Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Como escolher uma suspensão? (Artigo)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Como escolher uma suspensão? (Artigo)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (4) Agradecimentos(4)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Como escolher uma suspensão? (Artigo)
    Postado: 23 Mai 2019 as 14:41
Pessoal, fiz esse post em outro fórum pra tentar esclarecer algumas dúvidas que o pessoal tem em relação a suspensões, do tipo "mola vs ar", e até mesmo confusões como "suspensão a ar é melhor que suspensão a óleo".
Talvez o conteúdo seja interessante pra quem está em dúvida sobre o que escolher.. ou mesmo pra quem já conheçe as suspensões mas queira entender melhor as diferenças entre os sistemas. então segue


Briefing básico sobre suspensões dianteiras:

As suspensões na sua grande maioria são sistemas com 2 "pernas", ou "canelas", no geral tem no lado direito um sistema a óleo que controla a suspensão (retorno, compresssão, trava, etc) e no lado esquerdo um sistema de mola, podendo ser helicoidal (mola de aço ou titânio) ou pneumático, as famosas "suspensão a ar".



Mola VS Ar

Algumas suspensões muito básicas simplesmente tem somente uma ou duas molas dentro e não tem controle nenhum do amortecimento. E sempre são lubrificadas com alguma graxa, que some com o tempo.

Já em outro nível, tem as que tem um sistema hidráulico que controla compressão, retorno, trava, etc, vou chamar de DAMPER. Tem diversos patamares de qualidade e desempenho de dampers e geralmente o preço acompanha a complexidade e performance. Daí que vem o nome geralmente "a óleo".

Existem também dampers de "banho aberto" que utilizam toda a canela da suspensão cheia de óleo, como as marzocchi antigas ou mesmo alguns modelos da fox até 2010, porém é cada vez mais raro usar esse tipo de sistema hoje em dia. O padrão do mercado se tornou um cartucho isolado, que controla a compressão e o retorno, e na parte "aberta" da suspensão somente um pouco de óleo pra lubrificação dos retentores para melhorar o deslizamento da parte telescópica do garfo.


Dentro das suspensões de cartucho, há uma variedade de modelos. Os muito baratos, de entrada, possuem um cartucho selado que tem certa vida útil e que não são passíveis de manutenção. Quando começar a ficar ruim, você joga fora e compra outro. O problema é que nem sempre duram muito, não tem facilmente disponíveis para compra e quando tem não costumam ser baratos. 


Damper básico, selado e descartável da Suntour

Já os modelos de melhor qualidade possuem cartuchos em que é possível trocar peças, o óleo, por kits ou mesmo orings baratos que você encontra em lojas facilmente. Esse é o tipo desejável. Qualquer suspensão Rockshox de entrada já tem um sistema assim, mesmo sendo a "mola". As de maior qualidade (e preço) possuem tipos mais avançados de cartucho, como o Charger, o R2C. Existem até mesmo dampers de terceiros pra você tunar certos modelos de suspensão, por exemplo Push e Avalanche.

Damper Charger, presente nas Rockshox Pike Lyrik e Sid

Então o que é melhor, ar ou mola?

Falando das suspensões num certo patamar de preços até uns 2 mil reais, o Ar geralmente é preferível pois como é um sistema mais complexo e mais caro de se implementar, uma suspensão a Ar costuma ser de melhor qualidade que uma a mola, inclusive é mais cara se forem do mesmo nível de qualidade (por exemplo mesma carcaça e damper).

Além disso, por essa característica das suspensões de mola ficarem numa faixa de preço inferior, geralmente as de mola são bem mais pesadas, não só por causa do sistema de mola vs ar em si, mas pq são mais simples em tudo (alumínio mais pesado ou mesmo aço na composição, etc).

Uma suspensão a ar também tem a vantagem de poder se ajustar a praticamente qualquer peso, ou mesmo terrenos diferentes, basta calibrar a pressão. E pela característica física do ar, nas suspensões mais "top" você ainda consegue controlar a progressividade da suspensão (ou seja, o quão rápido ela fica mais "dura") colocando espaçadores pra diminuir o volume da câmara de ar.


Mas isso não significa que mola é ruim.
Pra terem uma idéia muita gente paga 200 a 300 dólares em kits que convertem suspensões de ar para mola (push, vornsprung, etc).
Pra certas modalidades como Downhill ou Enduro, a mola é vantajoso por pela melhor sensibillidade de leitura do terreno. Isso por que o sistema de "êmbolo" das suspensões pneumáticas gera um ponto de atrito a mais no sistema, e na mola esse atrito não existe. Pode parecer besteira, mas na prática faz uma boa diferença.

E nessas modalidades a preocupação com o peso não é o principal (pq de fato uma mesma suspensão é mais pesada com mola que a ar).


Voltando a falar de suspensões de entrada, eu por exmeplo daria preferência a uma rockshox com cartucho "motion control" e mola do que uma Suntour ou RST a ar de mesmo preço, pois provavelmente terão cartuchos descartáveis. Talvez numa faixa superior de preço seja diferente, mas eu sinceramente não sei quais são ou não revisáveis, e mesmo sendo se tem peças no mercado. Acima do valor de 1000 a 1200 reais já começa a ser possível encontrar rockshox a ar e damper motion control usadas, então nunca nem parei pra pesquisar se as suntour da vida podem revisar ou não. 

Já as rockshox, todas que conheco (mesmo as XC28 de entrada) tem ao menos cartucho motion control, que apesar de simples, funciona bem, é fácil de revisar até em casa e tem as peças disponíveis pra comprar no mercado (ebay).


