Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cultura Trail Builder - Iniciativas pelo Brasil
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cultura Trail Builder - Iniciativas pelo Brasil

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cultura Trail Builder - Iniciativas pelo Brasil
    Postado: 05 Nov 2019 as 09:18
Estou vendo nos últimos tempos a expansão da cultura de criar e manter trilhas aqui no Brasil.

Sim isso já é feito a muito tempo, alguns vão dizer "ah mas aqui na minha área eu faço isso a 30 anos".
Claro amigo, todos são gratos por estes gestos. As poucas pessoas que sempre se empenharam a abrir e manter redes de trilhas fazem toda a diferença, tanto pelo trabalho em si quanto pela inspiração para os outros.

Pois bem, ultimamente estas iniciativas estão sendo mais divulgadas e isso tem trazido mais adeptos tanto para o trabalho (mão na massa - cavar mesmo) quanto para contribuições, vaquinhas, mensalidades, etc.

Ainda são poucos, mas a diferença que estes estão fazendo já é muito grande.

Criei o tópico para divulgar estas iniciativas, para que todos conheçam, se inspirem e se espelhem nas iniciativas que estão dando certo.

Foi lançado recentemente o Soil Searching, com apoio da Specialized, e temos 2 representantes brasileiros lá, pra difundir essa cultura por aqui. Devemos ter mais eventos  "dig days" ao longo do tempo, fortalecendo a cultura e melhorando as trilhas.



Tem alguma iniciativa na sua região? Conhece alguma que está dando certo? Posta aí!
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2019 as 10:32
NUKEPROOF SCOUT29
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2019 as 10:49
Originalmente postado por s74 s74 escreveu:

Morro do Facão
Taquara - RS

https://www.instagram.com/morrodofacaotaquara/?hl=pt-br




show, seguindo
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
MatheusLPS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2011
Ouro Branco-MG
Offline
Mensagens:336
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MatheusLPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2019 as 17:12
Quais são os embaixadores no BR? Não encontrei na página.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2019 as 17:14
Originalmente postado por MatheusLPS MatheusLPS escreveu:

Quais são os embaixadores no BR? Não encontrei na página.

Caio Suzarte - Rio de Janeiro RJ
Eduardo Arruda - Floripa SC

https://medium.com/(a)iamspecialized/soil-searching-inspired-to-dig-f1e2864b8cc7

Editado por TheLittle - 05 Nov 2019 as 17:27
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2019 as 19:51
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por MatheusLPS MatheusLPS escreveu:

Quais são os embaixadores no BR? Não encontrei na página.

Caio Suzarte - Rio de Janeiro RJ
Eduardo Arruda - Floripa SC

https://medium.com/(a)iamspecialized/soil-searching-inspired-to-dig-f1e2864b8cc7


Não sei se o citado Eduardo Arruda é do CicloTrilhas. Fazem um trabalho fabuloso. Tenho uma casa na Lagoa, tem trilhas cuidadas por eles bem perto. São fantásticas. Deixo meu agradecimento ao trabalho deles aqui (já enviei um e-mail para eles perguntando com posso doar $ para o trabalho de manutenção das trilhas).
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2019 as 09:50
É ele mesmo zoda.

Como nem todo mundo tem tempo de ir cavar (ou mesmo prefere aproveitar esse pouco tempo livre que tem pedalando) existem associações, formais ou não, que arrecadam recursos e empregam estes na construção e manutenção de trilhas.

Aqui temos um grupo informal, arrecadamos através de links de pagamento recorrente no Mercado Pago (que é uma espécie de assinatura). Existem outras maneiras de fazer isso, mas por enquanto usamos essa e tem funcionado bem. As pessoas cadastram uma vez o cartão e escolhem qual valor doar mensalmente, e o MP debita esse valor. Assim não há necessidade de ficar fazendo vaquinhas toda hora. Há opção de doação única também pra quem não quiser se comprometer mensalmente.

Com isso vamos acumulando os valores e depois contratamos mão de obra para as manutenções, seja após chuvas ou mesmo pra consertar o estrago das motos (infelizmente por enquanto é assim). Ainda assim a galera do Enduro que gosta de saltos nas trilhas costuma fazer algumas intervenções por conta, sem utilizar o dinheiro da arrecadação, já que nem todo mundo gosta ou usa os saltos. Sempre deixamos linhas alternativas pra quem não vai saltar, nisso conseguimos conviver em harmonia com a galera do XC também.

Acho que um dos maiores e melhores exemplos de associação produtiva é a https://nsmba.ca/ que tem milhares de membros contribuintes e voluntários. Eles tem uma enorme rede de trilhas, e até pessoas que trabalham profissionalmente com construção e manutenção. Aliás o Canada no geral deve ser o país com mais associações e as que mais dão certo e mais fazem pela comunidade.

