Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda com quadro cromoly antigo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda com quadro cromoly antigo

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
tatamer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2019
São Bernardo,SP
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tatamer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda com quadro cromoly antigo
    Postado: 24 Out 2019 as 20:30
Achei uma bike antiga em cromoly para comprar por 200,00 + 100,00 de frete (não é na minha cidade infelizmente).
Gostaria de saber:
- se o quadro está em boas condições
- se vale esse preço.
- se é uma boa oportunidade 
-dicas para aproveitamento da bike

Sou novo no forum, e como essas infos são bem especificas (e também cansei de bicicletaria enchendo meu ouvido pra comprar uma aro 29) creio que aqui vocês poderão me ajudar. 
A idéia é reformar ela para usar em estrada e terra. 

Seguem algumas imagens: 








Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2019 as 20:40
e uma bike de baixa qualidade ate mesmonpara a epoca.
ela so e cromoly no triangulo principal.
da para ver a ferrugem escorrendo em varios pontos
foge
Voltar ao Topo
tatamer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2019
São Bernardo,SP
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tatamer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2019 as 20:43
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

e uma bike de baixa qualidade ate mesmonpara a epoca.
ela so e cromoly no triangulo principal.
da para ver a ferrugem escorrendo em varios pontos
foge


Não é ferrugem de outros componentes (parafusos, caixa de direção, etc) ? isso afeta o quadro ? 
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2019 as 21:07
Tatamer o ano dela é 1994 e discordo que seja de baixa qualidade. Eu particularmente arriscaria ate uns 270 reais no produto e frete. Depende pra uso for. Dá até pra brincar na terra sem grandes pretensões. Mas os componentes só vai saber na real apos desmontagem minuciosa. O Quadro pesará cerca de 2900 gramas e querendo encarar mesmo troque a suspensão âncora por garfo rígido. A direção é standart e o canote de selim é possivelmente 25.8 mm.. A dirigibilidade dela é uma delícia se estiver arrumadinha e seria perfeita para uso urbano com pneu 26 x 1.75. Pra decisão considere principalmente o quanto estará disposto a gastar adequadamente o que exige certo conhecimento técnico.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2019 as 21:12
Veja:

https://www.pedal.com.br/forum/minha-bike-de-padaria-diamondback-sorrento-96_topic78839.html

E procure a palavra Diamond Back Sorrento e veja as fotos da minha bike no link abaixo:

https://ociclistadailha.wordpress.com/

Voltar ao Topo
tatamer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2019
São Bernardo,SP
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tatamer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2019 as 22:02
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Tatamer o ano dela é 1994 e discordo que seja de baixa qualidade. Eu particularmente arriscaria ate uns 270 reais no produto e frete. Depende pra uso for. Dá até pra brincar na terra sem grandes pretensões. Mas os componentes só vai saber na real apos desmontagem minuciosa. O Quadro pesará cerca de 2900 gramas e querendo encarar mesmo troque a suspensão âncora por garfo rígido. A direção é standart e o canote de selim é possivelmente 25.8 mm.. A dirigibilidade dela é uma delícia se estiver arrumadinha e seria perfeita para uso urbano com pneu 26 x 1.75. Pra decisão considere principalmente o quanto estará disposto a gastar adequadamente o que exige certo conhecimento técnico.

Então, se valer a pena eu vou de carro até a outra cidade, tendo um custo de gasolina de uns 90,00. Quero montar ela tipo uma gravel, uso urbano e estradas de terra. 
Quero juntar o máximo de informação possível para não ter esse custo de transporte, chegar lá e ser furada kkk
Voltar ao Topo
tatamer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2019
São Bernardo,SP
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tatamer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2019 as 22:10
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Veja:

https://www.pedal.com.br/forum/minha-bike-de-padaria-diamondback-sorrento-96_topic78839. - https://www.pedal.com.br/forum/minha-bike-de-padaria-diamondback-sorrento-96_topic78839.html



Se esse quadro ficar limpo que nem o seu ficou eu to feliz kk
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2019 as 22:19
os quadros de cromoly tinham varias gradacoes de qualidade

cromoly triple butted

cromoly double butted

full cromoly

cromoly main triangle

aco 1020(high tensile)

a sua fez parte ja do final da historia e da gloria dos quadros de cromoly, aonde a diamondback e outras estavam economizando tudo.

em resumo: nao é uma raridade nem uma preciosidade essa bike que achou. se quiser pegar algo antigo assim procure uma full cromoly, de preferencia com garfos e naonsuspensao
Voltar ao Topo
tatamer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2019
São Bernardo,SP
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tatamer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2019 as 22:24
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:


...cromoly main triangle

aco 1020(high tensile)

a sua fez parte ja do final da historia e da gloria dos quadros de cromoly, aonde a diamondback e outras estavam economizando tudo.[...]


