Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Upgrade suspensão para piloto com sobrepeso
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Upgrade suspensão para piloto com sobrepeso

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Upgrade suspensão para piloto com sobrepeso
    Postado: 16 Out 2019 as 15:08
Buenas pessoal

Tenho uma Soul SL 329 21" com as seguintes specs:
Transmissão: Alívio 3x9 22-30-40 / 11-36
Freios: Deore XT 8020 4 pistões com discos 203/180 Icetech e pastilhas Icetech
Rodas: cubos Novatec 791/792 com aros Vzan Extreme Pro
Pneus: Continental Raceking 2.2 + Tannus Armour
Suspensão: Rock Shox XC30 Tk 100mm Mola/óleo
Cockpit: Controltech (original)

Freios, rodas e pneus já foram alvo de upgrades (transmissão não vejo motivos pra mexer, tá agradando).

Mas sinto necessidade de fazer um upgrade na suspensão.
As opções mais tops (Fox 32 e Rock Shok SID/Reba/Recon) é quase inviável o custo de novas e, no meu caso, só existem em eixo 15x100 (ou boost) e espiga Tapered. Quando acho uma eixo 9mm e espiga reta, é geralmente usada de anos (e não sinto confiança em adquirir uma mercadoria de alto valor usada - uma Fox 32 de eixo 9mm e espiga reta (abaixo de 2016) fica acima dos R$ 3.000,00 no ML).

Mas vi uma boa opção:
Manitou%20Marvel%20Pro%20ML - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1239686006-suspenso-manitou-marvel-pro-straight-29-preta-com-trava-_JM
pelo anúncio, parecer ser eixo 9mm e espiga reta.

Seria uma boa, apesar dos meus 115 kg (estão em declínio - eram 130 kg ano passado)?

Aguardo a opinião dos membros!

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 15:36
Principal já foi feito. Freios.

Agora no garfo talvez exista molas avulsas de maior carga. Seria a melhor opção em vez de trocar garfo. Ou então uma Rock Shox XC, porém a ar. 
Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:455
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 15:59
Recomendo Manitou Markhor, uso uma na minha Endorphine 6.3 a quase 1 ano, atualmente estou com 92kg mas quando instalei ela estava com 109kg.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 16:18
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Principal já foi feito. Freios.

Agora no garfo talvez exista molas avulsas de maior carga. Seria a melhor opção em vez de trocar garfo. Ou então uma Rock Shox XC, porém a ar. 


A ideia é uma Ar/Óleo pela leitura de terreno e ajustes, logo a troca das molas não seria uma boa (em minha opinião).

Rock Shox XC30 ar/óleo eu não pensei, pois se é para gastar, que tenha benefícios maiores (acredito que só da Recon em diante tenha canelas de 32 mm (rigidez torcional).
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 16:23
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Principal já foi feito. Freios

Aham, e o ganho foi fantástico!


Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Agora no garfo talvez exista molas avulsas de maior carga. Seria a melhor opção em vez de trocar garfo. Ou então uma Rock Shox XC, porém a ar.

Molas não seria a opção, pois quero evoluir na suspensão, e uma ar/óleo me trará benefícios!
Já as XC30 a ar, acho eu que muda pouca coisa em relação a minha, gasto bastante para pouca evolução!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 16:24
Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

Recomendo Manitou Markhor, uso uma na minha Endorphine 6.3 a quase 1 ano, atualmente estou com 92kg mas quando instalei ela estava com 109kg.


é uma opção mais em conta! mas creio eu que seja o mesmo caso da XC30 ar/óleo....
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 16:28
O que você busca, uma suspa com leitura melhor de terreno que a atual sua ou obter um SAG adequado para seu peso?

Se o problema for somente o SAG, a sugestão de carga nas molas é uma boa. Agora se busca uma leitura melhor que a suspa atual, VAI TER QUE ABRIR O BOLSO.

Tendo isto em vista, uma opção é ver as suspensões manitou no aliexpress. Vai achar nas configs que você precisa e com preço razoável, mesmo se taxar.

Lá vai a perguntinha mais importante: pode gastar quanto?

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 16:34
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Principal já foi feito. Freios

Aham, e o ganho foi fantástico!



É aquela coisa que você pensa: Nossa, como eu conseguia andar antes com aqueles freios antigos fracos?


Editado por Fabio - 16 Out 2019 as 16:35
Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:455
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 16:46
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

 é uma opção mais em conta! mas creio eu que seja o mesmo caso da XC30 ar/óleo....
Manitou Markhor >>> Proshock Onix >>> Rockshox XC30 Air

Baseado em testes nas bicicletas de amigos e pesquisa na internet.

