Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - MTB - Comprar ou não comprar, heis a questão!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


MTB - Comprar ou não comprar, heis a questão!

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
RootsRider Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RootsRider Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: MTB - Comprar ou não comprar, heis a questão!
    Postado: 23 Set 2019 as 11:26
Caros!
Estou com uma dúvida cruel sobre se devo ou não investir em uma MTB. Vou explicar melhor...
Sou o feliz proprietário de uma Caloi 12 (chumbinho) desde 2011.
A bike estava "nova" quando comprei e desde então tenho usado ela como bike de fds e também para alguns deslocamentos na cidade, sem nunca ter tido problema algum com ela.
Foi minha primeira "speed" (acredito estar mais para road bike), e vou falar que amei a sensação de empregar velocidade...mais "torque" na pedalada....curvas mais divertidas... Fora que acho muito mais ágil de andar no trânsito do que minha antiga MTB...
Recentemente tive que trocar a catraca devido a desgaste...a bike não ficou a mesma....a original tinha 13 dentes e essa que colocaram tem 14...enfim... problemas que estão começando a aparecer por conta da "idade" (só 30 anos)... os freios já não são aqueles...etc etc...
Heis que então meu vizinho comprou uma Cannondale lindona que me fez lembrar minha antiga GT Avalanche com a qual eu cheguei a participar de uma copa Ametur. Dei umas voltas com ela e por ser aro 29 parece render MUITO mais que a minha última MTB...deu aquela coceira...
Recentemente também me mudei para uma parte mais alta do bairro, com ruas mais esburacadas, e para ir e voltar da academia tá dando um pouco de dó da Caloizinha, (apesar de eu achar que ela tem mto mais desenvoltura nos buracos que a Trek de fibra de carbono e aro 700 de um outro amigo meu)...
Meu uso é 100% na esburacada cidade de São Paulo. Uns 35km por semana pra ir e voltar da academia e 80km aos finais de semana andando sem rumo pelas principais avenidas de SP como: Faria Lima, Pedroso de Moraes, Av Brasil, República do Líbano, Paulista, Consolação, Centro.... um vertadeiro citytour.
Esses dias vi uma Sense que fiquei apaixonado...laranjona...suspensão rockshock, kit alivio completo....fiquei bem tentado a comprar a bike porém fiquei também com medo de comprar por impulso algo que eu não precise realmente ou não vá usar como deveria.
Não tenho carro, então não tenho como ficar colocando a bike dentro pra fazer trilhas nos finais de semana e faz mto tempo que eu não ando de MTB em SP...não sei como tá questão de assalto...de andar no trânsito...
De Caloi 12 parece que ando no modo stealth pra bandido...eles nem olham. Foram que ela apesar de velhinha, ando com firmapé e ela ainda é bem rápida...Tipo aquele golzinho quadrado sem insulfilm que tem 400cv sob o capô mas não freia mto bem...
Tenho 3,5k que poderia:
1- Comprar uma MTB novinha com uns componentes legaizinhos e já ir pensando em uns pneus slick pra deixar ela híbrida, e ter duas bikes diferentes. (Será que dá medo andar de MTB em SP? Ela desenvolve bem no trânsito? Realmente eu preciso de uma suspensão pra buraqueira de SP ou só tô ficando velho e fresco? Quem tem duas bikes usa realmente as duas ou sempre tem uma que tá encostada?)
2- Investir em uma Speed mais nova, com freios a disco, componentes mais novos e dar uma encostada na Caloi...(Ficar com duas bikes parecidas mas quebrar uns recordes no Strava)
3- Dar uma atualizada na Caloi (onde fazer isso? Alguém tem indicação? Já fez?), e economizar uma grana
Alguém já passou por essa dúvida antes?
Vale a pena ter duas bikes para o uso que eu faço?
Quem tem MTB anda de boa em SP ou sente a bike travada? Consegue andar nas ruas ou fica preso as calçadas e ciclovias?
Qualquer dica que possa me ajudar a decidir essa cruel questão será bem vinda.

Abaixo dois vídeos que fiz com a 12 que mostram meu uso com ela:

https://www.youtube.com/watch?v=9Toe1xWW0Fk
https://www.youtube.com/watch?v=Ra1L4-Arh0U
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2019 as 11:44
Blz meu caro?

Nao conheço SP/SP, somente Campinas, e Campinas por si so ja acho extremamente tenso, salvos os Parque ao centro da cidade, porem como chegar la? rsrsrs enfim, neste lado nao opinarei!

Visto sua real necessidade, o que eu faria...

Venderia sua atual Bike e pegaria um BTwin Triban 100, com o valor da sua + o restante do investimento que voce ja tem, faria upgrades de transmissao e freios, quem sabe rodas e uns pneus mais largos... resumindo, um Gravel Bike porem de custo baixo.

Manteria uma bike meio discreta e atenderia seu alvo.

Eu tenho um MTB e um Speed, uso as duas de forma 50/50 trilhas fds e sagrado e ao longo da semana uso as duas... acaba que na conta de padeiro 50/50 mas te digo, e um gasto duplo e risco duplo... tudo tem seus pros e contras?

