Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Upgrade bike. Ferramentas e insumos necessários.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Upgrade bike. Ferramentas e insumos necessários.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lcsbearari Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2014
Mirassol - SP
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lcsbearari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Upgrade bike. Ferramentas e insumos necessários.
    Postado: 18 Set 2019 as 20:56
Pessoal, decidi fazer alguns upgrades na minha bike e já comprei a maioria das peças que pretendo mudar. Ela é uma Fuji Absolute 2.1 (2014) que uso para ir trabalhar e pedalar nos finais de semana (só asfalto).

Eu poderia mandar instalar tudo em uma bicicletaria? Poderia, mas quero fazer eu mesmo para aprender e por hobby.

A minha dúvida é: quais ferramentes eu vou precisar para desmontar e montar a bike? E insumos? Graxa, óleo etc.

Vai a lista de itens que comprei e vou trocar:

Rodas Vzan Futura Clincher;
Grupo Deore 10v (câmbio traseiro, cassete, corrente e trocador);
Pedivela Deore, coroa de 38T e movimento central BB 52;
Manetes de freio Avid Speed Dial 7.

Outra questão: é necessário trocar os conduítes e cabos? A bike já tem uns 5~6 anos de uso. Se sim, quais devo comprar?

Agradeço desde já! Abraços! :D

Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2019 as 07:44
Originalmente postado por lcsbearari lcsbearari escreveu:

Pessoal, decidi fazer alguns upgrades na minha bike e já comprei a maioria das peças que pretendo mudar. Ela é uma Fuji Absolute 2.1 (2014) que uso para ir trabalhar e pedalar nos finais de semana (só asfalto).

Eu poderia mandar instalar tudo em uma bicicletaria? Poderia, mas quero fazer eu mesmo para aprender e por hobby.

A minha dúvida é: quais ferramentes eu vou precisar para desmontar e montar a bike? E insumos? Graxa, óleo etc.

Vai a lista de itens que comprei e vou trocar:

Rodas Vzan Futura Clincher;
Grupo Deore 10v (câmbio traseiro, cassete, corrente e trocador);
Pedivela Deore, coroa de 38T e movimento central BB 52;
Manetes de freio Avid Speed Dial 7.

Outra questão: é necessário trocar os conduítes e cabos? A bike já tem uns 5~6 anos de uso. Se sim, quais devo comprar?

Agradeço desde já! Abraços! :D



1. Rodas: Precisará de alinhador e verificar tensão (recomendo levar na loja); precisará de espátulas para trocar os pneus e bomba de ar; precisará de chaves de boca finas (ver medida com paquímetro) para verificar lubrificação do cubo, se possível, abrir freehub e verificar lubrificação dos macaquinhos. Graxa comum ou para rolamentos.

2. Cambio: Alicate de bico, chaves allen diversas de ótima qualidade, alicate de corte (corte de cabos), cabos, terminal de cabos, conduítes, terminal de conduites de marcha; Chave de cassete e chave de boca (grande, inglesa, para encaixar na chave de cassete); chave de corrente para cortar a corrente e um missing link ou power link ou pino shimano. Óleo fino ou graxa comum para os cabos e conduítes, pequena quantidade).

3. Pedivela: Chaves Allen diversas, chave de movimento central compatível (ponta quadrada, octalink ou hollowtech II) Graxa comum ou de rolamento pro central e pro pedivela no encaixe do eixo (ponta quadrada ou octalink) ou no eixo (hollowtech II)

4. Manetes: Cabos e conduítes de freio com terminais, graxa comum, chaves allen diversas de boa qualidade.

Adicionais:
    Lubrificante de corrente
    Chaves de fenda e Philips
    Desengraxante
    Abraçadeiras de nylon
    Panos
    Conduítes e cabos Shimano.

PS: a cada ano deve trocar cabos e conduítes (a cada 6 meses ou a cada chuva relubrifica-los, eles transmitem toda a sensação de precisão, além de pouparem trabalho das molas do cambio, meio que é a manutenção preventiva)
Podes compra-los avulsos em bicicletaria (conduíte é no metro, cabos é na unidade, lembrando que os de freio e marcha são diferentes (tanto cabos, quanto conduítes)
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2019 as 08:21
Otima resposta!!!
Voltar ao Topo
lcsbearari Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2014
Mirassol - SP
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lcsbearari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2019 as 10:18
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Originalmente postado por lcsbearari lcsbearari escreveu:

Pessoal, decidi fazer alguns upgrades na minha bike e já comprei a maioria das peças que pretendo mudar. Ela é uma Fuji Absolute 2.1 (2014) que uso para ir trabalhar e pedalar nos finais de semana (só asfalto).

Eu poderia mandar instalar tudo em uma bicicletaria? Poderia, mas quero fazer eu mesmo para aprender e por hobby.

