Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Os grupos de 27v vão acabar?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Os grupos de 27v vão acabar?

 Responder Página  <123
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 13:51
Realmente o treino faz bastante diferença e um equipamento apropriado. Uma bike que acho muito legal é a Cannondale Trail 2020, mas ela vem com uma coroa e ainda por cima é de 30d, pra mim não serve.

Editado por JPS - 13 Ago 2019 as 14:17
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 14:04
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Sim, ouvir as opiniões são válidas, mas é preciso fundamento. A resposta que dei com aqueles dados da calculadora de marchas e meus pedais foi para mostrar a realidade, o que eu uso. Equipamento nenhum supera o condicionamento físico, o "treino".
Já usei PDV 28/38/48 (asfalto) e 24/34/42 (asfalto e MTB) e com nenhum deles tive o rendimento em asfalto que tenho com o 26/40, simplesmente porque não tinha perna pra empurrar nenhuma das configurações anteriores, minha cadência era muito baixa, sempre tava fazendo força e morria no meio pedal.

Uma outra opção seria a GT Avalanche Elite 2019. Também 20V.

Eu sei que a GT tem um quadro mega conceituado, mas não sou muito chegado as bikes GT, eles fazem uma salada de tudo que é componente e essas marcas de fora aproveitam o nome para vender bikes caras com equipamentos simples, na minha opinião não compensa comprar bike importada, só se realmente for uma top de linha, acho que na faixa que eu quero (4k) tem muitas no mercado nacional.


Editado por JPS - 13 Ago 2019 as 14:07
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 15:55
Vai aqui meu humilde relato.
comecei a pedalar recentemente (vai fazer um ano) e já cogito em fazer upgrade para 1x12. 
Baseado em que? Simplesmente gosto de estar atualizado, satisfação pessoal em ter um bom produto, beleza e tal.
Minha bike é 30V deore com SLX. 90% do pedal no asfalto. Enfim ...
Na minha cabeça, ate pouco tempo atras fazia umas contas da relação que tenho hoje para uma 12V (só olhava as finais) e ja estava certo do que queria.
Mas falando de 30V que tenho hoje, sinto que me perco nas marchas, sinto que pareço estar usando errado (barulho) e para corrigir, fico "jogando" com k7 e coroas para não cruzar, alem de não ter perna para usar as relações mais pesadas ... e baseado nisso achava que 1x12 era a salvação da lavoura.
To vendo que não é bem assim!!!!


Editado por Maquarte - 13 Ago 2019 as 15:56
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 17:13
Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Vai aqui meu humilde relato.
comecei a pedalar recentemente (vai fazer um ano) e já cogito em fazer upgrade para 1x12. 
Baseado em que? Simplesmente gosto de estar atualizado, satisfação pessoal em ter um bom produto, beleza e tal.
Minha bike é 30V deore com SLX. 90% do pedal no asfalto. Enfim ...
Na minha cabeça, ate pouco tempo atras fazia umas contas da relação que tenho hoje para uma 12V (só olhava as finais) e ja estava certo do que queria.
Mas falando de 30V que tenho hoje, sinto que me perco nas marchas, sinto que pareço estar usando errado (barulho) e para corrigir, fico "jogando" com k7 e coroas para não cruzar, alem de não ter perna para usar as relações mais pesadas ... e baseado nisso achava que 1x12 era a salvação da lavoura.
To vendo que não é bem assim!!!!



Faz isso não.
Uma relação 3x10 repete muita marcha e na realidade o maior problema das 3 coroas que ninguém fala e ainda não foi falado aqui é que nos extremos se combina no máximo 4 marchas antes da corrente começar a torcer.
Veja esta ilustração.



Em um conjunto 2x as coroas ficam mais pra dentro próximo ao central e isso permite você usar a coroa grande com todos os cogs do cassete e a menor idem, mas no geral só se vai até a metade do cassete pois marchas se repetem também.

Você disse que não usa as marchas mais pesadas, mas antes de fazer qualquer troca experimente converter seu PDV em um duplo. Já coloquei está foto aqui mas pra não precisar procurar vou por novamente.
Esse é um PDV alívio m4000 originalmente 22/30/40.
Comprei uma coroa 26T que entrou no lugar da 22T e a coroa 40T eu passei para o lado de dentro da aranha do PDV acertando assim o chain line.
Se colocar qual é a sua relação talvez possamos ajudar.

