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10 dúvidas sobre upgrades para durabilidade

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dwsmartins Ver Drop Down
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    Postado: 10 Mai 2019 as 10:26
Salve pessoal!

Tenho uma Caloi Aspen 2011, bem básica e com quadro de aço. E antes que a galera do "não compensa" ou "compra outra bike" se manifeste, tenho que declarar: ela é a Dama de Ferro e merece respeito!

O negócio é que eu sou apegado nessa bicicleta. Com ela eu perdi nada menos que 41kg (ainda tem outros 36kg pra perder) e consegui melhorar MUITO a minha saúde, principalmente o diabetes. Ela representa uma mudança muito grande na minha vida, do sedentarismo e obesidade mórbidos pra algo quase oposto. Que a dona patroa não leia esse fórum, mas eu me livro dela (esposa) antes de me livrar da bike!

(Amor, se você ler isso, eu tô só brincando, tá? )

Mas falando sério, tô pensando em fazer uns upgrades nela pra melhorar a durabilidade. Já troquei peças dela, algumas de maneira acertada, outras erradas, então queria pedir opiniões quanto a isso. Lá vão:

1. Qual movimento central dura mais, de acordo com a experiência de vocês: rolamentos externos (Hollowtech II), Octalink ou ponta quadrada?

2. A caixa de direção dela é uma standard de rosca da Neco, original de fábrica, que está ovalada devido ao desgaste. Essa marca é boa? Me falaram de um outro modelo estriado, do mesmo fabricante, que seria menos problemática que a que veio nela, com arruela trava. É realmente melhor?

3. Guidão pra mim sempre foi treta. Troquei o original reto, estreito e desconfortável por um Absolute de alumínio com uns 8cm de rise que entortou em 4 meses. Daí troquei por um Zoom de alumínio com rise de 4cm e barra de reforço, que agora tá fazendo uns estalos assustadores. Esses todos têm encaixe de 25,4mm, que é o tamanho da abraçadeira da mesa original, de aço. Um guidão com encaixe mais grosso, 31,8mm, sem dúvida é mais forte, mas tenho que colocar uma mesa atual e um adaptador pra essa mesa, já que ela é standard de rosca. Será que fica durável assim? Tem outras alternativas?

4. Qual a opinião de vocês quanto à marcas/modelos de correntes? Tive ótimas experiências com a KMC Z8.1 e na última troca coloquei uma SunRace CNM84, que pra mim é uma bosta. O que me dizem da KMC X8 ou das Shimano? São realmente melhores que a KMC Z8? Correntes cromadas são mais duráveis que as foscas?

5. Pensei em trocar o pedivela por um com coroas removíveis, na idéia de trocar somente as coroas quando se desgastarem. A idéia é válida?

6. Câmbios dianteiros de abraçadeira alta são mais duráveis que os de abraçadeira baixa ou isso é bobagem?

7. Os aros Vzan Vmaxx me chamam a atenção pela robustez, mas eles são BEM mais pesados que os Escape 260 que eu uso: 630g a mais somados os dois. Valem a pena?

8. Aros de inox são realmente mais duráveis?

9. Queria colocar um canote mais longo, de 450mm ao invés do atual de 350mm, mas tem que ser de 25,4mm de diâmetro devido à limitação do quadro. Devido ao meu peso (116kg, em breve menos) fui sugerido a procurar um serralheiro que fizesse um por encomenda, reforçado. Alguém tem experiência com isso? Será que existe no mercado algo assim já pronto?

10. Pintura eletrostática é mais resistente que a tradicional?

Acho que é isso. Quem puder responder, já vai ter o meu obrigado! No mais, se cuidem, nos cuidem e bora pedalar!
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syslogg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar syslogg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2019 as 11:41
Mesmo a bike sendo muito básica, dar pra deixar ela legalzinha, mas também não dar pra colocar um Deore nela e esperar que ela fique top de linha, se quer um pedal mais fluido e mais agressivo, infelizmente vc tem que trocar-la (pelo menos quadro e garfo.
Já que nao quer se desfazer dela vamos a sua perguntas.

1. Como sua bike é simples e vc quer manter-la, não recomendo você por um central hollowtech e um pedivela hollowtech (ambas partes são bem mais caras). O que você pode fazer (em relação a durabilidade) é utilizar centrais selados. Nele vc reduz manutenção nela a quase zero. Os melhores são da Shimano, tem tanto para ponta quadrada quanto octalink.

2. Hoje há diversos modelos no mercado de garfos standard aheadset. Infelizmente, leve em consideração trocar seu garfo de rosca por um garfo standard aheadset (aqueles garfos sem rosca). A rosca fragiliza a peça por conta dos vincos feitos para criar a rosca alem dos diversos modelos de avanços e guidão para aheadset. Na minha opinião seria o principal upgrade.

3. Sim, fica duravel sim. Outro beneficio de vc trocar seu garfo standard com rosca por um aheadset. MAS se mesmo assim nao quiser trocar o garfo, tem uns adaptadores que vc consegue por um avanço e guidão (nao recomendo, gera bastante folga).
Ahh, outra vantagem do aheadset é que vc nunca mais terá problemas com folgas :).

4. Correntes qualquer uma que satisfaça sua relação será boas, as cromadas não acumulam tanta sujeira quanto as foscas, na minha opiniao as melhores correntes são da KMC e Shimano.

