Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dá p passar freio hidráulico dianteiro traseiro?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dá p passar freio hidráulico dianteiro traseiro?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Fabricio kamiji Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2019
Rolândia PR
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabricio kamiji Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dá p passar freio hidráulico dianteiro traseiro?
    Postado: 20 Nov 2019 as 23:06
Tenho um freio hidráulico dianteiro e quero passar para traseiro.
Há como? Se sim me explique!
Ficarei grandemente agradecido!
Obrigado
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2019 as 23:26
Originalmente postado por Fabricio kamiji Fabricio kamiji escreveu:

Tenho um freio hidráulico dianteiro e quero passar para traseiro.
Há como? Se sim me explique!
Ficarei grandemente agradecido!
Obrigado


Não tem como inverter a manete, precisa de uma manete direita pra fazer isso. A pinça é universal, e a mangueira dianteira será curta para o traseiro.

Resumindo: a pinça serve em qualquer lugar, a menete tem lado (direita e esquerda) e a mangueira tem tamanho, sendo a dianteira insuficiente para a traseira.

Dúvida: pq a necessidade? só tem freio hidráulico na dianteira?
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2019 as 10:04
alguns freios, como os sram level e guide, tem manetes simétricas, sendo possível usar em qualquer lado. Nesse caso ficaria somente o problema do comprimento da mangueira. 
Eles fazem isso pois facilita muito o fornecimento dos freios pra locais que costumam usar invertido, como no reino unido, australia, nova zelandia, etc. 

Já shimano tem manetes especificas direita ou esquerda, mas as pincas sao universais, como já muito bem explicado no post acima.

outro dia comprei um par de freios que veio montado invertido (traseiro na esquerda, dianteiro na direita), pois só encontrei a venda assim. Quando chegou simplesmente inverti as mangueiras e tudo certo.


Editado por TheLittle - 21 Nov 2019 as 10:05
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabricio kamiji Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2019
Rolândia PR
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabricio kamiji Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2019 as 17:13
Pq meu irmão tem um e tive essa dúvida.
Agradeço sua resposta
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2019 as 17:32
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Eles fazem isso pois facilita muito o fornecimento dos freios pra locais que costumam usar invertido, como no reino unido, australia, nova zelandia, etc. 



Cara, vi falar muito disso até em propagandas deles, mas acho tão simples inverter as mangueiras pra justificar (o desing das manetes simétricas é feio)
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedalchou Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2019 as 19:57
eu acredito que sim, primeiro vai precisar trocar a mangueira  depois fazer sangria e por fim instalar no  lado direito( mesmo sendo de ponta a cabeça acgredito não seja problema, mais questão estética.

agora voce pode usar os dois mante no  mesmo lado.( foi que eu fiz no meu dobravel)

Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2019 as 23:17
Originalmente postado por Pedalchou Pedalchou escreveu:

eu acredito que sim, primeiro vai precisar trocar a mangueira  depois fazer sangria e por fim instalar no  lado direito( mesmo sendo de ponta a cabeça acgredito não seja problema, mais questão estética.

agora voce pode usar os dois mante no  mesmo lado.( foi que eu fiz no meu dobravel)



Até onde sei, a manete hidráulica não pode ficar de ponta cabeça, pois o óleo vai tender a ir pro reservatório e o ar a ficar no pistão...

Me corrijam se estou errado.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2019 as 07:45
Se tem ar no sistema já está errado.
Voltar ao Topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedalchou Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2019 as 20:08
[QUOTE=ghd] Se tem ar no sistema já está errado. [/QUrOTE]

Verdade
Voltar ao Topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedalchou Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2019 as 20:11
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Originalmente postado por Pedalchou Pedalchou escreveu:

eu acredito que sim, primeiro vai precisar trocar a mangueira  depois fazer sangria e por fim instalar no  lado direito( mesmo sendo de ponta a cabeça acgredito não seja problema, mais questão estética.

agora voce pode usar os dois mante no  mesmo lado.( foi que eu fiz no meu dobravel)



Até onde sei, a manete hidráulica não pode ficar de ponta cabeça, pois o óleo vai tender a ir pro reservatório e o ar a ficar no pistão...

Me corrijam se estou errado.


Então, eu penso assim, se já está devidamente sangrado, e reservatório de óleo está bem fechado não tem como entrar o ar.

Não custa nada tentar...

Antes de pagar para trocar mangueira, inverter o manete para lado direito e faz teste para ver se interfere na freagem da roda dianteiro.

Boa sorte e abraço
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2019 as 20:58
Originalmente postado por Pedalchou Pedalchou escreveu:

Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Originalmente postado por Pedalchou Pedalchou escreveu:

eu acredito que sim, primeiro vai precisar trocar a mangueira  depois fazer sangria e por fim instalar no  lado direito( mesmo sendo de ponta a cabeça acgredito não seja problema, mais questão estética.

agora voce pode usar os dois mante no  mesmo lado.( foi que eu fiz no meu dobravel)



Até onde sei, a manete hidráulica não pode ficar de ponta cabeça, pois o óleo vai tender a ir pro reservatório e o ar a ficar no pistão...

Me corrijam se estou errado.


Então, eu penso assim, se já está devidamente sangrado, e reservatório de óleo está bem fechado não tem como entrar o ar.

Não custa nada tentar...

Antes de pagar para trocar mangueira, inverter o manete para lado direito e faz teste para ver se interfere na freagem da roda dianteiro.

Boa sorte e abraço

Na minha humilde opinião o manete/reservatório do freio, salvo o modelo que pode ser usado de qualquer lado, não foi dimensionado para ser usado de cabeça para baixo,  mas testa ai, tenho um amigo cirugião bucomaxilar, que ficará honrado em te atender, se der errado num momento que precisar realmente do freio... LOLLOLLOL
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2019 as 10:06
Originalmente postado por Fabricio kamiji Fabricio kamiji escreveu:

Pq meu irmão tem um e tive essa dúvida.
Agradeço sua resposta

Mas você tem a necessidade de inverter a manete de freio dianteira para usar na traseira?

Ou é somente uma dúvida mesmo? LOL

Abraços.
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2019 as 08:38
Pode usar sem problema invertido. Amigo meu não tem a mão direita e usa as duas manetes do lado esquerdo. Funciona sem problema algum. O dele é freio sram
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X