Aqui ele original com as 3 coroas.


Teste de encaixe da coroa do lado de dentro da aranha


Aqui com a nova coroa 26T e a 40T do lado de dentro.


Editado por Hugobh77 - 13 Ago 2019 as 17:18
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 17:13
Eu acho que para o seu uso seria legal uma relação 2x9 ou 2x10, o grupo de 12v é um grupo bem específico para XCO, alta performance.
 
Um grupo de 12v é legal com o cassete 10-50, daí você não perde velocidade final, nem a marcha leve, mas mesmo assim acho que é desperdíco usar um grupo desses quando se roda em 90% asfalto.
 
Novamente, é minha opinião, e a sua bike tá fácil de trocar para 2x10.
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 17:16
Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Vai aqui meu humilde relato.
comecei a pedalar recentemente (vai fazer um ano) e já cogito em fazer upgrade para 1x12. 
Baseado em que? Simplesmente gosto de estar atualizado, satisfação pessoal em ter um bom produto, beleza e tal.
Minha bike é 30V deore com SLX. 90% do pedal no asfalto. Enfim ...
Na minha cabeça, ate pouco tempo atras fazia umas contas da relação que tenho hoje para uma 12V (só olhava as finais) e ja estava certo do que queria.
Mas falando de 30V que tenho hoje, sinto que me perco nas marchas, sinto que pareço estar usando errado (barulho) e para corrigir, fico "jogando" com k7 e coroas para não cruzar, alem de não ter perna para usar as relações mais pesadas ... e baseado nisso achava que 1x12 era a salvação da lavoura.
To vendo que não é bem assim!!!!



nao tem salvacao da lavoura.
tem que treinar bastante para usar o que a sua bike oferece e parar um pouvo para entrnder a questao do cruzamento de corrente, que e bem simples.
Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:455
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 17:45
A opinião do pessoal aqui até que está bem dividida, eu sou dos que acredita que o Alivio 3x9 de hoje é o Tourney 3x9 de amanhã, não vejo problemas nisso desde que a qualidade não caia. Um dia pode ser que 3x9 acabe, e pode ser quando o SLX de hoje se torne Tourney, até lá vai demorar muito.

Quando precisar trocar as coroas do meu pedivela eu pretendo fazer a experiência de rodar com grupo 2x9 por um tempo pra ver se me adapto, e mesmo que me adapte, tenho vontade de adquirir uma Full Suspencion, gostaria muito que esse futura bike tivesse um grupo 2x10 ou 2x11, então voltaria minha atual ao 3x9.

PS: Estava procurando sobre converter 3x9 em 2x9 e cai nesse tópico kkkk Futuramente pretendo substituir as coroas do meu pedivela M4000 22/30/40, removendo a coroa maior e deixando 22/36 ou 24/38, pelo que vi é só substituir as coroas e ajustar o batente do cambio dianteiro.

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Vai aqui meu humilde relato.
comecei a pedalar recentemente (vai fazer um ano) e já cogito em fazer upgrade para 1x12. 
Baseado em que? Simplesmente gosto de estar atualizado, satisfação pessoal em ter um bom produto, beleza e tal.
Minha bike é 30V deore com SLX. 90% do pedal no asfalto. Enfim ...
Na minha cabeça, ate pouco tempo atras fazia umas contas da relação que tenho hoje para uma 12V (só olhava as finais) e ja estava certo do que queria.
Mas falando de 30V que tenho hoje, sinto que me perco nas marchas, sinto que pareço estar usando errado (barulho) e para corrigir, fico "jogando" com k7 e coroas para não cruzar, alem de não ter perna para usar as relações mais pesadas ... e baseado nisso achava que 1x12 era a salvação da lavoura.
To vendo que não é bem assim!!!!



Faz isso não.
Uma relação 3x10 repete muita marcha e na realidade o maior problema das 3 coroas que ninguém fala e ainda não foi falado aqui é que nos extremos se combina no máximo 4 marchas antes da corrente começar a torcer.
Veja esta ilustração.



