Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - instalação de freio hidráulico
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


instalação de freio hidráulico

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: instalação de freio hidráulico
    Postado: 14 Mai 2019 as 17:40
Instalei na minha bike um conjunto de freios Shimano MT200. Estão aparentemente funcionando bem, mas o traseiro parece estar raspando no disco. Instalei as pinças sem apertar muito, girei a roda, acionei o freio e , mantendo o manete apertado, dei o aperto final. Repeti 2x, mas ainda assim parece estar pegando no disco, bem pouco mas está. Tem algum procedimento para melhorar isso?  Primeira vez que mexo em freio. 
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2019 as 08:11
eu sou da seguinte filosofia. 

montou e deu certo? ok
mexeu e não resolveu? leva em um profissional

antes disso vê se o disco está alinhado, pode estar levemente torto.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2019 as 09:36
Originalmente postado por edd edd escreveu:

Instalei na minha bike um conjunto de freios Shimano MT200. Estão aparentemente funcionando bem, mas o traseiro parece estar raspando no disco. Instalei as pinças sem apertar muito, girei a roda, acionei o freio e , mantendo o manete apertado, dei o aperto final. Repeti 2x, mas ainda assim parece estar pegando no disco, bem pouco mas está. Tem algum procedimento para melhorar isso?  Primeira vez que mexo em freio. 

Esses métodos ai nunca funcionam comigo

Alinhar de forma visual não é dificil, se for em local aberto com iluminação, olhando por trás você consegue ver o disco entre as pastilhas na pinça, e centralizar ela deixando a luz passar em ambos os lados


Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2019 as 17:24
Estava com um freio dianteiro chiando, fiz os mesmos ajustes e o problema persistia. Aí notei que o mecânico montou a pinça com umas arruelas entre ela e o garfo. Só metade da pastilha pegava no disco e ele por sua vez raspava a borda na parte que não estava gastando.
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2019 as 12:48
Brigado gente! Ajunio3, vou experimentar da forma que vc faz.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2019 as 05:41
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Estava com um freio dianteiro chiando, fiz os mesmos ajustes e o problema persistia. Aí notei que o mecânico montou a pinça com umas arruelas entre ela e o garfo. Só metade da pastilha pegava no disco e ele por sua vez raspava a borda na parte que não estava gastando.


Pois é, o meu faz isso! Existe realmente uma bordinha nas pastilhas dianteiras (um fio de cabelo), mas não tem barulho que incomode - e olha que o disco está um pouquinho torto! LOL
Lembro que existiam as tais arruelas (sem motivo aparente), mas não lembro se tirei ou não. 
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2019 as 06:55
As arruelas são para serem colocadas perto da cabeça do parafuso e não entre a pinça e a (adaptador se for caso )suspensão...Mexânico bom esse....
Voltar ao Topo
i_renan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mar 2020
Fortaleza
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar i_renan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2020 as 14:57
Boa tarde.

Dei uma pesquisada em "Como instalar freios hidráulicos mt200" e acho que pode ajudar com várias dicas de ajuste do freio a disco, até mesmo para o mecânico ver e de repente fazer melhor, caso não seja especializado. Tem uns vídeos que dão dicas desde a escolha do freio até os ajustes nas manetes. Eu que sou iniciante nas bikes e manutenção, gostei de um dos vídeos, que fala para por um pedaço de pet na hora de fazer o ajuste das pinças. Como sou novo e estou receoso de talvez infringir as regras do fórum, preferi não enviar o link e mostrar o caminho. hehe

Existem diversos outros vídeos em inglês também. Dei uma pesquisada em "how to install hydraulic breaks bikes with disc adjustment" e aparecem dezenas de vídeos também. Conferi um que tinha legenda em português e era dividido em diversos tópicos separados. As legendas estão boas o suficiente para quem entende um pouco mais de bikes! :)

Espero ter ajudado.
Voltar ao Topo
i_renan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mar 2020
Fortaleza
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar i_renan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2020 as 15:01
Originalmente postado por i_renan i_renan escreveu:

Boa tarde.

Dei uma pesquisada em "Como instalar freios hidráulicos mt200" e acho que pode ajudar com várias dicas de ajuste do freio a disco, até mesmo para o mecânico ver e de repente fazer melhor, caso não seja especializado. Tem uns vídeos que dão dicas desde a escolha do freio até os ajustes nas manetes. Eu que sou iniciante nas bikes e manutenção, gostei de um dos vídeos, que fala para por um pedaço de pet na hora de fazer o ajuste das pinças. Como sou novo e estou receoso de talvez infringir as regras do fórum, preferi não enviar o link e mostrar o caminho. hehe

Existem diversos outros vídeos em inglês também. Dei uma pesquisada em "how to install hydraulic breaks bikes with disc adjustment" e aparecem dezenas de vídeos também. Conferi um que tinha legenda em português e era dividido em diversos tópicos separados. As legendas estão boas o suficiente para quem entende um pouco mais de bikes! :)

Espero ter ajudado.


Correção: Pesquisei por "how to install hydraulic bike brakes and adjust the disc" em inglês.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X