Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Os grupos de 27v vão acabar?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Os grupos de 27v vão acabar?

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Os grupos de 27v vão acabar?
    Postado: 10 Ago 2019 as 19:49
Pessoal estou querendo adquirir uma bike bike na faixa dos 4k, com um grupo alívio, mas vejo que até o alívio novo veio com 2 coroas no pedivela, a tendência dos grupos do alívio para cima é vir com duas coroas ou uma. Não queria comprar um grupo e não ter peça depois.
 
O ideal para andar em em estradão ou asfalto não seria uma coroa de 40d que vem em um grupo de três coroas? Penso que uma coroa de 36d com o cog de 11 fica muito leve para estradão e asfalto.
 
Obs: Nunca testei, mas tinha uma bike aro 26 com a relação de 48 na coroa e 14 no catraca quando pegava umas decidas leves ficava girando em falso.


Editado por JPS - 12 Ago 2019 as 20:14
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2019 as 20:52
Negócio é conforme os anos passam, as peças de reposição sempre serão de grupos mais simples. Por exemplo, você comprou um XT 9V, hoje o XT tem 12V e para reposição de 9V você compra um Alivio. Eu comprei um XT 8V no lançamento. Hoje parar repor 8V deve ser Torney.
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2019 as 23:50
Verdade, nunca tinha pensado nisso. A minha preocupação é faltar marcha pesada, como disse na minha 26 eu tinha 48/14 que dá 3,42, se eu usar duas coroas 36/11 vou ter 3,27, ou seja, mais leve que na 26.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 00:02
Originalmente postado por JPS JPS escreveu:


Verdade, nunca tinha pensado nisso. A minha preocupação é faltar marcha pesada, como disse na minha 26 eu tinha 48/14 que dá 3,42, se eu usar duas coroas 36/11 vou ter 3,27, ou seja, mais leve que na 26.


Mas aí não seria 36/11 numa bike 29? Você não disse qual bike é?

Se for 29 a 36/11 foca 6% mais pesada que a sua 48/14.
Voltar ao Topo
flep Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2019
Vila Velha / ES
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flep Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 09:22
Não acho que vão acabar, mas as fabricantes / marcas andam "empurrando" e forçando a barra nas relações dos grupos mais top de linha, e como ninguém reclama, continuam nessa onda.

Eu ainda não entendi de onde surgiu essa ideia de que TODAS as MTB's precisam ter no máximo 36D na frente. E essa onda de 1x na frente então?
Isso é coisa pra quem faz especificamente alguns estilos de MTB, pra quem só quer andar de boas você fica girando feito ventilador, gastando energia e não sai do lugar. E o pior é que todas as MTB's mais top tier agora estão vindo assim, e o povo compra, e depois fica sofrendo pra trocar / fazer upgrade.

O grupo alivio da Shimano deve continuar tendo opções de 48D por ser considerado o de "entrada" pra quem começa a querer componentes mais duráveis.

Só que vai ficar caro porque é difícil de se encontrar aqui no terceiro mundo, na europa tem, aqui a gente sofre mais ainda com essa "tendencia" sem noção.

A solução é a gente começar a reclamar, mandar mensagem pra Shimano e as marcas das bikes também falando sobre isso.

Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 10:05
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por JPS JPS escreveu:


Verdade, nunca tinha pensado nisso. A minha preocupação é faltar marcha pesada, como disse na minha 26 eu tinha 48/14 que dá 3,42, se eu usar duas coroas 36/11 vou ter 3,27, ou seja, mais leve que na 26.


Mas aí não seria 36/11 numa bike 29? Você não disse qual bike é?

Se for 29 a 36/11 foca 6% mais pesada que a sua 48/14.
 
Na verdade 48x14 fica mais pesado que 36x11, pois fica 3,42 contra 3,27. Quando falo em 29 me refiro a maioria, nessa faixa de preço quase todas estão vindo com esse grupo de duas coroas na frente.
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 10:24
Originalmente postado por flep flep escreveu:

Não acho que vão acabar, mas as fabricantes / marcas andam "empurrando" e forçando a barra nas relações dos grupos mais top de linha, e como ninguém reclama, continuam nessa onda.

