Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda com primeira Speed, tamanho / fit
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda com primeira Speed, tamanho / fit

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda com primeira Speed, tamanho / fit
    Postado: 27 Jun 2019 as 20:31
Boa noite, ando de MTB a uns 3 anos... e fiquei afim de pegar uma SPEED para andar 1x por semana provavelmente. Plano/asflto apenas um e outro morrinho, mas nada demais... meu foco é mais na MTB mesmo.

Como eu sou alto, 1,90 e 91cm de cavalo... fica dificil achar alguma bike barata, não quero gastar mais que 2000-2400.

Olhei a caloi strada, e outras brasileiras mas o tamanho maior é 56 e com o HEADTUBE muito pequeno. Creio que são bikes mais racing e menos endurance/conforto. NO caso acho que ficaria uma frente muito baixa com selim muito alto e bastante diferença.

Pesquisando encontrei apenas em lojas físicas a BTWIN TRIBAN 500, vermelha, no tamanho L e XL. A L está perto a XL eu teria que viajar uns 200km pra buscar ela.

Aí estou em duvida entre a L ou XL... oque vocês me dizem?

Essa é a geometria da triban:

E esse é eu fit no site que fiz:



Voltar ao Topo
marp Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Out 2018
santo andré
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2019 as 10:34
Mesmo teu intuito sendo corrida, com 91 de cavalo eu acho que L é forçado demais.
Iria de XL, pelo relato de uso e pelo tamanho do cavalo.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1810
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2019 as 18:57
Considerando as medidas de stack e reach, continuo achando a XL desajeitada. No final das contas ela é apenas 3cm mais alta na caixa de direção e tem o mesmo reach da L.

Dá uma olhada com carinho na L. Vá até a loja e teste. Se atender fica com ela. Caso contrário dirija-se até a outra loja para ver a XL. Acho qe a L lhe atende sem problemas.

No outro tópico coloquei fotos dos 2 tamanhos de quadro, e o XL é muito, muito grande (frente muito alta). O headtube é 3cm maior, mas as demais medidas variam 1 ou 2 centímetros no máximo. 

Grande abraço.


Editado por dimas2dimas - 28 Jun 2019 as 18:59
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2019 as 19:20
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Considerando as medidas de stack e reach, continuo achando a XL desajeitada. No final das contas ela é apenas 3cm mais alta na caixa de direção e tem o mesmo reach da L.

Dá uma olhada com carinho na L. Vá até a loja e teste. Se atender fica com ela. Caso contrário dirija-se até a outra loja para ver a XL. Acho qe a L lhe atende sem problemas.

No outro tópico coloquei fotos dos 2 tamanhos de quadro, e o XL é muito, muito grande (frente muito alta). O headtube é 3cm maior, mas as demais medidas variam 1 ou 2 centímetros no máximo. 

Grande abraço.

O reach não acompanha o top  tube lenght pelo fato de que como a caixa é mais alta, devido a inclinação perde-se reach, será isso? ou medidas erradas...

O pedivela, nas informações do site consta como 175 no tamanho L e XL.

É, to em duvida, infelizmente não posso provar a bike pq ficam em duas cidades diferentes, ambas a 200km de distância da minha haha

Aí o que eu fiz foi ohar os reviews, achei uns 4 citando tamanho, e eles tem a altura na casa dos 1,85, 1,95 pegaram a XL

Vou dar uma olhada ve se acho quem pegou a L



Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2019 as 20:03
Você está ali na faixa de mudança de tamanho...

Pode ser que ambas se adequem, porém a L você deve levar em conta que vai ficar em uma posição mais agressiva, vai usar uma mesa um pouco maior e talvez tenha que colocar todos os espaçadores, não ficando esteticamente muito bonita, rs...

A XL, vai ficar em uma posição mais neutra...

Editado por rafael_rtg - 28 Jun 2019 as 20:04
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2019 as 20:12
Eu sempre oriento o pessoal com a tabela abaixo, é a que melhor "acerta", ou facilita o ajuste do Bikefit...

Perceba que as recomendações para seu tamanho são bikes acima da 56, que seria considerada a L...

Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2019 as 20:27
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Eu sempre oriento o pessoal com a tabela abaixo, é a que melhor "acerta", ou facilita o ajuste do Bikefit...