Mas ter um MTB investindo 3,5k tambem e legal, porem e outra pegada de bike ne!!!

O certo e ver o que realmente precisa!!!

Deixa a galera opnar a baixo!!!

"Tipo aquele golzinho quadrado sem insulfilm que tem 400cv sob o capô mas não freia mto bem..."
Maldito sejam os AP "treizkilimei" rsrsrs
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2019 as 12:23
Pegar uma MTB e transformar em híbrida... COMPRA LOGO UMA HÍBRIDA!!!!!

Caloi City Tour Comp seria a minha escolha para seu uso. Porém eu gosto da idéia da caloi 12 ser "stealth" na rua e não chamar atenção dos vagos... isso é primordial!!!!!

EU daria uma atualizada nessa caloi 12, para ficar uma bike confiável. Gastaria 1/3 do orçamento e teria uma bela bike para commute. E sem chamar atenção, que hoje acabou sendo um problema... 




Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2019 as 12:56
Hoje o que trava, se quiser usar a ciclovia não é o tipo de bike, mas a quantidade de bike do itau/yellow/patinete e gente fazendo aquela corridinha marota na ciclovia, (me sinto o "frog" do atari tentando atravessar a rua), pra ciclovia se pedalar antes das 6 da manhã e depois das 21:30 isso melhora consideravelmente.

Na rua não vejo dificuldade só se lembre que a MTB tem guidão bem mais largo que uma speed, e o corredor fica mais apertado.

A desvantagem é que ladrão age na oportunidade, é aro 29", esta sozinho e esta vacilando... perdeu playboy!!!


scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
RootsRider Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RootsRider Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2019 as 14:19
Valeu galera! As respostas tão ajudando...
Alguns pontos:

1 - JAMAIS vou vender minha Caloi rsrs...é relíquia.
Essa BTwin Triban 100 até que é interessante, mas sinceramente acho que os componentes da minha Caloi parecem ser até de maior qualidade do que essa ai...apesar de mais nova.

2- Comprar uma híbrida... bem...cheguei a pensar nisso, porém acho que uma MTB com pneus slick acredito que seria mais versátil que uma que não é uma coisa nem outra né? Se eu quiser um dia ir para a terra é só trocar o pneu, certo? Já com uma Híbrida eu ficaria meio limitado certo? (ou errado?)
Pra ter guidão reto prefiro uma MTB mesmo...

3- hurry-gurits, a idéia é NÃO andar nas ciclovias exatamente por conta da galera de patinete e essas bikes de app ai... Meu medo é comprar uma mtb e não conseguir desenvolver velocidade pra andar na via e ser obrigado a andar junto com a galera que pedala devagar quase parando...

Inclusive (me justificando) eu JURO que tentei, porém achei mais perigoso rodar na ciclovia do que no meio dos carros. Aprendi a andar de bike em SP em uma época que nem se cogitava ciclovias... Tbm tô acostumado a andar de moto e tirando em arrancadas a Caloi vai junto com os motoboys...inclusive passando eles em alguns pontos onde a moto não passa e a caloi voa! rsrs

Na ciclovia a galera anda ziguezagueando...freiam do nada...não sinalizam curvas...fora que andam a uma média de 10km/h...na Caloi eu consigo 35km/h....40km/h nas retas...
A questão é...será que a MTB segura essas velocidades ou serei obrigado a andar com as Yellows? (ninguém merece né?)

Com a Caloizinha to subindo a ciclovia do Ibira pra Paulista em 6 minutos e descendo a consolação em 1:20m... Não sei se é bom ou ruim...mas pra mim é rápido rsrs. Queria continuar assim ou melhorar.
Voltar ao Topo
danilo.eletroquimica Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Mai 2018
Botucatu
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilo.eletroquimica Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2019 as 19:27
Continua com a Caloi 12 a melhor escolha que poderá fazer, os vídeos são muito legais e não vejo sofrimento só diversão.

Se comprar uma MTB vai ter que levar em uma trilha de alguma forma.
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2019 as 19:32
Originalmente postado por RootsRider RootsRider escreveu:

Valeu galera! As respostas tão ajudando...
Alguns pontos:

1 - JAMAIS vou vender minha Caloi rsrs...é relíquia.
Essa BTwin Triban 100 até que é interessante, mas sinceramente acho que os componentes da minha Caloi parecem ser até de maior qualidade do que essa ai...apesar de mais nova.

2- Comprar uma híbrida... bem...cheguei a pensar nisso, porém acho que uma MTB com pneus slick acredito que seria mais versátil que uma que não é uma coisa nem outra né? Se eu quiser um dia ir para a terra é só trocar o pneu, certo? Já com uma Híbrida eu ficaria meio limitado certo? (ou errado?)
Pra ter guidão reto prefiro uma MTB mesmo...

3- hurry-gurits, a idéia é NÃO andar nas ciclovias exatamente por conta da galera de patinete e essas bikes de app ai... Meu medo é comprar uma mtb e não conseguir desenvolver velocidade pra andar na via e ser obrigado a andar junto com a galera que pedala devagar quase parando...

