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Triplica mortes de ciclistas no 1º trimestre

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_danielcorrea Ver Drop Down
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    Postado: 24 Abr 2019 as 08:53
Triplica o número de mortes de ciclistas no 1º trimestre de 2019 em São Paulo, diz Infosiga

O número de ciclistas mortos na cidade de São Paulo triplicou no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado: de 5 para 16, recorde na série histórica do Infosiga, o banco de dados de acidentes de trânsito do governo do estado.

Os levantamentos do governo são feitos por meio de registros de ocorrências das polícias e dos bombeiros em todos os 645 municípios paulistas.

Só na capital, o último relatório do Infosiga, divulgado na segunda-feira (22), revela que um total de 208 pessoas morreram entre janeiro e março de 2019 em acidentes de trânsito, sendo 16 óbitos de ciclistas. Em 2018, o mesmo período somou 202 óbitos, sendo 5 de ciclistas.

A análise dos números deste trimestre revela que a maior parte dos acidentes ocorreu no mês de janeiro (8), no sábado (5), no período noturno (7), e que as vítimas tinham idades entre 30 e 49 anos (9), sendo 93,75% do sexo masculino.

Em nota, o governo do estado, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, explica que o Infosiga traz os números de óbitos e os detalhamentos das ocorrências, mas ainda não dispõe de análises sobre as causas dos acidentes para todos os municípios do estado.

Questionada sobre uma possível explicação para o aumento do número de mortes de ciclistas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) disse em nota que, "para um trânsito seguro, é preciso que a população tenha consciência", informou que tem revitalizado a malha existente e que prevê a ampliação de 173 km de ciclovias. Leia a nota completa abaixo.

Ciclista foi atropelado na Rodovia Anhanguera e morreu no local — Foto: Reprodução/TV Globo
Ciclista foi atropelado na Rodovia Anhanguera e morreu no local — Foto: Reprodução/TV Globo

Ciclista foi atropelado na Rodovia Anhanguera e morreu no local — Foto: Reprodução/TV Globo

Das 16 mortes neste trimestre, 62,5% ocorreram em vias municipais. As ocorrências se espalharam pelo município, nas zonas Norte, Sul, Leste e no Centro, e, para o pesquisador em mobilidade do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Rafael Calabria, os números refletem o abandono do investimento na expansão da malha cicloviária.

“O aumento reflete a paralisia da expansão da rede cicloviária - nenhuma das vias onde os 16 óbitos ocorreram tem ciclovia. As avenidas Aricanduva e Conselheiro Carrão, por exemplo, são vias estruturais, com muita demanda de ciclistas, que precisam ter sua segurança garantida”, disse. “No caso da Noé de Azevedo, além de também ser estrutural, ela tem um projeto que já foi discutido e aprovado em audiência pública há um ano, com a presença do ex-secretário Sérgio Avelleda, e nada foi implementado”, explicou o especialista em mobilidade urbana.

A ciclovia da rua Domingos de Morais prevê a conexão direta com o Metrô Vila Mariana, completando o trecho que falta para ligar as ciclovias da Vergueiro e da Jabaquara.

Os acidentes em rodovias – 3 na Bandeirantes e 1 na Anhanguera, também demonstram a paralisia nas discussões sobre a implementação da malha nas estradas, na visão de Calabria.

“Temos pautado a implementação da malha nas rodovias com governo estadual. As ciclovias são importantes nesses locais para o morador da região metropolitana e também para o cicloturismo, além de ser um direito do ciclista, previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Também há uma paralisia neste sentido”, disse.

Em dezembro, o ex-governador Márcio França assinou um decreto que previa a implantação de ciclovias nas rodovias do estado de São Paulo.

SP tem 16 mortes de ciclistas no trânsito no 1º trimestre de 2019 — Foto: Arte/G1
SP tem 16 mortes de ciclistas no trânsito no 1º trimestre de 2019 — Foto: Arte/G1

SP tem 16 mortes de ciclistas no trânsito no 1º trimestre de 2019 — Foto: Arte/G1

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), mantém análise constante sobre os registros de acidentes na cidade para definir medidas para reduzir de ocorrências graves e mortes no trânsito. Os números divulgados pelo Infosiga são mais uma contribuição para essa análise. No entanto, para um trânsito seguro, é preciso que a população tenha consciência de que a mudança de comportamento e respeito às leis salvam vidas e reduzem acidentes.

Sobre acidentes envolvendo ciclistas, a CET já revitalizou a pintura e a sinalização de 10,3 km de ciclovias, além 63,3 km de vias que passaram recentemente pelo programa Asfalto Novo.