Perceba que as recomendações para seu tamanho são bikes acima da 56, que seria considerada a L...


Seria 58 a 63? 

1,90 a 2,00m   -  88 a 91cm = 58 a 63?
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1810
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2019 as 00:25
[/QUOTE]

Seria 58 a 63? 

1,90 a 2,00m   -  88 a 91cm = 58 a 63?
[/QUOTE]

As tabelas são muito vagas e imprecisas, vai pelo Fitzinho que é mais garantido.

Na dúvida vai de XL mesmo, pois acabei por achar este quadro bastante pequeno ara m XL (58cm de tt). Se a frente ficar alta elimine os espaçadores e utilize mesa negativa. 



Editado por dimas2dimas - 29 Jun 2019 as 00:26
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2019 as 11:30
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Eu sempre oriento o pessoal com a tabela abaixo, é a que melhor "acerta", ou facilita o ajuste do Bikefit...

Perceba que as recomendações para seu tamanho são bikes acima da 56, que seria considerada a L...


Eu me encaixo nessa medida de 1.70 a 1.80 com cavalo de 78 a 81 cm (tenho 1.70 e 80 de cavalo). Mas esse 53 a 56 centímetros se refere a quê exatamente? Vi que em muitas bikes speed o tamanho do quadro se refere ao tamanho do seat tube, mas... realmente é a referência mais importante a se considerar? Até agora não consegui saber qual o tamanho do top tube que mais se adéqua pro meu tamanho, porque tem bike "53" que tem top tube de 53 cm e já outras o top tube é de sei lá, 58 centímetros... 

Fiz aquele bike fit mais completo que o amigo criador do tópico também fez e fiquei confuso, porque tem três resultados e dois deles indicaram quadro com top tube de 51.5 ~- 51.9 cm e um indicou 52.7 - 53.1 cm. 

Afinal de contas, aquele quadro da Ballistech 51x54 serve pra mim como dizem ou não? rs

Meu bike fit:

Road Bike Fit Summary
The Eddy Fit (cm)
Seat Tube Range c–c:
Seat Tube Range c–t:
Top Tube Length:
Stem Length:
BB–Saddle Position:
Saddle Handlebar:
Saddle Setback:
53 - 53.5 cm
54.6 - 55.1 cm
51.5 - 51.9 cm
9.4 - 10 cm
67.6 - 69.6 cm
50.7 - 51.3 cm
7.3 - 7.7 cm
The Competitive Fit (cm)
Seat Tube Range c–c:
Seat Tube Range c–t:
Top Tube Length:
Stem Length:
BB–Saddle Position:
Saddle Handlebar:
Saddle Setback:
51.8 - 52.3 cm
53.4 - 53.9 cm
51.5 - 51.9 cm
10.5 - 11.1 cm
68.4 - 70.4 cm
49.9 - 50.5 cm
6.1 - 6.5 cm
The French Fit (cm)
Seat Tube Range c–c:
Seat Tube Range c–t:
Top Tube Length:
Stem Length:
BB–Saddle Position:
Saddle Handlebar:
Saddle Setback:
54.7 - 55.2 cm
56.3 - 56.8 cm
52.7 - 53.1 cm
9.6 - 10.2 cm
65.9 - 67.9 cm
52.4 - 53 cm
6.8 - 7.2 cm
 
 
Your Measurements
Inseam:
Trunk:
Forearm:
Arm:
Thigh:
Lower Leg:
Sternal Notch:
Total Body Height:
80
60
33
62
61
51
140
170
 SHOP ROAD BIKES 
Questions
• Chat with us online
• Call 1.866.276.7130



Editado por rowisen - 29 Jun 2019 as 11:31
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1810
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2019 as 14:27

The Eddy Fit (cm)
Seat Tube Range c–c:
Seat Tube Range c–t:
Top Tube Length:
Stem Length:
BB–Saddle Position:
Saddle Handlebar:
Saddle Setback:
53 - 53.5 cm
54.6 - 55.1 cm
51.5 - 51.9 cm
9.4 - 10 cm
67.6 - 69.6 cm
50.7 - 51.3 cm
7.3 - 7.7 cm

Sim, o quadro 51x54 atende perfeitamente. No Fit acima, vc pode utilizar um quadro 52/53/54 (speed mede-se sempre pelo toptube, esqueça as planilhas prontas que só complicam algo não tão complicado).