5. Não, como expliquei lá em cima, pedivelas com coroas removíveis são de linha mais top de linha (Alivio, Deore, etc...) alem de um jogo de coroas novas é quase o preço de um pedivela mais básico como de ponta quadrada (vale lembrar, sua bike é básica, não adianta gastar tanto ao ponto de por itens top de linha)

6. Não tem nada a ver, pra falar verdade não sei responder, sempre usei abraçadeira pra baixo e nunca tive problema (minha bike ta a 4 anos com mesmo cambio dianteiro).

7. Vzan Vmaxx são aros da linha de Downhill da Vzan, eles tendem a ser mais resistentes, logo, são mais pesados, pega um da linha de XC (MTB Cross Country) esses são otimos! No mais todos os aros da Vzan são bons. Uso meus Vzan 700C há anos e nada de problemas.

8. Geralmente aros são de aluminio. Prefira sempre aros de aluminios pois são resistentes e leves.

9. Nao sei responder 

10. Nao sei responder.

No mais, cara, se vc trocar o garfo, será o seu maior e melhor update :). Os benefícios dos garfos aheadset são ótimos!
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Gryphon Ver Drop Down
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Vou bem na linha do syslogg

1 - Todos os sistemas de movimento central tem vantagens e desvantagens, e um deles é o custo. Pelo padrão da sua bike, um bom MC de ponta quadrada deve te atender com folga. Shimano é mandatório, mas aqui tem um detalhe importante. Na linha da Shimano tem dois modelos: o BB-UN26 e o BB-UN100. O modelo UN100 foi criado para competir com MC baratos como os NECO ou inferiores. Evite esse modelo. Compre um BB-UN26 de 122 mm de bitola junto com um jogo de pedivelas da Shimano.
Eu reconstruí uma GT e economizei justamente nessas peças da marca NECO. Não compensou. Tive que trocar o MC e o jogo de pedivelas por Shimano.

2 - Eu uso caixa de direção NECO de rosca na GT até por falta de opção melhor, mas não tenho do que reclamar. Mas uso porque uso o garfo de cromoly original da bike. É peça obsoleta, mas ainda não tive problema com ela. Mas se for migrar para um garfo aheadset, veja se existem de marcas mais confiáveis.
Sobre o garfo, veja se você realmente precisa de garfo amortecido. Tenho uma Schwinn com garfo de suspensão e a GT com garfo rígido. Como uso essas bikes em condição urbana, o garfo com suspensão é basicamente um peso a ser arrastado. Dá para andar tranquilo com garfo rígido.

3 - Se você tem problema do guidão entortar, existem travessas de reforço para guidão. Andam demodê, mas continuam úteis e são fáceis de achar.
Além disso, se você migrar para um garfo aheadset, vai precisar comprar uma mesa, e você não pŕecisará do avanço original da sua bike.

4 - Corrente depende muito do uso que você faz dela. Eu tenho usado corrente da Shimano e não tenho o que reclamar, mas novamente, meu uso é urbano.

5 - Acho que não vale a pena. Pedivelas com coroas substituíveis são caras e usam MC caros. Melhor trocar a pedivela ponta quadrada completa quando precisar. Mas elas duram bastante.

6 - Nunca tive problemas com a altura da abraçadeira.

7 - Eu uso aros VZAN Extreme na GT. São mais resistentes, não muito mais pesados e não tão caros. Achei que foi a melhor relação custo-beneficio.

8 - Nunca vi aros de inox, mas garanto que eles tem 4 defeitos:
- São caros;
- São muito pesados, possivelmente mais que aros de aço carbono;
- São muito lisos e não devem dar bom atrito para freios como V-Brake. A situação piora muito se estiverem molhados;
- Inox é material ruim para transferir ou dissipar calor, fator importante para o funcionamento de um freio, incluindo os V-Brakes.

9 - Eu tenho uma Caloi Mountain Bike de 15 marchas que exige canote de 21 mm (tenho outra idêntica, mas que usa canote de 22 mm, coisa de doido). Não encontrei nada nessa medida. A solução é comprar uma barra ou tubo grosso de alumínio de 1 polegada (25,4 mm) e mandar tornear. Acho que essa ideia serve para você.

10 - Sim, a pintura eletrostática é bem mais resistente que a pintura convencional automotiva.
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Eita, galera... Navalhei com a digitação: não são aros em inox, são RAIOS em inox.
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Eu uso raios de inox na GT e gostei do resultado.

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Syslogg, valeu pelas infos! Mas fiquei com algumas dúvidas e achei melhor esclarecer outras.

1. O atual movimento central dela é um Shimano BB-UN26, já conheço o bichinho e ele durou uns 9000km comigo. Pensei em Hollowtech por sugestão de amigos, mas tô vendo com a sua explicação que ele deve ser algo desnecessário no meu caso. Vou trocar por outro BB-UN26, já que ele tá apresentando folga.

2. Eu conheço os garfos aheadset, mas sinceramente nunca vi um standard e sempre achei que fosse uma espécie de mosca branca, algo que existe, mas nunca vi. Você teria um link ou um telefone de uma loja que tivesse um pra aro 26 que coubesse um pneu de 2.0"?