Eu ainda não entendi de onde surgiu essa ideia de que TODAS as MTB's precisam ter no máximo 36D na frente. E essa onda de 1x na frente então?
Isso é coisa pra quem faz especificamente alguns estilos de MTB, pra quem só quer andar de boas você fica girando feito ventilador, gastando energia e não sai do lugar. E o pior é que todas as MTB's mais top tier agora estão vindo assim, e o povo compra, e depois fica sofrendo pra trocar / fazer upgrade.

O grupo alivio da Shimano deve continuar tendo opções de 48D por ser considerado o de "entrada" pra quem começa a querer componentes mais duráveis.

Só que vai ficar caro porque é difícil de se encontrar aqui no terceiro mundo, na europa tem, aqui a gente sofre mais ainda com essa "tendencia" sem noção.

A solução é a gente começar a reclamar, mandar mensagem pra Shimano e as marcas das bikes também falando sobre isso.

 
Eu também acho, muitas vezes compramos coisas devido a mídia e não porque realmente precisamos.
 
Eu não gosto de ficar igual um ventilador, cadência alta é uma coisa, ventilador é outra. Nunca testei o grupo de duas coroas na
frente, mas o meu receio é ficar girando em falso, já que vou em estradão, asfalto e trilhas também. Preciso testar antes de comprar, senão ficar legal eu vou comprar uma bike como gruo Alívio M4000
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 10:33
Originalmente postado por JPS JPS escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por JPS JPS escreveu:


Verdade, nunca tinha pensado nisso. A minha preocupação é faltar marcha pesada, como disse na minha 26 eu tinha 48/14 que dá 3,42, se eu usar duas coroas 36/11 vou ter 3,27, ou seja, mais leve que na 26.


Mas aí não seria 36/11 numa bike 29? Você não disse qual bike é?

Se for 29 a 36/11 foca 6% mais pesada que a sua 48/14.

 
Na verdade 48x14 fica mais pesado que 36x11, pois fica 3,42 contra 3,27. Quando falo em 29 me refiro a maioria, nessa faixa de preço quase todas estão vindo com esse grupo de duas coroas na frente.


Numa 27v voce tem algumas marchas que não se usam na coroa maior e na menor pois a corrente cruza, na 20v ou 22v nao fica buraco, a questão só é que precisa escolher as relação de coroas para seu tipo de pedal, nada mais normal tenho uma 27v e nao faria o downgrade para 2 coroas, porem na minha 1x10, eu faria um upgrade para 1x12 pois vai melhorar meu range e minhas subidas e descidas, volto a falar 1x não é para todo tipo de bike, mas como o que vale é ostentar, cara coloca 1x12 pra mostrar pro amiguinho que esta na ultima moda... além do que as vezes a limitação intelectual do ser pedalante, impede saber usar o cambio dianteiro da forma correta, eu nunca tive problemas com meu cambio dianteiro, desde 1993 quando comecei com cambio sem index...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 12:07
Eu também não vejo problema em trocar as marchas da frente. Mas a realidade é que os grupos de 27v em bikes de 4k pra cima estão acabando, o que eu acho algo ruim para quem usa a bike para pedais mais recreativos.
 
Eu acho que o Alívio M4000 com coroas 40/30/22 se encaixa em vários tipos de pedais.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 12:38
Originalmente postado por JPS JPS escreveu:

Eu também não vejo problema em trocar as marchas da frente. Mas a realidade é que os grupos de 27v em bikes de 4k pra cima estão acabando, o que eu acho algo ruim para quem usa a bike para pedais mais recreativos.
 
Eu acho que o Alívio M4000 com coroas 40/30/22 se encaixa em vários tipos de pedais.