Como podem ver em https://nsmba.ca/trails/ eles utilizam o Trailforks como base para reportar os status das trilhas. Esse é outro costume que  tentamos incentivar por aqui (gerar reports). A adoção ainda é baixa, mas aos poucos as pessoas tem percebido o valor de usar o app. Com a rede de colaboradores que temos hoje adicionando trilhas lá, a perspectiva é aumentar a quantidade e melhorar a qualidade das trilhas mapeadas a curto prazo (já está acontecendo). E com maior uso, poder usar as bases de dados (ridelogs e reports) para saber onde e quando as trilhas precisam de cuidado. É a ferramenta ideal pra isso, tem tudo que precisa lá e mais.

O Strava hj é uma rede social que serve especialmente para exercitar as vaidades individuais e alguns usam também como ferramenta de treino. Mas ele como ferramenta de mapeamento de trilhas é terrível justamente por que qualquer um pode criar um segmento, e inevitavelmente acaba virando uma zona. 

Mas felizmente ele serve também para alimentar o trailforks, só precisa sincronizar UMA VEZ as contas pelo site do trailforks e ele vai fazer upload automaticamente de todas atividades de bike que fizer no Strava pra lá (exceto e-bike).



Editado por TheLittle - 06 Nov 2019 as 13:06
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2019 as 13:03
Trazendo pra cá o post do outro tópico, que me motivou a criar este.

Vi bastante gente trocando as bikes de XC por trail e enduro bikes recentemente, o que meu deixa bastante feliz. Algumas pessoas começando agora nas trilhas e já procurando bikes trail/enduro de cara ao invés do tradicional início com bikes de xc mais simples.
Na verdade a situação hoje da cidade "maravilhosa" do Rio de Janeiro é que ou você anda no asfalto ou na trilha. Tem pouquissimos estradões dentro da cidade. Nem todas as trilhas são acessíveis pra todos, a cidade é grande e fica longe pra muita gente, mas poderia dizer que somos privilegiados em quantidade e qualidade de trilhas, basta conhecer os lugares certos.

Vejo muitas pessoas reclamando que não tem trilhas nos lugares que moram, mas vejo poquíssimas pessoas colocando a mão na massa pra abrir e manter. Enquanto a cultura for essa, teremos sim poucas trilhas com pouca ou nenhuma manutenção.

Lá fora a cultura é diferente, nem sempre (na verdade muito raro) existe apoio do governo. É so ver o exemplo acima da NSMBA, IMBA, moutainbikebc, WORCA, entre várias outras. 

Enquanto aqui nossa cultura é esperar que o governo faça alguma coisa, e reclamar sentado enquanto não faz.

LÁ FORA AS PESSOAS SE UNEM E FAZEM ACONTECER!

Voltando a falar do Brasil, tenho um exemplo do desinteresse total do pessoal da bike por trilhas, que é onde meus pais moram. Não tem tanta altimetria, porém tem um potencial enorme de fazer trilhas estilo "xco" mas bastante técnicas subindo e descendo algumas "chapadas" de 80 a 100m de elevação. Até abriram uma trilha XCO mais tecnica lá esses tempos, mas praticamente ninguém treina pois acha muito difícil (tem um drop difícil, mas pra quem só anda em estrada lisa tudo parece difícil). Segue o vídeo.. https://www.youtube.com/watch?v=yb9pWF3HXmk

Enquanto isso existem 2 ou 3 moto clubes na cidade, com membros pagando mensalidade, promovendo eventos, sinalizando trilhas e fazendo manutenção, pontes de madeira, abrindo novas trilhas, etc. 
Não que eu seja a favor das motos, acho que causam muito estrago (principalmente aqui no RJ), mas pelo menos lá eles são organizados e o resultado é uma enorme rede de singletracks bastante divertidos além dos eventos integrando a galera.
Se os bikers da região fossem interessados, poderiam compartilhar essa rede com as motos adaptando as subidas fazendo "switchbacks", já que a galera de moto curte subir paredes quase verticais impossíveis pra bike. Ou poderiam abrir as próprias trilhas deles, tem local e muito potencial pra isso. Eu mesmo fui, sozinho, explorar algumas dessas trilhas e são muito legais. Mas não, a galera da bike prefere ficar rodando no acostamento das rodovias e estradas de chão com caminhão passando a 120km/h na orelha. E continuam falando "ahhh a gente não anda em trilha porque aqui não tem". As lojas de bike da região não incentivam as trilhas obviamente por que isso não dá dinheiro pra eles. Conversando com um dos lojistas ele falou que até tentaram promover uns pedais mais técnico, mas não vai ninguém. Quando promovem um pedal de 150 km de  asfalto com caminhão passando e estradão liso dá 200 inscrições fácil.

