Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Os grupos de 27v vão acabar?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Os grupos de 27v vão acabar?

 Responder Página  <123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 12:15
Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:

só sei que esse tema só gira mais confusão na minha cabeça kk, comprei uma 27v mesmo, quando eu tiver bem bom, ai vou voltar aqui reler tudo, tentar entender, andar na bike de amigos, e ver se compensa a troca :x tomara que enquanto isso a 27v sobreviva um bom tempo.

Vai sobreviver amigo, relaxa, e é uma ótima relação... Atende muito bem para uma bike de proposta mista, que é o nosso caso de não competidores e que usam uma única bike para tudo.


Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 12:46
Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:

só sei que esse tema só gira mais confusão na minha cabeça kk, comprei uma 27v mesmo, quando eu tiver bem bom, ai vou voltar aqui reler tudo, tentar entender, andar na bike de amigos, e ver se compensa a troca :x tomara que enquanto isso a 27v sobreviva um bom tempo.
 
Verdade, é uma decisão bem pessoal, mas como disse antes irei testar. Também não adianta comprar nada achando que vai encontrar peças de reposição depois de alguns anos de uso, pois o mercado está em constantes mudanças.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 12:47
Respondendo a pergunta do tópico sem delongas.
O grupo de 27 marchas já acabou para as bikes de MTB não recreativas, o que você encontra no mercado são bikes de 1 ou 2 anos atrás ou de fábricas que estão com estoque de PDV antigos.
Desde o ano passado as 27 de MTB começaram a usar PDV duplo, o mais usado é o MT210 com coroas fixas,mais barato que qualquer outro de três coroas removíveis. Isso para um fabricante representa uma economia enorme em material e ao.mesmo tempo agrega valor ao produto já que está seguindo a tendência de 2x.

No uso urbano vai ocorrer isso também, perceba a crescente aplicação do grupo Claris, nas gravel que está sendo considerada por muitos a bike mais versátil, indo bem no uso urbano e no off road. A Sense mesmo acabou de lançar sua urban uma híbrida que é basicamente uma road de guidão flat com transmissão Claris.

A maior oferta de PDV triplo com número maior de dentes se restringe a 7/8V.

É como já falaram aí, a longo prazo a manutenção de um grupo 27V vai se dar migrando para grupos mais básicos.

Hoje já temos Acera e Altus 3x9, o alívio está dando tchau, sairá de linha, se consolidará como um grupo 18V com mais opções de coroa e cassete ou terá que subir um nível tomando o lugar do Deore 10v. Já que temos a advento do 12V se popularizando no sentido de aplicação, não de preço.

Editado por Hugobh77 - 12 Ago 2019 as 12:54
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 13:06
Realmente nota-se isso mesmo, em especial nas bikes acima de 4k.
Voltar ao Topo
Jr-Infanti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2017
sao roque sp
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jr-Infanti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 13:43
Honestamente esse lance de menos coroas é a maior furada para amadores.
O pessoal se baseia por competições, e isso não faz o menor sentido, você simplesmente não vai colocar um F1 para andar no trânsito, são mundos completamente diferentes.
Meu primo inventou de colocar 1/11, ando com 2x11 e 44/32/22-10v, eu estava um tempo parado e estou meio fora de forma, andando com meu primo que está em bem melhor forma, simplesmente desapareço na frente dele nas retas, o cara fica lá pedalando que parece que o coração vai saltar pela boca, já está arrependido como muitos outros na minha cidade, acho que os caras não falam muito isso pra não assumir que fizeram cagada, mesmo a 2x11 quando tem pedal com muita reta eu deixo ela em casa.
O 27V é um excelente custo benefício para quem inicia no mtb ou mesmo para quem já anda algum tempo, você terá todas as marchas que precisa, na subida, na reta, na descida e as peças são muito mais baratas.
O 2x11 é uma boa também, mas se baixar pra 10 ou 9 ainda vai faltar alguma coisinha pra um dos dois lados, então dificilmente ele vai matar o 3 coroas pelo fato dos componentes serem bem mais caros e justamente faltar marcha no 2x9.

Então duvido muito que a shimano vai matar essa linha, apesar de não parecer o seguimento "lazer" é uma receita gigante, e isso inclui o cara que pedala de finais de semana e ainda quer mais marchas com componentes decentes.

Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 14:29
A treta toda que eu vejo é:

12 e 11V são surrealmente caros (com o tempo vão cair de preço) mas a durabilidade também é inferior a 9v

Pra quem quer versatilidade vai ter que buscar por um grupo que ofereça range, coisa que nos grupos 1x não tem pelo fato de o foco é naquela cadência e uso de acordo com a prova a ser disputada (pra se escolher o tamanho da coroa por exemplo), se colocar coroa maior não aguenta subida e se colocar coroa menor só gira e não anda nada de final/reta

Os 2x vão durar um tempo ainda, talvez até mais que os 3x, o problema é: provavelmente esses duplos durem mais nas speed e não nas MTB então ou o cara aprende a girar que nem um ventilador pra usar de MTB ou manda bala pegando FORÇA (em caps e maiúsculas porque tem que realmente ser ninja e ter o dom pra empurrar um 50-34 na híbrida por exemplo) na perna (coisa que a genética e biotipo de muitos podem não favorecer nesse ponto ou também estilo de pedalada) pra pegar o pedivela de speed, fora o fato de muitos quadros não serem aptos a usar esse pedivela por conta do tamanho da coroa bater/raspar e mesmo assim o uso ficará em 2 extremos distantes em suas respectivas funcionalidades.


Editado por Kamikaze_Zero - 12 Ago 2019 as 14:33
Voltar ao Topo
Jaozeiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jul 2019
Sorocaba - SP
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jaozeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 14:54
Acho que existe muita preocupação com peças de reposição.

O mercado tem estoque de reposição de 21v, 24v e 27v pra mais de ano. Você compra com imensa facilidade pela internet.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 15:24
Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

Acho que existe muita preocupação com peças de reposição.

O mercado tem estoque de reposição de 21v, 24v e 27v pra mais de ano. Você compra com imensa facilidade pela internet.


Bem mais de 1 ano , resta saber até quando vai compensar , exemplo o 24 que no início era caro hj tem o mesmo custo de manutenção do 21 basicamente , já a corrente do 9 começa a ficar bem mais cara então hj é melhor vc ter 24 do que 21.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 15:25
Do jeito que tá indo essa conversa, ela vai nos levar ao mesmo lugar onde nos leva esta escada.
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 16:07
A conta é muito simples:

Quem acha que pra seu uso é melhor 1x ou 2x e tem a grana pra por o cassete que permita isso, então faz
Quem acha que não vale a pena o custo de um kit 1x ou 2x que atenda sua necessidade, não usa.

Ficar discutindo qual é melhor ou não não faz sentido porque se você tem um kit de 1x com mesmo range de um ed 2x ou 3x é óbvio que o de 1x é melhor, só que mais caro...então no final das contas é só uma questão de grana, pq se todo mundo fosse rico estaria andando de 1x 10-50 ou até com cassete menor, pra diminuir peso.
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 16:09
Então, respondendo ao assunto original do tópico, eventualmente os kits de 27v vão acabar sim, é tendência... Só que provavelmente vai demorar um bocado... E não importa, na verdade vai ser é bom, pq se eles deixam de vender é pq tem coisa melhor pelo mesmo custo... 

Quando os kit de 3 coroas pararem de vender de vez, tipo não ter nem em bike de mercado mais, os kit de 2x ou 1x vão estar com mesmo custo que você tinha antes...


Editado por Daniel Moreira - 12 Ago 2019 as 16:11
Voltar ao Topo
Jaozeiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jul 2019
Sorocaba - SP
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jaozeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 16:41
Originalmente postado por Daniel Moreira Daniel Moreira escreveu:

Quando os kit de 3 coroas pararem de vender de vez, tipo não ter nem em bike de mercado mais, os kit de 2x ou 1x vão estar com mesmo custo que você tinha antes...


Eu chuto uns 10 anos...hehe.
Pois nem bike aro 26 parou de vender ainda.

Por isso acho que é preocupação demais.
Pra quem compete, ou treina/anda de bike junto ao passo de ser entusiasta de tecnologia e equipamentos de bike, pra essas pessoas valem as atualizações, e as últimas tendências atendem a esse público.

Para o resto (e maioria) do mundo tem peça defasada na caixa com plástico pra bons anos de venda ainda.

Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 16:45
Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

Originalmente postado por Daniel Moreira Daniel Moreira escreveu:

Quando os kit de 3 coroas pararem de vender de vez, tipo não ter nem em bike de mercado mais, os kit de 2x ou 1x vão estar com mesmo custo que você tinha antes...


Eu chuto uns 10 anos...hehe.
Pois nem bike aro 26 parou de vender ainda.

Por isso acho que é preocupação demais.
Pra quem compete, ou treina/anda de bike junto ao passo de ser entusiasta de tecnologia e equipamentos de bike, pra essas pessoas valem as atualizações, e as últimas tendências atendem a esse público.

Para o resto (e maioria) do mundo tem peça defasada na caixa com plástico pra bons anos de venda ainda.


Tomara, pois não pretendo largar meu pdv 40/30/22 tão cedo, e espero encontrá-lo nas lojas para reposição rsrs.
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 17:29
Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:

só sei que esse tema só gira mais confusão na minha cabeça kk, comprei uma 27v mesmo, quando eu tiver bem bom, ai vou voltar aqui reler tudo, tentar entender, andar na bike de amigos, e ver se compensa a troca :x tomara que enquanto isso a 27v sobreviva um bom tempo.


Relaxa que ainda vai ter bastante peças de reposição, talvez o bicicleteiro de bairro não tenha, mas lojas especializadas terão.

scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 17:52
Originalmente postado por Vinicius Trevisan Vinicius Trevisan escreveu:

Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

Originalmente postado por Daniel Moreira Daniel Moreira escreveu:

Quando os kit de 3 coroas pararem de vender de vez, tipo não ter nem em bike de mercado mais, os kit de 2x ou 1x vão estar com mesmo custo que você tinha antes...


Eu chuto uns 10 anos...hehe.
Pois nem bike aro 26 parou de vender ainda.

Por isso acho que é preocupação demais.
Pra quem compete, ou treina/anda de bike junto ao passo de ser entusiasta de tecnologia e equipamentos de bike, pra essas pessoas valem as atualizações, e as últimas tendências atendem a esse público.

Para o resto (e maioria) do mundo tem peça defasada na caixa com plástico pra bons anos de venda ainda.



Tomara, pois não pretendo largar meu pdv 40/30/22 tão cedo, e espero encontrá-lo nas lojas para reposição rsrs.


Bem, discordando da maioria, o problema é o mercado brasileiro e suas jabuticabas na tentativa de resuzir custos. Na Europa vc pode comprar um XT modelo novo com 3x10, vendido com a denominacao T8000 48-36-26. Por lá também tem a linha Trekking do Alivio/Acera com pedivela triplo, Deore triplo... Sora 3x9, Tiagra 3x10

Ocorre que no Brasil o mercado se restringe a bikes de XCO e só! Aqui as hibridas usam peças de MTB, as Gravel usam peças de road e todo mindo quer 1x12 pra dizer que usa Eagle! Deixando de escolher o equipmaneto que melhor atende ao uso para escolher o melhor equipamento puramente...

Na minha opinião, 3x9 e 3x10 são viáveis, mas o brasileiro quer eliminar peso de 1 coroa e perder um range... entre um 2x10 e um 3x10, 99% vai de duplo! É o mercado! E...

Nosso mercado é o problema!

Editado por dimas2dimas - 12 Ago 2019 as 17:56
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 18:50
Depois de reler, a grande questão para alguns é porque as empresa não fabricam bikes mais tops com 3x, e ate as que vinham com Alivio estão migrando para 2x...

Resposta: Evolução do mercado, não apenas no Brasil... Se trek, cannodale, specialized, sense, oggi, etc, estão fabricando uma MOUNTAIN BIKE, eles vão seguir as tendencias do MTB, e não as tendencia de quem anda de MTB no asfalto... É claro que elas querem te vender duas bikes, tres ou quatro se você puder comprar, e isso não tem nada a ver com a Shimano... O mercado nunca vai parar de evoluir, e nunca vai parar de tentar te empurrar a ultima novidade...

Quem comprar uma bike com 3x hoje (ou montar) não precisa se preocupar não, peças de reposição terão por anos, como mencionado, se pesquisar vai achar ate XTR 3X...

Se for ficar procurando esses mimimi, acharíamos: as bikes 26 vão acabar? as bikes 18v vão acabar? as 21? as 24? os quadros de aço? os quadro de alumínio?  O roda do mercado sempre vai girar para frente....