O Plano Cicloviário, previsto no Programa de Metas da atual gestão, prevê 173,35 quilômetros de novas ciclovias/ciclofaixas e a requalificação de 310,60 quilômetros da malha existente, com verba destinada de R$ 325,7 milhões em investimentos para o biênio 2019/2020. A localização das novas vias para bicicletas está sendo discutida com a população e os ciclistas em workshops e audiências públicas, como determina a lei. O objetivo é garantir a melhoria da mobilidade e maior conexão entre os diferentes modais de transportes.

Foi lançado recentemente o plano de Segurança Viária 2019-2028, que prevê a adoção de diversas medidas, como a proibição da circulação de motos na pista expressa da Marginal Pinheiros, no sentido Interlagos/Castello Branco (não há divisão de pistas no sentido contrário), medida que já deu resultados positivos na pista central da Marginal do Tietê.

Estão previstos investimentos de R$ 35 milhões para intervenções de segurança viária que estão entre as estratégias de atuação prioritárias do novo plano em 2019. Terão início as licitações para Áreas Calmas em Santana (Zona Norte) e São Miguel Paulista (Zona Leste), a implantação de Vias Seguras na Avenida Dona Belmira Marin e na Estrada de Itapecerica, ambas na Zona Sul, e uma Rota Escolar Segura em Itaquera, na Zona Leste.

Áreas Calmas, Rotas Escolares Seguras e o Programa de Orientação de Travessias estão elencados entre as ações voltadas para proteção aos pedestres no curto prazo. A Secretaria investe ainda em políticas de conscientização, valorização da vida e prevenção de acidentes no trânsito, como o Programa Vida Segura, que adota o conceito de Visão Zero, cuja premissa é que nenhuma morte é aceitável no trânsito.


- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2019 as 11:51
Muito dessas mortes e outras ocorrências entre ciclistas, motoristas e pedestres está na retardatice das pessoas. Os motoristas (de ônibus, vans, carros e motos) acham que bike não é pra andar na rua e não tem paciência em esperar a passagem de ciclistas; os ciclistas são folgados, acham que os carros vão respeitá-los por maior que seja a cagada que façam; e os pedestres acham que podem fazer de tudo. Não adianta infraestrutura se quem deveria ser beneficiado por isso não procura ser mais civilizado... Talvez qdo começarem a prender de verdade as pessoas isso seja revertido, tipo prender por 20 anos tanto quem fez a merda qto o advogado que tenta inverter o ônus da culpa, tipo o motorista atropelou e matou 5 ciclistas e o advogado bota a culpa nos ciclistas e não no cliente que estava bêbado ao volante... Ermm
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2019 as 12:00
É so ler os comentários da própria noticia que vemos porque triplicou... 

Somos taxados de loucos, de imprudentes, de que não respeitamos as regras, de que so deveríamos andar onde tem ciclofaixa, de que pedimos para morrer, de que temos quer ser atropelados mesmo, de 16 idiotas a menos atrapalhando o transito... É dai para pior...

Somos taxados de tudo quanto é ofensa, menos de esportistas, de filho, pai, mãe, trabalhador, irmão, amigo...




Editado por rafael_rtg - 24 Abr 2019 as 12:02
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2019 as 12:48
Vale pesar um outro problema... O ciclismo está mais em alta de alguns anos para cá, seja pelo esporte em si, ou seja pela guinada dos combustíveis - gasolina principalmente, é o que força o pessoal a partir para a bike como meio de transporte...

Uma coisa não justifica a outra, mas é fato que muita gente que não pedalava, passou a pedalar. Novatos, sempre tendem a cometer erros, e muita gente sem noção começou a pedalar - tem um tópico falando sobre isso, por aqui!
Esses dados mostram que as mortes aumentaram, não o quanto que isso impactou. E se não tinham ciclistas antes, o motorista bem pode argumentar, que não está habituado a conviver com eles...

Não quero parecer que estou pondo panos quentes, apenas refletir sobre o que pode ter levado a isso. E, vejo como solução única, o endurecimento das regras sobre o fato. Já disse isso por aqui, para tais casos uma filmagem DEVERIA ser prova suficiente para...
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Prost!
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am.araujo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2019 as 14:47
Acredito que tem duas coisa envolvidas. Primeiro o aumento das bikes de aluguel, realmente muitas pessoas sem o menor habito de pedalar estão usando bikes como modal graças ao custo acessível de alugar uma bike, porem se vc já vê pedestres fazendo barbaridades andando 2 km/h, imagina quando o sujeito pega uma bike e multiplica a velocidade dele por 5. Muitas pessoas ainda não tem a consciência que um segundo de vacilo no transito pode ser fatal.