Aqui no Rio estamos tentando manter redes de trilhas, inclusive com instituições do governo ATRAPALHANDO nosso trabalho, enrolando pra definir e delimitar as trilhas permitidas oficialmente.

Outros exemplos são a galera de Floripa que estão bem evoluídos em relação a manutenção de trilhas, a galera de Palmas-TO que também constrói e mantém trilhas, pessoal de Brasilia, Goiás. Minas Gerais tem uma quantidade ENORME de trilhas mapeadas também. E sei que devem existir dezenas de iniciativas assim pelo Brasil todo, mas infelizmente ainda são poucos perante ao potencial que temos.

A minha percepção nesse caso:

POUCAS PESSOAS FAZEM MUITA DIFERENÇA. E QUANDO ESSAS PESSOAS QUEREM ELAS VÃO LÁ E FAZEM, NÃO FICAM ESPERANDO APOIO DE NINGUÉM. 
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
MatheusLPS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2011
Ouro Branco-MG
Offline
Mensagens:336
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MatheusLPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2019 as 15:15
Na minha cidade natal tem um grupo que faz vaquinha e mantém algumas trilhas. Muitas vezes por conta própria.

Mas já me falaram que a galera normalmente não ajuda e depois ainda reclama do que foi feito.

Eu que gosto muito de trilha já fui em trilhas péssimas e depois voltei depois que abriram. Cara, é outra vida. Dá vontade mesmo de entrar no ramo e ajudar a galera no dia a dia. A trilha fica muito mais divertida.

Tem umas duas semanas que passei em uma que não ia a alguns meses. É uma descida boa cheia de pedra, a bike bate o tempo todo. Do jeito que gosto. Fizeram uma limpeza nela. Nada demais, mas fui o suficiente para eu baixar meu tempo de descida em quase 60s. Basicamente arrumaram os piores trechos e o lugar ficou mais incrível ainda. São 4 a 5 minutos de descida alucinante. O braço chega a arder de tanta pancadaria. heheehehehehe

E na cidade que moro, acabo andando sozinho pois a galera só anda em estradão. E na boa, andar com full de 130mm em estradão é chato. Até tento arrastar um ou outro para as trilhas. A maioria NUNCA andou em trilha.


Editado por MatheusLPS - 06 Nov 2019 as 15:17
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2019 as 15:32
Originalmente postado por MatheusLPS MatheusLPS escreveu:

Na minha cidade natal tem um grupo que faz vaquinha e mantém algumas trilhas. Muitas vezes por conta própria.

Mas já me falaram que a galera normalmente não ajuda e depois ainda reclama do que foi feito.

Eu que gosto muito de trilha já fui em trilhas péssimas e depois voltei depois que abriram. Cara, é outra vida. Dá vontade mesmo de entrar no ramo e ajudar a galera no dia a dia. A trilha fica muito mais divertida.

Tem umas duas semanas que passei em uma que não ia a alguns meses. É uma descida boa cheia de pedra, a bike bate o tempo todo. Do jeito que gosto. Fizeram uma limpeza nela. Nada demais, mas fui o suficiente para eu baixar meu tempo de descida em quase 60s. Basicamente arrumaram os piores trechos e o lugar ficou mais incrível ainda. São 4 a 5 minutos de descida alucinante. O braço chega a arder de tanta pancadaria. heheehehehehe

E na cidade que moro, acabo andando sozinho pois a galera só anda em estradão. E na boa, andar com full de 130mm em estradão é chato. Até tento arrastar um ou outro para as trilhas. A maioria NUNCA andou em trilha.

kkkk aqui é igualzinho.
em algumas das trilhas q nós mantemos, da última vez tiramos umas raizes que já estavam quebradas (motos) além de ter deixado a trilha mais flow reposicionando pedras.

alguns cidadãos que andam de XC reclamaram, pois eles gostavam de desviar das pedras ou passar por cima daquelas raízes, dizendo que aquilo "deixava a trilha mais técnica, agora tá tudo liso".
A impressão que dá é que eles querem q todo mundo ande mais devagar na trilha por que eles não conseguem andar rápido.
Geralmentes são pessoas  que nunca andaram em outras trilhas além daqui, e ficam nesse saudosismo "antigamente a trilha era muito mais "técnica", cheia de pedras e raízes". Na verdade toda hora cai árvore na trilha, abrem valas imensas pela erosão, e se não fosse esse trabalho que fazemos não ia ter nem trilha... mas isso quase ninguém percebe, só ficam procurando besteira pra causar picuinhas depois.

mas é assim, não dá pra agradar todo mundo, engolimos as reclamações de poucos (por coincidência quase sempre os que não contribuem com nada, claro) e seguimos fazendo o trabalho que achamos que deve ser feito. a maioria tem gostado do trabalho e temos uma quantidade cada vez maior de pessoas contribuindo. Dos que contribuem diria que 95% está satisfeito com os resultados. As poucas reclamações são de um ou outro sem noção que querem exigir que façamos coisas sem noção nas trilhas, tipo abrir trilha em terreno particular sem autorização ou colocar obstáculos pras motos não passarem (como se isso adiantasse).