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

 Na minha opinião, 3x9 e 3x10 são viáveis, mas o brasileiro quer eliminar peso de 1 coroa e perder um range... entre um 2x10 e um 3x10, 99% vai de duplo! É o mercado! E...

Nosso mercado é o problema!


Editado por rafael_rtg - 12 Ago 2019 as 18:55
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 19:30


A tendencia de andar no asfalto com posição próxima da do MTB seria suprida por uma Fitness Bike, segmento inexplorado por aquo. O que tenho percebido é que o MTB puro praricamente não é praticado aqui. O povo compra MTB e vai pro asfalto, depois coloca pneu 35 e anda com suspensão. Parte disto é incentivado pelo lojista que anseia empurrar a maxima quantidade de MTB na galera e até mesmo desconhece outras modalidades capaz de atender o cliente.

Uma fitness tipo a Trek FX com 3x9 rodando somente em estrada terá uma manutenção muito menor que uma MTB equivalente rodando com suspensão e 1x12 com o kesmo rendime to (ou até inferior) em asfalto.

As vezes pedalo com 2 colegas, 1 de speed e o outro xom uma MTB que custa o triplo da speed. Vai se arrastando e depois de eu emprestar uma speed pra ele por 25km, o keskoidou completamente de visão e percebeu a necessidade de um equipamento adequado para utilizar no asfalto.

Para cada aplicação, uma solução. As fitness citadas anteriormente atendem bem como urbanas e vão relativamente bem em estradas.

Uma all-arouder nunca vai existir, dada a especificidade de uso.

Voltabdo aos grupos, considero adequados os grupos 3x9 e 2x10 para MTB até nível intermediário e 2x11 para mais avançados. 1x12 somente para competições dado os custos inerentes a manutenção (cassete sem troca de cogs separadamente, durabilidade da corrente ainda menor que 11v).

Para roads, os grupos de 2x9 e 2x10 atendem 95% dos usuários, inclusive em competições. 11v supre o restande e 2x12 é ostentação desnecessária (mais uma vez custo de aquisiçâo e manitenção).

Estou a muito tempo sem andar de MTB. Da ultima vez usei uma Spz Pitch 27,5 com Rockshox XC32 e grupo XT M780 2x10 38-26x11-42 e pneus Spz GroudControl 2.3. A bike rendia demais, mais que as 29 intermediárias da galera (Caloi Elite, GT, Rockhoper)... Lembrando que a Pitch de anos atras ja possuia angulo do Headtube de 68.5° e pneus 2.3, coisas que o mercado nos tenta vender como novidades.

Resumindo, o mercado brasileiro tem focado somente no XCO, em detrimento das demais modalidades e aplicações.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
rickronchi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2019
Joinville
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rickronchi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 19:32
Originalmente postado por JPS JPS escreveu:

Pessoal estou querendo adquirir uma bike bike na faixa dos 4k, com um grupo alívio, mas vejo que até o alívio novo veio com 2 coroas no pedivela, a tendência dos grupos do alívio para cima é vir com duas coroas ou uma? Não queria comprar um grupo e não ter peça depois.
 
O ideal para andar em em estradão ou asfalto não seria uma coroa de 40d que vem em um grupo de três coroas? Penso que uma coroa de 36d com o cog de 11 fica muito leve para estradão e asfalto.
 
Obs: Nunca testei, mas tinha uma bike aro 26 com a relação de 48 na coroa e 14 no catraca com pegava umas decidas leves ficava girando em falso.

poxa paguei 4k numa audax adx300, pq era todo alivio, mas veio 27v, nao sabia dessa de alivio 2x10, mas nunca andei tambem, nao sei se seria melhor.. ando mais no asfalto, so que bem irregular, quase um estradão, nunca usei a dianteira 1.

e 90% uso as marchas 3 - dianteira, 9, 8 , 7 traseira.