Em um conjunto 2x as coroas ficam mais pra dentro próximo ao central e isso permite você usar a coroa grande com todos os cogs do cassete e a menor idem, mas no geral só se vai até a metade do cassete pois marchas se repetem também.

Você disse que não usa as marchas mais pesadas, mas antes de fazer qualquer troca experimente converter seu PDV em um duplo. Já coloquei está foto aqui mas pra não precisar procurar vou por novamente.
Esse é um PDV alívio m4000 originalmente 22/30/40.
Comprei uma coroa 26T que entrou no lugar da 22T e a coroa 40T eu passei para o lado de dentro da aranha do PDV acertando assim o chain line.
Se colocar qual é a sua relação talvez possamos ajudar.

Aqui ele original com as 3 coroas.


Teste de encaixe da coroa do lado de dentro da aranha


Aqui com a nova coroa 26T e a 40T do lado de dentro.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 17:52
Originalmente postado por JPS JPS escreveu:

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Sim, ouvir as opiniões são válidas, mas é preciso fundamento. A resposta que dei com aqueles dados da calculadora de marchas e meus pedais foi para mostrar a realidade, o que eu uso. Equipamento nenhum supera o condicionamento físico, o "treino".
Já usei PDV 28/38/48 (asfalto) e 24/34/42 (asfalto e MTB) e com nenhum deles tive o rendimento em asfalto que tenho com o 26/40, simplesmente porque não tinha perna pra empurrar nenhuma das configurações anteriores, minha cadência era muito baixa, sempre tava fazendo força e morria no meio pedal.

Uma outra opção seria a GT Avalanche Elite 2019. Também 20V.


Eu sei que a GT tem um quadro mega conceituado, mas não sou muito chegado as bikes GT, eles fazem uma salada de tudo que é componente e essas marcas de fora aproveitam o nome para vender bikes caras com equipamentos simples, na minha opinião não compensa comprar bike importada, só se realmente for uma top de linha, acho que na faixa que eu quero (4k) tem muitas no mercado nacional.



Tirando a caloi que vem full alivio, a maioria das bikes de entrada no valor de 4k vem com salada de grupos, isso barateia o preço final, e na maioria dos casos a diferença não é sentida...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
rickronchi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2019
Joinville
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rickronchi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 18:06
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Vai aqui meu humilde relato.
comecei a pedalar recentemente (vai fazer um ano) e já cogito em fazer upgrade para 1x12. 
Baseado em que? Simplesmente gosto de estar atualizado, satisfação pessoal em ter um bom produto, beleza e tal.
Minha bike é 30V deore com SLX. 90% do pedal no asfalto. Enfim ...
Na minha cabeça, ate pouco tempo atras fazia umas contas da relação que tenho hoje para uma 12V (só olhava as finais) e ja estava certo do que queria.
Apos esse tópico e um outro ( https://www.pedal.com.br/forum/migrei-para-1x12-e-e-totalmente-diferente_topic96794. - https://www.pedal.com.br/forum/migrei-para-1x12-e-e-totalmente-diferente_topic96794.html) acendeu a luz de alerta.
Mas falando de 30V que tenho hoje, sinto que me perco nas marchas, sinto que pareço estar usando errado (barulho) e para corrigir, fico "jogando" com k7 e coroas para não cruzar, alem de não ter perna para usar as relações mais pesadas ... e baseado nisso achava que 1x12 era a salvação da lavoura.
To vendo que não é bem assim!!!!



nao tem salvacao da lavoura.
tem que treinar bastante para usar o que a sua bike oferece e parar um pouvo para entrnder a questao do cruzamento de corrente, que e bem simples.

acho que cruzei  a minha nas marchas menores essa semana, quase me matei kk
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 18:48
Algumas funções como multi release, instant release sempre ficaram só na gama XT e XTR.
O gatilho que pode ser empurrado com o dedão ou puxado com o indicador também sempre esteve do Alivio para cima.
A Shimano não leva materiais nem algumas tecnologias para as gamas inferiores.
Tourney sempre vai ser esse misto de plástico e aço, nunca que ela vai botar carbono e titânio no Tourney, bem como trocadores mais decentes.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 22:31
Creio q até o Acera tudo chega, demora mas chega. Até no trocador da Sunrace de 7/8 e 9V tem Dual Release. Se bem q nem sei qual a grande diferença, se é que há. Meus primeiros trocadores Shimano eram semelhantes aos que Sram X3 e X4 são, de tempos mais recentes.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 23:23
Podem até embarcar as tecnologias em efeito cascata, mas não a qualidade dos materiais...

