Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Troca de coroas em pedivela Deore M 617
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Troca de coroas em pedivela Deore M 617

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Arquiteto Amorim Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jun 2019
Goiânia-GO
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arquiteto Amorim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Troca de coroas em pedivela Deore M 617
    Postado: 29 Set 2019 as 17:38
Boa tarde, amigos!
Gostaria da ajuda dos amigos mais experientes do fórum.
Comprei um pedivela Shimano Deore FC-M617, com coroas 22-36, como vou montar um sistema 2x10, vi que o mais indicado pela Shimano seria uma diferença de 10T entre as coroas, o meu teria 14( temo que não ficaria bom).
Minha dúvida é se posso comprar apenas as duas coroas do pedivela mais novo FC-M600 com as coroas 36-26....pesquisei mas não consegui ter certeza se o pedivela FC-M 6000 e o FC-M617 tem o mesmo BCD, ou se tenho que comprar o pedivela completo e não somente as coroas adequadas.
Ficarei muito grato pela ajuda, não quero errar novamente.
Obrigado pela atenção
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2019 as 19:21
Eu tinha uma bike com o grupo deore m615, 20v pedivela 38/24, é só você comprar o cambio dianteiro certo, o meu que veio no grupo ele troca normalmente essa diferença de 14 dentes.

Esse cambio por exemplo:
https://www.viaexpressabike.com.br/ciclismo/componentes/cambio/cambio-dianteiro-deore-m616/

Características:
Tecnologias Dyna-Sys e HyperDrive;
Desempenho Dyna-Sys, consistente nas trocas;
Compatível com Pedivelas 40-28D, 38-26D e 38-24D;


Hoje eu tenho o grupo xt m8000, o cambio dianteiro pede que o pedivela seja 26/36 ou 38/38 diferença de 10 dentes, mas eu nao gosto, eu uso 26/38 e acho melhor, o meu range fica maior, e nao senti diferença nenhuma de quando eu usava 26/36, apenas o gap.

Editado por dagspina - 29 Set 2019 as 19:37
https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2019 as 19:31
Amorim a Caloi BlackBurn de meu amigo veio com esta pedivela mas com as coroas 24/38 com 14 dentes de diferença e funcionava perfeito, por ela vir com cassete de 11/36 ele queria melhorar na leve e pra gastar pouco instalei uma coroa de 22 que eu tinha sobrando de um Alivio 9v mas com o mesmo Bcd de 64 e furos simétricos e ta funcionando como antes, então se ta encanado apenas com a diferença dos dentes pode montar que vai funcionar, o câmbio também é importante neste processo e o Deore FD M618 dele suportou.

O M6000 tem os furos assimétricos, pode reparar em fotos e as coroas dele não servirão no M617, to antenado nisso pois as bikes que estou vendo pra comprar são com grupo M6000
Voltar ao Topo
Arquiteto Amorim Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jun 2019
Goiânia-GO
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arquiteto Amorim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2019 as 07:03
Bom dia!
Obrigado pela respostas ( não aprendi ainda a fazer citações aqui...rs). Mas fiquei feliz em saber que não preciso trocar meu pedivela por conta disso.
Complementando a bike é uma Specialized aro 26( testei a 29 e achei grande demais pra mim).
Comprei o câmbio dianteiro, o Deore M6025H, o traseiro o RD-M6000 GS, e o cassete, o HG500 (11-42)
Espero que dê tudo certo, gosto muito dessa bike,mais uma vez obrigado a todos
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2019 as 09:07
Opa por nada, é bom pode ajudar

Cara voce não tinha dito que sua bike era uma 26, em uma 26 com 22x42 vai ficar muito leve, quase ''impedalavel'' LOL eu uso em uma 29 coroa 22 e cassete de 40 e é bem raro eu usar esta marcha, uso apenas quando to de viagem e com bagagem.

Pensa na possibilidade de usar um cassete Deore de 11x36 e 10v, vai ficar uma relacão muito boa com gap minimo entre uma marcha e outra e muito rapido e precisa as trocas por ficar bem abaixo do limite de amplitude do cambio e 22x36 em uma aro 26 ja é uma senhora marcha leve até pra viagem, eu usava na 26 22x34 com bagagem e ia de boa e não sou fortão não, pelo contrario LOL
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2019 as 09:53
Tem a chisel comp que usa 22-36
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2019 as 10:04
Minha "coroinha" 22 deve ter dado umas 5 voltas apenas... andar no 22x40 vale mais a pena empurrar a bike, é sério... No aro 26", girando 100RPM (ventilador ON) vai render 6,84km/h... Haja pulmão pra manter 100 RPM constantes.

