Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Aluminio x carbono: a batalha continua
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Aluminio x carbono: a batalha continua

 Responder Página  <1234>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2019 as 08:02
Mensurar a rigidez é complicado, acredito que talvez só os prós conseguem perceber pequenas nuances entre materiais. A única experiência que eu tive foi quando sai da minha mtb queixo duro pra uma speed que usava rodas vzan futura, percebi que nas subidas, principalmente nas mais inclinadas, quando eu atava com vontade a roda da mtb torcia muito, mas a roda da speed se mantinha firme, o que passava a sensação que a estradeira acelerava muito mais que a mtb morro acima.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2019 as 14:11
Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

Tambem gostaria de ver numeros.

Eu acredito que absorcao de vibracoes tem uma influencia maior das formas/desenhos dos tubos do que do material em si. Mas hoje se manipula muito bem o aluminio.

Deve ser muito dificil distinguir 'no braco' uma Caad 12 e uma Super Six. A supersix e' de 25% mais cara, talvez mais no Br.

Sem numeros, mas com um teste cego:


As diferenças no rodar são facilmente sentidas por um ciclista até razoavelmente experiente.



Rodo com Al e Carbon, as 2 com mesma configuração de rodas, pneus e relação de transmissão. Mesmo fit. Noto que quanto a vibrações (conforto), acelerações e retomadas, a bicicleta de carbono tem um desempenho muito superior à de alumínio (considerando que diferem no peso apenas 480g - 7.405g x 7.885g - o peso não constitui fator determinante). 

Mantenho a bike de Alumínio pela facilidade de manutenção caseira (básica). É minha bike de treino na chuva e deslocamento diário para o trabalho, tem a vantagem de chamar menos atenção da malandragem quando pedalo sozinho ao entardecer. Quando passo pra de carbono é uma mudança de paradigma, você precisa andar 20km numa de alumínio e depois repetir na mesma hora o pedal numa de carbono (ou o contrário), explorando trechos diversos como asfalto mais poroso e subidas curtas e fortes. 

Vai perceber as diferenças na hora. 

Quanto aos materiais em si, vemos uma transição de Alumínio para materiais compostos na aviação e em carros de alta performance. Creio que nos próximos anos teremos alumínio sobrando, e esta percepção tem movido a industria do ciclismo, visando lucros maiores a médio prazo. Veremos cada vez mais bicicletas de alumínio com preços maiores e ações de Marketing envolvendo as mesmas (vide Sagan correndo uma etapa ProTour numa Sprint de Alumínio, voltando pra Tarmac na etapa seguinte, mas gerando publicidade absurda no mundo do ciclismo). 

Como usuário dos 2 produtos, reafirmo ser perceptível a vantagem do Carbono nas situações observadas no meu uso. A melhor bike é a que oferece ao ciclista o que ele busca, sendo a de alumínio capaz de prover similar desempenho em detrimento do conforto e a de carbono prover ambos em diferentes combinações.

Novamente, na minha opinião, bike de carbono é muito superior no conjunto performance/conforto. Para quem roda bastante o conforto é primordial. Compraria uma Supersix com 105 ao invés de uma Caad12 com Ultegra, com ambas custando o mesmo, com toda certeza!
 

  
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Online
Mensagens:1009
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2019 as 14:31
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

Tambem gostaria de ver numeros.

Eu acredito que absorcao de vibracoes tem uma influencia maior das formas/desenhos dos tubos do que do material em si. Mas hoje se manipula muito bem o aluminio.

Deve ser muito dificil distinguir 'no braco' uma Caad 12 e uma Super Six. A supersix e' de 25% mais cara, talvez mais no Br.

Sem numeros, mas com um teste cego:



As diferenças no rodar são facilmente sentidas por um ciclista até razoavelmente experiente.



Rodo com Al e Carbon, as 2 com mesma configuração de rodas, pneus e relação de transmissão. Mesmo fit. Noto que quanto a vibrações (conforto), acelerações e retomadas, a bicicleta de carbono tem um desempenho muito superior à de alumínio (considerando que diferem no peso apenas 480g - 7.405g x 7.885g - o peso não constitui fator determinante). 

