Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Escolha de bike com base na geometria
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Escolha de bike com base na geometria

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Escolha de bike com base na geometria
    Postado: 16 Abr 2019 as 09:30
Ola pessoal.

Muito se discute sobre geometria de bike e sua importancia. Eu concordo que geometria e' importante, mas, dentro de uma mesma categoria, me parece que as vezes e' supervalorizada.

Se vc conhecesse apenas a geometria, sem saber a marca ou outras informacoes, qual bike vc escolheria?

Lanco aqui um 'desafio': a ideia e' aprender mais sobre geometria de MTB.

Peguei algumas bikes pouco conhecidas no Brasil e listo alguns dados da geometria. Com base nesses dados, por favor escolha uma que vc consideraria ideal. Nos conte porque!

Depois de alguns dias vou colocar quais sao as bikes e o respectivo valor. Todas sao bikes hardtail do tamanho M para a categoria XC. Procurei bikes com angulo de 69 a 70, ideal na minha ignorancia, mas acabei achando varias opcoes. Se descobrir alguma bike, Clap

Valeu



Bike 1
******

stack                615
reach                418
HTA                  71.4
STA                  72.5
HeadT leng        97
top tube            602
seat tube           445
BBdrop              57
chainstay           440
wheelbase         1092


Bike 2
******

stack                 600
reach                435
HTA                  69
STA                   74
HeadT leng        107
top tube            620
seat tube           460
BBdrop              61.5
chainstay           443
wheelbase


Bike 3
******

stack                633
reach               416
HTA                 71
STA                  73.5
HeadT leng       110
top tube           605
seat tube          445
BBdrop             65
chainstay          425
wheelbase         1085


Bike 4
******

stack                 622
reach                421
HTA                   70
STA                   73.5
HeadT leng        100
top tube            605
seat tube          444
BBdrop             65
chainstay          433
wheelbase         1101


Bike 5
******

stack                 600
reach                416
HTA                  69.3
STA                   72
HeadT leng        90
top tube            598
seat tube          444
BBdrop             58
chainstay          438
wheelbase         1110


Bike 6
******

stack                 611
reach                418
HTA                  69
STA                  73.5
HeadT leng        105
top tube            599
seat tube           440
BBdrop              55
chainstay           455
wheelbase         1132


PS: medidas em mm, exceto os angulos HTA, STA que estao em graus. Uma figura clara com as medidas q coloquei .


Voltar ao Topo
BALOG Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1951
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BALOG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 09:39
Otimo topico

A grande maioria não entende o que é a geometria da bike, confundem com visual, e muito menos sabem sobre seus efeitos.

Eu, como venho do DH, freeride e Enduro, gosto de bikes longas, com direção mais relaxada, e com seat tube mais vertical, o que me ajuda nas subidas.

Sendo assim, iria na bike 2

É a com reach mais longo, head angle mais aberto e seat angle mais fechado
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 10:23
Bike 2 ou 6. Precisaria analisar um pouco mais pra decidir entre as duas.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 10:39
Valos la, escrever de novo, deu erro perdi o comentário, vai ser menos detalhado desta vez kkk

Minha técnica descidas é baixa, descarei angulo de HT acima de 70º, e sobrou as 2, 5 e 6....

Bike 05 tem um HeadT leng bem baixo, apesar do Stack ser o mesmo da 02, achei curioso, teria que analisar, desconheço um pouco a questão do BBdrop, acho que tem um movimento central mais baixo, deve ser uma bike mais técnica também pois tem um chainstay curto, deve ser boa de aceleração e curvas fechadas...  Descartei pelo mesmo motivo acima, pretendo trocar de bike um dia e quero alguma que me ajude nas descidas, não sou técnico, não faço XCO...

Me sobrou a 2 e 6...

A 02 achei uma geometria bem diferente, bem alongada, a M consegue ter as medidas de algumas G, se aproximando da XL da Impact Race, rs...

Olhando apenas os números, me parece uma decisão mais acertada a 06...

O maior Stack das três, angulo de 69º de HT com altura de 105... Me parece uma boa bike de decidas, o wheelbase maior vai garantir uma estabilidade melhor... 
Não é uma bike muito arisca pois tem um chainstay comprido, porem perde em acelerações e curvas técnicas... Não me parece uma bike de XCO, justamente por esse motivo que escolheria ela... 

