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Aluminio x carbono: a batalha continua

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Mensagem Inverter Ordem
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90452 Ver Drop Down


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    Postado: 03 Mai 2019 as 12:20
Essas coisas acontecem, até aço quebra (normalmente na solda). Até avião cai, imagine bike piru com quadro mais piru ainda...  


Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

steel is real!
largem o aluminio!
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christianmdt Ver Drop Down


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rio de janeiro
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steel is real!
largem o aluminio!
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Parece um ultimate com adesivos da oggi.

Muitas vezes esses trincados são por mal uso , cara pega uma bike de xc quer ficar saltando ou então põe uma suspensão muito grande...

Editado por misera - 25 Abr 2019 as 12:54
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Pensa em um lugar para aparecer trincados em quadros de alumínio é no downtube, fico pensando em como é exercido força neste ponto que é um dos primeiros pontos a fadigar  é este tubo... 

O segundo ponto acredito que seja na junção dos Seat Stay com Chain Stay, mas ali realmente tem fortes impactos da roda traseira........

 
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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Fabio Ver Drop Down


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Mas será que esse quadro é tão fino assim nas paredes, afinal, quadros mais baratos sempre são mais espessos?
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ghd Ver Drop Down
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Originalmente postado por ThiagoZnL ThiagoZnL escreveu:

Só tirou a tinta, não creio que tenha haver com isso o quadro ter quebrado.

O quadro é da marca "ultimate"


Pra mim aparenta ser mais que apenas a tinta. Veja que a rachadura faz uma "curva" e passa bem onde está raspado.
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ThiagoZnL Ver Drop Down


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Só tirou a tinta, não creio que tenha haver com isso o quadro ter quebrado.

O quadro é da marca "ultimate"
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Não é um quadro Oggi...

Apenas tem alguns adesivos da Oggi....

Propaganda enganosa invertida em todos os sentidos. LOL
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90452 Ver Drop Down


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Ghd,

vai ser necessário mesmo um CSI nesse quadro pois eu tenho uma OGGI (de verdade...) cujos conduítes esfregam no quadro (e com força) há mais de 2 anos e nem arranhou a pintura... O quadro do cara deve ser muito do fuleira...



Originalmente postado por ghd ghd escreveu:


Será que não?
Esses quadros de alumínio leves são tão finos que acho que isso aí afeta sim.
Uma raspadinha simples na tinta com certeza Nak da nada, mas olha o nível da raspada no quadro desse sujeito, parece que tirou muito material ali.


Editado por sidserra - 25 Abr 2019 as 10:01
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furukawa Ver Drop Down
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Floripa
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Originalmente postado por ThiagoZnL ThiagoZnL escreveu:




Sem ver a peça ao vivo, análise microscópica da região rompida, estimativa de composição química e medição de dureza do material, não se pode sugerir a causa da ruptura do tubo inferior do quadro da foto.

Como primeira abordagem de falha, minha suposição é que a falha iniciou-se na parte inferior do tubo de direção na solda que o une com o tubo inferior e parece ser fratura frágil (diferente de uma dúctil).

Gostava muito de acompanhar as análises de falha de meu antigo orientador de mestrado que é perito do assunto e engenheiro metalurgista.
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ghd Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Esse quadro aí estava na cara que ia quebrar.
Olha o tanto de material que o conduíte "comeu" no quadro de tanto raspar.
No headtube fica mais claro ainda, olha como esta.

Fragilizou tanto a área que criou uma linha de rompimento.


Não sei se isso é suficiente para quebrar o quadro. Mas agora já achei uma vantagem para conduítes internos, coisa que não tinha ainda achado. rs


Será que não?
Esses quadros de alumínio leves são tão finos que acho que isso aí afeta sim.
Uma raspadinha simples na tinta com certeza Nak da nada, mas olha o nível da raspada no quadro desse sujeito, parece que tirou muito material ali.
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Não é um quadro Oggi...

Apenas tem alguns adesivos da Oggi....
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90452 Ver Drop Down


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Thiago, com todo o respeito, isso aí é OGGI mesmo ou o cara pegou um quadro perereca e adesivou-o para parecer uma?


Originalmente postado por ThiagoZnL ThiagoZnL escreveu:

Tem uma galera aqui da cidade que pedala... e tem esse moço desse quadro, 17 anos e não tem lá muito dinheiro, mas pedala muito bem.
Hoje foi sprintar numa subida, ficou de pé e quebrou o quadro desse jeito aí... pensa numa porcaria de quadro :haha::poker:
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Esse quadro aí estava na cara que ia quebrar.
Olha o tanto de material que o conduíte "comeu" no quadro de tanto raspar.
No headtube fica mais claro ainda, olha como esta.

