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Dica - Diminuir curso da mente freio hidraulico

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MERIDA Ver Drop Down
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Cadastrado em: 04 Jan 2019
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    Postado: 08 Jul 2019 as 10:39
Vou deixar aqui minha experiência com freio Hidráulico, seja Shimano ou Tektro.

Já estava um pouco chateado com desempenho dos freios, pois no Tektro era preciso ter muito curso na manete pra começar a acionar os freios, isso deixava a regulagem da distância da manete muito longe do dedo.

O que fiz foi o seguinte:

Primeiro você vai soltar toda regulagem  da manete deixando ela longe do guidão.

Solte o cáliper e tire as pastilhas boas que você usa.

Instale pastilhas gastas que já não tem material.

Recoloque o cáliper e o centralize.

Abra o parafuso de sangria na manete e bombe a manente até o fluído abaixar.

Note que os pistões da pinça vão começando a ficar mais próximo do disco, adicione mais óleo e bombe novamente.

Repita o processo várias vezes.

Feche o sangrador na manete, re-instale as pastilhas antiga e a centralize novamente.

Se existir alguma dificuldade em recolocar o cáliper porque as pastilhas ficaram muito próximas, basta abrir o sangrador na manente novamente e afastar as pastilhas.

Ajuste novamente a distância da manete.


Pronto, agora o freio estará "justo" com pouco curso. Eu usei óleo mineral singer (já uso faz anos) e não tive problemas com desempenho do freio, porém também não sou profissional e nem faço downhill. Use por sua conta e risco.
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MarcioRodrigues Ver Drop Down
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Rapaz, óleo mineral da Shimano já e ruim Por isso existe o ICETECH que aguenta ate perto dos 200graus, agora óleo Singer e feito para Lubrificar, ele se decompõe se aquecido acima de 60Graus, Faz isso não. Coloca sua Segurança em Risco, compre o Óleo Mineral Shimano no ML vende e algo que se estiver certinho vai durar mais de ano, sem precisar mexer.
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CaioB Ver Drop Down
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Fiquei surpreso agora, óleo singer nos freios é a primeira vez que ouço falar LOL
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Paulo-Natal Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo-Natal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2019 as 05:01
Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Fiquei surpreso agora, óleo singer nos freios é a primeira vez que ouço falar LOL


Viram essa? (4’44”). Ele diz que vai dar o resultado em um ano, mas não achei. Video

Editado por Paulo-Natal - 09 Jul 2019 as 05:02
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2019 as 08:49
Originalmente postado por Paulo-Natal Paulo-Natal escreveu:

Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Fiquei surpreso agora, óleo singer nos freios é a primeira vez que ouço falar LOL


Viram essa? (4’44”). Ele diz que vai dar o resultado em um ano, mas não achei. Video
Óleo mineral shimano não ta entre as coisas mais baratas existentes (+ ou - 120 o litro) mas convenhamos que freios não são algo que se mexe o tempo inteiro, na verdade é algo que quanto menos mexer melhor, agora, tem gente que gosta de testar essas gambiarras, se não vê problema em arriscar ter uma falha ou danificar os freios, vão em frente.
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gm1987 Ver Drop Down


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Pq precisa ser óleo shimano e não fluído de freio automotivo, que custa R$15 o litro?

Não estaríamos pagando pelo fetiche do rótulo?


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gm1987 Ver Drop Down


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Para desmistificar o fetiche:

https://bike.shimano.com/en-US/inationews/mineral-oil-brake-fluids. - https://bike.shimano.com/en-US/information/news/mineral-oil-brake-fluids.html


"De modo geral, os freios a disco hidráulicos projetados para bicicletas usarão um fluido de óleo mineral ou um fluido DOT automotivo."

 Aspectos positivos do caríssimo óleo mineral shimano:

- Não agride a pintura como os fluídos DOT automotivos;
- Não absorve água como os fluídos DOT automotivos;

Ou seja, se paga 10X a mais para em caso de vazamento de fluído não danificar a pintura ou então para não necessitar manutenção constante de troca de óleo (que muitos fazem seguidamente).