Outra coisa que tenho visto muito ultimamente, os políticos tem atacado muito os métodos de fiscalização do transito, muitos tem prometido diminuir o numero de multas. Isso passa uma sensação para o motorista que existe menos fiscalização e por isso ele pode cometer imprudências sem ser pego. Tenho notado nitidamente nos últimos meses um aumento de motoristas que furam sinal vermelho, costuram no transito, não respeitam a preferencial, esse pra mim é o tipo mais perigoso, pois ele não segue uma lógica, pode surgir a qualquer momento e requer o triplo de atenção pra vc escapar dele.

Com toda essa loucura, não é de espantar que os números vem crescendo. Logo vão aparecer o numero de acidentes com patinetes, ai vai ficar mais assustador ainda.
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Luan - RPO Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luan - RPO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2019 as 16:45
"Acelera, SP!".  
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2019 as 19:25
Sao duas situações distintas que causam esse alarmante aumento de acidentes.

A 1° situação é só pedalar pela manhã e final do dia pela ciclovia da faria lima como exemplo... zero respeito dos ciclistas, com os ciclistas, pedestres e patinetes, atravessam a qualquer momento, cruzam na frente dos carros mesmo com farol aberto para os carros, mas com trânsito parado.

A 2° situação sao os que se colocam em situação de risco, pedalam em plena marginal seja tiete/pinheiros e na raposo tavares no horario de pico, geralmente de fones de ouvido e alheios a sua propria segurança.

Os ciclistas tentam se impor na condição de que podem simplesmente ocupar via rapida pois é seu direito, esses numeros mostram quão estupidas são essas ações.

Sou ciclista e fico completamente abismado como as pessoas se colocam em risco a toa.




Editado por hurry-gurits - 24 Abr 2019 as 19:27
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DougFF Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DougFF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2019 as 21:30
Outro fato que acontece muito é que tem ciclista andando nas BRs da vida sem luz ou uniforme que tenha listra refletiva, nenhuma pra contar história. Aqui na minha cidade, tem a br 262 que cruza um ponto de ciclismo muito conhecido por aqui que chama Paivas/Matinha. Eu chego do serviço de uma cidade próxima daqui por volta as 19:15 ~ 19:30 e vejo muito absurdo como citei acima... e a lanterna parece que ligam só quando pegam a parte de terra desse trajeto, pois devem ter medo da bateria acabar na metade. Esses dias tinha 2 sem capacetes.

Acho que esse tipo de ciclista é que queima o filme do resto. Sem contar qd não os vejo indo pela contramão da BR.
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Jose Mariano Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jose Mariano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2019 as 06:10
90% dos ciclistas em São Paulo não tem respeito às regras de trânsito e pior, aos pedestres. São mais estressados e agressivos que os motoristas.
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am.araujo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2019 as 08:26
Olha, tem muito ciclista fazendo coisa errada por ai, mas não dá pra focar só nisso. Se todos os ciclistas andarem como anjos, ainda assim vai ter um numero alto de mortes no transito por que tem muito motorista cometendo imprudência também. Se todos motoristas dirigissem atentos seria bom pro pedestre e pro ciclista. Ajudaria e muito termos leis mais parecidas com as da Europa ou Japão.


Editado por am.araujo - 25 Abr 2019 as 08:27
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2019 as 08:41
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Olha, tem muito ciclista fazendo coisa errada por ai, mas não dá pra focar só nisso. Se todos os ciclistas andarem como anjos, ainda assim vai ter um numero alto de mortes no transito por que tem muito motorista cometendo imprudência também. Se todos motoristas dirigissem atentos seria bom pro pedestre e pro ciclista. Ajudaria e muito termos leis mais parecidas com as da Europa ou Japão.

leis nós temos aos montes, se 50% delas fossem cumpridas já resolveria.