Pra aro 26", coroinha 26 e K7 11x36 sobe até parede.
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2019 as 10:16
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

... andar no 22x40 vale mais a pena empurrar a bike, é sério...  
Pra aro 26", coroinha 26 e K7 11x36 sobe até parede. 
Em viagem com bagagem de 10 kilos, e aro 29 de 14,5 kilos por 5,7 e até 12 dias como ja fiz subindo serra em Minas o dia todo se usa sim heim cara, em pedal normal não uso mas pra quando preciso prefiro que ela esteja la LOL, ja fiz rotas casca grossa sem precisar empurrar nenhuma vez, nessas condicoes subo a 5 kmh por horas onde se fosse empurrar subiria a 2 ou 3 kmh, no acumulado da uma diferenca danada, não tenho medidor de giro e cadencia mas subo em um giro confortavel com batimento baixo e respiracão normal sem girar ''feito ventilador''

Agora no caso do Amorim com uma boa aro 26 achei muito tambem 22x42 e pra não gastar com as coroas trocaria apenas o cassete, mas ficaria ainda melhor com coroas 24/38 e cassete 11/36
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2019 as 10:39
Já subi a serra velha de santos num evento, foram quase 2 horas subindo, relação 22 x 36 numa aro 26"... nada de ventilador não... de 4.8 a 6.4 km/h.

Tem subida na serra da canastra que é assim também... nessa velocidade e com batimento do coração normal...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2019 as 10:50
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Já subi a serra velha de santos num evento, foram quase 2 horas subindo, relação 22 x 36 numa aro 26"... nada de ventilador não... de 4.8 a 6.4 km/h.

Tem subida na serra da canastra que é assim também... nessa velocidade e com batimento do coração normal...

Então, o dono do tópico está montando uma relação 22x42, é disso que estou me referindo... O ideal seria 22x36, que no aro 26" encara tudo... 22x42 ficará exageradamente leve
Voltar ao Topo
Arquiteto Amorim Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jun 2019
Goiânia-GO
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arquiteto Amorim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2019 as 11:13
Muito bom aprender aqui com vocês, me fez pensar em várias possibilidades.
Pra entender meu contexto de pedal vou explicar melhor.
Tenho uma Specialized Hardrock aro 26, ela veio bem básica com Shimano tourney, 21 velocidades( coroa 42/34/24 e catraca mega range 14/34)...durante o período que pedalei ( 4 meses) ela desregulava muito, a corrente vivia caindo.
Início de fevereiro sofri um acidente com ela e fraturei a Tibia em vários pedacinhos, fiz cirurgia e agora o médico me liberou pra pedalar, a partir de dezembro próximo.
Durante a recuperação importei as peças com o intuito de aliviar um pouco meu pedal, não gosto de correr ( no máximo a 35 km/h já freio...rs
Gostei da opção de comprar um cassete 11/36, parece que a troca das marchas ficaria mais cadenciada mesmo...a opção mais cara seria trocar o pedivela, mas caso precise não tem problema, revendo o que tenho aqui, a preço de custo no MercadoLivre.
Assim, estou analisando cada sugestão e aprendendo aqui...pedalo informalmente, maioria das vezes na cidade ( nunca peguei trilha ou estradão, mas agora pretendo andar mais em estradão fugindo dos carros).
Obrigado por ajudar um ciclista peba e perdido entre tantas possibilidades de configuração.
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2019 as 11:29
Essa sua pedivela tem 3 configuracoes que eu ja vi, a sua 22/36, tem um 26/36 e a do meu amigo da BlackBurn  24/38, as coroas dele são faceis de achar e não custam caro, mas pelo que voce explicou do que quer fazer no pedal 22/36 ta bom pra caramba.