Mantenho a bike de Alumínio pela facilidade de manutenção caseira (básica). É minha bike de treino na chuva e deslocamento diário para o trabalho, tem a vantagem de chamar menos atenção da malandragem quando pedalo sozinho ao entardecer. Quando passo pra de carbono é uma mudança de paradigma, você precisa andar 20km numa de alumínio e depois repetir na mesma hora o pedal numa de carbono (ou o contrário), explorando trechos diversos como asfalto mais poroso e subidas curtas e fortes. 

Vai perceber as diferenças na hora. 

Quanto aos materiais em si, vemos uma transição de Alumínio para materiais compostos na aviação e em carros de alta performance. Creio que nos próximos anos teremos alumínio sobrando, e esta percepção tem movido a industria do ciclismo, visando lucros maiores a médio prazo. Veremos cada vez mais bicicletas de alumínio com preços maiores e ações de Marketing envolvendo as mesmas (vide Sagan correndo uma etapa ProTour numa Sprint de Alumínio, voltando pra Tarmac na etapa seguinte, mas gerando publicidade absurda no mundo do ciclismo). 

Como usuário dos 2 produtos, reafirmo ser perceptível a vantagem do Carbono nas situações observadas no meu uso. A melhor bike é a que oferece ao ciclista o que ele busca, sendo a de alumínio capaz de prover similar desempenho em detrimento do conforto e a de carbono prover ambos em diferentes combinações.

Novamente, na minha opinião, bike de carbono é muito superior no conjunto performance/conforto. Para quem roda bastante o conforto é primordial. Compraria uma Supersix com 105 ao invés de uma Caad12 com Ultegra, com ambas custando o mesmo, com toda certeza!
 

  


Seus dois quadros são iguais? Mesmo modelo, e mesma geometria?
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2019 as 14:37
Na minha opinião, em se tratando de ciclismo de estrada, se o biker puder ter uma bike de carbono, vá nela sem dúvidas. Se a grana estiver curta, opte por uma com quadro em alumínio e garfo em fibra. As vantagens da fibra de carbono em roads é nítida pra quem já andou, afinal pneus duros e finos não absorvem quase nada das irregularidades dos asfaltos ruins que enfrentamos.
Agora, em se tratando de MTB, com suspensão e pneus largos e moles pra absorver as pancadas, e onde se está exposto o tempo todo a quedas, pedradas, batendo em galhos.. a fragilidade do carbono nessas situações, pra mim não compensam as poucas gramas a menos e a pouca performance superior. Já andei uns 2 anos com quadro de fibra e voltei pro alumínio.
Carbono pra mim só em 2 casos no MTB: pra quem compete a sério, buscando o pódio, ou pra quem tem bastante dinheiro pra substituir um quadro quebrado sem fazer cócegas no orçamento.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2019 as 14:51
Gostaria de ver uma comparação contrária a essa (Caloi de alumínio e Specialized de carbono).
Por exemplo uma Caloi Ibex ou Carbon Sport vs uma Chisel ou Trek (talvez até uma com isospeed).


Editado por miniic - 20 Abr 2019 as 15:17
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2019 as 15:51
Jagwire,

concordo plenamente com seus comentários anteriores.

Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2019 as 16:08
Acho que estamos perdendo um pouco o foco.

Carbono e alumínio são materiais diferentes, com propriedades diferentes. Em aplicações específicas, onde custo é um problema secundário, a opção entre um e outro será técnica.
Outra coisa importante é perceber quando estamos usando a lógica do umbigo, que é quando medimos o mundo por nós mesmos mas estamos muito longe de representar a imensa maioria. Isso leva a muitos erros.