Inclusive (me justificando) eu JURO que tentei, porém achei mais perigoso rodar na ciclovia do que no meio dos carros. Aprendi a andar de bike em SP em uma época que nem se cogitava ciclovias... Tbm tô acostumado a andar de moto e tirando em arrancadas a Caloi vai junto com os motoboys...inclusive passando eles em alguns pontos onde a moto não passa e a caloi voa! rsrs

Na ciclovia a galera anda ziguezagueando...freiam do nada...não sinalizam curvas...fora que andam a uma média de 10km/h...na Caloi eu consigo 35km/h....40km/h nas retas...
A questão é...será que a MTB segura essas velocidades ou serei obrigado a andar com as Yellows? (ninguém merece né?)

Com a Caloizinha to subindo a ciclovia do Ibira pra Paulista em 6 minutos e descendo a consolação em 1:20m... Não sei se é bom ou ruim...mas pra mim é rápido rsrs. Queria continuar assim ou melhorar.


amigo, se anda a 35km/h na ciclovia VOCE esta completamente errado.
a ciclovia é para andar até 20km/h.
Voltar ao Topo
RootsRider Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RootsRider Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2019 as 20:15
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Originalmente postado por RootsRider RootsRider escreveu:

Valeu galera! As respostas tão ajudando...
Alguns pontos:

1 - JAMAIS vou vender minha Caloi rsrs...é relíquia.
Essa BTwin Triban 100 até que é interessante, mas sinceramente acho que os componentes da minha Caloi parecem ser até de maior qualidade do que essa ai...apesar de mais nova.

2- Comprar uma híbrida... bem...cheguei a pensar nisso, porém acho que uma MTB com pneus slick acredito que seria mais versátil que uma que não é uma coisa nem outra né? Se eu quiser um dia ir para a terra é só trocar o pneu, certo? Já com uma Híbrida eu ficaria meio limitado certo? (ou errado?)
Pra ter guidão reto prefiro uma MTB mesmo...

3- hurry-gurits, a idéia é NÃO andar nas ciclovias exatamente por conta da galera de patinete e essas bikes de app ai... Meu medo é comprar uma mtb e não conseguir desenvolver velocidade pra andar na via e ser obrigado a andar junto com a galera que pedala devagar quase parando...

Inclusive (me justificando) eu JURO que tentei, porém achei mais perigoso rodar na ciclovia do que no meio dos carros. Aprendi a andar de bike em SP em uma época que nem se cogitava ciclovias... Tbm tô acostumado a andar de moto e tirando em arrancadas a Caloi vai junto com os motoboys...inclusive passando eles em alguns pontos onde a moto não passa e a caloi voa! rsrs

Na ciclovia a galera anda ziguezagueando...freiam do nada...não sinalizam curvas...fora que andam a uma média de 10km/h...na Caloi eu consigo 35km/h....40km/h nas retas...
A questão é...será que a MTB segura essas velocidades ou serei obrigado a andar com as Yellows? (ninguém merece né?)

Com a Caloizinha to subindo a ciclovia do Ibira pra Paulista em 6 minutos e descendo a consolação em 1:20m... Não sei se é bom ou ruim...mas pra mim é rápido rsrs. Queria continuar assim ou melhorar.


amigo, se anda a 35km/h na ciclovia VOCE esta completamente errado.
a ciclovia é para andar até 20km/h.


Foi exatamente oq eu falei acima, amigo. Eu NÃO ando na ciclovia, nem quero andar.
Voltar ao Topo
marciojgr Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Set 2019
Fortaleza/CE
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciojgr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2019 as 20:09
Boa noite amigos! Sou novato no fórum e Gostaria que opinassem sobre a qualidade de uma bike que estou pesquisando para começar a pedalar:

- Bicicleta 27 Marchas Freio Hidráulico Dropp Aluminum Aro 29 Câmbio Traseiro Shimano Acera
- Aros Aero 36 Furos Folha Dupla Alumínio, Marchas27, Suspensão Dianteira
- Quadro Marca DROPP - Modelo Aluminum 2020 - Aro 29 em ALUMÍNIO 6061
- Garfo / Suspensão Aro 29 PRETO 80MM
- Cubos p/ Disco 36f Preto com Blocagens K7
- Câmbio Dianteiro Shimano TZ500 / Câmbio Traseiro Shimano ACERA M3000 / Trocador de Marchas Ez-Fire Engate Rápido - 27V Index GTA
Freio a Disco 160mm Preto - HIDRÁULICO GTA

Agradeço pela atenção!
Voltar ao Topo
Roberfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2013
Cordeiropolis
Offline
Mensagens:1189
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2019 as 20:32
Rober
Voltar ao Topo
Roberfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2013
Cordeiropolis
Offline
Mensagens:1189
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2019 as 20:34
Rober
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2019 as 08:16
Reliquia ou nao, nao seria obrigatorio a venda!

Alem do mais, a Triban e simples, mas como disse se voce tem 3,5 para investir, com a sobra voce faria upgrades!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X