Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Montagem caixa de direção tapered (cônica)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Montagem caixa de direção tapered (cônica)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
xandylauw Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2019
barra mansa RJ
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandylauw Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Montagem caixa de direção tapered (cônica)
    Postado: 21 Out 2019 as 12:15
Galera, bom dia...

Fui montar uma caixa de direção tapered (cônica) porém parece que a "bacia" onde vai o rolamento inferior não entra no quadro, parece ser exatamente do tamanho do quadro. estou montando do jeito correto??

o quadro é um AUDAX 300
a Caixa de direção é a TSW tapered ( https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-953326158-caixa-direco-tsw-tapered-rolamentada-preta-4455-_JM - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-953326158-caixa-direco-tsw-tapered-rolamentada-preta-4455-_JM)

Obrigado.


Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2019 as 12:41
Esse quadro é tapered?
to procurando aqui e não fala no site da audax

Editado por azazel66 - 21 Out 2019 as 17:40
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
xandylauw Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2019
barra mansa RJ
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandylauw Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2019 as 12:56
Exato amigo, tanto o quadro quanto a caixa de direção são tapered... 

mas eu sinceramente não entendi o pq de ser do msm tamanho... ela não encaixa no quadro...

vou levar para o trabalho hoje e medir com paquímetro pra ter a medida exata...
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2019 as 13:57

A descrição completa do tipo de caixa de direção desta Audax 300 é: SEMI-INTEGRADA.

Existem 2 tamanhos (diâmetros externos): 55 ou 56 mm e ambos são montados sob pressão, ou seja, é necessário uma ferramenta para que a bacia do rolamento seja instalada na caixa de direção do quadro.


Então é preciso medir o diâmetro interno da caixa de direção do quadro para saber sé é do tamanho 55 ou 56 mm e depois levar numa oficina para montar a parte inferior e superior dela.
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2019 as 11:18
Amigo, isso ai e falso taper, nao e taper nao!
Veja que o cone abre e fecha em baixo, isso ai e para dar um ar de melhor, ar de tapared, mas e fake!

Sua cx. e 44/44mm...

Posso ta enganado, mas esse quadro nao e taper nem aqui nem na china, e mesmo 1mm +/- de diferenca das taper, que de fato existe nao e seu caso nao.

Esse audax e que ano? 18?
Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2019 as 13:23
ACHO que esse quadro usa caixa semi integrada:

Sobre os tipos de caixa de direção:
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2019 as 13:25
ainda assim é possível montar com uma caixa 44mm adaptadora pra tapered.
no Mercado Livre tem essa caixa, já comprei uma lá. tenho um quadro TSW Elite antigo montado assim e funciona perfeito, só tem que ter a espiga mais longa pois adiciona uns 15mm na altura total do garfo comparado a caixa 44mm semi integrada.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
xandylauw Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2019
barra mansa RJ
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandylauw Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2019 as 15:22
Amigão... É tapered sim... A superior é 44mm, a inferior é bem maior, tanto que essa parte que eu mostrei é a parte inferior... A suspensão cônica entra certinho sem nenhum adaptador... Mas a caixa de direção não...


Como o amigo disse em cima... Eu deveria ter comprado uma caixa semi integrada, como na descrição do quadro... Eu acho que comprei a integrada...
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2019 as 15:31
encaixar na suspensão não tem nada a ver com o tubo do quadro. claro que vai encaixar, afinal o rolamento e a pista são pra tubos de 1.5 polegada feitos pra garfo tapered.

existem quadros pra garfo tapered com o tubo de direção inferior 49, 55 e 56mm. E ainda existem quadros que usam o rolamento totalmente integrado no quadro, sem nenhum copo. Pra cada qual existe uma caixa ESPECÍFICA. Dizer que tal quadro é tapered sem falar a medida, não quer dizer muita coisa.

Além disso já vi empresas que oferecem bikes montadas (ou quadros para suspensão tapered) com tubo 44mm embaixo também, e no mercado existem caixas pra isso. E graças a essas caixas dá pra usar garfos tapered em quadros não pensados em tal, como faço no meu TSW e já vi muitos fazendo por aí em outros quadros mais antigos ou que são 44mm.

o mais inteligente a se fazer é pegar um parquímetro (pode ser de plástico mesmo, custa uns 5 reais) e medir o diâmetro
ai então vc compra a caixa correta.

veja quanta discussão seria poupada e quão simples seria resolver seu problema se tivesse feito isso desde o principio.