Editado por TheLittle - 06 Nov 2019 as 15:47
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2019 as 20:36
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

alguns cidadãos que andam de XC reclamaram, pois eles gostavam de desviar das pedras ou passar por cima daquelas raízes, dizendo que aquilo "deixava a trilha mais técnica, agora tá tudo liso".
A impressão que dá é que eles querem q todo mundo ande mais devagar na trilha por que eles não conseguem andar rápido.
Geralmentes são pessoas  que nunca andaram em outras trilhas além daqui, e ficam nesse saudosismo "antigamente a trilha era muito mais "técnica", cheia de pedras e raízes".


HEY, venho do XC e me amarro numa trilha técnica, travada e cascuda, que a galera passa empurrando e eu atropelo pedalando... (alô perdidas aqui em BH)... mesmo usando uma trail de suspensão curta (até pq me amarro nas duas modalidades e acho que 120mm com ângulos mais agressivos são o melhor pra mim).....

Eu não salto (já me acidentei, não sou mais tão jovem e nem sinto empolgação...), só faço drop's...

Acho que as trilhas devem ter todos os tipos de seguimentos (flow, rock Garden, rut's, single track e salto!) hehehehe (curti o tópico, tenho uns planos aí no futuro de construir e manter uma trilha pequena, mas aberta ao publico)
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2019 as 21:41
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

alguns cidadãos que andam de XC reclamaram, pois eles gostavam de desviar das pedras ou passar por cima daquelas raízes, dizendo que aquilo "deixava a trilha mais técnica, agora tá tudo liso".
A impressão que dá é que eles querem q todo mundo ande mais devagar na trilha por que eles não conseguem andar rápido.
Geralmentes são pessoas  que nunca andaram em outras trilhas além daqui, e ficam nesse saudosismo "antigamente a trilha era muito mais "técnica", cheia de pedras e raízes".


HEY, venho do XC e me amarro numa trilha técnica, travada e cascuda, que a galera passa empurrando e eu atropelo pedalando... (alô perdidas aqui em BH)... mesmo usando uma trail de suspensão curta (até pq me amarro nas duas modalidades e acho que 120mm com ângulos mais agressivos são o melhor pra mim).....

Eu não salto (já me acidentei, não sou mais tão jovem e nem sinto empolgação...), só faço drop's...

Acho que as trilhas devem ter todos os tipos de seguimentos (flow, rock Garden, rut's, single track e salto!) hehehehe (curti o tópico, tenho uns planos aí no futuro de construir e manter uma trilha pequena, mas aberta ao publico)


não foi a intenção generalizar, so dizer que quem reclamou foram alguns que andam de bike de xc, não todos.

os saltos q fazemos sempre sao nas laterais da trilha ou então que tem passagem pelo lado sem atrapalhar a fluidez da trilha.

Editado por TheLittle - 06 Nov 2019 as 21:45
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2019 as 08:46
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

alguns cidadãos que andam de XC reclamaram, pois eles gostavam de desviar das pedras ou passar por cima daquelas raízes, dizendo que aquilo "deixava a trilha mais técnica, agora tá tudo liso".
A impressão que dá é que eles querem q todo mundo ande mais devagar na trilha por que eles não conseguem andar rápido.
Geralmentes são pessoas  que nunca andaram em outras trilhas além daqui, e ficam nesse saudosismo "antigamente a trilha era muito mais "técnica", cheia de pedras e raízes".


HEY, venho do XC e me amarro numa trilha técnica, travada e cascuda, que a galera passa empurrando e eu atropelo pedalando... (alô perdidas aqui em BH)... mesmo usando uma trail de suspensão curta (até pq me amarro nas duas modalidades e acho que 120mm com ângulos mais agressivos são o melhor pra mim).....

Eu não salto (já me acidentei, não sou mais tão jovem e nem sinto empolgação...), só faço drop's...

Acho que as trilhas devem ter todos os tipos de seguimentos (flow, rock Garden, rut's, single track e salto!) hehehehe (curti o tópico, tenho uns planos aí no futuro de construir e manter uma trilha pequena, mas aberta ao publico)


não foi a intenção generalizar, so dizer que quem reclamou foram alguns que andam de bike de xc, não todos.

os saltos q fazemos sempre sao nas laterais da trilha ou então que tem passagem pelo lado sem atrapalhar a fluidez da trilha.