Justamente por quem estar comprando ter maior conhecimento, se mantivermos um 11x36 ou ate um 11x40 num cassete de 9v realmente faz falta uma coroa 22, mas com um cassete 11-46 ou 11-50 num 11v ou 12v perde o sentido de uma coroa abaixo de uma 28, ai nao faz sentido o uso de 3 coroas, ai o limitador sera o custo, mas com o tempo vai baratear o conjunto
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 13:26
Isso é verdade, com o lançamento de grupos tops de linha, os grupos mais simples ficam mais baratos e tecnológicos.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 15:48
A Shimano não vai abandonar o segmento de 3 coroas tão cedo pode ficar tranquilo... Assim como ela não quer abandonar o 2x... Então não vai faltar peça de reposição... Ainda mais que o 3x ainda é muito usado nas urbanas....

As bikes de linha, seguem a tendência de mercado, que hoje é de 1x e 2x, e elas são bikes de MTB, e 36/11 se você tiver perna não vai faltar no estradão não, tem até ciclista que acompanha pessoal de Speed com essa relação, só saber usar o vácuo...

Em alguns anos acredito que o 2x 10-45 da Shimano pode se popularizar... 36/10 é equiparável 40/11... e 38/10 com 42/11...



Editado por rafael_rtg - 11 Ago 2019 as 15:50
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 16:31
Pode ser que o cog de 10 chegue daqui a uns anos para os grupos mais simples, a tendência é os grupos virem com mais tecnologia a cada lançamento.
 
Eu acho muito legal o grupo de duas coroas, mas antes de comprar quero testar para ver se o mesmo se adequa ao meu uso.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 17:56
Originalmente postado por JPS JPS escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por JPS JPS escreveu:


Verdade, nunca tinha pensado nisso. A minha preocupação é faltar marcha pesada, como disse na minha 26 eu tinha 48/14 que dá 3,42, se eu usar duas coroas 36/11 vou ter 3,27, ou seja, mais leve que na 26.


Mas aí não seria 36/11 numa bike 29? Você não disse qual bike é?

Se for 29 a 36/11 foca 6% mais pesada que a sua 48/14.

 
Na verdade 48x14 fica mais pesado que 36x11, pois fica 3,42 contra 3,27. Quando falo em 29 me refiro a maioria, nessa faixa de preço quase todas estão vindo com esse grupo de duas coroas na frente.



Fica mais leve na conta outra, mas na prática precisa levar em consideração a roda, se a roda de sua nova bike for 29, vai ficar pesada sim, só vão ficar mais leve se a nova bike for 26. Mas se você não quer gastar dinheiro com algo que vai ficar obsoleto logo, então fuja da 26 se é que ainda existe.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 17:56
Originalmente postado por flep flep escreveu:

Não acho que vão acabar, mas as fabricantes / marcas andam "empurrando" e forçando a barra nas relações dos grupos mais top de linha, e como ninguém reclama, continuam nessa onda.

Eu ainda não entendi de onde surgiu essa ideia de que TODAS as MTB's precisam ter no máximo 36D na frente. E essa onda de 1x na frente então?
Isso é coisa pra quem faz especificamente alguns estilos de MTB, pra quem só quer andar de boas você fica girando feito ventilador, gastando energia e não sai do lugar. E o pior é que todas as MTB's mais top tier agora estão vindo assim, e o povo compra, e depois fica sofrendo pra trocar / fazer upgrade.

O grupo alivio da Shimano deve continuar tendo opções de 48D por ser considerado o de "entrada" pra quem começa a querer componentes mais duráveis.

Só que vai ficar caro porque é difícil de se encontrar aqui no terceiro mundo, na europa tem, aqui a gente sofre mais ainda com essa "tendencia" sem noção.

A solução é a gente começar a reclamar, mandar mensagem pra Shimano e as marcas das bikes também falando sobre isso.




Mas para quem quer andar boa, não precisa comprar grupo top, comprar os mais simples que tem 3 coroas.

Editado por Fabio - 11 Ago 2019 as 17:57
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 19:27
O simples de hj que anda maravilhosamente bem era o Top de tempos passados. Felizmente não preciso de mais (menos) que 3 coroas exceto se for uma single Nexus (de 5 a 8V) ou de 7a 8 V urbana. Uma dúvida alguns desses sistemas de 1 ou 2 Coroas com os Cassetes-Pizza excede a amplitude do sistema de 3 Coroas?

