Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dilema: Câmbio Traseiro SS ou GS?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dilema: Câmbio Traseiro SS ou GS?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dilema: Câmbio Traseiro SS ou GS?
    Postado: 23 Jun 2019 as 21:27
Opa, pessoal! Tenho uma combinação de pedivela com coroas 52-36 e K7 11-28t. Agora chegou a hora de comprar o câmbio traseiro e por conta do K7 que possuo posso optar tanto pelo Câmbio SS quanto pelo GS, já que ambos servem para essa configuração.

O básico sobre o assunto eu sei: o SS é para K7's como o meu ou com configurações menores e o GS do meu para mais. Evidentemente na teoria tanto faz, mas é aí que entram duas questões pertinentes e que eu gostaria de expor e saber a opinião do pessoal experiente...

- Minha região é relativamente plana, não tem serras e nem nada do tipo, apenas elevações normais da estrada que costumam não passar dos 5 ~ 8 graus, raras exceções. Porém sou peba e usarei a bike mais "por esporte" mesmo, sem forçar muito nem treinar nada muito sério e/ou que exija alto desempenho (por isso peguei as configurações citadas de coroas e K7). Assim sendo, a chance de eu precisar de um K7 com ainda mais dentes nos últimos cogs é quase nula, correto?

- Considerando me manter utilizando sempre o K7 que possuo, 11-28t, qual câmbio seria o mais adequado para se utilizar com ele? Ou realmente TANTO FAZ/não faz a mínima diferença?

Sei que esses meus questionamentos parecem óbvios, mas eu realmente gostaria de saber a opinião da galera que usa as bikes e tem experiência com isso, pois como eu escolhi uma configuração que fica no meio do caminho e funciona com ambos os câmbios, fiquei com essa dúvida que me é bastante pertinente. Caso tenha mais alguma coisa sobre o assunto que eu não saiba (não tenha dito), fiquem a vontade para me dizer. Abraços!
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2019 as 21:52
Pode pegar o SS mesmo. Essa configuração vai te atender bem.

Se um dia vc precisar de um cassete maior, tem a opçao de usar o prolongador de gancheira. Sem necessidade de trocar cambio. E pode retirar depois do uso.

O cambio com cage curto traz algumas vantagens p seu caso.



Editado por Degan - 23 Jun 2019 as 21:57
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2019 as 01:20
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Pode pegar o SS mesmo. Essa configuração vai te atender bem.

Se um dia vc precisar de um cassete maior, tem a opçao de usar o prolongador de gancheira. Sem necessidade de trocar cambio. E pode retirar depois do uso.

O cambio com cage curto traz algumas vantagens p seu caso.
Pow cara, não sabia que dava pra fazer isso do prolongador. O bom é que como você disse dá pra voltar pra configuração padrão depois, diferente do GS que não tem como encurtar rsrs (ou tem, vai saber). 

E se o cage curto tem mais vantagens além dessa, então realmente é o que eu preciso. Até porque com base na minha região a chance de futuramente eu ficar menos peba e querer um K7 mais reduzido é maior do que o contrário.

Valeu, cara!
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2019 as 07:32
https://youtu.be/6S9qeEPR3UU

Esse video vai te ajudar a entender melhor sobre a relaçao. Esta em ingles mas é tranquilo.
La pelo minuto 4:20 ele mostra esse prolongador.
Pode ser que precise de 1 ou 2 missing links (emenda de corrente).
Em geral, com cerca de 50 a 70 reais vc resolve isso.

E realmente pode ser q vc acostume e nao sinta necessidade de um cassete maior. Geralmwente quem tem caracteristica de pedalar com cadencia mais baixa (60 a 80) naonsente.
Ja aqueles que giram mais, conseguem subir menos travados.
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2019 as 01:18
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

https://youtu.be/6S9qeEPR3UU

Esse video vai te ajudar a entender melhor sobre a relaçao. Esta em ingles mas é tranquilo.
La pelo minuto 4:20 ele mostra esse prolongador.
Pode ser que precise de 1 ou 2 missing links (emenda de corrente).
Em geral, com cerca de 50 a 70 reais vc resolve isso.

E realmente pode ser q vc acostume e nao sinta necessidade de um cassete maior. Geralmwente quem tem caracteristica de pedalar com cadencia mais baixa (60 a 80) naonsente.
Ja aqueles que giram mais, conseguem subir menos travados.
Pow cara, valeu mesmo! Realmente funciona muito bem e não fica uma coisa muito esquisita esteticamente falando. Achei que ficava pior rsrs

E considerando que tem grandes chances de eu não precisar de um K7 com mais dentes posteriormente, então esse lance do prolongador não é algo "iminente" pra mim... mas saber que tem essa possibilidade caso seja necessário já me deixa aliviado.

Recordo que antes de escolher o pedivela e o k7, fiz aqueles cálculos para saber o giro de cada combinação da relação e tal... e comparando com as combinações que costumava utilizar na minha MTB com pneus 700x28, lembro que as que eu mais utilizava mesmo nas subidas daqui já eram consideravelmente mais pesadas que as combinações mais leves da relação 36-28.

Aliás, tem um motivo por trás da minha escolha da relação 52-36 e 11-28, e não 53-39 e um k7 mais compacto... certo dia, ainda no primeiro mês em que eu havia começado a pedalar, fui com um amigo fazer um percurso de 90 km... tudo certo até uma certa altura, mas quando já estava com uns 75 km percorridos eu quase "quebrei" em uma subida (que nem era tão íngreme, mas estava bem exausto já). O que me livrou de ter de descer da bike foi o fato de que eu estava de MTB e ter colocado numa marcha mais leve... e então consegui subir girando. Então assim, apesar de nos cálculos eu ter notado que raramente irei utilizar as combinações mais leves que esse conjunto irá me proporcionar, pode ocorrer de em algum momento eu precisar ter, e que a falta disso poderá me deixar "a pé" caso seja algo como me aconteceu nesse fatídico dia rsrs

PS: como já estava pra comprar o câmbio traseiro ao abrir o tópico, que era o último componente do grupo que faltava, depois da sua primeira resposta eu já boletei e paguei pelo câmbio SS. Agora é só esperar chegar e ir comprando os demais componentes da bike (agora estou no dilema das rodas rs).


Editado por rowisen - 26 Jun 2019 as 01:21
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X