Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Geometria do quadro: "conforto e agilidade"
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Geometria do quadro: "conforto e agilidade"

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
jcgomes Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jul 2013
Santa Catarina
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcgomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Geometria do quadro: "conforto e agilidade"
    Postado: 11 Mai 2019 as 17:16
E ai galera, 

Minha mtb atual (sense impact evo, tamanho M, atualmente com mesa de 70mm) não me dá o mesmo nível de conforto na coluna lombar que minha bike antiga dava (oggi BW 7.2, ano 2018, tamanho 19 com mesa de 70mm), mesmo depois um ano fuçando, trocando e ajustando selim, mesa e guidão para chegar no mesmo fit da bike anterior. 

Já fiz tudo quanto é bike fit de internet, e não tenho como fazer um bike fit com profissional por enquanto. 

Posso pedalar horas e não sinto dores, a bike está no fit pra mim, mas sinto desconforto na coluna. Em minha bike anterior (Oggi 7.2), não sentia dores e nem desconforto. 

Com a bike atual (sense impact evo) sinto que minha coluna poderia ficar um pouco mais ereta, que o guidão deveria estar um pouco mais pra cima, mas não tem que ser assim mesmo ou se estou viajando. em fim, depois de testar mesas, guidões e selins diferentes, ela está atualmente com a seguinte configuração:
  • Mesa: de 70mm, 7º, positiva, todos os anéis já estão abaixo da mesa;
  • Guidão 785mm, rise de 30mm, backsweep de 8º e upsweep de 5º;
  • Altura do selim: 72,5 cm
  • Selim: Velo
  • Trilho do selim: entre 20 a 25mm (ponta do joelho na mesma linha do eixo do pedal)

Gosto do quadro da sense por que a bike é realmente rápida, consigo acelerar ela com facilidade, ela responder rapidamente em curvas, e é fácil de controlar em decidas. Não queria ter que abrir mão destas qualidades, por isso, estou tentando entender se vou ter que trocar de quadro mesmo, e se sim, qual seria um quadro de alumínio confortável, leve (entre 1,5 e 1,9 kg), o mais ágil possível, e o mais em barato possível. Ou até mesmo se já existe uma bike pronta pra comprar com quadro que tenha estas características de "conforto sem perder muito a agilidade" e que não seja muito mais cara do que a sense impact evo.

Meus dados básicos de fit:
  • Altura: 175 cm
  • Cavalo: 82 cm
  • Distância do cotovelo do dedo médio: 47 cm
  • Flexibilidade: 3 (dedos tocam o meio das canelas)

Resultados dos bike fit de internet:
NoGrau: 
  • Quadro 17.69", 
  • Altura do selim: 72.41 cm, 
  • Top tube efetivo + mesa: 65.5 cm
Competitive Cyclist:
  • Standover Height Range: 30. 7 - 31.3 Inches
  • Virtual Top Tube Length: 23.2 - 23.6 Inches
  • Stem Length: 9 .9 - 11.5 Cm
  • BB Saddle Position: 70.8 - 72.3 Cm
  • Saddle Handlebar: 54.7 - 56.3 Cm
Wrench science:
  • Frame Size center-to-center: 17 in
  • Frame Size center-to-top: 18 in
  • Overall
  • Reach: 72.00 cm
  • Saddle Height: 72.41 cm
  • Handlebar Width: 38 cm
Planilha Biomechanical cycling v8:
  • Quadro: 18
  • Flat handlebars: 51,9 cm
  • Saddle-handlebar drop: 6,9 cm +-1
  • Saddle-Pedalier Seatback: 7,4 cm
  • Altura selim: 72,9 cm

Duvida sobre geometria:
Estava lendo sobre geometria do quadro neste link: https://www.ativo.com/bike/papo-de-pedal/geometria-da-bike-entenda-desenho-quadro/ e lá o autor afirma que os principais parâmetros de conforto atualmente são: 
  • Stack: quanto mais alta, maior tende a ser o conforto do ciclista), 
  • Chain stay: tubo traseiro mais longo visa conforto e estabilidade
  • Head tube: quanto menor o ângulos, maior o conforto
  • Embora eu ache que o ângulo entre seat tube e chainstay também seja um indicador de conforto (minha hipótese: quanto mais próximo de 90º, mais em cima do movimento central, maior o conforto, pois a tensão tende a ficar mais nos músculos da perna e menos na coluna). Tentei comparar os dois quadros para verificar suas diferenças (conforme a tabela abaixo), mas a OGGI não me forneceu os dados que estão faltando na tabela sobre a geometria da 7.2 ano 2018.
< ="text/">
Descrição
Oggi BW 7.2Sense impac evo
LM
Seat tube483
Angulo direção7169,3
Angulo selim7373
Top tube 694624592
Chainstay445440
Altura do movimento central304
Entre eixos11151104,1
Head tube120100
BB drop58
Alcance (Reach)408,6
Altura (Stack)600
Peso13

