Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Speed old school moderninha
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Speed old school moderninha

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lucianoscifi Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2019
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianoscifi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Speed old school moderninha
    Postado: 02 Jul 2019 as 12:15
Fala Rapaziada
Comecei uma empreitada de montar uma speed old school. Encontrei esse quadro na olx por 350 pilas e ja logo fiquei com ele. é de cromoly


* vou pintar de preto fosco esse quadro

Quero usar peças modernas na transmissão, e tive uma duvida: alguem ja viu uma speed com uma coroa apenas? existe opções pra isso? acredito que ela ficaria mais clean com uma coroa apenas. ai eu colocaria uma coroa de de 40T ou 42T e um cambio traseiro de 10v. é uma boa config?

pensei nisso pq nao estou taao preocupado com performance, hj eu tenho uma canadian véia e so ando na coroa maior.

Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2019 as 12:47
Vc conferiu se esse quadro está no seu tamanho certo?

Esse é um "erro" bem comum da maioria que monta bike a partir de quadros antigos, digo isso por experiencia própria, já aconteceu comigo e com alguns colegas. Na empolgação e comprar o quadro logo pra começar a montagem da bike a gente esquece que o tamanho do quadro é fundamental.

Há um tempo que venho estudando quais são as adaptações necessárias pra montar uma 7v a partir de um quadro de Caloi 10 que está parado aqui e já posso te adiantar que FINANCEIRAMENTE não compensa, se for 10v então, muito menos!

Se vc não está preocupado com performance e não vai de fato usar ela na estrada pode montar uma single gastando muito pouco ou então instalar um Nexus mantendo o minimo de marchas necessárias pra cidade e um visual "clean", que pelo visto é o que procura.

Boa sorte!
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
lucianoscifi Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2019
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianoscifi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2019 as 13:34
Obrigado pela resposta!

Originalmente postado por joaoandre1990 joaoandre1990 escreveu:

Vc conferiu se esse quadro está no seu tamanho certo?
Sim, tamanho 54 dei uma atenção a isso.

Originalmente postado por joaoandre1990 joaoandre1990 escreveu:


Se vc não está preocupado com performance e não vai de fato usar ela na estrada pode montar uma single gastando muito pouco ou então instalar um Nexus mantendo o minimo de marchas necessárias pra cidade e um visual "clean", que pelo visto é o que procura. 
Na verdade eu queria uma bike urbana mas que aguente uma pressão. O Nexus acho que nao serviria.
Aproveitando que vc esta fazendo esse estudo (pq eu nao manjo de bike speed). como fica a questão dos passadores? pode colocar o cambio/cassete mtb na boa e usar passador speed?


Voltar ao Topo
fremda3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2019
justice
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fremda3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2019 as 19:13
Qual a diferença financeira de colocar uma relação de 7v numa Caloi 10 antiga pra uma nova?
Tô escrevendo isso pois me divido entre montar uma caloi 10 ou uma MTB pra um cicloturismo. Penso em colocar relação e grupo de MTB nelas, já que relação de speed em bicicleta de 4 alforges tem que ser meio bruto. Quiça uma single speed/fixa pra quebrar recordes e postar no fórum LOL
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2019 as 20:20
1x10 fica legal. Tem que pensar numas coisas:

-Guidão vai ser drop ou riser/flat? Dependendo da escolha, tem que ver os trocadores (sti ou rapidfire ou o que quer que seja). Digo isso porque misturar peças de grupos nem sempre dá certo por causa da puxada do câmbio. Não lembro de cabeça, mas acho que sti de 10v usa a mesma dos câmbios de mtb 9v. Aí tu conseguiria colocar uma catraca com um range bom, até 11-40.

- Talvez precise reespaçar as gancheiras pra caber um cubo desses. Se for necessário, melhor fazer antes da pintura, e alinhar bem tudo, gancheira e o suporte pra câmbio.

No mais, parabéns pelo achado. 350 num quadro de cromoly desses é bem barato.

