Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Novos XT e SLX 12V
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Novos XT e SLX 12V

 Responder Página  <1234 12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2019 as 13:33
Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

[QUOTE=ghd]
isso é verdade... no entanto a própria shimano está lançando o cubo SLX que é muito mais barato do que um XTR, DT Swiss ou industry nine... isso com certeza vai ajudar na popularização... afinal hoje um cubo mais barato que seja para XD ainda é mais caro do que um comum e mesmo assim vende muito... isso se o SLX manter o padrão de valor...


Tive cubos SLX e  rodas XT inclusive, atualmente estou com Novatec. Não penso em voltar por conta do padrão center lock que te deixa meio sem opções aos discos Shimano a não ser uns bem caros da DT e uns muito raros da Formula e por ai vai. Outra coisa é a falta de peças de desgaste para os cubos, nem toco no assunto de usar esferas e cônicos, isso pra mim não importa desde que existissem as benditas "bacias/copos" para comprar, mas não existem, a não ser a que vem no free hub completo.


Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2019 as 13:36
A pessoa que tem um cubo como o Novatec 792 por exemplo vai fazer a conta se compensa comprar um cubo DT ou Shimano com o micro spline, desmontar
a roda correndo o risco de perder os raios, gastar com mão de obra
pra isso ou simplesmente trocar o free hub por um XD e pegar só câmbio e
passador Shimano.

Editado por gladiator25 - 31 Mai 2019 as 17:50
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2019 as 15:23
Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:

A pessoa que tem um cubo como o Novatec 792 por exemplo vai fazer a conta se compensa comprar um cubo DT ou Shimano com o micro spline, desmontar minha roda correndo o risco de perder os raios, gastar com mão de obra pra isso ou simplesmente trocar o free hub por um XD e pegar só câmbio e passador Shimano.

Exatamente isso que eu quis dizer, e por coincidência o meu irmão tem justamente esse cubo e trocou a relação dele de XT 2x10 pro Eagle XX1 com apenas R$ 150,00 pro freehub (claro, fora a relação) tem tocar no resto da roda

E isso porque ele ja precisava trocar o freehub mesmo por desgaste, então digamos que saiu elas por elas

Se tivesse que mexer na roda toda, ele com certeza não animava não
Voltar ao Topo
AlexSantin Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Out 2016
Fco Beltrão/PR
Offline
Mensagens:197
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AlexSantin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2019 as 16:01
Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:

A pessoa que tem um cubo como o Novatec 792 por exemplo vai fazer a conta se compensa comprar um cubo DT ou Shimano com o micro spline, desmontar
minha roda correndo o risco de perder os raios, gastar com mão de obra
pra isso ou simplesmente trocar o free hub por um XD e pegar só câmbio e
passador Shimano.


E deve ser compatível né.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2019 as 16:12
Nossas matérias oficiais de ontem:
https://www.pedal.com.br/shimano-xt-2020-serie-m8100-de-12v-traz-principais-tecnologias-do-xtr_texto13824.html


Andei ontem com o grupo e to terminando aqui o primeiras impressões com vídeo. Vídeo abaixo e já posto a materia com um pouco mais de info...




Editado por Pedro Cury - 31 Mai 2019 as 18:03
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Leoparreiras Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Out 2015
Teresópolis
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leoparreiras Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2019 as 16:52
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Nossas matérias oficiais de ontem:
https://www.pedal.com.br/shimano-xt-2020-serie-m8100-de-12v-traz-principais-tecnologias-do-xtr_texto13824.html


Andei ontem com o grupo e to terminando aqui o primeiras impressões com vídeo. Vídeo abaixo e já posto a materia com um pouco mais de info...







Nos sites gringos que já testaram tanto o XT quanto o SLX, o pessoal elogiou bastante a suavidade nas trocas de marchas, a precisão das trocas e a nova modulação dos freios.

Eu estava para pegar a Sense Impact Race com o grupo GX, mas vou segurar um pouco para ver o que aparece por aqui, inclusive o que a sense vai lançar por agora!

O pessoal da Soul disse que estão para lançar alguns modelos de bike, quase que mensalmente, até dezembro, então vou aguardar o que eles vão lançar, com os novos grupos, pois parece que eles já estão testando o XT em algum modelo de bike já para 2020!
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2019 as 18:02
Sem querer te desanimar mas já te desanimando, o que a Sense anunciar de modelo novo vai demorar vários meses pra chegar no mercado.