É preciso tomar cuidado com supostas tendências como o exemplo do colega dimas2dimas que comparou a adoção da fibra de carbono em carros de alta performance e aviões com o uso em bicicletas. E posso dar dois contra-exemplos.
O primeiro carro de corrida feito de fibra de carbono foi o McLaren MP4/1 e depois no carro de alta performance McLaren F1, e isso tem mais de 30 anos. Então o uso de fibra de carbono em carros de corrida não é de hoje, e nem por isso chegou nos carros de rua para pobres mortais.
Em compensação nos automóveis dos mais variados mercados e nichos vem crescendo rapidamente o uso de aços especiais em substituição aos aços convencionais, e nem por isso pensamos em sair do alumínio e retornar ao aço.

Então, devagar com esse raciocínio. Fibra de carbono não é material recente, sempre foi caro e provavelmente nunca será barato.

Não estou advogando para nenhum dos lados. O meu foco no assunto é tecno-mercadológico, porque advogo pelo lado do consumidor de bicicletas.
Pensem no mercado de bicicletas numa escala ascendente de preços ao consumidor, saindo da bicicleta de supermercado até chegar na bike top, da mesma forma como você parte do preço de um Fiat Mobi e chega num BMW Série 7. E esqueça modelos especiais.

Se você imaginar isso como uma escala, vai perceber que existe uma faixa de interface, onde disputam as bikes de alumínio mais caras contra as de carbono mais baratas. É esta a faixa que é afetada pela evolução que foi mostrada na matéria.
Esta matéria mostra que os quadros de alumínio podem ganhar muita resistência com uma simples adequação da metalurgia dos pontos de solda. Poderemos em breve ter quadros mais resistentes e ao mesmo tempo muito mais leves. em função desta evolução. Dado o que se diz na matéria, é provável que esta evolução ocorra sem o impacto no custo dos quadros.

É praticamente uma norma de mercado para produtos de consumo que produtos mais baratos ofereçam menos que produtos mais caros. Assim, é certo que as bicicletas de carbono mais baratas são inferiores às mais caras, e são estas bicicletas que brigam com as bikes de alumínio.

Mas o que ocorre no mercado se você impulsiona o desempenho do produto mais barato? Mata-se o produto mais caro.
Uma comparação: um Passat TS de 1979 e motor 1.6 litros a gasolina rendia 77 cavalos e era o carro top da VW na época, um carro esportivo de desempenho irrepreensível na época. E claro, um carro muito mais caro. Hoje tem vários carros populares com muito mais potência que o Passat TS, mas com preço de carro popular.Sabem qual a chance de um Passat TS ser vendido como um carro top nos dias de hoje? ZERO.

É isso que essa evolução dos quadros de alumínio representam. Inicialmente isso vai representar que a faixa de preço onde hoje combatem quadros de aluminio e fibra de carbono tende a virar um deserto. Os quadros top de alumínio de hoje tendem a ser vendidos amanhã pelo preço dos quadros de segunda linha. Os quadros baratos de carbono tentem a recuar porque ficarão caros demais para os concorrentes equivalentes de alumínio. Mas amanhã, quem sabe? Podem ocorrer evoluções na fibra de carbono que as deixem melhores com menor custo, e a batalha recomeça.

Este é o raciocínio onde eu queria chegar. E é aqui onde nós saímos ganhando.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2019 as 16:46
vejo o pessoal voltando pra velha guerrinha de sempre, carbono x alumínio (x aço?) e me pergunto qual a razão

O que importa pra gente é que a cada dia existam opções mais adequadas a diversos perfis (de uso e de bolso) e isso é excelente, se o caboclo quer uma bike de carbono por ser mais leve, forte e maleável excelente pois cada dia elas estão ficando mais fortes e mais baratas (ou seria mais fortes OU mais baratas?), daqui a pouco uma bike de grafeno chega e joga o peso do quadro para 300-400 gramas, já pensou em uma MTB com 7, 6 ou até 5kg? Por outro lado o alumínio é um material que aceita melhor o uso do amador, aquele que vai cair mais e vai ter menos cuidado com a bike, se para esse cara existirem quadros de 1000g ou até um dia quem sabe 700g de alumínio seria ótimo pois na verdade ele vai usar aquilo como escada na sua progressão dentro do esporte, um dia quem sabe com outra bike ele pode testar as vantagens de um outro material, muitos começam com bikes de R$ 1000 e vão crescendo (2, 3, 5, 10, 50 mil? o céu é o limite e vcs sabem, não gastamos mais com essa paixão pois não podemos), dificilmente o caboclo vai na loja e sai de lá para aprender a andar em uma Cannondale FSI.