Fragilizou tanto a área que criou uma linha de rompimento.

Não sei se isso é suficiente para quebrar o quadro. Mas agora já achei uma vantagem para conduítes internos, coisa que não tinha ainda achado. rs
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por alexportugal alexportugal escreveu:

Parece que o Head Tube está amassado, será que não teve nenhum tombo que atingiu aquela região antes?

Acho mais provável.
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alexportugal Ver Drop Down
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Suzano
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Parece que o Head Tube está amassado, será que não teve nenhum tombo que atingiu aquela região antes?
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ghd Ver Drop Down
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Esse quadro aí estava na cara que ia quebrar.
Olha o tanto de material que o conduíte "comeu" no quadro de tanto raspar.
No headtube fica mais claro ainda, olha como esta.

Fragilizou tanto a área que criou uma linha de rompimento.

Editado por ghd - 25 Abr 2019 as 08:39
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RafaCesino Ver Drop Down


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Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Originalmente postado por ThiagoZnL ThiagoZnL escreveu:

<span style=": rgb64, 64, 64; color: rgb224, 224, 224; font-family: robotoregular, "Trebuchet MS", Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 14px;">Tem uma galera aqui da cidade que pedala... e tem esse moço desse quadro, 17 anos e não tem lá muito dinheiro, mas pedala muito bem.</span>
<span style="color: rgb224, 224, 224; font-family: robotoregular, "Trebuchet MS", Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 14px; : rgb64, 64, 64;">Hoje foi sprintar numa subida, ficou de pé e quebrou o quadro desse jeito aí... pensa numa porcaria de quadro </span>:haha::poker:






Esse quadro é um Oggi? Qual modelo? Um problema desses é realmente sério.


Realmente muito perigoso. Thiago como era o uso antes do ocorrido?
Talvez o histórico possa ajudar a explicar melhor.
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am.araujo Ver Drop Down
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Originalmente postado por ThiagoZnL ThiagoZnL escreveu:

Tem uma galera aqui da cidade que pedala... e tem esse moço desse quadro, 17 anos e não tem lá muito dinheiro, mas pedala muito bem.
Hoje foi sprintar numa subida, ficou de pé e quebrou o quadro desse jeito aí... pensa numa porcaria de quadro :haha::poker:





Esse quadro é um Oggi? Qual modelo? Um problema desses é realmente sério.
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furukawa Ver Drop Down
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Ainda bem que o quadro estourou numa subida onde a velocidade da bike é menor do que seria se fosse numa descida, aí o acidente seria muito feio e terrível.
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TomSemFreio Ver Drop Down
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O que deve ser feito ao comprar uma bike é testar.
Escolhem até a cor da bike, porque não o material? Então teste quantos materiais puder, aço, alumínio de n tratamentos, fibra de carbono....
Compre a que mais te agradar. Se a suavidade ou leveza valem o preço, então faça bom negócio.

Mas saiba que se você não acompanha o pelotão com uma de alumínio, não é uma de carbono que vai te inserir no pelote.
Aliás, a ideia de que é possível "comprar" desempenho, seja com material, "remedinhos", suplementos e etc.deve ser combatida. A única moeda que compra desempenho é treino.
Antonio Carlos
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ThiagoZnL Ver Drop Down


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Tem uma galera aqui da cidade que pedala... e tem esse moço desse quadro, 17 anos e não tem lá muito dinheiro, mas pedala muito bem.
Hoje foi sprintar numa subida, ficou de pé e quebrou o quadro desse jeito aí... pensa numa porcaria de quadro :haha::poker:



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dimas2dimas Ver Drop Down


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Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Um outro ponto que complica a comparação, o garto da Optimo é bem simples, acho que não tem o SAVE. Já o da bike nova além de melhor deve ter.
Nesse caso, falando do conforto das mãos, o que você vai conseguir notar é qual a diferença de um garfo de carbono simples para um garfo de carbono um pouco melhor.


Blz. O garfo da Caad optimo tem SAVE, não sei se igual a S6. Acho que o negócio é pedalar e ser feliz. Muito detalhe que jamais permitirá qualquer tipo de comparativo. Estamos num campo de conjecturas que não está levando a nada. Me lembra as discussões que ocorrem no mundo da guitarra ( madeira AxB, tinta PUxNitrocelulose e por aí vai).

