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Aluminio x carbono: a batalha continua |
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90452
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Postado: 03 Mai 2019 as 12:20 |
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Essas coisas acontecem, até aço quebra (normalmente na solda). Até avião cai, imagine bike piru com quadro mais piru ainda...
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christianmdt
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Cadastrado em: 08 Out 2017 rio de janeiro Offline Mensagens:1196 |
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steel is real!
largem o aluminio! |
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misera
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Cadastrado em: 07 Jul 2015 belo horizonte Offline Mensagens:3742 |
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Parece um ultimate com adesivos da oggi.
Muitas vezes esses trincados são por mal uso , cara pega uma bike de xc quer ficar saltando ou então põe uma suspensão muito grande... Editado por misera - 25 Abr 2019 as 12:54 |
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rafael_rtg
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Pensa em um lugar para aparecer trincados em quadros de alumínio é no downtube, fico pensando em como é exercido força neste ponto que é um dos primeiros pontos a fadigar é este tubo...
O segundo ponto acredito que seja na junção dos Seat Stay com Chain Stay, mas ali realmente tem fortes impactos da roda traseira........
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Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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Fabio
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Mas será que esse quadro é tão fino assim nas paredes, afinal, quadros mais baratos sempre são mais espessos?
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ghd
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Pra mim aparenta ser mais que apenas a tinta. Veja que a rachadura faz uma "curva" e passa bem onde está raspado. |
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ThiagoZnL
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Só tirou a tinta, não creio que tenha haver com isso o quadro ter quebrado.
O quadro é da marca "ultimate" |
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Fabio
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Propaganda enganosa invertida em todos os sentidos.
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90452
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Ghd, vai ser necessário mesmo um CSI nesse quadro pois eu tenho uma OGGI (de verdade...) cujos conduítes esfregam no quadro (e com força) há mais de 2 anos e nem arranhou a pintura... O quadro do cara deve ser muito do fuleira...
Editado por sidserra - 25 Abr 2019 as 10:01 |
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furukawa
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Sem ver a peça ao vivo, análise microscópica da região rompida, estimativa de composição química e medição de dureza do material, não se pode sugerir a causa da ruptura do tubo inferior do quadro da foto. Como primeira abordagem de falha, minha suposição é que a falha iniciou-se na parte inferior do tubo de direção na solda que o une com o tubo inferior e parece ser fratura frágil (diferente de uma dúctil). Gostava muito de acompanhar as análises de falha de meu antigo orientador de mestrado que é perito do assunto e engenheiro metalurgista. |
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ghd
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Será que não? Esses quadros de alumínio leves são tão finos que acho que isso aí afeta sim. Uma raspadinha simples na tinta com certeza Nak da nada, mas olha o nível da raspada no quadro desse sujeito, parece que tirou muito material ali. |
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rafael_rtg
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Não é um quadro Oggi...
Apenas tem alguns adesivos da Oggi....
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Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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90452
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Thiago, com todo o respeito, isso aí é OGGI mesmo ou o cara pegou um quadro perereca e adesivou-o para parecer uma?
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Fabio
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Não sei se isso é suficiente para quebrar o quadro. Mas agora já achei uma vantagem para conduítes internos, coisa que não tinha ainda achado. rs
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Fabio
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Acho mais provável.
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alexportugal
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Parece que o Head Tube está amassado, será que não teve nenhum tombo que atingiu aquela região antes?
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ghd
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Esse quadro aí estava na cara que ia quebrar.
Olha o tanto de material que o conduíte "comeu" no quadro de tanto raspar. No headtube fica mais claro ainda, olha como esta. Fragilizou tanto a área que criou uma linha de rompimento. Editado por ghd - 25 Abr 2019 as 08:39 |
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RafaCesino
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Realmente muito perigoso. Thiago como era o uso antes do ocorrido? Talvez o histórico possa ajudar a explicar melhor. |
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am.araujo
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Cadastrado em: 25 Mai 2018 SP Offline Mensagens:791 |
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Esse quadro é um Oggi? Qual modelo? Um problema desses é realmente sério.
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furukawa
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Cadastrado em: 22 Jun 2012 Floripa Offline Mensagens:1927 |
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Ainda bem que o quadro estourou numa subida onde a velocidade da bike é menor do que seria se fosse numa descida, aí o acidente seria muito feio e terrível. |
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TomSemFreio
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O que deve ser feito ao comprar uma bike é testar.