Editado por Ligeirinho - 11 Ago 2019 as 19:28
Voltar ao Topo
Roberfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2013
Cordeiropolis
Offline
Mensagens:1189
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 21:25
vou aqui deixar minha opnião..a tendencia é acabar 3 coroas sim....acho desnecessário um tramboio enorme na frente onde se ganha mais peso...pega mais sujeira da mais manutenção e vira e meche a corrente tende a cair na troca de marchas no cambio dianteiro e o tipo de pedal que a gente usa geralmente estradões e trilhas não se tem tanta necessidade de ter uma coroa grande para correr...geralmente quando se anda em grupo com montain bike vc se mantem no ritmo da turma e geralmente os caminhos vc vai sofrer mais pra subir os morros do que pra manter uma certa velocidade em um retão....caso vc curta pegar os retões de asfalto e socar a bucha a fim de tentar pegar o melhor tempo no strava...ai sim uma coroa maior iria fazer falta...coroa da minha bike é 20v...2 na frente e 10 atras meu sonho de consumo é o novo shimano 12v...uma na frente e 12 atras com 51 dentes no cog traseiro maior e acho que daqui pra frente a maioria vai sim preferir ter uma coroa só na frente e tantas que puderem atras.....as vantagens como ja citei acima são muitas....
Rober
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 21:32
Na minha opinião a pior combinação de PDV é essa 22/30/40 para off road. Na verdade o 30 e o 40 que matam a pedalada. No 30 não rende e no 40 pesa facilmente em qualquer subida.
Essa combinação dupla 22/36 é a mais acertada para uma pessoa normal. Eu devo ser muito peba pois na maioria dos meus pedais nem utilizo a marcha mais pesada, só em descida mesmo.

A questão maior é que as bikes estão ficando bastante específicas, se a bike é pra MTB ela não precisa ter PDV triplo já que as marchas atrás aumentaram consideravelmente e ninguém fica fazendo média de 25 km/h no estradão a não ser que seja atleta e ou more em lugar que não tenha morro.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 21:50
36/22 com 11-36 é perfeito
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 21:56
Levando em consideração o que foi dito e o que tem a disposição atualmente, antes de comprar irei testar para ver se realmente fica legal. Como já afirmei gosto da relação com duas coroas, porém tenho medo de faltar marcha pesada.
 
Eu também acredito que em bikes MTB de 4k pra cima os grupos virão com duas coroas no máximo, aliás já estão vindo.
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 23:05
Já vivi esse dilema na hora que quebrou meu pedivela TSW e o "maravilhoso" distribuidor da shimano só tinha disponível o Deore 10v de 40 dentes e o Alívio M4000 de 48
O problema é que pra mim e pro meu uso 48 dentes na aro 29 fica pesado mas 40 ou 42 também fica uma merda, muito leve.
Por sorte como tinha nota fiscal e tudo acabei achando uma bicicletaria que tinha o Deore M590 com 44 dentes. Era o que eu precisava e eles aceitaram fazer pau a pau no meu Deore de 10v
Em tempo: subo qualquer coisa com 32×21 (vindo em movimento) ou 32x24 (se tiver que partir de parado na subida) e inclusive se eu tivesse que eliminar algo seria a coroa de 22 do pedivela e não a 44 ou a 32

A tendência é segregar ainda mais deixando grupos específicos pro fora de estrada e outros para as speed. Quem fica no meio termo acaba se lascando

Editado por Kamikaze_Zero - 12 Ago 2019 as 09:47
Voltar ao Topo
flep Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2019
Vila Velha / ES
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flep Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 23:15
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

 

Mas para quem quer andar boa, não precisa comprar grupo top, comprar os mais simples que tem 3 coroas.

A questão é que as vezes você quer uma bike com os demais componentes melhores, uma susp melhor a ar, etc, e pelo menos aqui no BR essas bikes estão cada vez mais limitadas a 2x 36 ou pior ainda 1x.

