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Os grupos de 27v vão acabar? |
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Hugobh77
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Se olhar a pergunta de abertura do tópico, não acredito que o uso seja tão recreativo, já que há uma preocupação com a falta de marchas pesadas já visando um pouco de performance e a intenção já é um uso misto de estradão e asfalto. Já considero entusiasta, onde também me enquadro Uso recreativo ao meu olhar seria uma voltinha no parque, passeio de domingo em ciclovia e até nos arredores do sítio. Editado por Hugobh77 - 13 Ago 2019 as 10:29 |
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Vinicius Trevisan
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Acho que é muita teoria/conceito pra quem vai usar uma bike de forma majoritariamente recreativa.
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https://www.strava.com/athletes/1206610
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Hugobh77
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Isso mesmo se aumentar os dentes da coroa você vai ter marchas mais pesadas. Um exemplo prático.
Coroa 40T e cog 15T: 40/15=2,66 isso quer dizer que a cada volta completa no PDV a roda vai girar 2,66 voltas, isso x sua cadência e tamanho da roda mais o pneu será sua velocidade. Se for Coroa 40T e cog 11T: 40/11= 3,63 porém fica mais pesado pra pedalar aí entra sua pernas mais a cadência. Não quer dizer que aumentando a número de dentes vai andar mais, o que fará andar mais será uma cadência mais alta e um cassete de escalonamento com menos buracos. Aí entra o o seu objetivo. Se é MTB os buracos não influenciam muito, se é asfalto influenciam e muito. Quanto menor a diferença entre o número de dentes do cassete, menor é quebra de cadência e consequentemente a do ritmo da pedalada. A quebra de cadência é como estar dirigindo e trocar da primeira marcha e cair na quarta ao invés da segunda. Veja os exemplos abaixo de duas configurações de cassete, um 11/34 e um 11/28 em cadências diferentes. O PDV é o 22/30/40. Considerando um pneu 2.1 54x622 Uma cadência de 70rpm não é nada absurdo. 60 RPM 11/34 70 RPM 11/34 60 RPM 11/28 70RPM 11/28 Segue aqui dois pedais meus com bikes diferentes e relações diferentes também. Pedal 100% asfalto PDV 26/40 e cassete 11/32 bike híbrida pneu 700/28 Pedal 75% estradão PDV 22/36, cassete 11/34 MTB com pneu 2.1 54-622 Editado por Hugobh77 - 13 Ago 2019 as 10:05 |
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Gustavoct
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Respondendo a pergunta do Post de forma simples. Não ! Não vão acabar nem tão cedo! Nem daqui a 10 anos... Peças de reposição para 21v tem aos montes no mercado. Agora se você pergunta sobre um grupo com nome específico, aí já depende do marketing. Mas com certeza teremos cassete, corrente, câmbios e passadores 9V.
Bom pedal a todos |
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JPS
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no quote abaixo, do primeiro post, ele deu a entender que tem alivio 2x10.... hoje meu setup é esse PEDIVELA Shimano ALIVIO M4050 HOLLOWTECH 175mm 40/30/22D INTEGRADO Se eu quiser mais pra frente consigo fazer qual troca consideravel? quanto mais dentes na frente mais pesado? Não, eu disse que os grupos do alívio pra cima estão vindo com pedivela de duas coroas, mas não falei em cassete com 10 pinhões, no caso do alívio que eu saiba até o momento tem o 2x9 (duas coroas e 9 pinhões). Quanto a troca que quer fazer, esse grupo não está te servindo? E respondendo a sua pergunta, se você manter o mesmo cassete e aumentar o número de dentes do pedivela ficará mais pesado sim. Editado por JPS - 13 Ago 2019 as 09:23 |
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rickronchi
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no quote abaixo, do primeiro post, ele deu a entender que tem alivio 2x10.... hoje meu setup é esse PEDIVELA Shimano ALIVIO M4050 HOLLOWTECH 175mm 40/30/22D INTEGRADO Se eu quiser mais pra frente consigo fazer qual troca consideravel? quanto mais dentes na frente mais pesado?