O cassete 11/36 cairia muito bem no seu conjunto e teria uma bike com boa amplitude de marchas e o Deore ja é um senhor grupo pra se usar, sua bike vai ficar bem legal
Voltar ao Topo
Arquiteto Amorim Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jun 2019
Goiânia-GO
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arquiteto Amorim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2019 as 13:07
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Essa sua pedivela tem 3 configuracoes que eu ja vi, a sua 22/36, tem um 26/36 e a do meu amigo da BlackBurn  24/38, as coroas dele são faceis de achar e não custam caro, mas pelo que voce explicou do que quer fazer no pedal 22/36 ta bom pra caramba.

O cassete 11/36 cairia muito bem no seu conjunto e teria uma bike com boa amplitude de marchas e o Deore ja é um senhor grupo pra se usar, sua bike vai ficar bem legal

Acho que aprendi muito aqui (inclusive a fazer citação...🤣)
Vocês me ajudaram bastante, eu já estava pensando em gastar mais em outro pedivela ( com medo de 14 dentes de diferença ser muito pra o câmbio dianteiro).
Fiz as contas aqui e percebi que, seguindo a sugestão de trocar apenas o K7, por um Deore XT M771 (11-36), eu terei a mesma redução se trocasse o pedivela por um 26/36...com a vantagem de muito menos gap entre os cogs, o que me dará uma cadência muito melhor (já sofria quando estava pedalando e tinha que reduzir pra mega range, dava uma quebrada na cadência muito chata)
Muito obrigado, valeu demais!
Voltar ao Topo
Arquiteto Amorim Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jun 2019
Goiânia-GO
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arquiteto Amorim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2019 as 13:09
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Opa por nada, é bom pode ajudar

Cara voce não tinha dito que sua bike era uma 26, em uma 26 com 22x42 vai ficar muito leve, quase ''impedalavel'' LOL eu uso em uma 29 coroa 22 e cassete de 40 e é bem raro eu usar esta marcha, uso apenas quando to de viagem e com bagagem.

Pensa na possibilidade de usar um cassete Deore de 11x36 e 10v, vai ficar uma relacão muito boa com gap minimo entre uma marcha e outra e muito rapido e precisa as trocas por ficar bem abaixo do limite de amplitude do cambio e 22x36 em uma aro 26 ja é uma senhora marcha leve até pra viagem, eu usava na 26 22x34 com bagagem e ia de boa e não sou fortão não, pelo contrario LOL

Muito obrigado amigo, sua sugestão salvou minha configuração, vou comprar o K7 Deore XT M771, acho que vai ficar bem melhor e ainda mais econômico do que trocar o pedivela.
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2019 as 11:00
Por nada Amorim, é muito bom pode ajudar com um pouquinho do que aprendi aqui nestes anos, quando estiver pronta a magrela posta o resultado pra sabermos como ficou e o que voce achou, vai ficar uma baita bike com os componentes que voce comprou
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2019 as 12:56
Não li todas as mensagens, mas é o seguinte:

O tamanho do cage do câmbio traseiro define a sobra de corrente com que ele tem que lidar pra esticar.
Nessa conta considera-se a diferença de dentes entre os "pinhões" maiores e menores tanto da coroa quanto do cassete.

Como nos grupos 2x11 Shimano OFICIALMENTE a diferença dos cogs do cassete (11 pra 40 ou 42) é bem maior que os grupos de 10v (11 pra 34 ou 36) a shimano configurou os pedivelas de 11v com 10 dentes de diferença entre as coroas ao invés de 14 como nos grupos 10v anteriores.

Mas não significa que seja proibido usar 12 ou até 14 de diferença com grupo 11v. Vai funcionar perfeitamente. Ela só fala que não é compatível pq ela não oferece essa configuração no mercado pelo motivo q cito abaixo:

A única coisa que tem que se preocupar é configurar certinho a sobra de corrente quando estiver na coroa maior e no cog maior pra não esticar demais o câmbio. 

Por exemplo, caso a diferença na coroa seja 14 dentes e vc use um cassete 11.42, o que vai acontecer é que vai sobrar um pouco mais de corrente quando estiver usando a coroa menor em conjunto com um dos cogs menores.

Só que POR QUE DIABOS VC USARIA A COMBINAÇÃO 24-11, por exemplo? não faz sentido pois vc tem uma marcha com a mesma relação mas de maneira bem mais eficiente usando a coroa maior com um cog um pouco maior (por exemplo 38-18), sem sobra excessiva de corrente.