10% a 2 dianteira, entre 5, 6, 7 traseira.

quem manja, sera que serviria a 2x10 pra mim? nao sei se consegui explicar direito sem os termos tecnicos adequads. sou iniciante.
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 20:20
Não sei se entendi bem, mas pelo que falou você não usa a marcha mais leve. Se você trocar o pedivela de 3 coroas por um de 2 coroas vai continuar sem usar a marcha mais leve e ainda corre o risco de perder marcha mais pesada, pois um pedivela de 2 coroas vai vir geralmente com coroas de 36/26 ou 36/22.
Voltar ao Topo
Jaozeiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jul 2019
Sorocaba - SP
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jaozeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 20:20
^ A pergunta é: 27v não servem pra você?

Até antes desse tópico perceba que você estava feliz com sua Audax 27v toda Alívio. Agora falaram que é super moderno 2x10 e quem não tem é bobo, e você, em pedalada urbana, passa a se questionar se seu conjunto não está ultrapassado e ineficiente (percepção que você jamais teria não fosse alguém "colocar" isso em você, consumidor).

Hehe, é a tal da "obsolescência perceptiva" que os fabricantes de smartphones praticam, mas, já há alguns anos, nas bikes.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 20:27
Você deve estar enganado, ninguém aqui falou que tem alívio 2x10 essa configuração é Deore acima. Se não usa a coroa menor deixa ela de enfeite ou tira fora que terá um 2x9.
Pelo uso que você faz não vale a pena investir em um grupo 2x10 ele só vai ter marchas mais leves.

Se tá andando do jeito que falou bom pra você seria colocar um cassete 9v 11/28.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 20:30
Um cassete bem escalonado para rodar em asfalto vale mais do esse monte de coisa que já dissemos.
Voltar ao Topo
rickronchi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2019
Joinville
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rickronchi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 08:32
Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

^ A pergunta é: 27v não servem pra você?

Até antes desse tópico perceba que você estava feliz com sua Audax 27v toda Alívio. Agora falaram que é super moderno 2x10 e quem não tem é bobo, e você, em pedalada urbana, passa a se questionar se seu conjunto não está ultrapassado e ineficiente (percepção que você jamais teria não fosse alguém "colocar" isso em você, consumidor).

Hehe, é a tal da "obsolescência perceptiva" que os fabricantes de smartphones praticam, mas, já há alguns anos, nas bikes.

realmente, pela falta de conhecimento no assunto passa essa sensação de ter sido ultrapassado mesmo, que se não soubesse não me faria falta alguma....

Originalmente postado por JPS JPS escreveu:

Não sei se entendi bem, mas pelo que falou você não usa a marcha mais leve. Se você trocar o pedivela de 3 coroas por um de 2 coroas vai continuar sem usar a marcha mais leve e ainda corre o risco de perder marcha mais pesada, pois um pedivela de 2 coroas vai vir geralmente com coroas de 36/26 ou 36/22.

essa informação que eu precisava, ja fico mais feliz.
Voltar ao Topo
rickronchi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2019
Joinville
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rickronchi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 08:58
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Um cassete bem escalonado para rodar em asfalto vale mais do esse monte de coisa que já dissemos.


Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Você deve estar enganado, ninguém aqui falou que tem alívio 2x10 essa configuração é Deore acima. Se não usa a coroa menor deixa ela de enfeite ou tira fora que terá um 2x9.
Pelo uso que você faz não vale a pena investir em um grupo 2x10 ele só vai ter marchas mais leves.

Se tá andando do jeito que falou bom pra você seria colocar um cassete 9v 11/28.

no quote abaixo, do primeiro post, ele deu a entender que tem alivio 2x10....
hoje meu setup é esse PEDIVELA Shimano ALIVIO M4050 HOLLOWTECH 175mm 40/30/22D INTEGRADO

Se eu quiser mais pra frente consigo fazer qual troca consideravel? quanto mais dentes na frente mais pesado?

Originalmente postado por JPS JPS escreveu:

Pessoal estou querendo adquirir uma bike bike na faixa dos 4k, com um grupo alívio, mas vejo que até o alívio novo veio com 2 coroas no pedivela, a tendência dos grupos do alívio para cima é vir com duas coroas ou uma. Não queria comprar um grupo e não ter peça depois.
 
O ideal para andar em em estradão ou asfalto não seria uma coroa de 40d que vem em um grupo de três coroas? Penso que uma coroa de 36d com o cog de 11 fica muito leve para estradão e asfalto.
 