Ciclista que não dirige, não faz ideia da quantidade de vezes que ele se coloca no ponto cego de carro e moto, lógico que temos na mesma proporção motoristas ignorantes e irresponsáveis, mas quem morre é o ciclista, então eu como ciclista, redobro minha atenção...
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2019 as 08:58
Hurry,

o ciclista não precisa saber dirigir para evitar acidentes com carro, moto, van, ônibus e tal. É só usar a prudência: se achar que dá pra passar naquele buraquinho, NÃO passe. O motorista está buzinando e piscando farol na bunda do ciclista? Basta dar passagem, independente dos tais "1,5 mts" de distância. Precisa atender uma ligação no celular? Para a porra da bike em um local seguro e atenda. A transversal está livre para ser atravessada? Diminua e olhe ambos os lados para evitar o efeito "desenho animado", onde o personagem vai atravessar a linha de trem, olha para os dois lados e qdo vai atravessar, um trem atropela-o. Lógico que bom senso tem que vir de ambas as partes, mas...

Se vê muito "garotão", pra tirar marra de fodão, costurar no meio dos carros, mostrar o dedo para o motorista, passar entre carros batendo nos retrovisores, ficar vendo msgs no celular ou Strava pedalando no meio da via. Isso tem aos montes no entorno do Engenhão. 

Uma comparação bem direta: não é necessário ser casado pra saber que é fria trepar com a mulher de um policial ou traficante, não? LOL


Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

 
Ciclista que não dirige, não faz ideia da quantidade de vezes que ele se coloca no ponto cego de carro e moto, lógico que temos na mesma proporção motoristas ignorantes e irresponsáveis, mas quem morre é o ciclista, então eu como ciclista, redobro minha atenção...


Editado por sidserra - 25 Abr 2019 as 09:00
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2019 as 09:27
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Muito dessas mortes e outras ocorrências entre ciclistas, motoristas e pedestres está na retardatice das pessoas. Os motoristas (de ônibus, vans, carros e motos) acham que bike não é pra andar na rua e não tem paciência em esperar a passagem de ciclistas; os ciclistas são folgados, acham que os carros vão respeitá-los por maior que seja a cagada que façam; e os pedestres acham que podem fazer de tudo. Não adianta infraestrutura se quem deveria ser beneficiado por isso não procura ser mais civilizado... Talvez qdo começarem a prender de verdade as pessoas isso seja revertido, tipo prender por 20 anos tanto quem fez a merda qto o advogado que tenta inverter o ônus da culpa, tipo o motorista atropelou e matou 5 ciclistas e o advogado bota a culpa nos ciclistas e não no cliente que estava bêbado ao volante... Ermm



Mas aí o advogado não pegaria a causa, já que no cliente é culpado. Só que para isso o advogado já teria que julgá-lo como culpado antes do juiz e isso não é competência do advogado. No mais, todo mundo tem direito a defesa, se é culpado ou não é outra história a ser decidida depois.

Agora acho que sim, que teriam que intensificar a fiscalização. Não me conforme por qual motivo não fazem blitz nas saídas das baladas em vez de fazer na hora do rush numa avenida prejudicando o trânsito. Agora vai ter o drogômetro, acho válido. Aliás, eu iria além, acho que ciclistas também deveriam estar sujeitos a bafômetro, drogômetro, mas sem que isso exija aquelas loucuras de emplacar e licenciar bicicleta.

Agora quando aos números, não sei quais são, não fui atrás. Mas se são números puros e não percentuais, não diz muita coisa. Pois triplicou o número, mas pode ter quintuplicado os usuários. Lembrando que somente após "andar de bicicleta" ter "virado moda" é que os acidentes de bike começaram a ser registrados como acidentes de bikes. Antes eram registrados como atropelamentos ou acidente com moto.

Indo mais além, acho que deveriam fazer aquele exame toxicológico para renovar a habilitação. E deveriam fazer também para funcionários públicos, incluindo políticos.  



Editado por Fabio - 25 Abr 2019 as 10:16
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:


Uma comparação bem direta: não é necessário ser casado pra saber que é fria trepar com a mulher de um policial ou traficante, não? LOL




Achei a comparação bem infeliz, e de gosto duvidoso, mas quem nao dirige veiculos automotores e alguns condutores de veículos de forma geral, não fazem idéia que existem pontos cegos entre os retrovisores, colunas entre os vidros.

Eu infelizmente ja atropelei um ciclista á noite, voltando de uma prova da faculdade, onde ele quando abriu o meu farol, eu entrei a esquerda, e ele que estava na mesma velocidade de curva do veiculo, encoberto pela coluna entre o vidro dianteiro e a porta, o cara de preto a noite, sem luz alguma e completamente alcoolizado, o cara por incrivel que pareça recusou ajuda, quebrou meu vidro dianteiro com a cabeça , estava sem equipamentos, eu estava devagar tinha acabado de arrancar com o carro, ele levantou do chão xingando todo mundo, nao esperou o SAMU, eu fui na delegacia fazer o B.O., descobrimos na delegacia que o cara apagou 1km pra frente de onde eu o atropelei, ele foi pro hospital, e nem ele nem o amigo dele estavam em condições de explicar o que tinha acontecido, eles falaram que ele caiu da bicicleta na calçada.