O que eu quero dizer é que, mesmo q a folga de corrente extrapole o limite do câmbio, o único problema q vc vai ter é a corrente solta demais, provavelmente batendo no quadro nas trepidações, caso engate SEM QUERER a coroinha com um cog pequeno. E como não faz sentido usar isso de forma intencional, ainda que use essas marchas sem querer não vai ter grandes problemas.


já o inverso pode dar ruim, que seria deixar a corrente esticada usando coroa e cogs menores, e na hora de usar as maiores passar dos limites e arrebentar o câmbio.

Ou seja EU USARIA um cassete 11.40 ou 11.42 tranquilamente com um pedivela coroa dupla com diferença de 12 ou 14 dentes (38-24 por exemplo) observando os detalhes acima. Obvamente escolheria um cambio de cage longo, já que estaria trabalhando acima do limite do câmbio.



Editado por TheLittle - 01 Out 2019 as 13:03
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
lvieira1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2018
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lvieira1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2019 as 15:43
Amigos, aproveitando o topico de troca de pedivela ou cassete em um cambio Deore. Gostaria de opinião de voces.

Comprei recentemente uma Groove Riff 90 usada. A transmissão é Deore 20v. O cambio traseiro é o Shimano XT M786 Shadow Plus (acredito que seja cage longo).

Ele veio com uma configuração de pedivela (38/24) e cassete 10v (11-36)

Como irei utilizar a bike só na terra (estradões e trilhas leves e medias no maximo) estava pensando em mudar o cassete para ter marchas mais leve. Talvez um 11-40 ou 11-42.

Pelo que li acima, tecnicamente é possivel, certo? Além disso, o que voces acham, vale a pena, terá algum ganho?

Como comprei a pouco tempo, ainda não fui pra trilha com ela. Experimentei na cidade, cambio otimo e dá conta do recado em qualquer situação. Porém tenho medo quando for pra terra, sentir falta de marchas mais leves.

Abraços.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2019 as 16:04
Originalmente postado por lvieira1 lvieira1 escreveu:

Amigos, aproveitando o topico de troca de pedivela ou cassete em um cambio Deore. Gostaria de opinião de voces.

Comprei recentemente uma Groove Riff 90 usada. A transmissão é Deore 20v. O cambio traseiro é o Shimano XT M786 Shadow Plus (acredito que seja cage longo).

Ele veio com uma configuração de pedivela (38/24) e cassete 10v (11-36)

Como irei utilizar a bike só na terra (estradões e trilhas leves e medias no maximo) estava pensando em mudar o cassete para ter marchas mais leve. Talvez um 11-40 ou 11-42.

Pelo que li acima, tecnicamente é possivel, certo? Além disso, o que voces acham, vale a pena, terá algum ganho?

Como comprei a pouco tempo, ainda não fui pra trilha com ela. Experimentei na cidade, cambio otimo e dá conta do recado em qualquer situação. Porém tenho medo quando for pra terra, sentir falta de marchas mais leves.

Abraços.

só se tiver subidas muito inclinadas, tipo 15% ou mais. Ou então as subidas forem muito longas, ou muito técnicas, ou com terra solta. Senão, 24-36 é uma relação leve o suficiente pra rodar na maioria dos locais.

Vc já tem tudo montado e funcionando, faz o teste e veja se vai sentir falta antes de sair trocando peça.

caso ache necessário, recomendo mudar o cassete pra 40 (e de repente até a coroa menor pra 22). Não coloque 42 ou 46 pois vai ficar ruim com o câmbio de 10v, embora muitos falem que funciona, não é o ideal.


Editado por TheLittle - 01 Out 2019 as 16:04
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2019 as 16:25
Também acho melhor diminuir a coroa pra 22 do que mecher no cassete e ter risco do cambio não ficar legal, meu amigo fez isto na BlackBurn e ne gastou nada pois dei a coroa Alivio pra ele de 22D LOL
Voltar ao Topo
Arquiteto Amorim Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jun 2019
Goiânia-GO
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arquiteto Amorim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2019 as 12:42
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Por nada Amorim, é muito bom pode ajudar com um pouquinho do que aprendi aqui nestes anos, quando estiver pronta a magrela posta o resultado pra sabermos como ficou e o que voce achou, vai ficar uma baita bike com os componentes que voce comprou

Pode deixar assim que montar a magrela posto as fotos e minhas impressões de pedal...ainda vai demorar um pouco, pois ainda não posso pedalar.
Além que ainda falta chegar uns acessórios, mesa, guidão, selim, canote...rs da bike original, vai fka quase só o quadro, rodas e suspensão.
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2019 as 19:06
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Não li todas as mensagens, mas é o seguinte:

O tamanho do cage do câmbio traseiro define a sobra de corrente com que ele tem que lidar pra esticar.
Nessa conta considera-se a diferença de dentes entre os "pinhões" maiores e menores tanto da coroa quanto do cassete.