3. Trocar o garfo pra aheadset é meu sonho! O resto viria junto. Realmente seria um dos melhores upgrades.

4. Você confirmou minha experiência! Mas ao invés da KMC Z8 fosca, vou pegar a KMC X8 cromada dessa vez, de acordo com a sua sugestão.

5. Valeu a dica, vou levar em consideração!

6. Essa também eu tô tentando entender. Vamos ver o que a galera vai acrescentar nisso.

7. Atualmente eu tenho aros Escape 260, que pesam o mesmo que os Extreme, que são a linha XC da Vzan. Será que o Extreme é mais jogo que o Escape?

8. Navalhei na digitação: não eram aros e sim raios. Foi mal... Mas refaço a pergunta: raios de inox são realmente mais resistentes?

9 e 10. Sem galho! Só por ter respondido tanta dúvida, já merece o meu obrigado!

E realmente eu quero um garfo aheadset standard. Se você conseguir me passar um caminho pra conseguir um, vai ser ótimo! Valeu aí!
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dwsmartins Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Abr 2018
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2019 as 14:54
Gryphon, obrigado por gastar um tempo me ajudando também! Vamos com mais dúvidas e esclarecimentos:

1. Rapaz, eu achava que o BB-UN100 era melhor que o BB-UN26, mas não por conhecimento de causa, claro. Minha Dama está com um BB-UN26 que me acompanhou em uns 9000km e confirma que o bicho é durável, até porque eu pesava 157kg quando instalei ele. O bichinho é realmente parrudo.

2. Vou aguardar a sugestão do syslogg pra ver se acho um aheadset standard. Se rolar, vai melhorar bastante. E eu não uso suspensão, prefiro garfo rígido mesmo, exatamente pelo peso.

3. O guidão atual tem dessa travessa, que eu chamei de barra. Não ligo de ser demodê, mas ele tá fazendo uns estalos que dão medo. Trocando o garfo por aheadset (ou colocando um adaptador, se não conseguir), eu devo ter acesso a guidons mais fortes.

4. Meu uso também é urbano. A KMC Z8 durou bem comigo, mas a SunRace foi uma decepção. Vou testar a KMC X8 e, eventualmente, testo uma Shimano. Pelo histórico da marca comigo e com outros, acredito que não vai decepcionar.

5. Curiosamente, a Shimano tem um pedivela com coroas substituíveis de ponta quadrada, a FC-T3010, mas ainda não sei o preço e nem a disponibilidade dela em fornecedores no Brasil.

6. Minha dúvida é que eu tive problemas que alguns apontaram a abraçadeira baixa. Vou aguardar outros relatos pra formar a opinião quanto a isso.

7. Tudo tá apontando na direção dos Extreme mesmo. Acho que vou fazer o upgrade, aproveitando que o aro da dianteira tá com uns calombos.

8. Navalhada minha, meu chapa! Eram RAIOS de inox. Você já respondeu em outra msg, valeu aí.

9. Bem parecido com o que me foi sugerido, mas estava pensando em trabalhar com tubos de aço. Vou pesquisar aqui e falo.

10. Acho que meu caminho vai ser por aí mesmo. Agora bora procurar um pintor que faça pintura eletrostática de bicicletas em Belo Horizonte.

No mais, valeu por compartilhar o conhecimento! Vamos nos cuidando!
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João Frango Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2019 as 15:04
Primeiro parabéns por sua historia, muito legal, curti demais.

Segundo o Syslog e o Gryphon ja te colocaram no rumo certo e nem tem muito mais o que falar.

Não vou pontuar pra não alongar muito, sobre o Hollowtech eu to usando a 2 anos e levando os outros mais de 25 anos que pedalo eu percebi que o BB UN 26 (que nem tenho como calcular o quanto ja usei deles) aguentam bem mais tempo, o Hollowtech toda revisão que executo que depende do que pedalei e não por km eu tenho de desmontar, limpar e lubrificar e é um Shimano BB 52, ponta quadrada pode ser ultrapassado, pesado... mas resolve e não da manutencão.

Sobre as pedivelas com coroa substituivel eu gosto por ter a vantagem de trocar apenas a coroa que gastar, no meu caso ja foram 2 de 32 dentes e uma de 22 e a de 44 ainda ta firme e forte e pegando um das linhas antigas que é o que vai achar pra ponta quadrada o valor as vezes é igual ou menor que das linhas mais novas, eu uso a 6 anos um Acera M391 de 44/32/22 que ja passou por 2 bikes e se depender de mim vai continuar rodando, coroa pra ele acho de R$ 15,00 que paguei na de 22 até R$ 35,00 que paguei na de 32.

Outra vantagem deles é com estas coroas conseguir aumentar a amplitude das marchas sem gastar muito pois 2 dentes a mais na de 44 e 2 a menos na de 22 ja melhora as duas pontas da escala sem ter de gastar na parte mais cara e chata que é no cassete ou pior ainda se for catraca de rosca

Coloca umas fotos dessa guerreira ai pra gente ver e siga com seu projeto em revitalizar ela
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Gryphon Ver Drop Down
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Talvez a maior dificuldade seja achar um garfo rígido aheadset para essa bike. Mas considerando que você começou com disposição para gastar a mais nela, uma dica seria consultar um bom framebuilder. Esses garfos são raros aqui, mas você acha dele lá fora, ainda mais que tem milhões de bikes aro 26 rodando pelo planeta.
De repente rola até um garfo de cromoly.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Só para constar... Pedivelas de coroas removíveis não são tanto mais caros assim... Mas, sim são mais caros... Eu acho que vale a pena, tanto quanto o hollowtech vale, principalmente se optar por marcas alternativas...
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Por nada man!