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rickronchi
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realmente, pela falta de conhecimento no assunto passa essa sensação de ter sido ultrapassado mesmo, que se não soubesse não me faria falta alguma....
essa informação que eu precisava, ja fico mais feliz.
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Hugobh77
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Um cassete bem escalonado para rodar em asfalto vale mais do esse monte de coisa que já dissemos.
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Hugobh77
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Você deve estar enganado, ninguém aqui falou que tem alívio 2x10 essa configuração é Deore acima. Se não usa a coroa menor deixa ela de enfeite ou tira fora que terá um 2x9.
Pelo uso que você faz não vale a pena investir em um grupo 2x10 ele só vai ter marchas mais leves. Se tá andando do jeito que falou bom pra você seria colocar um cassete 9v 11/28. |
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Jaozeiro
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^ A pergunta é: 27v não servem pra você?
Até antes desse tópico perceba que você estava feliz com sua Audax 27v toda Alívio. Agora falaram que é super moderno 2x10 e quem não tem é bobo, e você, em pedalada urbana, passa a se questionar se seu conjunto não está ultrapassado e ineficiente (percepção que você jamais teria não fosse alguém "colocar" isso em você, consumidor). Hehe, é a tal da "obsolescência perceptiva" que os fabricantes de smartphones praticam, mas, já há alguns anos, nas bikes. |
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JPS
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Não sei se entendi bem, mas pelo que falou você não usa a marcha mais leve. Se você trocar o pedivela de 3 coroas por um de 2 coroas vai continuar sem usar a marcha mais leve e ainda corre o risco de perder marcha mais pesada, pois um pedivela de 2 coroas vai vir geralmente com coroas de 36/26 ou 36/22.
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rickronchi
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poxa paguei 4k numa audax adx300, pq era todo alivio, mas veio 27v, nao sabia dessa de alivio 2x10, mas nunca andei tambem, nao sei se seria melhor.. ando mais no asfalto, so que bem irregular, quase um estradão, nunca usei a dianteira 1. e 90% uso as marchas 3 - dianteira, 9, 8 , 7 traseira. 10% a 2 dianteira, entre 5, 6, 7 traseira. quem manja, sera que serviria a 2x10 pra mim? nao sei se consegui explicar direito sem os termos tecnicos adequads. sou iniciante.
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dimas2dimas
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A tendencia de andar no asfalto com posição próxima da do MTB seria suprida por uma Fitness Bike, segmento inexplorado por aquo. O que tenho percebido é que o MTB puro praricamente não é praticado aqui. O povo compra MTB e vai pro asfalto, depois coloca pneu 35 e anda com suspensão. Parte disto é incentivado pelo lojista que anseia empurrar a maxima quantidade de MTB na galera e até mesmo desconhece outras modalidades capaz de atender o cliente. Uma fitness tipo a Trek FX com 3x9 rodando somente em estrada terá uma manutenção muito menor que uma MTB equivalente rodando com suspensão e 1x12 com o kesmo rendime to (ou até inferior) em asfalto. As vezes pedalo com 2 colegas, 1 de speed e o outro xom uma MTB que custa o triplo da speed. Vai se arrastando e depois de eu emprestar uma speed pra ele por 25km, o keskoidou completamente de visão e percebeu a necessidade de um equipamento adequado para utilizar no asfalto. Para cada aplicação, uma solução. As fitness citadas anteriormente atendem bem como urbanas e vão relativamente bem em estradas. Uma all-arouder nunca vai existir, dada a especificidade de uso. Voltabdo aos grupos, considero adequados os grupos 3x9 e 2x10 para MTB até nível intermediário e 2x11 para mais avançados. 1x12 somente para competições dado os custos inerentes a manutenção (cassete sem troca de cogs separadamente, durabilidade da corrente ainda menor que 11v). Para roads, os grupos de 2x9 e 2x10 atendem 95% dos usuários, inclusive em competições. 11v supre o restande e 2x12 é ostentação desnecessária (mais uma vez custo de aquisiçâo e manitenção). Estou a muito tempo sem andar de MTB. Da ultima vez usei uma Spz Pitch 27,5 com Rockshox XC32 e grupo XT M780 2x10 38-26x11-42 e pneus Spz GroudControl 2.3. A bike rendia demais, mais que as 29 intermediárias da galera (Caloi Elite, GT, Rockhoper)... Lembrando que a Pitch de anos atras ja possuia angulo do Headtube de 68.5° e pneus 2.3, coisas que o mercado nos tenta vender como novidades. Resumindo, o mercado brasileiro tem focado somente no XCO, em detrimento das demais modalidades e aplicações. |
