Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Relação tamanho ciclista x bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Relação tamanho ciclista x bike

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Mato Grosso
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Relação tamanho ciclista x bike
    Postado: 16 Abr 2019 as 16:05
Boa tarde galera, seguinte...

O quanto as medidas informadas nos sites dos fabricantes para escolha do tamanho do quadro pode ser levado em conta? Explico:

No site da Trek, por exemplo: 
17,5 - 161-172cm
18,5 - 170-179cm
19,5 - 177-186cm
21,5 - 186-196cm

Scottt, Specialized, Oggi, Sense etc seguem mais ou menos essa tabela. 

Cada corpo tem um biotipo diferente, uns mais flexíveis, alguns com as pernas mais compridas em relação ao braço e tronco.

Sei que são números genéricos e nada substitui o bikefit, mas e quem não tem possibilidade de um bikefit presencial? No meu caso por exemplo, tenho 193cm, e aqui na cidade não tem um profissional de bikefit, tenho que fazer medições por sites ou ajustes "no olho", é melhor que nada, mas ainda sim é impreciso. Minha bike é tamanho L, segundo as tabelas de fabricantes deveria ser XL, porém, nas medições que realizo via site, a bicicleta não estaria assim tão fora de tamanho.  Até para uma mudança de quadro ou nova bike isso fica confuso sem ter a avaliação de um profissional.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 16:39
Na verdade no ponto que chegamos em que as geometrias deixaram de ser umas parecidas com a outra, seria obrigação da empresa alem de fornecer a geometria, também montar tabela ou ferramentas de tamanhos para cada bike com quadro diferente... No pratica isso não acontece....

A trek é uma das empresa que ainda cita as recomendações de Altura do Ciclista e altura do Cavalo (entre pernas), de cada quadro diferente, para aumentar as chances de acertar....

A Scott outra empresa que cumpriu o dever de casa, criou o Smartfit que você coloca o Sexo, Altura, Cavalo e Braço, e também leva em conta qual quadro...

Não me lembro de cabeça agora qual marca que não tem aqui no Brasil, mas no site tem um sistema que pede o qual tipo de Bike (MTB ou Road) Sexo, Altura e Cavalo, e te retorna qual tamanho comprar...

É o minimo que todas empresa deveriam fazer fazer...





Editado por rafael_rtg - 16 Abr 2019 as 16:46
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 16:53
Vamos ao exemplo do que não se deve fazer...

Sense, sim vou bater nela mais uma vez, rs, errou e errou bonito na Race, rs... Mas deixando a Race de lado, ela tem 07 quadros diferentes (entre aluminio, carbono, full e All Moutain), e 04 quadros de Estrada diferentes, sem considerar as variações com ou sem disco....

E ela ussa a po**a de uma tabela genérica de tamanhos que nem leva em consideração o tamanho do cavalo... Não deve ficar tão caro contratar um profissional para fazer as tabelas... Pelo menos ela disponibiliza a geometria das bikes.... Diferente de empresas como a Oggi que não se interessa nem atualizar o site, quando menos colocar a geometria...




Editado por rafael_rtg - 16 Abr 2019 as 16:55
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
jef Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2008
Paraná
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jef Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2019 as 10:15
Eu sou alto, tenho 1,88m e sempre me disseram que eu precisaria de um quadro 21.
Fui e comprei uma bike com quadro 21.
Porém eu tenho braços curtos.
Isso fez eu ficar muito esticado na bike.

Quando resolvi trocar de bike, já mais ligado nestes detalhes, vi que o quadro 19 ficaria 5mm mais curto do que o indicado no bike fit (virtual mesmo) e o quadro 21 ficaria 30mm mais comprido.
Então optei pelo quadro 19 e estou achando melhor.

Como a geometria da minha bike é muito agressiva (para mim pelo menos), a um tempo atrás estava até considerando trocar a mesa de 100mm para uma de 80mm para encurtar ainda mais.

Então vai muito do corpo de cada um mesmo.
Nos sites eles tentam ajudar com estes guias, mas são muito genéricos.




Editado por jef - 17 Abr 2019 as 10:16
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2019 as 10:27
A Scott pensou nisso...  No seu Smart fit ela pede: altura, cavalo e Braços... Acredito eu que o sistema deve fazer uma estimativa das outras medidas corporais...

