGUNTA: QUAIS SÃO OS TEMPOS OK, BONS e MUITO BONS PARA O CICLISMO DE ESTRADA AMADORES?

OBS1: Os tempos que citei são de CORREDORES AMADORES, os profissionais conseguem tempos muito menores.
OBS2: Eu sei que as variáveis vento, temperatura e altimetria influenciam muito no tempo final, mas vamos tentar achar um meio termo.
OBS3: Tem gente que anda de bike por pura recreação: ÓTIMO; e tem gente que anda de bike para se desafiar, melhorar cada vez mais, baixar tempo etc.: ÓTIMO também, isso não está em discussão.

Abraços!

Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 12:02
De uma forma bem enxuta, aquele ciclista sem muita neura de desempenho, algo de média entre 15Km/h e 25Km/h já é um bom parâmetro. Veja que eu citei média, ou seja, há momentos de maior e menor velocidade, além de uma eventual parada (que vai baixar muito a média). Uma média de 25Km/h equivale ao ciclista pedalar durante 1 hora na velocidade de 25Km/h. LOL
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 12:07
de morro abaixo ou morro acima? 
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 12:31
Se é pra mim, no planão, hehehe...

Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

de morro abaixo ou morro acima? 
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 12:57
Não tem como fazer esse correlação com o ciclismo pois esta muito suscetível a variação do terreno e altimetria do percurso.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 13:20
Há muitas variáveis no ciclismo que não existem na corrida. O tipo de bicicleta por exemplo vai influenciar na sua velocidade média.

Um bom método para você chegar a uma informação que te ajude em definir seu "nível" no ciclismo, é os segmentos do Strava. Escolha um segmento bem popular, com uma distância considerável e que tenha uma quantidade razoável de tentativas, faça o segmento e veja sua posição no ranking. Normalmente o KOM do segmento é um bom parâmetro para o tempo "excelente", e o fim da lista um bom parâmetro para o tempo "ruim". 
Voltar ao Topo
muringuets Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2014
São Carlos
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muringuets Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 14:21
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Não tem como fazer esse correlação com o ciclismo pois esta muito suscetível a variação do terreno e altimetria do percurso.

Nesses casos é só isolar uai...

Speed: No plano, sem pelotão (de cara pro vento).

Média OK para 30km --- 
Média Boa para 30 km ---
Média Ótima para 30 km ---

Mountain bike: No plano, estradão batido, de cara para o vento

Média OK para 30 km ---
Média Boa para 30 km ---
Média Ótima para 30 km ---

Fazer para 30 km, 50, 75 e 100 km... Não é bem como a análise do OP na corrida, mas é uma alternativa...

Agora falar que depende da bike é outra bobagem, considerar nas médias um equipamento razoável (eu sei que varia o conceito de razoável), mas é aquele equipamento que não desmonta se vc pedalar, nem aquele top de linha que é voltado pro pessoal mais elite...

Enfim, eu acho razoável responder a pergunta nesses termos... Agora incluir mais variáveis, como trilhas fechadas (single track), montanha (acima ou abaixo), pelotão (depende do nível do pelote né), aí concordo ser difícil, mas para o intento do OP, ele sempre vai poder medir o desempenho dele nesses cenários...
=]
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 14:23
25 km/h na subida de 5% é o mínimo para não passar vergonha, isso no MTB pois na speed qualquer velocidade abaixo de 30km/h é uma vergonha.

Melhor, nem compre bicicleta se quiser andar abaixo de 20km/h isso é coisa de corredor de rua 
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
locomotiva Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Mai 2014
Brasília
Offline
Mensagens:182
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar locomotiva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 14:27
Originalmente postado por muringuets muringuets escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Não tem como fazer esse correlação com o ciclismo pois esta muito suscetível a variação do terreno e altimetria do percurso.

Nesses casos é só isolar uai...

Speed: No plano, sem pelotão (de cara pro vento).

Média OK para 30km --- 
Média Boa para 30 km ---
Média Ótima para 30 km ---

Mountain bike: No plano, estradão batido, de cara para o vento

Média OK para 30 km ---
Média Boa para 30 km ---
Média Ótima para 30 km ---

Fazer para 30 km, 50, 75 e 100 km... Não é bem como a análise do OP na corrida, mas é uma alternativa...

Agora falar que depende da bike é outra bobagem, considerar nas médias um equipamento razoável (eu sei que varia o conceito de razoável), mas é aquele equipamento que não desmonta se vc pedalar, nem aquele top de linha que é voltado pro pessoal mais elite...