Por outro lado vai ter o cara que acha lindo um quadro de titânio, aço ... (bambu?) e vai querer que a bike dele seja um sonho virando realidade, pra esse cara não é uma questão desempenho e nunca será.

Acho excelente que existam ainda evoluções tanto na fibra de carbono como no alumínio, e até sinto falta de uma terceira vertente com a elitização dos quadros de aço sem que tenha ocorrido evoluções perceptíveis ao público nos últimos anos, na minha opinião essa seria uma boa concorrência.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2019 as 19:29
[/QUOTE]
Seus dois quadros são iguais? Mesmo modelo, e mesma geometria?[/QUOTE]

Bem colega, não são quadro iguais, afinal um é de carbono, o outro de alumínio. Estão com o mesmo fit, tem chainstay do mesmo tamanho, angulo de direção do mesmo tamanho, saddle-setback exatamente iguais, alcance selim-guidão exatamente igual, guidão e selim na mesma altura e alcance, stis na mesma posição e fitas iguais, rodas, pneus e relação iguais. 

Outro colega atentou para a dominância do garfo de carbono em bikes de alumínio inclusive nas básicas/intermediárias. Por qual motivo garfos de Alumínio pararam de "evoluir"? Seria possível produzir um garfo em alumínio com as propriedades do de Carbono? Talvez? Tal fato apenas comprova a supremacia do Carbono quando se fala em conforto.

Para melhor compreensão, um pequeno teste prático:

Vai precisar de 2 bikes ou um garfo de material diferente. Sugiro: 

- 1 Caloi Strada Claris 2016 com garfo de alumínio vs 1 Caloi Strada Claris 2014 com garfo de carbono.
(iniciei em uma com garfo de alumínio, substituí o garfo posteriormente e ficou outra bicicleta)...

- Coloque as 2 numa estrada, rode 10km com uma, 10 com a outra e retorne para a primeira... tire suas conclusões. São materiais muito diferentes, com níveis de conforto ao rodar facilmente notados. É inegável! 

Ou qual seria o motivo de quadros de Alumínio top serem agregados a garfos de carbono?

- Testem, testem, testem... Tirem suas próprias conclusões!

Sempre vai ter polêmica neste assunto. Testar permite filtrar melhor as opiniões. Quando comprei a primeira Caloi Strada, uma 2016, achava o máximo, o garfo de carbono foi adicionado posteriormente levando a um salto de conforto rodar. A Strada R veio depois, com chainstay diferente e garfo full carbon, com rodas decentes provou ser uma ótima bike. Passei a acreditar ser impossível melhorar, comprei a bike de Carbono numa oportunidade imperdível, e descobri que é possível melhorar...

Antes de comprar a Tarmac andei numa Sprint e achei o quadro excessivamente rígido, com traseira desconfortável e vibrante (percepção minha). Andei de Caad e de S6 e apesar de compartilharem a geometria são muito diferentes também. 

Quanto à questão do peso, grafeno e outros materiais, já tenho visto entre os weightweenies bicicletas de estrada com pesos inferiores a 4,5kg utilizando grupos 2x11 inclusive e até extremos de 2,7kg em bikes escaladoras handmade. Tudo depende apenas do quanto se tem para investir.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2019 as 06:52

PS: como se faz para 'embedar' videos aqui no forum? 


Editado por pimenta86 - 21 Abr 2019 as 09:31
Voltar ao Topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Mato Grosso
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2019 as 11:58
Fibra sem dúvida tem suas vantagens e suas qualidades, porém eu penso que é um produto que requer muitos cuidados, pelo menos pra mim, seria inviável.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 02:35
Acho que o Gryphon está dizendo, é que com a nova técnica na metalurgia das solda de alumínio, teremos quadros de carbono medianos, sendo vendidos a preço de quadro de alumínio...
Em outras palavras, uma tecnologia nova é sempre mais cara por conta do "diferencial". Desta forma, preço das novas bikes de alumínio vai ser mais alto que as de carbono na mesma faixa de preço.
Como estas são (em tese) melhores que as concorrentes de carbono, estas últimas vão acumular - e assim, vão desvalorizar por consequência.

