| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Novos XT e SLX 12V
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Novos XT e SLX 12V

 Responder Responder Página  <1234 12>
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Desconectado
Mensagens:2164
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gladiator25 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2019 as 13:33
Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

[QUOTE=ghd]
isso é verdade... no entanto a própria shimano está lançando o cubo SLX que é muito mais barato do que um XTR, DT Swiss ou industry nine... isso com certeza vai ajudar na popularização... afinal hoje um cubo mais barato que seja para XD ainda é mais caro do que um comum e mesmo assim vende muito... isso se o SLX manter o padrão de valor...


Tive cubos SLX e  rodas XT inclusive, atualmente estou com Novatec. Não penso em voltar por conta do padrão center lock que te deixa meio sem opções aos discos Shimano a não ser uns bem caros da DT e uns muito raros da Formula e por ai vai. Outra coisa é a falta de peças de desgaste para os cubos, nem toco no assunto de usar esferas e cônicos, isso pra mim não importa desde que existissem as benditas "bacias/copos" para comprar, mas não existem, a não ser a que vem no free hub completo.


Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar para o topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Desconectado
Mensagens:2164
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gladiator25 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2019 as 13:36
A pessoa que tem um cubo como o Novatec 792 por exemplo vai fazer a conta se compensa comprar um cubo DT ou Shimano com o micro spline, desmontar
a roda correndo o risco de perder os raios, gastar com mão de obra
pra isso ou simplesmente trocar o free hub por um XD e pegar só câmbio e
passador Shimano.

Editado por gladiator25 - 31 Mai 2019 as 17:50
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar para o topo
ajunio3 Ver Drop Down


Registrado: 25 Nov 2017
Bahia
Desconectado
Mensagens:399
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ajunio3 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2019 as 15:23
Originalmente Postado por gladiator25 gladiator25 Escreveu:

A pessoa que tem um cubo como o Novatec 792 por exemplo vai fazer a conta se compensa comprar um cubo DT ou Shimano com o micro spline, desmontar minha roda correndo o risco de perder os raios, gastar com mão de obra pra isso ou simplesmente trocar o free hub por um XD e pegar só câmbio e passador Shimano.

Exatamente isso que eu quis dizer, e por coincidência o meu irmão tem justamente esse cubo e trocou a relação dele de XT 2x10 pro Eagle XX1 com apenas R$ 150,00 pro freehub (claro, fora a relação) tem tocar no resto da roda

E isso porque ele ja precisava trocar o freehub mesmo por desgaste, então digamos que saiu elas por elas

Se tivesse que mexer na roda toda, ele com certeza não animava não
Voltar para o topo
AlexSantin Ver Drop Down


Registrado: 05 Out 2016
Fco Beltrão/PR
Desconectado
Mensagens:197
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de AlexSantin Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2019 as 16:01
Originalmente Postado por gladiator25 gladiator25 Escreveu:

A pessoa que tem um cubo como o Novatec 792 por exemplo vai fazer a conta se compensa comprar um cubo DT ou Shimano com o micro spline, desmontar
minha roda correndo o risco de perder os raios, gastar com mão de obra
pra isso ou simplesmente trocar o free hub por um XD e pegar só câmbio e
passador Shimano.


E deve ser compatível né.
Voltar para o topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:4841
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Pedro Cury Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2019 as 16:12
Nossas matérias oficiais de ontem:
https://www.pedal.com.br/shimano-xt-2020-serie-m8100-de-12v-traz-principais-tecnologias-do-xtr_texto13824.html


Andei ontem com o grupo e to terminando aqui o primeiras impressões com vídeo. Vídeo abaixo e já posto a materia com um pouco mais de info...




Editado por Pedro Cury - 31 Mai 2019 as 18:03
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar para o topo
Leoparreiras Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 03 Out 2015
Teresópolis
Desconectado
Mensagens:99
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Leoparreiras Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2019 as 16:52
Originalmente Postado por Pedro Cury Pedro Cury Escreveu:

Nossas matérias oficiais de ontem:
https://www.pedal.com.br/shimano-xt-2020-serie-m8100-de-12v-traz-principais-tecnologias-do-xtr_texto13824.html


Andei ontem com o grupo e to terminando aqui o primeiras impressões com vídeo. Vídeo abaixo e já posto a materia com um pouco mais de info...