RESUMÃO:

Pode usar óleo DOT automotivo deboas, R$15 o litro, tomando o devido cuidado de proteger as partes pintadas da bike antes da manutenção e trocando o fluído com regularidade de no máximo 1 ano.
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miniic Ver Drop Down


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Se for freio SRAM usa sim fluido de freio automotivo.
Todos os outros freios usam óleo mineral, não fluido de freio.

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Pq precisa ser óleo shimano e não fluído de freio automotivo, que custa R$15 o litro?

Não estaríamos pagando pelo fetiche do rótulo?


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CaioB Ver Drop Down
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Para desmistificar o fetiche:



"De modo geral, os freios a disco hidráulicos projetados para bicicletas usarão um fluido de óleo mineral ou um fluido DOT automotivo."

 Aspectos positivos do caríssimo óleo mineral shimano:

- Não agride a pintura como os fluídos DOT automotivos;
- Não absorve água como os fluídos DOT automotivos;

Ou seja, se paga 10X a mais para em caso de vazamento de fluído não danificar a pintura ou então para não necessitar manutenção constante de troca de óleo (que muitos fazem seguidamente).

RESUMÃO:

Pode usar óleo DOT automotivo deboas, R$15 o litro, tomando o devido cuidado de proteger as partes pintadas da bike antes da manutenção e trocando o fluído com regularidade de no máximo 1 ano.
Estaria certo, se não estivesse errado, SRAM usa DOT, Shimano usa óleo mineral.
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Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Para desmistificar o fetiche:

https://bike.shimano.com/en-US/inationews/mineral-oil-brake-fluids - https://bike.shimano.com/en-US/inationews/mineral-oil-brake-fluids. - https://bike.shimano.com/en-US/inationews/mineral-oil-brake-fluids. - https://bike.shimano.com/en-US/information/news/mineral-oil-brake-fluids.html


"De modo geral, os freios a disco hidráulicos projetados para bicicletas usarão um fluido de óleo mineral ou um fluido DOT automotivo."

 Aspectos positivos do caríssimo óleo mineral shimano:

- Não agride a pintura como os fluídos DOT automotivos;
- Não absorve água como os fluídos DOT automotivos;

Ou seja, se paga 10X a mais para em caso de vazamento de fluído não danificar a pintura ou então para não necessitar manutenção constante de troca de óleo (que muitos fazem seguidamente).

RESUMÃO:

Pode usar óleo DOT automotivo deboas, R$15 o litro, tomando o devido cuidado de proteger as partes pintadas da bike antes da manutenção e trocando o fluído com regularidade de no máximo 1 ano.
Estaria certo, se não estivesse errado, SRAM usa DOT, Shimano usa óleo mineral.

E o que tem de especial no freio shimano que não pode usar DOT como nos SRAM?

NADA! Absolutamente nada, a não ser o aspecto comercial da shimano vender um óleo por R$115 o litro LOLLOLLOLLOLLOL

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gm1987 Ver Drop Down


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Motivos pelos quais a shimano utiliza óleo mineral nos freios ao invés de DOT:

- Não corre o risco de danificar a pintura da bike;
- Não agride a pele sensível das mãos dos mecânicos;
- Não absorve água e por consequência diminuindo o ponto de ebulição, diminuindo a necessidade de manutenção;

Ou seja:

- Se você é cuidadoso e não lambuza toda a bike com óleo durante a manutenção;
- Se você é galo cinza e não liga para ressecar as peles das mãos;
- Se você mantém um plano de manutenção da bike com troca do fluído 1x por ano;

Atendendo os 3 critérios acima, pode usar fluído DOT sem medo. Os R$100 de economia pode tomar em cerveja, fazer upgrades, agradar a patroa, etc.
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Pode ser usado o óleo que o usuário quiser, até de cozinha se preferir, mas pra mim é o tipo de economia que não justifica, claro que se faz manutenções constantes ok, mas no caso de uma manutenção anual, é melhor usar o que o fabricante recomenda.
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miniic Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2019 as 15:24
Usar fluido DOT em freio Shimano e afins vai corroer os componentes internos. Os materiais usados não são compatíveis com esse fluido.
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Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Pode ser usado o óleo que o usuário quiser, até de cozinha se preferir, mas pra mim é o tipo de economia que não justifica, claro que se faz manutenções constantes ok, mas no caso de uma manutenção anual, é melhor usar o que o fabricante recomenda.