No dia seguinte descobri que era um alcoolatra do buteco da rua de tras de casa...

Meu amigo foi derrubado segunda, justamente porque nao dirige e nao sabia que estava no canto cego do retrovisor, foi acompanhando na diagonal do carro, quando o carro entrou a direita, derrubpu ele... o carro nao viu... e ele que se colocou em situação de risco, e deppis conversando ele tem 31 anos e não tem cnh, e nunca tinha ouvido falar em ponto cego.

Esses sao pequenos exemplos que nem sempre o carro é o vilão, nem sempre o ciclista o é ... ambos devemos andar atentos.
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Fabio Ver Drop Down


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Ponto cego é um problema. É muito raro conseguir fazer os 3 retrovisores cobrirem toda área atrás do veículo. As vezes até outro carro na faixa da esquerda em relação a minha, fica em ponto cego. Imagina uma bike.
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Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Olha, tem muito ciclista fazendo coisa errada por ai, mas não dá pra focar só nisso. Se todos os ciclistas andarem como anjos, ainda assim vai ter um numero alto de mortes no transito por que tem muito motorista cometendo imprudência também. Se todos motoristas dirigissem atentos seria bom pro pedestre e pro ciclista. Ajudaria e muito termos leis mais parecidas com as da Europa ou Japão.


Não estou certo que o problema está nas leis, mas acho que na aplicação delas.... Aqui no Brasil, quando se mata alguém no trânsito, normalmente não vira nada ou leva uma eternidade...
Sem falar nos dispositivos legais que, após condenada, a pessoa pode recorrer da decisão até no STJ se tiver grana para bancar advogado.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por vshadow vshadow escreveu:

Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Olha, tem muito ciclista fazendo coisa errada por ai, mas não dá pra focar só nisso. Se todos os ciclistas andarem como anjos, ainda assim vai ter um numero alto de mortes no transito por que tem muito motorista cometendo imprudência também. Se todos motoristas dirigissem atentos seria bom pro pedestre e pro ciclista. Ajudaria e muito termos leis mais parecidas com as da Europa ou Japão.


Não estou certo que o problema está nas leis, mas acho que na aplicação delas.... Aqui no Brasil, quando se mata alguém no trânsito, normalmente não vira nada ou leva uma eternidade...
Sem falar nos dispositivos legais que, após condenada, a pessoa pode recorrer da decisão até no STJ se tiver grana para bancar advogado.

Exatamente. Atualmente  esse é o assunto mais debatido no Brasil. afinal, quem tem dinheiro para recorrer de sentenças primárias, não cumpre pena nunca.


Editado por Fabio - 25 Abr 2019 as 10:35
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Carrinho Ver Drop Down
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Essa "briga" entre ciclistas vs motoristas, responsáveis vs irresponsáveis, etc. só ajuda a perpetuar o problema, não é só no trânsito e não é de hoje que os dirigentes incentivam essa discórdia para desvirtuar a discussão e procrastinar qualquer solução relevante.

Do meu ponto de vista, todos os problemas associados a essa discussão (e a muitas outras) são derivados de um único fator; a formação do cidadão brasileiro, que, entre outras coisas, instiga acima de tudo valores como a competição, enquanto a preocupação com a vida alheia fica em segundo plano, essa característica da nossa formação inevitavelmente irá gerar uma considerável leva de pedestres descuidados, ciclistas irresponsáveis, motoristas imprudentes e políticos corruptos.


Editado por Carrinho - 25 Abr 2019 as 10:38
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Fabio Ver Drop Down


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Problema é que existem vários motoristas loucos e ciclista que acham que nada vai lhes acontecer porque tal lei o protege. Independentemente de quem esteja com a razão segundo a lei, nós ciclistas sempre seremos o lado mais frágil. Logo, é melhor se proteger, andar com atenção e deixar o orgulho de lado.
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vshadow Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vshadow Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2019 as 10:44
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:


Achei a comparação bem infeliz, e de gosto duvidoso, mas quem nao dirige veiculos automotores e alguns condutores de veículos de forma geral, não fazem idéia que existem pontos cegos entre os retrovisores, colunas entre os vidros.

