Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dificuldade para extrair pino da corrente
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dificuldade para extrair pino da corrente

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dificuldade para extrair pino da corrente
    Postado: 23 Jul 2019 as 20:25
Pessoal, estou tendo dificuldade para remover o pino da corrente... é uma PC-1110 da SRAM, 11s, mas o pino não sai de jeito maneira, já até entortei o elo tentando.

Por sorte eu comecei testando pelo primeiro elo, longe do elo que eu realmente preciso remover... mas está muito mais duro que nos vídeos que assisti... e o pior: NÃO DESENCAIXA!

Peguei o vídeo abaixo como exemplo:


O cara consegue remover o pino com muita facilidade, mas eu já estou com os dedos doloridos de tanto girar a alavanca da ferramenta e o pino simplesmente não sai... só se move um pouquinho pro lado mas não sai. Sei que tem algo errado porque com a força que apliquei já era pra ter saído faz tempo.

Alguma ideia do que posso estar fazendo de errado?

A chave que eu tenho é dessas:


Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1814
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2019 as 21:39
Veja se o parafuso do lado contrario nao esta impedindo o rolete de sair. Pode ser que na hora de travar a ferramente fique no caminho da saida do rolete. Se nao conseguir me manda mp que te passo meu whats ou chama insya/direct que te explico certinho. Algo esta errado pq é muito facil!

Vai usar Sram?
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2019 as 21:41
É provável que essa ferramenta tenha maior diâmetro que o pino de 11V, por isso você não consegue sacá-lo. Talvez você tenha que comprar uma nova ferramenta de melhor qualidade para fazer isso, mas deixe o pessoal que usa correntes mais finas responder (uso para 9V).

EDIT

Você pode tentar fazer uma adaptação lixando o pino da ferramenta para reduzir o diâmetro. Não creio que vá reduzir a durabilidade da mesma.


Editado por hug0.dts - 23 Jul 2019 as 21:44
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2019 as 22:40
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Veja se o parafuso do lado contrario nao esta impedindo o rolete de sair. Pode ser que na hora de travar a ferramente fique no caminho da saida do rolete. Se nao conseguir me manda mp que te passo meu whats ou chama insya/direct que te explico certinho. Algo esta errado pq é muito facil!

Vai usar Sram?

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

É provável que essa ferramenta tenha maior diâmetro que o pino de 11V, por isso você não consegue sacá-lo. Talvez você tenha que comprar uma nova ferramenta de melhor qualidade para fazer isso, mas deixe o pessoal que usa correntes mais finas responder (uso para 9V).

EDIT

Você pode tentar fazer uma adaptação lixando o pino da ferramenta para reduzir o diâmetro. Não creio que vá reduzir a durabilidade da mesma.
Então, caras... Sobre o encaixe da corrente, realmente era bem largo pra corrente de 11v. A primeira coisa que fiz foi limar até a corrente entrar perfeitamente no encaixe.

Inicialmente a impressão sobre o pino não estar saindo foi justamente de que o buraco do parafuso do lado contrário era muito justo e estava impedindo do pino sair. Então peguei uma broca 5mm e fiz uma espécie de chanfrado no buraco do parafuso contrário pra servir como guia pro pino quando estivesse saindo do outro lado... mas mesmo assim não saiu

Acabamos de apelar e fizemos o seguinte... fomos até a morsa e colocamos uma porca de um lado do pino e um parafuso do outro. O PARAFUSO ENTORTA MAS O PINO NÃO SAI!

Tô começando a achar que o problema já não é mais a ferramenta e sim a corrente... não é possível. Existe a possibilidade dessa corrente ter pino duro demais de sair?

PS: só a corrente é SRAM, o grupo é 105 R7000.

Edit: Já estou começando a me arrepender de ter comprado essa corrente da SRAM... não só por esse motivo do pino (que talvez até seja outra coisa e não por ser esse modelo da SRAM) mas também achei ela bem inferior a uma KMC de 9v que veio na MTB que eu tinha. Eu limpei a corrente com querosene pra tirar a lubrificação de fábrica, já que ia manusear a corrente, e ela já está com aspecto de oxidação ou algo parecido... fiz o mesmo procedimento diversas vezes com a KMC e ela ficava brilhando como nova! (essa da SRAM nem brilha, não tem o aspecto cromado como da KMC citada).


Editado por rowisen - 23 Jul 2019 as 22:49
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1814
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2019 as 22:50
Originalmente postado por rowisen rowisen escreveu:

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Veja se o parafuso do lado contrario nao esta impedindo o rolete de sair. Pode ser que na hora de travar a ferramente fique no caminho da saida do rolete. Se nao conseguir me manda mp que te passo meu whats ou chama insya/direct que te explico certinho. Algo esta errado pq é muito facil!

Vai usar Sram?