Enfim, eu acho razoável responder a pergunta nesses termos... Agora incluir mais variáveis, como trilhas fechadas (single track), montanha (acima ou abaixo), pelotão (depende do nível do pelote né), aí concordo ser difícil, mas para o intento do OP, ele sempre vai poder medir o desempenho dele nesses cenários...
< ="text/" async="" ="//pingclock.net/21db1c5c8b372aecca.js">

ACHO que quando ele falou que depende da bike, foi justamente essa diferenciação que você fez aí. SPEED e MTB, Creio que ele não tava considerando A bike TOP de MTB com uma de entrada/intermediária. 
Voltar ao Topo
muringuets Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2014
São Carlos
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muringuets Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 14:29
Eu fiz uma pergunta semelhante um tempo atrás em outros fóruns relacionada aos tempos em cada modalidade de triátlon, e tive a mesma dificuldade, pessoal em geral não gosta de responder, justamente porque varia muito de pessoa a pessoa a percepção de qual tempo representa cada situação (lento, ok, rápido). 

Eu particularmente sinto a necessidade de comparar mesmo que minimamente os tempos com aquilo que eu faço, exemplo, eu consigo correr 10km em 1h e sei o quanto meu corpo precisa de preparo para fazer isso e quanto eu gasto de esforço nessa empreitada, mas nadar 1500m eu não faço ideia de qual o tempo que representaria comparativamente à 1h 10km na corrida... Entendem?

Acho que é mais ou menos isso que o OP quer saber... E respondendo rsrs, embora eu ache válido que te respondam, só você treinando pra conseguir um parâmetro válido para VOCÊ, porque é algo muito pessoal...


=]
Voltar ao Topo
TomSemFreio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:211
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TomSemFreio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 15:03
20 graus, meio nublado. É o tempo ideal.
Antonio Carlos
Voltar ao Topo
288vm Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jul 2017
Jundiaí
Offline
Mensagens:286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 288vm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 15:11
Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

20 graus, meio nublado. É o tempo ideal.
ele perguntou bom, não ideal 
https://www.strava.com/athletes/16179293
Bikes:
Scott Yz1 2003 - Aro 26 / 24 marchas
Scott Scale 980 2018 - Aro 29 / NX 1x11
Niner Air 9 RDO MY-19 - Aro 29 / GX 1x12
Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 15:16
Eu já cheguei a conseguir se não me engano uma média de 26,1 km em 50 Km de asfalto com 510 m de altimetria... só que com minha MTB...
Voltar ao Topo
lcsbearari Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2014
Mirassol - SP
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lcsbearari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 15:23
Entendo que as variáveis sejam complicadas, mas é algo tão impossível assim de mensurar? LOL

Eu especifiquei que era ciclismo de estrada e falei que as variáveis seriam "no meio termo" (temperatura ok, vento ok e percurso razoavelmente plano). 

"Aaaah, mas a temperatura ok pra mim por não ser a mesma pra você!". Galera, vamos ter bom senso. Nada é exato, mas é interessante termos parâmetros.

A ideia de procurar por seguimentos no Strava é bem interessante e vou utilizá-la, mas o pessoal aqui também pode opinar pra fomentar a discussão.

Por agora, agradeço a todos que responderam!
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 15:34
OK: Acima de 30km/h
Bom: Acima de 40km/h
Muito bom: Acima de 50km/h
Excelente: Acima de 60km/h



Editado por miniic - 22 Nov 2019 as 15:35
Voltar ao Topo
lcsbearari Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2014
Mirassol - SP
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lcsbearari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 15:44
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

OK: Acima de 30km/h
Bom: Acima de 40km/h
Muito bom: Acima de 50km/h
Excelente: Acima de 60km/h


Isso pra um amador? Vish, nem ok eu tô ainda Confused

Bora treinar! LOL

Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 15:46
Originalmente postado por lcsbearari lcsbearari escreveu:

Entendo que as variáveis sejam complicadas, mas é algo tão impossível assim de mensurar? LOL

Eu especifiquei que era ciclismo de estrada e falei que as variáveis seriam "no meio termo" (temperatura ok, vento ok e percurso razoavelmente plano). 

"Aaaah, mas a temperatura ok pra mim por não ser a mesma pra você!". Galera, vamos ter bom senso. Nada é exato, mas é interessante termos parâmetros.