Infelizmente, quanto melhor e mais cara a suspensão, mais difícil de encaixar na sua necessidade, pois fica cada vez mais difícil achar suspensão para espiga reta.
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 16:48
Eu daria uma boa analisada na Proshock, funcionam muito bem, tem um pos venda e garantia que so vejo elogios http://proshock.com.br/loja/suspensao/onix/

Eu hoje dou valor nisto também pois fui inventar de comprar uma Suntour que era uma carne de vaca e tinha em tudo que é bike e canto (XCR 32 RL) e a lazarenta foi terminar a garantia e estourou o cartucho, revirei tudo e não encontrei pra repor, acho as Manitou bem legais mas fico com o pé atras ja que a representante dela era a mesma da Suntour que me deixou na mão, sem falar que a Onix não deve em nada pra muita suspa mais cara que ela em peso e funcionamento.
Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:455
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 17:00
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

...acho as Manitou bem legais mas fico com o pé atras ja que a representante dela era a mesma da Suntour que me deixou na mão, sem falar que a Onix não deve em nada pra muita suspa mais cara que ela em peso e funcionamento.
Então, que eu saiba a representante da Suntour é a Intac, da Manitou é a Isapa.

As Proshock são realmente muito boas, a fabricante/montadora deles fica na cidade onde moro, só peguei a Manitou porque "no conjunto da obra" me agradou mais.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 17:04
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Eu daria uma boa analisada na Proshock, funcionam muito bem, tem um pos venda e garantia que so vejo elogios http://proshock.com.br/loja/suspensao/onix/

Eu hoje dou valor nisto também pois fui inventar de comprar uma Suntour que era uma carne de vaca e tinha em tudo que é bike e canto (XCR 32 RL) e a lazarenta foi terminar a garantia e estourou o cartucho, revirei tudo e não encontrei pra repor, acho as Manitou bem legais mas fico com o pé atras ja que a representante dela era a mesma da Suntour que me deixou na mão, sem falar que a Onix não deve em nada pra muita suspa mais cara que ela em peso e funcionamento.


Cartucho quando estraga, tem que trocar... dependendo da linha so encontra no exterior, mas nada que um ebay nao resolva.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 17:14
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Lá vai a perguntinha mais importante: pode gastar quanto?


R$ 2.500,00 NO MÁXIMO!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 17:15
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Principal já foi feito. Freios

Aham, e o ganho foi fantástico!



É aquela coisa que você pensa: Nossa, como eu conseguia andar antes com aqueles freios antigos fracos?



Andar não era o problema, o caos era segurar 120 kg morro abaixo!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 17:16
Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

 é uma opção mais em conta! mas creio eu que seja o mesmo caso da XC30 ar/óleo....
Manitou Markhor >>> Proshock Onix >>> Rockshox XC30 Air

Baseado em testes nas bicicletas de amigos e pesquisa na internet.

Infelizmente, quanto melhor e mais cara a suspensão, mais difícil de encaixar na sua necessidade, pois fica cada vez mais difícil achar suspensão para espiga reta.


Isso que me preocupa, a tal da espiga reta....

Até acha (RS Reba, Fox 32), mas usadas. E essa loteria eu não gostaria de apostar!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 17:18
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Eu daria uma boa analisada na Proshock, funcionam muito bem, tem um pos venda e garantia que so vejo elogios  http://proshock.com.br/loja/suspensao/onix/ - http://proshock.com.br/loja/suspensao/onix/

Eu hoje dou valor nisto também pois fui inventar de comprar uma Suntour que era uma carne de vaca e tinha em tudo que é bike e canto (XCR 32 RL) e a lazarenta foi terminar a garantia e estourou o cartucho, revirei tudo e não encontrei pra repor, acho as Manitou bem legais mas fico com o pé atras ja que a representante dela era a mesma da Suntour que me deixou na mão, sem falar que a Onix não deve em nada pra muita suspa mais cara que ela em peso e funcionamento.


A Proshock eu realmente não analisei.