O Tourney de hoje não tem a mesma qualidade de um XTR ou XT de antigamente...

Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

A opinião do pessoal aqui até que está bem dividida, eu sou dos que acredita que o Alivio 3x9 de hoje é o Tourney 3x9 de amanhã, não vejo problemas nisso desde que a qualidade não caia. Um dia pode ser que 3x9 acabe, e pode ser quando o SLX de hoje se torne Tourney, até lá vai demorar muito
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Neto1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2011
.
Offline
Mensagens:712
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neto1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 06:59
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Podem até embarcar as tecnologias em efeito cascata, mas não a qualidade dos materiais...

O Tourney de hoje não tem a mesma qualidade de um XTR ou XT de antigamente...

Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

A opinião do pessoal aqui até que está bem dividida, eu sou dos que acredita que o Alivio 3x9 de hoje é o Tourney 3x9 de amanhã, não vejo problemas nisso desde que a qualidade não caia. Um dia pode ser que 3x9 acabe, e pode ser quando o SLX de hoje se torne Tourney, até lá vai demorar muito


Às vezes nem os próprios modelos tem a mesma qualidade.
Tem aquele grupo Altus Japonês que a turma elogia muito e falam que é indescritível.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 07:24
Primeiro 8V foi o XTR em 92. Quando 9V chegou no Torney? Só fazer as contas. Pergunta: Torney 8V é melhor que XTR 8V 1992? E o peso entre eles?
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 08:39
Talvez em capacidade total seja ate superior, porem no quesito material: Alumínio vs Plastico; Roldanas Rolamentos selados vs roldanas de buchas, Pinos e Parafusos com tratamento anti-corrosão vs Simples...  E por ai vai, podem embarcar novas tecnologias (Shadow, Capacidade Total, Tipo de Puxada e Passada), mas nunca um grupo recreativo terá o mesmo acabamento e materiais dos grupos de competição... 

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Primeiro 8V foi o XTR em 92. Quando 9V chegou no Torney? Só fazer as contas. Pergunta: Torney 8V é melhor que XTR 8V 1992? E o peso entre eles?


Editado por rafael_rtg - 14 Ago 2019 as 08:41
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 09:17
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Talvez em capacidade total seja ate superior, porem no quesito material: Alumínio vs Plastico; Roldanas Rolamentos selados vs roldanas de buchas, Pinos e Parafusos com tratamento anti-corrosão vs Simples...  E por ai vai, podem embarcar novas tecnologias (Shadow, Capacidade Total, Tipo de Puxada e Passada), mas nunca um grupo recreativo terá o mesmo acabamento e materiais dos grupos de competição... 

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Primeiro 8V foi o XTR em 92. Quando 9V chegou no Torney? Só fazer as contas. Pergunta: Torney 8V é melhor que XTR 8V 1992? E o peso entre eles?


Até saiu errado o que escrevi.

XTR 8V saiu em 1992 e Tourney 8V acho que saiu em 2017. 25 anos depois. E, como você disse, eles tem as ideias gerais, mas nunca serão iguais nos pequenos melhoramentos. Logo, não sou eu que disposto a esperar 3 décadas para ter algo bom. Por outro lado, mesmo que eu gaste no presente numa transmissão mais cara, não é isso que vai me afetar financeiramente nos próximos 30 anos. LOL
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 09:19
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Vai aqui meu humilde relato.
comecei a pedalar recentemente (vai fazer um ano) e já cogito em fazer upgrade para 1x12. 
Baseado em que? Simplesmente gosto de estar atualizado, satisfação pessoal em ter um bom produto, beleza e tal.
Minha bike é 30V deore com SLX. 90% do pedal no asfalto. Enfim ...
Na minha cabeça, ate pouco tempo atras fazia umas contas da relação que tenho hoje para uma 12V (só olhava as finais) e ja estava certo do que queria.
Mas falando de 30V que tenho hoje, sinto que me perco nas marchas, sinto que pareço estar usando errado (barulho) e para corrigir, fico "jogando" com k7 e coroas para não cruzar, alem de não ter perna para usar as relações mais pesadas ... e baseado nisso achava que 1x12 era a salvação da lavoura.
To vendo que não é bem assim!!!!