Concordo inteiramente, Caio. Na verdade postei o video do Seth Hacks (que com certeza fez por zoeira e views) só como uma curiosidade. Acho que numa emergência da para usar até óleo de cozinha mesmo, mas por economia acho (opinião pessoal, por favor) uma tolice. 

120,00 o litro! Quanto um litro de fluido vai durar em manutenções? Anos! A gente gasta com tanta coisa na bike, precisa ter uma coisa confiável que funcione perfeitamente na hora certa (freios!) e vai deixar de gastar 100,00 em um ano ou dois, talvez nem isso, para tomar de cerveja? Não vejo sentido.
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Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Usar fluido DOT em freio Shimano e afins vai corroer os componentes internos. Os materiais usados não são compatíveis com esse fluido.

Pois é. Como diz o velho ditado... "a economia é a base da porcaria".
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Originalmente postado por Paulo-Natal Paulo-Natal escreveu:

Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Pode ser usado o óleo que o usuário quiser, até de cozinha se preferir, mas pra mim é o tipo de economia que não justifica, claro que se faz manutenções constantes ok, mas no caso de uma manutenção anual, é melhor usar o que o fabricante recomenda.

Concordo inteiramente, Caio. Na verdade postei o video do Seth Hacks (que com certeza fez por zoeira e views) só como uma curiosidade. Acho que numa emergência da para usar até óleo de cozinha mesmo, mas por economia acho (opinião pessoal, por favor) uma tolice. 

120,00 o litro! Quanto um litro de fluido vai durar em manutenções? Anos! A gente gasta com tanta coisa na bike, precisa ter uma coisa confiável que funcione perfeitamente na hora certa (freios!) e vai deixar de gastar 100,00 em um ano ou dois, talvez nem isso, para tomar de cerveja? Não vejo sentido.

O óleo DOT é um óleo que precisa seguir exigências de fabricação da Department of Transportation (DOT - daí o nome), os padrões são para manter o desempenho do fluido em certas temperaturas, altas ou baixas e a temperatura de ebulição, em suma, isso quer dizer que o DOT tecnimante são parecidos, variando pouca coisa entre os fabricantes. O óleo mineral, no entanto não é regido por órgão regulador nenhum, muito menos tem que seguir algum padrão, ou seja, os compostos do óleo da Shimano e da Magura, por exemplo, foram fabricados seguindo as exigências e os testes próprios de cada empresa.

O que isso significa? Significa que mesmo que você use um óleo mineral (ou DOT) que não seja o recomendado pelo fabricante do equipamento, pode ser que ocorra alguma falha ou prejudique os freios, vedações, potência de frenagem etc. 

Resumindo o que penso: É o óleo que o fabricante recomenda? Use, ele custa R$ 120,00 o litro, mas não vai 1 L de fluido nas mangueiras, ou seja, o custo é bem menor, é o tipo de economia burra, não faz sentido pagar R$ 1300,00 ou R$ 2.500,00 em freios Magura e usar óleo DOT porque é mais barato.

 
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Paulo-Natal Ver Drop Down
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Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Resumindo o que penso: É o óleo que o fabricante recomenda? Use, ele custa R$ 120,00 o litro, mas não vai 1 L de fluido nas mangueiras, ou seja, o custo é bem menor, é o tipo de economia burra, não faz sentido pagar R$ 1300,00 ou R$ 2.500,00 em freios Magura e usar óleo DOT porque é mais barato.

Concordo 110%.
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Fabio Ver Drop Down


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Comprar Ferrari e fazer rabo de galo (50% álcool/50% gasolina)
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Paulo-Natal Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Comprar Ferrari e fazer rabo de galo (50% álcool/50% gasolina)
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CaioB Ver Drop Down
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Imagino se fosse freio mecânico, perigoso usar cordinha do varal ao invés de cabo, afinal, é mais barato e faz o mesmo serviço LOL
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Se você usa um freio mecânico, pode colocar no lugar do cabo de aço, barbante, afinal custa 10 reais o cabo de aço, e o barbante 10 centavos, com o dinheiro que sobra você faz uns Up's, compra breja e ate um presente para a patroa.