HAHAHAHA, estava só incluindo humor! hehehehe
Mas tem gente do enduro que não gosta de seções mais técnicas
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
tiagolage Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2015
RS
Offline
Mensagens:277
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagolage Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2019 as 16:32
Ótimo tópico, estamos com a ideia de criar um grupo aqui na cidade. Vou acompanhar para pegar o máximo de dicas possíveis.

Sei que tem muita coisa no IMBA, mas se tiverem dicas para compartilhar aqui para queles que quiserem começar, seria muito bem vindo.

Dicas como essa do The Little sobre o MP para arrecadar uma grana, ajudam demais.

Abraços 
Niner air 9
Voltar ao Topo
Mizzuni Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2017
Santa Catarina
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mizzuni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2019 as 16:54
Cara, muito show essas iniciativas. Curti muito o trabalho do Eduardo Arruda, aqui pertinho e não conhecia.

Para galera mais experiente, como que fazem para abrir essas novas trilhas? Digo no sentido de local, pois isso depende da prefeitura ou pessoa física cederem a terra, não? Já pensamos em começar algo parecido aqui na minha cidade, mas ficamos receosos de parecer um bando de doido com facão e enxada invadindo os terrenos alheios kkkkk
O caminho mais "formal" seria apoio da prefeitura?
Voltar ao Topo
tiagolage Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2015
RS
Offline
Mensagens:277
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagolage Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2019 as 17:40
Originalmente postado por Mizzuni Mizzuni escreveu:

Cara, muito show essas iniciativas. Curti muito o trabalho do Eduardo Arruda, aqui pertinho e não conhecia.

Para galera mais experiente, como que fazem para abrir essas novas trilhas? Digo no sentido de local, pois isso depende da prefeitura ou pessoa física cederem a terra, não? Já pensamos em começar algo parecido aqui na minha cidade, mas ficamos receosos de parecer um bando de doido com facão e enxada invadindo os terrenos alheios kkkkk
O caminho mais "formal" seria apoio da prefeitura?

Estou lendo aqui e aprendendo muita coisa. Talvez te ajude:


Abraços
Niner air 9
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2019 as 10:39
Originalmente postado por tiagolage tiagolage escreveu:

Originalmente postado por Mizzuni Mizzuni escreveu:

Cara, muito show essas iniciativas. Curti muito o trabalho do Eduardo Arruda, aqui pertinho e não conhecia.

Para galera mais experiente, como que fazem para abrir essas novas trilhas? Digo no sentido de local, pois isso depende da prefeitura ou pessoa física cederem a terra, não? Já pensamos em começar algo parecido aqui na minha cidade, mas ficamos receosos de parecer um bando de doido com facão e enxada invadindo os terrenos alheios kkkkk
O caminho mais "formal" seria apoio da prefeitura?

Estou lendo aqui e aprendendo muita coisa. Talvez te ajude:


Abraços

Boa!

Além do excelente trabalho feito nas trilhas, eles reuniram e escreveram um ótimo material que resume bem boa parte do que precisa saber pro manejo de trilhas.

Também tem guias em PDF, até disponíveis gratuitamente, ensinando técnicas pra lidar com trilhas. Vou procurar aqui e posto depois.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2019 as 13:59
Ja andei nas trilhas de Floripa e realmente o pessoal de lá cuida e trata muito bem das trilhas. Manutenção constante, novidades, melhorias, etc... são TOP mesmo as trilhas da galera.
GT Sanction 27.5 10V
ASTRO Comet - 27.5 -30v
TREK Y22 - xodó 1995
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2019 as 15:09

Galera, bastante pertinente esse vídeo.

Mostra a mentalidade BOSTA do brasileiro de querer q façam tudo por ele de graça.

Felizmente aqui temos funcionando um esquema de doações e as trilhas tem melhorado cada vez mais. Ainda assim tem muita coisa a fazer. No nosso caso as trilhas são em parques públicos, então ninguém é obrigado a contribuir as pessoas doam pela própria vontade Só que da galera que usa as trilhas, talvez uns 15 a 20% doam dinheiro pra "causa" (a partir de 20 por mês ou até mesmo doação unica) e tem muitos com bikes de 20, 30 mil, que cagam pro nosso trabalho mesmo andando toda semana nas trilhas. faz parte, já que eles estão no direito de andar "de graça" nas trilhas que arrumamos.