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Dimas C. Prado
https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas https://www.strava.com/athletes/11470031 https://www.instagram.com/dimas2dimas/ |
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rafael_rtg
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Depois de reler, a grande questão para alguns é porque as empresa não fabricam bikes mais tops com 3x, e ate as que vinham com Alivio estão migrando para 2x... Resposta: Evolução do mercado, não apenas no Brasil... Se trek, cannodale, specialized, sense, oggi, etc, estão fabricando uma MOUNTAIN BIKE, eles vão seguir as tendencias do MTB, e não as tendencia de quem anda de MTB no asfalto... É claro que elas querem te vender duas bikes, tres ou quatro se você puder comprar, e isso não tem nada a ver com a Shimano... O mercado nunca vai parar de evoluir, e nunca vai parar de tentar te empurrar a ultima novidade... Quem comprar uma bike com 3x hoje (ou montar) não precisa se preocupar não, peças de reposição terão por anos, como mencionado, se pesquisar vai achar ate XTR 3X... Se for ficar procurando esses mimimi, acharíamos: as bikes 26 vão acabar? as bikes 18v vão acabar? as 21? as 24? os quadros de aço? os quadro de alumínio? O roda do mercado sempre vai girar para frente....
Editado por rafael_rtg - 12 Ago 2019 as 18:55 |
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Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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dimas2dimas
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Bem, discordando da maioria, o problema é o mercado brasileiro e suas jabuticabas na tentativa de resuzir custos. Na Europa vc pode comprar um XT modelo novo com 3x10, vendido com a denominacao T8000 48-36-26. Por lá também tem a linha Trekking do Alivio/Acera com pedivela triplo, Deore triplo... Sora 3x9, Tiagra 3x10 Ocorre que no Brasil o mercado se restringe a bikes de XCO e só! Aqui as hibridas usam peças de MTB, as Gravel usam peças de road e todo mindo quer 1x12 pra dizer que usa Eagle! Deixando de escolher o equipmaneto que melhor atende ao uso para escolher o melhor equipamento puramente... Na minha opinião, 3x9 e 3x10 são viáveis, mas o brasileiro quer eliminar peso de 1 coroa e perder um range... entre um 2x10 e um 3x10, 99% vai de duplo! É o mercado! E... Nosso mercado é o problema! Editado por dimas2dimas - 12 Ago 2019 as 17:56 |
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Dimas C. Prado
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hurry-gurits
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Relaxa que ainda vai ter bastante peças de reposição, talvez o bicicleteiro de bairro não tenha, mas lojas especializadas terão. |
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scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P. khs sixfifty 2500 27.5" - 2014 Mongoose XR PRO 29" - 2016 GT Sanction Pro 27.5" - 2015 GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition |
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Vinicius Trevisan
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Cadastrado em: 09 Ago 2011 Foz do Iguaçu Offline Mensagens:1513 |
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Tomara, pois não pretendo largar meu pdv 40/30/22 tão cedo, e espero encontrá-lo nas lojas para reposição rsrs.
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https://www.strava.com/athletes/1206610
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Jaozeiro
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Cadastrado em: 27 Jul 2019 Sorocaba - SP Offline Mensagens:87 |
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Eu chuto uns 10 anos...hehe. Pois nem bike aro 26 parou de vender ainda. Por isso acho que é preocupação demais. Pra quem compete, ou treina/anda de bike junto ao passo de ser entusiasta de tecnologia e equipamentos de bike, pra essas pessoas valem as atualizações, e as últimas tendências atendem a esse público. Para o resto (e maioria) do mundo tem peça defasada na caixa com plástico pra bons anos de venda ainda. |
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Daniel Moreira
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Então, respondendo ao assunto original do tópico, eventualmente os kits de 27v vão acabar sim, é tendência... Só que provavelmente vai demorar um bocado... E não importa, na verdade vai ser é bom, pq se eles deixam de vender é pq tem coisa melhor pelo mesmo custo...