O que vocês pensam a respeito?
Abraço!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2019 as 18:05
"""" Levemente """ contraditória tua fala... 
Se já gastou tanta grana em peças, faz todo sentido investir no fit SIM, ou só vai rasgar lentamente, ainda mais dinheiro... Quem quer fazer de fato, resolve os problemas, e quem não, acha justificativas.
Nós só podemos achar, sem nenhum embasamento. Sugiro que comece por um médico, que avalie sua saúde.

Pela descrição, tem algo muito errado com suas pretensões, poste uma foto...  Aliás, acho que já respondi essa pergunta... 
Uma posição muito ereta, no fora de estrada, acaba com a coluna. Todo o peso fica apoiado nela, e as vibrações castigam sem dó...
Não existem "tem que ser assim", existe a posição que tu fica mais confortável e a posição mais rápida. Escolha um meio termo.
Uma bike agressiva, é sempre extremamente desconfortável. Muito raramente uma bike ágil, é confortável. Acredito que apenas uma full se enquadra nesse parâmetro.
Ainda assim, falar de conforto é problemático, pois é uma sensação individual.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
jcgomes Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jul 2013
Santa Catarina
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcgomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2019 as 18:59
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

"""" Levemente """ contraditória tua fala... 
Se já gastou tanta grana em peças, faz todo sentido investir no fit SIM, ou só vai rasgar lentamente, ainda mais dinheiro... Quem quer fazer de fato, resolve os problemas, e quem não, acha justificativas.
Nós só podemos achar, sem nenhum embasamento. Sugiro que comece por um médico, que avalie sua saúde.

Pela descrição, tem algo muito errado com suas pretensões, poste uma foto...  Aliás, acho que já respondi essa pergunta... 
Uma posição muito ereta, no fora de estrada, acaba com a coluna. Todo o peso fica apoiado nela, e as vibrações castigam sem dó...
Não existem "tem que ser assim", existe a posição que tu fica mais confortável e a posição mais rápida. Escolha um meio termo.
Uma bike agressiva, é sempre extremamente desconfortável. Muito raramente uma bike ágil, é confortável. Acredito que apenas uma full se enquadra nesse parâmetro.
Ainda assim, falar de conforto é problemático, pois é uma sensação individual.


Olá, em nenhum momento eu disse que não quero ou não vou fazer bike fit,mas que nao tenho como fazer neste momento.

Também não falei sobre agressividade, mas sim agilidade, ou seja, capacidade de respostas rápidas da Bike.

Também, conheço em detalhes meu estado de saúde, aliás você é profissional da área da saúde? De repente consigo ir além da minha pretensão, que é de entender um pouco mais sobre geometria de quadro.

Voltar ao Topo
Connington Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2018
Mato Grosso
Offline
Mensagens:47
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Connington Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2019 as 21:18
O quadro tamanho M, geralmente equivale a um 17,5. Se antes vc usava um 19 e achava mais confortável, talvez o ''problema'' seja o tamanho do quadro. Mas quadros maiores tendem a ser nais confortáveis em longas distancias, e quadros menores são mais ágeis e menos confortáveis.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2019 as 22:53

Já fiz muito bikefit virtual e quando fiz um do sistema Retül aprendi outros detalhes que só um profissional da área sabe.

No caso de ajustar para conforto, as medidas de bikefit não ajudam muito pois seu objetivo é desempenho com mais enfase na mecânica do pedalar, ou seja, posição do selim em relação ao pedivela (e ajustes precisos do taquinho da sapatilha que é fundamental).

A questão do conforto do pedalar vai estar ligada à qualidade do selim e sua distância até o guidão. Do guidão em si, a sua altura, largura, ângulos de recuo/subida e tipo de manopla interferem diretamente no conforto.

Esses detalhes todos levam tempo para as escolhas adequadas de cada componente: tamanho/inclinação da mesa, tipo de guidão (flat, riser, largo ou estreito) e manoplas (simples ou ergonômica).

Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2019 as 09:08
Sem dor sem ganho. Parece bobagem mas quando se fala em alta performance que é o caso da geometria da Sense impact, inclusive muito elogiada, se pega boa parte do que proporciona conforto e descarta. Pode não ser a geometria em si, mas como você meçou a andar de forma mais "agressiva" o seu corpo está sendo mais exigido. Pode estar precisando fazer um fortalecimento da lombar e do restante do corpo.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2019 as 12:54
Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:

Olá, em nenhum momento eu disse que não quero ou não vou fazer bike fit,mas que nao tenho como fazer neste momento.


