Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - bike fit - permite variações?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


bike fit - permite variações?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: bike fit - permite variações?
    Postado: 11 Nov 2019 as 15:38

Bike fit x prática.

Quando iniciei no ciclismo, há 4 anos, depois de alguns meses numa Caloi HTX, passei para uma Caloi Elite 2.4, 2012, aro 26, e aí resolvi fazer o bike fit. Este indicou um quadro 15,86 para MTB, como a Elite era quadro 16, o ajuste foi relativamente fácil. Pedalo nessa bike há 3 anos, sem desconforto ou dores pós-pedal, o que parece indicar o acerto do mesmo.

Entretanto, fiz recentemente uma viagem de bike-turismo, na qual pedalamos quase todos os dias, e me coube uma Trek Marlin, quadro 17,5, aro 29, com possibilidade de ajustar apenas a altura do selim. Nessa bike pedalei cerca de 20-25 km por 4 dias, na cidade, parques, subidas e descidas de montanha, em asfalto e cascalho.

Para minha surpresa, a adaptação à bike foi simplesmente ... perfeita, embora eu estranhasse o tamanho, para quem está acostumado com aro 26, uma 29 parece meio grandona, tipo sair de um sedan e pegar uma SUV... mas enfim, foram 4 dias de pedal, 20-25 km/dia, e não tive qualquer problema de desconforto ou dor pós-pedal.

E aí eu embatuquei:  não era para ter sentido desconforto, já que o quadro era maior do que o recomendado, e eu só pude ajustar o selim? Quer dizer que posso usar um quadro maior do que o recomendado? Foi apenas coincidência? Porque se de fato posso usar um quadro maior, isso melhora meu leque de escolhas, uma vez que nem todas as bikes estão disponíveis em tamanhos menores que 17.

E aí , quem pode opinar?
Voltar ao Topo
Rogersnn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rogersnn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2019 as 16:12
Pelo pouco que entendo, pode ser que mesmo o quadro sendo maior, as distancias do seu fit pra aro 26, estivessem bem próximas na 29, mesa menor, selim deslocado pra frente, além de que o preparo também ajuda. talvez se tivesse pedalado 40/50 km sentiria mais a diferença.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2019 as 16:20
Esse número (tamanho 15, 16, 19, 21,etc) se refere somente ao tamanho do tubo do selim.
Pode ser que as demais medidas importantes não tiveram variações significativas...
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2019 as 18:21

A Trek usa números confusos, o quadro dela de 17.5 polegadas é virtual e vale para todas as dimensões de uma mesma bike de outra marca EXCETO no tubo do selim que neste caso é 16.5 polegadas (419 mm):

https://www.trekbikes.com/br/pt_BR/bicicletas/mountain-bikes/mountain-bikes-para-cross-country/marlin/marlin-7/p/28789/?colorCode=red



Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2019 as 18:27

Tenho uma Trek Superfly e por acaso é tamanho 17.5"

Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2019 as 08:12
Edd, o tamanho do seat tube não importa muito (claro, desde que não seja muito pequeno ou muito grande), o mais importante pra definir sua posição na bike é o stack e o reach. Talvez a bike 29 que você andou tenha a conjugação desses dois próximas à da sua bike 26.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2019 as 08:54
Basicamente a bike 17 de marca X, não é o mesmo tamanho da marca Y, assim como tamanho M da marca A não é do mesmo tamanho da marca B... Não existe um padrão...

Há casos que consegue-se fazer o fit em mais de um tamanho diferente sim, com mudança na altura do selim, tamanho e altura da mesa, e posição do selim (avanço e recuo)...

O que não consegue são casos extremos... O cara precisa de um quadro 15, e quer ajustar uma bike 19.... 


Editado por rafael_rtg - 12 Nov 2019 as 08:57
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2019 as 09:02
Eu não conheço a história, mas por alguma razão foi condicionado no passado que o tamanho do quadro se dá pelo tamanho do seat tube, ou em mm (SPD) ou polegadas (MTB)

Contudo, é das medidas menos relevantes pro bike fit. Afinal, pra ajustar, basta subir/descer o canote

Comprimento do top tube já é mais complicado, pois precisa modificar (trocar) o comprimento da mesa, o que tras outros efeitos colaterais

De fato, a melhor e mais precisa forma de comparar é com o Reach (relativo ao comprimento da bike) e o Stack (relativo a altura da bike) como já falaram. 
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2019 as 09:14
Tentando entender....  quer dizer que, se eu pretendo comprar uma bike nova, melhor me basear em stack e reach do que no tamanho do quadro, é isso?  Porque nem sempre dá para experimentar o modelo desejado, as vezes temos que confiar nos dados da geometria fornecidos pelo fabricante...
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2019 as 09:26
Originalmente postado por edd edd escreveu:

Tentando entender....  quer dizer que, se eu pretendo comprar uma bike nova, melhor me basear em stack e reach do que no tamanho do quadro, é isso?
Sim. Aí você precisa de um bike fit que te indique tamanhos ideais de stack e reach, coisa que os bike fit virtuais - pelo menos os que eu conheço - não fazem (ainda estão presos a uma metodologia antiga e ultrapassada).
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2019 as 09:39
Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Eu não conheço a história, mas por alguma razão foi condicionado no passado que o tamanho do quadro se dá pelo tamanho do seat tube, ou em mm (SPD) ou polegadas (MTB)
Isso vem da época em que os quadros de speed eram "quadrados" (o tamanho do top tube era igual ao do seat tube ou levemente maior). Então tinha uma equivalência entre seat tube e top tube. Mas desde a introdução dos quadros slooping, não existe mais essa equivalência. Começou a haver uma variação grande de marca pra marca. Aí a análise do tamanho do seat tube de forma isolada deixou de fazer sentido, mas muita gente continuou usando apenas ele como parâmetro.
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2019 as 09:43
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por edd edd escreveu:

Tentando entender....  quer dizer que, se eu pretendo comprar uma bike nova, melhor me basear em stack e reach do que no tamanho do quadro, é isso?
  
Sim. Aí você precisa de um bike fit que te indique tamanhos ideais de stack e reach, coisa que os bike fit virtuais - pelo menos os que eu conheço - não fazem (ainda estão presos a uma metodologia antiga e ultrapassada).

Começou a clarear... vou checar se o bike fit presencial que fiz tem esses dados. Valeu.
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2019 as 10:34
Estaria errado eu tomar os dados de stack e reach da Marlin 4 tamanho 17,5 como base, uma vez que me adaptei muito bem a essa bike? Pelo que eu vi meu fit não traz esses dados, só o tamanho do top tube.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2019 as 10:35
Pode ser mais complicado que isso, dependendo do bikefit ele não vai ter as informações de stack e reach, rs....

Você consegue essas informações se tiver os dados de geometria da sua bike...

Os bikefit virtuais, e ate alguns presenciais, são um bom ponto de partida para não errar muito no tamanho da bike... Mas sempre vale consultar alguém antes de comprar uma bike, pode ser ate uma conversa informal com quem fez seu ultimo bikefit, passar o modelo que você quer comprar, os dados da geometria dela, etc....

Qualquer bike ira precisar passar por ajustes apos a compra durante o o bikefit presencial, algumas menos e outras mais, visto que cada um tem suas particularidades corporais... 


Originalmente postado por edd edd escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por edd edd escreveu:

Tentando entender....  quer dizer que, se eu pretendo comprar uma bike nova, melhor me basear em stack e reach do que no tamanho do quadro, é isso?
  
Sim. Aí você precisa de um bike fit que te indique tamanhos ideais de stack e reach, coisa que os bike fit virtuais - pelo menos os que eu conheço - não fazem (ainda estão presos a uma metodologia antiga e ultrapassada).

Começou a clarear... vou checar se o bike fit presencial que fiz tem esses dados. Valeu.
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
jef Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2008
Paraná
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jef Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2019 as 10:48
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Eu não conheço a história, mas por alguma razão foi condicionado no passado que o tamanho do quadro se dá pelo tamanho do seat tube, ou em mm (SPD) ou polegadas (MTB)
Isso vem da época em que os quadros de speed eram "quadrados" (o tamanho do top tube era igual ao do seat tube ou levemente maior). Então tinha uma equivalência entre seat tube e top tube. Mas desde a introdução dos quadros slooping, não existe mais essa equivalência. Começou a haver uma variação grande de marca pra marca. Aí a análise do tamanho do seat tube de forma isolada deixou de fazer sentido, mas muita gente continuou usando apenas ele como parâmetro.

Esta variação existe mesmo.
No meu caso, usava uma Merida Big Nine Carbon tamanho 21.
Na troca de bike, optei por uma Mondraker Podium RR e o quadro certo foi o 19.
Devido justamente às diferenças de medidas de geometria de uma marca para a outra.
Este quadro "menor" da bike nova tinha exatamente a mesma medida de top tube + mesa que a Merida tamanho 21 tinha.
A Mondraker tem uma característica de bikes mais longas, inclusive eles chamam de Forward Geometry.
Então você precisa analisar estes detalhes, até porque são eles que vão determinar melhor se a geometria da bike atende ao seu estilo, sendo mais agressiva e mais "race" ou mais confortável, voltada ao endurance.
O Reach e Stack fazem toda a diferença.
Tem um vídeo no canal do Henrique - PraQuemPedala que ele explica legal estes detalhes.
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2019 as 11:08
Originalmente postado por edd edd escreveu:

Estaria errado eu tomar os dados de stack e reach da Marlin 4 tamanho 17,5 como base, uma vez que me adaptei muito bem a essa bike? Pelo que eu vi meu fit não traz esses dados, só o tamanho do top tube.
Pode (e deve) fazer isso. Se você se sentiu bem com ela, provavelmente são essas medidas que vão te atender melhor. O problema é que nem todos os fabricantes divulgam stack e reach, então se você não tiver esses dados do quadro ou da bike que você for comprar, seria interessante ver a bike de perto e medir in loco.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X