Exemplo prático:

Fui pesquisar sobre a suntour XCR 32 Air que vem em algumas Sense intermediárias.. dá uma olhada nesse tópico pra entender mais do que eu falei nos parágrafos anteriores:

https://www.pedal.com.br/forum/suspenscao-suntour-xcr32-um-ano-depois_topic94928.html

Primeiro que ela usa cartucho selado, mas aparentemente o cara achou p comprar, então se não foi muito caro ok, até aceitável.

Mas repare nas fotos que mesmo após somente 1 ano de uso, as bengalas já estão desgastadas, e ele relatou barulhos. Provavelmente tava bem dura já no funcionamento, por falta de lubrificação.

Depois ele relatou que não vieram os tais "anéis de espuma".

Esses anéis de espuma ficam embaixo do retentor, e nas suspensões que usam óleo para lubrificação nas canelas (comentei no post anterior também) o próprio movimento da suspensão faz com que esse óleo suba e mantenha esse anel de espuma sempre embebido em óleo, e como a "bengala" da suspensão passar por esse anel, ela vai receber esse óleo retido no anel de espuma. É assim que funciona a lubrificação.

Nesse video explica como fazer a manutenção e talvez dê pra entender melhor o que eu estou falando.




Atente daí que outro usuário fala que ESSA SUSPENSÃO NÃO TEM ESSE ANEL POR QUE ELA NÃO TEM BANHO DE ÓLEO. Significa que quando nova eles aplicam simplesmente uma graxa, e obviamente ela vai sendo consumida com o tempo, ou se tornando muito suja. Ou seja, provavelmente quem usa muita teria que cada 2 a 3 meses abrir, limpar e engraxar novamente pra ter a suspensão sempre macia.

E pelo agravante dessa suspensão não custar lá muito barato, eu acho que ela NÃO COMPENSA em orçamento nenhum pois a durablidade é muito ruim, ou a manutenção é muito constante pra se ter uma performance decente.

Uma suspensão elogiada nesse quesito é a RST First, que tem banho de óleo e também um damper com peças substitíveis, talvez nessa faixa de preço seja melhor escolha. Ou então uma Rockshox usada.




Editado por TheLittle - 23 Mai 2019 as 14:51
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
vshadow Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
RJ
Offline
Mensagens:451
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vshadow Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2019 as 16:29
Parabéns pela iniciativa e pelo artigo! Muito bom o conteúdo.
2016 - Cannondale Trail 6
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2019 as 17:10
TheLittle, tem informações sobre o damper das Recon / Judy Silver / outras a ar da Rock Shox mais simples com o damper TK?
Voltar ao Topo
AG22 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Abr 2015
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AG22 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2019 as 17:38
Muito bom, ótimo conteúdo. Parabéns. 
Vai ajudar muita gente!
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2019 as 10:07
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

TheLittle, tem informações sobre o damper das Recon / Judy Silver / outras a ar da Rock Shox mais simples com o damper TK?

confesso que não me aprofundei nos tipos de damper diferentes.

eu tive uma Recon mas vendi ela antes mesmo de abrir o cartucho.. só mexi na mola pneumática pra aumentar o curso pra 120.

Já a Reba que tenho fiz manutenção dela uma vez e o cartucho é Motion Control. A revelation que tive também era o mesmo cartucho.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Sudano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mai 2020
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sudano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2020 as 17:12
Belíssimo artigo irmão!

Porém, uma coisa ainda não ficou clara pra mim, uma vendedora me passou um modelo de suspensão da Elleven e disse que era hidráulica 100mm. Quando perguntei mais sobre, já que não achei nenhuma informação sobre na internet do modelo, ela me disse que era mola + óleo.

Mas toda suspensão a base de mola é mecânico, não?

Voltar ao Topo
rsiduoski Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2020
Ponta Grossa/Pr
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rsiduoski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2020 as 21:03
broder, qual seria melhor no teu ponto de vista?

uma first rst espiga reta ou uma proshock onix tapered?

para uso em estradas de chao e trilha com rotas de 50 a 70km, descidas entre 30 e 40km/h com pedras e buracos nao muito pesados, porem uma suntour xcm ja ta me dando dor no punho e ombro.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2020 as 16:22
Originalmente postado por Sudano Sudano escreveu:

Belíssimo artigo irmão!

Porém, uma coisa ainda não ficou clara pra mim, uma vendedora me passou um modelo de suspensão da Elleven e disse que era hidráulica 100mm. Quando perguntei mais sobre, já que não achei nenhuma informação sobre na internet do modelo, ela me disse que era mola + óleo.

Mas toda suspensão a base de mola é mecânico, não?


Não, são 2 coisas separadas. Leia novamente o primeiro post.

Existem muitas suspensões pra DH e Enduro de alta performance que funcionam a mola. No geral a mola tem maior sensibilidade de leitura do que ar. Também expliquei isso la.

Essas de entrada usam uma mola comum e um cartucho hidraulico selado, q como eu disse, geralmente não tem como revisar. Mas nao é pra melhorar sensibilidade ou desempenho e sim baixar o custo, já que é um sistema mais simples de montar.


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2020 as 16:23
Originalmente postado por rsiduoski rsiduoski escreveu:

broder, qual seria melhor no teu ponto de vista?

uma first rst espiga reta ou uma proshock onix tapered?

para uso em estradas de chao e trilha com rotas de 50 a 70km, descidas entre 30 e 40km/h com pedras e buracos nao muito pesados, porem uma suntour xcm ja ta me dando dor no punho e ombro.

pesquise o custo de revisão de cada uma, e se existem as peças de reposição no mercado. 
não conheço internamente esses modelos. quase certo que usam oleo p lubrificação, mas seria bom confirmar se usam cartucho selado ou não.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X