Nos sites gringos que já testaram tanto o XT quanto o SLX, o pessoal elogiou bastante a suavidade nas trocas de marchas, a precisão das trocas e a nova modulação dos freios.

Eu estava para pegar a Sense Impact Race com o grupo GX, mas vou segurar um pouco para ver o que aparece por aqui, inclusive o que a sense vai lançar por agora!

O pessoal da Soul disse que estão para lançar alguns modelos de bike, quase que mensalmente, até dezembro, então vou aguardar o que eles vão lançar, com os novos grupos, pois parece que eles já estão testando o XT em algum modelo de bike já para 2020!
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2019 as 18:02
Sem querer te desanimar mas já te desanimando, o que a Sense anunciar de modelo novo vai demorar vários meses pra chegar no mercado.

Editado por ghd - 31 Mai 2019 as 18:02
Voltar para o topo
Leoparreiras Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 03 Out 2015
Teresópolis
Desconectado
Mensagens:99
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Leoparreiras Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2019 as 19:26
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Sem querer te desanimar mas já te desanimando, o que a Sense anunciar de modelo novo vai demorar vários meses pra chegar no mercado.


Eu já havia pensado nessa hipótese....
Vou ficar com a minha velhaca mais um pouco e ver o que as marcas vão tirar das mangas.

Espero que venha coisa boa por aí.
Voltar para o topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Desconectado
Mensagens:2164
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gladiator25 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Jun 2019 as 09:06
Acredito que as mudanças nos grupos dessas marcas venham para o ano que vem.
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar para o topo
Aleksander Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 28 Mai 2019
DF
Desconectado
Mensagens:19
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Aleksander Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Jun 2019 as 18:24
atualmente venho usando o nx eagle na minha bike faz mais ou menos 2 meses, achei incrivel peguei uma promoçao por 1500 ele na caixa com pedivela e tudo, eu compararrio o nx com slx, esse novo slx para mim deveria vir com cassete 11-50 para ser mais barato, gosto dos grupos da shimano mas a sram oque vem fazendo de custo beneficil esta imbativel nos grupos de 12v ja de 11v eu iria de shimano, o sram tem alguns problemas de vez enquando mas se vc conhece os problemas e sabe resolver e tambem segue as manutençoens em dia ele so vai ser alegria.
Voltar para o topo
Rafael Rospen Ver Drop Down


Registrado: 04 Jun 2019
campinas
Desconectado
Mensagens:2
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rafael Rospen Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 10:52
esses novos conjuntos da Shimano se equivalem a quais da Sram?
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 11:48
Originalmente Postado por Rafael Rospen Rafael Rospen Escreveu:

esses novos conjuntos da Shimano se equivalem a quais da Sram?


SLX ficou próximo ao NX, porém é superior.
XT ficou próximo ao GX.

Acho que é isso.
Voltar para o topo
Aleksander Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 28 Mai 2019
DF
Desconectado
Mensagens:19
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Aleksander Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 11:55
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por Rafael Rospen Rafael Rospen Escreveu:

esses novos conjuntos da Shimano se equivalem a quais da Sram?


SLX ficou próximo ao NX, porém é superior.
XT ficou próximo ao GX.

Acho que é isso.
isso msm, acho q o nx vai vir um pouco superior porem, eu acho q ele está entre o GX e o NX
Voltar para o topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Mai 2014
Natal/RN
Desconectado
Mensagens:2823
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 12:58
Uma coisa que estou encucado é como a shimano vai posicionar o próximo deore, será que o deore pula o 11 e vai direto para o 12?
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:8603
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 13:39
Originalmente Postado por RuanRAC RuanRAC Escreveu:

Uma coisa que estou encucado é como a shimano vai posicionar o próximo deore, será que o deore pula o 11 e vai direto para o 12?



Se for pensar em Sram, eles deveriam já ir direto para 12.

Mas aí eles perderiam a chance usar toda tecnologia do SLX de 11V que seria repassada.

Ficaram numa situação estranha, pois deveriam ter lançado o Deore 11V antes do SLX 12V.
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 14:14
Você diz que o SLX é superior ao NX por causa do cassete?