Editado por ghd - 31 Mai 2019 as 18:02
Voltar ao Topo
Leoparreiras Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Out 2015
Teresópolis
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leoparreiras Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2019 as 19:26
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Sem querer te desanimar mas já te desanimando, o que a Sense anunciar de modelo novo vai demorar vários meses pra chegar no mercado.


Eu já havia pensado nessa hipótese....
Vou ficar com a minha velhaca mais um pouco e ver o que as marcas vão tirar das mangas.

Espero que venha coisa boa por aí.
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2019 as 09:06
Acredito que as mudanças nos grupos dessas marcas venham para o ano que vem.
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
Aleksander Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mai 2019
DF
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aleksander Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2019 as 18:24
atualmente venho usando o nx eagle na minha bike faz mais ou menos 2 meses, achei incrivel peguei uma promoçao por 1500 ele na caixa com pedivela e tudo, eu compararrio o nx com slx, esse novo slx para mim deveria vir com cassete 11-50 para ser mais barato, gosto dos grupos da shimano mas a sram oque vem fazendo de custo beneficil esta imbativel nos grupos de 12v ja de 11v eu iria de shimano, o sram tem alguns problemas de vez enquando mas se vc conhece os problemas e sabe resolver e tambem segue as manutençoens em dia ele so vai ser alegria.
Voltar ao Topo
Rafael Rospen Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jun 2019
campinas
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael Rospen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 10:52
esses novos conjuntos da Shimano se equivalem a quais da Sram?
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 11:48
Originalmente postado por Rafael Rospen Rafael Rospen escreveu:

esses novos conjuntos da Shimano se equivalem a quais da Sram?


SLX ficou próximo ao NX, porém é superior.
XT ficou próximo ao GX.

Acho que é isso.
Voltar ao Topo
Aleksander Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mai 2019
DF
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aleksander Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 11:55
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Rafael Rospen Rafael Rospen escreveu:

esses novos conjuntos da Shimano se equivalem a quais da Sram?


SLX ficou próximo ao NX, porém é superior.
XT ficou próximo ao GX.

Acho que é isso.
isso msm, acho q o nx vai vir um pouco superior porem, eu acho q ele está entre o GX e o NX
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 12:58
Uma coisa que estou encucado é como a shimano vai posicionar o próximo deore, será que o deore pula o 11 e vai direto para o 12?
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 13:39
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Uma coisa que estou encucado é como a shimano vai posicionar o próximo deore, será que o deore pula o 11 e vai direto para o 12?



Se for pensar em Sram, eles deveriam já ir direto para 12.

Mas aí eles perderiam a chance usar toda tecnologia do SLX de 11V que seria repassada.

Ficaram numa situação estranha, pois deveriam ter lançado o Deore 11V antes do SLX 12V.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 14:14
Você diz que o SLX é superior ao NX por causa do cassete?

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Rafael Rospen Rafael Rospen escreveu:

esses novos conjuntos da Shimano se equivalem a quais da Sram?


SLX ficou próximo ao NX, porém é superior.
XT ficou próximo ao GX.

Acho que é isso.
Voltar ao Topo
Rafael Rospen Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jun 2019
campinas
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael Rospen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 14:20
Estou nesta mesma situação, acabei de levantar a grana p/ pegar a Impact Race mas vou segurar uns meses p/ ver os novos lançamentos...
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 14:21
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Você diz que o SLX é superior ao NX por causa do cassete?

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Rafael Rospen Rafael Rospen escreveu:

esses novos conjuntos da Shimano se equivalem a quais da Sram?


SLX ficou próximo ao NX, porém é superior.
XT ficou próximo ao GX.

Acho que é isso.



Sim, esse seria o principal ponto.
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 14:23
Originalmente postado por Rafael Rospen Rafael Rospen escreveu:

esses novos conjuntos da Shimano se equivalem a quais da Sram?


em relacao a quais criterios? peso, preco, preco/kg, durabilidade, funcionalidade, custo pecas reposicao?

ainda e' cedo para saber, exceto o peso que ja tem por ai.

se tivesse que apostar, apostaria que o slx sera superior ao gx em quase tudo, perdendo no peso apenas.
Voltar ao Topo
288vm Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jul 2017
Jundiaí
Offline
Mensagens:286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 288vm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 15:51
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Uma coisa que estou encucado é como a shimano vai posicionar o próximo deore, será que o deore pula o 11 e vai direto para o 12?