Faz isso não.
Uma relação 3x10 repete muita marcha e na realidade o maior problema das 3 coroas que ninguém fala e ainda não foi falado aqui é que nos extremos se combina no máximo 4 marchas antes da corrente começar a torcer.
Veja esta ilustração.



Em um conjunto 2x as coroas ficam mais pra dentro próximo ao central e isso permite você usar a coroa grande com todos os cogs do cassete e a menor idem, mas no geral só se vai até a metade do cassete pois marchas se repetem também.

Você disse que não usa as marchas mais pesadas, mas antes de fazer qualquer troca experimente converter seu PDV em um duplo. Já coloquei está foto aqui mas pra não precisar procurar vou por novamente.
Esse é um PDV alívio m4000 originalmente 22/30/40.
Comprei uma coroa 26T que entrou no lugar da 22T e a coroa 40T eu passei para o lado de dentro da aranha do PDV acertando assim o chain line.
Se colocar qual é a sua relação talvez possamos ajudar.

Aqui ele original com as 3 coroas.


Teste de encaixe da coroa do lado de dentro da aranha


Aqui com a nova coroa 26T e a 40T do lado de dentro.


Eu tbm tinha pra mim que era assim que funcionava , até que o Ismah disse que não e aí que eu fui ver.



A menor é um pouco mais pra fora pra poder ser usada com os cogs menores e a maior um pouco mais pra dentro que a grande do triplo porém menos que a do meio de um triplo , a grande com grande fica mais torcida que usando a do meio do triplo com grande.
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 10:08
Acredito que as correntes feitas para serem usadas em grupos de apenas uma coroa tem uma tecnologia especial, justamente para eevitar o desgate prematuro, quebras, visto que a torção é grande.
 
Agora as correntes de 18v não são as mesmas das de 27v? E as de 20v, será que eles se preocupam tanto com essa questão de torção, sendo que o grupo tem duas coroas?
 
Me corrigam se eu estiver errado.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 10:17
18 e 27 são as mesmas , se 1x tem tecnologia especial eu não sei.
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 10:36
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:


Faz isso não.
Uma relação 3x10 repete muita marcha e na realidade o maior problema das 3 coroas que ninguém fala e ainda não foi falado aqui é que nos extremos se combina no máximo 4 marchas antes da corrente começar a torcer.
Veja esta ilustração.




Pois é Hugo, no dia a dia notasse facilmente isso da foto ... naturalmente tendo sempre usar só a coroa do meio, que tem 32T. Mas quando tende a ir para as "catracas" menores (velocidade vai aumentando), parece não esta trabalhando da forma ideal ... ai para compensar, subo para a coroa 42T, mas para manter a cadencia tenho que jogar o cambio traseiro para as catracas maiores ... nessa jogada la se vão umas 4 passadas de marcha, tem o oposto também, quando a velocidade vai caindo .... e é justamente disso que queria fujir. Na minha cabeça, numa 1x12 uma unica passada faria esse serviço que hoje passo umas 4


Editado por Maquarte - 14 Ago 2019 as 10:39
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 10:49
Dependendo do trecho da trilha é melhor usar a corrente torcida do que tentar passar a marcha no câmbio dianteiro. Singles rápidos, curtos, até passar esse tanto de marcha já está na hora de voltar para onde estava, aí são 8 passagens de marcha LOL
Sem contar o tempo perdido o câmbio dianteiro não é tão rápido como o traseiro e no meio da bateção há maiores chances de a corrente ir para onde não deveria.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 10:52
Se entendi bem dos colegas, será então que não pode andar em single recreativamente, só se for para competir?
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 11:05
Eu nunca uso coroa do meio com as menores , quando chego na 2x5 já meto logo o coroão , se tiver força e espaço descida qualquer coisa pra ir acelerando vou jogando as menores , pegou subida mesma coisa vou subindo até a quinta , se tiver resistência ainda vou pra do meio , e aí subo até a 3 se apertar e precisar de mais aí vou pra pequena e se for o caso vai até a 1x1.
Nunca preciso fazer várias trocas pra compensar a quebra de giro.