Aqui na Serra Gaúcha, nunca vi uma Proshock, só se vê Manitou, Rock Shox, Fox, Suntour e DT Swiss (uma que outra, mas tem...)
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 17:20
Damaso ta certo, confundi os ''Is''

Lembrei deste enrosco estes dias apagando os e-mails antigos, comprei ela na Fuji Bike e pedi ajuda pra eles no caso do cartucho, eu mesmo executo as lubrificacoes e com isso consegui pegar o codigo gravado no cartucho, era uma de 32 mms pra aro 26 com rebound na base e trava no guidão, la fora eu tinha encontrado mas achei sacanagem um cartucho estourar em uma bike de ciclotur com uso leve e o vendedor e representante não ter nem a bondade de encomendar pra mim o cartucho, eu não queria de graca nem nada, iria pagar pois ja tinha acabado a garantia, acabei colocando garfo na bike e dando ela pra um amigo que não ligava pra funcionamento.

A resposta da Intac foi que o modelo teve a importacão descontinuada e fim, depois dessa peguei bronca, ja vi varios relatos aqui de usuarios que mandavam suas Proshock pra garantia ou analise e elas voltavam como novas, componentes pra RockShox mesmo que caro achamos muito facil pra comprar, espero que com a Manitou seja assim também.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 17:22
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

O que você busca, uma suspa com leitura melhor de terreno que a atual sua ou obter um SAG adequado para seu peso?


A ideia é uma mescla de ambos, mas com peso maior para leitura de terreno

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Se o problema for somente o SAG, a sugestão de carga nas molas é uma boa. Agora se busca uma leitura melhor que a suspa atual, VAI TER QUE ABRIR O BOLSO.


Bolso vai sofrer....

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Tendo isto em vista, uma opção é ver as suspensões manitou no aliexpress. Vai achar nas configs que você precisa e com preço razoável, mesmo se taxar.


Olhei até, mas além da loteria da taxação, não achei a Marvel/Machete PRO 29 espiga reta, só a COMP.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 17:25
Veja neste site.

https://www.bike-components.de/de/komponenten/gabeln/29-federgabeln/

Certeza que com 2.500 vc compra algo bom pagando o frete de 45 euros e as taxas alfandegárias. E chega em 10 dias em média, sd der sorte nem vai ser taxado

scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 17:29
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1208274546-suspenso-manitou-machete-comp-29-retaeixo-9mmaroleo-_JM#position=9&type=item&tracking_id=77142fab-f120-4d8d-a096-ea5889607e01


ár/óleo, espiga reta, eixo 9mm, canela Ø32mm e dentro do orçamento... Te atira vivente!

(eu pegaria esse mesmo modelo na china, mas aí fica a critério de escolha)


Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 17:38
Por custo baixo e ao menos testar o conjunto, eu tentaria trocar a mola pela Dura, pois as RS vem sempre com a Media.

Mas se quer trocar, eu iria de Proshock, ao meu ver o conjunto da obra e mais feio que uma Manitou, porem e levissima, bonita em si, resistente e super funcional. Fora a assistencia... e para seu peso pode ser que va precisar manter em dia as revisoes.

Eu iria de proshock!
Onix ou a Dark!
Voltar ao Topo
Deymed Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Fev 2014
Curitiba-PR
Offline
Mensagens:305
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deymed Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 19:49
Outra opção seria importar uma Manitou Machete do Aliexpress. Lá é mais fácil encontrar com espiga reta e eixo 9mm, no Brasil como vc mencionou, somente usada
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2019 as 00:15
Originalmente postado por Deymed Deymed escreveu:

Outra opção seria importar uma Manitou Machete do Aliexpress. Lá é mais fácil encontrar com espiga reta e eixo 9mm, no Brasil como vc mencionou, somente usada

Já pensei em comprar do aliexpress também, mas a duvida que paira após anos acompanhando coisas a venda no aliexpress,  será que é "OLIGINAL" ? 

Acho curioso somente ter pra vender as de 100mm (espiga reta e conica) e em alguns casos a de 120mm, se é original mesmo, porque ninguém lá vende as de 140mm ? 
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2019 as 09:06
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Veja neste site.

https://www.bike-components.de/de/komponenten/gabeln/29-federgabeln/ - https://www.bike-components.de/de/komponenten/gabeln/29-federgabeln/

Certeza que com 2.500 vc compra algo bom pagando o frete de 45 euros e as taxas alfandegárias. E chega em 10 dias em média, sd der sorte nem vai ser taxado



Olhei, e ao menos as que vi, estava bem destacado: NÃO ENVIAMOS PARA O BRASIL....
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2019 as 09:11
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Já pensei em comprar do aliexpress também, mas a duvida que paira após anos acompanhando coisas a venda no aliexpress,  será que é "OLIGINAL"


Essa é o maior entrave! o fator OLIGINAU....


Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Acho curioso somente ter pra vender as de 100mm (espiga reta e conica) e em alguns casos a de 120mm, se é original mesmo, porque ninguém lá vende as de 140mm ?

Geralmente a 120 mm (pelo que pesquisei) só acha no aro 27,5.
140mm? talvez demanda de mercado.... ou OLIGINAU mesmo!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2019 as 09:11
Originalmente postado por Deymed Deymed escreveu:

Outra opção seria importar uma Manitou Machete do Aliexpress. Lá é mais fácil encontrar com espiga reta e eixo 9mm, no Brasil como vc mencionou, somente usada


As que vi no ML, parecem novas, mas é uma que outra com eixo 9mm e espiga reta!
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2019 as 09:38
tenho uma ônix, sou um defensor dela... nessa faixa, não pensaria duas vezes em escolher ela... já minha RS Judy que veio na scott, nunca mais comprarei uma... um fato.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2019 as 10:25
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

tenho uma ônix, sou um defensor dela... nessa faixa, não pensaria duas vezes em escolher ela... já minha RS Judy que veio na scott, nunca mais comprarei uma... um fato.

a Judy nao é boa? nao entendi!
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2019 as 19:50
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

tenho uma ônix, sou um defensor dela... nessa faixa, não pensaria duas vezes em escolher ela... já minha RS Judy que veio na scott, nunca mais comprarei uma... um fato.


a Judy nao é boa? nao entendi!


Não gostei... se melhoro a leitura, ela fica mole pra quando a trilha pesa, se ajusto pra trilha pesada, a leitura é péssima... a minha tbm rachou aquele porcaria de suporte da mangueira de freio e não tem em lugar nenhum... ela torce bastante, uma ancora de pesada, as canelas de aço (aço cromado na minha, não o fast black) riscam fácil... tá com umas 80 hrs de uso e vou ter que trocar reparos das lower leg (manual diz ser com 200h, não faço trilha pesada) pq os retentores deixam entrar sujeira... enfim... não recomendo...

A ônix por outro lado, ajusto as duas camaras e ela fica perfeita, amortece até grama, mas não perde sustentação no rock gardem, nunca troquei os reparos (deve estar com umas 300 h e eles estão bem, íntegros...), não tem riscos nas canelas (de alumínio anodizado duro), torção discreta, bem aceitável pelo preço (a ônix é eixo 9mm com 32mm de canela, a RS é TA 15mm com canelas de 30mm) e leve pelo custo, 1,7 kg (espiga cortada), além de ter ajustes de compressão que me agrada mais que a trava solida na maioria das vezes (apesar de que a judy, se eu amolecer ela... o Turn Key dela fica destravando o tempo todo...)...

Enfim, proshock ônix eu recomendo... a judy eu vou ficar pq não tenho R$ pra comprar outra, mas não recomendo, e a Scott precisa de garfo compatível com o sistema de trava proprietário.


PS: Eu não recomendo a Judy (eu muito provavelmente não compraria nenhuma que compartilha a arquitetura base dela da RS, mas essa é a única RS que já tive pra avaliar)... mas sei que os demais modelos da RS são sensacionais.... Não me apedrejem hahahaha

Editado por azazel66 - 17 Out 2019 as 20:10
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2019 as 20:31
Não tenho muito a contribuir, mas uma reflexão...
Veja bem, não é caso de ir mais devagar?
Entendo que pelas circunstâncias, vai exigir bem mais da suspensão que o normal, o que refletirá indiscutivelmente em desgaste acelerado... Mais manutenção, mais gastos a médio e longo prazo...
Suspa a ar já tem um custo elevado de manutenção...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2019 as 07:34
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Não tenho muito a contribuir, mas uma reflexão...
Veja bem, não é caso de ir mais devagar?
Entendo que pelas circunstâncias, vai exigir bem mais da suspensão que o normal, o que refletirá indiscutivelmente em desgaste acelerado... Mais manutenção, mais gastos a médio e longo prazo...
Suspa a ar já tem um custo elevado de manutenção...


Chê, meu uso não é muito elevado (por causa das circunstâncias de clima e de vida, esse mês de outubro nem pedalei ainda!
E sinceramente, não cheguei a ver isso (custos de manutenção). Na XC30 mandei abrir 1x pra limpar e lubrificar, mais nada!