Esse é o problema.

Eu não tenho nada contra quem prefere 1x ou 36D é o suficiente, nada. O que me irrita é as marcas não dando opção pra quem não quer isso mas gostaria de pegar um modelo mais top no restante do conjunto.

Só queria ter escolha, o mesmo modelo da bike deveria ter opção com coroas maiores como acontece em alguns países.
Voltar ao Topo
flep Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2019
Vila Velha / ES
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flep Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 23:18
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Na minha opinião a pior combinação de PDV é essa 22/30/40 para off road. Na verdade o 30 e o 40 que matam a pedalada. No 30 não rende e no 40 pesa facilmente em qualquer subida.
Essa combinação dupla 22/36 é a mais acertada para uma pessoa normal. Eu devo ser muito peba pois na maioria dos meus pedais nem utilizo a marcha mais pesada, só em descida mesmo.

A questão maior é que as bikes estão ficando bastante específicas, se a bike é pra MTB ela não precisa ter PDV triplo já que as marchas atrás aumentaram consideravelmente e ninguém fica fazendo média de 25 km/h no estradão a não ser que seja atleta e ou more em lugar que não tenha morro.

Desculpa amigo mas descordo veementemente.

E é esse tipo de pensamento aí que tá fazendo as marcas empurrarem essas mudanças em TODOS os modelos de MTB, porque no final o que eles querem é que a gente compre duas bikes, não querem mais ter nenhum estilo de MTB pra ser adequada pra múltiplos estilos como sempre teve.

Tem um monte de sub-categoria de MTB hj em dia, pra que TODAS estarem com as mesmas relações? 
Pense bem.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 05:07
Originalmente postado por Roberfc Roberfc escreveu:

vou aqui deixar minha opnião..a tendencia é acabar 3 coroas sim....acho desnecessário um tramboio enorme na frente onde se ganha mais peso...pega mais sujeira da mais manutenção e vira e meche a corrente tende a cair na troca de marchas no cambio dianteiro e o tipo de pedal que a gente usa geralmente estradões e trilhas não se tem tanta necessidade de ter uma coroa grande para correr...geralmente quando se anda em grupo com montain bike vc se mantem no ritmo da turma e geralmente os caminhos vc vai sofrer mais pra subir os morros do que pra manter uma certa velocidade em um retão....caso vc curta pegar os retões de asfalto e socar a bucha a fim de tentar pegar o melhor tempo no strava...ai sim uma coroa maior iria fazer falta...coroa da minha bike é 20v...2 na frente e 10 atras meu sonho de consumo é o novo shimano 12v...uma na frente e 12 atras com 51 dentes no cog traseiro maior e acho que daqui pra frente a maioria vai sim preferir ter uma coroa só na frente e tantas que puderem atras.....as vantagens como ja citei acima são muitas....


Interessante, concordo quanto a quase inutilidade do Coroåo nesse caso. Seu uso se restringiria a area urbana antes de chegar na mata. Mas se o P. triplo é trambolho na frente ( (alem das redundâncias) os sistemas de 11,12 V também não o são atrás? Nisso, quanto de peso na massa rotacional da roda se acrescenta ali? Um Cassete de 7 a 8V oscila de 280 a 300 gramas. O de 9 V uns 330 gramas. E os de 10 a 12 pinhøes?

Editado por Ligeirinho - 12 Ago 2019 as 05:27
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 05:24
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Na minha opinião a pior combinação de PDV é essa 22/30/40 para off road. Na verdade o 30 e o 40 que matam a pedalada. No 30 não rende e no 40 pesa facilmente em qualquer subida.
Essa combinação dupla 22/36 é a mais acertada para uma pessoa normal. Eu devo ser muito peba pois na maioria dos meus pedais nem utilizo a marcha mais pesada, só em descida mesmo.

A questão maior é que as bikes estão ficando bastante específicas, se a bike é pra MTB ela não precisa ter PDV triplo já que as marchas atrás aumentaram consideravelmente e ninguém fica fazendo média de 25 km/h no estradão a não ser que seja atleta e ou more em lugar que não tenha morro.