Muito do que eu vejo é que as pessoas ficam perdidas sobre quais marchas usar e acabam perdendo tempo e fazendo muitas trocas desnecessãrias , nesse ponto o 1x é o mais amigável porque só tem 2 opções.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 11:08
Quando eu usava 3x8, eu fazia praticamente isso que você falou.

Depois no 2x10 eu passei a usar a maior com os 10 atrás e quando colocava na menor eu voltava 2 atrás. Mas a menor eu só usava com as 4 maiores atrás. Depois disso já voltava para coroa maior. Embora o 2x10 tenha uma vantagem sobre o 1x. Se você não conhecer o lugar ou precisar aliviar muito rápido, basta mudar de coroa sem mudar atrás.


Editado por Fabio - 14 Ago 2019 as 11:09
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 11:10
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Muito do que eu vejo é que as pessoas ficam perdidas sobre quais marchas usar e acabam perdendo tempo e fazendo muitas trocas desnecessárias , nesse ponto o 1x é o mais amigável porque só tem 2 opções.
Por ai!!!!
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 11:12
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Dependendo do trecho da trilha é melhor usar a corrente torcida do que tentar passar a marcha no câmbio dianteiro. Singles rápidos, curtos, até passar esse tanto de marcha já está na hora de voltar para onde estava, aí são 8 passagens de marcha LOL
Sem contar o tempo perdido o câmbio dianteiro não é tão rápido como o traseiro e no meio da bateção há maiores chances de a corrente ir para onde não deveria.
To falando de trilha não, dia a dia e estradãoBig smile
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 11:21
Ví um vídeo da Soul agora, eles vão lançar uma SL329 com Sram SX, mas vão continuar com o modelo que tem o grupo alívio de 27v.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 11:42
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 12:34
Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:


Faz isso não.
Uma relação 3x10 repete muita marcha e na realidade o maior problema das 3 coroas que ninguém fala e ainda não foi falado aqui é que nos extremos se combina no máximo 4 marchas antes da corrente começar a torcer.
Veja esta ilustração.





Pois é Hugo, no dia a dia notasse facilmente isso da foto ... naturalmente tendo sempre usar só a coroa do meio, que tem 32T. Mas quando tende a ir para as "catracas" menores (velocidade vai aumentando), parece não esta trabalhando da forma ideal ... ai para compensar, subo para a coroa 42T, mas para manter a cadencia tenho que jogar o cambio traseiro para as catracas maiores ... nessa jogada la se vão umas 4 passadas de marcha, tem o oposto também, quando a velocidade vai caindo .... e é justamente disso que queria fujir. Na minha cabeça, numa 1x12 uma unica passada faria esse serviço que hoje passo umas 4



Teoria é um saco, mas depois que me tornei mais assíduo no fórum tentei digerir o máximo de informação. Parti para o YouTube, alguns sites e tópicos específicos.
Pela minha experiência não teórica mais prática, pois passei por isso também, o que falta aí é manutenção de cadência, que na prática é o que o Mísera explica depois.
Lógico que em determinado momento começa a perder o pedal, mas já parou pra pensar que você pode estar atingindo sua cadência ideal de trabalho e ao jogar na coroa grande você a quebra?
O que é a cadência ideal? Um ritmo de pedalada constante que você consegue manter por muito tempo sem fazer força excessiva pra não moer os músculos e sem detonar seu cardio respiratório.

Um exemplo são aqueles caras que começam o pedal torcendo o cabo e aos 15km começam a sobrar e voce na cadência ideal de trabalho, sobra no início mas faz os 100km com uma média de 20km/h e empurra o colega na subida.


Editado por Hugobh77 - 14 Ago 2019 as 12:36
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X