Isso pode ser a oportunidade para quem quer uma boa bike de carbono, pagando o que custa uma topo de linha em alumínio atualmente...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 07:31
Basta colocar o arquivo (no caso do seu vídeo, o HrmGG8P437E) entre as tags TUBE e /TUBE, da mesma forma do QUOTE.



Tem o ícone de "inserir vídeo" nas ferramentas do post, vc escolhe Youtube e coloca só o nome do arquivo.

Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:


PS: como se faz para 'embedar' videos aqui no forum? 
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 12:11
Compilei uma tabelinha com alguns modelos de bikes de estrada.
Vai ser interessante os comentários de "mas o carbono é muito mais rígida, muito mais confortável e muito mais leve, isso não dá para medir nos testes".

CAAD12 105 2017 Tarmac Sport 2015 Canyon Ultimate AL 7.0 2014 Supersix Evo Ultegra 2017 Supersix Evo Ultegra 2015
Frame weight (g) 1196 1302 1293 972 1067
Fork weight (g) 390 439 332 332 437
Headset stiffness (Nm/degree) 88 83 107 85 85
Bottom bracket (N/mm) 111 112 104 103 95
Comfort (N/mm) 268 285 296 346 397


Editado por miniic - 22 Abr 2019 as 12:42
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 12:26
Tem uma passagem do vídeo abaixo que eu concordo, palavras do Chuck:

"I always find it amazing that a material can actually sell a product when it is really the engineering that creates and dictates how well that material will behave or perform"


Tirando essa passagem, é interessante ver o vídeo sobre o que é o Smartweld da Specialized.

Nesse outro vídeo sobre o smartweld ele diz que foi o primeiro engenheiro a fazer tubos com espessura variável:


Esse achado me lembrou de outra coisa que tinha dúvida há anos atrás, qual aumento médio de eficiência é esperado ao usar clipless vs flat?
A pesquisa inicial caiu em fóruns, inclusive alguns tópicos aqui no pedal.
Nos tópicos usuários reportavam melhorias de até 30% (baseado no feeling).
Porém pesquisando por medições, testes sérios, os resultados mostravam ganhos próximos de 0%...
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 12:50
O que mais me interessa e tb ao povo de um modo geral é qdo vamos ter as bikes top custando 3 mil (sem ser roubada ou falsificação), hehehe...
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 12:58
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

O que mais me interessa e tb ao povo de um modo geral é qdo vamos ter as bikes top custando 3 mil (sem ser roubada ou falsificação), hehehe...


2057 , pode apostar , eu sei do que estou falando.
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 15:02
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Basta colocar o arquivo (no caso do seu vídeo, o HrmGG8P437E) entre as tags TUBE e /TUBE, da mesma forma do QUOTE.
 

Obrigado, Sid!

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Compilei uma tabelinha com alguns modelos de bikes de estrada.
Vai ser interessante os comentários de "mas o carbono é muito mais rígida, muito mais confortável e muito mais leve, isso não dá para medir nos testes".

CAAD12 105 2017Tarmac Sport 2015Canyon Ultimate AL 7.0 2014Supersix Evo Ultegra 2017Supersix Evo Ultegra 2015
Frame weight (g)1196130212939721067
Fork weight (g)390439332332437
Headset stiffness (Nm/degree)88831078585
Bottom bracket (N/mm)11111210410395
Comfort (N/mm)268285296346397

Miniic, onde vc conseguiu esses dados, e o que exatamente eles estao representando?

Por exemplo, 'comfort' me parece a constante elastica (Lei de Hooke : F=k*x), seria na direcao vertical?

Se bem entendo, 268 N/mm significa que uma forca de 268N tem q ser aplicada para deformar 1mm do quadro. Uma pessoa de 100 kg tem um peso de 980N, entao no caso da Caad 12 deformaria o quadro em 3.65 mm, isso sem levar em conta os pneus, que talvez ja 'absorvam' boa parte desse peso, mesmo com pressao alta.