Com uma mesa de 90mm. Vai ter os 50cm de Saddle Handlebar. Acho que o 54 está no limite para nossa altura, e ajustar com mesa de 80mm deixa a bicicleta muito arisca (lembre-se que é mais viável compensar um quadro com 2cm a menos aumentando a mesa do que tentar encurtar um quadro com fazendo o inverso).

Como comparação, tenho 77 de cavalo e 1,64m. Utilizo um quadro com 52,5 de tt e mesa de 90mm, correspondente ao meu fit "competitive" e tenho 49,5cm de saddle-handlebar, fechando o fit encaixadinho. Não tenho dores, pedalo 100km sem problemas e me sinto no controle total da bicicleta.

Como a altura do selim será de 66~68cm, mesmo com o headtube baixo do Ballistech, utilize 3 espaçadores de 1cm e tenha um guidão 6 cm mais baixo que o selim (nada muito agressivo para nosso tamanho). Como referencia, pedalo numa Tarmac 49 (51.8 de toptube), com mesa invertida de 100mm (fica com 105mm), utilizando o selim com 68,3cm do central. O Guidão fica defasado em 6,5cm em relação ao selim (utilizo 35mm de espaçadores e o headtube é de apenas 100mm), a bike é confortável e um avião!

Pode montar o Ballistech com mesa de 90mm e reproduzir o eddyfit ou qualquer outro e vais ter uma bike correta para seu tamanho.


Editado por dimas2dimas - 29 Jun 2019 as 14:30
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2019 as 16:38
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:


Sim, o quadro 51x54 atende perfeitamente. No Fit acima, vc pode utilizar um quadro 52/53/54 (speed mede-se sempre pelo toptube, esqueça as planilhas prontas que só complicam algo não tão complicado).

Com uma mesa de 90mm. Vai ter os 50cm de Saddle Handlebar. Acho que o 54 está no limite para nossa altura, e ajustar com mesa de 80mm deixa a bicicleta muito arisca (lembre-se que é mais viável compensar um quadro com 2cm a menos aumentando a mesa do que tentar encurtar um quadro com fazendo o inverso).

Como comparação, tenho 77 de cavalo e 1,64m. Utilizo um quadro com 52,5 de tt e mesa de 90mm, correspondente ao meu fit "competitive" e tenho 49,5cm de saddle-handlebar, fechando o fit encaixadinho. Não tenho dores, pedalo 100km sem problemas e me sinto no controle total da bicicleta.

Como a altura do selim será de 66~68cm, mesmo com o headtube baixo do Ballistech, utilize 3 espaçadores de 1cm e tenha um guidão 6 cm mais baixo que o selim (nada muito agressivo para nosso tamanho). Como referencia, pedalo numa Tarmac 49 (51.8 de toptube), com mesa invertida de 100mm (fica com 105mm), utilizando o selim com 68,3cm do central. O Guidão fica defasado em 6,5cm em relação ao selim (utilizo 35mm de espaçadores e o headtube é de apenas 100mm), a bike é confortável e um avião!

Pode montar o Ballistech com mesa de 90mm e reproduzir o eddyfit ou qualquer outro e vais ter uma bike correta para seu tamanho.


Pow cara, tudo muito esclarecedor. Obrigado mesmo!

Fiquei feliz pois mesmo meio perdido eu estava pensando no tamanho correto. É que não temos muitas opções no mercado nacional, mas falando em números eu imaginava um quadro de 53cm de top tube e uma mesa de 100mm... Teria que confirmar se era isso mesmo, mas agora tenho certeza que era. Mas como o Ballistech é o que tem pra agora, estava pensando exatamente em colocar uma mesa de 90mm, compensando o aumento no tamanho do quadro. Mas como eu não tinha certeza se eu estava certo nos meus pensamentos, vim tirar a dúvida aqui no tópico.