Porem nos meus altos 1,66  acho que escolheria a P, mas teria que ver os números...

Mas fiquei curioso em saber qual a 2, e quais seriam suas medidas na P....

 


Editado por rafael_rtg - 16 Abr 2019 as 11:04
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 10:59
Bike 4 ou 5 por serem as com menos "defeitos" e no contexto de XC.
Para trilhas mais brutas nenhuma delas.


Editado por miniic - 16 Abr 2019 as 11:09
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 13:43
Já pode começar a falar modelos? kkkk...

Não vou acabar com a graça ainda, mas a 6 vem de uma das maiores fabricantes de quadro, fica a dica...

Como esperava não é uma bike voltada para o XC Ágil e Agressivo, e tem ângulos que não configuram com uma bike técnica... É uma geometria conservadora, mas que recebeu uns ups... Apesar de que não escolheria essa bike, gostei da geometria, mas faltou ser Boost... kkkk


Editado por rafael_rtg - 16 Abr 2019 as 13:45
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 14:49
po Rafa mas ja? kkk

conferi agora e parece ser boost na suspa e na traseira nao ficou claro, suspeito que seja boost QR 141. nao tenho ctz.

nao me preocupei com essa caracteristica ... mas acho q a maioria deve ser boost.

valeu pessoal pela participacao, segue em frente.
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 15:02
quanto ao BB drop, ele tem influencia na estabilidade da bike, segundo dizem por ai. Quanto mais baixo, mais estavel. Nas Mtb ele sempre vai estar abaixo da linha que passa pelos eixos da roda. No caso das BMX ele fica acima dessa linha.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 15:58
kkkk... Fiquei curioso pela minha escolha...

Não é nem Boost 141 que acredito que apenas a Cannodale usa... É um quadro para iniciantes no XC, por isso uma geometria mais conversadora, mas não deixou de sofrer alguns influencias atuais como um angulo mais relaxado de 69º, um Reach maior e uma mesa curta...

O fato de ter um movimento central mais baixo, chaintais também comprido, aumentando wheelbase, vai deixar a bike bem estável e previsível, e infelizmente lenta de respostas... Mas um iniciante sem muita técnica não vai ter "sustos" com a bike... 
 
Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

po Rafa mas ja? kkk

conferi agora e parece ser boost na suspa e na traseira nao ficou claro, suspeito que seja boost QR 141. nao tenho ctz.

nao me preocupei com essa caracteristica ... mas acho q a maioria deve ser boost.

valeu pessoal pela participacao, segue em frente.
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 16:50
A Trek começou a usar boost 141 antes da Cannondale.
Mas acho que aqui no Brasil quase não tem.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 16:51
As bikes com suporte a 27,5+ e 29 tendem a ter o BB mais alto.

Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

quanto ao BB drop, ele tem influencia na estabilidade da bike, segundo dizem por ai. Quanto mais baixo, mais estavel. Nas Mtb ele sempre vai estar abaixo da linha que passa pelos eixos da roda. No caso das BMX ele fica acima dessa linha.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 17:03
Saquei sobre o BB Drop, era o que eu imaginava... Como a altura do movimento central pode variar de acordo com a roda e pneu, o BB Drop ja é fixo, é  adiferença da linha virtual entre os eixos do cubo e a altura do MC... 




Editado por rafael_rtg - 16 Abr 2019 as 17:04
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 21:30
Essa escolha, demanda um alto grau de conhecimento sobre geometria, que muitos atletas não tem, e contratam técnicos para isso... Quiça, meia dúzia de nós meros mortais...
Lembrem, que o consumidor massivo, aquele que movimenta a indústria de fato, NÃO É competidor. O competidor, é minoria. O que realmente vai ao extremo, é a minoria, dentro da minoria.

É bastante complicado analisar isso... Para o usuário comum, tanto faz ter ou não muitas coisas - aliás, grande parte das coisas, não fazem sequer diferença real para o usuário comum... Se faz, ainda é um efeito placebo, que mexe com a auto-confiança...
Trazendo de novo as analogias com carros, o pessoal da Stock Car, faz ajustes da suspensão em CADA curva, e em CADA reta... Isso para a rua, não tem nenhum sentido.
Quase todos os ciclistas que conheço, mexem na suspensão no começo. Ao longo do tempo, deixam de mexer, e ela fica num ajuste meio termo para a sua realidade majoritariamente.