Então é só chute, e a chance de só rasgar mais dinheiro é 50%...

Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:

Também não falei sobre agressividade, mas sim agilidade, ou seja, capacidade de respostas rápidas da Bike.


São termos equivalentes...

Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:

Também, conheço em detalhes meu estado de saúde, aliás você é profissional da área da saúde? De repente consigo ir além da minha pretensão, que é de entender um pouco mais sobre geometria de quadro.


Com o perdão da palavra, se soubesse tão detalhadamente o estado de saúde, saberia precisar muito bem a origem do problema da dor nas costas. 
Eu sou das exatas. Pendo muito mais para a engenharia mecânica, que para a saúde.
Como diz um próximo, isso é um apanhado geral. Se quiser saber mais, aí você vai ter que ler...
Infelizmente, não sou capaz de indicar literatura sobre isso, sei que existe. E, pra variar, conteúdo traduzido eu nunca vi - não significa que não exista.

Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
jcgomes Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jul 2013
Santa Catarina
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcgomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2019 as 13:27
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:

Olá, em nenhum momento eu disse que não quero ou não vou fazer bike fit,mas que nao tenho como fazer neste momento.


Então é só chute, e a chance de só rasgar mais dinheiro é 50%...

Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:

Também não falei sobre agressividade, mas sim agilidade, ou seja, capacidade de respostas rápidas da Bike.


São termos equivalentes...

Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:

Também, conheço em detalhes meu estado de saúde, aliás você é profissional da área da saúde? De repente consigo ir além da minha pretensão, que é de entender um pouco mais sobre geometria de quadro.



Com o perdão da palavra, se soubesse tão detalhadamente o estado de saúde, saberia precisar muito bem a origem do problema da dor nas costas. 
Eu sou das exatas. Pendo muito mais para a engenharia mecânica, que para a saúde.
Como diz um próximo, isso é um apanhado geral. Se quiser saber mais, aí você vai ter que ler...
Infelizmente, não sou capaz de indicar literatura sobre isso, sei que existe. E, pra variar, conteúdo traduzido eu nunca vi - não significa que não exista.



O que eu faço com meu dinheiro não é da tua conta camarada das exatas.

Não são termos equivalentes, você está falando de agressividade que tem a ver com setup e pilotagem, eu estou falando sobre geometria de quadro e a capacidade dele de dar respostas mais rápidas.

Sobre minha saúde, sim conheço muito bem ela, em detalhes. em que momento eu falei que tinha dores? Falei sobre desconforto, o que é totalmente diferente.

Leia mais e com mais atenção, isso irá te ajudar na interpretação de texto.
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2019 as 14:03
Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:

Olá, em nenhum momento eu disse que não quero ou não vou fazer bike fit,mas que nao tenho como fazer neste momento.


Então é só chute, e a chance de só rasgar mais dinheiro é 50%...

Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:

Também não falei sobre agressividade, mas sim agilidade, ou seja, capacidade de respostas rápidas da Bike.


São termos equivalentes...

Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:

Também, conheço em detalhes meu estado de saúde, aliás você é profissional da área da saúde? De repente consigo ir além da minha pretensão, que é de entender um pouco mais sobre geometria de quadro.



Com o perdão da palavra, se soubesse tão detalhadamente o estado de saúde, saberia precisar muito bem a origem do problema da dor nas costas. 
Eu sou das exatas. Pendo muito mais para a engenharia mecânica, que para a saúde.
Como diz um próximo, isso é um apanhado geral. Se quiser saber mais, aí você vai ter que ler...
Infelizmente, não sou capaz de indicar literatura sobre isso, sei que existe. E, pra variar, conteúdo traduzido eu nunca vi - não significa que não exista.



O que eu faço com meu dinheiro não é da tua conta camarada das exatas.

Não são termos equivalentes, você está falando de agressividade que tem a ver com setup e pilotagem, eu estou falando sobre geometria de quadro e a capacidade dele de dar respostas mais rápidas.

Sobre minha saúde, sim conheço muito bem ela, em detalhes. em que momento eu falei que tinha dores? Falei sobre desconforto, o que é totalmente diferente.

Leia mais e com mais atenção, isso irá te ajudar na interpretação de texto.


perdeu a chance de ficar calado.
antes de dar uma de professor pasquale, verifique se o que esta falando existe.