Inclusive um pouco antes de fazer a pergunta aqui no tópico eu comprei oito espaçadores de 5mm pra poder subir o guidão um pouco e ir descendo e fazendo testes pra ver qual altura ficará melhor para mim. Mesmo que eu acabe baixando um pouco definitivamente, vou tentar manter uma quantia boa de espaçadores na bike para não "estragar" a espiga rs

Editado por rowisen - 29 Jun 2019 as 16:39
Voltar ao Topo
danilo.eletroquimica Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Mai 2018
Botucatu
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilo.eletroquimica Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2019 as 13:58
como vai levar a bicicleta? Nunca levei nem em onibus nem carro. Se der pego a triban 500 de ribeirao preto 380km de distancia. Tenho 188 cm cavalo 90cm pegar a XL. Teria coragem de vir andando em uns 5 dias chegar mas tenho medo de ser roubado ela e muito bonita.

Editado por danilo.eletroquimica - 30 Jun 2019 as 14:10
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2019 as 08:44
Então... peguei a TRIBAN XL mesmo, muito obrigado a todos pela dicas. Peguei 2199. 

Sei que talvez tem outras opções nesse valor,  mas no tamanho máximo 56, frente baixa, e não quero forçar muito a coluna LOL

Nem cheguei a testar ainda, falta o pedal clip também. Pelo pequeno girinho que dei não gostei do freio LOL talvez falta "amaciar" a borracha, ou é assim mesmo Geek


Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2019 as 12:20
Freio de aro só fica decente a partir do 105.
Ainda assim muito abaixo da resposta do disco da MTB.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1810
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2019 as 19:38
Originalmente postado por ThiagoZnL ThiagoZnL escreveu:

Então... peguei a TRIBAN XL mesmo, muito obrigado a todos pela dicas. Peguei 2199. 

Sei que talvez tem outras opções nesse valor,  mas no tamanho máximo 56, frente baixa, e não quero forçar muito a coluna LOL

Nem cheguei a testar ainda, falta o pedal clip também. Pelo pequeno girinho que dei não gostei do freio LOL talvez falta "amaciar" a borracha, ou é assim mesmo Geek



Sempre digo, rodar de speed exige maior respeito e conhecimento do equipamento. Os freios são mais progressivos e o limitador da frenagem é a menor de aderência dos pneus (estreitos).

Para melhorar a frenagem, principalmente em descidas, deslize o corpo para trás (próximo do limite do selim) e só então acione primeiro o freio traseiro com um pouco mais de força e após sentir o início da frenagem acione o dianteiro modulando enquanto vai puxando ainda mais o traseiro.

Algumas borrachas mais macias melhoram o feeling do freio. Já usei Claris, Tiagra, Axis e Ultegra, exceto o último que é com sistema duplo que distribui a frenagem por igual entre os dois lados do aro, os demais em pouco diferem. Um detalhe do quadro da Triban é a utilização de pinças long reach que em caso de upgrade desconheço algum freio de grupo Shimano/Sram/Campy com long reach (provavelmente a utilização do sistema decorra do projeto da bicicleta ter sido para utilização de aros 630 e não 622). Nunca passei susto com freio de aro, mas sempre fui mais cauteloso e respeitoso na speed (maior atenção, se antecipar aos obstáculos e evitar situações de incertezas), pois errou é tombo!


Editado por dimas2dimas - 01 Jul 2019 as 19:39
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2019 as 22:44
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por ThiagoZnL ThiagoZnL escreveu:

Então... peguei a TRIBAN XL mesmo, muito obrigado a todos pela dicas. Peguei 2199. 

Sei que talvez tem outras opções nesse valor,  mas no tamanho máximo 56, frente baixa, e não quero forçar muito a coluna LOL

Nem cheguei a testar ainda, falta o pedal clip também. Pelo pequeno girinho que dei não gostei do freio LOL talvez falta "amaciar" a borracha, ou é assim mesmo Geek



Sempre digo, rodar de speed exige maior respeito e conhecimento do equipamento. Os freios são mais progressivos e o limitador da frenagem é a menor de aderência dos pneus (estreitos).

Para melhorar a frenagem, principalmente em descidas, deslize o corpo para trás (próximo do limite do selim) e só então acione primeiro o freio traseiro com um pouco mais de força e após sentir o início da frenagem acione o dianteiro modulando enquanto vai puxando ainda mais o traseiro.