Escolhem até a cor da bike, porque não o material? Então teste quantos materiais puder, aço, alumínio de n tratamentos, fibra de carbono.... Compre a que mais te agradar. Se a suavidade ou leveza valem o preço, então faça bom negócio. Mas saiba que se você não acompanha o pelotão com uma de alumínio, não é uma de carbono que vai te inserir no pelote. Aliás, a ideia de que é possível "comprar" desempenho, seja com material, "remedinhos", suplementos e etc.deve ser combatida. A única moeda que compra desempenho é treino. |
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Antonio Carlos
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ThiagoZnL
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Tem uma galera aqui da cidade que pedala... e tem esse moço desse quadro, 17 anos e não tem lá muito dinheiro, mas pedala muito bem. Hoje foi sprintar numa subida, ficou de pé e quebrou o quadro desse jeito aí... pensa numa porcaria de quadro |
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dimas2dimas
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Cadastrado em: 03 Jul 2014 Cascavel (PR) Offline Mensagens:1819 |
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As 2018 tem garfo em Carbono (blades?) e as 2017 verdinhas, vieram com Claris e Garfo de carbono (blades) Aparentemente as 2019 também estão com garfo de carbono (full). Editado por dimas2dimas - 24 Abr 2019 as 21:29 |
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Dimas C. Prado
https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas https://www.strava.com/athletes/11470031 https://www.instagram.com/dimas2dimas/ |
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Gryphon
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Gryphon
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É mais ou menos isso.
Essa tecnologia vai puxar os quadros de bikes de alumínio de R$ 12.000,00 para baixo e muito provavelmente muito rápido, ao ponto desse quadro ser usado numa bike de R$ 6.000,00 por exemplo. Com grupo e demais componentes, uma bike de R$ 8.000,00. Quem procurava uma bike de R$ 12.000,00 e poderia escolher entre aluminio e carbono nessa faixa de preço, agora pode optar pela de carbono a R$ 12.000,00 ou a de alumínio que agora custa R$ 8.000,00. Claro que estes valores são meramente especulativos. Isso vai tirar muito consumidor das bikes de carbono mais baratas, e o mercado de bikes de fibra mais barata volta ao mercado de nicho com baixa produção. Mas nesta condição, esse modelo não dá lucro. Isso cria a pressão por bikes de fibra de qualidade mais baratas do que as atuais. Quem ganha com isso somos todos nós. |
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RafaCesino
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Amigo tanto faz como tanto fez ter ou não. A informação está no site do fabricante na seção específica do modelo Optimo e aponta o SAVE no triângulo traseiro e no garfo co.o um dos diferenciais do modelo. Mas se vc acha isso uma info genérica ok! Segue o baile. |
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miniic
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Essa parece uma descrição um pouco genérica sobre o SAVE, haja vista que na especificação desse garfo em nenhuma das versões ele aparece, apenas para o quadro.
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RafaCesino
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Do site do fabricante. Acho que deva ser confiável. |
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miniic
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Onde viu que ele tem o SAVE?
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RafaCesino
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Blz. O garfo da Caad optimo tem SAVE, não sei se igual a S6. Acho que o negócio é pedalar e ser feliz. Muito detalhe que jamais permitirá qualquer tipo de comparativo. Estamos num campo de conjecturas que não está levando a nada. Me lembra as discussões que ocorrem no mundo da guitarra ( madeira AxB, tinta PUxNitrocelulose e por aí vai). Ou seja, o que importa não interessa...kkkk. Bora pedalar. |
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miniic
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Um outro ponto que complica a comparação, o garto da Optimo é bem simples, acho que não tem o SAVE. Já o da bike nova além de melhor deve ter.
Nesse caso, falando do conforto das mãos, o que você vai conseguir notar é qual a diferença de um garfo de carbono simples para um garfo de carbono um pouco melhor.
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miniic
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Canote, selim e guidão são os pontos de contato, logo tem uma grande influência.
O material do selim (espuma, gel, ortholite) e fita de guidão tipicamente são selecionados para absorver vibrações e prover conforto. Lembre-se também que geometria no contexto de comportamento do quadro não é só distâncias e ângulos. Há que se observar principalmente diâmetros dos tubos e pontos de junção... Além disso tem o próprio material (6061, 6069, 6013, etc). Um teste interessante seria colocar um canote de carbono com setback na sua bike de alumínio e dobrar a quantidade de fita de guidão. Depois comparar esse resultado com a nova bike.
