Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvida cubos Shimano
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvida cubos Shimano

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvida cubos Shimano
    Postado: 22 Jul 2019 as 10:08
Galera, bom dia, me bateu uma dúvida aqui, alguém pode me ajudar?

Seguinte, eu tava vendo que os cubos mais "de entrada" da shimano vem em fotos assim:


Enquanto que um XT por exemplo fica assim:

No caso como faz pra prender o disco no cubo XT (e outros modelos também como SLX e DEORE) sendo que, pelo menos na foto, ele não tem aquela "flange" onde o disco vai preso?

O mesmo disco que serve no primeiro modelo vai servir no segundo?

Agradeço a ajuda


Editado por Kamikaze_Zero - 22 Jul 2019 as 10:17
Voltar ao Topo
euripedesroo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Set 2015
Rondonopolis MT
Offline
Mensagens:276
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar euripedesroo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2019 as 10:16
Não se se percebeu, mas são modelos diferentes pra disco de freio...  Um é para o sistema de 6 parafusos o outro é para o sistema center lock


Editado por euripedesroo - 22 Jul 2019 as 11:22
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2019 as 10:24
Originalmente postado por euripedesroo euripedesroo escreveu:

Não se se percebeu, mas são modelos diferentes pra disco de freio...  Um é para o sistema de 6 parafusos o outro é para o sistema post pount

uma pergunta, um cubo centerlock altus, por exemplo, usaria o mesmo sistema de um centerlock XT M8000 então?

É que no XT não tô visualizando como o disco será preso ao cubo


Editado por Kamikaze_Zero - 22 Jul 2019 as 10:25
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2019 as 10:37
Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

Galera, bom dia, me bateu uma dúvida aqui, alguém pode me ajudar?

Seguinte, eu tava vendo que os cubos mais "de entrada" da shimano vem em fotos assim:


Enquanto que um XT por exemplo fica assim:

No caso como faz pra prender o disco no cubo XT (e outros modelos também como SLX e DEORE) sendo que, pelo menos na foto, ele não tem aquela "flange" onde o disco vai preso?

O mesmo disco que serve no primeiro modelo vai servir no segundo?

Agradeço a ajuda

Amigo, os discos são diferentes, no primeiro são discos presos por parafusos, no segundo são discos center lock. 

A fixação do disco center lock é feita através de um anél de bloqueio
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2019 as 10:41
Discos center lock montam em qualquer cubo center lock, indiferente da hierarquia do grupo. Além disso, a shimano vende um adaptador para usar discos 6 furos em cubos center lock (discos 6 furos são mais baratos)
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2019 as 12:57
Perfeita explicação, obrigado pessoal.
Só vou confirmar se o shimano que eu já usava na minha era centerlock ou não e efetuar a compra do novo junto com um novo disco (ou não).Handshake


Editado por Kamikaze_Zero - 22 Jul 2019 as 13:01
Voltar ao Topo
Allan Marques Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jul 2019
Crateús Ceará
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Allan Marques Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2019 as 18:32
Comprei uma mtb bem "crua" e estou, na medida das finanças, encrementando-a.

Vou trocar a catraca roda livre por uma cassete apenas para trocar o cubo. Mantendo as mesmas 7 velocidades (dinheiro curto) e aproveitando os componentes. Vale a pena trocar o cubo traseiro por um modelo Shimano compatível e por um bem melhor na frente, tipo um xt ou logo abaixo?

2ª pergunta: é possível colocar um cubo 8 ou 9 velocidades em um cassete de 7 velocidades?
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2019 as 13:34
Originalmente postado por Allan Marques Allan Marques escreveu:

Comprei uma mtb bem "crua" e estou, na medida das finanças, encrementando-a.

Vou trocar a catraca roda livre por uma cassete apenas para trocar o cubo. Mantendo as mesmas 7 velocidades (dinheiro curto) e aproveitando os componentes. Vale a pena trocar o cubo traseiro por um modelo Shimano compatível e por um bem melhor na frente, tipo um xt ou logo abaixo?