Ou seja, o que importa não interessa...kkkk.

Bora pedalar.

As 2018 tem garfo em Carbono (blades?)


e as 2017 verdinhas, vieram com Claris e Garfo de carbono (blades)


Aparentemente as 2019 também estão com garfo de carbono (full).





Editado por dimas2dimas - 24 Abr 2019 as 21:29
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
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Gryphon Ver Drop Down
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Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Iria quicar tanto quanto a Specialized, e ate mais, mas não devido ao carbono, e sim por causa dos pneus...

Não estou falando que não tem diferença nenhuma entre os dois materiais... 

Na verdade não deixei isso muito claro nas minhas respostas, mas considerando dois modelos iguais e com a mesma configuração (vamos usar a Synapse que ja citei), a diferença entre Alumínio e Carbono sera minima... 

A discussão é o quanto um ciclista, ainda mais amador consegue notar essa diferença, rs... Acredito sim, que em longas provas ou viagens, pode haver um desgaste menor do ciclistas com carbono, mesmo que seja minimo, mas não acho que é tão notável a diferença que seja sentida no pedalar como alguns defendem: "Aaaa essa bike de carbono é MUITO MAIS confortável"...

Mas esquecem que mudaram de bike, de selim, de guidão, de canote, de pneus, rodas, etc....
 

Originalmente postado por jef jef escreveu:

[QUOTE=rafael_rtg]

Exato. Tem que pensar no ciclista mediano e não no ciclista fora da média.

Eu encontro outras pessoas que cometem o mesmo erro de avaliação em grupos de carros, computadores, celulares...

Num grupo de carros, um colega lá coloca as coisas de jeito que carro só presta se for um Bugatti Veyron e rua tem de ser uma Autobahn sem limite de velocidade. E quem não conseguir acompanhá-lo deveria ser proibido de dirigir qualquer coisa.
E essa posição afeta todas as opiniões dele, de carros bons e ruins a opções de mobilidade e aplicação das leis de trânsito.

O que me impressionou foi o quanto esta bike quicava no paralepípedo.
Quicava de sair as rodas do chão mesmo.
E toda a discussão de vocês me fez pensar como seria esta descida com a Caloi Strada.
Acredito que seria bem mais díficil.

Valeu!
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Gryphon Ver Drop Down
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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Acho que o Gryphon está dizendo, é que com a nova técnica na metalurgia das solda de alumínio, teremos quadros de carbono medianos, sendo vendidos a preço de quadro de alumínio...
Em outras palavras, uma tecnologia nova é sempre mais cara por conta do "diferencial". Desta forma, preço das novas bikes de alumínio vai ser mais alto que as de carbono na mesma faixa de preço.
Como estas são (em tese) melhores que as concorrentes de carbono, estas últimas vão acumular - e assim, vão desvalorizar por consequência.

Isso pode ser a oportunidade para quem quer uma boa bike de carbono, pagando o que custa uma topo de linha em alumínio atualmente...


É mais ou menos isso.

Essa tecnologia vai puxar os quadros de bikes de alumínio de R$ 12.000,00 para baixo e muito provavelmente muito rápido, ao ponto desse quadro ser usado numa bike de R$ 6.000,00 por exemplo. Com grupo e demais componentes, uma bike de R$ 8.000,00. Quem procurava uma bike de R$ 12.000,00 e poderia escolher entre aluminio e carbono nessa faixa de preço, agora pode optar pela de carbono a R$ 12.000,00 ou a de alumínio que agora custa R$ 8.000,00. Claro que estes valores são meramente especulativos.
Isso vai tirar muito consumidor das bikes de carbono mais baratas, e o mercado de bikes de fibra mais barata volta ao mercado de nicho com baixa produção. Mas nesta condição, esse modelo não dá lucro. Isso cria a pressão por bikes de fibra de qualidade mais baratas do que as atuais.

Quem ganha com isso somos todos nós.
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RafaCesino Ver Drop Down


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Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Essa parece uma descrição um pouco genérica sobre o SAVE, haja vista que na especificação desse garfo em nenhuma das versões ele aparece, apenas para o quadro.