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por Rafael Rospen Rafael Rospen Escreveu:

esses novos conjuntos da Shimano se equivalem a quais da Sram?


SLX ficou próximo ao NX, porém é superior.
XT ficou próximo ao GX.

Acho que é isso.
Voltar para o topo
Rafael Rospen Ver Drop Down


Registrado: 04 Jun 2019
campinas
Desconectado
Mensagens:2
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rafael Rospen Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 14:20
Estou nesta mesma situação, acabei de levantar a grana p/ pegar a Impact Race mas vou segurar uns meses p/ ver os novos lançamentos...
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 14:21
Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

Você diz que o SLX é superior ao NX por causa do cassete?

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por Rafael Rospen Rafael Rospen Escreveu:

esses novos conjuntos da Shimano se equivalem a quais da Sram?


SLX ficou próximo ao NX, porém é superior.
XT ficou próximo ao GX.

Acho que é isso.



Sim, esse seria o principal ponto.
Voltar para o topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Desconectado
Mensagens:655
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pimenta86 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 14:23
Originalmente Postado por Rafael Rospen Rafael Rospen Escreveu:

esses novos conjuntos da Shimano se equivalem a quais da Sram?


em relacao a quais criterios? peso, preco, preco/kg, durabilidade, funcionalidade, custo pecas reposicao?

ainda e' cedo para saber, exceto o peso que ja tem por ai.

se tivesse que apostar, apostaria que o slx sera superior ao gx em quase tudo, perdendo no peso apenas.
Voltar para o topo
288vm Ver Drop Down


Registrado: 27 Jul 2017
Jundiaí
Desconectado
Mensagens:286
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de 288vm Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 15:51
Originalmente Postado por RuanRAC RuanRAC Escreveu:

Uma coisa que estou encucado é como a shimano vai posicionar o próximo deore, será que o deore pula o 11 e vai direto para o 12?

provavelmente será de 12v com k7 11-51 para freehub padrão 
https://www.strava.com/athletes/16179293
Bikes:
Scott Yz1 2003 - Aro 26 / 24 marchas
Scott Scale 980 2018 - Aro 29 / NX 1x11
Niner Air 9 RDO MY-19 - Aro 29 / GX 1x12
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 16:00
Originalmente Postado por 288vm 288vm Escreveu:

Originalmente Postado por RuanRAC RuanRAC Escreveu:

Uma coisa que estou encucado é como a shimano vai posicionar o próximo deore, será que o deore pula o 11 e vai direto para o 12?


provavelmente será de 12v com k7 11-51 para freehub padrão 


Ficou estranho mesmo a situação.
Não imaginava do Deore ter que pular de 10 pra 12v, mas pra bater o Sram SX só se fizer isso mesmo.
Ou se fizerem 11v com 11-51... Sei lá.
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 16:05
O X5 (equivalente ao alívio) tem 10v há muito tempo, acho que foi lançado em 2011...
O Alivio M4000 veio com 9v em 2014.

Não acredito que a Shimano vai trazer 12v para o Deore tão cedo assim.
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:8603
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 16:15
Mas 11-51V se queimam, pois vai aparecer trocentas pessoas dizendo que não precisava de 12V, etc e tal
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 16:18
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Mas 11-51V se queimam, pois vai aparecer trocentas pessoas dizendo que não precisava de 12V, etc e tal


Pois é cara. Ficou complicado o futuro do Deore.
Voltar para o topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Mai 2016
São Paulo
Desconectado
Mensagens:459
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Weber Dias Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 16:46
Acredito que o próximo deore será de 2x11... se alguém quiser uma coroa será do SLX pra cima... se eles atualizarem o deore para a tecnologia do XT M8000 vão vender muito ainda....
Voltar para o topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Mai 2016
São Paulo
Desconectado
Mensagens:459
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Weber Dias Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 16:52
Achei algo estranho... em todos os vídeos que ví falavam em coroas com 4 pontos... porém nesse vídeo se fala em direct mount.... será mesmo?

https://youtu.be/JTjvMP5948M
Voltar para o topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Registrado: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Desconectado
Mensagens:1240
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ThiagoZnL Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 16:53
Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

Acredito que o próximo deore será de 2x11... se alguém quiser uma coroa será do SLX pra cima... se eles atualizarem o deore para a tecnologia do XT M8000 vão vender muito ainda....

