Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pastilhas de freio contaminadas - considerações
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pastilhas de freio contaminadas - considerações

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo-Natal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pastilhas de freio contaminadas - considerações
    Postado: 09 Jul 2019 as 17:28
Assistindo videos

 

aos 50", 

 

 aos 2', e outros,

encontrei informações sobre Pastilhas de freio "contaminadas", principalmente por óleo.

Fui lá, tirei as minhas pastilhas e... estavam pretas! Não me surpreendi em absoluto: faço cerca de 800 km de pedal por mês, a maioria em asfalto, mas também trilhas. Com chuva, lama, poças profundas ou sol. Natural que as pastilhas estivessem sujas, embora não estivessem freando mal. Limpei com álcool isopropílico, dei uma lixadinha com uma lixa dágua 600 e ficaram como novas, freando perfeitamente.

Obviamente também limpei os rotores (também saiu uma sujeira preta como era de esperar). Meus freios não estão - aparentemente - vazando fluido. Inclusive são os fuleirérrimos BR-M395 (calipers) com manetes MT-200, uma bela porcaria, eu sei, mas freiam razoavelmente. Assim, assumo então que essa sujeira vem do uso diário e que preciso limpar o sistema rotineiramente dessa "contaminação".

Mas, nos vídeos, eles dizem que "tocar nos rotores"(!) deixará gordura das mãos e arruinará minhas pastilhas de freios...

Não será um pouco de exagero? Pastilhas de freios "contaminadas", mesmo por óleo ou graxa, não podem ser limpas? Arruinar pra mim é sinônimo de tirar e jogar fora...

Alguém "descontamina"suas pastilhas? Como?

Considerações a respeito, por favor!
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2019 as 18:01
Exagero, se suas maos estiverem limpas e desengorduradas, não há problema, já cansei de tocar nos disco.
Muito se fala que nao existe como recuperar as pastilhas depois que são contaminadas por óleo. Por isso nao uso óleo na corrente, medo de respingar durante o uso e contaminar as pastilhas. Mas conheço 2 pessoas que nao conseguiram recuperar e fizeram exatamente isso do vídeo.

Editado por dagspina - 09 Jul 2019 as 18:04
https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2019 as 08:58
contaminei 2x com fluido de freio... bobeira... mas, limpei com álcool isopropilico e uma gaze até não sujar mais a gaze, depois queimei no fogão segurando perto da chama (dentro da chama) com um alicate até parar de sair fumaça... ficaram novas, nem lixei... discos, penas álcool e papel toalha.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo-Natal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2019 as 09:19
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

contaminei 2x com fluido de freio... bobeira... mas, limpei com álcool isopropilico e uma gaze até não sujar mais a gaze, depois queimei no fogão segurando perto da chama (dentro da chama) com um alicate até parar de sair fumaça... ficaram novas, nem lixei... discos, penas álcool e papel toalha.

Oi Azazel66! Minhas pastilhas são de resina... Alguém sabe se pode tacar fogo? Question Big smile
No meu caso usei álcool e uma lixinha. Também ficaram como novas.
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2019 as 11:42
Originalmente postado por Paulo-Natal Paulo-Natal escreveu:

Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

contaminei 2x com fluido de freio... bobeira... mas, limpei com álcool isopropilico e uma gaze até não sujar mais a gaze, depois queimei no fogão segurando perto da chama (dentro da chama) com um alicate até parar de sair fumaça... ficaram novas, nem lixei... discos, penas álcool e papel toalha.


Oi Azazel66! Minhas pastilhas são de resina... Alguém sabe se pode tacar fogo? Question Big smile
No meu caso usei álcool e uma lixinha. Também ficaram como novas.


as minhas tbm, B01S de uma bike e a J02A na outra... a J02A ficou, inclusive, com o suporte azulado... se pensar bem, esses componentes chegam a mais de 200º na bike, e as vezes a essa temperatura ainda caem em poças d'agua, riachos e afins... eu não vejo problemas e nem nunca tive.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
Lukas Israel Bagio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2023
503
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lukas Israel Bagio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2024 as 18:19
Alguém sabe dizer, falando nisso, se freio com pastilha metálica tbm contamina fácil como os orgânicos? Tenho um par metálica, e gostaria de saber sem precisar testar, até pq paguei o olho da cara kkk
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2024 as 21:13
Originalmente postado por Lukas Israel Bagio Lukas Israel Bagio escreveu:

Alguém sabe dizer, falando nisso, se freio com pastilha metálica tbm contamina fácil como os orgânicos? Tenho um par metálica, e gostaria de saber sem precisar testar, até pq paguei o olho da cara kkk


Não, mas faz barulho as vezes
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X