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Manutenção caseira ou especializada?

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gabscasarim1010 Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2019
Araraquara sp
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gabscasarim1010 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Manutenção caseira ou especializada?
    Postado: 16 Out 2019 as 10:10
Olá gente!

A poucos dias comprei uma bicicleta usada, procurando custo benefício. Já andei 80 km com ela e parece tudo em ordem com as peças, quadro, etc.

No entanto, o antigo dono não estava usando ela, e a bike estava meio que encostada, por isso queria revisar ela, por precaução. Aí que veio a dúvida entre fazer em casa ou pagar para uma oficina.

Realmente não sei se compensa pagar, caso seja possível realizar em casa. Por isso, gostaria de saber qual o grau de dificuldade pra desmontar uma bike em casa e fazer uma limpeza de componentes como Free hub, movimento central, sangria de freios e afins.

A bike é toda deore.

Desde já grato.
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hurry-gurits Ver Drop Down
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Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
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Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 10:22
Originalmente postado por gabscasarim1010 gabscasarim1010 escreveu:

Olá gente!

A poucos dias comprei uma bicicleta usada, procurando custo benefício. Já andei 80 km com ela e parece tudo em ordem com as peças, quadro, etc.

No entanto, o antigo dono não estava usando ela, e a bike estava meio que encostada, por isso queria revisar ela, por precaução. Aí que veio a dúvida entre fazer em casa ou pagar para uma oficina.

Realmente não sei se compensa pagar, caso seja possível realizar em casa. Por isso, gostaria de saber qual o grau de dificuldade pra desmontar uma bike em casa e fazer uma limpeza de componentes como Free hub, movimento central, sangria de freios e afins.

A bike é toda deore.

Desde já grato.


É possível sim fazer em casa, mas dependendo da sua habilidade e se voce não tem ferramentas e vivência em manutenção basica, o barato vai sair caro. Vai precisar de algumas ferramentas específicas, desengraxante, graxa, etc...

Freios só com especialista, se vc fizer alguma arte, vai descobrir num momento bem ruim...

Tem bastante topico de manutenção aqui, e no youtube também....

A manutenção basica como limpeza de relação, etc eu sempre faço nas minhas, depois de algumas trilhas invariavelmente mando pro especialista... é mais barato manutenção preventiva do que a corretiva.

Como comprou usada e nao sabe o histórico real de manutenção, deixaria pra uma revisão geral, desmontagem dos cubos, troca dos cabos, regulagens, se o freio for de oleo mineral a troca do fluido, verificacao e troca das pastilhas... e dai pra frente vc mesmo iria dazendo as manutenções periódicas...

Editado por hurry-gurits - 16 Out 2019 as 10:26
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
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FelipeV Ver Drop Down
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Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
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Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 11:01
Depende do quanto vc vai andar, se vc for investir pesado, treinar e correr, talvez fosse bom aprender e investir nisso.

Ai entra o problema, Investir uma boa grana em ferramentas, ai vc tem que ver se compensa gastar isso ou fazer uma revisão por ano que normalmente é suficiente.

Ferramentas são caras, precisa de muitas, algumas vc pode improvisar, outras não, se for fazer a risca, entra torquimetro, que são caros, seria bom ter dois, um pra coisas pequenas e outro pra grandes. Torquimetro que vc usaria no cambio e abraçadeiras, coisas leves, não tem força pro K7 ou movimento central. Mesmo que seja china estamos falando de algo perto de 800R$.

Sangria precisa do kit de sangria, vai gastar algo perto de 200R$ depende do kit.

No seu caso sendo deore não precisa ferramenta especial pros cubos, chave de boca e graxa somente, se for pra rolamento ai vc tem que improvisar, pois as ferramentas pra isso são caras e até onde vi só acha importada.

Cavalete tbem vai se necessário, tem modelos por R$ 350 da TSW que são bem bons pelo custo.

Ai é fazer conta, pagar entre 200 a 500 uma vez por ano ou investir quase outra bike em ferramentas pra usar em casa.

Claro, se gostar do assunto, vai devagar motando a oficina.

Eu estou fazendo isso, pq é prazeroso cuidar da bike.

Comece pelo basico, ferramentas de limpeza, espatulas, medidor de desgaste de corrente, algumas chaves allen, até aquelas de canivete da pro gasto no começo, mas pra algumas areas aquelas com a ponta pra colocar em angulos seria bom, os parafusos de aperto do selim no canote costumam ficar em angulo ruim. Vai que só isso ja serve pra vc.

Freehub Shimano basicamente não tem manutenção pq não tem muito o que fazer, eles não foram feitos pra ser aberto, se pifa troca o cubo todo, (tem o free hub pra trocar avulso) aqui não é tão barato mas é realidade pra Shimano, ou qquer outra, mesmo que tenha manutenção, sendo importados, tudo custa caro.

Não compre kit fechado de ferramentas, pode ate sair mais barato mas pode acabar com ferramenta que não precisa e faltar as que precisa, melhor comprar aos poucos.