Acho meio desncessário 2x11, 2x10 atende muito bem qualquer coisa
Voltar para o topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Mai 2016
São Paulo
Desconectado
Mensagens:459
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Weber Dias Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 17:41
Originalmente Postado por ThiagoZnL ThiagoZnL Escreveu:

Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

Acredito que o próximo deore será de 2x11... se alguém quiser uma coroa será do SLX pra cima... se eles atualizarem o deore para a tecnologia do XT M8000 vão vender muito ainda....


Acho meio desncessário 2x11, 2x10 atende muito bem qualquer coisa


concordo em não haver real necessidade... mas se eles enxergaram no mercado a necessidade de 2x12 imagina 2x11... ainda mais sem a necessidade de conversão do freehub.... com certeza veremos as linhas deore indo pata 2x11... e se bobear ainda lançam uma deore 1x11...
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 18:01
Pensando assim, para que 2x10 se 2x9 cobre a mesma faixa de 2x10?
Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
-
Desconectado
Mensagens:8603
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2019 as 18:10
Vantagem de 10 para 9 foi poder diminuir 1 coroa. De 3x9 para 2x10. 2x9 não existia na época. Já 11 era muito limitado para substituir 2x10 e acabaram que lançaram 2x11 para depois chegar as 12, essa sim com mais facilidade para se usar 1 coroa. Na verdade, o caminho natural para o usuário (não para o fabricante) era 2x10 para 1x12. Embora 11 funcionou como laboratório para 1x.
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2019 as 10:18
Concordo com o histórico, e no cenário hoje 2x10 e 2x11 não fazem muito sentido.

Mesmo não fazendo sentido, pensando nos grupos 9v (alívio e afins) há uma boa chance de eles receberem o upgrade de número de velocidades para 10v.

Deore com 11v poderia ser uma boa opção se lançado idealmente com cassete 10-46. Teria um range até ligeiramente superior ao NX Eagle.
Voltar para o topo
Guilhermeth Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Mai 2009
Bento Gonçalves
Desconectado
Mensagens:57
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guilhermeth Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2019 as 10:21
Tem um artigo na Singletrack explicando um pouco o imbróglio da licença do freehub micro-spline:


O artigo tenta explicar o motivo da Hope e da Stan's não estarem conseguindo as licenças para fabricação do cubo no padrão micro-spline.

Quando a SRAM lançou o Freehub XD, eles o lançaram como um padrão aberto, fazendo com que todos pudessem utilizá-lo. Já a Shimano lançou o novo freehub como um padrão a ser licenciado.
Ao lançarem ambos os cubos, tanto a Sram quanto a Shimano já as lançaram em parceria com a DT Swiss.
Isso porque as rodas de muitas das marcas são fabricadas pela DT ou utilizam o mecanismo interno dela. Entre essas marcas estão a Giant, a Roval (Specialized), e a Bontrager (Trek).
Fora a DT, a Sincros (Scott), a Mavic e a Newmen, já possuem o licenciamento aprovado.
Todas essas marcas são boa parte do mercado OEM da Shimano, por isso eles estão agindo desse modo.

O problema da Hope e a Stan's é que a Industry Nine também foi aprovada já no ano passado. Os cubos traseiros da I9 são usadas em muitas das rodas da Reynolds, da Crank Brothers e Santa Cruz, que são muito usadas no mercado OEM.

Se nem os fabricantes de cubos estão conseguindo, então esqueçam dos cassetes da Sunrace.