Curioso que com duas coroas vc obviamente nao dispensa um câmbio dianteirocnem o trocador que poderiam reduzir a massa q ja se ganha com o acrescimo de mais um pinhão atrás. Mas talvez o sistema de 2x 9 ou 2x10 seja a melhor solução dentre produtos cada vez mais específicos. Nisso lá pelos ido de 1998 o lendário Tom Ritchey já propunha o sistema 2x 9. Nesse caso os já clássicos 3x9 poderiam facilmente serem reduzidos a 2 coroas com seus 9 pinhões ja existentes sem gastar praticamente nada?
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 07:30
Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

Já vivi esse dilema na hora que quebrou meu pedivela TSW e o "maravilhoso" distribuidor da shimano só tinha disponível o Deore 10v de 40 dentes e o Alívio M4000 de 48
O problema é que pra mim e pro meu uso 48 dentes na aro 29 fica pesado mas 40 ou 42 também fica uma merda, muito leve.
Por sorte como tinha nota fiscal e tudo acabei achando uma bicicletaria que tinha o Deore M590 com 44 dentes. Era o que eu precisava e eles aceitaram fazer pau a pau no meu Deore de 10v
Em tempo: subo qualquer coisa com 32×24 (vindo em movimento) ou 32x21 (se tiver que partir de parado na subida) e inclusive se eu tivesse que eliminar algo seria a coroa de 22 do pedivela e não a 44 ou a 32

A tendência é segregar ainda mais deixando grupos específicos pro fora de estrada e outros para as speed. Quem fica no meio termo acaba se lascando




Deve ter confundido. Esta dizendo que parado precisa de marcha mais pesada para sair do que embalado.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 07:33
Sem teorizar, vamos pra prática antes que achem que é só falácia. Versatilidade e eficiência não cabem na mesma frase, como dizem, é o pato que nada mal e voa mal. Os PDV 3 coroas vão acabar? Não, por que tem muita gente que precisa de uma bike versátil mas ineficiente no quesito performance (falo de pedalar um pouco mais sério, ser mais linear) Um sistema triplo você tem muitas marchas repetidas e a transição entre as coroas te faz perder tempo e quebra seu ritmo. Minha MTB originalmente era 22/30/40 e substitui o PDV por um 22/36




Aqui está descrito como fica a relação e seu ratio nas duas configurações:




Estamos falando de engenharia, não existe ganha ganha. Perde-se em final, mas ganha eficiência e linearidade na pedalada. Pois troca menos marchas na frente, quem usa PDV triplo usa pouco a vovozinha se roda em asfalto ou nem usa e quem faz MTB estradão usa pouco a coroa maior.

Um outro exemplo da ineficiência de um PDV triplo para uso em asfalto. O original da MTB tá em uma híbrida que uso na maior parte da vezes em asfalto mas encaro um estradão as vezes.
A solução foi retirar as coroas 22 e 30 e colocar uma intermediária 26. Rodo na 40 maior parte do tempo, só uso a 26 se pego alguma subida mais cabulosa. Em asfalto onde rodo ainda não precisei, só em alguns estradões.


Cada um usa o que quiser e o que melhor se enquadra em seu perfil de pedal. E não é pecado nenhum ter mais de uma bike. Fico embasbacado de ver as pessoas falando que giram em falso com uma coroa com mais de 40T. Só se for descendo. Quero ver é manter na 40 e cog 11 em estradão o tempo todo nos planos e falsos planos.

Editado por Hugobh77 - 12 Ago 2019 as 07:39
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 09:29
Neste caso, se você tivesse apenas uma bike iria precisar das 3 coroas na frente, certo?
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 09:47
A comparação do amigo não é válida, comparar uma relação de aro 26 com uma futura bike que quase certeza será aro 29, não funciona. 