Sobre o garfo, cara com um pouquinho de pesquisa eu achei no ML esse modelo de garfo.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1052276326-garfo-de-aluminio-fib-aro-26-preto-standard-a-set-_JM?quantity=1 - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1052276326-garfo-de-aluminio-fib-aro-26-preto-standard-ahead-set-_JM?quantity=1

Eu não sei se vc faz suas próprias manutenções ou se vc é acostumado comprar peças na internet (eu recomendo, na minha cidade, Fortaleza, é tudo bastante caro, compro bastante coisas da china ou no mercado livre).
Você pode comprar na internet, ir em uma bicicletaria (se vc n souber instalar) e pedir para instalar. Vai ser cobrado um valor pela montagem, mas vai ser instalado.
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Esqueci de pontuar, quando for comprar um garfo standard aheadset, compre junto a caixa de direção. Ela também é um pouco dificil de encontrar assim como o garfo.
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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Só para constar... Pedivelas de coroas removíveis não são tanto mais caros assim... Mas, sim são mais caros... Eu acho que vale a pena, tanto quanto o hollowtech vale, principalmente se optar por marcas alternativas...


Quais marcas alternativas você recomendaria, Ismah?
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Nesse meio eu andei pesquisando mais as peças, principalmente os pedivelas. A Shimano tem a FC-T3010, que tem coroas removíveis, relação ampla de 48-36-26 dentes e todo o mais, mas quem disse que eu encontro no Brasil?

Mas encontrei a SunRace M918. É essa que você disse que seria de marcas alternativas, Ismah?
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Eu não recomendo marcas, mas a Microshift/Shiftech e TSW/Xtime são bem faladas.
Pessoalmente, apostei na segunda, e apesar de ter tido problemas com o parafuso (está relatado no fórum), notei um ganho em rigidez indiscutível. Antes, notava que o eixo em si flexionava, hoje isso não acontece, se algo torce é o quadro inteiro...
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Pesquisei aqui. Tem umas peças bem impressionantes! Mas não achei dentre elas algum modelo na relação ampla que eu procuro (48-36-26 dentes). Ainda continuo na busca.
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Uma nova questão, pessoal: pedivela 3x9 em um sistema 3x8 é viável, fica na boa? O preço das correntes e outras peças para 9v é bem maior que aqueles para 8v. Já tenho um cassete Shimano CS-HG50-8 34-11 que me atende muito bem, mas queria casar ele com a coroa de relação ampla 48-36-26. A amplitude da relação vai ficar em 571%, rápida na descida e leve na subida!
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2019 as 22:02
Essa questão de relação depende muito da pessoa.

Eu, normalmente, sou mais de fazer força do que ter velocidade nas pernas. Quando montei a GT fiz questão de usar uma pedivela de 48/38/28  dentes. Eu tinha a Schwinn e achava a relação de coroas 42/32/22 dentes ficaria muito curta na GT porque eu iria usar pneu slick mais estreito para ganhar velocidade no asfalto.
Experimentei uma pedivela da NECO e não deu certo. Alumínio muito mole e eu chegava todas as vezes com a pedivela solta em casa.
Aí fui comprar uma pedivela Shimano, me enganei e acabei pedindo uma com 42/32/22 dentes. Quando chegou, fiquei p... porque a babada foi minha. Porém, quando instalei, o casamento ficou perfeito.Melhor erro que cometi naquela bike.
Veja que a GT usa uma Megarange enquanto a Schwinn usa outra catraca convencional, e isso eu não tinha levado em conta.

Já a Schwinn foi o caso ao contrário. Eu usava  a bike com os pneus originais e a bike ficava pesada no asfalto. A relação de 42/32/22 casava com a bike no asfalto dentro daquela realidade, mas muito pesada na pista de terra do Parque da Vila Guilherme, especialmente com piso úmido. Porém logo os pneus de cravos originais logo se desgastaram e comprei um jogo de pneus mistos Kenda. A bike ficou ótima na pista de terra, mas muito curta para o asfalto.

Então, cada caso é um caso. Pode até ser que para outra pessoa essas relações sejam completamente diferentes.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Pesquisei aqui. Tem umas peças bem impressionantes! Mas não achei dentre elas algum modelo na relação ampla que eu procuro (48-36-26 dentes). Ainda continuo na busca.


Eu vi um modelo de pedivela triplo para road, 53-42-30... Não seria o caso? LOL
Brincadeira a parte, veja lá... 48-11 tem que ser muito macho pra empurrar, mesmo numa MTB 26...
Depende bastante do pneu, mas um 50-589, girando a 90 RPM, se está a uns 50 kph...

Não quero ser ofensivo, mas se ainda precisa perder 36 kg, está um pouco longe do que carinhosamente (sic) chamamos de chassi de grilo... Logo, é de pensar que rodar a 50 kph é uma coisa, mas e parar? Fazer curvas? E a bike aguenta esse tranco?
Já pus uma bike de mercado a quase 70 kph. Dois ou três meses, trincou/quebrou o quadro, vi numa manutenção. Consegue imaginar o que poderia ter acontecido? Dead

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Uma nova questão, pessoal: pedivela 3x9 em um sistema 3x8 é viável, fica na boa? O preço das correntes e outras peças para 9v é bem maior que aqueles para 8v. Já tenho um cassete Shimano CS-HG50-8 34-11 que me atende muito bem, mas queria casar ele com a coroa de relação ampla 48-36-26.