Quando os kit de 3 coroas pararem de vender de vez, tipo não ter nem em bike de mercado mais, os kit de 2x ou 1x vão estar com mesmo custo que você tinha antes... Editado por Daniel Moreira - 12 Ago 2019 as 16:11 |
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Daniel Moreira
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A conta é muito simples:
Quem acha que pra seu uso é melhor 1x ou 2x e tem a grana pra por o cassete que permita isso, então faz Quem acha que não vale a pena o custo de um kit 1x ou 2x que atenda sua necessidade, não usa. Ficar discutindo qual é melhor ou não não faz sentido porque se você tem um kit de 1x com mesmo range de um ed 2x ou 3x é óbvio que o de 1x é melhor, só que mais caro...então no final das contas é só uma questão de grana, pq se todo mundo fosse rico estaria andando de 1x 10-50 ou até com cassete menor, pra diminuir peso.
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Hugobh77
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Do jeito que tá indo essa conversa, ela vai nos levar ao mesmo lugar onde nos leva esta escada.
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misera
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Cadastrado em: 07 Jul 2015 belo horizonte Offline Mensagens:3742 |
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Bem mais de 1 ano , resta saber até quando vai compensar , exemplo o 24 que no início era caro hj tem o mesmo custo de manutenção do 21 basicamente , já a corrente do 9 começa a ficar bem mais cara então hj é melhor vc ter 24 do que 21. |
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Jaozeiro
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Cadastrado em: 27 Jul 2019 Sorocaba - SP Offline Mensagens:87 |
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Acho que existe muita preocupação com peças de reposição.
O mercado tem estoque de reposição de 21v, 24v e 27v pra mais de ano. Você compra com imensa facilidade pela internet. |
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Kamikaze_Zero
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Cadastrado em: 23 Jun 2015 SP Offline Mensagens:585 |
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A treta toda que eu vejo é:
12 e 11V são surrealmente caros (com o tempo vão cair de preço) mas a durabilidade também é inferior a 9v Pra quem quer versatilidade vai ter que buscar por um grupo que ofereça range, coisa que nos grupos 1x não tem pelo fato de o foco é naquela cadência e uso de acordo com a prova a ser disputada (pra se escolher o tamanho da coroa por exemplo), se colocar coroa maior não aguenta subida e se colocar coroa menor só gira e não anda nada de final/reta Os 2x vão durar um tempo ainda, talvez até mais que os 3x, o problema é: provavelmente esses duplos durem mais nas speed e não nas MTB então ou o cara aprende a girar que nem um ventilador pra usar de MTB ou manda bala pegando FORÇA (em caps e maiúsculas porque tem que realmente ser ninja e ter o dom pra empurrar um 50-34 na híbrida por exemplo) na perna (coisa que a genética e biotipo de muitos podem não favorecer nesse ponto ou também estilo de pedalada) pra pegar o pedivela de speed, fora o fato de muitos quadros não serem aptos a usar esse pedivela por conta do tamanho da coroa bater/raspar e mesmo assim o uso ficará em 2 extremos distantes em suas respectivas funcionalidades.
Editado por Kamikaze_Zero - 12 Ago 2019 as 14:33 |
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Jr-Infanti
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Cadastrado em: 06 Jan 2017 sao roque sp Offline Mensagens:90 |
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Honestamente esse lance de menos coroas é a maior furada para amadores.