Aro 29 exige relações mais leves se for equiparar ao 26... 
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 09:48
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

Já vivi esse dilema na hora que quebrou meu pedivela TSW e o "maravilhoso" distribuidor da shimano só tinha disponível o Deore 10v de 40 dentes e o Alívio M4000 de 48
O problema é que pra mim e pro meu uso 48 dentes na aro 29 fica pesado mas 40 ou 42 também fica uma merda, muito leve.
Por sorte como tinha nota fiscal e tudo acabei achando uma bicicletaria que tinha o Deore M590 com 44 dentes. Era o que eu precisava e eles aceitaram fazer pau a pau no meu Deore de 10v
Em tempo: subo qualquer coisa com 32×24 (vindo em movimento) ou 32x21 (se tiver que partir de parado na subida) e inclusive se eu tivesse que eliminar algo seria a coroa de 22 do pedivela e não a 44 ou a 32

A tendência é segregar ainda mais deixando grupos específicos pro fora de estrada e outros para as speed. Quem fica no meio termo acaba se lascando




Deve ter confundido. Esta dizendo que parado precisa de marcha mais pesada para sair do que embalado.

Absolutamente correto, até editei retificando. Thumbs Up
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 09:55
O ideal é testar. Não da pra se basear 100% na leitura do opinião da Galera.

Eu experimentei 3x, 2x e 1x e pra mim 1x é muito melhor. Você perde nas pontas (dependendo do uso), mas ganha muito em praticidade, sem contar que particularmente o visual da bike fica muito mais "clean" (leia-se bonito).

Atualmente estou com 9v 40-11-36, pra cidade. Só uso a mais pesada em descida e a mais leve em subida forte, que são os pontos menos frequentes do percurso. Na subida faço força, nada absurdo, mas é bom pra treinar, e se fosse mais leve também seria lento (apesar de óbvio, muitos desconsideram isso, você ganha leveza mas fica igual uma tartaruga na subida, da até vontade de descer e empurrar)

Concluindo, o ganho em simplicidade em um grupo de 1x e talvez até 2x é muito mais relevante que o ganho de desempenho nos pontos extremos da relação, pois são usados na menor parte do tempo.

Se você for um competidor, se preocupar com pequena diferenças em número de dentes faz mais sentido, caso contrário, é perca de energia... Se o sentido do pedalar é se divertir, quanto mais simples melhor... Tanto que tem quem prefira single speed.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 10:21
Originalmente postado por JPS JPS escreveu:


Neste caso, se você tivesse apenas uma bike iria precisar das 3 coroas na frente, certo?


Não usaria um PDV triplo e sim um PDV duplo 40/26 com um cassete 11/36 ou 11/40 9V.
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 10:23
Concordo que o ideal é testar, pois é algo bem pessoal, nessa faixa de preço que quero tem a Sense Impact Pro (2x9), Soul SL329 (27v) e Caloi Elite (2x10).
 
Sei também que logo as marcas lançam os novos modelos, vou ver se vem com componentes melhores, embora eu tenha visto um comentário do Zorzo da Soul que a SL329 só vai mudar a cor. Já a Caloi Elite e Sense creio que vem coisa diferente.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 10:26
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A comparação do amigo não é válida, comparar uma relação de aro 26 com uma futura bike que quase certeza será aro 29, não funciona. 

Aro 29 exige relações mais leves se for equiparar ao 26... 


Exatamente, a indústria está se adaptando e nós também precisamos nos adaptar. Antes o negócio era fazer força e por pra moer, as 29" exigem marchas mais leves e uma cadência mais alta também, o que torna natural girar mais.
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 10:38
Originalmente postado por JPS JPS escreveu:


Neste caso, se você tivesse apenas uma bike iria precisar das 3 coroas na frente, certo?


pedivela triplo é a melhor configuracao.
so nao uso o quadruplo porque nao inventaram ainda.
Voltar ao Topo
flep Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2019
Vila Velha / ES
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flep Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 11:17
O tópico do amigo começou perguntando sobre o 27v acabar ou não, daí virou um monte de gente querendo falar que vai acabar porque não é necessário? 