Outra ideia, que é o que eu faria provavelmente: colocar um grupo fechado de speed mesmo, tipo claris ou sora, pedivela compacto, só trocando o cassete por um uns dentes maior.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
lucianoscifi Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2019
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianoscifi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2019 as 00:03
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

1x10 fica legal. Tem que pensar numas coisas:

-Guidão vai ser drop ou riser/flat? Dependendo da escolha, tem que ver os trocadores (sti ou rapidfire ou o que quer que seja). Digo isso porque misturar peças de grupos nem sempre dá certo por causa da puxada do câmbio. Não lembro de cabeça, mas acho que sti de 10v usa a mesma dos câmbios de mtb 9v. Aí tu conseguiria colocar uma catraca com um range bom, até 11-40.

- Talvez precise reespaçar as gancheiras pra caber um cubo desses. Se for necessário, melhor fazer antes da pintura, e alinhar bem tudo, gancheira e o suporte pra câmbio.

Nossa valeuzão por esses toques. varias coisas p pensar.
Guidão drop. será que da p colocar um sram 10-42T?

Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:


No mais, parabéns pelo achado. 350 num quadro de cromoly desses é bem barato.
Baratão, tava quase comprando um no mercado livre por 600 conto.
O cara ainda tem um outro por 300 conto:  https://sp.olx.com.br/baixada-santista-e-litoral-sul/ciclismo/quadro-speed-cromoly-tamanho-52x52-635157028 - https://sp.olx.com.br/baixada-santista-e-litoral-sul/ciclismo/quadro-speed-cromoly-tamanho-52x52-635157028

Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:


Outra ideia, que é o que eu faria provavelmente: colocar um grupo fechado de speed mesmo, tipo claris ou sora, pedivela compacto, só trocando o cassete por um uns dentes maior.
Vou pesquisar sobre esses grupos, eu posso estar muito apegado a minha canadian veia de guerra.

Voltar ao Topo
lucianoscifi Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2019
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianoscifi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2019 as 12:16
ja estou pesquisando os grupos de speed. desisti da catraca unica heuaea.
esse cubo rola um grupo speed numa boa ne?


Voltar ao Topo
lucianoscifi Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2019
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianoscifi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2019 as 12:37
eita, esse cubo traseiro é single speed. mas o estilo é massa
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2019 as 12:40
Originalmente postado por lucianoscifi lucianoscifi escreveu:

Na verdade eu queria uma bike urbana mas que aguente uma pressão. O Nexus acho que nao serviria.
Aproveitando que vc esta fazendo esse estudo (pq eu nao manjo de bike speed). como fica a questão dos passadores? pode colocar o cambio/cassete mtb na boa e usar passador speed?




Dê preferencia aos grupos fechados, justamente porque - como já foi comentado - não é sempre que grupos mistos funcionam bem. Tome bastante cuidado com isso e evite dor de cabeça.

Pensando em um projeto de baixo custo pretendo usar o grupo "Shimano Tourney Speed 7v", que possui 2 opções de passadores: os STIs (c/ passadores integrados as alavancas de freio) próprios p/ RoadBikes, ou ainda, o modelo index (aquele mais comum, bastante utilizados nas MTBs antigas). NO MEU CASO a segunda opção é mais viável - apesar de pedir uma adaptação - porque, como só vou usar um lado, compensa comprar um par de manetes speed comuns de $100 e adaptar um trocador de $50 no guidão, mesa ou quadro (ainda não sei). Sai bem mais em conta do que comprar um par de STIs na faixa de $300 a $400 pra usar apenas um lado.