Algumas borrachas mais macias melhoram o feeling do freio. Já usei Claris, Tiagra, Axis e Ultegra, exceto o último que é com sistema duplo que distribui a frenagem por igual entre os dois lados do aro, os demais em pouco diferem. Um detalhe do quadro da Triban é a utilização de pinças long reach que em caso de upgrade desconheço algum freio de grupo Shimano/Sram/Campy com long reach (provavelmente a utilização do sistema decorra do projeto da bicicleta ter sido para utilização de aros 630 e não 622). Nunca passei susto com freio de aro, mas sempre fui mais cauteloso e respeitoso na speed (maior atenção, se antecipar aos obstáculos e evitar situações de incertezas), pois errou é tombo!

Mas se eu achar que o freio está ruim... posso trocar as pastilhas por outras talvez melhores né?
Tipo essas abaixo, ou tem que ver se são compartiveis? 




Voltar ao Topo
rodrigo4t Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Abr 2017
Itu/SP
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo4t Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2019 as 10:26
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Sempre digo, rodar de speed exige maior respeito e conhecimento do equipamento. Os freios são mais progressivos e o limitador da frenagem é a menor de aderência dos pneus (estreitos).

Para melhorar a frenagem, principalmente em descidas, deslize o corpo para trás (próximo do limite do selim) e só então acione primeiro o freio traseiro com um pouco mais de força e após sentir o início da frenagem acione o dianteiro modulando enquanto vai puxando ainda mais o traseiro.


Aprendi isso na prática no domingo... comprei uma Triban 540 e fui fazer o primeiro teste com ela, até então só tinha pedalado em MTB com freios a disco hidráulico. Na primeira descida já vi que tinha que ir frear aos poucos o traseiro e depois usar o dianteiro pra modular.

Outra coisa que pra mim foi estranho é a posição dos manetes e do STI na hora de frear: pra conseguir puxar os manetes, tinha que segurar o guidão numa posição do drop que era um pouco desconfortável, acabava pegando mais na parte de baixo dos manetes. Se eu baixar os STI deve melhorar, mas eu perco a posição mais confortável de pedalar com as mãos em cima do STI. Acho que é tudo questão de costume na verdade...
Voltar ao Topo
rodrigo4t Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Abr 2017
Itu/SP
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo4t Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2019 as 10:59
Originalmente postado por ThiagoZnL ThiagoZnL escreveu:

Mas se eu achar que o freio está ruim... posso trocar as pastilhas por outras talvez melhores né?
Tipo essas abaixo, ou tem que ver se são compartiveis? 

https://www.aliexpress.com/item/32935007801. - https://www.aliexpress.com/item/32935007801.html
https://www.aliexpress.com/item/33008860064. - https://www.aliexpress.com/item/33008860064.html

Dá uma olhada nesse tópico:

https://www.pedal.com.br/forum/freios-105-na-btwin-triban-540_topic93548. - https://www.pedal.com.br/forum/freios-105-na-btwin-triban-540_topic93548.html

Acredito que só as pastilhas podem ser trocadas sem problema, já que os freios tektro que vem nas triban permitem a troca do refil... resta saber se essas do aliexpress são boas de fato. Vendo elas me interessei também...


Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2019 as 13:52
Originalmente postado por rodrigo4t rodrigo4t escreveu:

[QUOTE=ThiagoZnL]
Mas se eu achar que o freio está ruim... posso trocar as pastilhas por outras talvez melhores né?
Tipo essas abaixo, ou tem que ver se são compartiveis? 


Dá uma olhada nesse tópico:


Acredito que só as pastilhas podem ser trocadas sem problema, já que os freios tektro que vem nas triban permitem a troca do refil... resta saber se essas do aliexpress são boas de fato. Vendo elas me interessei também...



Hmmmmmm

agora entendi

Na verdade não me interessa muito trocar freio, apenas pas pastilhas, refil, não sei o nome disso. A parte de metal com a parte de borracha. Não me parece que trocar a parte de movimento de freio iria melhorar muita coisa a frenagem.

Vou pesquisar sobre uma borracha que freia melhor rs
Voltar ao Topo
bruzetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2018
Curitiba
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bruzetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2019 as 23:19
Aproveitando o tópico para não abrir outro...

Também tenho 1,90 e 90 de cavalo, 65 tronco e 72 de braço. No bike fit virtual deu quadro 60.3 e está difícil achar uma bike desse tamanho, vocês conhecem alguma outra além dessa Triban até R$ 3.000?