Quando eu li alguns comentários acima, foi exatamente o que eu compreendi.

scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Imagino se fosse freio mecânico, perigoso usar cordinha do varal ao invés de cabo, afinal, é mais barato e faz o mesmo serviço LOL

Pensamos a mesma coisa....
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pode ate usar outros fluido com freio shimano mas tenha em mente q vai diminuir o tempo de vida util dele.
pra galera da economia: na farmácia vende óleo mineral , menos de 10reias frasco de 350ml e dá até pra tomar! 
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MarcioRodrigues Ver Drop Down
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Para desmistificar o fetiche:

https://bike.shimano.com/en-US/inationews/mineral-oil-brake-fluids. - https://bike.shimano.com/en-US/information/news/mineral-oil-brake-fluids.html


"De modo geral, os freios a disco hidráulicos projetados para bicicletas usarão um fluido de óleo mineral ou um fluido DOT automotivo."

 Aspectos positivos do caríssimo óleo mineral shimano:

- Não agride a pintura como os fluídos DOT automotivos;
- Não absorve água como os fluídos DOT automotivos;

Ou seja, se paga 10X a mais para em caso de vazamento de fluído não danificar a pintura ou então para não necessitar manutenção constante de troca de óleo (que muitos fazem seguidamente).

RESUMÃO:

Pode usar óleo DOT automotivo deboas, R$15 o litro, tomando o devido cuidado de proteger as partes pintadas da bike antes da manutenção e trocando o fluído com regularidade de no máximo 1 ano.

Cara eu só uso, freio Sram, acho muito melhor que shimano e outros de fluido Mineral, Nunca fiquei sem freio descendo Castelhanos, Pico do Gaviao, taturana, em quanto outros amigos relatam que o freio fica borrachudo (aquecimento)

quanto a troca do Fluido, o meu Elixir CR, já esta a 4 anos com o mesmo Fluido, nunca deu pipino.
exitem carros que nunca trocaram os Fluidos de freio só completa conforme necessidade.

uso DOT5.1 no meu elixir ele mantém a integridade ate 600Graus, quanto o Óleo Mineral ja perde Fluidez na casa dos 200, para melhorar essa falha a Shimano usa a Tecnologia ICETECH nos discos e pastilhas, e realmente melhora muito( mais tem um bom custo também)
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por MarcioRodrigues MarcioRodrigues escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Para desmistificar o fetiche:

https://bike.shimano.com/en-US/inationews/mineral-oil-brake-fluids. - https://bike.shimano.com/en-US/information/news/mineral-oil-brake-fluids.html


"De modo geral, os freios a disco hidráulicos projetados para bicicletas usarão um fluido de óleo mineral ou um fluido DOT automotivo."

 Aspectos positivos do caríssimo óleo mineral shimano:

- Não agride a pintura como os fluídos DOT automotivos;
- Não absorve água como os fluídos DOT automotivos;

Ou seja, se paga 10X a mais para em caso de vazamento de fluído não danificar a pintura ou então para não necessitar manutenção constante de troca de óleo (que muitos fazem seguidamente).

RESUMÃO:

Pode usar óleo DOT automotivo deboas, R$15 o litro, tomando o devido cuidado de proteger as partes pintadas da bike antes da manutenção e trocando o fluído com regularidade de no máximo 1 ano.

Cara eu só uso, freio Sram, acho muito melhor que shimano e outros de fluido Mineral, Nunca fiquei sem freio descendo Castelhanos, Pico do Gaviao, taturana, em quanto outros amigos relatam que o freio fica borrachudo (aquecimento)

quanto a troca do Fluido, o meu Elixir CR, já esta a 4 anos com o mesmo Fluido, nunca deu pipino.
exitem carros que nunca trocaram os Fluidos de freio só completa conforme necessidade.

uso DOT5.1 no meu elixir ele mantém a integridade ate 600Graus, quanto o Óleo Mineral ja perde Fluidez na casa dos 200, para melhorar essa falha a Shimano usa a Tecnologia ICETECH nos discos e pastilhas, e realmente melhora muito( mais tem um bom custo também)

Falar com uma pessoa do mesmo nível de conhecimento é outro assunto ClapClapClapClapClap

Então amigo, DOT 5.1 é a base de silicone, não sendo higroscópico como os outros DOT clase 3 e 4. Deste modo, ele não absorve umidade e com isso não perde desempenho com o passar do tempo. Pra min é a melhor opção em termos de fluído de freio para se utilizar nas bikes.