Amigo tanto faz como tanto fez ter ou não. A informação está no site do fabricante na seção específica do modelo Optimo e aponta o SAVE no triângulo traseiro e no garfo co.o um dos diferenciais do modelo. Mas se vc acha isso uma info genérica ok! Segue o baile.
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miniic Ver Drop Down


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Essa parece uma descrição um pouco genérica sobre o SAVE, haja vista que na especificação desse garfo em nenhuma das versões ele aparece, apenas para o quadro.

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RafaCesino Ver Drop Down


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Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Onde viu que ele tem o SAVE?


Do site do fabricante. Acho que deva ser confiável.

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miniic Ver Drop Down


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Onde viu que ele tem o SAVE?
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RafaCesino Ver Drop Down


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Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Um outro ponto que complica a comparação, o garto da Optimo é bem simples, acho que não tem o SAVE. Já o da bike nova além de melhor deve ter.
Nesse caso, falando do conforto das mãos, o que você vai conseguir notar é qual a diferença de um garfo de carbono simples para um garfo de carbono um pouco melhor.


Blz. O garfo da Caad optimo tem SAVE, não sei se igual a S6. Acho que o negócio é pedalar e ser feliz. Muito detalhe que jamais permitirá qualquer tipo de comparativo. Estamos num campo de conjecturas que não está levando a nada. Me lembra as discussões que ocorrem no mundo da guitarra ( madeira AxB, tinta PUxNitrocelulose e por aí vai).

Ou seja, o que importa não interessa...kkkk.

Bora pedalar.
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miniic Ver Drop Down


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Um outro ponto que complica a comparação, o garto da Optimo é bem simples, acho que não tem o SAVE. Já o da bike nova além de melhor deve ter.
Nesse caso, falando do conforto das mãos, o que você vai conseguir notar é qual a diferença de um garfo de carbono simples para um garfo de carbono um pouco melhor.
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miniic Ver Drop Down


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Canote, selim e guidão são os pontos de contato, logo tem uma grande influência.
O material do selim (espuma, gel, ortholite) e fita de guidão tipicamente são selecionados para absorver vibrações e prover conforto.
Lembre-se também que geometria no contexto de comportamento do quadro não é só distâncias e ângulos. Há que se observar principalmente diâmetros dos tubos e pontos de junção...
Além disso tem o próprio material (6061, 6069, 6013, etc).

Um teste interessante seria colocar um canote de carbono com setback na sua bike de alumínio e dobrar a quantidade de fita de guidão.
Depois comparar esse resultado com a nova bike.
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RafaCesino Ver Drop Down


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Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Iria quicar tanto quanto a Specialized, e ate mais, mas não devido ao carbono, e sim por causa dos pneus...

Não estou falando que não tem diferença nenhuma entre os dois materiais... 

Na verdade não deixei isso muito claro nas minhas respostas, mas considerando dois modelos iguais e com a mesma configuração (vamos usar a Synapse que ja citei), a diferença entre Alumínio e Carbono sera minima... 

A discussão é o quanto um ciclista, ainda mais amador consegue notar essa diferença, rs... Acredito sim, que em longas provas ou viagens, pode haver um desgaste menor do ciclistas com carbono, mesmo que seja minimo, mas não acho que é tão notável a diferença que seja sentida no pedalar como alguns defendem: "Aaaa essa bike de carbono é MUITO MAIS confortável"...

Mas esquecem que mudaram de bike, de selim, de guidão, de canote, de pneus, rodas, etc....
 

Originalmente postado por jef jef escreveu:

[QUOTE=rafael_rtg]

O que me impressionou foi o quanto esta bike quicava no paralepípedo.
Quicava de sair as rodas do chão mesmo.
E toda a discussão de vocês me fez pensar como seria esta descida com a Caloi Strada.
Acredito que seria bem mais díficil.

Valeu!





Se me permitem e acharem válido, em alguns dias poderei dar minhas impressões sobre a mudança alumínio para carbono em uma plataforma muito idêntica. Estou migrando de uma Caad Optimo para uma Supersix Evo.
Peguei a tabela de geometria no site da Cannondale e ambas são idênticas.
Ambas tem o mesmo grupo, Shimano 105 e as mesmas rodas ( Mavic Aksium). Algumas diferenças ficarão por conta de selim, canote, avanço e guidão. Acho que a percepção de melhora ou não ficará mais justa pela geometria e componentes serem basicamente os mesmo. Haverá cerca de 2kg a menos em peso a favor da Supersix, mas não sei se tenho físico pata sentí-la. Bem assim que chegar farei alguns pedais e poderei dar minhas impressões.
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2019 as 16:14
Iria quicar tanto quanto a Specialized, e ate mais, mas não devido ao carbono, e sim por causa dos pneus...