A vantagem do padrão Micro Spline é justamente a fabricação dos cassetes mais baratos, utilizando o processo de estampagem como principal etapa. O cassete XD mais barato atualmente é o GX que custa US$180,00. Por isso a SRAM lançou o NX 12V com 11-50 ao invés de partir para o XD.
Voltar para o topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jun 2005
Rio
Desconectado
Mensagens:5497
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2019 as 10:55
Originalmente Postado por Aleksander Aleksander Escreveu:

atualmente venho usando o nx eagle na minha bike faz mais ou menos 2 meses, achei incrivel peguei uma promoçao por 1500 ele na caixa com pedivela e tudo, eu compararrio o nx com slx, esse novo slx para mim deveria vir com cassete 11-50 para ser mais barato, gosto dos grupos da shimano mas a sram oque vem fazendo de custo beneficil esta imbativel nos grupos de 12v ja de 11v eu iria de shimano, o sram tem alguns problemas de vez enquando mas se vc conhece os problemas e sabe resolver e tambem segue as manutençoens em dia ele so vai ser alegria.

nada impede de você comprar o grupo SLX 12v menos o cassete. Aí pode montar um freehub comum com cassete  Sunrace, ZTTO, Eagle NX, Eagle SX, ou até mesmo um freehub xd com cassete Eagle GX.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar para o topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Mai 2014
Natal/RN
Desconectado
Mensagens:2823
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2019 as 11:27
Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

Originalmente Postado por ThiagoZnL ThiagoZnL Escreveu:

Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

Acredito que o próximo deore será de 2x11... se alguém quiser uma coroa será do SLX pra cima... se eles atualizarem o deore para a tecnologia do XT M8000 vão vender muito ainda....


Acho meio desncessário 2x11, 2x10 atende muito bem qualquer coisa


concordo em não haver real necessidade... mas se eles enxergaram no mercado a necessidade de 2x12 imagina 2x11... ainda mais sem a necessidade de conversão do freehub.... com certeza veremos as linhas deore indo pata 2x11... e se bobear ainda lançam uma deore 1x11...


então... os caras ainda ficam nessa lógica de duas coroas pra 12v 

a cabeça da shimano é conservadora demais, quero ver até quando eles vão levar peia pra aprender...

soluções:
11-51 12v
11-46 22v
11-51 11v

minha aposta:
11-42 22v e 11-?? 33v



Editado por RuanRAC - 05 Jun 2019 as 11:29
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar para o topo
Guilhermeth Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Mai 2009
Bento Gonçalves
Desconectado
Mensagens:57
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guilhermeth Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2019 as 11:57
Originalmente Postado por RuanRAC RuanRAC Escreveu:

Então... os caras ainda ficam nessa lógica de duas coroas pra 12v

a cabeça da shimano é conservadora demais, quero ver até quando eles vão levar peia pra aprender...



A lógica é bastante clara: há mercado. E se há mercado, a empresa vai vender. Seria burro não vender.

Mas eu acho que dava pra colocar um cassete menor aí mesmo, duas coroas com cassete de 10-42 ou até 10-40. Os pulos entre as marchas são bem menores e fica bem melhor pra achar a cadência ideal.

Eu vejo no meu caso, que tenho uma speed com relação 2x10 com cassete 11-28 e uma MTB 1x11 com cassete 11-46. Na MTB fico quase sempre tendo que fazer mais força ou girar mais do que eu gostaria. Não sei se pulando pro 1x12 com cassete 10-50 iria melhorar muito.

Voltar para o topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Jun 2012
Floripa
Desconectado
Mensagens:1926
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de furukawa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2019 as 13:08

A lógica de usar 2 coroas é poupar a transmissão e aumentar a durabilidade dela.

Ontem estive conversando com um amigo sobre isso e expliquei que quanto menor a coroa, maior a força aplicada na corrente que necessariamente vai esforçar mais o cassete.

O fato da maior força na corrente com uma coroa menor é decorrente do princípio da alavanca de Arquimedes. É só lembrar o uso de um pé de cabra para desmontar caixas de madeira cuja analogia é: o ponto de apoio dele (o "cotovelo" do pé de cabra) é o movimento central, a parte maior é o pedal da bike e a parte menor é o raio da coroa.

É claro que com 2 coroas, a força gerada na corrente pela coroinha vai ser maior MAS este recurso vai diminuir ou evitar a necessidade de se pedalar em pé numa subida muito forte. Eu evito ao máximo pedalar em pé para justamente prolongar a vida útil da transmissão (coroa, corrente e cassete). Tendo uma coroa só, pedalar em pé vai se tornar mais frequente pela falta de uma marcha mais leve.

Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2019 as 13:19
Originalmente Postado por Guilhermeth Guilhermeth Escreveu:

Tem um artigo na Singletrack explicando um pouco o imbróglio da licença do freehub micro-spline:


O artigo tenta explicar o motivo da Hope e da Stan's não estarem conseguindo as licenças para fabricação do cubo no padrão micro-spline.

Quando a SRAM lançou o Freehub XD, eles o lançaram como um padrão aberto, fazendo com que todos pudessem utilizá-lo. Já a Shimano lançou o novo freehub como um padrão a ser licenciado.
Ao lançarem ambos os cubos, tanto a Sram quanto a Shimano já as lançaram em parceria com a DT Swiss.
Isso porque as rodas de muitas das marcas são fabricadas pela DT ou utilizam o mecanismo interno dela. Entre essas marcas estão a Giant, a Roval (Specialized), e a Bontrager (Trek).
Fora a DT, a Sincros (Scott), a Mavic e a Newmen, já possuem o licenciamento aprovado.
Todas essas marcas são boa parte do mercado OEM da Shimano, por isso eles estão agindo desse modo.

O problema da Hope e a Stan's é que a Industry Nine também foi aprovada já no ano passado. Os cubos traseiros da I9 são usadas em muitas das rodas da Reynolds, da Crank Brothers e Santa Cruz, que são muito usadas no mercado OEM.

Se nem os fabricantes de cubos estão conseguindo, então esqueçam dos cassetes da Sunrace.

A vantagem do padrão Micro Spline é justamente a fabricação dos cassetes mais baratos, utilizando o processo de estampagem como principal etapa. O cassete XD mais barato atualmente é o GX que custa US$180,00. Por isso a SRAM lançou o NX 12V com 11-50 ao invés de partir para o XD.


O cassete GX tb é estampado.
Voltar para o topo
Guilhermeth Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Mai 2009
Bento Gonçalves
Desconectado
Mensagens:57
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guilhermeth Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2019 as 14:24
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

O cassete GX tb é estampado.

As coroas são estampadas, mas e o miolo? O miolo deve ser usinado, sem contar que o processo de montagem parece ser mais complexo também.
A vantagem do micro-spline é que tu consegue fazer um cassete do modo tradicional, com um sanduíche das coroas, permitindo fazer cassetes baratos para os grupos mais baratos.
Já reparou que o freehub XD já está no mercado desde 2012 e até agora ainda não vemos um cassete acessível por aí?
Voltar para o topo
Aleksander Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 28 Mai 2019
DF
Desconectado
Mensagens:19
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Aleksander Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2019 as 14:29
Originalmente Postado por Guilhermeth Guilhermeth Escreveu:

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

O cassete GX tb é estampado.

As coroas são estampadas, mas e o miolo? O miolo deve ser usinado, sem contar que o processo de montagem parece ser mais complexo também.
A vantagem do micro-spline é que tu consegue fazer um cassete do modo tradicional, com um sanduíche das coroas, permitindo fazer cassetes baratos para os grupos mais baratos.
Já reparou que o freehub XD já está no mercado desde 2012 e até agora ainda não vemos um cassete acessível por aí?
isso e verdade, e uma coisa ruim dos cassetes do xd e que se gasta apenas o cog de 10t vc precisa trocar ele todo.
Voltar para o topo
AlexSantin Ver Drop Down


Registrado: 05 Out 2016
Fco Beltrão/PR
Desconectado
Mensagens:197
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de AlexSantin Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2019 as 15:52
Originalmente Postado por Guilhermeth Guilhermeth Escreveu:

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

O cassete GX tb é estampado.

As coroas são estampadas, mas e o miolo? O miolo deve ser usinado, sem contar que o processo de montagem parece ser mais complexo também.
A vantagem do micro-spline é que tu consegue fazer um cassete do modo tradicional, com um sanduíche das coroas, permitindo fazer cassetes baratos para os grupos mais baratos.
Já reparou que o freehub XD já está no mercado desde 2012 e até agora ainda não vemos um cassete acessível por aí?


Mas pela sugestão de preço os cassetes com cog 10 da shimano vão ser bem carinhos tambémm.
Voltar para o topo

 Responder Responder Página  <1234 12>
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X