Editado por TheLittle - 18 Nov 2019 as 15:19
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Arantes89 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2015
Tocantins
Offline
Mensagens:251
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arantes89 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2019 as 14:50
Bacana ver que pra todo lado sempre tem alguém tentando levar a cultura Trail Builder, hoje estou numa cidade no interior do Tocantins, morava em Belo Horizonte. Por aqui zero trilhas, numa mata fechada aqui perto de onde moro existia uma trilha curta de 1km, pessoal devia usar de atalho. Acabei conseguindo permissão pra fazer uma trilha a partir dela, sou do enduro e sentia falta de passar por obstáculos e rampas. Hoje a trilha tem +- 5,5km, sendo duas descidas de 1,5km cada com 5 rampas, 3 drops, um mini pump track de uns 100 metros bem no inicio dela e uma escadaria de pedra.
Deu um puta trabalho, hoje só dou manutenção, parei de expandir ela. É a minha diversão enquanto estou por aqui. Fiz praticamente tudo sozinho, tentei animar uma galera pra me ajudar, só no final um cara me ajudou. Quando ficou pronto a galera do XC começou a utilizar, fiz desvios em todos os obstáculos, porém desanimaram por ter trechos difíceis(uma subida com inclinação puxada, mas msm assim subo com a bike de Enduro), geral voltou para os estradões, hora ou outra vejo rastro de bike lá.
Vejo que muita gente ainda prefere mesmo o estradão, o pq n sei.
Na capital a galera de Enduro junto com uma turma de DH tem trabalhado duro também, trilhas na Serra são muito técnicas, pedras enormes, trilhas que exigem bastante da bike e do piloto, vejo poucos do XC passando por lá, mesmo em trilhas que bike de XC passa tranquilamente.
Giant Reign 2 2015
Voltar ao Topo
MatheusLPS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2011
Ouro Branco-MG
Offline
Mensagens:336
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MatheusLPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2019 as 23:01


Editado por MatheusLPS - 11 Dez 2019 as 23:03
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2019 as 08:45
Show! o Christian também  é o admin nacional do Trailforks

Fico feliz vendo as iniciativas desse tipo estarem sendo divulgadas nos meios "de massa" como o PQP.

Importante para as pessoas perceberem que trilhas precisam ser cuidadas, e que isso dá trabalho pra caramba! Quem sabe incentiva a galera colocar a mão na massa, ou pelo menos ajudar financeiramente com as iniciativas que estão aparecendo e crescendo.

E também importante pra reverter esse cenário criado na cabeça das pessoas aqui que moutain bike é muito mais do que ficar rodando em estrada de chão e asfalto disputando espaço com carros. 
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2020 as 09:55
caras
eu adoro isso
sempre meti a mão
mas hoje aos meus 45 anos eu digo que não faço mais
é muita mão e esforço sobrenatural hahahah
acredito que eu sempre estive a frente da abertura de quase todas as trilhas conhecidas daqui de taquara-rs.
sempre fazendo elas bem fluidas e rápidas e sempre com o pensamento de fazer para todos os níveis.
dae vem a gurizada e mete um gap de 2m, um duplo de dirt jump, rock garden com pedras de 1m cada... e sempre nas partes mais legais da pista.
fica tão difícil de passar que eles mesmos abandonam.

o recado que quero dar é:
nunca parem de construir.
e quando aparecerem uns malucos querendo voar, peçam para eles criarem novos trajetos ao invés de modificar os que já existem.
NUKEPROOF SCOUT29
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2020 as 09:43
Originalmente postado por s74 s74 escreveu:

caras
o recado que quero dar é:
e quando aparecerem uns malucos querendo voar, peçam para eles criarem novos trajetos ao invés de modificar os que já existem.

Exatamente!! Aqui também aconteceu isso numa pista.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2020 as 14:54
entrei em contato com a specialized sobre o projeto Soil Searching e mostrei o trabalho feito na pista do facão:
Morro do Facão
Taquara - RS
https://www.instagram.com/morrodofacaotaquara/?hl=pt-br

eles responderam que não é isso que o projeto quer.

não entendi mais nada então...
temos as trilhas
estrutura
apoiadores
mão de obra























NUKEPROOF SCOUT29
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2020 as 20:10
Para alguém com boa vontade, uma enxada e conhecimento nenhum, há material para ler e por a mão na massa?

Como não sou grandes coisas tecnicamente, seria mais um single com pequenos obstáculos.

Não tenho autorização e, provavelmente, não vai durar muito, então o custo tem que ser próximo a zero.

O terreno é o abaixo:

Dropped pin
Near St. de Embaixadas Sul 807 - Asa Sul, Brasilia - Federal District, 70297-400
https://maps.app.goo.gl/vuDcdiaouuAbf8hT6



Detalhe da área e tipo de terreno





Editado por Leo Amaral - 21 Jan 2020 as 20:34
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2020 as 20:51
Manual das trilhas

Apesar de não ser específico pra trilhas de bike tem muita informação relevante sobre como criar e manter trilhas.

Já usei na prática várias das técnicas de construção desse manual e tive bons resultados.