Não estou falando que não tem diferença nenhuma entre os dois materiais... 

Na verdade não deixei isso muito claro nas minhas respostas, mas considerando dois modelos iguais e com a mesma configuração (vamos usar a Synapse que ja citei), a diferença entre Alumínio e Carbono sera minima... 

A discussão é o quanto um ciclista, ainda mais amador consegue notar essa diferença, rs... Acredito sim, que em longas provas ou viagens, pode haver um desgaste menor do ciclistas com carbono, mesmo que seja minimo, mas não acho que é tão notável a diferença que seja sentida no pedalar como alguns defendem: "Aaaa essa bike de carbono é MUITO MAIS confortável"...

Mas esquecem que mudaram de bike, de selim, de guidão, de canote, de pneus, rodas, etc....
 

Originalmente postado por jef jef escreveu:

[QUOTE=rafael_rtg]

O que me impressionou foi o quanto esta bike quicava no paralepípedo.
Quicava de sair as rodas do chão mesmo.
E toda a discussão de vocês me fez pensar como seria esta descida com a Caloi Strada.
Acredito que seria bem mais díficil.

Valeu!


Editado por rafael_rtg - 24 Abr 2019 as 16:15
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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ghd Ver Drop Down
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Voltando à notícia do alumínio 7075, no link abaixo está o paper do projeto.

https://www.nature.com/articles/s41467-018-07989-y
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por jef jef escreveu:

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Ai que esta a questão, saiu uma bike de alumínio com geometria mais race, pneus provavelmente 700x23, com rodas mais finas, freios no aro... Para uma bike com geometria endurance, de carbono, canote de carbono, freios a disco, pneus 700x28, eixo passante, uma micro-suspensão, e fato de ser uma Specialized (psicológico)... Se ela não se sentisse mais segura e confortável, poderia desistir do esporte...kkkk

Não são parâmetros... São duas bikes completamente diferentes....

Eu vejo alguns reviews da Cannodale Synapse alumínio, e o pessoal comenta que ela consegue ser tão confortável quanto a versão de Carbono... O fato de usar um canonete mais estreito e mais flexível ajuda muito, porem o chainstay e seatstay estão dimensionado  com tecnologia "micro save", e mesmo na versão alumínios os utilizadores conseguem sentir a flexão dos tubos...

Infelizmente não tem nenhum artigo com uma comparação direta de ambas...



Originalmente postado por jef jef escreveu:


Esta Caloi tinha quadro e garfo em alumínio.
Trocou por uma Specialized Ruby, que é praticamente a Roubaix feminina.
Toda em carbono e incluindo o future shock da Specialized.
A insegurança dela desapareceu totalmente.


Concordo Rafael, são bikes totalmente diferentes e eu fiz questão de deixar claro.
O que me impressionou foi o quanto esta bike quicava no paralepípedo.
Quicava de sair as rodas do chão mesmo.
E toda a discussão de vocês me fez pensar como seria esta descida com a Caloi Strada.
Acredito que seria bem mais díficil.

Valeu!


Se eu pegar minha bike e encher o pneu com umas 8lb a mais do que uso, a bike já vira um cabrito nas descidas. Passa uma insegurança absurda. Basta baixar a pressão e parece outra bike.
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jef Ver Drop Down
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Cadastrado em: 07 Fev 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jef Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2019 as 14:43
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Ai que esta a questão, saiu uma bike de alumínio com geometria mais race, pneus provavelmente 700x23, com rodas mais finas, freios no aro... Para uma bike com geometria endurance, de carbono, canote de carbono, freios a disco, pneus 700x28, eixo passante, uma micro-suspensão, e fato de ser uma Specialized (psicológico)... Se ela não se sentisse mais segura e confortável, poderia desistir do esporte...kkkk

Não são parâmetros... São duas bikes completamente diferentes....

Eu vejo alguns reviews da Cannodale Synapse alumínio, e o pessoal comenta que ela consegue ser tão confortável quanto a versão de Carbono... O fato de usar um canonete mais estreito e mais flexível ajuda muito, porem o chainstay e seatstay estão dimensionado  com tecnologia "micro save", e mesmo na versão alumínios os utilizadores conseguem sentir a flexão dos tubos...

Infelizmente não tem nenhum artigo com uma comparação direta de ambas...