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RafaCesino
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Se me permitem e acharem válido, em alguns dias poderei dar minhas impressões sobre a mudança alumínio para carbono em uma plataforma muito idêntica. Estou migrando de uma Caad Optimo para uma Supersix Evo. Peguei a tabela de geometria no site da Cannondale e ambas são idênticas. Ambas tem o mesmo grupo, Shimano 105 e as mesmas rodas ( Mavic Aksium). Algumas diferenças ficarão por conta de selim, canote, avanço e guidão. Acho que a percepção de melhora ou não ficará mais justa pela geometria e componentes serem basicamente os mesmo. Haverá cerca de 2kg a menos em peso a favor da Supersix, mas não sei se tenho físico pata sentí-la. Bem assim que chegar farei alguns pedais e poderei dar minhas impressões. |
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rafael_rtg
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Cadastrado em: 10 Fev 2016 SP Offline Mensagens:2574 |
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Iria quicar tanto quanto a Specialized, e ate mais, mas não devido ao carbono, e sim por causa dos pneus... Não estou falando que não tem diferença nenhuma entre os dois materiais... Na verdade não deixei isso muito claro nas minhas respostas, mas considerando dois modelos iguais e com a mesma configuração (vamos usar a Synapse que ja citei), a diferença entre Alumínio e Carbono sera minima... A discussão é o quanto um ciclista, ainda mais amador consegue notar essa diferença, rs... Acredito sim, que em longas provas ou viagens, pode haver um desgaste menor do ciclistas com carbono, mesmo que seja minimo, mas não acho que é tão notável a diferença que seja sentida no pedalar como alguns defendem: "Aaaa essa bike de carbono é MUITO MAIS confortável"... Mas esquecem que mudaram de bike, de selim, de guidão, de canote, de pneus, rodas, etc....
Editado por rafael_rtg - 24 Abr 2019 as 16:15 |
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Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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ghd
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Cadastrado em: 19 Nov 2016 SP Offline Mensagens:4040 |
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Voltando à notícia do alumínio 7075, no link abaixo está o paper do projeto.
https://www.nature.com/articles/s41467-018-07989-y |
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Fabio
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Se eu pegar minha bike e encher o pneu com umas 8lb a mais do que uso, a bike já vira um cabrito nas descidas. Passa uma insegurança absurda. Basta baixar a pressão e parece outra bike.
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jef
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Concordo Rafael, são bikes totalmente diferentes e eu fiz questão de deixar claro. O que me impressionou foi o quanto esta bike quicava no paralepípedo. Quicava de sair as rodas do chão mesmo. E toda a discussão de vocês me fez pensar como seria esta descida com a Caloi Strada. Acredito que seria bem mais díficil. Valeu!
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Ismah/Cabelo
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Cadastrado em: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Offline Mensagens:2425 |
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Disso eu posso falar com propriedade... Para uso doméstico, não foi inventado nada novo desde que o transistor barateou, no que tange áudio... Hoje, temos aparelhos com (teóricos) 5 kW e 8 a 10 caixas... Sonoramente, eles ainda tem a capacidade de gerar praticamente o mesmo nível de pressão sonora (volume)... Porém, possuem números grandes, e a impressão de que é mais alto está mais por conta da música, e de que cada vez os recintos são menores...
Mas o consumidor quer sempre mais e mais e mais... Maior e melhor... É vedado por lei se expor a níveis de ruído contínuo de 85dB por mais de 8 horas... Para níveis de ruído de 115 dB o limite legal é de 7 min... Aí tem os que gostam "de coceira na orelha" o que só se consegue com uns 140 dB... Nenhuma empresa em sã consciência, faria um aparelho que reproduzisse algo muito além disso, apesar da potência ser cada vez mais alta, o SPL já atingiu o limite a muito e pra passar dele, é complicado... Se precisaria de 10 vezes mais potência para ter uma ideia de "dobro" no volume... 5 000 W = 50 000 W... Ou do dobro de caixas com acoplamento perfeito (nón-ecziste)... |
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Fabio
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Cadastrado em: 07 Out 2003 - Offline Mensagens:8603 |
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Quanto ao preço, as bikes boas sempre serão mais caras. Se descobrissem um material que baixasse absurdamente os custos de produção, mas que fosse muito melhor tecnicamente, essa bike seria cara da mesma forma pelo que ela oferece, pelo desejo que causa e não seria baseado no custo de produção. Preço é definido pelo quanto o cliente está disposto a pagar. eu posso fazer algo super caro e que não tenha utilidade e não desperte desejo ou algo barato de se produzir, mas que desperte desejo. Querer atribuir o preço dos produtos ao custo de produção e mão de obra é um pensamento até meio comunista que quer precificar tudo baseado em horas de mão de obra.
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TomSemFreio
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A sensação de segurança e estabilidade nada tem a ver com o material, mas sim coma geometria. A Roubaix tem geometria mais "relaxada" no seat tube e no rake. Uns poucos graus fazem muita diferença. Se uma bike de carbono tiver rake e seat tube quase verticais, será muito mais arisca e transmitirá sensação de insegurança nos primeiros quilômetros. |
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Antonio Carlos
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