Como nos grupos 2x11 Shimano OFICIALMENTE a diferença dos cogs do cassete (11 pra 40 ou 42) é bem maior que os grupos de 10v (11 pra 34 ou 36) a shimano configurou os pedivelas de 11v com 10 dentes de diferença entre as coroas ao invés de 14 como nos grupos 10v anteriores.

Mas não significa que seja proibido usar 12 ou até 14 de diferença com grupo 11v. Vai funcionar perfeitamente. Ela só fala que não é compatível pq ela não oferece essa configuração no mercado pelo motivo q cito abaixo:

A única coisa que tem que se preocupar é configurar certinho a sobra de corrente quando estiver na coroa maior e no cog maior pra não esticar demais o câmbio. 

Por exemplo, caso a diferença na coroa seja 14 dentes e vc use um cassete 11.42, o que vai acontecer é que vai sobrar um pouco mais de corrente quando estiver usando a coroa menor em conjunto com um dos cogs menores.

Só que POR QUE DIABOS VC USARIA A COMBINAÇÃO 24-11, por exemplo? não faz sentido pois vc tem uma marcha com a mesma relação mas de maneira bem mais eficiente usando a coroa maior com um cog um pouco maior (por exemplo 38-18), sem sobra excessiva de corrente.

O que eu quero dizer é que, mesmo q a folga de corrente extrapole o limite do câmbio, o único problema q vc vai ter é a corrente solta demais, provavelmente batendo no quadro nas trepidações, caso engate SEM QUERER a coroinha com um cog pequeno. E como não faz sentido usar isso de forma intencional, ainda que use essas marchas sem querer não vai ter grandes problemas.


já o inverso pode dar ruim, que seria deixar a corrente esticada usando coroa e cogs menores, e na hora de usar as maiores passar dos limites e arrebentar o câmbio.

Ou seja EU USARIA um cassete 11.40 ou 11.42 tranquilamente com um pedivela coroa dupla com diferença de 12 ou 14 dentes (38-24 por exemplo) observando os detalhes acima. Obvamente escolheria um cambio de cage longo, já que estaria trabalhando acima do limite do câmbio.






Dois pontos aqui só pra discutir,

1. O Deore M6000 suporta 42T não? se não pq a shimano venderia um cassete deopre HG-500 11x42 de 10v? (uso esse no meu SLX M7000 SGS 10v, que visualmente é igual o deore)

2. Sobre a diferença de travões na pedivela, discordo, uso um 26x36, e é o limite do meu cambio deore M6000, ele cruzado (que é uma vantagem clara do sistema 2x10) com 26x11 não tem nem 1mm de folga (quase encosta a corrente no cambio, no fechamento inferior) e do outro lado, na coroa 36 ele tem apenas 2mm dos dentes (2mm a menos que o recomendado, justamente pra não pegar na distância mínima), e de quebra, olhando o FD-M618 ele é claramente maior que o meu M6000, o M6000 é bem pequeno... essa medida das coroas não é uma questão apenas da capacidade do cambio traseiro.

Sobre a compra, eu testaria os componentes e trocaria se for de fato necessário, minha opinião, já que estão aí...

os: TheLittle, nada pessoal os questionamentos, apenas pra levantar esse pontos que percebi na minha bike (spark com cambio slx m7000 sgs 10v, cassete hg500 11x42 e pedivela, cambio dianteiro e passadores M6000 2x10 (26x36)).

edit: tecnicamente meu cambio traseiro é 11x36 no cassete, porém ele aceita uma diferença de 43T e estou usando 41T, na margem, e como as medidas dele são idênticas ao do deore M6000 que aceita segundo a shimano até 42T, eu coloquei o cassete maior e ele não engasga, não atrasa, não desregula e não coloquei nenhuma gambiarra (parafuso B ou prolongador e curiosamente, a corrente estava grande e ficou na medida pra 11x42T)

Editado por azazel66 - 02 Out 2019 as 19:09
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2020 as 13:01
Pessoal, para não abrir outro tópico e o assunto tem leve semelhança com este aqui:

Meu SLX 10v está com cerca de 10milKm.
Troquei a corrente e está saltando do 13t para o 11t, quando faço força. Dei uma ajustada no cabo pelo ajuste fino do passador e parece que diminuiu, mas...