Acho muito engraçado esse pessoal comédia que paga fortunas pq "o fabricante recomenda" LOLLOLLOLLOLLOLLOL mas beleza cada um dá o devido valor ao seu dinheiro
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Fabio Ver Drop Down


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Bem vamos lá.



Quantos ml usa um freio? Uns 20 ml? Com uma simples regra de 3 chega-se ao preço de 20 ml baseado em R$ 120,00/l. 20 ml = R$ 2,40. Obviamente, mesmo usando apenas 20 ml se você levar no mecânico você pagará mais caro, mas aí está inclusa a mão de obra e tanto faz se vai óleo de soja ou fluído original. Sei também que não tem como comprar 20 ml de óleo, mas se compra uma vez na vida e vai usando até acabar. Ou faz um consórcio com alguns amigos. Kkk Pela mesma regra de 3 pode ver quanto custa cada cm do cabo de aço para freio mecânico e do varal.



Agora vamos falar dos tipos de fluídos.



Todo óleo mineral sofre um pouco de compressibilidade uns mais e outros menos. Mas isso é tão perceptível quando alguém perceber a dilatação dos conduítes de freio. Eles são usados desde muito tempo atrás em sistemas de suspensão da Citroën. Vantagem deles é não ser hidrofóbicos, coisa que um DOT não é, exceção ao 5 que tem outros problemas. Apesar dos sistemas serem fechados, é impossível que um pouco de umidade não entre. Por isso um DOT tem prazo de validade ao contrário de um óleo mineral. Como o prazo do óleo é indeterminado, ele pode ser usado Ad aeternum, tanto é que as forças armadas dos EUA usam óleo mineral nos seus veículos para melhorar a logística. Assim como usam também o mesmo tipo de combustível entre seus veículos e helicópteros.

 


Não sei se esse Pico do Gavião é o que vêm depois da subida da Lello, mas desço lá direto, assim como Taturana e depois se sobe até a placa e desce pelo single a direita, macaco, coruja, Jacu Aloprado, Saracura, Pico do Lopo, Pico do Lobo Guará, etc.  Tudo com Shimano. Para ter certeza que seu Sram funciona melhor que Shimano você deve usar os 2 e não se basear em amigos, pois a tocada é diferente, o peso é diferente, etc. Tem cara que anda comigo que anda de disco 160mm na frente e acha que é o suficiente, assim como andam com pastilhas de resina e elas duram mais que minhas metálicas. Embora Exilir nem seja  Sram propriamente dito. Já tive o 1 e o 3. Piores freios que tive na vida, não por causa de DOT, mas porque é fraco mesmo. Sem falar que alguns Avid não tinham reservatório de expansão e quando esquentavam, simplesmente o manete travava. Quanto ao fato de ficar borrachudo, não tem nada a ver com o fluído e sim com fading das pastilhas, e isso tem mesmo mais ocorrência em pastilhas de resina, por isso a Shimano veio com essa parafernália de Ice Tech e não devido ao fluído. Lembrando que Trickstuff só usa pastilha de resina e óleo vegetal.

 


Temperatura de ebulição do meio não diz nada. Tem freio que usa água que ferve a 100º C a nível do mar, menos em altitude e um pouco mais em sistemas fechados pressurizados. Lógica é que água esquenta menos e não se consegue fazer ela chegar ao ponto de ebulição em nenhuma frenagem. Fluído da Magura tem o menor ponto de ebulição e é usado por várias equipes na Copa do Mundo, inclusive por Loic Bruni que já venceu algumas esse ano no DH. Será que ele usa Magura com DOT 5.1 que ferve a 600º C?LOL

 


Fading ocorre com pastilhas orgânicas, de resina, etc., em conjunto com discos pequenos onde a temperatura aumenta muito e cria-se uma camada de gás entre as pastilhas e o disco.