Obs: Nunca testei, mas tinha uma bike aro 26 com a relação de 48 na coroa e 14 no catraca quando pegava umas decidas leves ficava girando em falso.
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 09:21
no quote abaixo, do primeiro post, ele deu a entender que tem alivio 2x10....
hoje meu setup é esse PEDIVELA Shimano ALIVIO M4050 HOLLOWTECH 175mm 40/30/22D INTEGRADO

Se eu quiser mais pra frente consigo fazer qual troca consideravel? quanto mais dentes na frente mais pesado?
 
Não, eu disse que os grupos do alívio pra cima estão vindo com pedivela de duas coroas, mas não falei em cassete com 10 pinhões, no caso do alívio que eu saiba até o momento tem o 2x9 (duas coroas e 9 pinhões).
 
Quanto a troca que quer fazer, esse grupo não está te servindo?
 
E respondendo a sua pergunta, se você manter o mesmo cassete e aumentar o número de dentes do pedivela ficará mais pesado sim.
 
 



Editado por JPS - 13 Ago 2019 as 09:23
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 09:31
Respondendo a pergunta do Post de forma simples. Não ! Não vão acabar nem tão cedo! Nem daqui a 10 anos... Peças de reposição para 21v tem aos montes no mercado. Agora se você pergunta sobre um grupo com nome específico, aí já depende do marketing. Mas com certeza teremos cassete, corrente, câmbios e passadores 9V. 

Bom pedal a todos
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 09:47
Isso mesmo se aumentar os dentes da coroa você vai ter marchas mais pesadas. Um exemplo prático.
Coroa 40T e cog 15T: 40/15=2,66 isso quer dizer que a cada volta completa no PDV a roda vai girar 2,66 voltas, isso x sua cadência e tamanho da roda mais o pneu será sua velocidade.
Se for Coroa 40T e cog 11T: 40/11= 3,63 porém fica mais pesado pra pedalar aí entra sua pernas mais a cadência.

Não quer dizer que aumentando a número de dentes vai andar mais, o que fará andar mais será uma cadência mais alta e um cassete de escalonamento com menos buracos. Aí entra o o seu objetivo. Se é MTB os buracos não influenciam muito, se é asfalto influenciam e muito. Quanto menor a diferença entre o número de dentes do cassete, menor é quebra de cadência e consequentemente a do ritmo da pedalada.
A quebra de cadência é como estar dirigindo e trocar da primeira marcha e cair na quarta ao invés da segunda.

Veja os exemplos abaixo de duas configurações de cassete, um 11/34 e um 11/28 em cadências diferentes. O PDV é o 22/30/40. Considerando um pneu 2.1 54x622

Uma cadência de 70rpm não é nada absurdo.

60 RPM 11/34


70 RPM 11/34


60 RPM 11/28


70RPM 11/28


Segue aqui dois pedais meus com bikes diferentes e relações diferentes também.

Pedal 100% asfalto PDV 26/40 e cassete 11/32 bike híbrida pneu 700/28


Pedal 75% estradão PDV 22/36, cassete 11/34 MTB com pneu 2.1 54-622


Editado por Hugobh77 - 13 Ago 2019 as 10:05
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 10:01
Acho que é muita teoria/conceito pra quem vai usar uma bike de forma majoritariamente recreativa.
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 10:26
Originalmente postado por Vinicius Trevisan Vinicius Trevisan escreveu:

Acho que é muita teoria/conceito pra quem vai usar uma bike de forma majoritariamente recreativa.


Se olhar a pergunta de abertura do tópico, não acredito que o uso seja tão recreativo, já que há uma preocupação com a falta de marchas pesadas já visando um pouco de performance e a intenção já é um uso misto de estradão e asfalto. Já considero entusiasta, onde também me enquadro
Uso recreativo ao meu olhar seria uma voltinha no parque, passeio de domingo em ciclovia e até nos arredores do sítio.