Acho que está chegando a hora de pensar em trocar o conjunto:
- posso trocar apenas as coroas do pedivela por coroas de 11v e pegar o resto do conjunto (câmbios, cassete e corrente) 11v original e sem adaptação?
- se sim, o chain line vai ficar bom ou preciso adaptar também?

Não quero 1x11. Tem que ser 2x11. Sofri quando saí do 3x10 para 2x10. Meu pedal é mais asfalto e estradão.

Grato,

Editado por Leo Amaral - 26 Jan 2020 as 13:03
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 15:53
Pessoal, alguém pode ajudar com a dúvida acima?
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 16:29
Originalmente postado por Leo Amaral Leo Amaral escreveu:

Pessoal, alguém pode ajudar com a dúvida acima?


Quando mudei de 2x9 para 2x11, troquei as coroas 36-22 9v do pedivela Shimano M582 por 36-24 de 10v do modelo M617. Ambos pedivelas tem BCD 104/64 e tive que limar a parte interna da coroa 36 10v para encaixar no pedivela originalmente de 9v (creio que não terá problema nisso).

Portanto, não precisa trocar suas coroas 10v que elas funcionam bem com corrente 11v.

Na parte traseira, recomendo usar um cassete 11-42 11v (de preferência o XT M8000) e câmbio traseiro XT M8000 SGS cage longo para poder usar com as coroas 36-24 10v.

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 16:33

Se for usar o cassete Sunrace 11-42 11v, recomendo usar corrente KMC 11v.

Quando comprei o cassete Sunrace para substituir o do XT M8000 de mesmo range com corrente Shimano HG701 de 250 km, não funcionou legal!
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 17:15
Obrigado Furukawa. Pretendo comprar na promoção do Ali.

A ideia é usar o grupo fechado SLX e minimizar a dor de cabeça.

Em uma pesquisa rápida, está saindo por cerca de 200USD sem o pedivela.

Mais uma questão boba: mantendo o pedivela de 10, posso manter o câmbio dianteiro de 10 também?

Editado por Leo Amaral - 27 Jan 2020 as 18:05
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 18:32

Eu creio que o câmbio dianteiro deva funcionar bem também com a corrente 11v mas isso só testando na prática.

Uma detalhe importante do câmbio dianteiro para 11v que notei é que quando se está na coroa 36 e o cassete no maior cog, o 42, a corrente só não escapa da coroa por causa do guia de corrente do câmbio dianteiro que fica praticamente raspando nela, serve como apoio nessa situação.

Nesse detalhe acima, não sei se seu câmbio dianteiro funcionaria igual. Como disse, só vendo na prática o funcionamento dele para ter certeza se dá para usar.


Editado por furukawa - 27 Jan 2020 as 18:33
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 20:19
Está complicando... Corrente raspando não é bom.

Achei um vídeo. O cara usa corrente de 10 e achei que o traseiro está com som estranho.

https://youtu.be/JakHWsHz208

Editado por Leo Amaral - 27 Jan 2020 as 20:27
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 22:04

Cada um tem sua preferência de como a transmissão funciona.

No seu caso, teste com o mesmo câmbio dianteiro de 10v na corrente 11v e avalie seu funcionamento de acordo com suas necessidades.

Então boa sorte e bom proveito.

Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 23:45
:) obrigado!
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
LDBottega Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Nov 2019
Pato Bragado
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LDBottega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2020 as 22:59
Boa noite pessoal,
Para não criar um novo tópico, vou perguntar aqui mesmo.
Atualmente estou com uma relação 2x10, DEORE, coroas 26/36 e cassete 11-34.
O câmbio traseiro é um DEORE M6000 SGS (long cage).

Porém, na relação 26/34, tenho o fator de 0,7647. Essa relação, em alguns casos, é um pouco pesada ainda para os morros da minha região (oeste do PR). As relações mais leves que o pessoal usa aqui são na casa de 0,65 a 0,60.