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Gustavo455 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2018
Indaiatuba
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavo455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 11:40
Não pense duas vezes, mande em uma revisão geral e garanta que está tudo em bom estado e deixe ela zerada... após isso faça regularmente a limpeza da bike e relação,compre uma graxa para uso geral e com um jogo de chave allen irá conseguir lubrificar e limpar o movimento central e caixa de direção.
Tendo isso já irá reduzir o preço das manutenções gerais, pois para manutenção em cubos e freehub, retirada do movimento central e rolamentos é necessário ferramentas especificas e conhecimento maior sobre o assunto, então compensa deixar em uma loja especializada.
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Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
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Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 11:47
Hoje em dia ou em casa ou em loja. Jamais em mecânico que atende em casa. Levava num cara que era o melhor (segundo ele mesmo), e uma vez quase destruiu uma peça e o quadro de tabela, se ele destrói já era, pois não tem o cu para cagar, já uma loja grande tem contato com as fábricas e te dá outra.
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zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
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Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 14:18
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Hoje em dia ou em casa ou em loja. Jamais em mecânico que atende em casa. Levava num cara que era o melhor (segundo ele mesmo), e uma vez quase destruiu uma peça e o quadro de tabela, se ele destrói já era, pois não tem o cu para cagar, já uma loja grande tem contato com as fábricas e te dá outra.

É impressionante como tem tantos número 1. Mecânico estrela é ruim demais.
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EduardoRR Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2018
Jundiaí
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Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EduardoRR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 14:55
Eu prefiro levar uma ou duas vezes ao ano na revisão em mecânico especializado. desmontar geral, trocar cabos, lubrificar, conferir alinhamento - custo : R$ 100 - 130. Sem trocar fluído de freio e sem abrir suspensão, esses são tratados caso a caso se precisar. Depois eu fico fazendo a manutenção básica de limpeza da transmissão , etc.

Mas eu tenho algumas ferramentas, tenho o cavalete da TSW, mas ainda falta chave de tirar cassete, chave de tirar pedivela, torquímetro, minha intenção é aprender a mexer por que tenho 3 bikes em casa. 
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hurry-gurits Ver Drop Down
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Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 17:07
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Hoje em dia ou em casa ou em loja. Jamais em mecânico que atende em casa. Levava num cara que era o melhor (segundo ele mesmo), e uma vez quase destruiu uma peça e o quadro de tabela, se ele destrói já era, pois não tem o cu para cagar, já uma loja grande tem contato com as fábricas e te dá outra.


Mecânico só por indicação, como em todas profissões tem muito cara ruim fazendo cagada.
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aschneider Ver Drop Down
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Cadastrado em: 13 Mar 2017
MS
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aschneider Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2019 as 10:51
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Hoje em dia ou em casa ou em loja. Jamais em mecânico que atende em casa. Levava num cara que era o melhor (segundo ele mesmo), e uma vez quase destruiu uma peça e o quadro de tabela, se ele destrói já era, pois não tem o cu para cagar, já uma loja grande tem contato com as fábricas e te dá outra.


Mecânico só por indicação, como em todas profissões tem muito cara ruim fazendo cagada.

Realmente o que conta é indicação, se em casa fazendo por conta ou em loja, onde também contratam muitas pessoas e pode ter rotatividade, é indiferente. A base mesmo é ter conhecimento técnico.

Levei em uma loja (pela primeira vez), já para evitar dor de cabeça, voltei sem as vedações dos cubos, não vi na hora e agora está sem.

Normalmente faço em casa as coisas simples, (corrente, cubos, limpeza geral, caixa de direção ) comprei algumas ferramentas e da pro gasto. Tem coisas (como suspensão, movimento central, espias) que vc não precisa estar abrindo toda hora, quando precisar leva em alguém que entende e tem peças/ferramentas/etc.

Claro que tudo depende do seu uso e da qualidade das peças também, um movimento esferado aberto daqueles antigos dura uma chuva ou alguns km com poeira.


Editado por aschneider - 17 Out 2019 as 10:52
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hurry-gurits Ver Drop Down
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Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2019 as 10:58
Levava numa loja, serviço muito bom, até que deu um pouco de jogo na balança traseira da minha full, fiz a revisão completa lá, eles sempre tinham full lá mexendo, deixei justamente para tirar a folga , ja que incluia desmontar a bike de cabo a rabo.

Surpresa minha quando fui buscar a bike e continuava o jogo, perguntando pro dono e pro mecânico, ambos falaram que era comum ficar assim...

Perderam um cliente e a indicação de outros varios, porque quiseram economizar 30 reais de um jogo de buchas...
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zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
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Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Levava numa loja, serviço muito bom, até que deu um pouco de jogo na balança traseira da minha full, fiz a revisão completa lá, eles sempre tinham full lá mexendo, deixei justamente para tirar a folga , ja que incluia desmontar a bike de cabo a rabo.

Surpresa minha quando fui buscar a bike e continuava o jogo, perguntando pro dono e pro mecânico, ambos falaram que era comum ficar assim...

Perderam um cliente e a indicação de outros varios, porque quiseram economizar 30 reais de um jogo de buchas...

Depois de anos frequentando oficinas entre o Rio, SP (capital e interior), Florianópolis, e BSB, cheguei a uma conclusão óbvia. Conheça os mecânicos, converse com eles, entre nas oficinas, não perca tempo com os donos e vendedores. Achando um que ache o serviço bom, fique amigo do cara.
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