Depende! Tradicionalmente, as coroas para 9v são mais próximas entre si, do que para 8v, dado que a corrente é mais estreita... PORÉM... Nem todo mundo respeita essa "regra", tenho sérias dúvidas sobre isso. Mas, é bem notável nas peças Shimano. Tentei montar um 36, e não rolou...

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

 A amplitude da relação vai ficar em 571%, rápida na descida e leve na subida!


Calma jovem... Range não é tudo... Vai sempre do tipo de pedal que tu quer fazer...
Volta a questão que empurrar 48x11 não é tão simples assim.
Outro ponto, é que no MTB de fato, depois de uma longa subida, praticamente se descansa na descida para encarar a próxima subida.
E em todas as bikes, a cadência é algo não-óbvio, que a gente vai aprendendo. Melhorando esse fator, minha velocidade média subiu uns 5% em todos os pedais que eu estico a perna...

Todo modo, mesmo no asfalto, é muito difícil sustentar na perna uma velocidade muito superior a sua velocidade média. Na descida, todo santo ajuda, ali não precisa te preocupar.
Não que não valha a pena ter marchas mais longas, principalmente para sprintar. Mas não absurdamente mais longas. Acabamos carregando um peso extra, que não é usado praticamente.

Pessoalmente, a minha mais longa é 36x11 que me leva a 40 kph (a) 90 RPM. Tirando uns pedais no plano ou no asfalto, praticamente não uso ela. Para as montanhas, poderia ser 22-34, para o plano 22-38. 
Antes que pergunte, eu uso um cassete de road. E a coroa 22, é só pra subir mesmo e ter uma excelente cadência nas acelerações em média e alta velocidade...


Editado por Ismah/Cabelo - 13 Mai 2019 as 03:07
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2019 as 09:12
Se pensar no custo, o sistema de 8v é mais vantajoso. Cassete 9v eu acho mais interessante pra andar na terra, onde vc pode querer um cassete com range maior, mas na cidade um 11-34 vai muito bem e vc encontra barato pra 8v.

Se vc usa um pneu 26x1.5, 48x11 vai bem em algumas situações do asfalto que exigem aceleração. Mas se usa pneu cravudos, pode pegar um reduzido sem medo que não vai sentir falta.
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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Eu vi um modelo de pedivela triplo para road, 53-42-30... Não seria o caso?
LOL


Cara, te falar que eu já paquerei esse pedivela, viu?

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Brincadeira a parte, veja lá... 48-11 tem que ser muito macho pra empurrar, mesmo numa MTB 26...
Depende bastante do pneu, mas um 50-589, girando a 90 RPM, se está a uns 50 kph...


Uma das coisas que eu mais gosto na minha Dama é a relação mais longa! A 48-11 eu empurro num trecho asfaltado de 1,4km do meu pedal diário, uma descida quase inexistente, com menos de 1,5% de inclinação. Faço pra sentir o sangue circular e subir a endorfina ao final. Meu recorde nesse trecho é 58km/h no GPS do celular e pretendo levantar esse número!

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Não quero ser ofensivo, mas se ainda precisa perder 36 kg, está um pouco longe do que carinhosamente (sic) chamamos de chassi de grilo... Logo, é de pensar que rodar a 50 kph é uma coisa, mas e parar? Fazer curvas? E a bike aguenta esse tranco?
Já pus uma bike de mercado a quase 70 kph. Dois ou três meses, trincou/quebrou o quadro, vi numa manutenção. Consegue imaginar o que poderia ter acontecido? Dead


Eu tô realmente longe do chassi de grilo ou filé de borboleta. E não se preocupe, não levei como ofensa. Mas o lance desse quadro é que ele é PESADO, com caixa alta mesmo, não foram feitas reduções de peso nela. Tipo trator, sabe?

E as trincas sempre foram uma preocupação minha, até porque eu comecei a pedalar com 157kg, o que é bem acima do que a maioria dos quadros consideraria aceitável. Ainda hoje, eu faço a manutenção/limpeza dela a cada 15 dias, sempre inspecionando as soldas e pontos de maior tensão a procura de trincas ou rachaduras. Nesse ponto, ela já aguentou dias piores, já que hoje eu peso 116kg...

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Calma jovem... Range não é tudo... Vai sempre do tipo de pedal que tu quer fazer...


No meu caso, o uso principal é mobilidade urbana e passeios na área metropolitana, na maioria ruas e avenidas asfaltadas, algumas vias com calçamento e, muito raramente, algum estradão de terra. Mas como eu moro em Belo Horizonte, o range é importante, porque morro aqui é mato, viu?

A mais leve que eu tenho atualmente é 28-34 e me permite subir praticamente tudo. A relação 26-34 iria me dar um plus naquelas que ficaram de fora desse "praticamente".

Mas tô aqui na pesquisa! E valeu pelos toques, sempre é bom saber mais opiniões!
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Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Se pensar no custo, o sistema de 8v é mais vantajoso. Cassete 9v eu acho mais interessante pra andar na terra, onde vc pode querer um cassete com range maior, mas na cidade um 11-34 vai muito bem e vc encontra barato pra 8v.