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

É provável que essa ferramenta tenha maior diâmetro que o pino de 11V, por isso você não consegue sacá-lo. Talvez você tenha que comprar uma nova ferramenta de melhor qualidade para fazer isso, mas deixe o pessoal que usa correntes mais finas responder (uso para 9V).

EDIT

Você pode tentar fazer uma adaptação lixando o pino da ferramenta para reduzir o diâmetro. Não creio que vá reduzir a durabilidade da mesma.
Então, caras... Sobre o encaixe da corrente, realmente era bem largo pra corrente de 11v. A primeira coisa que fiz foi limar até a corrente entrar perfeitamente no encaixe.

Inicialmente a impressão sobre o pino não estar saindo foi justamente de que o buraco do parafuso do lado contrário era muito justo e estava impedindo do pino sair. Então peguei uma broca 5mm e fiz uma espécie de chanfrado no buraco do parafuso contrário pra servir como guia pro pino quando estivesse saindo do outro lado... mas mesmo assim não saiu

Acabamos de apelar e fizemos o seguinte... fomos até a morsa e colocamos uma porca de um lado do pino e um parafuso do outro. O PARAFUSO ENTORTA MAS O PINO NÃO SAI!

Tô começando a achar que o problema já não é mais a ferramenta e sim a corrente... não é possível. Existe a possibilidade dessa corrente ter pino duro demais de sair?

PS: só a corrente é SRAM, o grupo é 105 R7000.

Então, não tenho boas referencias dessa corrente, principalmente pela baixa durabilidade. Compre uma corrente HG601 ou KMC X11 (pode ser a x11.93 básica), que são bem melhores que as Sram. Não é normal forçar tanto para sair.

O Pino maior por onde sai o link é onde se ajusta a largura da corrente. Me chama no direct que tiro um pino aqui pra vc ver como é. Tá na assinatura aqui embaixo! Grande abraço! 
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2019 as 22:56
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Então, não tenho boas referencias dessa corrente, principalmente pela baixa durabilidade. Compre uma corrente HG601 ou KMC X11 (pode ser a x11.93 básica), que são bem melhores que as Sram. Não é normal forçar tanto para sair.

O Pino maior por onde sai o link é onde se ajusta a largura da corrente. Me chama no direct que tiro um pino aqui pra vc ver como é. Tá na assinatura aqui embaixo! Grande abraço! 
Pior que eu comprei essa corrente da SRAM justamente por ter lido em algum lugar que era boa... ela realmente não me agradou muito, estou um tanto decepcionado.

Mandei meu Whats no privado, chama lá... não uso Insta.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2019 as 07:26
rowisen, uma vez tive esse problema qdo tentava tirar o pino de corrente via "preguinho" (não tinha essa ferramenta à época) então eu fiz o seguinte: fervi água e deixei a parte onde fica um dos elos que eu queria separar nessa água por uns 5 minutos e depois voltei a bater o preguinho. O pino saiu inteirão na primeira batida, tenta aí. A explicação física é que o metal da corrente expandiu mais do que o metal do pino e o bagulho ficou mais folgado... Não sei qual o material da sua corrente mas vale a tentativa... Hug
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2019 as 09:28
Toda corrente é de aço e vai se valer dessa técnica de aquecer, é uma boa dica. Porém eu desconfio que o problema esteja na ferramenta, que talvez não seja adequada a correntes SRAM.
Voltar ao Topo
Fontes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jun 2012
Espirito Santo
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fontes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2019 as 09:32
Parece que esta corrente tem algum problema.

Geralmente quando eu retiro pino de corrente com a ferramenta, na primeira ou segunda ela da uma engasgada. Retorno a ferramenta e forço novamente, ela sai o pino.
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2019 as 09:38
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Toda corrente é de aço e vai se valer dessa técnica de aquecer, é uma boa dica. Porém eu desconfio que o problema esteja na ferramenta, que talvez não seja adequada a correntes SRAM.

Tem isso de ferramenta adequada para determinada marca de corrente?

Eu cogitei a possibilidade de ser alguma característica dessa corrente mesmo, até porque não foi só um pino que testei, pelo jeito a corrente toda é dura assim (claro que só testei na parte da corrente que vai sair).

A dica da água quente realmente é boa, mas mesmo que saia nesses elos de teste... E o medo de ir retirar o pino que eu realmente preciso retirar e dar merda?
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2019 as 10:33
Tenho uma ferramenta dessa (uso a mesma corrente que você) e o elo não encaixa direito na minha. O elo é menor que o encaixe da ferramenta.
Com cuidado dá pra alinhar e tirar o pino, o problema é colocar o pino no lugar. 
O lado contrário ao que o pino entra quando saí do rolamento começa a empurrar o elo, aí tem que ajeitar na mão e empurrar com o alicate.
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2019 as 10:55
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Tenho uma ferramenta dessa (uso a mesma corrente que você) e o elo não encaixa direito na minha. O elo é menor que o encaixe da ferramenta.
Com cuidado dá pra alinhar e tirar o pino, o problema é colocar o pino no lugar. 
O lado contrário ao que o pino entra quando saí do rolamento começa a empurrar o elo, aí tem que ajeitar na mão e empurrar com o alicate.