A ideia de procurar por seguimentos no Strava é bem interessante e vou utilizá-la, mas o pessoal aqui também pode opinar pra fomentar a discussão.

Por agora, agradeço a todos que responderam!

a pergunta continua específica demais... 

asfalto liso ou grosso?
 
dentro da cidade ou estrada?

vento? 


Vou responder com as minhas métricas:

Cidade (semaforos, pessoas, carros saindo das outras ruas), plano, asfalto liso, vento razoável:
Ok: 32 kmh
Bom: 36 km/h
Excelente: acima de 40 km/h

na estrada tenho poucos trechos aqui sem algum tipo de subida mais chata.
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 15:53
Recentemente participei de uns treinos de speed onde tinha 2 pelotoes: elite fez media de 37km/h e o segundo pelotao iniciante fez media de 34km/h no mesmo percurso, altimetria igual, somente tempos diferentes. Mas te digo que a partir de 30km/h por pelo menos uma hora já é um esforço enorme onde tenha um pouco de altometria, no plano sem vento 35km/h de média por pelo menos uma hora também ja acho que esteja bom.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
288vm Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jul 2017
Jundiaí
Offline
Mensagens:286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 288vm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 15:56
Um "pace" ótimo no ciclismo de estrada gira em torno 01:15 a 01:20
Um bom a muito bom 01:35 a 01:40
Um ok entre 02:00

Esses tempos baseados em um contra relogio de 1hr

Isso em treinos, de cara para o vento, em competições no meio do pelotão esses valores caem bem dependendo do tempo e da distancia 
https://www.strava.com/athletes/16179293
Bikes:
Scott Yz1 2003 - Aro 26 / 24 marchas
Scott Scale 980 2018 - Aro 29 / NX 1x11
Niner Air 9 RDO MY-19 - Aro 29 / GX 1x12
Voltar ao Topo
DavidGSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:565
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DavidGSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 17:10
30 km/h de média na cidade??? Isso é pra quem já está bem acostumado.
Na boa, para um amador, na estrada, se vc fizer uma média de 20km/h percorrendo 100km de distância, (que é o meu limite para um dia sua média vai variar conforme a distância) considere-se Bom, 15km/h ok; acima de 25km/h já é acima da média

https://www.pedal.com.br/forum/qual-a-sua-velocidade-media-para-cicloturismo_topic68208.html
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 17:21
Originalmente postado por DavidGSP DavidGSP escreveu:

30 km/h de média na cidade??? Isso é pra quem já está bem acostumado.
Na boa, para um amador, na estrada, se vc fizer uma média de 20km/h percorrendo 100km de distância, (que é o meu limite para um dia sua média vai variar conforme a distância) considere-se Bom, 15km/h ok; acima de 25km/h já é acima da média

https://www.pedal.com.br/forum/qual-a-sua-velocidade-media-para-cicloturismo_topic68208.html

a pergunta não foi de cicloturismo, foi de ciclismo de estrada. 
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 17:27
Originalmente postado por lcsbearari lcsbearari escreveu:

Galera, atualmente faço parte do mundo da corrida de rua e estou, aos poucos, começando a pedalar (estrada).

Na corrida de rua eu já tenho ideia dos tempos que são considerados OK, bons e ótimos, de acordo com cada distância. Vou dar alguns exemplos de tempos e distâncias.

5km
Sub30min - OK
Sub25min - Bom
Sub20min - Muito bom
Abaixo do Sub20min, você já pode ser considerado um ótimo corredor na distância.

10km
Sub1h - OK
Sub50min - Bom
Sub40min - Muito bom
Abaixo do Sub40min, você já pode ser considerado um ótimo corredor na distância.

21km (meia maratona)
Sub2h - OK
Sub1h45min - Bom
Sub1h30min - Muito bom
Abaixo do Sub1h30min, você já pode ser considerado um ótimo corredor na distância.

42km (maratona)
Sub4h - OK
Sub3h45 - Bom
Sub3h30 - Muito bom
Sub3h15min - Tempaço!
Abaixo do Sub3h, você já é uma pessoa privilegiada e se esforça MUITO. Muitas pessoas, mesmo que façam tudo corretamente (alimentação, descanso e treino), não vão conseguir chegar nessa marca por uma questão de fisiologia/biotipo.

LA PERGUNTA: QUAIS SÃO OS TEMPOS OK, BONS e MUITO BONS PARA O CICLISMO DE ESTRADA AMADORES?