Se vc usa um pneu 26x1.5, 48x11 vai bem em algumas situações do asfalto que exigem aceleração. Mas se usa pneu cravudos, pode pegar um reduzido sem medo que não vai sentir falta.


Vejo essa lógica da economia do 8v contra o 9v, Araújo. Meu 11-34 de 8v me atende bem demais aqui e não tô vendo muito motivo pra trocar pra 9v. Só me resta ver a questão do pedivela 3x9v em um 3x8v. Sei de pessoas que usam desse jeito, mas como eu valorizo uma troca precisa, talvez até abra mão da pedivela 48-36-26 pra continuar na 48-38-28. Vamos ver...
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Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Essa questão de relação depende muito da pessoa.

Eu, normalmente, sou mais de fazer força do que ter velocidade nas pernas. Quando montei a GT fiz questão de usar uma pedivela de 48/38/28  dentes. Eu tinha a Schwinn e achava a relação de coroas 42/32/22 dentes ficaria muito curta na GT porque eu iria usar pneu slick mais estreito para ganhar velocidade no asfalto.
Experimentei uma pedivela da NECO e não deu certo. Alumínio muito mole e eu chegava todas as vezes com a pedivela solta em casa.
Aí fui comprar uma pedivela Shimano, me enganei e acabei pedindo uma com 42/32/22 dentes. Quando chegou, fiquei p... porque a babada foi minha. Porém, quando instalei, o casamento ficou perfeito.Melhor erro que cometi naquela bike.
Veja que a GT usa uma Megarange enquanto a Schwinn usa outra catraca convencional, e isso eu não tinha levado em conta.

Já a Schwinn foi o caso ao contrário. Eu usava  a bike com os pneus originais e a bike ficava pesada no asfalto. A relação de 42/32/22 casava com a bike no asfalto dentro daquela realidade, mas muito pesada na pista de terra do Parque da Vila Guilherme, especialmente com piso úmido. Porém logo os pneus de cravos originais logo se desgastaram e comprei um jogo de pneus mistos Kenda. A bike ficou ótima na pista de terra, mas muito curta para o asfalto.

Então, cada caso é um caso. Pode até ser que para outra pessoa essas relações sejam completamente diferentes.


Testei uma 42-30-20 com cassete 12-32 e achei MUITO leve pro que eu ando, Gryphon. 26 dentes na coroinha sem perder a de 48 me parece um equilíbrio interessante!
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Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Não vou pontuar pra não alongar muito, sobre o Hollowtech eu to usando a 2 anos e levando os outros mais de 25 anos que pedalo eu percebi que o BB UN 26 (que nem tenho como calcular o quanto ja usei deles) aguentam bem mais tempo, o Hollowtech toda revisão que executo que depende do que pedalei e não por km eu tenho de desmontar, limpar e lubrificar e é um Shimano BB 52, ponta quadrada pode ser ultrapassado, pesado... mas resolve e não da manutencão.


Estou recebendo várias opiniões e relatos confirmando isso, João. O problema agora é achar um pedivela com coroas removíveis de ponta quadrada.

Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Sobre as pedivelas com coroa substituivel eu gosto por ter a vantagem de trocar apenas a coroa que gastar, no meu caso ja foram 2 de 32 dentes e uma de 22 e a de 44 ainda ta firme e forte e pegando um das linhas antigas que é o que vai achar pra ponta quadrada o valor as vezes é igual ou menor que das linhas mais novas, eu uso a 6 anos um Acera M391 de 44/32/22 que ja passou por 2 bikes e se depender de mim vai continuar rodando, coroa pra ele acho de R$ 15,00 que paguei na de 22 até R$ 35,00 que paguei na de 32.


Essa M391 de 48-36-26 seria a ideal pra mim! A equivalente atual é a T3010, mas quem disse que eu encontro ela no Brasil com 48-36-26?

Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Coloca umas fotos dessa guerreira ai pra gente ver e siga com seu projeto em revitalizar ela


Em breve! A pintura dela tá meia boca, mas vou postar sim!
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João Frango Ver Drop Down
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Quando comprei a City Tour eu cogitei comprar uma pedivela igual a que voce mencionou de 48/36/26, até achei um Alivio M431 que era de ponta quadrada mas fiquei enrolando e perdi a chance, dai coloquei um 48x38x28 que eu tinha e com a catraca de rosca 14/28 achei que a bike ficou muito ''travada'' pro meu tipo de pedal e dai instalei o M391 que eu ja tinha com o 44x32x22 e com o 14x28 da catraca a bike ficou excelente pro meu uso, pedal é assim mesmo e cada um sente o que se encaixa melhor pro seu uso, depois disto ainda me apareceu a oportunidade de colocar um cubo cassete e fechei o pacote e hoje ela ta com o M391 de 44x32x22 e um cassete Sram de 7v de 12x32.

Dei uma ''googada'' e encontrei no Mercado Livre algumas que te servem e de todos valores, o Sun Race eu arriscaria a usar pois venho usando corrente e cassete deles a muito tempo e não tenho do que reclamar, mas na lista tambem tem Shimano até do Hollowtech pra voce ver.