E, se pesar, esses valores são referências, mas se alteram ligeiramente com fatores não-previsíveis, como a pressão dos pneus, ou SAG da suspensão...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 22:18

Eu tenho 1,80 m de altura e 83,5 cm de cavalo. O bikefit que mais me agrada é o da Spz Crave 2014 tamanho 17.5" e baseada nela escolheria a:

Bike 5
******

stack                 600
reach                 416
HTA                  69.3
STA                   72
HeadT leng        90
top tube            598
seat tube          444
BBdrop             58
chainstay          438
wheelbase        1110
Voltar ao Topo
BALOG Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1951
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BALOG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2019 as 13:48
Entendo que quem está acompanhando e participando deste topico tem algum interesse no assunto... pensando nisso, compartilho com vocês um video do Pinkbike comparando as duas verões da Stumpjumper FSR.... (Evo e "comum")

Pra quem fala ingles, é interessante ver

Voltar ao Topo
JLSF20 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2008
Offline
Mensagens:761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JLSF20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2019 as 14:11
Se o negócio é XC, eu iria na 3, tem traseira mais curta e entre-eixos também. Lógico se tive o meu tamanho de quadro que no caso não é M. Estas duas características faz a bike responder mais rápido a potência aplicada no pedal e e rápidas mudanças de direção. Eu até digo que ela é hardtail. 
A bike 6 acho que é uma bike mais voltada para all moutain e full com curso acima de 120mm.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2019 as 15:01
Vai se surpreender com a 06 kkk... É uma bike para iniciantes... 

Se ler meu comentários acima vai ver o porque...


Originalmente postado por JLSF20 JLSF20 escreveu:

Se o negócio é XC, eu iria na 3, tem traseira mais curta e entre-eixos também. Lógico se tive o meu tamanho de quadro que no caso não é M. Estas duas características faz a bike responder mais rápido a potência aplicada no pedal e e rápidas mudanças de direção. Eu até digo que ela é hardtail. 
A bike 6 acho que é uma bike mais voltada para all moutain e full com curso acima de 120mm.
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2019 as 16:34
Achei um site bem legal, que monta a bike a partir das medidas ou da base de dados deles.


Depois vou tentar colocar as bikes aqui do topico.

Alias, devia ter falado, todas sao bikes com suspensao 100mm.
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2019 as 16:47
comparativo das bikes 1, 2 e 3. A bike 2 chutei o wheelbase pq nao tenho essa info.





Editado por pimenta86 - 17 Abr 2019 as 16:50
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2019 as 07:10
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2019 as 07:18
A bike 2 conheci pq eles tem uma full chamada Calibre Bossnut que foi muito elogiada em sites gringos. 


A Trek parece fugir um pouco ao padrao, eles sempre tem ums opcoes interessantes.

As bikes 1 e 3 me parecem voltadas a um publico bem especifico.

Depois vou tentar achar umas bikes 'brasileiras' e colocar nesse site para comparar com as bikes aqui e outras bikes.

Abs!
Voltar ao Topo
Tanski Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2013
Campos-RJ
Offline
Mensagens:344
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tanski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2019 as 21:35
Achei interessante o tópico, na verdade eu estava considerando abrir uma discussão sobre geometria de bikes quando vi este tópico. Além do desafio proposto no início, poderíamos dar continuidade ao tópico, utilizando este espaço para tirar dúvidas sobre geometria, fazer comparativos entre bikes de mesma faixa de preço. Eu por exemplo sei muito pouco sobre geometria. Estive considerando trocar meu quadro recentemente e tive dúvidas sobre os reais ganhos do novo quadro no quesito geometria, se valeria a pena a troca.
Nem todos os usuários vão se beneficiar deste conhecimento na escolha de uma bike. Quem está começando no pedal não tem nenhuma noção sobre escolha de geometria, a pessoa nem sabe direito seu perfil de pedalada, estilo de percurso que vai fazer, etc. A pessoa vai escolher uma bike pelos componentes. Já pessoas iniciadas, como eu, que usa bike mais para lazer do que performance, já sabe um pouco sobre tipos de percurso, já tem uma ideia do que está esperando do comportamento de uma bike, mas não sabe avaliar muito bem entre um modelo e outro, poderia se beneficiar de um tópico para tirar dúvidas.
Um exemplo: acho a bike Sense Impact Race uma baita de uma bike, mas tenho dúvidas sobre o comportamento dela. Não entendi muito bem a escolha do fabricante em colocar uma caixa de direção mais relaxada. Pra mim isso já seria um ponto negativo, pois o que mais desejo hoje numa bike é que suba bem.


Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 07:06
Entrei com as medidas da Chisel M e Impact Race M, clicando no link da p ver?


Esperava ver uma diferenca um pouco mais pronunciada nas figuras. Para conseguir ver a diferenca das duas tem que clicar na Race e depois na Chisel e vice-versa.


Editado por pimenta86 - 22 Abr 2019 as 07:09
Voltar ao Topo
Tanski Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2013
Campos-RJ
Offline
Mensagens:344
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tanski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2019 as 21:50
Gostaria da ajuda dos amigos mais experientes. Tenho uma bike Gonew Endorphine 8.2 aro 27,5. Aos poucos tenho feito ups na bike e hoje ela pesa em média 12,2 kg. Surgiu a oportunidade de trocar o quadro por um Astro Xtrolite 27,5 com preço atrativo. Não tenho os dados da geometria da Gonew, mas tenho os dados da Astro. Com relação ao peso o quadro Gonew pesa em média 1.890 Kg e o Astro 1.550 kg. Eu pedalo mais a nível recreativo, prezo mais por uma geometria que favoreça subidas do que descidas. Minha dúvida é a seguinte, vale a pena a troca de quadro? Será que vou ter ganho com relação a geometria? Vale a pena fazer a troca de quadro para diminuir cerca 300g?

Segue abaixo geometria da Astro e foto da minha bike.







Editado por Tanski - 25 Mai 2019 as 21:52
Voltar ao Topo
savioricardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2018
Minas Gerais
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar savioricardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2019 as 09:31
Tirando um tópico das cinzas!!!

LOL

Estou estudando um pouco sobre essas geometrias, e gostaria da opinião de vcs sobre um comparativo que fiz.

Tenho uma GT Comp e sempre achei ela uma bike espichada demais e sempre pensei que isso me prejudicava nas subidas e auxiliava nas descidas e planos.

Essa semana resolvi fazer um comparativo entre ela e a Sense Impact Race, que sempre ouvi dizer ser uma bike curta e a diferença, realmente, de REACH entre elas é enorme, mostra que a GT é bem mais esticada do BB pra frente, porem a traseira é até mais curta que a SENSE. Não sei bem oq pensar sobre isso. Pq no tamanho total (Wheel Base) a GT é até um pouco menor que a SENSE. 

Oque na pratica isso significa??

Outro numero que me causou espanto foi o Stack da GT, bem mais baixo que a Sense, oq teoricamente deveria me ajudar nas subidas (isso que dizer que sou ruim nas subidas mesmo..rs)



SENSE - G  GT - G
STACK 614 589
REACH 428 454
TOP TUBE LENGHT 610 638
HEAD TUBE LENGHT 120 108
SEAT TUBE ANGLE 73,5 72,7
HEAD TUBE ANGLE 68 69,5
BB DROP 58 45
CHAIN STAY LENGHT 439 435
WHEEL BASE 1137 1135
FRONT CENTER 704 704
FORK LENGHT 499
FORK OFFSET 51 42
SETBACK 182
 
https://www.strava.com/athletes/14433278
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 14:55
Depois de ter estudado um pouco pra poder escolher a geometria de 2 bikes que encomendei ao longo desses 2 ultimos anos (uma adventure bike/monstercross e uma Trail) e também sempre estar acompanhando os ultimos lançamentos e tendências de geometrias das bikes atuais, vou tentar sintetizar o que aprendi de maneira menos técnica, relacionando com o "feeling" na bike.

