Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Tolerância capacidade cambio
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tolerância capacidade cambio

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Tolerância capacidade cambio
    Postado: 17 Ago 2019 as 01:19
Pessoal, seguinte tenho um cambio traseiro xt-m8000 gs, cuja capacidade é 41 dentes, gostaria de saber se existe tolerância ao ultrapassar esse valor, pois pretendo voltar a usar 2x11v e vou usar 38/26 com cassete 11/42, nesse setup terei 43 dentes, mas não estou afim de comprar um cambio novo, vou deixar de usar 11v, pois falta marcha pesada em trechos planos de asfalto e descidas.

https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2019 as 07:19
Vc vai ter problemas com os extremos, ao cruzar as engrenagens: vai ficar corrente sobrando quando usar a coroa pequena com o cog pequeno ou vai travar ao tentar subir pra combinação coroa grande com cog grande. Essa ultima pode até estourar o câmbio traseiro.

Como rolam algumas combinações que se sobrepõem, vc não vai perder nenhuma marcha, mas vai ter de ficar esperto pra não fazer nenhuma cagada e se arrepender depois.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2019 as 09:11
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Vc vai ter problemas com os extremos, ao cruzar as engrenagens: vai ficar corrente sobrando quando usar a coroa pequena com o cog pequeno ou vai travar ao tentar subir pra combinação coroa grande com cog grande. Essa ultima pode até estourar o câmbio traseiro.

Como rolam algumas combinações que se sobrepõem, vc não vai perder nenhuma marcha, mas vai ter de ficar esperto pra não fazer nenhuma cagada e se arrepender depois.

Coroa pequena com cog pequeno é desprezar totalmente o chainline adequado. NUNCA se cogita essa opção.

Ao amigo dagspina, o câmbio aceita sim essa pequena "forçada" a mais, de 41 dentes para 43... Porém será necessário alongar o parafuso que regula a altura do câmbio em relação ao maior COG, para evitar o que o colega acima disse, de trancar a roldana no cog maior.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2019 as 21:35
O caso não é cogitar coroa pequena com cog pequeno ou grande com grande: geralmente essas combinações ocorrem por acidente. E a combinação grande com grande pode causar danos bastante caros...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
centauromtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Mar 2016
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar centauromtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2019 as 11:16
Quando eu usava relação na mtb 3x10 eu não usava coroa menor de 22 com o cog do cassete menor, usava só do meio do cassete pra cima e na coroa maior de 40 eu usava sempre do meio do cassete pra baixo. Na coroa do meio usava com todas as combinações, nunca tive problemas de desgaste prematuro.

Agora na speed q é 2x10 eu uso todas as combinações, principalmente a coroa menor de 34 com o cog 11, acho exagero falar q não pode, só evito usar os maiores cogs com a coroa 50
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2019 as 12:13
Deixa a corrente comprida suficiente para funcionar bem com 38 e atrás 42, assim o câmbio não vai estourar...Depois obviamente com.a coroa 26 e os pinhões menores, a corrente vai ficar folgada justamente pela falta de capacidade , mas a ideia é não usar mesmo estas combinações (coroa pequena com os 2 pinhões pequenos), então tá tranquilo...Pelo menos assis a chance de estuprar o câmbio é menor...
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2019 as 19:54
Muito obrigado, por hora sigo essas recomendações, assim que a situação melhorar, eu compro um câmbio SGS.
https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X