Eu infelizmente ja atropelei um ciclista á noite, voltando de uma prova da faculdade, onde ele quando abriu o meu farol, eu entrei a esquerda, e ele que estava na mesma velocidade de curva do veiculo, encoberto pela coluna entre o vidro dianteiro e a porta, o cara de preto a noite, sem luz alguma e completamente alcoolizado, o cara por incrivel que pareça recusou ajuda, quebrou meu vidro dianteiro com a cabeça , estava sem equipamentos, eu estava devagar tinha acabado de arrancar com o carro, ele levantou do chão xingando todo mundo, nao esperou o SAMU, eu fui na delegacia fazer o B.O., descobrimos na delegacia que o cara apagou 1km pra frente de onde eu o atropelei, ele foi pro hospital, e nem ele nem o amigo dele estavam em condições de explicar o que tinha acontecido, eles falaram que ele caiu da bicicleta na calçada.

No dia seguinte descobri que era um alcoolatra do buteco da rua de tras de casa...

Meu amigo foi derrubado segunda, justamente porque nao dirige e nao sabia que estava no canto cego do retrovisor, foi acompanhando na diagonal do carro, quando o carro entrou a direita, derrubpu ele... o carro nao viu... e ele que se colocou em situação de risco, e deppis conversando ele tem 31 anos e não tem cnh, e nunca tinha ouvido falar em ponto cego.

Esses sao pequenos exemplos que nem sempre o carro é o vilão, nem sempre o ciclista o é ... ambos devemos andar atentos.

Eu acho que se tivesse educação no trânsito, nas escolas de ensino fundamental II (6º ao 9º ano), muitas coisas poderiam ser minimizadas.... Pq nessa idade, a criança já teria noção que é um pedestre e talvez um ciclista e aprenderia a se comportar como tal.... Direitos e deveres de cada um.

Deixo aqui uma matéria do Vá de Bike sobre o assunto:
http://vadebike.org/2012/07/holanda-educacao-transito-criancas-jardim-traffic-garden/
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am.araujo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2019 as 10:52
Eu sou suspeito pra falar, dirijo há 15 anos e nunca me envolvi em qualquer acidente, já passei bem perto mas consegui desviar a tempo. Porem eu sou neurótico no transito, eu dirijo igual pedalo: como se a qualquer momento alguém fosse aparecer do nada e se jogar em cima de mim.

Mas seria muito bom uma política de educação de ciclistas, principalmente de direção defensiva, não dá pra bobear no nosso transito.
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2019 as 10:55
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Eu sou suspeito pra falar, dirijo há 15 anos e nunca me envolvi em qualquer acidente, já passei bem perto mas consegui desviar a tempo. Porem eu sou neurótico no transito, eu dirijo igual pedalo: como se a qualquer momento alguém fosse aparecer do nada e se jogar em cima de mim.

Mas seria muito bom uma política de educação de ciclistas, principalmente de direção defensiva, não dá pra bobear no nosso transito.


Acho que com o tempo todo mundo começa a dirigir assim, já prevendo que tudo pode acontecer e ter um plano B. Você não sabe se vai aparecer um cachorro no nada numa estrada, se depois de uma curva vai ter um carro parado, se eu passar embaixo de um viaduto vão te jogar algo, se aquela carro na frente não etá rápido demais para entrar na próxima curva da estrada, se o carro da frente não está andando meio sinuoso e pode bater em você numa ultrapassagem, etc...
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90452 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2019 as 11:22
Hurry,

Me desculpe se vc achou a comparação chula e parabéns por, aparentemente, nunca ter feito uma narrativa com impropérios... No seu relato, quem se pôs em perigo foi o ciclista, o cara sai a noite, de preto, sem nada para sinalizar e bêbado? Com ou sem ponto cego, tinha que dar zebra. Qto ao seu amigo, espero que, agora, ele seja mais cuidadoso. Ciclista tem que dirigir para ele e para o motorista tb...


Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:


Uma comparação bem direta: não é necessário ser casado pra saber que é fria trepar com a mulher de um policial ou traficante, não? LOL




Achei a comparação bem infeliz, e de gosto dividido
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2019 as 11:38
Esse meu amigo que se acidentou, é ciclista recente, esta andando de bike efetivamente há pouco mais de 6 meses, ainda não sabe se posicionar na rua e no trânsito...

Eu pedalo por São Paulo desde 1995, e dirijo desde 1997... pedalar na cidade me ajudou a ser um melhor motorista também.