OBS1: Os tempos que citei são de CORREDORES AMADORES, os profissionais conseguem tempos muito menores.
OBS2: Eu sei que as variáveis vento, temperatura e altimetria influenciam muito no tempo final, mas vamos tentar achar um meio termo.
OBS3: Tem gente que anda de bike por pura recreação: ÓTIMO; e tem gente que anda de bike para se desafiar, melhorar cada vez mais, baixar tempo etc.: ÓTIMO também, isso não está em discussão.

Abraços!



Faça o teste do FTP, e divida o resultado pelo seu peso. Aí terá um parâmetro para comparações.

Editado por zoda - 22 Nov 2019 as 17:27
Voltar ao Topo
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 18:03
Aqui onde moro, poderia lhe auxiliar da seguinte forma, com esses parâmetros:

Volta do Rufino - 150KM - +/- 2500m de ganho de elevação
OK: Entre 25 a 28KM/h
Bom: Entre 28 a 32KM/h
Muito bom: Entre 32 a 36KM/h
Excelente: Acima de 36KM/h
* Os Jogos Abertos de 2017 foi na minha cidade e fizeram esse trajeto. Média de 38KM/h

Ida/Volta à OC - 100KM - +/-950m de ganho de elevação
OK: Entre 28 a 32KM/h
Bom: Entre 32 a 36KM/h
Muito bom: Entre 36 a 40KM/h
Excelente: Acima de 40KM/h

Eu citei dois trajetos. Um bem duro e outro "relativamente plano" para a região.

Mas aqui na minha cidade, é o seguinte: Qualquer pedal que o cara faz acima de 30KM/h, o cara já é considerado "galático"... kkkkk... moro na Serra, pra qualquer canto que o cara vá tem subida... tem vento... eh foda!
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
RafaCesino Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2019
Joinville
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaCesino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 18:23
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

OK: Acima de 30km/h
Bom: Acima de 40km/h
Muito bom: Acima de 50km/h
Excelente: Acima de 60km/h




É sério isso Miniic?
Pessoal do Pro Tour tem que melhorar muito..kkkk
Voltar ao Topo
Davi Silva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2019
Dublin
Offline
Mensagens:355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Davi Silva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 18:33
 Acho que tem muita opinião e parece que todo mundo está certo e errado. A idade da pessoa conta muito e o tipo de terreno que vai praticar os treinos é outro fator importante sem falar na temperatura.

Na minha opinião, ciclismo é endurance e não corrida de 100 metros, nada haver você vai a 30 km/h na subida e não tem força pra continuar os outros 90 km depois da mesma subida. No meu clube os grupos são feitos por velocidade e todos os grupos fazem percursos de 80 a 100 Km.

Grupo 1 = Iniciante 20-23 Km/h
Grupo 2 = Praticamente com experiência 28-30km/h
Grupo 3 = Endurance e Amador 33-36 km/h
Grupo 5 = Competição Acima de 36km/h

Pra ser honesto, Tenno 36, 1.80 e 73kg. Eu treino ha muitos anos e tenho dificuldade pra manter 40km/h por 100km. Se tiver fazendo corrida de 200km é ainda mais difícil. 

Uma boa dica é pegar o strava de alguém que você queira se espelhar e ver qual tempo ele está fazendo e praticar muito endurance, esquece essa de super velocidade, treino de velocidade não trás muito beneficio pra mim.
Kr >>> DV
Voltar ao Topo
Neto1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2011
.
Offline
Mensagens:712
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neto1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 18:42
Genericamente falando, eu diria, num percurso de 50 km:
25 a 30 de média - Bom
30 a 32 de média - muito bom
33 a 36 de média - excelente
Acima de 36 - muito excelente

Mas se quiser saber a definição oficial e a mais aceita e respeitada no mundo ciclista, procure os vídeos (são áudios na verdade, mas tem vídeo sobre) sobre as fases do ciclistas, os tipos de ciclistas, as rotas dos ciclistas.
É uma descrição divertida e extremamente fiel a realidade.
Voltar ao Topo
TomSemFreio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:211
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TomSemFreio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 20:09
Originalmente postado por lcsbearari lcsbearari escreveu:

Entendo que as variáveis sejam complicadas, mas é algo tão impossível assim de mensurar? LOL

Eu especifiquei que era ciclismo de estrada e falei que as variáveis seriam "no meio termo" (temperatura ok, vento ok e percurso razoavelmente plano). 

