Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - As bikes não vem mais com protetores de manete?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


As bikes não vem mais com protetores de manete?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: As bikes não vem mais com protetores de manete?
    Postado: 21 Ago 2019 as 13:04
Pô, tempos atrás as bikes costumavam vir com protetores nas (ou nos) manetes de freio, principalmente as "barra-forte" para dar mais conforto na hora de usar o freio, além de proteger o componente contra corrosão; cadê os (ou as) manetes nas bikes de hj? Sei que os (ou as) manetes de freio costumam vir em alumínio anodizado mas, ainda assim, perde-se com o tempo a pintura e mesmo a peça sofre danos nas nossas caídas "normais" do dia a dia do esporte. Minha bike usa manete de aço (o (ou a) manete é Tourney, o resto é Acera), conforme abaixo:



Tive que comprar via internet pq não achei nas lojas aqui do Rio (e olha que eu procurei) para colocar um protetor na peça que já estava ficando enferrujada.



Uma pena que os fabricantes acham que "não precisa", economia mais porca tirar 2 pilas de custo numa pecinha tão simples, fala sério...
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2019 as 13:28
Amigo, nao é questao de economia.
Tem um tratamento de superficie sobre o metal, por alguma razao acabou desbotando, coisa q nao deveria (sua bike tem qto tempo?), exceto se o seu suor tenha alguma caraceteristica fora do normal.

Mas, essa capinha sobre o metal, pode acelerar um processo de corrosao, uma vez q a umidade nao tenha muito pra onde dissipar. Essa peça nao foi projetada p ficar coberta, entao isso pode dar M.

Na minha opiniao é melhor trocar a peça ou deixar como está. Cobrir, eh um risco desnecessario.
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2019 as 13:42
Essa peça se acha sem dificuldade no ebay ou Banggood, Gearbest e similares.

Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2019 as 15:06
É pior ter esse protetor do que o manete liso... Pesquise sobre corrosão em frestas... Esse protetor só fará aumentar a corrosão.

Acho que a crítica mais adequada seria o acabamento ruim dado a peça, me parece ser uma bike nova para já ter perdido a proteção no manete.

E SIM, economia porca, pois para nós meros clientes, R$2 numa peça não é nada, mas para a Xiiimano que faz milhões de peças, acabam sendo milhões em economia.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2019 as 16:32
Tenho os freios Shimano M315 e eles sofrem desgaste da tinta muito rápido, só uso com luvas. Quando morava em BH não tinha problema, onde moro agora já aparece sinal de oxidação em dois dias apenas. O ideal seria lixar passar um verniz ou esmalte de unha e depois por uma capa, seria bom um espaguete termoretratil.
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2019 as 17:37
Eu tinha esses M315 e aconteceu A MESMA COISA de enferrujar rápido. Mais ridículo ainda é que ao contrário de moto que você vai e troca só manete quando tá ruim na bicicleta a pilantragem é tão grande que te obriga numa venda casada a pagar praticamente o preço do sistema de freio completo (já que o preço do manete a parte é praticamente o preço do freio+pinças aqui no BR) ou a se lascar importando o manete (e ficar parado enquanto isso).

No meu caso eu precisava só dos manetes e não dispunha de tempo pra importar então acabei pegando manetes M445 e pinças m447. A diferença é que os manetes são de alumínio, no meu caso até o momento tudo certo com eles, só coloquei um bar-end na altura deles pra protegê-los, esteticamente ficou ridículo mas está funcional, praticamente equivalendo a um protetor de mão para quem faz cross/trilha/enduro com moto.
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2019 as 18:25

Nunca tinha visto esses protetores...

Normalmente os manetes não enferrujam.