Editado por Hugobh77 - 13 Ago 2019 as 10:29
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 10:40
Eu me considero um entusiasta, almejo participar de provas, não para chegar em primeiras posições, mas para me divertir. Quando ao tipo de pedal, tem dias que eu saio de casa querendo andar em um ritmo forte pra mim, tem dias que saio para andar numa boa. Eu sei que cada tipo de modalidade existe uma bike específica, mas acredito que assim como eu muitos usam a bike para a maioria das coisas, andar no asfalto, estradão, trilha, passear com os amigos, enfim, um monte de coisa, afinal a essência da bike é nos levar a lugares diferentes.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 10:45
JPS, já que seu limite é 4k, tenta pegar uma Caloi Elite que já é 2x10 com Deore.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1277377589-bicicleta-caloi-elite-2019-g19-frete-gratis-consulte-seu-cep-_JM

Editado por Hugobh77 - 13 Ago 2019 as 10:49
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 10:59
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

JPS, já que seu limite é 4k, tenta pegar uma Caloi Elite que já é 2x10 com Deore.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1277377589-bicicleta-caloi-elite-2019-g19-frete-gratis-consulte-seu-cep-_JM

Foi uma das que pensei, penso também na Soul SL329. Acredito que vai ter bastante bike nova nos próximos meses, estou pensando em ir no Shimano Fest que vai acontecer no fim do mês para ver as novidades.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 11:05
Você pode fazer o caminho inverso. Com os lançamentos 2020 as bikes 2019 precisam ser liberadas dos estoques. O bom é que vendo os lançamentos vai saber o que mudou de um ano pro outro. Na elite provavelmente vai ser a pintura pois a 18 e 19 são a mesma bike com pintura diferente.
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 11:21
É verdade, com os lançamentos as de 2019 ficarão mais baratas.

Acredito que a Sense vai trazer algo de diferente. Já a Soul SL329 não vai mudar nada, só a cor, eu vi um comentário do Zorzo da Soul no Youtube, vão laçar a nova SL329 em outubro.

O jeito é aguardar um pouco e testar as bikes, esse negócio de grupo é muito pessoal, muitas vezes a pessoa defende um, mas nunca testou o outro, por isso é bom analisar bem o que vai comprar, mas discussão é boa.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 12:09
Elite 2020 é com SX Eagle, 1 coroa, 11-50.

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Você pode fazer o caminho inverso. Com os lançamentos 2020 as bikes 2019 precisam ser liberadas dos estoques. O bom é que vendo os lançamentos vai saber o que mudou de um ano pro outro. Na elite provavelmente vai ser a pintura pois a 18 e 19 são a mesma bike com pintura diferente.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 12:14
A linha MTB 2020 da Specialized é toda 1 coroa só.
A Rockhooper mais simples está com o Microshift Advent 1x9.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 12:15
Sim, ouvir as opiniões são válidas, mas é preciso fundamento. A resposta que dei com aqueles dados da calculadora de marchas e meus pedais foi para mostrar a realidade, o que eu uso. Equipamento nenhum supera o condicionamento físico, o "treino".
Já usei PDV 28/38/48 (asfalto) e 24/34/42 (asfalto e MTB) e com nenhum deles tive o rendimento em asfalto que tenho com o 26/40, simplesmente porque não tinha perna pra empurrar nenhuma das configurações anteriores, minha cadência era muito baixa, sempre tava fazendo força e morria no meio pedal.

Uma outra opção seria a GT Avalanche Elite 2019. Também 20V.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 12:17
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Elite 2020 é com SX Eagle, 1 coroa, 11-50.

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Você pode fazer o caminho inverso. Com os lançamentos 2020 as bikes 2019 precisam ser liberadas dos estoques. O bom é que vendo os lançamentos vai saber o que mudou de um ano pro outro. Na elite provavelmente vai ser a pintura pois a 18 e 19 são a mesma bike com pintura diferente.



Aquela verde? Se for cheguei a ver mesmo e nem tava lembrando. Vai cair ainda mais o preço da 19. Que já caiu bem.
Voltar ao Topo
hugoky Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jan 2014
Curitiba, Pr
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugoky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 13:41
Em competição vai acabar, mas não por problema de peças e sim porque 3 coroas da muito problema com queda de corrente, peso, joga no praão, joga no pratinho, volta para o meio, pega uma prova com mais trilhas, pedras, lama, aí a corrente desce e não volta mais, só problema. Então o quem quer competir é melhor ir para 1 coroa ou 2. Mas para quem quer pedalar para se divertir,é válido usar sim, e sempre terá peças. Talvez suma as de 24v.
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 13:48
Talvez uma coroa dupla sendo a maior de 38 dentes já melhor essa questão de girar em falso, tudo é questão de testar.

Editado por JPS - 13 Ago 2019 as 13:57
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X