A principio um sistema mais preciso consideraria: Cavalo, Braços e Esterno (altura ate os ombros)... 

A importância de fazer isso a cada quadro, é que o Reach e Stack mudam de acordo com a geometria... Então ate mesmo dentro da mesma marca, um bike M pode ser diferente de outra bike M...

É normal algumas empresas grande fazer 3 ou 4 tamanhos de bikes mais simples, e 4 ou 5 de modelos mais caros... Então as tabelas devem ser sim estudadas por quadro... 

A Specialized tem uma base de dados muito grande do sistema retul, se ela quisesse fazer um sistema com as três medidas, e através de cálculos estatísticos chegaria nos demais... Acho que ela não faz um guia intuitivo igual a Scott justamente para vender serviços de bikefit...

 
Originalmente postado por jef jef escreveu:

Eu sou alto, tenho 1,88m e sempre me disseram que eu precisaria de um quadro 21.
Fui e comprei uma bike com quadro 21.
Porém eu tenho braços curtos.
Isso fez eu ficar muito esticado na bike.


Editado por rafael_rtg - 17 Abr 2019 as 10:40
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2019 as 12:45
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Vamos ao exemplo do que não se deve fazer...

Sense, sim vou bater nela mais uma vez, rs, errou e errou bonito na Race, rs... Mas deixando a Race de lado, ela tem 07 quadros diferentes (entre aluminio, carbono, full e All Moutain), e 04 quadros de Estrada diferentes, sem considerar as variações com ou sem disco....

E ela ussa a po**a de uma tabela genérica de tamanhos que nem leva em consideração o tamanho do cavalo... Não deve ficar tão caro contratar um profissional para fazer as tabelas... Pelo menos ela disponibiliza a geometria das bikes.... Diferente de empresas como a Oggi que não se interessa nem atualizar o site, quando menos colocar a geometria...



A Bike M tem apenas 4cm de "Range" no tamanho M? aí já muda pra S ou então L... eita

Eu por exemplo tenho 1,92 de altura... me jogando na XL... mas de esterno tenho apenas 1,55.... me jogando na L... 
Voltar ao Topo
KikoCarminatti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2018
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KikoCarminatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2019 as 13:30
Legal a discussão. Também tenho 1,93m, saí de um quadro 21" antigo (specialized 2013) para uma Sense Impact SL 19". Apesar de me sentir bem inclinado sobre a bike, problemas que achei que fosse encontrar (dormência nas mãos, dores na lombar, etc) não apareceram. Apesar disso, estou pra fazer um bikefit (para eliminar uma dor em um dos joelhos, acredito ter relação direta com a posição do taquinho). Por enquanto, acredito que acertei no escuro, pois se fosse me basear apenas pela tabela porca da Sense (e de várias outras marcas), teria pego um quadro 21".
Depois do bikefit volto aqui para falar se eu realmente acertei ou não... LOL
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2019 as 13:38
Originalmente postado por KikoCarminatti KikoCarminatti escreveu:

Legal a discussão. Também tenho 1,93m, saí de um quadro 21" antigo (specialized 2013) para uma Sense Impact SL 19". Apesar de me sentir bem inclinado sobre a bike, problemas que achei que fosse encontrar (dormência nas mãos, dores na lombar, etc) não apareceram. Apesar disso, estou pra fazer um bikefit (para eliminar uma dor em um dos joelhos, acredito ter relação direta com a posição do taquinho). Por enquanto, acredito que acertei no escuro, pois se fosse me basear apenas pela tabela porca da Sense (e de várias outras marcas), teria pego um quadro 21".
Depois do bikefit volto aqui para falar se eu realmente acertei ou não... LOL

KNEE PAIN

Common culprits: Saddle height and/or cleat position.