Esse ponto da manutenção, o que será que muda de uma Mola/óleo par uma Ar/óleo?
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2019 as 08:19
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Não tenho muito a contribuir, mas uma reflexão...
Veja bem, não é caso de ir mais devagar?
Entendo que pelas circunstâncias, vai exigir bem mais da suspensão que o normal, o que refletirá indiscutivelmente em desgaste acelerado... Mais manutenção, mais gastos a médio e longo prazo...
Suspa a ar já tem um custo elevado de manutenção...


Chê, meu uso não é muito elevado (por causa das circunstâncias de clima e de vida, esse mês de outubro nem pedalei ainda!
E sinceramente, não cheguei a ver isso (custos de manutenção). Na XC30 mandei abrir 1x pra limpar e lubrificar, mais nada!

Esse ponto da manutenção, o que será que muda de uma Mola/óleo par uma Ar/óleo?


Os reparos da câmara de ar, porém é relativo o custo, maioria das suspensões básicas de mola, tem retentores e lubrificação interna muito ruim, sem nem sistema de lubrificação de haste, fica aquele óleo viscoso, preto de sujeira, grudado na canela...

As a ar e óleo tem certas manutenções de tempo em tempo, variando conforme fabricante...

Via de regra, a cada 50h tem que trocar óleo da lower leg e limpar retentores e a espuma de lubrificação

E a depender do fabricante, a cada 100 ou 150 ou 200h tem que trocar o kit de reparos (lado do ar, lado do óleo em algumas e das lower legs (parte móvel da suspensão)...

pro usuário pesado, as simples não duram ao meu ver, pro usuário esporádico, as revisões são 1x ao ano, as vezes até mais...

Na trilha, em média, cada 10 km é uma hora...

O serviço de lower leg é simples, poucas ferramentas, e com pouco de habilidade e paciência, dá pra fazer em casa...
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2019 as 08:48
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Não tenho muito a contribuir, mas uma reflexão...
Veja bem, não é caso de ir mais devagar?
Entendo que pelas circunstâncias, vai exigir bem mais da suspensão que o normal, o que refletirá indiscutivelmente em desgaste acelerado... Mais manutenção, mais gastos a médio e longo prazo...
Suspa a ar já tem um custo elevado de manutenção...


Chê, meu uso não é muito elevado (por causa das circunstâncias de clima e de vida, esse mês de outubro nem pedalei ainda!
E sinceramente, não cheguei a ver isso (custos de manutenção). Na XC30 mandei abrir 1x pra limpar e lubrificar, mais nada!

Esse ponto da manutenção, o que será que muda de uma Mola/óleo par uma Ar/óleo?


Os reparos da câmara de ar, porém é relativo o custo, maioria das suspensões básicas de mola, tem retentores e lubrificação interna muito ruim, sem nem sistema de lubrificação de haste, fica aquele óleo viscoso, preto de sujeira, grudado na canela...

As a ar e óleo tem certas manutenções de tempo em tempo, variando conforme fabricante...

Via de regra, a cada 50h tem que trocar óleo da lower leg e limpar retentores e a espuma de lubrificação

E a depender do fabricante, a cada 100 ou 150 ou 200h tem que trocar o kit de reparos (lado do ar, lado do óleo em algumas e das lower legs (parte móvel da suspensão)...

pro usuário pesado, as simples não duram ao meu ver, pro usuário esporádico, as revisões são 1x ao ano, as vezes até mais...

Na trilha, em média, cada 10 km é uma hora...

O serviço de lower leg é simples, poucas ferramentas, e com pouco de habilidade e paciência, dá pra fazer em casa...


Muito obrigado pelas explicações!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2019 as 08:57
Cara, se tu for ficar preocupado com custo de manutenção, nunca irá ter uma 10v... Talvez até uma 8v...quicã uma 1x12v... Ou vai pirar de vez e ir pro single speed, afinal uma pinha 14 dentes custa míseros 15 reais e a corrente mais uns 10...

Ou seja, não acho legal essa preocupação do custo de manutenção de uma suspa ár/óleo... Uma revisão completa e bagual, vai te custar uns R$250 e vai fazer 1 por ano, talvez uma a cada dois anos se rodar bastante em asfalto... O custo disso, diluído nesse tempo comparado a experiência de andar com uma boa suspensão, vale a pena!

O fabricante recomenda 50hs por dois motivos, primeiro que ele considera a pior utilização, ou seja, aquela trilha toda lamacenta ferrada... segundo, que deixa um argumento para amenizar as garantias... 