Temos ainda a terceira camada para completar o conjunto de atrito entre pastilhas/discos. Este termo é usado para uma mistura de algumas substâncias e materiais envolvidos no processo de frenagem. É uma camada resultante de produtos orgânicos carbonizados, sulfureto de metal e óxidos metálicos, e outros componentes não reativos do material de atrito da pastilha e do disco. É criada durante o assentamento das pastilhas. Pequenas partículas de material de atrito e do disco liberadas durante o assentamento, são capturadas pelas irregularidades da superfície dos componentes que estão interagindo. A mistura resultante tem uma composição diferente daquela das peças originais, ou seja, da pastilha e disco de freio. Durante a frenagem, a terceira camada separa o material de atrito da pastilha do disco de freio, impedindo com que os componentes metálicos do material de atrito grudem entre si e se fundam com o disco. Este processo envolve o fenômeno que os especialistas chamam de “adesão” e “micro-solda”.  Enquanto a terceira camada existir, o coeficiente de atrito permanece estável, o que se traduz diretamente na eficiência da frenagem e, consequentemente, na nossa segurança. O mais importante na formação dela é desempenhado pelos componentes do grupo de óleos sólidos. Entre outras substâncias, estão incluídos sulfetos de metal, grafite e coque de petróleo. Os óleos sólidos podem ser percebidos como sólidos que diminuem o atrito e o desgaste dos componentes que se atritam. A temperatura e a pressão no sistema de frenagem são outros fatores que influenciam na formação dela.

 


Voltando a tema das temperaturas de ebulição. Todo DOT tem 2 pontos de ebulição, o dry e o wet boiling points. Um indica a temperatura dele novo e outro dele com água absorvida.

Uma tabelinha abaixo de DOT: 

 

Abaixo outra tabelinha de óleos minerais:

 

Anos 90 ocorreu um dos maiores recalls da BMW. Simplesmente todos os motores, exceção aos V12 que usavam outro revestimento interno, usados em países com algum percentual de álcool no combustível, poderiam sofrer algum tipo de corrosão, pois eles não eram projetados para isso. Idem para freios não projetados para DOT, não é simplesmente sair enfiando DOT num freio feito para usar outra coisa. Da mesma forma que uma liga de alumínio série 2000 ou 7000 sofrem oxidação se sujeitas a altas pressões, por isso os aros são feitos da série 6000 devido a alta pressão no contato com os niples onde poderia ocorrer oxidação. Cada projeto tem suas particularidades. Funcionar funciona, mas de que forma? Eu nem preciso por óleo na mina corrente, posso passar margarina, manteiga, maionese, tudo é melhor que nada. 




Em tempo: para ficar mais moderno, pode-se trocar o varal por um fio de kevlar?

Em tempo 2: Palminha porque disseram que o DOT 5.1 ferve a 600º C? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

600º vai precisar de uma tocha de acetileno que bandido usa para "abrir" cofres. Lembrando que não adianta se o cofre possuir o sistema de segurança com amônia. 


 

Internet é foda




Editado por Fabio - 10 Jul 2019 as 09:56
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ghd Ver Drop Down
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:



Falar com uma pessoa do mesmo nível de conhecimento é outro assunto ClapClapClapClapClap

Então amigo, DOT 5.1 é a base de silicone, não sendo higroscópico como os outros DOT clase 3 e 4. Deste modo, ele não absorve umidade e com isso não perde desempenho com o passar do tempo. Pra min é a melhor opção em termos de fluído de freio para se utilizar nas bikes.

Acho muito engraçado esse pessoal comédia que paga fortunas pq "o fabricante recomenda" LOLLOLLOLLOLLOLLOL mas beleza cada um dá o devido valor ao seu dinheiro


Poxa cara, vc chega aqui querendo dar uma de entendido e posta informação completamente errada?
O Dot 5.1 absorve SIM água. Assim como o Dot 3 e Dot 4. O único que difere é o Dot 5 que é a base de silicone.