Editado por TheLittle - 22 Out 2019 as 15:41
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2019 as 16:00
esse negócio de "over", "mega over", "integrada", "semi integrada", só gera confusão. 
e agora até com "tapered" tem sido feita a confusão já que as pessoas acham que existe só uma medida universal absoluta.

over: caixa de direção pra tubos de 34mm com rolamentos externos ao qudro. foi criado pra diferenciar o tubo de suspensão reto, de 1 1/8"dos tubos standard (1") 

integrada: não tem copo, os rolamentos são encaxados direto no quadro. pode ser de várias medidas.

semi integrada: nome bobo que dão para as caixas q tem o copo inserido no tubo e que o rolamento fica dentro desse copo, e não aparente. é um nome bobo pq uma mesma medida 44mm por exemplo pode usar rolamento dentro do copo (o que chamam de ZS - zero stack - na maioria das marcas de caixas de direção) ou então EC (external cup - copo externo - o rolamento fica fora do quadro). porem existir caixas "semi integradas" de outras medidas, como 55mm, 56mm, etc. por isso é inadequado esse nome já que gera essa confusão. a Giant, pra ajudar, criou um tal de OVERDRIVE (que é basicamente tapered 44/56) e OVERDRIVE2 exclusivo deles (que era 44/56 usava um rolamento superior pra tubo mais espesso de 1 1/4", pra que meu Deus!). Ainda tem a cannondale que usa os dois lados do tubo com medida maior mas não me lembro qual é pois nunca me importei rs.

megaover: algum gênio criou essa denominação quando resolveram usar as direções "semi integradas" que na verdade são 44mm.  Alguém deve ter olhado as caixas 34mm e visto que 44 é maior e pensado: NOSSA se chamam essa de OVER vou chamar de MEGA OVER pra dar impressão que é melhor.. 
não sei qual a dificuldade das pessoas de usar números ao invés de nomes forçados pra tentar empurrar que é um padrao melhor que o outro.

tapered: significa literalmente CONICO, foi criado esse padrão após tentativas de suspensões com os tubos retos de 1.5".Aí viram que não tinha necessidade de ser 1.5" em cima também, só iria aumentar o peso e exigir que o mercado mudasse pra um padrão de mesa pra encaixar nesses garfos. Aí decidiram fazer um CONE deixando 1 1/8" em cima e 1 1/2" embaixo.


Editado por TheLittle - 22 Out 2019 as 16:05
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
xandylauw Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2019
barra mansa RJ
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandylauw Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2019 as 16:20
Então... eu medi a "bacia", tem 55mm... medi o rolamento, tem 52mm... o rolamento se prenssar ele encaixa no quadro certinho... porém por dentro do quadro não tem "bacia" pra apoiar o rolamento...

vou comprar um paquimetro pra medir o quadro tb... medi aqui no trabalho...

eu encontrei uma caixa semi integrada da absolut na internet de 52mm, mas estou com medo de comprar e não dar certo... a bicicletaria aqui perto de casa pediu pra eu levar o quadro lá pra ele dar uma olhada, vou levar amanhã...
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2019 as 16:25
Originalmente postado por xandylauw xandylauw escreveu:

Então... eu medi a "bacia", tem 55mm... medi o rolamento, tem 52mm... o rolamento se prenssar ele encaixa no quadro certinho... porém por dentro do quadro não tem "bacia" pra apoiar o rolamento...

vou comprar um paquimetro pra medir o quadro tb... medi aqui no trabalho...

eu encontrei uma caixa semi integrada da absolut na internet de 52mm, mas estou com medo de comprar e não dar certo... a bicicletaria aqui perto de casa pediu pra eu levar o quadro lá pra ele dar uma olhada, vou levar amanhã...

o rolamento de 52mm entra justo no buraco do quadro?

eita, essa medida nunca vi. se a medida é 52mm justo deveria ser integrado, mas se não tem a pista pro rolamento é no mínimo muito estranho.

https://www.parktool.com/blog/repair-help/headset-standards aqui tem uma lista dos padrões existentes. note que não se fala em press fit 55mm (ZS55) mas aqui no BR tem caixa e quadro de monte com essa medida. Acho que isso foi um erro da indústria chinesa e acabou virando padrão kkkkk.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2019 as 16:28
Originalmente postado por xandylauw xandylauw escreveu:

Então... eu medi a "bacia", tem 55mm... medi o rolamento, tem 52mm... o rolamento se prenssar ele encaixa no quadro certinho... porém por dentro do quadro não tem "bacia" pra apoiar o rolamento...

vou comprar um paquimetro pra medir o quadro tb... medi aqui no trabalho...

eu encontrei uma caixa semi integrada da absolut na internet de 52mm, mas estou com medo de comprar e não dar certo... a bicicletaria aqui perto de casa pediu pra eu levar o quadro lá pra ele dar uma olhada, vou levar amanhã...

tem o link dessa caixa? não achei semi-integrada de 52. 