Try this: Follow the old adage: If you have pain in the front of your knee, your saddle may be too low. If you have pain in the back of your knee, it may be too high. IT band pain in the knee (stabbing pain in the side of the knee) may also be from a saddle that’s too high. However, a really common and often overlooked source of knee pain is cleat position, says Schmidt.


https://www.bicycling.com/training/g20024333/5-ways-to-fix-the-most-common-cycling-pains/


Tudo bem que são dicas para road, mas não deve sair muito fora do contexto mtb

Voltar ao Topo
KikoCarminatti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2018
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KikoCarminatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2019 as 15:32
Originalmente postado por ThiagoZnL ThiagoZnL escreveu:

Originalmente postado por KikoCarminatti KikoCarminatti escreveu:

Legal a discussão. Também tenho 1,93m, saí de um quadro 21" antigo (specialized 2013) para uma Sense Impact SL 19". Apesar de me sentir bem inclinado sobre a bike, problemas que achei que fosse encontrar (dormência nas mãos, dores na lombar, etc) não apareceram. Apesar disso, estou pra fazer um bikefit (para eliminar uma dor em um dos joelhos, acredito ter relação direta com a posição do taquinho). Por enquanto, acredito que acertei no escuro, pois se fosse me basear apenas pela tabela porca da Sense (e de várias outras marcas), teria pego um quadro 21".
Depois do bikefit volto aqui para falar se eu realmente acertei ou não... LOL

KNEE PAIN

Common culprits:  http://www.bicycling.com/maintenance/bike-fit/bike-fit-set-your-saddle-height - Saddle height and/or cleat position.

Try this: Follow the old adage: If you have pain in the front of your knee, your saddle may be too low. If you have pain in the back of your knee, it may be too high. IT band pain in the knee (stabbing pain in the side of the knee) may also be from a saddle that’s too high. However, a really common and often overlooked source of knee pain is cleat position, says Schmidt.


https://www.bicycling.com/training/g20024333/5-ways-to-fix-the-most-common-cycling-pains/ - https://www.bicycling.com/training/g20024333/5-ways-to-fix-the-most-common-cycling-pains/


Tudo bem que são dicas para road, mas não deve sair muito fora do contexto mtb


Obrigado Thiago, realmente o bikefit deve atacar o problema na "raiz" - ajuste de altura e posição do selim e, de quebra, acertar a posição dos taquinhos. Valeu!

Voltar ao Topo
FireO Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Out 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FireO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2019 as 21:00
Eu acho que essas informações deviam ser mais claras

Editado por FireO - 20 Abr 2019 as 21:23
Voltar ao Topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Mato Grosso
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2019 as 21:24
Pois é, a minha Oggi é compatível em tamanho com Spz, Cannondale, Scott etc, já verifiquei nos sites, as medidas básicas de top tube, seat tube, mudam coisas de milímetros, mas como disse, tenho 1.93 de altura, quando pedalo após algum tempo sinto dores nas mãos, ombros e lombar, já fiz bikefit por aplicativos, pelos sites no grau e competitive cyclist e mesmo assim é confuso, pq erguer o selim na altura certa ok, mas o canote fica muito pra fora, isso não altera a relaxa altura do selim X altura do guidão, causando dores? Já troquei mesa, voltei mesa, mas é sempre no olho ou por sites genéricos, sem um profissional é algo difícil.

A Trek por exemplo parece que agora considera o cavalo tbm, a Scott atualizou, a Specialized não olhei, mas Sense, Oggi, Caloi tudo no modelo genericão.
Voltar ao Topo
91397 Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Fev 2019
Goiânia/ GO
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 91397 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2019 as 01:21
Também estou em dúvida em relação ao tamanho do quadro para mim, seguindo os bike fit que fiz o quadro ideal para o meu tamanho seria M. Fiz a regulagem da altura do selim e mesa no tamanho indicado, mas sinto dores na lombar e nas mãos!

Gostaria de indicação de um bike fit mais completo em Goiânia, Brasília ou em Curitiba! Na jamur bikes vi que eles fazem bike fit!
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2019 as 07:51
É muito interessante a situação como a geometria interfere, tenho 1,90 de altura.

Numa hardtail aro 26" usei quadro 19" durante mais de 15 anos.
Na trail aro 27.5 full o quadro é um XL(22")
Na de Enduro 27.5 full o quadro é um L (20")

Na HT a bike era muito agil e arisca na trilha, em todas elas a unica que nao mudei absolutamente nada foi na de enduro, na trail somente coloquei uma mesa curta para a bike ficar mais na mão...