Outra coisa, estude sobre como os orings e vedações são criadas específicas para o fluido que irão trabalhar, veja o comportamento de absorção de fluido e como incham quando usadas fora da especificação. Faça isso invés de sugerir por óleo Dot em sistema de óleo mineral e vice versa.
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Fabio Ver Drop Down


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Editado por Fabio - 10 Jul 2019 as 09:59
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Fabio Ver Drop Down


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Ponto de fusão do alumínio é 660,3º C.

Imagina usar um disco Ice Tech com recheio de alumínio e DOT 5.1?

Olha o resultado abaixo:


LOL
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CaioB Ver Drop Down
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Falar com uma pessoa do mesmo nível de conhecimento é outro assunto ClapClapClapClapClap

Então amigo, DOT 5.1 é a base de silicone, não sendo higroscópico como os outros DOT clase 3 e 4. Deste modo, ele não absorve umidade e com isso não perde desempenho com o passar do tempo. Pra min é a melhor opção em termos de fluído de freio para se utilizar nas bikes.

Acho muito engraçado esse pessoal comédia que paga fortunas pq "o fabricante recomenda" LOLLOLLOLLOLLOLLOL mas beleza cada um dá o devido valor ao seu dinheiro

Não entendi o que você quis passar... 5.1 absorve sim água, como o amigo explicou acima a única diferença é que é baseado em silicone.

Outra coisa, se o fabricante recomenda, é porque no mínimo ele garante o funcionamento correto com a recomendação, como eu havia dito, você pode usar óleo de canola, óleo de soja, fluido DOT 3, 4, 5.1, óleo monange, óle de côco, o que quiser nos seus freios.

Por exemplo, motores a diesel, há vários vídeos na internet de pessoas usando óleo de cozinha em suas camionentes, e ela andando, como você deve saber, o Diesel é um óleo,a camionete vai andar, o que você não pode garantir é que não vai ferrar o motor. Geralmente, marcas como a Mitsubishi recomendam Diesel S10 para seus motores, você pode usar Diesel comum, ela também vai andar, mas vai estragar seus bicos de injeção.

Agora, se gastar 20ml de óleo mineral recomendado pelo fabricante nos freios é pagar fortuna, fazer o que né? LOL
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christianmdt Ver Drop Down


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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Ponto de fusão do alumínio é 660,3º C.

Imagina usar um disco Ice Tech com recheio de alumínio e DOT 5.1?

Olha o resultado abaixo:


LOL


isso da foto so acontece porque:
icetech e uma bosta
inventaram de colocar disco em speed e descer 50km de serra a 70 por hora
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Fabio Ver Drop Down


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Eu prefiro o normal somente com aço.
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MarcioRodrigues Ver Drop Down
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Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Ponto de fusão do alumínio é 660,3º C.

Imagina usar um disco Ice Tech com recheio de alumínio e DOT 5.1?

Olha o resultado abaixo:


LOL


isso da foto so acontece porque:
icetech e uma bosta
inventaram de colocar disco em speed e descer 50km de serra a 70 por hora


Também não Gosto de ICETECH, tenho em uma bike Antiguinha (Aro26) usando KIT Deore XT, cara não gosto, eu sei que cada um de identifica melhor com uma Tecnologia(Marca) mais eu não troco um X9 por Deore XT de forma alguma(Gosto Pessoal)

na Minha Full estou usando Discos(rotor) Flutuante da Hope, foi o melhor investimento que fiz
Elixir CR com discos Hope.

Fabio só uma Coisa o Elixir tem vários Modelos, o CR,Ultmate(esses eu tenho) e tem reservatório de expansão sim,  o CR inclusive tem regulagem de distancia das pastilhas no disco.
Os modelos 1,2,3 ..... eu nunca tive então nao tenho propriedade para falar. Mais o CR e o Ultimate, tem modulação Perfeita, e muito macio, e freia muito, e claro que uso Pastilha Boa e Disco Bom.

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Fabio Ver Drop Down


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Por isso disse que alguns não tinham o reservatório, não conheço todos.