A minha dúvida é: quais ferramentes eu vou precisar para desmontar e montar a bike? E insumos? Graxa, óleo etc.

Vai a lista de itens que comprei e vou trocar:

Rodas Vzan Futura Clincher;
Grupo Deore 10v (câmbio traseiro, cassete, corrente e trocador);
Pedivela Deore, coroa de 38T e movimento central BB 52;
Manetes de freio Avid Speed Dial 7.

Outra questão: é necessário trocar os conduítes e cabos? A bike já tem uns 5~6 anos de uso. Se sim, quais devo comprar?

Agradeço desde já! Abraços! :D



1. Rodas: Precisará de alinhador e verificar tensão (recomendo levar na loja); precisará de espátulas para trocar os pneus e bomba de ar; precisará de chaves de boca finas (ver medida com paquímetro) para verificar lubrificação do cubo, se possível, abrir freehub e verificar lubrificação dos macaquinhos. Graxa comum ou para rolamentos.

2. Cambio: Alicate de bico, chaves allen diversas de ótima qualidade, alicate de corte (corte de cabos), cabos, terminal de cabos, conduítes, terminal de conduites de marcha; Chave de cassete e chave de boca (grande, inglesa, para encaixar na chave de cassete); chave de corrente para cortar a corrente e um missing link ou power link ou pino shimano. Óleo fino ou graxa comum para os cabos e conduítes, pequena quantidade).

3. Pedivela: Chaves Allen diversas, chave de movimento central compatível (ponta quadrada, octalink ou hollowtech II) Graxa comum ou de rolamento pro central e pro pedivela no encaixe do eixo (ponta quadrada ou octalink) ou no eixo (hollowtech II)

4. Manetes: Cabos e conduítes de freio com terminais, graxa comum, chaves allen diversas de boa qualidade.

Adicionais:
    Lubrificante de corrente
    Chaves de fenda e Philips
    Desengraxante
    Abraçadeiras de nylon
    Panos
    Conduítes e cabos Shimano.

PS: a cada ano deve trocar cabos e conduítes (a cada 6 meses ou a cada chuva relubrifica-los, eles transmitem toda a sensação de precisão, além de pouparem trabalho das molas do cambio, meio que é a manutenção preventiva)
Podes compra-los avulsos em bicicletaria (conduíte é no metro, cabos é na unidade, lembrando que os de freio e marcha são diferentes (tanto cabos, quanto conduítes)

Nossa, quanta coisa! CryLOL

Mas vou encarar. Ainda bem que um amigo do meu irmão anda da MTB há anos e vai me emprestar a maioria das ferramentas. Esse final de semana eu já devo começar a colocar a mão na massa e vou postando a evolução aqui, além de pedir mais ajudas e dicas.

Uma pergunta acerca das rodas: eu comprei elas novas, pela internet. Mesmo assim há necessidade da verificação dos raios e da lubrificação?

MUITO OBRIGADO pela resposta! :)
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2019 as 11:10
A lista que o amigo mandou, muito bem elaborada e completa, te habilitaria a fazer todo tipo de manutenção na bicicleta. Isso seria perfeito, mas estamos falando ali de mais de mil reais em ferramentas...

Para começar a manter e regular sua bike em casa, o que eu te indicaria pra começar:

- 1 jogo de chave allen de boa qualidade (tramontina ou gedore);
- Chaves de boca 6, 8, 10, 11, 12, 13, 15;
- 1 ou 2 chaves reguláveis, de tamanhos diferentes (chave inglesa);
- 1 alicate universal;
- 1 bacia grande com pincel (lavagem de peças);
- 1 pote graxa branca;
- Óleo para corrente de sua preferência;

Com isso, tu irá fazer 90% das manutenções rotineiras. Para outras, é necessário algumas ferramentas especiais, que podem ser compradas conforme necessidade (e mais caras, recomendo pegar na china);

- Extrator de pedivela (verificar modelo); R$25
- Cachimbo para movimento central (verificar modelo) R$25
- Extrator de Cassete (ou roda livre) R$25

Recomendo o canal do pedaleria no youtube, lá ele dá muitas dicas de ferramentas, várias feitas em casa de forma improvisada.
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2019 as 19:27
Originalmente postado por lcsbearari lcsbearari escreveu:



Uma pergunta acerca das rodas: eu comprei elas novas, pela internet. Mesmo assim há necessidade da verificação dos raios e da lubrificação?

MUITO OBRIGADO pela resposta! :)


Sim, rodas sempre que montar precisa verificar alinhamento e tensão... e após os primeiros km de uso (ou 1 mês) precisa reajustar tensão, pq os raios podem afrouxar no assentamento de uso.

Lubrificação é sempre bom, muitas vem quase secas ou com pouco lubrificante, as vezes estão a meses estocadas, a graxa nada mais é que um óleo e um veículo gelatinoso... o óleo lubrifica e o veículo garante a manutenção do óleo no lugar desejado...