Já tive várias bikes de mtb e nunca enferrujaram.
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
gscs Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Nov 2009
João pessoa
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gscs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2019 as 19:44
Quando acontecer isso basta lixar, aplicar um neutralizado de ferrugem depois prime e tinta. Se não faz apenas a aplicação do neutralizado e depois a tinta.
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2019 as 19:57
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

É pior ter esse protetor do que o manete liso... Pesquise sobre corrosão em frestas... Esse protetor só fará aumentar a corrosão.

Acho que a crítica mais adequada seria o acabamento ruim dado a peça, me parece ser uma bike nova para já ter perdido a proteção no manete.

E SIM, economia porca, pois para nós meros clientes, R$2 numa peça não é nada, mas para a Xiiimano que faz milhões de peças, acabam sendo milhões em economia.


tecnicamente é pior quando o processo iniciou não? pois sobre a tinta integra, iria evitar o desgaste da mesma (contanto que o material não deslize sobre) e manter uma pressão constante de O2 sob a tinta, senso assim, não haveria ponto pra oxidação não?

Sendo assim, sem dano a pintura, a peça não vai enferrujar, ou falei bobagem?
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
Mataman146 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2019
Campina Grande
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mataman146 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2019 as 21:52
Sempre odiei também as manetes de freio arranhadas, porém nunca me ocorreu das manetes oxidarem.

Eu não gosto dessas proteções pq elas criam uma barreira fazendo com que não tenho como a água sair criando ferrugem.

Eu só queria que as produtoras criassem uma borracha embutida sabe? Tipo aquela de Guidão na lateral, isso ia ajudar muito quando encostasse a bike na parede e caso dela derrapar e cair, qnd bater na lateral da manete não arranhar
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2019 as 22:38
Bom, trocar o conjunto todo nem ferrando. Lixei a parte oxidada, passei esmalte, pintei de preto e botei esses protetores da foto. Aquele vão da parte interna dos (ou das) manetes na primeira foto eu preenchi com massa epoxi e dei o acabamento para não juntar água e vida que segue. Smile
Voltar ao Topo
Mataman146 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2019
Campina Grande
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mataman146 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2019 as 06:08
Como faz pra postar fotos????
Voltar ao Topo
flep Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2019
Vila Velha / ES
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flep Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2019 as 10:20
Originalmente postado por Mataman146 Mataman146 escreveu:

Como faz pra postar fotos????

Não funciona pelo campo simples, tem que clicar no icone pra ir pro campo de resposta completa (ta descrito acima do campo simples abaixo)
Vendo Specialized Allez 58/XL Shimano 105 Triple - https://is.gd/Ikyf4F
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2019 as 10:41
passar esmalte?

gente de deus, nao custa 15 reais comprar um fundo para pintar a manete. e mais 15 para comprar a tinta.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2019 as 10:48
Cara, eu já tinha o material em casa, o que importa é que funcionou, ué... LOL

Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

passar esmalte?

gente de deus, nao custa 15 reais comprar um fundo para pintar a manete. e mais 15 para comprar a tinta.
Voltar ao Topo
Mataman146 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2019
Campina Grande
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mataman146 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2019 as 11:14
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

passar esmalte?

gente de deus, nao custa 15 reais comprar um fundo para pintar a manete. e mais 15 para comprar a tinta.


Cara gastar, gastar 30 reais só pra pintar as manetes, prefiro num lugar de lanternagem e pedir pra eles pintarem e olhar o processo, sairia mais barato pelo menos aqui na minha cidade
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2019 as 12:19
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Tenho os freios Shimano M315 e eles sofrem desgaste da tinta muito rápido, só uso com luvas. Quando morava em BH não tinha problema, onde moro agora já aparece sinal de oxidação em dois dias apenas. O ideal seria lixar passar um verniz ou esmalte de unha e depois por uma capa, seria bom um espaguete termoretratil.




Apesar de ter dado a sugestão acima, eu mesmo não fiz, isso é desgaste natural da bike, a manete é de aço, ficar pilhado em pintar isso aí, só se minha bike fosse ficar na parede enfeitando. Bike que roda desgasta mesmo, mas não dá tempo da ferrugem comer tudo.
Voltar ao Topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2019 as 11:46
Esse problema de corrosão de manete deve ser crônico.