O pessoal se baseia por competições, e isso não faz o menor sentido, você simplesmente não vai colocar um F1 para andar no trânsito, são mundos completamente diferentes. Meu primo inventou de colocar 1/11, ando com 2x11 e 44/32/22-10v, eu estava um tempo parado e estou meio fora de forma, andando com meu primo que está em bem melhor forma, simplesmente desapareço na frente dele nas retas, o cara fica lá pedalando que parece que o coração vai saltar pela boca, já está arrependido como muitos outros na minha cidade, acho que os caras não falam muito isso pra não assumir que fizeram cagada, mesmo a 2x11 quando tem pedal com muita reta eu deixo ela em casa. O 27V é um excelente custo benefício para quem inicia no mtb ou mesmo para quem já anda algum tempo, você terá todas as marchas que precisa, na subida, na reta, na descida e as peças são muito mais baratas. O 2x11 é uma boa também, mas se baixar pra 10 ou 9 ainda vai faltar alguma coisinha pra um dos dois lados, então dificilmente ele vai matar o 3 coroas pelo fato dos componentes serem bem mais caros e justamente faltar marcha no 2x9. Então duvido muito que a shimano vai matar essa linha, apesar de não parecer o seguimento "lazer" é uma receita gigante, e isso inclui o cara que pedala de finais de semana e ainda quer mais marchas com componentes decentes. |
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Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.
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JPS
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Cadastrado em: 12 Fev 2017 São Paulo - SP Offline Mensagens:158 |
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Realmente nota-se isso mesmo, em especial nas bikes acima de 4k.
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Hugobh77
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Respondendo a pergunta do tópico sem delongas.
O grupo de 27 marchas já acabou para as bikes de MTB não recreativas, o que você encontra no mercado são bikes de 1 ou 2 anos atrás ou de fábricas que estão com estoque de PDV antigos. Desde o ano passado as 27 de MTB começaram a usar PDV duplo, o mais usado é o MT210 com coroas fixas,mais barato que qualquer outro de três coroas removíveis. Isso para um fabricante representa uma economia enorme em material e ao.mesmo tempo agrega valor ao produto já que está seguindo a tendência de 2x. No uso urbano vai ocorrer isso também, perceba a crescente aplicação do grupo Claris, nas gravel que está sendo considerada por muitos a bike mais versátil, indo bem no uso urbano e no off road. A Sense mesmo acabou de lançar sua urban uma híbrida que é basicamente uma road de guidão flat com transmissão Claris. A maior oferta de PDV triplo com número maior de dentes se restringe a 7/8V. É como já falaram aí, a longo prazo a manutenção de um grupo 27V vai se dar migrando para grupos mais básicos. Hoje já temos Acera e Altus 3x9, o alívio está dando tchau, sairá de linha, se consolidará como um grupo 18V com mais opções de coroa e cassete ou terá que subir um nível tomando o lugar do Deore 10v. Já que temos a advento do 12V se popularizando no sentido de aplicação, não de preço. Editado por Hugobh77 - 12 Ago 2019 as 12:54 |
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JPS
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Verdade, é uma decisão bem pessoal, mas como disse antes irei testar. Também não adianta comprar nada achando que vai encontrar peças de reposição depois de alguns anos de uso, pois o mercado está em constantes mudanças.
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gm1987
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Vai sobreviver amigo, relaxa, e é uma ótima relação... Atende muito bem para uma bike de proposta mista, que é o nosso caso de não competidores e que usam uma única bike para tudo. |
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rickronchi
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só sei que esse tema só gira mais confusão na minha cabeça kk, comprei uma 27v mesmo, quando eu tiver bem bom, ai vou voltar aqui reler tudo, tentar entender, andar na bike de amigos, e ver se compensa a troca :x tomara que enquanto isso a 27v sobreviva um bom tempo.
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gm1987
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O problema, que já citei em diversos outros posts, é o cara que usa uma bike de nível de competição em pedal urbano... Bom, esse cara tá se lascando, pois o futuro é bikes desse nível virem somente com relações 1X, e aí para uso urbano não atende (ou atende se o ciclista se adaptar ao sistema e aceitar as particularidades do sistema)
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gm1987
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Não tem absurdo nenhum. O que está sendo dito é o óbvio: Para COMPETIÇÃO, já está mais que comprovado a superioridade dos sistemas 1X e 2X... Logo, os grupos de nível COMPETIÇÃO (XT por exemplo) não serão mais fabricados com coroa 3X... E não tem nada de marketing nisso, mas sim conceito de aplicação. Porém dizer que vai acabar é forte! O que vai acontecer é que relações 3X ficarão relegadas aos grupos de entrada e urbanos, como os tourney... Quem tem um grupo TOP antigo, 3X, quando for fazer reposição terá de descer na hierarquia ou então migrar pra 2X ou 1X
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JPS
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Realmente a mídia tem uma forte influência na nossa decisão, eu sei que não dá pra comparar bikes 26" com 29", mas quando andava com minha 26" na cidade eu tinha uma relação mais pesada de 48x14 (3,42), usava mais em descidas e plano com vento a favor, mas na descida faltava, ficava pedalando em falso e não gosto. Em estradões e trilhas que fazia usava a coroa de 38 e a pequena de 28 e essas eram suficientes. No asfalto na maior parte do pedal eu usava a maior, só que com a catraca de 16 ou 18 dentes.