Marchas, sempre que trocar os cabos, tbm vão precisar de reajustes finos dentro de alguns pedais, afinal, o cabo relaxa, faz parte..

Minha opinião:
1. não faça as rodas, é muito mais barato levar em algum lugar...
2. Compre as allen, fenda e Philips num primeiro momento, e os alicates (bico e corte, sendo o de corte um para corte de cabos, não de bike, os de bike são muito caros)
3. O resto, leve em algum lugar..
4. Assista aos vídeos indicados e todos os demais da playlist manutenção do pedaleria, são excelentes...
5. A medida que as manutenções vão chegando (km ou horas de uso) compra as ferramentas necessárias e vá arriscando... quando perceber, fará tudo...
6. Se deu dúvida, leve numa bicicletaria e tente novamente no futuro, não use algo que não tenha 100% de certeza.
7. Arrisque a fazer, não tenha vergonha de errar e levar pra alguém corrigir a cagada
8. divirta-se sempre!
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2019 as 09:45
Uma ferramenta boba, mas que salva muito é um torquimetro, ele garante que as peças serão apertadas na tensão maxima indicada para cada peça, comprei no aliexpress por 25 dollares, uma ocarina da icetoolz, principalmente parafusos de mesa e canote, se apretados de forma execessiva, estragam a base.

Se for pegar um torquimetro profissional, prepara o bolso , é caro 
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
sbfn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2019
Portugal
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar sbfn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2019 as 18:03
Eh bem provável que vai precisar de 2 Torquimentos, um de 0 a 25Nm e outro de 20Nm a 80/100Nm
O menor p/ pecas pequenas e o maior p/ cassete, mov. central etc.

Para trocar o cambio traseiro eh bom usar um alinhador de lancheira ( não sei se esse eh o nome correto em Portugues - Derailleur Haner Alignment Gauge ), mas da p/ montar sem ele, so não eh a mesma coisa.

Vai precisar também de um conjunto de chave torx.






Voltar ao Topo
sbfn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2019
Portugal
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar sbfn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2019 as 18:06
Alinhador de gancheira. 

Maldito corretor ortografico.
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2019 as 19:26
Originalmente postado por sbfn sbfn escreveu:

Eh bem provável que vai precisar de 2 Torquimentos, um de 0 a 25Nm e outro de 20Nm a 80/100Nm
O menor p/ pecas pequenas e o maior p/ cassete, mov. central etc.

Para trocar o cambio traseiro eh bom usar um alinhador de lancheira ( não sei se esse eh o nome correto em Portugues - Derailleur Haner Alignment Gauge ), mas da p/ montar sem ele, so não eh a mesma coisa.

Vai precisar também de um conjunto de chave torx.








Alinhador só se tiver desalinhada, se o cambio tá trocando ok, o novo tbm irá trocar ok!

Sobre torque, sei que é importante, e acho válido o comentário dos colegas, mas eu mesmo não uso (componentes em alumínio e eles são mais "tolerantes", em carbono seria diferente), eu recomendaria antes de desmontar, apenas dar um "leve" no aperto dos itens atuais pra "sentir" a tensão... exceto cassete, não aperte o cassete, e quando instalar o novo, ele tem a tampa de aperto estriada, quando sentir ele firme costuma ser o suficiente, ele não afrouxa fácil não.

Outra coisa, se tu tem um amigo que tem as ferramentas, combina com ele pra te dar uma moral, aí tu pega os jeito da coisa... no geral, os apertos são baixos, é até "firmar".

Chaves torx olha nos componentes, algumas empresas realmente estão incluindo elas a rodo (Scott por exemplo só usa elas).

Parafusos em geral, use trava rosca azul/ esmalte de unha nos de suporte, nos de acessório (cambio, garrafinha, etc) use graxa, sempre ponha graxa neles pra eles não oxidarem dentro do quadro.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2019 as 19:28
Originalmente postado por sbfn sbfn escreveu:

Eh bem provável que vai precisar de 2 Torquimentos, um de 0 a 25Nm e outro de 20Nm a 80/100Nm
O menor p/ pecas pequenas e o maior p/ cassete, mov. central etc.

Para trocar o cambio traseiro eh bom usar um alinhador de lancheira ( não sei se esse eh o nome correto em Portugues - Derailleur Haner Alignment Gauge ), mas da p/ montar sem ele, so não eh a mesma coisa.

Vai precisar também de um conjunto de chave torx.