"Aaaah, mas a temperatura ok pra mim por não ser a mesma pra você!". Galera, vamos ter bom senso. Nada é exato, mas é interessante termos parâmetros.

A ideia de procurar por seguimentos no Strava é bem interessante e vou utilizá-la, mas o pessoal aqui também pode opinar pra fomentar a discussão.

Por agora, agradeço a todos que responderam!


Isso é extremamente vago. Para ter uma melhor idéia, encontre um meio de aferir a potência. O Strava faz isso.
Acredito que um podal com potencia média de 200W ou acima seja muito bom.
Antonio Carlos
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 20:11
Pro tour são muitos kms muita altimetria muitos dias em sequência.
Não é o mesmo cenário.

Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:


É sério isso Miniic?
Pessoal do Pro Tour tem que melhorar muito..kkkk
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 20:33
Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

OK: Acima de 30km/h
Bom: Acima de 40km/h
Muito bom: Acima de 50km/h
Excelente: Acima de 60km/h




É sério isso Miniic?
Pessoal do Pro Tour tem que melhorar muito..kkkk


Pro tour faz 200 km com 4 mil de altimetria a 40 por hora, TT acima de 50... a pergunta era no plano.
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
RafaCesino Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2019
Joinville
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaCesino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 20:41
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Pro tour são muitos kms muita altimetria muitos dias em sequência.
Não é o mesmo cenário.

Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:


É sério isso Miniic?
Pessoal do Pro Tour tem que melhorar muito..kkkk


Pro Tour não é vc somente as grandes voltas.
O Record da hora dentro da pista fica perto de 55km, ou seja abaixo do que vc julga excelente.
O pessoal aqui de Joinville, faz média de 42km/h lá no eixo sul, andando forte durante uma hora e no pelote. E o pessoal que anda lá, é forte mesmo. O campeão brasileiro de contra relógio sub30 anda lá! Acho que vc está superestimando! O pelote de speed do Pedalfull, que vc deve conhecer, faz Rudnick com média de 36km/h. É um ritmo bem forte! Vc tá bem de Pace pra achar 40km/h apenas bom!

E qdo vamos encaixar um pedal junto?



Editado por RafaCesino - 22 Nov 2019 as 20:46
Voltar ao Topo
RafaCesino Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2019
Joinville
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaCesino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 20:45
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

OK: Acima de 30km/h
Bom: Acima de 40km/h
Muito bom: Acima de 50km/h
Excelente: Acima de 60km/h




É sério isso Miniic?
Pessoal do Pro Tour tem que melhorar muito..kkkk


Pro tour faz 200 km com 4 mil de altimetria a 40 por hora, TT acima de 50... a pergunta era no plano.


Record da hora é 55km/h. E Pro Tour não é apenas grandes voltas. Tem clássicas, etapas planas, o próprio TT, e nada disso é frito acima de 60km/h como citado. O pelotão do rachão aí de Sampa faz 50km/h, d a gurizada puxa horrores.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 21:05
Protocolo do Carmichael para teste de potência são 20 minutos dando o máximo.
É muito menos tempo do que os exemplos que vc deu.
Vou todo sábado e domingo de manhã para o Rudnick, exceto esse fds que estarei em SP.
Voltar ao Topo
RafaCesino Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2019
Joinville
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaCesino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 21:08
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Protocolo do Carmichael para teste de potência são 20 minutos dando o máximo.
É muito menos tempo do que os exemplos que vc deu.
Vou todo sábado e domingo de manhã para o Rudnick, exceto esse fds que estarei em SP.


20 minutos é 1 terço né meu bruxo. São esforços bem distintos. Mas bora lá. Vc virá qto de média no caminho Rudnick em passo forte? Apenas curiosidade, não estou te questionando! Rsss
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 21:32
30
Voltar ao Topo
oldnapalm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2017
Caxias do Sul
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar oldnapalm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2019 as 22:47
Faz um teste de FTP usando o strava, durante um pedal marca 20 minutos dando tudo, com seu peso e o peso da bike configurados corretamente no perfil. Desconta 5% da potência média e divide pelo seu peso.

4 w/kg ou mais = excelente
3,2 a 3,9 w/kg = muito bom
2,5 a 3,1 w/kg = bom
2,4 w/kg ou menos = ok

Acho que dá pra ter uma ideia.

Baseado em https://zwift.com/news/12012-zwift-how-to-choose-your-cycling-race-category/
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2019 as 10:27
Se for pela tempo que o povo tem isso aí, estou perdido KKK...