provavelmente será de 12v com k7 11-51 para freehub padrão 
https://www.strava.com/athletes/16179293
Bikes:
Scott Yz1 2003 - Aro 26 / 24 marchas
Scott Scale 980 2018 - Aro 29 / NX 1x11
Niner Air 9 RDO MY-19 - Aro 29 / GX 1x12
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 16:00
Originalmente postado por 288vm 288vm escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Uma coisa que estou encucado é como a shimano vai posicionar o próximo deore, será que o deore pula o 11 e vai direto para o 12?


provavelmente será de 12v com k7 11-51 para freehub padrão 


Ficou estranho mesmo a situação.
Não imaginava do Deore ter que pular de 10 pra 12v, mas pra bater o Sram SX só se fizer isso mesmo.
Ou se fizerem 11v com 11-51... Sei lá.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 16:05
O X5 (equivalente ao alívio) tem 10v há muito tempo, acho que foi lançado em 2011...
O Alivio M4000 veio com 9v em 2014.

Não acredito que a Shimano vai trazer 12v para o Deore tão cedo assim.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 16:15
Mas 11-51V se queimam, pois vai aparecer trocentas pessoas dizendo que não precisava de 12V, etc e tal
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 16:18
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Mas 11-51V se queimam, pois vai aparecer trocentas pessoas dizendo que não precisava de 12V, etc e tal


Pois é cara. Ficou complicado o futuro do Deore.
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 16:46
Acredito que o próximo deore será de 2x11... se alguém quiser uma coroa será do SLX pra cima... se eles atualizarem o deore para a tecnologia do XT M8000 vão vender muito ainda....
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 16:52
Achei algo estranho... em todos os vídeos que ví falavam em coroas com 4 pontos... porém nesse vídeo se fala em direct mount.... será mesmo?

https://youtu.be/JTjvMP5948M
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 16:53
Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

Acredito que o próximo deore será de 2x11... se alguém quiser uma coroa será do SLX pra cima... se eles atualizarem o deore para a tecnologia do XT M8000 vão vender muito ainda....

Acho meio desncessário 2x11, 2x10 atende muito bem qualquer coisa
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 17:41
Originalmente postado por ThiagoZnL ThiagoZnL escreveu:

Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

Acredito que o próximo deore será de 2x11... se alguém quiser uma coroa será do SLX pra cima... se eles atualizarem o deore para a tecnologia do XT M8000 vão vender muito ainda....


Acho meio desncessário 2x11, 2x10 atende muito bem qualquer coisa


concordo em não haver real necessidade... mas se eles enxergaram no mercado a necessidade de 2x12 imagina 2x11... ainda mais sem a necessidade de conversão do freehub.... com certeza veremos as linhas deore indo pata 2x11... e se bobear ainda lançam uma deore 1x11...
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 18:01
Pensando assim, para que 2x10 se 2x9 cobre a mesma faixa de 2x10?
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2019 as 18:10
Vantagem de 10 para 9 foi poder diminuir 1 coroa. De 3x9 para 2x10. 2x9 não existia na época. Já 11 era muito limitado para substituir 2x10 e acabaram que lançaram 2x11 para depois chegar as 12, essa sim com mais facilidade para se usar 1 coroa. Na verdade, o caminho natural para o usuário (não para o fabricante) era 2x10 para 1x12. Embora 11 funcionou como laboratório para 1x.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2019 as 10:18
Concordo com o histórico, e no cenário hoje 2x10 e 2x11 não fazem muito sentido.

Mesmo não fazendo sentido, pensando nos grupos 9v (alívio e afins) há uma boa chance de eles receberem o upgrade de número de velocidades para 10v.

Deore com 11v poderia ser uma boa opção se lançado idealmente com cassete 10-46. Teria um range até ligeiramente superior ao NX Eagle.
Voltar ao Topo
Guilhermeth Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2009
Bento Gonçalves
Offline
Mensagens:57
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guilhermeth Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2019 as 10:21
Tem um artigo na Singletrack explicando um pouco o imbróglio da licença do freehub micro-spline:


O artigo tenta explicar o motivo da Hope e da Stan's não estarem conseguindo as licenças para fabricação do cubo no padrão micro-spline.

Quando a SRAM lançou o Freehub XD, eles o lançaram como um padrão aberto, fazendo com que todos pudessem utilizá-lo. Já a Shimano lançou o novo freehub como um padrão a ser licenciado.
Ao lançarem ambos os cubos, tanto a Sram quanto a Shimano já as lançaram em parceria com a DT Swiss.
Isso porque as rodas de muitas das marcas são fabricadas pela DT ou utilizam o mecanismo interno dela. Entre essas marcas estão a Giant, a Roval (Specialized), e a Bontrager (Trek).
Fora a DT, a Sincros (Scott), a Mavic e a Newmen, já possuem o licenciamento aprovado.
Todas essas marcas são boa parte do mercado OEM da Shimano, por isso eles estão agindo desse modo.