Editado por pimenta86 - 22 Abr 2019 as 15:03
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 15:23
Qual a fonte dos dados?
Não entendi o que seria o "conforto" ou como é medido.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 15:30
Fonte: roadbike.de
Detalhes do procedimento aqui:
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 15:45
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

O que mais me interessa e tb ao povo de um modo geral é qdo vamos ter as bikes top custando 3 mil (sem ser roubada ou falsificação), hehehe...


Nunca ... pois geralmente para ser top, tem tecnologia recente , sendo assim jamais será atual top a preço barato
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 16:19
Talvez mais lá pra frente, em 2100, a humanidade tenha avançado o suficiente para chegar à filosofia de Star Trek, hehehe... LOL


Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

O que mais me interessa e tb ao povo de um modo geral é qdo vamos ter as bikes top custando 3 mil (sem ser roubada ou falsificação), hehehe...


Nunca ... pois geralmente para ser top, tem tecnologia recente , sendo assim jamais será atual top a preço barato
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 18:18
Explica ai essa filosofia... Star Trek
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 18:55
Tá falando sério? Ok, procura no Google, hehehehe... LOL

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Explica ai essa filosofia... Star Trek
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 19:04
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Compilei uma tabelinha com alguns modelos de bikes de estrada.
Vai ser interessante os comentários de "mas o carbono é muito mais rígida, muito mais confortável e muito mais leve, isso não dá para medir nos testes".

CAAD12 105 2017 Tarmac Sport 2015 Canyon Ultimate AL 7.0 2014 Supersix Evo Ultegra 2017 Supersix Evo Ultegra 2015
Frame weight (g) 1196 1302 1293 972 1067
Fork weight (g) 390 439 332 332 437
Headset stiffness (Nm/degree) 88 83 107 85 85
Bottom bracket (N/mm) 111 112 104 103 95
Comfort (N/mm) 268 285 296 346 397



Que ótimo tópico.


Essa revista aí é a versão speed da irmã sobre MTB que leio. Os caras tem um laboratório absurdo de testes.


Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 19:17
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

O que mais me interessa e tb ao povo de um modo geral é qdo vamos ter as bikes top custando 3 mil (sem ser roubada ou falsificação), hehehe...


Nunca ... pois geralmente para ser top, tem tecnologia recente , sendo assim jamais será atual top a preço barato

acho que ele se refere ao ganho entre a bikes mais caras e as "normais" ser tão marginal que será mais uma questão de status mesmo, hoje já ocorre algo parecido na faixa intermediária/top nas bikes de estrada (que são bikes caras, de R$ 20.000 até R$ 60.000 pra gente no Brasil), por exemplo a madone e a roubax oscilam +- nesta faixa e não dá pra esquecer a publicidade dos caras "seja 10 segundos mais rápido em um percurso de 1000km" (sendo irônico pessoal, só quis dizer que na prática os ganhos não são tão grandes assim).

Se você pensar que já dá pra encontrar bikes MTB de 3-5 mil com relação e suspensão confiáveis e confortáveis o suficiente para fazer provas e trajetos mais duros (desde que o piloto também seja razoável) fica evidenciado essa questão dos ganhos marginais 
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 19:32
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Qual a fonte dos dados?
Não entendi o que seria o "conforto" ou como é medido.

Pelo que percebi é medido estaticamente. Como os materiais se comportam de forma diferente quanto a dissipação da energia do movimento, a torção observada no limite de aplicação da força não é característico do rodar por desconsiderar o efeito no retorno após a aplicação da força. 

Continuo sugerindo o teste dos garfos de alumínio e carbono...

Quem já rodou com os 2... sabe diferenciar claramente as características básicas...


Testem!  


Editado por dimas2dimas - 22 Abr 2019 as 19:34
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 20:02
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

O que mais me interessa e tb ao povo de um modo geral é qdo vamos ter as bikes top custando 3 mil (sem ser roubada ou falsificação), hehehe...