Também tenho olhado usadas, mas só encontro roads com cerca de 10 anos e como não entendo muito não tenho como avaliar se estão realmente em boas condições.
Sempre pedalei de MTB, mas sempre na cidade e de uns 3 anos pra cá comecei a ver o ciclismo como esporte e também passei a pegar a estrada, fazendo pedais de 30 a 50km diários. Agora terei que comprar uma bike nova e estou pensando em partir para a speed mesmo, já que é projetada para o treino que faço, além de que chega num ponto que falta marcha na MTB.

Detalhe: tenho a MTB desde 2011 e o quadro é 18, aro 26... anos pedalando com uma bike pequena

Obrigado!

Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Ago 2019 as 08:29
Bike de speed precisa freiar pouco, primeiro pela baixa aderência do pneu, se tiver um freio forte a chance de derrapar é grande e aí é chão na hora... E segundo pelo estilo de condução, principalmente em pelotão, onde se um freia forte, o resto atrás embola tudo... 
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Ago 2019 as 11:18
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:


The Eddy Fit (cm)
Seat Tube Range c–c:
Seat Tube Range c–t:
Top Tube Length:
Stem Length:
BB–Saddle Position:
Saddle Handlebar:
Saddle Setback:
53 - 53.5 cm
54.6 - 55.1 cm
51.5 - 51.9 cm
9.4 - 10 cm
67.6 - 69.6 cm
50.7 - 51.3 cm
7.3 - 7.7 cm

Sim, o quadro 51x54 atende perfeitamente. No Fit acima, vc pode utilizar um quadro 52/53/54 (speed mede-se sempre pelo toptube, esqueça as planilhas prontas que só complicam algo não tão complicado).

Com uma mesa de 90mm. Vai ter os 50cm de Saddle Handlebar. Acho que o 54 está no limite para nossa altura, e ajustar com mesa de 80mm deixa a bicicleta muito arisca (lembre-se que é mais viável compensar um quadro com 2cm a menos aumentando a mesa do que tentar encurtar um quadro com fazendo o inverso).

Como comparação, tenho 77 de cavalo e 1,64m. Utilizo um quadro com 52,5 de tt e mesa de 90mm, correspondente ao meu fit "competitive" e tenho 49,5cm de saddle-handlebar, fechando o fit encaixadinho. Não tenho dores, pedalo 100km sem problemas e me sinto no controle total da bicicleta.

Como a altura do selim será de 66~68cm, mesmo com o headtube baixo do Ballistech, utilize 3 espaçadores de 1cm e tenha um guidão 6 cm mais baixo que o selim (nada muito agressivo para nosso tamanho). Como referencia, pedalo numa Tarmac 49 (51.8 de toptube), com mesa invertida de 100mm (fica com 105mm), utilizando o selim com 68,3cm do central. O Guidão fica defasado em 6,5cm em relação ao selim (utilizo 35mm de espaçadores e o headtube é de apenas 100mm), a bike é confortável e um avião!

Pode montar o Ballistech com mesa de 90mm e reproduzir o eddyfit ou qualquer outro e vais ter uma bike correta para seu tamanho.

Boa tarde. 

Também estou a procura da primeira speed, to de olho na SPZ Allez, e também tentando descobrir o melhor tamanho para mim, 1,85m de altura e ainda sem saber as outras medidas... Vi uma usada tamanho 56, subi nela e achei bacana (mas não tenho parametro nenhum) mas fiquei receoso de ficar muito pequena conforme vou andando mais e sempre ouço que um quadro maior com mesa mais curta a condução fica mais confortavel e que quadro menor com mesa mais longa fica mais agressiva. Será que a 56 com mesa 120mm fica muito agressiva pra alguem iniciando na speed ? Uma 58 com mesa de 90mm fica mais confortavel ou eu to entendendo tudo errado ? 

Desde já, obrigado pela ajuda !


Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Ago 2019 as 12:50
Seria interessante você fazer um bike fit virtual e colocar aqui no tópico. Informar suas medidas (cavalo e tal) ajudaria bastante também.

Pela tabela de tamanhos a sua teria que ser 57, mas pelo que dizem é melhor o quadro ser um tamanho menor e a mesa mais longa do que o quadro grande com a mesa muito curta.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X