2ª pergunta: é possível colocar um cubo 8 ou 9 velocidades em um cassete de 7 velocidades?

Depende do seu uso, no meu caso o cubo traseiro quebrou mas o dianteiro tá firme e forte então pro meu uso o fato de o esforço maior ser no cubo traseiro compensaria mais colocar XT atrás do que na frente (inclusive é o que eu vou fazer).

Até onde eu sei o freehub shimano permite usar de 8 à 11 velocidades. Já 7v eu não saberia dizer

Em tempo: EU (opinião pessoal) dada a indisponibilidade de bons câmbios para 8v se fosse sair de 7v migraria diretamente pra 9v


Editado por Kamikaze_Zero - 26 Jul 2019 as 14:02
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2019 as 15:24
Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

Originalmente postado por Allan Marques Allan Marques escreveu:

Comprei uma mtb bem "crua" e estou, na medida das finanças, encrementando-a.

Vou trocar a catraca roda livre por uma cassete apenas para trocar o cubo. Mantendo as mesmas 7 velocidades (dinheiro curto) e aproveitando os componentes. Vale a pena trocar o cubo traseiro por um modelo Shimano compatível e por um bem melhor na frente, tipo um xt ou logo abaixo?

2ª pergunta: é possível colocar um cubo 8 ou 9 velocidades em um cassete de 7 velocidades?

Depende do seu uso, no meu caso o cubo traseiro quebrou mas o dianteiro tá firme e forte então pro meu uso o fato de o esforço maior ser no cubo traseiro compensaria mais colocar XT atrás do que na frente (inclusive é o que eu vou fazer).

Até onde eu sei o freehub shimano permite usar de 8 à 11 velocidades. Já 7v eu não saberia dizer

Em tempo: EU (opinião pessoal) dada a indisponibilidade de bons câmbios para 8v se fosse sair de 7v migraria diretamente pra 9v

é possível, é só colocar um cog de 11 dentes como espaçador antes de montar o K7 de 7v.
Voltar ao Topo
Allan Marques Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jul 2019
Crateús Ceará
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Allan Marques Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2019 as 16:06
Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

Originalmente postado por Allan Marques Allan Marques escreveu:

Comprei uma mtb bem "crua" e estou, na medida das finanças, encrementando-a.

Vou trocar a catraca roda livre por uma cassete apenas para trocar o cubo. Mantendo as mesmas 7 velocidades (dinheiro curto) e aproveitando os componentes. Vale a pena trocar o cubo traseiro por um modelo Shimano compatível e por um bem melhor na frente, tipo um xt ou logo abaixo?

2ª pergunta: é possível colocar um cubo 8 ou 9 velocidades em um cassete de 7 velocidades?


Depende do seu uso, no meu caso o cubo traseiro quebrou mas o dianteiro tá firme e forte então pro meu uso o fato de o esforço maior ser no cubo traseiro compensaria mais colocar XT atrás do que na frente (inclusive é o que eu vou fazer).

Até onde eu sei o freehub shimano permite usar de 8 à 11 velocidades. Já 7v eu não saberia dizer

Em tempo: EU (opinião pessoal) dada a indisponibilidade de bons câmbios para 8v se fosse sair de 7v migraria diretamente pra 9v



Meu uso é bem casual. Acho que o de 9 velocidades atende até mais do que preciso. Ando em um dia bom uns 8 km. Nenhum terreno muito acidentado. Até colocaria um de 10 ou 11 velocidades, só porque quero por uma coroa única. Aumentar a diversidade de opções de catracas.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2019 as 06:56
Pô, 8 km é bem pouco. Não há nada errado, todos nós saímos do zero também, algum dia.
Apenas nessa distância, ter ou não 9, 10, 11, 12 velocidades, não vai ser tão influente na prática. Não conheço nenhum lugar que o terreno "vareia" a esse ponto...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X