Nunca ... pois geralmente para ser top, tem tecnologia recente , sendo assim jamais será atual top a preço barato

acho que ele se refere ao ganho entre a bikes mais caras e as "normais" ser tão marginal que será mais uma questão de status mesmo, hoje já ocorre algo parecido na faixa intermediária/top nas bikes de estrada (que são bikes caras, de R$ 20.000 até R$ 60.000 pra gente no Brasil), por exemplo a madone e a roubax oscilam +- nesta faixa e não dá pra esquecer a publicidade dos caras "seja 10 segundos mais rápido em um percurso de 1000km" (sendo irônico pessoal, só quis dizer que na prática os ganhos não são tão grandes assim).

Se você pensar que já dá pra encontrar bikes MTB de 3-5 mil com relação e suspensão confiáveis e confortáveis o suficiente para fazer provas e trajetos mais duros (desde que o piloto também seja razoável) fica evidenciado essa questão dos ganhos marginais 

A partir de um nível de equipamento, realmente essa diferença para usuários comuns deixa de ser notado, ou representar algo significativo.

Porém acho que neste mercado de bicicletas de MTB, não posso falar em relação a Speed pois não conheço, a questão de custo final do produto, esta diretamente relacionada com o custo de desenvolvimento, e a popularização do mesmo, exemplo freio a disco, em 1995 era uma coisa para poucos no brasil, hoje qualquer bike de supermercado tem freio a disco.
Como as e-bikes full hoje, quando conseguirem inserir a produção em escala, esse preço deve cair e se popularizar.
Pensando neste aspecto, já temos bicicletas de 3 a 5 mil no mtb satisfatórias e segurar para pedal "for FUN", porém as tecnologias de ser boost, ter canote retratil, cassete de 12x, ainda serão itens caros, e na minha visão novas tecnologias serão sempre para poucos no começo e a medida que ganham escala de produção ficarão "mais em conta".  
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 22:22
A diferença só do material, não pode ser provado por simples uso... Eu andei numa Émonda e saí apaixonado, não prova que o carbono é melhor, mas que o conjunto da obra é o melhor que já conheci. 
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 22:24
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

A diferença só do material, não pode ser provado por simples uso... Eu andei numa Émonda e saí apaixonado, não prova que o carbono é melhor, mas que o conjunto da obra é o melhor que já conheci. 



Quando saí da 26 e fui pra 29, foi outro mundo. Mas não é só a roda, minha 26 era de 95 e a 29 de 2014. Outro mundo. Tudo mudou.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2019 as 00:08
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

A diferença só do material, não pode ser provado por simples uso... Eu andei numa Émonda e saí apaixonado, não prova que o carbono é melhor, mas que o conjunto da obra é o melhor que já conheci. 

Faz o teste do garfinho e me diz... (não toco mais no assunto - ultima vez! juro!), dá pra tirar todas as dúvidas relacionadas ao conforto proporcionado pelo material quanto a vibrações. É só um garfo, mas todas as bikes de alumínio intermediária e tops utilizam carbono. Qual seria o motivo? Comprove por simples utilização ou refute... após testar!

Grande abraço a todos! Bons pedais e sucesso nos treinos!


Editado por dimas2dimas - 23 Abr 2019 as 00:11
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2019 as 00:28
Se eu pudesse chegar numa loja e comprar um garfo de carbono por 200 pila e instalar de boa com uma aranha sem grandes problemas faria o teste....
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2019 as 07:10
Ah-háá! Mais um do meu time, hehehehe... Se peças e bikes de fibra de carbono custam o que custam, imagine as peças produzidas para os carros de fórmula 1. Comparativamente falando e guardadas as devidas proporções, pra que eu preciso de uma Ferrari (tirando pegar mulher...) se um Cobalt faz a mesmíssima coisa? Esse negócio de alum x fb só serve mesmo pro pessoal "galáctico" ou profissas da área; para os pobres mortais como eu e a maioria dos ciclistas, seria só pra tirar onda mesmo do tipo "a minha é de fb e a sua não"... LOL


Originalmente postado por misera misera escreveu:

Se eu pudesse chegar numa loja e comprar um garfo de carbono por 200 pila e instalar de boa com uma aranha sem grandes problemas faria o teste....
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2019 as 07:41
tinha um garfo meio carbono (aqueles com a parte superior de alumínio) na olx por 300 pronto pra instalar, se procurar acha.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2019 as 11:01
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

A diferença só do material, não pode ser provado por simples uso... Eu andei numa Émonda e saí apaixonado, não prova que o carbono é melhor, mas que o conjunto da obra é o melhor que já conheci. 