Originalmente postado por fremda3 fremda3 escreveu:

Qual a diferença financeira de colocar uma relação de 7v numa Caloi 10 antiga pra uma nova?
Tô escrevendo isso pois me divido entre montar uma caloi 10 ou uma MTB pra um cicloturismo. Penso em colocar relação e grupo de MTB nelas, já que relação de speed em bicicleta de 4 alforges tem que ser meio bruto. Quiça uma single speed/fixa pra quebrar recordes e postar no fórum LOL


1. No quadro da Caloi10, tanto antiga quanto nova, não cabe 10v. Muitas adaptações seriam necessárias. Não é viável!
2. Todas as peças p/ 10 e 11v são bem mais caras, nesse caso vale a pena montar um grupo fechado de 7v, como já expliquei acima.
2. Se vc pretende viajar, quanto mais marchas melhor. Pra montar um projeto 1x10 o investimento é muito maior do que um projeto 21v, que te facilitaria mais a vida numa viagem.

OBS: Relações com catraca acima de 9v são projetos de PERFORMANCE! Se vc é um ciclista amador/iniciante, não precisa disso.
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2019 as 13:31
Originalmente postado por lucianoscifi lucianoscifi escreveu:

ja estou pesquisando os grupos de speed. desisti da catraca unica heuaea.
esse cubo rola um grupo speed numa boa ne?




esse cubo e de Pista, para bikes de uma velocidade
Voltar ao Topo
lucianoscifi Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2019
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianoscifi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2019 as 17:51
encontrei um SRAM Force CX1 pra vender num esquema bom. é 1x11
esse quadro é 700. sera q cabe o cassete?
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2019 as 18:55
Originalmente postado por lucianoscifi lucianoscifi escreveu:

encontrei um SRAM Force CX1 pra vender num esquema bom. é 1x11
esse quadro é 700. sera q cabe o cassete?


caber cabe. voce vai ter que fazer o cold setting nos stays para abrir 5mm
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2019 as 19:37
Esse Sram é do ali? Se for, pelo que vi é real mesmo. Eu tava em dúvida que fosse pirata ou algo assim pelo preço, mas vi um pessoal comprando e falando bem.

Única coisa que eu consigo pensar que pode dar treta é o espaçamento das gancheiras como o christianmdt falou, mas como o quadro é de aço provavelmente é tranquilo de fazer.

Já reespacei gancheira assim: pega o quadro sem nenuma peça, uma mão em cada gancheira e puxa pra fora um pouco. Se o quadro é bem feito e não tem um lado mais forte do que o outro, ele continua alinhado. Mede, puxa mais se precisar, sempre com calma. Com uma morsa fica um pouco mais fácil e preciso: segura o quadro pelo central, bem seguro e com algo entre a morsa e o quadro pra zoar a rosca ou a face (melhor é alumínio pra isso) e força cada gancheira pra fora um pouco.

Pra alinhar tem a galera que faz com barbante e tal. Prefiro usar uma régua ou qualquer coisa reta. Encosta ela no central e compara com a gancheira, os dois tem que estar paralelos (desde que o central seja faceado reto, já vi alguns não serem...). E o suporte de câmbio é melhor levar numa bicicletaria pra alinhar, se essa tiver a ferramenta.

No mais não consigo pensar muito no que pode dar errado pra colocar o sram. Talvez precise um adaptador pra usar aquele pino de trocador suicida como guia. Tipo esses: https://www.chainreactioncycles.com/shimano-dura-ace-sti-adaptors-for-steel-frame/rp-prod38728
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
lucianoscifi Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2019
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianoscifi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2019 as 11:20
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Esse Sram é do ali? Se for, pelo que vi é real mesmo. Eu tava em dúvida que fosse pirata ou algo assim pelo preço, mas vi um pessoal comprando e falando bem.
Simm do aliexpress
https://pt.aliexpress.com/item/32967431694.?spm=a2g0o.cart.0.0.6d4f3c00RP42mF - https://pt.aliexpress.com/item/32967431694.html?spm=a2g0o.cart.0.0.6d4f3c00RP42mF
https://pt.aliexpress.com/item/32972325463.?isOrigTitle=true&spm=a2g03.12010612.8148356.1.7c53792cjZkUh7 - https://pt.aliexpress.com/item/32972325463.html?isOrigTitle=true&spm=a2g03.12010612.8148356.1.7c53792cjZkUh7

eu so estou tentando falar com o vendedor e dividir o pacote p nao ser taxado.