Um torquimetro desses vai brincando mil reais facil
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2019 as 06:58
Tenho dois torquímetros: um de 0-12Nm unilateral (só sentido horário) da Decathlon, muito parecido com um Topeak, que deu uns 80 dinheiros, e outro de 0-120Nm bilateral, com escala de 5Nm em 5Nm, que foi ainda mais barato. Não são precisos, já testei contra o de um colega mecânico de motos e deu +-10%, o que é um bocado de variação, mas me atendem. Claro que se eu mexesse com peças de carbono eu investiria em algo melhor, mas pra alumínio, aço e plástico, tô em casa!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2019 as 22:33
Cara, na boa, eu mandaria no mecânico mesmo, pois vc vai gastar um dinheiro considerável para adquirir essas ferramentas, sao ferramentas que devemos comprar a médio e longo prazo, ah nao ser que vc tenha muito dinheiro sobrando.
Eu mandaria para o mecânico e compraria as ferramentas aos poucos...

Esse ano eu comprei um jogo de chave Allen e torx ambos são Tramontina de haste longa, alicate para corte de conduítes, torquímetro (2 nm a 24nm), paquímetro, kit de sangria para freios Shimano, só nessa brincadeira foram uns 700 reais, ano passado eu comprei uma maleta da super-b com algumas ferramentas, e ainda falta algumas ferramentas para extração de movimento central press fit bb30 e o mt800 da shimano, caixa de direção, graxas específicas e de qualidade ou seja vai muito dinheiro ainda, estou fazendo aos poucos...

O torquímetro peguei no Aliexpress, no Brasil é muito caro.

Editado por dagspina - 22 Set 2019 as 22:39
https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar ao Topo
lcsbearari Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2014
Mirassol - SP
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lcsbearari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2019 as 14:48
Agradeço a atenção e dicas de todos!

Já fiz a compra de algumas ferramentas que eu não tinha e agora é esperar chegar pra colocar a mão na massa. Ah, também fiz a compra dos insumos necessários.

Obrigado pela preocupação no tocante aos gastos com as ferramentas, mas como vou levar isso como um hobby, não me importo em gastar um pouco mais agora. Os gastos iniciais serão diluídos durante anos e também nas revisões que deixarei de fazer no mecânico.

Os torquímetros eu vou comprar no Aliexpress, então as primeiras montagens serão no "achômetro" mesmo.

Pra manter o tópico vivo, hoje à noite vou postar fotos da bike e das peças que comprei.
Voltar ao Topo
lcsbearari Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2014
Mirassol - SP
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lcsbearari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2019 as 21:08
Como eu havia falado, seguem fotos da magrela e dos itens que serão trocados no momento. Posteriormente, pretendo trocar os pneus e colocar pedais mistos (plataforma e clipe).





Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2019 as 08:37
Ferramenta sempre é investimento, nunca um gasto. Até pq podem ser usadas para diversos reparos, e não somente relacionados a bicicleta.

Voltar ao Topo
lcsbearari Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2014
Mirassol - SP
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lcsbearari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2019 as 19:18
Atualizando aqui...

Ontem eu comecei a meter a mão na massa. Desmontei a bike toda! Lavei, lubrifiquei e depois comecei a instalar os componentes. Com a ajuda aqui do fórum e de alguns canais do Youtube, consegui montar quase tudo. Ficou faltando só instalar o movimento central, pedivela, corrente e cabo do câmbio traseiro. Parei por aqui porque não consegui instalar o movimento central. Eu tentei MUITO, mas não deu certo. Só o lado esquerdo estava entrando, o direito não ia nem por reza, sempre entrava torto e eu estava com medo de estragar a rosca do quadro. Por conta disso, vou levar a bike num mecânico amanhã pra ele finalizar o trabalho.

Por muito pouco eu não consigo fazer tudo aqui em casa, uma pena.

É bem gratificante, mas puta que pariu, é muito cansativo também! Pra quem nunca tinha dado nem manutenção numa bike, acho que me saí bem. Agora já sei o que devo fazer nas próximas vezes.

Depois coloco fotos da bike totalmente montada e das minhas impressões sobre os upgrades.




Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2019 as 10:51
não sei o que tu considera lado direito e esquerdo, mas o lado direito olhando a bike pela traseira, a rosca é normal, e no lado esquerdo olhando a bike pela traseira, a rosca é esquerda, ou seja, aperta para o lado contrário. 
Voltar ao Topo
lcsbearari Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2014
Mirassol - SP
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lcsbearari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2019 as 11:03
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

não sei o que tu considera lado direito e esquerdo, mas o lado direito olhando a bike pela traseira, a rosca é normal, e no lado esquerdo olhando a bike pela traseira, a rosca é esquerda, ou seja, aperta para o lado contrário. 

Eu me atentei a esse fato, mas mesmo assim não consegui. Pelo que li, ele tem que entrar apenas com a força da mão, não é? Além de estar meio duro, estava entrando torto. Eu limpei e lubrifiquei várias vezes, mas não deu certo. Não foi por falta de tentar, viu? Hahahahaha.

Essa parte eu vou deixar para o mecânico mesmo.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X