50hs é minha rodagem em um mês, sendo a maior parte em trecho urbano... Jura que vou trocar óleo todo o mês!!! Vou acabar estragando a suspensão de tanto abrir ao invés de manter a vida útil da mesma
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2019 as 09:14
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Cara, se tu for ficar preocupado com custo de manutenção, nunca irá ter uma 10v... Talvez até uma 8v...quicã uma 1x12v... Ou vai pirar de vez e ir pro single speed, afinal uma pinha 14 dentes custa míseros 15 reais e a corrente mais uns 10...

Ou seja, não acho legal essa preocupação do custo de manutenção de uma suspa ár/óleo... Uma revisão completa e bagual, vai te custar uns R$250 e vai fazer 1 por ano, talvez uma a cada dois anos se rodar bastante em asfalto... O custo disso, diluído nesse tempo comparado a experiência de andar com uma boa suspensão, vale a pena!

O fabricante recomenda 50hs por dois motivos, primeiro que ele considera a pior utilização, ou seja, aquela trilha toda lamacenta ferrada... segundo, que deixa um argumento para amenizar as garantias... 

50hs é minha rodagem em um mês, sendo a maior parte em trecho urbano... Jura que vou trocar óleo todo o mês!!! Vou acabar estragando a suspensão de tanto abrir ao invés de manter a vida útil da mesma


exatamente, 50h é aquele garfo que tá lá, todo pedal na trilha, poeira, barro... MAAAAAAASSSS a primeira revisão recomendo fazer (a minha veio com menos óleo que o recomendado (devia ser 5ml por canela e tinha menos de 1)
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2019 as 10:11
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Cara, se tu for ficar preocupado com custo de manutenção, nunca irá ter uma 10v... Talvez até uma 8v...quicã uma 1x12v... Ou vai pirar de vez e ir pro single speed, afinal uma pinha 14 dentes custa míseros 15 reais e a corrente mais uns 10...

Bem por aí... tô feliz com minha 3x9 e seus 595% de range....

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Ou seja, não acho legal essa preocupação do custo de manutenção de uma suspa ár/óleo... Uma revisão completa e bagual, vai te custar uns R$250 e vai fazer 1 por ano, talvez uma a cada dois anos se rodar bastante em asfalto... O custo disso, diluído nesse tempo comparado a experiência de andar com uma boa suspensão, vale a pena!

Minha preocupação maior era em SABER o que muda e o que vou ter que fazer, também para não ser enganado!


Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

O fabricante recomenda 50hs por dois motivos, primeiro que ele considera a pior utilização, ou seja, aquela trilha toda lamacenta ferrada... segundo, que deixa um argumento para amenizar as garantias... 50hs é minha rodagem em um mês, sendo a maior parte em trecho urbano... Jura que vou trocar óleo todo o mês!!! Vou acabar estragando a suspensão de tanto abrir ao invés de manter a vida útil da mesma


Pirar com manutenção? eu sou da turma que só manda pra revisão quando quebra ou vê que não tá rendendo o esperado.....

Se eu pegar uma ar/óleo, vai pra primeira revisão no que o fabricante manda... depois é 1x ao ano e olhe lá!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2019 as 10:12
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

exatamente, 50h é aquele garfo que tá lá, todo pedal na trilha, poeira, barro... MAAAAAAASSSS a primeira revisão recomendo fazer (a minha veio com menos óleo que o recomendado (devia ser 5ml por canela e tinha menos de 1)


Seguir isso de inicio vai ser bom pra prolongar a vida útil!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2019 as 16:30
Eu mesmo falei acima para trocar a mola do garfo por outra de maior carga. Mas afinal, existem essas molas para vender? Nunca vi nem para Rock Shox.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2019 as 16:41
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Eu mesmo falei acima para trocar a mola do garfo por outra de maior carga. Mas afinal, existem essas molas para vender? Nunca vi nem para Rock Shox.


Procurei no ML e só acha para as Boxxer.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2019 as 21:57
Eu não vou tomar partido se tu deve ou não fazer, mas esteja ciente que a recomendação (por cima) é aquela citada. É tipo carro, quando tu abre a tampa do cabeçote de alguns, o óleo já virou graxa...

Comentaram em uma loja em 600 barones pra fazer a manutenção de 50hs. Se tiver que levar pra São Leopoldo, precisa custar 200 pila pra valer a pena.
A troca não se dá só por uso, mas pela propriedade higroscópica do óleo usado.

Eu nunca nem tentei sequer saber como que é, teria provavelmente quase todas as ferramentas, mas não a habilidade pra isso. Em geral, costumo pagar um mecânico e acompanhar o serviço, para ver quais as dificuldades. Essa escolha é sua.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X