O problema da Hope e a Stan's é que a Industry Nine também foi aprovada já no ano passado. Os cubos traseiros da I9 são usadas em muitas das rodas da Reynolds, da Crank Brothers e Santa Cruz, que são muito usadas no mercado OEM.

Se nem os fabricantes de cubos estão conseguindo, então esqueçam dos cassetes da Sunrace.

A vantagem do padrão Micro Spline é justamente a fabricação dos cassetes mais baratos, utilizando o processo de estampagem como principal etapa. O cassete XD mais barato atualmente é o GX que custa US$180,00. Por isso a SRAM lançou o NX 12V com 11-50 ao invés de partir para o XD.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2019 as 10:55
Originalmente postado por Aleksander Aleksander escreveu:

atualmente venho usando o nx eagle na minha bike faz mais ou menos 2 meses, achei incrivel peguei uma promoçao por 1500 ele na caixa com pedivela e tudo, eu compararrio o nx com slx, esse novo slx para mim deveria vir com cassete 11-50 para ser mais barato, gosto dos grupos da shimano mas a sram oque vem fazendo de custo beneficil esta imbativel nos grupos de 12v ja de 11v eu iria de shimano, o sram tem alguns problemas de vez enquando mas se vc conhece os problemas e sabe resolver e tambem segue as manutençoens em dia ele so vai ser alegria.

nada impede de você comprar o grupo SLX 12v menos o cassete. Aí pode montar um freehub comum com cassete  Sunrace, ZTTO, Eagle NX, Eagle SX, ou até mesmo um freehub xd com cassete Eagle GX.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2019 as 11:27
Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

Originalmente postado por ThiagoZnL ThiagoZnL escreveu:

Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

Acredito que o próximo deore será de 2x11... se alguém quiser uma coroa será do SLX pra cima... se eles atualizarem o deore para a tecnologia do XT M8000 vão vender muito ainda....


Acho meio desncessário 2x11, 2x10 atende muito bem qualquer coisa


concordo em não haver real necessidade... mas se eles enxergaram no mercado a necessidade de 2x12 imagina 2x11... ainda mais sem a necessidade de conversão do freehub.... com certeza veremos as linhas deore indo pata 2x11... e se bobear ainda lançam uma deore 1x11...


então... os caras ainda ficam nessa lógica de duas coroas pra 12v 

a cabeça da shimano é conservadora demais, quero ver até quando eles vão levar peia pra aprender...

soluções:
11-51 12v
11-46 22v
11-51 11v

minha aposta:
11-42 22v e 11-?? 33v



Editado por RuanRAC - 05 Jun 2019 as 11:29
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
Guilhermeth Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2009
Bento Gonçalves
Offline
Mensagens:57
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guilhermeth Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2019 as 11:57
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Então... os caras ainda ficam nessa lógica de duas coroas pra 12v

a cabeça da shimano é conservadora demais, quero ver até quando eles vão levar peia pra aprender...



A lógica é bastante clara: há mercado. E se há mercado, a empresa vai vender. Seria burro não vender.

Mas eu acho que dava pra colocar um cassete menor aí mesmo, duas coroas com cassete de 10-42 ou até 10-40. Os pulos entre as marchas são bem menores e fica bem melhor pra achar a cadência ideal.

Eu vejo no meu caso, que tenho uma speed com relação 2x10 com cassete 11-28 e uma MTB 1x11 com cassete 11-46. Na MTB fico quase sempre tendo que fazer mais força ou girar mais do que eu gostaria. Não sei se pulando pro 1x12 com cassete 10-50 iria melhorar muito.

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2019 as 13:08

A lógica de usar 2 coroas é poupar a transmissão e aumentar a durabilidade dela.

Ontem estive conversando com um amigo sobre isso e expliquei que quanto menor a coroa, maior a força aplicada na corrente que necessariamente vai esforçar mais o cassete.

O fato da maior força na corrente com uma coroa menor é decorrente do princípio da alavanca de Arquimedes. É só lembrar o uso de um pé de cabra para desmontar caixas de madeira cuja analogia é: o ponto de apoio dele (o "cotovelo" do pé de cabra) é o movimento central, a parte maior é o pedal da bike e a parte menor é o raio da coroa.