Outra coisa, o meu M391 é para 27v mas desde que o tenho sempre usei com 24 e agora 21 velocidades que é a mesma corrente, cambio usei de Shimano Tourney e Alivio de 21 e 24v e o ''trocador'' sempre foi dos rapid fire da Shimano mais simples, então desencana que serve sim e da ajuste pefeito no cambio da frente, no traseiro que não da pra misturar

Da uma olhada na lista do Mercado Livre que achei de 48x36x26
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Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Dei uma ''googada'' e encontrei no Mercado Livre algumas que te servem e de todos valores, o Sun Race eu arriscaria a usar pois venho usando corrente e cassete deles a muito tempo e não tenho do que reclamar, mas na lista tambem tem Shimano até do Hollowtech pra voce ver.


Eu fiz essa busca também e vi as opções. Mas eu não tive uma boa experiência com a corrente SunRace de 8v, então fico um pé atrás com o pedivela. Mas a falta de opções com ponta quadrada tá me fazendo pensar seriamente nele.

Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Outra coisa, o meu M391 é para 27v mas desde que o tenho sempre usei com 24 e agora 21 velocidades que é a mesma corrente, cambio usei de Shimano Tourney e Alivio de 21 e 24v e o ''trocador'' sempre foi dos rapid fire da Shimano mais simples, então desencana que serve sim e da ajuste pefeito no cambio da frente, no traseiro que não da pra misturar


Bom saber! Tô quase fechando o pacote, só tenho que decidir entre o pedivela Shimano FC-T4060 e o SunRace M918. Claro que o M918 fica mais barato, uns R$230,00 pra ser exato. Bora ver o que o bolso acha!
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28? Não sabia nem que tinha coroinha assim...

Eu não estou em forma, ainda falta uns 10 kg (o que são quase 10%). Rodo com 2x10, de 22-36 e 11-34. Subindo na 22x34 to sentindo uns morros mais fortes... Porém, não tinha como recusar, 40 pila o cassete é dado... 
TALVEZ o cog 36 (+6% de força) viria resolver. Considero no entanto, diminuir o gap nas coroas, mas perderia na cadência ao ir para um 11-40 (+18% de força), pois ele tem um buraco no pulo do cog 15 para o 18... Acho que aí só mesmo com 11v.

Veja esse caso...
É minha meta subir sem parar, e com uma velocidade média o mais constante possível. No pior ponto ele tem 18,7% de inclinação... Dead

Parte I - https://www.strava.com/activities/2230466157/analysis/1448/1876

Parte II - https://www.strava.com/activities/2230466157/analysis/1906/2226

Completo - https://www.strava.com/activities/2230466157/analysis/1335/2134

O mais importante, é conseguir sustentar o passo. Pra treinar isso, eu faço esse tipo de pedal aqui... Plano, mas onde consigo manter a força controlada - no morro, tem que fazer força mesmo.

https://www.strava.com/activities/2329094806

Vale dizer que a velocidade não importa, mas a constância !
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2019 as 09:58
O pedivela sunrace não é ruim, tem qualidade parecida com os shimano mais baratos. Na verdade pedivela não tem muito segredo por ser uma engrenagem grande, mesmo os mais simples costumam funcionar legal se bem regulados. O problema é que pedivela muito barato pode quebrar, esse é o perigo, mas já peguei um pedivela sunrace na mão e gostei da qualidade dele, parece bem robusto.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar alexportugal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2019 as 10:54
Eu tenho um Pedivela Sunrace ponta quadrada, comprei ele sem coroas, porque uso uma Narrow Wide no meu 1x10 X-Time. E rodou uns 1000km até agora, tudo na mais perfeita ordem.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2019 as 16:51
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

28? Não sabia nem que tinha coroinha assim...

Eu não estou em forma, ainda falta uns 10 kg (o que são quase 10%). Rodo com 2x10, de 22-36 e 11-34. Subindo na 22x34 to sentindo uns morros mais fortes... Porém, não tinha como recusar, 40 pila o cassete é dado... 
TALVEZ o cog 36 (+6% de força) viria resolver. Considero no entanto, diminuir o gap nas coroas, mas perderia na cadência ao ir para um 11-40 (+18% de força), pois ele tem um buraco no pulo do cog 15 para o 18... Acho que aí só mesmo com 11v.

Veja esse caso...
É minha meta subir sem parar, e com uma velocidade média o mais constante possível. No pior ponto ele tem 18,7% de inclinação... Dead

Parte I -  https://www.strava.com/activities/2230466157/analysis/1448/1876 - https://www.strava.com/activities/2230466157/analysis/1448/1876

Parte II -  https://www.strava.com/activities/2230466157/analysis/1906/2226 - https://www.strava.com/activities/2230466157/analysis/1906/2226

Completo -  https://www.strava.com/activities/2230466157/analysis/1335/2134 - https://www.strava.com/activities/2230466157/analysis/1335/2134

O mais importante, é conseguir sustentar o passo. Pra treinar isso, eu faço esse tipo de pedal aqui... Plano, mas onde consigo manter a força controlada - no morro, tem que fazer força mesmo.

https://www.strava.com/activities/2329094806 - https://www.strava.com/activities/2329094806

Vale dizer que a velocidade não importa, mas a constância !


Ismah, eu sou o nerd da mecânica, você é o nerd da análise! Não tenho costume de usar o Strava, pra ser sincero só instalei ele num iPhone 3GS que eu tinha há algum tempo, nem cheguei a registrar alguma atividade. Normalmente, eu faço a mensuração dos meus pedais usando o Google Maps mesmo.