Recomendo a leitura.
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2020 as 21:02
Valeu! O principal problema, a meu ver, é a erosão. Vou ler, sim
Obrigado!
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2020 as 17:38
De volta a Brasília, fui ao lugar e descobri que lá tem uma pista, aparentemente abandonada.
Tem essa parte dos jumps e um single com drops pequenos.
Há alguma marcação, mas muito já se perdeu e o mato está alto. Tomei um belo capote lá...;/

Tem muito terreno ainda.








O cara que fez o trabalho mandou um vídeo com parte do percurso. É a primeira parte do vídeo, antes da Ermida:

https://youtu.be/RZIFMxNhZrE

Tem muito espaço e daria para colocar um rock/wood garden

https://youtu.be/RZIFMxNhZrE

As pontes (?) São bem feitas e ainda estão firmes pelo que vi.

Editado por Leo Amaral - 26 Jan 2020 as 18:18
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2020 as 18:44
Sabendo o nome que deram é mais fácil achar outros vídeos:

https://youtu.be/ScPOyMRkP6s

https://www.wikiloc.com/mountain-biking-trails/xco-das-embaixadas-43983535

Editado por Leo Amaral - 26 Jan 2020 as 18:54
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 21:29
Salve pessoal, muito boas as histórias e iniciativa s de vcs

Aqui na cidade há um local que tem sido melhorado, ano a ano, na base do voluntariado anônimo... é a antiga trilha da placa, já renomeada para placa bike park

É um terreno provavelmente particular, com uma placa enorme montada com parafusos (sem nenhuma solda)... onde já temos 3 linhas prontas e +1 sendo aberta

O local não é muito grande, mas fica praticamente dentro da cidade, muito prox. ao centro... depois que o fluxo de bikers se estabeleceu, a vadiagem que frequentava o pico deu área e lá se tornou um lugar ótimo para quem quer se iniciar em trechos mais técnicos, ou fazer um treino rápido sem perder tempo no deslocamento

Aos poucos mais e mais obstáculos e melhorias vem sendo feitos, inclusive ano passado a Soul gravou este clipe lá... que mostra um pouco do resultado, apesar de pequeno o lugar ficou muito divertido e desafiador ao mesmo tempo



Segue o link do local no TrailForks
https://www.trailforks.com/trails/trilha-da-placa/
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Schet Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2019
GAVEA - RIO DE
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Schet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2020 as 16:05
Só para incrementar a criatividade ! 

https://www.youtube.com/channel/UC1iGpIm2g0D8lZvhtqetHmg/s - https://www.youtube.com/channel/UC1iGpIm2g0D8lZvhtqetHmg/videos
Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2020 as 17:36
O assunto não foge muito sobre trilhas então vamos lá...

Ultimamente percebi q tenho evoluído em termos do velocidade, resistência e etc, mas ainda me pego com certo receio em descidas mais técnicas, com cascalho, erosões e em trilhas com obstáculos naturais, um morrinho maior, raiz mais alta, enfim, obstáculos q exigem um pouco mais de técnica para sobrepor sem cair e para aproveitá-los melhor tb.

Pensando nisso, pensei em ir nessas trilhas mais técnicas e ficar indo e voltando para pegar o jeito dos obstáculos, mas nem sempre dá pra fazer por causa da distância, tempo, etc. Então pensei em criar umas rampas móveis para levar onde for, portáteis mesmo, colocar no porta mala e colocar em uma praça pra treinar.

Queria saber se alguém ja fez alguma rampa para indicar tamanho de início, material, método de construção etc.

A princípio pensei algo bem iniciante, pra ir pegando confiança. Três tamanhos (altura) 5cm, 7,5cm e 10cm, e depois q pegar o jeito ir aumentando.

Como fazer rampas de downhill - Passo 6
A ideia é de algo como essa, guardadas as devidas proporções, claro

Agradeço qualquer input!
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2020 as 17:45
Tem um canal gringo: GMBN tem uns reviews muito bons e algumas técnicas para treinar....

Tem umas rampas que eles ensinam a fazer tambem...

https://youtu.be/iBAmmg3MJto

Editado por hurry-gurits - 09 Mar 2020 as 17:48
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2020 as 17:50
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Tem um canal gringo: GMBN tem uns reviews muito bons e algumas técnicas para treinar....

Tem umas rampas que eles ensinam a fazer tambem...

https://youtu.be/iBAmmg3MJto

Assisto bastante eles, vou procurar pelos videos de DYI de rampas.
No mais, é começar a fazer e ir testando para a nossa realidade.
Vlw!
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2020 as 17:52
Nesse video ele ensina a fazer uma... to querendo fazer e levar pro ibirapuera e ficar treinando lá...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2020 as 09:53
Perto de onde vc mora, não tem nenhum terreno baldio? Uma roçada no mato, umas horas de picareta e sai uma pista de pump track
Voltar ao Topo
Schet Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2019
GAVEA - RIO DE
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Schet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2020 as 12:20
https://www.youtube.com/channel/UC1iGpIm2g0D8lZvhtqetHmg/s - https://www.youtube.com/channel/UC1iGpIm2g0D8lZvhtqetHmg/s
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2021 as 14:40
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por tiagolage tiagolage escreveu:

Originalmente postado por Mizzuni Mizzuni escreveu:

Cara, muito show essas iniciativas. Curti muito o trabalho do Eduardo Arruda, aqui pertinho e não conhecia.