Sim, tenho noção que não é uma raridade. A idéia de compra e uso é para o dia a dia, com peças atuais, etc. 
Então esse é mesmo main triangle né ? 
Qual a diferença dele para aço 1020 ? tenho uma outra proposta de quadro em aço 1020 porém não sei o que muda -.-
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2019 as 22:31
Originalmente postado por tatamer tatamer escreveu:

Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:


...cromoly main triangle

aco 1020(high tensile)

a sua fez parte ja do final da historia e da gloria dos quadros de cromoly, aonde a diamondback e outras estavam economizando tudo.[...]



Sim, tenho noção que não é uma raridade. A idéia de compra e uso é para o dia a dia, com peças atuais, etc. 
Então esse é mesmo main triangle né ? 
Qual a diferença dele para aço 1020 ? tenho uma outra proposta de quadro em aço 1020 porém não sei o que muda -.-


eu acho que o conceito fica ruim, porque as pecas atuais para ela sao muito ruins ou muito caras
quer ver?
se for colocar outra caixa de direcao vai ter que usar uma neco da vida....porque nao tem mais caixa de direcao de qualidade para garfo standard...as que tem sao japonesas (ex tange)e custam mais do que essa bike...

sobre os acos...aco cromoly e um aco mais resistente a corrosao...1020 e aco comum...

tente pegar pelo menos uma full cromoly
Voltar ao Topo
tatamer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2019
São Bernardo,SP
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tatamer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2019 as 22:42
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:


eu acho que o conceito fica ruim, porque as pecas atuais para ela sao muito ruins ou muito caras
quer ver?
se for colocar outra caixa de direcao vai ter que usar uma neco da vida....porque nao tem mais caixa de direcao de qualidade para garfo standard...as que tem sao japonesas (ex tange)e custam mais do que essa bike...

sobre os acos...aco cromoly e um aco mais resistente a corrosao...1020 e aco comum...

tente pegar pelo menos uma full cromoly


Atualmente uso uma caloi 10 antiga com uma dessas caixas de direção genéricas, ta aguentando até que ok. o cambio traseiro e o STI eu importaria aliexpress (50,00 no cambio e 120 no STI), pedivela nacional ou importada eu acabaria gastando na faixa dos 120,00. 
No demais são peças padrão pra moer no dia a dia. 
Perguntei sobre os aços pq a outra idéia é com um quadro da Bornia & Cox em 1020 por 350,00, direção over sendo o unico diferencial. Porém se eu cair para esse tipo de aço, qual a diferença para um quadro 29 de aço comum de 150 reais com freio a disco ?

Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2019 as 23:37
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

os quadros de cromoly tinham varias gradacoes de qualidade

cromoly triple butted

cromoly double butted

full cromoly

cromoly main triangle

aco 1020(high tensile)

a sua fez parte ja do final da historia e da gloria dos quadros de cromoly, aonde a diamondback e outras estavam economizando tudo.

em resumo: nao é uma raridade nem uma preciosidade essa bike que achou. se quiser pegar algo antigo assim procure uma full cromoly, de preferencia com garfos e naonsuspensao


A questão mais notoria é a de peso (massa) mesmo. Tenho bikes de cromoly full da Reynolds da gama mais baixa (501) e quadro Aço Nitanium da Ritchey Double Butted e, descontadas as diferenças de grupo e massa, a dirigibilidade e a sensação de conforto prevalece em todas. Essa DB tem os Seatstays e Chainstays em aço 1020. Bom, barato e pesado! Uma "assinatura" legal das DB's dessa época é a ponte arqueada entre os Chainstays e entre os Seatstays
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2019 as 23:41
Tatamer os quadros da Bornia & Cox sao bem trabalhadinhos. É novo ou usado? Deve twr seus 2800 a 3000 gramas. Talvez mesmo porque pega seu número perfeito. Sabe sua altura e medida do cavalo?

Editado por Ligeirinho - 24 Out 2019 as 23:41
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2019 as 00:12
- se o quadro está em boas condições: não dá pra saber pelas fotos direito... não parece ter tanta ferrugem nele. talvez canote tá emperrado. provavelmente vai ser dificil desmontar tudo.

- se vale esse preço: pra mim valeria. mas seria basicamente 300 reais só pra usar o quadro, guidão, abraçadeira, avanço e talvez pedivela. o resto seria lixo

- se é uma boa oportunidade: pra mim seria, haha

-dicas para aproveitamento da bike: eu tiraria todas as peças, colocava garfo rígido de aço, catraca single atrás, drop e freio cantilever. Isso se esse top tube gigante permitir usar drop sem parecer o super homem... Se for comprido demais, ainda dá pra usar riser/flat e ser feliz

Caixa de direção standard dá pra pegar uma ok do ebay ou china ou uma neco a cada 6 meses mais ou menos.

O garfo rígido precisa ter um axle to crown pelo menos parecido com a da suspensão original

Provavelmene vai precisar trocar toda a relação. Mas essa bike parece que nunca foi usada, só ficou guardada. dá pra ver de tirar as coroas da pedivela e usar ela até conseguir outra. se as coroas forem rebitadas, dependendo tem como tirar as coras que não vai usar.

Outra opção é comprar uma aro 29.