Canso de ver grupos noturnos, que mesmo com a ciclovia ao lado, optam por ocupar uma faixa... nao tem sentido algum tal atitude, eu mesmo parei de andar com esses grupos de lojas, etc... pois os caras organizadores e ditos "experientes" não tem atitudes condizentes...

Como ja citado, isso só mudara com educação na escola...

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_danielcorrea Ver Drop Down
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BH-MG
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2019 as 11:58
O ciclista não é obrigado a usar a ciclovia.
Estando em grupo é mais seguro pedalar na faixa à direita do bordo.

- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
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furukawa Ver Drop Down
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Floripa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2019 as 11:59

Para carros existe o agravante de auto-escolas que literalmente vendem a carteira de habilitação.

É claro que todos iniciantes seja no carro, na moto ou na bike fazem besteiras no trânsito, é preciso ter noção disso e saber administrar o caos.

Desde adolescente dirigia moto e usei até 1999 quando passei a usar mais o carro. Uma coisa que aprendi e que me ajuda muito a lidar com o trânsito em qualquer veículo é se postar com DIREÇÃO DEFENSIVA.

De bike, sempre uso luz de sinalização dianteira/traseira mesmo durante o dia além de usar roupa de ciclismo de cor clara e os devidos equipamentos de segurança. Noto que desta forma os motoristas de carros respeitam o ciclista na rua.

É muito importante também sinalizar mudar de direções da bike com os braços cuja prática de uso de seta nos carros é cada vez mais rara, infelizmente. Aviso de mudança de direção nos veículos não é opcional, é obrigatório: Art. 196 do Código de Trânsito Brasileiro - Lei 9503/97

Creio que administrando o caos assim pode-se conviver melhor no trânsito insano atual das grandes cidades que de fato não estão preparadas para o número crescente de ciclistas nas ruas.

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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2019 as 12:30
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

O ciclista não é obrigado a usar a ciclovia.
Estando em grupo é mais seguro pedalar na faixa à direita do bordo.



O pedestre tambem não é obrigado a andar na calçada, mas ai que começa o cerne da questão, sera que eu não estou atrapalhando o trânsito, e colocando minha vida em risco andando a pé no meio fio uma vez que tem a calçada? Já que estamos num grupo de cinquenta familiares, vou ocupar uma faixa da rua, pois tenho preferência? Ai que o bom senso deveria agir, minha comparação é absurda, justamente porque ainda na nossa cultura o individualismo impera.

O pedestre não deveria andar pela ciclovia, pois é perigoso para ele, os espaços devem ser compartilhados, mas sempre usando o bom senso,
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2019 as 13:02
Outro dia eu vi uma aberração , 6 horas da tarde trânsito intenso , 2 palhaços fazendo cooper lado a lado na faixa da esquerda ocupando a faixa toda a 12 km/h.

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_danielcorrea Ver Drop Down
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BH-MG
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2019 as 13:11
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

O ciclista não é obrigado a usar a ciclovia.
Estando em grupo é mais seguro pedalar na faixa à direita do bordo.



O pedestre tambem não é obrigado a andar na calçada, mas ai que começa o cerne da questão, sera que eu não estou atrapalhando o trânsito, e colocando minha vida em risco andando a pé no meio fio uma vez que tem a calçada? Já que estamos num grupo de cinquenta familiares, vou ocupar uma faixa da rua, pois tenho preferência? Ai que o bom senso deveria agir, minha comparação é absurda, justamente porque ainda na nossa cultura o individualismo impera.

O pedestre não deveria andar pela ciclovia, pois é perigoso para ele, os espaços devem ser compartilhados, mas sempre usando o bom senso,


Nunca vi procissão em passeio.

Pedestre tem que andar na calçada e só pode adentrar a faixa a fim de atravessa-la.

No Código de trânsito é previsto o lugar de tráfego do ciclista. A ciclovia tem limite de velocidade. Pedalar nelas acima de 20km te coloca em risco também.

Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Art. 68. É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres.
§ 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
§ 2º Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.


Editado por _danielcorrea - 25 Abr 2019 as 14:02
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
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miniic Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2019 as 14:30
Os números dão uma dica que a maior parte acontece no período de férias / festas, sábado e a noite.
Creio que nesses períodos a população bêbada / entoxicada tanto de ciclistas como motoristas aumenta.
Para entender um pouco melhor seria interessante saber o perfil dos atropelados, se eram ciclistas paramentados ou se estavam de havaianas e embriagados, assim como o estado do condutor do veículo.

Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

A análise dos números deste trimestre revela que a maior parte dos acidentes ocorreu no mês de janeiro (8), no sábado (5), no período noturno (7), e que as vítimas tinham idades entre 30 e 49 anos (9), sendo 93,75% do sexo masculino.
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miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2019 as 14:32
Outra coisa, não seria mais fácil de dizer que só um não era do sexo masculino do que 93,75%?
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2019 as 01:09
Não pois estamos tratando de porcentagem, que adotamos como "régua" para frações do todo...
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90452 Ver Drop Down


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No Brasil é utopia...



Editado por sidserra - 26 Abr 2019 as 07:57
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miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
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Me parece incoerente na mesma sentença apresentar os dados em números absolutos (8, 5, 7, 9) e só o último em percentual...
No contexto da reportagem inteira veja que foram usados cerca de 20 dados absolutos e apenas 2 em porcentagem... Logo o autor parece também não concordar com você Smile

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Não pois estamos tratando de porcentagem, que adotamos como "régua" para frações do todo...
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datenas Ver Drop Down
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Sumpaulo
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Notei que os ciclistas paulistanos, especialmente a galera de Speed, têm e mantém o hábito escroto de pedalar no meio da via (de avenidas movimentadas, por exemplo), ou seja, na minha opinião eles CHAMAM acidentes. 
Também, claro, os pedestres não respeitam as ciclovias, tem muito pedestre caminhando nelas, carros estacionando nelas (já atropelei duas mulheres, entre elas uma grávida, de lado), inclusive. 

Eu sempre ando ou mais próximo do meio-fio ou na calçada mesmo, quando não há ciclovias. 
A cidade que devia dar o exemplo de progresso, mobilidade e o caralho é uma das mais ignorantes nesse sentido, e o povo também é terrivelmente ignorante, também, até mais do que os cariocas, os quais eles demonstram detestar.LOL
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ghd Ver Drop Down
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Originalmente postado por datenas datenas escreveu:

Notei que os ciclistas paulistanos, especialmente a galera de Speed, têm e mantém o hábito escroto de pedalar no meio da via (de avenidas movimentadas, por exemplo), ou seja, na minha opinião eles CHAMAM acidentes.


Mas eles vão pedalar onde?
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datenas Ver Drop Down
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Sumpaulo
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Próximo ao meio-fio. Quer pedalar no meio da via, entre os carros em movimento, então agüenta as conseqüências.
A cidade já não é própria pra ciclistas de speed afora certos pontos, como a ciclovia ao lado do rio Pinheiros, alguns parques... Quer forçar a barra, então agüenta.
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RuanRAC Ver Drop Down
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eu pedalo mais próximo do meio da faixa da direita que do meio fio, por mais que motoristas babacas reclamem eu acho mais seguro por ser mais visto.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

eu pedalo mais próximo do meio da faixa da direita que do meio fio, por mais que motoristas babacas reclamem eu acho mais seguro por ser mais visto.


Na verdade a situacao de pedalar na direita ao meu ver é correta, salvo quando tem a faixa de onibus, ai fica perigoso, pois uma parte dos motoristas não acha que deveriamos estar lá, pois em tese é a faixa da direita deveria ser a de menor velocidade da via, mas eu ocupo a faixa toda... pois se voce ficar bem colado no meio fio, o motorista acha que da pra passar e pode te derrubar, se voce for no meio da faixa, ele pode ficar bravo, mas a chance de te derrubar involuntariamente cai pra zero...
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Jagwire Ver Drop Down
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Pedalar na rua junto aos carros é sempre um caos, pelo menos por aqui.
Ontem estava voltando do treino, peguei um trecho de uma avenida com 3 faixas, praticamente nenhum carro circulando naquele horário. Seguia pelo lado direito, próximo ao meio fio. Do nada surgiu um tiozinho num Santana, emparelhou comigo, baixou o vidro e começou a gritar pra eu andar na calçada (que estava cheia de pedestres). Ficou perguntando se eu queria ser atropelado e que não deveria pedalar nas ruas. Eu falei pra ele dirigir nas outras faixas que estavam vazias, e ele começou a dar umas fechadas, jogando o carro. Eu reduzi e ele me ultrapassou e começou andar a 20km/h colado no meio fio, pra eu não passar. Logo chegamos num semáforo fechado e fiquei atrás dele só observando, ele abria os braços e me chamava de burro.
Nessas horas tem que ter um sangue frio... Por sorte era bem nesse semáforo que eu viro a direita. Ele seguiu seu rumo e eu o meu, mas após chegar em casa fiquei matutando sobre como tem motorista estúpido por aí, temos que nos previnir mesmo.
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