Quanto à questão da cadência, entendo que relações com gaps menores sejam melhores para que não se perca o impulso, mas eu tenho uma pedalada mais lenta e forte, acaba que essa perda não será tão grande numa relação ampla, o que acaba me favorecendo. Meu foco ainda está na durabilidade e versatilidade da magrela. No meu caso, eu pretendo manter minha relação com 8v, que usa uma corrente mais larga, durável, barata e amplamente disponível.

Mas a "cachaça" de cada um nesse esporte é bem variada! Alguns de nós curtem bikes antigas e cheias de caprichos, outros curtem uma magrela estilosa, outros curtem um pedal urbano intenso, outros o próprio passeio é o destino, e por aí vai.

A minha esticada no meu pedal diário é uma cerejinha no bolo. Me faz sentir vivo, capaz de fazer o que muita gente acreditava não ser possível: o gordão de 157kg virou um gordo de 116kg e em breve vai virar um magrinho!
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2019 as 17:51
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

O pedivela sunrace não é ruim, tem qualidade parecida com os shimano mais baratos. Na verdade pedivela não tem muito segredo por ser uma engrenagem grande, mesmo os mais simples costumam funcionar legal se bem regulados. O problema é que pedivela muito barato pode quebrar, esse é o perigo, mas já peguei um pedivela sunrace na mão e gostei da qualidade dele, parece bem robusto.


Acho que vou procurar esse pedivela Sunrace nas bicicletarias locais, pegar o bichinho na mão e ver do que é feito antes de decidir. Se bem que a situação aqui em BH tá a seguinte: bicicletaria simples só tem peça chinfrim e basicona, bicicletaria cara só tem peça Sram e Shimano. Em ambas só tem os componentes disponíveis no catálogo da Isapa, mas nada de itens intermediários...
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2019 as 17:53
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Meu foco ainda está na durabilidade e versatilidade da magrela. No meu caso, eu pretendo manter minha relação com 8v, que usa uma corrente mais larga, durável, barata e amplamente disponível.


Só pra constar, a largura da corrente conta, mas o material empregado continua sendo mais importante. Por exemplo, as correntes sil-tec da shimano ou as novas corrente eagle d sram que empregam materiais melhores e tem excelente duração, mesmo sendo 11 ou 12v. Infelizmente nenhuma dessas tecnologias está disponível para as velhas correntes de 8v, o máximo que a gente consegue é o aço niquelado das correntes kmc x8. Porem, correntes com materiais melhores custam muito caro, ao passo que correntes 8v são baratas, logo manter uma relação 8v é mais vantajoso por conta do custo por km rodado.
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Originalmente postado por alexportugal alexportugal escreveu:

Eu tenho um Pedivela Sunrace ponta quadrada, comprei ele sem coroas, porque uso uma Narrow Wide no meu 1x10 X-Time. E rodou uns 1000km até agora, tudo na mais perfeita ordem.


Já é um relato quanto ao uso prolongado, melhor do que eu já tinha até agora. A dúvida é se ele vai aguentar os quase 10000km que o pedivela Shimano FC-M131 com movimento central BB-UN26 aguentaram.
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Nas lojas Decathlon aqui de São Paulo tem os componentes da Sun Race pra vender, sei que tem uma boa Decathlon ai em BH, da uma visitada e ve se tem os componentes pra conferir
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Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Só pra constar, a largura da corrente conta, mas o material empregado continua sendo mais importante. Por exemplo, as correntes sil-tec da shimano ou as novas corrente eagle d sram que empregam materiais melhores e tem excelente duração, mesmo sendo 11 ou 12v. Infelizmente nenhuma dessas tecnologias está disponível para as velhas correntes de 8v, o máximo que a gente consegue é o aço niquelado das correntes kmc x8. Porem, correntes com materiais melhores custam muito caro, ao passo que correntes 8v são baratas, logo manter uma relação 8v é mais vantajoso por conta do custo por km rodado.


Essa é exatamente a lógica que eu tô pensando!
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Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Nas lojas Decathlon aqui de São Paulo tem os componentes da Sun Race pra vender, sei que tem uma boa Decathlon ai em BH, da uma visitada e ve se tem os componentes pra conferir


Realmente tem uma loja da Decathlon aqui, mas ela não tem esse pedivela em estoque.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Não tem nada em ser "nerd" nas análises... Saber ler e interpretar um gráfico é (ou deveria ser, ao menos) ser o mínimo que um cidadão alfabetizado deveria saber.

Esses gráficos são só ferramentas, mas que podem ajudar a tomar decisões acertadas sobre a bike.

Por exemplo, teria feito uma cagada tremenda indo para uma relação 22x40 ou 22x42... Não preciso disso de maneira nenhuma, e só teria perda de cadência, e algumas marchas meio que inúteis... 
Só começa a fazer sentido 11-40/42, se optar por usar uma coroinha maior - algo como 26T.
Isso poderia até me trazer benefícios pela menor diferença entre as coroas, que permitiria reduzir uma marcha, e não duas ou 3 como tenho que fazer hoje...

Nem sempre fui assim de usar os gráficos do Strava a meu favor. Se tivesse sido, teria partido para a escolha mais adequada logo de cara.


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