Faz o teste do garfinho e me diz... (não toco mais no assunto - ultima vez! juro!), dá pra tirar todas as dúvidas relacionadas ao conforto proporcionado pelo material quanto a vibrações. É só um garfo, mas todas as bikes de alumínio intermediária e tops utilizam carbono. Qual seria o motivo? Comprove por simples utilização ou refute... após testar!

Grande abraço a todos! Bons pedais e sucesso nos treinos!


Eu ja fiz esse teste, minha bike usava garfo de alumínio, eu costumava fazer um percurso cheio de morros e na descida o aslfalto é muito ruim, muito buraco um em cima do outro, longas descidas freando e trepidando é dureza. No final da descida sempre rolava uma dor nas costas e depois passava. Eu até tentei levantar a frente da bike com uma mesa positiva pra mudar a distribuição de peso, mas nada resolvia. Passei a ficar em pé na bike enquanto descida pra ir aliviando a trepidação.

Então peguei um garfo de carbono, é outro mundo, ele absorve mais trepidações que o alumínio, ajuda muito nesses momentos mais críticos, as dores diminuíram a ponto de nem aparecerem. Só não sei dizer se usando novas ligas de alumínio essa diferença não diminui, por que o alumínio 6061 é duro igual rocha.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2019 as 11:02
Mais barato que eu vi na região aqui é um bxt 325,00 , segundo o vendedor rodou 500km só asfalto , porque alguém venderia algo que faz tanta diferença assim depois de ter rodado apenas 500 km está além da minha compreensão ...

Agora vê se eu vou pagar 300 pila num garfo xing ling de carbono usado sendo que na loja da esquina tem o garfo da sense active por 200 ...

Colega meu tava tentando vender o quadro dele de carbono , um scott , não tá conseguindo 400 reais nele , apesar de eu ter visto o quadro desde o momento da compra e tudo ainda assim não compraria por 400 , inclusive ele já quebrou 3 aí desistiu e queria um de alumínio por isso tentou vender esse mais de raiva por não conseguir nada resolveu ficar com ele só de pirraça kkkkkkkkk.

Eu não sei porque o povo fica nessa bobagem , cada um gosta de uma coisa , eu nunca vi nada demais no carbono que me desse vontade de ter.

Essa notícia é boa pra quem quer uma bike de alumínio melhor ponto , quem gosta de carbono vai lá e compra e pronto.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2019 as 11:07
Qual o problema da pessoa vender?
Planos mudam, o TheLittle aqui do fórum está vendendo o garfo bxt dele.

Olha, quadro de carbono Scott por 400 reais e não consegue vender?
Tem algo muito errado nessa história. Está faltando detalhes que justificam isso...
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2019 as 11:24
Problema nenhum , vende quer quer compra quem quer , mais eu não compro peça de carbono usada de jeito nenhum.

Sim , o quadro da scott tem um detalhe que eu omiti mesmo , é 26 .
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2019 as 11:26
Além de ser 26 deve ser modelo bem antiquado pra não conseguir vender...

Também teria receio em comprar peça usada de carbono sem pode comprovar procedência.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2019 as 11:32
Antiquado até que ele não é viu , ele quebrou o anterior e a scott deu um novo tem uns 6 meses.

O suporte do freio é post mount dentro do triângulo traseiro direção tapered mais é 26 , ninguém quer isso mais não.

Se não me engano até tenho uma foto dela aqui , se achar posto.



Editado por misera - 23 Abr 2019 as 11:44
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X