Para galera mais experiente, como que fazem para abrir essas novas trilhas? Digo no sentido de local, pois isso depende da prefeitura ou pessoa física cederem a terra, não? Já pensamos em começar algo parecido aqui na minha cidade, mas ficamos receosos de parecer um bando de doido com facão e enxada invadindo os terrenos alheios kkkkk
O caminho mais "formal" seria apoio da prefeitura?

Estou lendo aqui e aprendendo muita coisa. Talvez te ajude:


Abraços

Boa!

Além do excelente trabalho feito nas trilhas, eles reuniram e escreveram um ótimo material que resume bem boa parte do que precisa saber pro manejo de trilhas.

Também tem guias em PDF, até disponíveis gratuitamente, ensinando técnicas pra lidar com trilhas. Vou procurar aqui e posto depois.

Atualizando o tópico parte 1:

tive a satisfação de voltar a floripa, cidade onde morei por 9 anos no passado.
Fui em outubro do ano passado e fiquei até dezembro, cerca de 2 meses.

Fiquei extremamente feliz com o trabalho que vem sendo feito pela galera do Ciclotrilhas, andei muito por lá e me diverti muito. Fiz novos amigos, encontrei alguns da galera de pedal das antigas, até ajudei no que foi possível pra manutenção das trilhas e ainda fiz doação pra associação. 
Realmente a cidade já é um paraíso pro MTB e está cada vez melhor.


Editado por TheLittle - 21 Mai 2021 as 14:46
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2021 as 14:42
Atualizando o tópico parte 2, pra relatar um fato.
Com a epidemia do Corona, e a possibilidade de trabalho remoto, acabou que estou a mais de 1 ano aqui na cidade dos meus pais no interior do MT (exceto os 2 meses q fiquei em Floripa).

Nesse tempo, indignado com o fato de aqui ter um relevo razoável mas quase nada de trilhas, e também por conta do meu desinteresse de ficar rodando nas rodovias e estradas de fazenda que o pessoal do "mtb" frequenta aqui, resolvi investir (MUITO) meu tempo para melhorar as trilhas existentes. Foram muitas e muitas horas trabalhando sozinho sempre q sobrava um tempo após o trabalho. E aos poucos fui melhorando as trilhas. Em algumas ocasiões apareceram pessoas pra ajudar, mas poucas. 

Depois de um ano, considero que todo esse trabalho teve um efeito muito positivo, ainda que tímido. Com as trilhas arrumadas, limpas, expandidas, mais seguras e algumas com obstáculos q tornaram mais divertidas, as pessoas do XC começaram a frequentar mais as trilhas e mais pessoas resolveram ajudar na manutenção. Algumas doaram ferramentas, e dinheiro pra comprar mais ferramentas e repor as que estragaram. Percebi q em algumas poucas pessoas despertou um grande interesse em andar em trilhas, afinal eles mal conheciam o que era isso pois a trilha era muito mal cuidada. Só por isso acho q valeu muito a pena. O melhor dia foi quando encontrei crianças em torno de 9~10 anos com suas aro 20 andando na trilha que eu e mais alguns tínhamos acabado de reabrir. Esta ficou abandonada um tempão pq depois de tempestades, árvores enormes bloquearam a trilha, e ainda havia 2 lugares que tinham riachos atravessando. Tiramos essas árvores e com os troncos e mais algumas tábuas usadas de construção fizemos ponte pra melhorar a passagem, além de outras intervenções que após feitas facilitou para os iniciantes utilizarem a trilha.


A trilha dos vídeos abaixo foi essa que mais trabalhei (e continuo trabalhando quase todos os dias). Vejam como era a 2 anos atrás e comparem com o vídeo q gravei semana passada. Era uma trilha travada, mal marcada, suja, estreita, com curvas 90 graus e foi transformada em uma trilha flow e rápida, com muitos berms, saltos, e descidas técnicas.. E ainda tem muito a melhorar. Claro, está longe de ser perfeita, mesmo por que eu não sou nenhum profissional da área, mas a evolução foi imensa a a satisfação de percorrer ela subiu exponencialmente. Imagine se tivesse mais gente ajudando...

Esse caso reforça minha opinião de que não existe lugar sem trilha, existe lugar com mountain biker preguiçoso.

Julho 2019



Maio 2021







Editado por TheLittle - 21 Mai 2021 as 14:53
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X