Dor é uma experiência sensorial ou emocional desagradável que ocorre em diferentes graus de intensidade – do desconforto leve à agonia –, podendo resultar da estimulação do nervo em decorrência de lesão, doença ou distúrbio emocional.


Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2019 as 03:18
Então, como é uma pessoa bastante educada, com plena capacidade de dialogar, me responda...
Por que vieste ao fórum perguntar? Afinal, se o dinheiro é seu, e nossa opinião voluntária é inútil. Faça como quiser e seja feliz... Algo bastante lógico ao meu ver...

Mas sou tão benevolente que te deixo um link... Avisas tu ou eu ao nosso mentor, quanto equívoco na terminologia?

https://www.pedal.com.br/specialized-stumpjumper-evo-pro-carbon-2019-chega-com-geometria-agressiva-e-caixa-de-635-graus_texto13615.html
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
hugoky Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jan 2014
Curitiba, Pr
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugoky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2019 as 13:31
Dor na coluna pode acontecer por N Fatores.
Pode ser pela postura, mas pode ser alguma inflamação que não curada corretamente, que pode se tornar algo crônico.
O Ideal é ir ao médico, fazer uma ressonância.
O que falaram é verdade, uma bicicleta com uma geoemtria mais racing, ela vai ser desconfortável, a posição para cortar o vento é terrível.
O Jeito é tentar aumentar a altura do guidão
Voltar ao Topo
euripedesroo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Set 2015
Rondonopolis MT
Offline
Mensagens:277
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euripedesroo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2019 as 14:21
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:

Olá, em nenhum momento eu disse que não quero ou não vou fazer bike fit,mas que nao tenho como fazer neste momento.


Então é só chute, e a chance de só rasgar mais dinheiro é 50%...

Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:

Também não falei sobre agressividade, mas sim agilidade, ou seja, capacidade de respostas rápidas da Bike.


São termos equivalentes...

Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:

Também, conheço em detalhes meu estado de saúde, aliás você é profissional da área da saúde? De repente consigo ir além da minha pretensão, que é de entender um pouco mais sobre geometria de quadro.



Com o perdão da palavra, se soubesse tão detalhadamente o estado de saúde, saberia precisar muito bem a origem do problema da dor nas costas. 
Eu sou das exatas. Pendo muito mais para a engenharia mecânica, que para a saúde.
Como diz um próximo, isso é um apanhado geral. Se quiser saber mais, aí você vai ter que ler...
Infelizmente, não sou capaz de indicar literatura sobre isso, sei que existe. E, pra variar, conteúdo traduzido eu nunca vi - não significa que não exista.



O que eu faço com meu dinheiro não é da tua conta camarada das exatas.

Não são termos equivalentes, você está falando de agressividade que tem a ver com setup e pilotagem, eu estou falando sobre geometria de quadro e a capacidade dele de dar respostas mais rápidas.

Sobre minha saúde, sim conheço muito bem ela, em detalhes. em que momento eu falei que tinha dores? Falei sobre desconforto, o que é totalmente diferente.

Leia mais e com mais atenção, isso irá te ajudar na interpretação de texto.


perdeu a chance de ficar calado.
antes de dar uma de professor pasquale, verifique se o que esta falando existe.

Dor é uma experiência sensorial ou emocional desagradável que ocorre em diferentes graus de intensidade – do desconforto leve à agonia –, podendo resultar da estimulação do nervo em decorrência de lesão, doença ou distúrbio emocional.



Cara, não brinca com dor nas costas pode ser coluna, a conta pode ficar cara(um procedimento de TOC só pra aliviar dor custa pelo menos 450 reais a sessão), se vc sente ao menos um desconforto, vá ao médico e sobre isso eu posso opinar muito bem, eu passei por uma artrodese e estou de volta ao pedal por que faço tudo certo. Então abre o olho e para de ficar dando mole.


Editado por euripedesroo - 18 Jun 2019 as 14:23
Voltar ao Topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Mato Grosso
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2019 as 16:01
O que me deixa impressionado é o seguinte fato: "Pedalava confortável com um quadro L, agora com um M sinto dores"

Ué? Então por que diabos comprou M? A impact é uma bike mais race, logicamente é uma geometria mais voltada a desempenho do que para conforto. 
É o mesmo que comparar uma Scott Aspect x Scott Scale, uma é uso recreativo/conforto a outra é desempenho/competição, apesar de serem semelhantes são completamente diferentes, o que vale pra 7.2 e a Impact, são bikes diferentes, você pode até pedalar com o M, ela vai ser rápida, ágil e bla bla bla, mas confortável não vai ser.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X