Minha dúvida é a seguinte, conseguiria trocar o cassete por um 11-40 (relação 0,65) ou até mesmo um 11-42 (relação 0,619) utilizando esse câmbio SGS? 
Sei que funcionar irá, mas sem que haja perda na precisão e confiabilidade do conjunto.
Também não gostaria de utilizar o prolongador de gancheira, não acho estético e tenho receio de que provoque problemas desnecessários.

A SHIMANO informa o pinhão máximo de 36T para esse câmbio.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2020 as 13:44
Originalmente postado por LDBottega LDBottega escreveu:

Boa noite pessoal,
Para não criar um novo tópico, vou perguntar aqui mesmo.
Atualmente estou com uma relação 2x10, DEORE, coroas 26/36 e cassete 11-34.
O câmbio traseiro é um DEORE M6000 SGS (long cage).

Porém, na relação 26/34, tenho o fator de 0,7647. Essa relação, em alguns casos, é um pouco pesada ainda para os morros da minha região (oeste do PR). As relações mais leves que o pessoal usa aqui são na casa de 0,65 a 0,60.

Minha dúvida é a seguinte, conseguiria trocar o cassete por um 11-40 (relação 0,65) ou até mesmo um 11-42 (relação 0,619) utilizando esse câmbio SGS? 
Sei que funcionar irá, mas sem que haja perda na precisão e confiabilidade do conjunto.
Também não gostaria de utilizar o prolongador de gancheira, não acho estético e tenho receio de que provoque problemas desnecessários.

A SHIMANO informa o pinhão máximo de 36T para esse câmbio.

SEMPRE haverá perda na velocidade de troca. Não existe almoço grátis!

Pra usar o 11-42 vai precisar do prolongador de gancheira. O 11-40 creio que somente trocando o parafuso resolva. Mas, tenha em mente: Sempre perde na velocidade de troca!
Voltar ao Topo
Dimebag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2011
Crato-CE
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dimebag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2020 as 22:53
Olá, como este assunto me parece semelhante a minha dúvida acho melhor perguntar aqui do que criar um novo tópico, tenho uma bike 29 com relação 30v com as peças que citarei abaixo, porém com uma CATRACA(isso mesmo), já providenciei a compra de um cassete shimano 11-42 10v e um prolongador de câmbio para alcançar os maiores cogs, quero transformar em 20v, minha dúvida é qual a referência que devo procurar para as coroas, visto que quero aproveitar o pedivela, só sei do BCD 96 - 64, não tenho certeza se somente essa informação e o número de dentes são suficientes para que o sistema funcione de forma minimamente satisfatória, baseados nisso e nas peças abaixo, conseguem me dar uma ajuda no que devo substituir?


"Trocador: Shimano Deore SL-M610
cambio dianteiro: Shimano Deore FD-M610
Pedivela integrado: Shimano Deore FC-MT500-3 40-30-22
Movimento central: Shimano deore SM-BB52
Cambio traseiro Shimano Deore RD-M610 (sem shadow rd +)"


Voltar ao Topo
brunomedina Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2020
Niteori
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunomedina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2020 as 20:22
Então Amigo

Tenho Uma Giant ATX LTD Aro 26 

Eu to usando hj um relação de 10v  da seguinte forma

Cassete : 11-42 10v Sunrace
Pe de vela : Shimano Deore FC-M440 Sem a coroa 44 , esta com a 32 e 22 , mas comprei uma coroa 36 pra botar, pois a bike de final perdeu muito, mas a marcha de força 22-42 e muito bom p subida
Cambio : Shimano Deore SLX o diant e SHimano Deore XT o traseiro
Corrente : Sunrace
Passador : Shimano deore M610 L 

Minhas Impressoes ate agora

Em giro na cidade normal mal uso a coroa 22, so quando tenho q subir algo realmente forte. fora isso ela fica ali como um " as na manga "
Com a coroa 32 , uso o cassete entre a 5 e a 10º velocidade, nas subidas medias uso a entre a 2º e 4º velocidade no cassete, tudo na coroa 32. 

Não vejo problema em usar Pe de vela 22/36 não . Tem ate pe de vela alivio com essa relação de coroas. 
Invista em câmbios , eu comprei mesmo q usado um cambio XT e um Diant SLX ambos para 10v.




Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X