Pela foto, devemos ter o mesmo freio hidráulico Shimano, e o meu está igualzinho. 

Esse protetor de manete deixou o visual bem legal, deve aumentar o conforto tbm.
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
Voltar ao Topo
flep Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2019
Vila Velha / ES
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flep Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2019 as 12:37
A menos que algum desses protetores tenha alguma forma de ficar fixo, isso aí pode ser bem perigoso numa hora de emergência se vc está na chuva / lama.

Dependendo da forma que pegar com a mão (lembre, na emergencia a gente aperta do jeito mais rapido que der), se estiver molhado, o protetor pode acabar escorregando / se movendo e vc não vai conseguir freiar direito.
Vendo Specialized Allez 58/XL Shimano 105 Triple - https://is.gd/Ikyf4F
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2019 as 14:03
Que merda isso... O meu manete parece ser de alumínio mesmo, mas nunca testei de fato.
Zero ferrugem, mesmo nas marcas de pancadas (quedas, encostar na parede, coisa assim). Uso luva meio dedo, o que pra manete é como usar sem luvas... Unhappy

Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2019 as 14:19
Originalmente postado por flep flep escreveu:

A menos que algum desses protetores tenha alguma forma de ficar fixo, isso aí pode ser bem perigoso numa hora de emergência se vc está na chuva / lama.

Dependendo da forma que pegar com a mão (lembre, na emergencia a gente aperta do jeito mais rapido que der), se estiver molhado, o protetor pode acabar escorregando / se movendo e vc não vai conseguir freiar direito.


Nunca instalou uma manopla sem travas? Pois é, mesma coisa.
Voltar ao Topo
flep Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2019
Vila Velha / ES
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flep Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2019 as 16:05
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por flep flep escreveu:

A menos que algum desses protetores tenha alguma forma de ficar fixo, isso aí pode ser bem perigoso numa hora de emergência se vc está na chuva / lama.

Dependendo da forma que pegar com a mão (lembre, na emergencia a gente aperta do jeito mais rapido que der), se estiver molhado, o protetor pode acabar escorregando / se movendo e vc não vai conseguir freiar direito.


Nunca instalou uma manopla sem travas? Pois é, mesma coisa.

Sim, e a melhor coisa que inventaram pra nossa segurança foram as manoplas com trava.

E no caso das manoplas, as sem trava ainda assim era possível ficarem bem seguras se fossem justas, visto que o guidão oferece uma região maior e uniforme para o contato com a manopla.

No manete do feio, pelo tamanho e formato do metal, tem muito menos área de contato, sendo mais fácil ainda soltar / escorregar / se mover.
Vendo Specialized Allez 58/XL Shimano 105 Triple - https://is.gd/Ikyf4F
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2019 as 18:02
Esses protetores de manetes entram na marra e qdo ficam no lugar é ruim de sair, elas (ou eles) tem que entrar "quente" (literalmente) para ficar mole e mais fácil de colocar, depois que esfria já era, hehehe... No caso das manoplas, eu uso aquelas simples de 5 pilas (espuma) e foi o melhor tipo que as minhas mãos gostaram, o problema é o suor que eventualmente acumula nelas e podem acabar atingindo o guidão (mas o guidão é de alumínio...).

Originalmente postado por flep flep escreveu:


Sim, e a melhor coisa que inventaram pra nossa segurança foram as manoplas com trava.

E no caso das manoplas, as sem trava ainda assim era possível ficarem bem seguras se fossem justas, visto que o guidão oferece uma região maior e uniforme para o contato com a manopla.

No manete do feio, pelo tamanho e formato do metal, tem muito menos área de contato, sendo mais fácil ainda soltar / escorregar / se mover.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X