O bikefit tem que levar em consideração a geometria da bike, o virtual ou a tabela do fabricante vai te apontar o tamanho do quadro ideal somente, o ajuste fino se nao tiver o felling, vai ter que ser feito na loja no bikefit presencial com a tua bike....
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2019 as 08:20
Originalmente postado por Gilson lopez Gilson lopez escreveu:

Também estou em dúvida em relação ao tamanho do quadro para mim, seguindo os bike fit que fiz o quadro ideal para o meu tamanho seria M. Fiz a regulagem da altura do selim e mesa no tamanho indicado, mas sinto dores na lombar e nas mãos!

Gostaria de indicação de um bike fit mais completo em Goiânia, Brasília ou em Curitiba! Na jamur bikes vi que eles fazem bike fit!

Jogue o selim 0,5 ou 1cm para trás. Pode ser que ajude na questão da lombar

Mas se é sua primeira bike, ao forçar muito a dor na lombar é normal. Não é questão de bike fit. 
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2019 as 08:38
O selim deve ser ajustado de acordo com alinhamento do pedal X joelho. Não deve ser usada pra diminuir o comprimento.
0.5cm não deve prejudicar mas não mexeria além disso.
Voltar ao Topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Mato Grosso
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2019 as 09:47
Pedalar com dores é soda. 

Talvez no quadro XL no meu caso aumente a gama de ajustes, pedalo com a bike menor? Sim, mas fica desproporcional, se jogar o banco pra trás as pernas não ficarão retas com o pedivela, certo? 

Outra coisa, o que causa dor nas mãos e na lombar? Diferença de altura do selim para o guidão?
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2019 as 10:32
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

A Specialized tem uma base de dados muito grande do sistema retul, se ela quisesse fazer um sistema com as três medidas, e através de cálculos estatísticos chegaria nos demais... Acho que ela não faz um guia intuitivo igual a Scott justamente para vender serviços de bikefit...



A anos a Specialized está com certas manias que irritam.

Não vendem pela internet, não divulgam o peso das bikes, etc.

Trek não fornece para mesma loja que venda Specialized.

Cada vez mais frescuras.

 
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2019 as 10:59
Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Pedalar com dores é soda. 

Talvez no quadro XL no meu caso aumente a gama de ajustes, pedalo com a bike menor? Sim, mas fica desproporcional, se jogar o banco pra trás as pernas não ficarão retas com o pedivela, certo? 

Outra coisa, o que causa dor nas mãos e na lombar? Diferença de altura do selim para o guidão?

Dor nas mãos pode ser muito peso nas suas mãos. Pode ser o guidão miuto baixo, o selim inclinado muito para frente (bom é paralelo ao solo)

Dor na lombar pode ser selim muito alto ou muito baixo, ou mesmo falta de condicionamento fisico
 

Na verdade o canote vai seguir o angulo do seattube, então mesmo que a bike for maior, o seattube/canote vão continuar tendo o mesmo angulo.

Segundo alguns sites o corrento seria fazer este ajuste:



Porém, outros sites dizem que isso não tem nada haver LOL
Voltar ao Topo
91397 Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Fev 2019
Goiânia/ GO
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 91397 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2019 as 19:34
Não é minha primeira bike, já tive várias bikes! Essa é a minha segunda bike aro 29! Vou tentar regular o selim mais para trás ou até mesmo um pouco a frente para ver se resolve, mas quanto ao ângulo de inclinação do selim está paralelo ao solo!

Originalmente postado por ThiagoZnL ThiagoZnL escreveu:

Originalmente postado por Gilson lopez Gilson lopez escreveu:

Também estou em dúvida em relação ao tamanho do quadro para mim, seguindo os bike fit que fiz o quadro ideal para o meu tamanho seria M. Fiz a regulagem da altura do selim e mesa no tamanho indicado, mas sinto dores na lombar e nas mãos!

Gostaria de indicação de um bike fit mais completo em Goiânia, Brasília ou em Curitiba! Na jamur bikes vi que eles fazem bike fit!


Jogue o selim 0,5 ou 1cm para trás. Pode ser que ajude na questão da lombar

Mas se é sua primeira bike, ao forçar muito a dor na lombar é normal. Não é questão de bike fit. 
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X