Originalmente postado por jef jef escreveu:


Esta Caloi tinha quadro e garfo em alumínio.
Trocou por uma Specialized Ruby, que é praticamente a Roubaix feminina.
Toda em carbono e incluindo o future shock da Specialized.
A insegurança dela desapareceu totalmente.


Concordo Rafael, são bikes totalmente diferentes e eu fiz questão de deixar claro.
O que me impressionou foi o quanto esta bike quicava no paralepípedo.
Quicava de sair as rodas do chão mesmo.
E toda a discussão de vocês me fez pensar como seria esta descida com a Caloi Strada.
Acredito que seria bem mais díficil.

Valeu!
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
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Disso eu posso falar com propriedade... Para uso doméstico, não foi inventado nada novo desde que o transistor barateou, no que tange áudio... Hoje, temos aparelhos com (teóricos) 5 kW e 8 a 10 caixas... Sonoramente, eles ainda tem a capacidade de gerar praticamente o mesmo nível de pressão sonora (volume)... Porém, possuem números grandes, e a impressão de que é mais alto está mais por conta da música, e de que cada vez os recintos são menores...

Mas o consumidor quer sempre mais e mais e mais... Maior e melhor...
É vedado por lei se expor a níveis de ruído contínuo de 85dB por mais de 8 horas... Para níveis de ruído de 115 dB o limite legal é de 7 min...
Aí tem os que gostam "de coceira na orelha" o que só se consegue com uns 140 dB... 

Nenhuma empresa em sã consciência, faria um aparelho que reproduzisse algo muito além disso, apesar da potência ser cada vez mais alta, o SPL já atingiu o limite a muito e pra passar dele, é complicado... Se precisaria de 10 vezes mais potência para ter uma ideia de "dobro" no volume... 5 000 W = 50 000 W... Ou do dobro de caixas com acoplamento perfeito (nón-ecziste)...
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Fabio Ver Drop Down


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Quanto ao preço, as bikes boas sempre serão mais caras. Se descobrissem um material que baixasse absurdamente os custos de produção, mas que fosse muito melhor tecnicamente, essa bike seria cara da mesma forma pelo que ela oferece, pelo desejo que causa e não seria baseado no custo de produção. Preço é definido pelo quanto o cliente está disposto a pagar. eu posso fazer algo super caro e que não tenha utilidade e não desperte desejo ou algo barato de se produzir, mas que desperte desejo. Querer atribuir o preço dos produtos ao custo de produção e mão de obra é um pensamento até meio comunista que quer precificar tudo baseado em horas de mão de obra. 
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TomSemFreio Ver Drop Down
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Originalmente postado por jef jef escreveu:

Minha esposa anda de speed e fez essa mudança a pouco tempo, do alumínio para o carbono.
Ela comprou primeiro uma Caloi Strada para ver se era isto mesmo que ela queria e sempre me relatou sentir muita insegurança na bike. 
Muita instabilidade e ela chegava a ter medo de andar em uma velocidade mais alta.
Esta Caloi tinha quadro e garfo em alumínio.

Trocou por uma Specialized Ruby, que é praticamente a Roubaix feminina.
Toda em carbono e incluindo o future shock da Specialized.
A insegurança dela desapareceu totalmente.
Inclusive descemos e subimos a Serra da Graciosa, em Curitiba, ela de speed e eu de MTB.
Minha esposa é leve, pesa 50kg, e na descida ao lado dela em alta velocidade eu via que a bike realmente "quicava" nos paralepípedos. As rodas chegavam a sair do chão.
Inclusive o sensor de cadência se desprendeu da bike tamanha a trepidação.
Mas ela conseguiu ir sem passar por nenhum perrengue e disse que com as experiências que ela já tinha tido com a de alumínio, se estivesse com ela teria tido mais problemas.

Claro que neste caso tinha o future shock, que ajuda bastante.
E a Ruby também possui os pneus um pouco mais largos.

Mas penso eu, que quanto mais estabilidade o ciclista tiver em cima da bike, quanto mais segurança ele sentir, mais potência vai poder gerar e transmitir para as rodas e consequentemente o desempenho aumenta.



A sensação de segurança e estabilidade nada tem a ver com o material, mas sim coma geometria. A Roubaix tem geometria mais "relaxada" no seat tube e no rake. Uns poucos graus fazem muita diferença. Se uma bike de carbono tiver rake e seat tube quase verticais, será muito mais arisca e transmitirá sensação de insegurança nos primeiros quilômetros.
Antonio Carlos
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