É claro que com 2 coroas, a força gerada na corrente pela coroinha vai ser maior MAS este recurso vai diminuir ou evitar a necessidade de se pedalar em pé numa subida muito forte. Eu evito ao máximo pedalar em pé para justamente prolongar a vida útil da transmissão (coroa, corrente e cassete). Tendo uma coroa só, pedalar em pé vai se tornar mais frequente pela falta de uma marcha mais leve.

Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2019 as 13:19
Originalmente postado por Guilhermeth Guilhermeth escreveu:

Tem um artigo na Singletrack explicando um pouco o imbróglio da licença do freehub micro-spline:


O artigo tenta explicar o motivo da Hope e da Stan's não estarem conseguindo as licenças para fabricação do cubo no padrão micro-spline.

Quando a SRAM lançou o Freehub XD, eles o lançaram como um padrão aberto, fazendo com que todos pudessem utilizá-lo. Já a Shimano lançou o novo freehub como um padrão a ser licenciado.
Ao lançarem ambos os cubos, tanto a Sram quanto a Shimano já as lançaram em parceria com a DT Swiss.
Isso porque as rodas de muitas das marcas são fabricadas pela DT ou utilizam o mecanismo interno dela. Entre essas marcas estão a Giant, a Roval (Specialized), e a Bontrager (Trek).
Fora a DT, a Sincros (Scott), a Mavic e a Newmen, já possuem o licenciamento aprovado.
Todas essas marcas são boa parte do mercado OEM da Shimano, por isso eles estão agindo desse modo.

O problema da Hope e a Stan's é que a Industry Nine também foi aprovada já no ano passado. Os cubos traseiros da I9 são usadas em muitas das rodas da Reynolds, da Crank Brothers e Santa Cruz, que são muito usadas no mercado OEM.

Se nem os fabricantes de cubos estão conseguindo, então esqueçam dos cassetes da Sunrace.

A vantagem do padrão Micro Spline é justamente a fabricação dos cassetes mais baratos, utilizando o processo de estampagem como principal etapa. O cassete XD mais barato atualmente é o GX que custa US$180,00. Por isso a SRAM lançou o NX 12V com 11-50 ao invés de partir para o XD.


O cassete GX tb é estampado.
Voltar ao Topo
Guilhermeth Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2009
Bento Gonçalves
Offline
Mensagens:57
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guilhermeth Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2019 as 14:24
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

O cassete GX tb é estampado.

As coroas são estampadas, mas e o miolo? O miolo deve ser usinado, sem contar que o processo de montagem parece ser mais complexo também.
A vantagem do micro-spline é que tu consegue fazer um cassete do modo tradicional, com um sanduíche das coroas, permitindo fazer cassetes baratos para os grupos mais baratos.
Já reparou que o freehub XD já está no mercado desde 2012 e até agora ainda não vemos um cassete acessível por aí?
Voltar ao Topo
Aleksander Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mai 2019
DF
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aleksander Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2019 as 14:29
Originalmente postado por Guilhermeth Guilhermeth escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

O cassete GX tb é estampado.

As coroas são estampadas, mas e o miolo? O miolo deve ser usinado, sem contar que o processo de montagem parece ser mais complexo também.
A vantagem do micro-spline é que tu consegue fazer um cassete do modo tradicional, com um sanduíche das coroas, permitindo fazer cassetes baratos para os grupos mais baratos.
Já reparou que o freehub XD já está no mercado desde 2012 e até agora ainda não vemos um cassete acessível por aí?
isso e verdade, e uma coisa ruim dos cassetes do xd e que se gasta apenas o cog de 10t vc precisa trocar ele todo.
Voltar ao Topo
AlexSantin Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Out 2016
Fco Beltrão/PR
Offline
Mensagens:197
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AlexSantin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2019 as 15:52
Originalmente postado por Guilhermeth Guilhermeth escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

O cassete GX tb é estampado.

As coroas são estampadas, mas e o miolo? O miolo deve ser usinado, sem contar que o processo de montagem parece ser mais complexo também.
A vantagem do micro-spline é que tu consegue fazer um cassete do modo tradicional, com um sanduíche das coroas, permitindo fazer cassetes baratos para os grupos mais baratos.
Já reparou que o freehub XD já está no mercado desde 2012 e até agora ainda não vemos um cassete acessível por aí?


Mas pela sugestão de preço os cassetes com cog 10 da shimano vão ser bem carinhos tambémm.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234 12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X