Fernando Pavão
Voltar ao Topo
Jr-Infanti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2017
sao roque sp
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jr-Infanti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2019 as 04:16
Um conselho, não pegue, já que quer uma 26, essa é a hora boa de comprar, estão entregando as bikes 26 modernas de graça.
Um quadro de alumínio é bem melhor em vários aspectos e você não tem como saber como está esse quadro, fora que a bike parece bem mal cuidada, alumínio no tempo é uma coisa, já o aço apodrece por dentro.

Qual o maior problema que você vai enfrentar, caixa de direção desse tipo de quadro é um horror, solta sozinho e da jogo toda hora, uma caixa de direção nova que você pode deixar anos sem mexer custa meros 25, só que não vai encontrar pra esse tipo de quadro, ou seja, dor de cabeça constante por uma peça tão simples e barata, padrões de mesa também, quer colocar uma mesa moderna e mais leve não vai conseguir.

Canote no padrão novo, também vai ser difícil achar pra esse quadro, e esses canotes tem uma castanha horrível que também da dor de cabeça, e um bom e novo que não vai ficar girando o banco custa na faixa de 45.

Caixa de pedal, outro item que um bom movimento central selado hoje custa uns 25, e esses antigos nos padrões desses quadros são horríveis, a mesma coisa que a caixa de direção, fica soltando e dando jogo.

E se quiser transformar numa gravel, quadros que comportam aro 700 caem muito melhor, o dia que quiser fazer upgrade de marchas, vai ter que trocar não só a catraca por cassete como também os cubos.

E ficar brigando por gramas a menos para seu uso é sem sentido, mas um quadro de alumínio com peças mais novas e sem essa suspensão que não serve para nada, você está falando de vários kilos a menos.

Resumindo, peças baratas e simples que não dão dor de cabeça, vão sair o mesmo valor que as peças que cabem nesses padrões e vão continuar dando dor de cabeça.

Estou te falando isso pois meu primo fez quase a mesma coisa, começou a andar comigo e resolveu trocar umas peças de uma bike velhinha que ele tinha, pagou caro pra fazer as modificações e um monte de coisa adaptada que não fica uma bike redondinha, se arrependeu e acabou comprando outra, depois falou pra mim, devia ter ouvido quando você falou que não compensava.
Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.
Voltar ao Topo
EduardoRR Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2018
Jundiaí
Offline
Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EduardoRR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2019 as 09:51
Saudades da minha Diamond Back Sorrento, mesma cor que essa, sem suspensão. Ralei muito com ela e nunca deu BO. Hoje em dia é muito mi mi mi para comprar bike.
Voltar ao Topo
Ed Machado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2013
Rib.das Neves
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ed Machado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2019 as 13:58
Me lembrou a Giant Acapulco que comprei a pouco tempo, porem ela é High Tensile.
Dizem que esse tipo de bike fica ótima para Cicloturismo.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2019 as 11:02
Eu peguei um quadro e garfo de cromoly de GT 95 na sorte e por um preço até interessante na época: R$ 250,00.

Todo o resto das peças ou foram compradas novas, outras usadas e outras reaproveitadas de uma bicicleta quebrada.
E as peças novas eram de linha básica de qualidade.

Nem parei para fazer as contas, porque senão eu iria chorar. Então, esquece. Fiz pelo prazer de restaurar algo que eu achava legal.

Tendo essa minha experiência, te digo que essa bike vale a pena, mas na seguinte condição: ela tem de custar muito barato e tem de ser restaurada com o mínimo de gasto. Se for para gastar, melhor partir para outra.
Outra coisa: essa bike tem muitos componentes obsoletos e vai saber como estão de desgaste. É uma bike legal para dar umas voltas no quarteirão, ir buscar pão na padaria... Não é bike para fazer trilha.

Dentro destes parâmetros, acho a compra dessa bike bem válida. Fora disso, aplique melhor o seu dinheiro.

Dá uma boa olhada nos sites de vendas tipo OLX e Mercado Livre. Tem muita bike aro 26 dos anos 90 com pouquíssimo uso sendo vendida a preço de banana porque agora o lance é só aro 29.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2019 as 19:00

"Caixa de pedal, outro item que um bom movimento central selado hoje custa uns 25, e esses antigos nos padrões desses quadros são horríveis, a mesma coisa que a caixa de direção, fica soltando e dando jogo."

o padrão de todas as bikes cromoly da década de 90 são os mesmíssimos de hoje. Movimento Central dito inglês de 1,37" x 24 TPI. Serve o que vc usualmente quiser: Ponta Quadrada, Octalinik e até Pedivela Integrado se vc for mais ousado.  LOL
Essa DiamondBack vinha com o Shimano LP - 60 todo fosco que também equipou as pioneiras Aluminum e trocentas outras bikes de entrada (Altus A10, Altus C20, Acera até Alivio de 1994). Confiável e robusto , em alinhamento com os modelos de entrada. 

Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2019 as 23:44
E

Editado por Gonçalves - 01 Nov 2019 as 16:24
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X