Então tá, vamos lá:

Primeira coisa: a menos que você realmente seja competidor de alguma coisa, esse "min/max" de o que é mais ou menos eficiente, se tem marcha pouco usada, se vai pesar um pouco mais, não importa absolutamente nada. Nada. Zero. É só minhoquinha que o marketing coloca na sua cabeça e vc fica se repetindo pra justificar uma coisa furada.

Se vc é um ciclista comum e não compete em coisa alguma, o que importa é ter a melhor opção pra hora que precisar.

Não importa que num pedal eu vá usar a coroa grande só 10% do tempo. Se eu não sou profissional, o que importa é o conforto, e se tá faltando marcha naqueles 10%, tá errado.

Eu acho doido essas voltas de retórica que vocês dão pra justificar algumas coisas com argumentos que não tem lógica alguma.

É cada coisa que tenho que ler a essa altura da vida.
Voltar ao Topo
JPS Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 11:30
Realmente a mídia tem uma forte influência na nossa decisão, eu sei que não dá pra comparar bikes 26" com 29", mas quando andava com minha 26" na cidade eu tinha uma relação mais pesada de 48x14 (3,42), usava mais em descidas e plano com vento a favor, mas na descida faltava, ficava pedalando em falso e não gosto. Em estradões e trilhas que fazia usava a coroa de 38 e a pequena de 28 e essas eram suficientes. No asfalto na maior parte do pedal eu usava a maior, só que com a catraca de 16 ou 18 dentes.
 
Daí surge a ideia de que irei precisar de três coroas, pois o uso será misto.


Editado por JPS - 12 Ago 2019 as 11:31
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 11:39
Originalmente postado por flep flep escreveu:

O tópico do amigo começou perguntando sobre o 27v acabar ou não, daí virou um monte de gente querendo falar que vai acabar porque não é necessário? 

Então tá, vamos lá:

Primeira coisa: a menos que você realmente seja competidor de alguma coisa, esse "min/max" de o que é mais ou menos eficiente, se tem marcha pouco usada, se vai pesar um pouco mais, não importa absolutamente nada. Nada. Zero. É só minhoquinha que o marketing coloca na sua cabeça e vc fica se repetindo pra justificar uma coisa furada.

Se vc é um ciclista comum e não compete em coisa alguma, o que importa é ter a melhor opção pra hora que precisar.

Não importa que num pedal eu vá usar a coroa grande só 10% do tempo. Se eu não sou profissional, o que importa é o conforto, e se tá faltando marcha naqueles 10%, tá errado.

Eu acho doido essas voltas de retórica que vocês dão pra justificar algumas coisas com argumentos que não tem lógica alguma.

É cada coisa que tenho que ler a essa altura da vida.

Não tem absurdo nenhum. O que está sendo dito é o óbvio: Para COMPETIÇÃO, já está mais que comprovado a superioridade dos sistemas 1X e 2X... Logo, os grupos de nível COMPETIÇÃO (XT por exemplo) não serão mais fabricados com coroa 3X... E não tem nada de marketing nisso, mas sim conceito de aplicação. 

Porém dizer que vai acabar é forte! O que vai acontecer é que relações 3X ficarão relegadas aos grupos de entrada e urbanos, como os tourney... Quem tem um grupo TOP antigo, 3X, quando for fazer reposição terá de descer na hierarquia ou então migrar pra 2X ou 1X
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 11:41
O problema, que já citei em diversos outros posts, é o cara que usa uma bike de nível de competição em pedal urbano... Bom, esse cara tá se lascando, pois o futuro é bikes desse nível virem somente com relações 1X, e aí para uso urbano não atende (ou atende se o ciclista se adaptar ao sistema e aceitar as particularidades do sistema)
Voltar ao Topo
rickronchi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2019
Joinville
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rickronchi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 11:55
só sei que esse tema só gira mais confusão na minha cabeça kk, comprei uma 27v mesmo, quando eu tiver bem bom, ai vou voltar aqui reler tudo, tentar entender, andar na bike de amigos, e ver se compensa a troca :x tomara que enquanto isso a 27v sobreviva um bom tempo.
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X