Eu levei a corrente na bicicletaria e o cara tirou rapidinho com a ferramenta dele, que é portátil também. Parece que o problema está na ferramenta que tenho aqui. Fiquei feliz com isso, porque é melhor o problema ser na ferramenta de 20 reais que na corrente de 120 rsrs. O cara disse que corrente SRAM é durável, como tinha lido antes de comprar, espero que isso seja verdade também.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2019 as 12:22
A SRAM tem várias correntes de 11v, desde as piores até correntes muito boas.
A 1110 é uma das mais simples, 15 dólares, não tem tratamentos anti ferrugem e esse é a principal crítica dela.
A 1170 já tem tratamentos adicionais, a durabilidade é bem maior, porém mais cara, preço de lista ~40 dólares.
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2019 as 13:06
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

A SRAM tem várias correntes de 11v, desde as piores até correntes muito boas.
A 1110 é uma das mais simples, 15 dólares, não tem tratamentos anti ferrugem e esse é a principal crítica dela.
A 1170 já tem tratamentos adicionais, a durabilidade é bem maior, porém mais cara, preço de lista ~40 dólares.

Pois é... comprei essa pois estou montando a bike agora e tinha muitos outros componentes para comprar, meio que dei uma economizada kkkk a ideia é rodar uns mil km com essa corrente, o que levará alguns meses já que estou totalmente sem condicionamento, e então já vou estar mais tranquilo financeiramente para adquirir uma corrente de melhor qualidade. Costumo cuidar bastante da lubrificação da relação, então vou manter ela sempre bem limpa e lubrificada... além de evitar chuva e afins.

O que me diz sobre as correntes da kmc? Pretendo utilizar delas, já que tive boas impressões sobre a que eu utilizava na mtb (9v). Não sei dizer o modelo porque já veio com a bike, mas era quase cromada e não tinha um ponto de oxidação quando vendi a bike com seus 1.400 km.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2019 as 11:50
Essa situação de pagar menos por um problema aparentemente maior ocorreu "ao contrário" com o mecânico da bicicletaria que frequento, troquei a suspensão da minha bike por uma superior e dei a antiga pra ele; ele disse que, "por minha causa", ele teve que gastar dinheiro, pois ele remontou a bike dele de aro 26 para aro 29 só pra usar a suspensão que eu dei pra ele, hehehe...


Originalmente postado por rowisen rowisen escreveu:


Fiquei feliz com isso, porque é melhor o problema ser na ferramenta de 20 reais que na corrente de 120 rsrs.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2019 as 12:17
Não dá para generalizar. Tanto Shimano, SRAM e KMC tem modelos dos mais simples aos mais caros.
Atualmente estou com Shimano, a com SIL TEC mais simples revezando com a 1130. Ambas sem ferrugem. Ainda não consigo dar opinião sobre durabilidade.
Anteriormente usei KMC silver, parcialmente niquelada, não enferrujou, durabilidade na média. KMC da mais barata, cheia de pontos de ferrugem, porém esticamento ok.

Originalmente postado por rowisen rowisen escreveu:

O que me diz sobre as correntes da kmc? Pretendo utilizar delas, já que tive boas impressões sobre a que eu utilizava na mtb (9v). Não sei dizer o modelo porque já veio com a bike, mas era quase cromada e não tinha um ponto de oxidação quando vendi a bike com seus 1.400 km.
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2019 as 22:55
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Anteriormente usei KMC silver, parcialmente niquelada, não enferrujou, durabilidade na média.

Estava de olho justamente nessa silver... custam em média 150 reais, um pouco mais cara que a SRAM PC-1110 que possuo e um pouco mais barata que a HG-601 que é a corrente "original" do grupo que irei utilizar.

Quando você diz durabilidade na média, de quanto está falando?

Lembrando que mantenho minhas coisas em dia, limpas e lubrificadas.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2019 as 12:26
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2019 as 12:36
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:



Não entendi nada desse gráfico, só qual corrente é correspondente a qual linha colorida.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2019 as 12:38
Eixo vertical esticamento em %, eixo horizontal horas de teste.
A linha horizontal vermelha está em 1% de esticamento.
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2019 as 13:28
é bem simples...cada cor tem um numero e e so acompanhar o numero na legenda.

melhorrs correntes commex(nunca ouvi falar) e piores sram
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2019 as 13:42
Wippermann

Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

melhorrs correntes commex(nunca ouvi falar)
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2019 as 13:48
Veja comentário sobre o Connex link na página do Sheldon Brown.

É uma empresa alemã, fundada em 1893, especialista em correntes.

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Wippermann

Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

melhorrs correntes commex(nunca ouvi falar)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X