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
xandylauw Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2019
barra mansa RJ
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandylauw Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2019 as 20:03
Só uma dúvida... Nos modelos integrados, o rolamento vai direto no quadro, correto? Mas existe algum ressalto, algo que impessa o rolamento de "subir" mais do que ele deveria no quadro?

Pois se vcs ampliarem a foto, no meu quadro aparenta ter uma área sobressalente perto da borda, passando a mão é mais nítido. Será que se eu prenssar o rolamento lá corre o risco dele "subir" conforme o uso, ou a suspensão mais a parte de cima da direção impediria isso acontecer?



O link ta salvo nos favoritos do computador, quando chegar em casa posto pra vc ver...
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2019 as 21:19
Esse quadro não é tapered. Você precisa é de uma direção semi-integrada (também chamada de mega over). Não inventa de usar direção integrada nesse quadro que ele não foi feito pra isso, vai arranjar problema se fizer isso.
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2019 as 07:58
Ainda acho que ele e o falso taper... e pela base que ele, creio que daria para usar somente o rolamento, no caso da integrada. Bem... tenso, poderia ter fotos melhores, modelo e ano especifico. Claro, medidas exatas tambem, do diametro interno do quadro e da sua caixa atual bem como da espiga do garfo.


Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2019 as 08:33
Originalmente postado por xandylauw xandylauw escreveu:

Só uma dúvida... Nos modelos integrados, o rolamento vai direto no quadro, correto? Mas existe algum ressalto, algo que impessa o rolamento de "subir" mais do que ele deveria no quadro?

Pois se vcs ampliarem a foto, no meu quadro aparenta ter uma área sobressalente perto da borda, passando a mão é mais nítido. Será que se eu prenssar o rolamento lá corre o risco dele "subir" conforme o uso, ou a suspensão mais a parte de cima da direção impediria isso acontecer?



O link ta salvo nos favoritos do computador, quando chegar em casa posto pra vc ver...

tira o rolamento dessa caixa q vc comprou e vai ver que no "copo" da caixa existe uma parede que apoia o rolamento, exatamente com a mesma angulação que ele. Num quadro pra direção integrada, vc vai ter essa mesma parede usinada no quadro, e simplesmente apoia o rolamento nela, sem usar "copos". Se seu quadro não tem isso, então ele não é integrado.

se não tiver esse apoio, que seria essa parede exatamente no ângulo do rolamento, não vai segurar o rolamento.. imagina o quanto de impacto essa área sofre, tanto é que inventaram até o tapered pra diminuir a torção e poder usar rolamento maior pra aguentar melhor os impactos aí.

Se a parte debaixo do tubo for um pouco maior que a de cima, a caixa pode ser EC49, o que acho muito pouco provável num quadro XC.

Mas se vc disse que o rolamento 52mm entra direto no quadro e fica justo, não faço idéia qual medida é essa, talvez seja algo proprietário. aí vai ter q perguntar ao fabricante e pedir pra ele fornecer a caixa.

vc n conseguiu medir até agora?


Editado por TheLittle - 23 Out 2019 as 08:37
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
xandylauw Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2019
barra mansa RJ
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandylauw Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2019 as 10:37
Galera, problema resolvido...

A medida é 50mm exatos...

Coloquei uma caixa EC49 tapered, uma bicicletarua aqui tinha... que indicaram aqui... Mas o post sumiu...

Deu certinho, sem folgas...

Obrigado a todos... O quadrinho complicado

Testar agora...
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2019 as 10:41
show. bom saber q existe quadros xc nacionais nessa medida. tenho um quadro santacruz nesse padrão e na época q comprei foi chato achar caixa, hoje em dia e bem mais fácil
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2019 as 14:42
Originalmente postado por xandylauw xandylauw escreveu:

Galera, problema resolvido...

A medida é 50mm exatos...

Coloquei uma caixa EC49 tapered, uma bicicletarua aqui tinha... que indicaram aqui... Mas o post sumiu...

Deu certinho, sem folgas...

Obrigado a todos... O quadrinho complicado

Testar agora...

eu indiquei, um post acima, mas como disse nunca tinha visto em um quadro xc, ainda mais nacional.


Editado por TheLittle - 23 Out 2019 as 14:43
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
JoaoGCCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2023
Araras
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JoaoGCCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2023 as 17:26
Boa Tarde, sei que ja faz algum tempo desta questão, masi estou com uma bike igual, qual seria o modelo correto desta cx de direção. ja comprei dois modelo se não serviu, é uma bike Audax, o quadro vem grosso como de fosse tapered, mas da uma afina, e minha espiga da suspenção é reta, não é conica. Muito Obrigado.

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X