Ice Tech antes de eu saber que isso ocorria eu já não gostava na ideia devido ao fato de que o disco ia durar menos, pois um dia o aço ia se desgastar e ia se chegar nesse miolo.


Editado por Fabio - 10 Jul 2019 as 11:20
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MERIDA Ver Drop Down
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Bom, pessoal saiu um pouco fora do assunto inicial do post que seria diminuir o curso dos freios, mas já que querem discutir sobre fluído de freio e sangria o pessoal então vai infartar vendo esta imagem.

Nem mesmo precisam usar esses kit de seringas que vocês vêem por aí, a coisa é bem mais simples. 

Usei um óleo semelhante ao Singer pois estava muito caro, e pro pessoal que acha que uma troca de fluído Shimano é barato que vão somente 20 ml, te digo, aqui nunca achei frasco  shimano de 20 ml por R$2.40.

Vamos as contas R$3.40 (singer) /20ml = 17 centavos.


Como eu comentei, não sou profissional e não faço Downhill, já estou usando tem meses e não senti diferença por usar óleo mineral "comum".


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MarcioRodrigues Ver Drop Down
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Originalmente postado por MERIDA MERIDA escreveu:

Bom, pessoal saiu um pouco fora do assunto inicial do post que seria diminuir o curso dos freios, mas já que querem discutir sobre fluído de freio e sangria o pessoal então vai infartar vendo esta imagem.

Nem mesmo precisam usar esses kit de seringas que vocês vêem por aí, a coisa é bem mais simples. 

Usei um óleo semelhante ao Singer pois estava muito caro, e pro pessoal que acha que uma troca de fluído Shimano é barato que vão somente 20 ml, te digo, aqui nunca achei frasco  shimano de 20 ml por R$2.40.

Vamos as contas R$3.40 (singer) /20ml = 17 centavos.


Como eu comentei, não sou profissional e não faço Downhill, já estou usando tem meses e não senti diferença por usar óleo mineral "comum".




Jesus, Cara eu não infarto não, afinal a segurança e sua e não minha kkkkkkkk
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MarcioRodrigues Ver Drop Down
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Mais quanto ao Curso, olha se tem um parafusinho na manete por dentro transversal ao Eixo se tiver ele vai ajudar regular a altura do manete em relação ao guidão
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ghd Ver Drop Down
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Originalmente postado por MarcioRodrigues MarcioRodrigues escreveu:

Mais quanto ao Curso, olha se tem um parafusinho na manete por dentro transversal ao Eixo se tiver ele vai ajudar regular a altura do manete em relação ao guidão


Mas isso não tem a ver com o curso.
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MarcioRodrigues Ver Drop Down
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Jacutinga MG
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Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por MarcioRodrigues MarcioRodrigues escreveu:

Mais quanto ao Curso, olha se tem um parafusinho na manete por dentro transversal ao Eixo se tiver ele vai ajudar regular a altura do manete em relação ao guidão


Mas isso não tem a ver com o curso.



Vários, modelos tem um regulagem da altura do manete( alguns, modelos mais simples) usam esse parafusinho para essa função.

Os modelos mais TOP's já tem um forma mais fácil de regular a Altura do Manete,

e tem os mais Simples que realmente não tem essa regulagem,

depois vou ver nas apostilas da Escola Park tool, lembro de ter alguns modelos que realmente não tinha essa função.
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Se o cara economiza no fluido, imagina a pastilha que vai colocar nesse freio, ai usa ate a aranha da pastilha moer no disco e fala que o disco é uma porcaria..

Acabei de trocar o par da pastilha metalica da minha Deore XT, la fora cada jogo da JC04 na faixa de 18 dollares ou 15 euros, aqui o mais barato sem ser mercado livre, na faixa de 160 reais, o disco parece que saiu da loja, sem detalhes de desnivel perceptível ao toque...

Tenho um amigo que tem na SPZ o freio formula com DOT... na descida de Campos do Jordão , por terra numa estradinha emborrachou os 2, dianteiro e traseiro, se estourou todo... freio não da pra arriscar, refazer os dentes da frente custa pelo menos uns 5 mil, isso se for naqueles açogueiros de bairro...

scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
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