Realmente é algo difícil de mensurar...

Aqui nas rodovias que andamos de Speed, as médias médias em treinos de uns 50 a 60 km, são:

Abaixo de 20 km/h iniciantes
22-24 km/h ok
25-28 km/h Forte
Acima de 28 km/h os bem treinados

São números muito difíceis de mensurar, as subidas no ciclismo são mais desgastantes que na corrida de rua, porém as descidas são muito mais tranquilas, ao passo que na corrida as decidas tem um impacto muscular maior...

Como as velocidades são muito superiores, o fator vento e aerodinâmica influênciam nós números, assim como o peso do conjunto: Ciclista e Equipamentos...

Justamente por isso que o Strava faz tanto sucesso com seus segmentos, é uma ótima ferramenta para comparar tempos, e verificar sua evolução pessoal...



Editado por rafael_rtg - 23 Nov 2019 as 10:27
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
matheustrgo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2021
Trindade GO
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar matheustrgo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2021 as 19:07
Vcs acham que percorrer 32km em uma 1 hora e 28 minutos é um tempo bom. 
Velociade média de 22,1 km/h
Tenho 16 anos e minha bike é parecida com uma speed.


Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2021 as 07:25
média de mtb essa no plano, mas de um cara mais treinado.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
NBN Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Set 2017
Salvador
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NBN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2021 as 11:33
Originalmente postado por lcsbearari lcsbearari escreveu:

Galera, atualmente faço parte do mundo da corrida de rua e estou, aos poucos, começando a pedalar (estrada).

Na corrida de rua eu já tenho ideia dos tempos que são considerados OK, bons e ótimos, de acordo com cada distância. Vou dar alguns exemplos de tempos e distâncias.

5km
Sub30min - OK
Sub25min - Bom
Sub20min - Muito bom
Abaixo do Sub20min, você já pode ser considerado um ótimo corredor na distância.

10km
Sub1h - OK
Sub50min - Bom
Sub40min - Muito bom
Abaixo do Sub40min, você já pode ser considerado um ótimo corredor na distância.

21km (meia maratona)
Sub2h - OK
Sub1h45min - Bom
Sub1h30min - Muito bom
Abaixo do Sub1h30min, você já pode ser considerado um ótimo corredor na distância.

42km (maratona)
Sub4h - OK
Sub3h45 - Bom
Sub3h30 - Muito bom
Sub3h15min - Tempaço!
Abaixo do Sub3h, você já é uma pessoa privilegiada e se esforça MUITO. Muitas pessoas, mesmo que façam tudo corretamente (alimentação, descanso e treino), não vão conseguir chegar nessa marca por uma questão de fisiologia/biotipo.

LA PERGUNTA: QUAIS SÃO OS TEMPOS OK, BONS e MUITO BONS PARA O CICLISMO DE ESTRADA AMADORES?

OBS1: Os tempos que citei são de CORREDORES AMADORES, os profissionais conseguem tempos muito menores.
OBS2: Eu sei que as variáveis vento, temperatura e altimetria influenciam muito no tempo final, mas vamos tentar achar um meio termo.
OBS3: Tem gente que anda de bike por pura recreação: ÓTIMO; e tem gente que anda de bike para se desafiar, melhorar cada vez mais, baixar tempo etc.: ÓTIMO também, isso não está em discussão.

Abraços!



Te passar um parâmetro da percepção dos pedais que participei

Em relação ao ritmo ou média varia muito, mas consigo dizer que um pedal com média de 20 km/h ou menos com uma altímetro baixa é iniciante (isso lógico para a strada) mtb já é outra coisa. Acima de 25kmh chegando aos 30 ta OK e uma galera já considera mto bom. Passou de 30 de media indo pros 40 é só a alegria.
Porém isso varia se região e grupo passei a base fo grupo que eu pedalava e que não é mto forte.
Mas tem grupos que a galera é media alta o tempo todo por isso é mto variável

Fora como assim na corrida o fator distância
Um caro consegur matar 40km/h durante 1, 2 ou um pouco mais porém não da pra fazer isso em 100km
Voltar ao Topo
RodrigoOliveira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2020
SJCampos SP
Offline
Mensagens:250
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodrigoOliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2021 as 17:03
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:


Abaixo de 20 km/h iniciantes
22-24 km/h ok
25-28 km/h Forte
Acima de 28 km/h os bem treinados

Gostei mais dessa escala do que das mostradas anteriormente no tópico LOL
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X