Voltar ao Topo
lucianoscifi Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2019
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianoscifi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2019 as 14:58
finalmente peguei o quadro em maos! é um sundown. pesa uns 3kg e esta impecavel, 350 foi barato mesmo. qual sera o modelo do quadro?
logo logo vou mandar ela pra eletrostatica
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2019 as 17:40
top... já definiu a cor Luciano?!
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2019 as 19:22
Não tá leve em se tratando de Cromoly. Exceto se for sem o garfo. Talvez seja o "Plain Gauge". Na média chutaria uns 2550 gramas pra quadro 54, 56. Se Double ou Triple butted aí seria outro patamar. Vai querer uma cor vintage ou não? Tenho quase uma dezena em minha mente. Boa sorte e vá mostrando os avanços.

Editado por Ligeirinho - 06 Jul 2019 as 19:22
Voltar ao Topo
lucianoscifi Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2019
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianoscifi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2019 as 22:15
preto fosco. uma conhecida me indagou: "isso pinta preto fosco memo, bem favela. ai ninguem vai querer roubar"
Voltar ao Topo
lucianoscifi Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2019
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianoscifi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2019 as 22:18
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Não tá leve em se tratando de Cromoly. Exceto se for sem o garfo. Talvez seja o "Plain Gauge". Na média chutaria uns 2550 gramas pra quadro 54, 56. Se Double ou Triple butted aí seria outro patamar. Vai querer uma cor vintage ou não? Tenho quase uma dezena em minha mente. Boa sorte e vá mostrando os avanços.

entao, agora nao sei. eu pesei naquelas balança de mesa. com a caramanhola, movimento central e caixa de direção. ai ficava dando entre 3500- 3900. ai chutei 3kg mas vou ter oportunidade de pesar mais p frente
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2019 as 17:35
Penso em ter uma bicicleta a moda antiga, mas com câmbio para uso urbano com subidas. Vou de casa para o trabalho na minha Tito Urban 21v. Gosto do visual das antigas e queria incrementar alguns detalhes. Vi uma Peugeot década de 70 à venda já com alguns detalhes e componentes.
 
 
Seria mais interessante eu melhorar a Tito ou partir pra comprar uma Peugeot 10 com cubos de flange alto, pontas do garfo cromadas ?
Na Peugeot eu colocaria paralamas de alumínio martelado, bagageiro, ornamentos em couro, punhos em cortiça, selim em couro, LEDs retro, campainha e pneus 700Cx38. Meu tamanho é 1,66m e peso 74 kg.
Acho feio na Tito os pedais, guidon e bagageiro preto, é que não combina com o estilo Retro. Mas é uma delícia de pilotar. Assim venderia a Caloi 100.
Voltar ao Topo
lucianoscifi Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2019
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianoscifi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 16:35
trago atualizacoes da bike.
o quadro foi pintado na eletrostatica e chegou a primeira peça da china: 1 aro de carbono:



o grupo vai ser sram rival, segue a foto do pedivela:



porem eu nao sei qual movimento central comprar agora Confused

esseera omovimento que estava nela(vais er um upgradee tanto):

Voltar ao Topo
fhabib Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mar 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fhabib Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2019 as 22:05
Originalmente postado por lucianoscifi lucianoscifi escreveu:

trago atualizacoes da bike.
o quadro foi pintado na eletrostatica e chegou a primeira peça da china: 1 aro de carbono:



o grupo vai ser sram rival, segue a foto do pedivela:



porem eu nao sei qual movimento central comprar agora Confused

esseera omovimento que estava nela(vais er um upgradee tanto):


Boa noite, quanto pagou pelo aro de carbono? Foi taxado?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X