Daí surge a ideia de que irei precisar de três coroas, pois o uso será misto. Editado por JPS - 12 Ago 2019 as 11:31 |
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flep
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O tópico do amigo começou perguntando sobre o 27v acabar ou não, daí virou um monte de gente querendo falar que vai acabar porque não é necessário?
Então tá, vamos lá: Primeira coisa: a menos que você realmente seja competidor de alguma coisa, esse "min/max" de o que é mais ou menos eficiente, se tem marcha pouco usada, se vai pesar um pouco mais, não importa absolutamente nada. Nada. Zero. É só minhoquinha que o marketing coloca na sua cabeça e vc fica se repetindo pra justificar uma coisa furada. Se vc é um ciclista comum e não compete em coisa alguma, o que importa é ter a melhor opção pra hora que precisar. Não importa que num pedal eu vá usar a coroa grande só 10% do tempo. Se eu não sou profissional, o que importa é o conforto, e se tá faltando marcha naqueles 10%, tá errado. Eu acho doido essas voltas de retórica que vocês dão pra justificar algumas coisas com argumentos que não tem lógica alguma. É cada coisa que tenho que ler a essa altura da vida. |
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christianmdt
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pedivela triplo é a melhor configuracao. so nao uso o quadruplo porque nao inventaram ainda. |
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Hugobh77
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Exatamente, a indústria está se adaptando e nós também precisamos nos adaptar. Antes o negócio era fazer força e por pra moer, as 29" exigem marchas mais leves e uma cadência mais alta também, o que torna natural girar mais. |
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JPS
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Concordo que o ideal é testar, pois é algo bem pessoal, nessa faixa de preço que quero tem a Sense Impact Pro (2x9), Soul SL329 (27v) e Caloi Elite (2x10).
Sei também que logo as marcas lançam os novos modelos, vou ver se vem com componentes melhores, embora eu tenha visto um comentário do Zorzo da Soul que a SL329 só vai mudar a cor. Já a Caloi Elite e Sense creio que vem coisa diferente.
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Hugobh77
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Não usaria um PDV triplo e sim um PDV duplo 40/26 com um cassete 11/36 ou 11/40 9V. |
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Daniel Moreira
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O ideal é testar. Não da pra se basear 100% na leitura do opinião da Galera.
Eu experimentei 3x, 2x e 1x e pra mim 1x é muito melhor. Você perde nas pontas (dependendo do uso), mas ganha muito em praticidade, sem contar que particularmente o visual da bike fica muito mais "clean" (leia-se bonito). Atualmente estou com 9v 40-11-36, pra cidade. Só uso a mais pesada em descida e a mais leve em subida forte, que são os pontos menos frequentes do percurso. Na subida faço força, nada absurdo, mas é bom pra treinar, e se fosse mais leve também seria lento (apesar de óbvio, muitos desconsideram isso, você ganha leveza mas fica igual uma tartaruga na subida, da até vontade de descer e empurrar) Concluindo, o ganho em simplicidade em um grupo de 1x e talvez até 2x é muito mais relevante que o ganho de desempenho nos pontos extremos da relação, pois são usados na menor parte do tempo. Se você for um competidor, se preocupar com pequena diferenças em número de dentes faz mais sentido, caso contrário, é perca de energia... Se o sentido do pedalar é se divertir, quanto mais simples melhor... Tanto que tem quem prefira single speed.
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Kamikaze_Zero
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Absolutamente correto, até editei retificando.
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