Pra mim a massificação no uso de Dropper Posts, especialmente quando não estamos falando das modalidades/pistas que necessitam de bikes extremamente leves, guiou todo o mercado pra tendência da utilização de seat tube angle (ou ângulo do tubo do canote) cada vez maiores. 
Hoje é comum ver bikes com 76 ate 78 graus de seat angle, especialmente em bikes trail e enduro. No XC elas estão subindo aos poucos, de 72 graus estão vindo com 74, 75, ate mais dependendo da bike.

por que o dropper causou isso?
Simples:  se vc tem um ângulo de canote baixo e não tem um dropper, quando ficar em pé nos pedais (descida) o banco vai ficar lá atrás e não vai pegar no seu joelho. Mas se vc tem um seat angle alto e não pode abaixar o banco, quando fica em pé ele vai continuar no meio das suas pernas o tempo todo, dificultando um pouco a manobrabilidade. 

mas por que seat angle alto é bom mesmo com esse "problema"?
Também é simples, como as bikes estão com tendência das frentes mais longas, um seat angle alto posiciona o ciclista mais centralizado na bike quando sentado, e quando ele fica em pé nos pedais, a bike continua com um comprimento parecido em relação ao guidão.

e qual o problema com o seat angle baixo então?
com o ângulo baixo (entende-se canote do selim inclinado pra trás) além do peso do ciclista ficar muito em cima da roda traseira podendo fazer a bike empinar,  existe uma diferença muito grande no comprimento da bike quando o ciclista está pedalando sentado (plano ou subida) e quando está em pé nos pedais (descida ou parte tecnica). 

É só imaginar essa distância nas duas bikes abaixo pra entender o que to falando:

Nessa bike, sentado no banco, o ciclista vai ter bastante peso em cima da roda traseira e vai ter a sensação de um top tube bem comprido. Quando em pé, o guidão vai ficar próximo ao corpo e o ciclista vai sentir a bike bastante curta.


Já nessa bike (que é um tanto exagerada mas ilustra bem) a posição do ciclista em relação ao guidão em pé ou sentado vai mudar pouco. 

esse artigo ilustra o que eu estou mostrando aqui:

nesse vídeo abaixo, o dono da Pole Bikes (bike acima) explica isso também:

observe a distância do corpo dele em relação ao guidao sentado na bike tradicional e depois em pé, como ela fica curta:
https://youtu.be/GNHKkiqiCZs?t=205
já na bike com geometria mais "moderna" deles, observe que a bike continua longa mesmo quando ele está em pé:
https://youtu.be/GNHKkiqiCZs?t=303
 

Ao mesmo tempo, a busca por bikes mais estáveis em altas velocidades nas trilhas mais difíceis, direcionou o mercado para ângulos de caixa de direção mais abertos, ou menores. Pelo fato dos canotes serem mais "em pé" agora também é possível fazer bikes com a frente mais longa e mais estáveis sem o top tube ficar gigantesco quando o ciclista está sentado.

Não sei se consegui explicar bem, mas o que tem direcionado as mudanças atuais de geometria é mais ou menos isso aí.
Sobre a grande maioria das marcas nacionais, nem comento. Algumas sequer divulgam os números de geometria dos quadros, e quando divulgam são informações erradas ou faltando medidas essenciais, como o Reach.

Diria que quem quer uma bike de XC boa de subida com geometria agressiva e não vai usar canote dropper pode procurar algo em torno de 74 graus de seat angle e em torno de 69 na direção.

Se for pra trilhas mais técnicas e/ou  for usar dropper, 76 graus de canote é uma ótima medida, deixa o peso bem equilibrado e vai se sentir muito mais eficiente nas subidas. Tanto é que até as bikes de XC modernas tem adotado essa medida ou até mais.

obs: para Hardtails, como a bike tem sag só na dianteira e o quadro "gira" pra frente no funcionamento da suspensão, dá pra considerar 1 ou 2 graus a menos no canote que uma full equivalente.

Notem que a cada ano esses angulos vem mudado, é só pegar as mudanças de geometria de bikes referência como Spz Epic, Scott Scale, Trek Top Fuel, nos últimos 5 anos e observar o que aconteceu. Seat angles maiores, Reachs maiores, head angle menores, bikes mais longas de entreeixos.




Editado por TheLittle - 02 Dez 2019 as 15:06
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 15:11
lembrei que eu mesmo postei um tópico parecido um bom tempo atrás, tentei concentrar informações lá sobre geometria.

sugiro que dê uma lida

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
savioricardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2018
Minas Gerais
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar savioricardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 15:17
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

lembrei que eu mesmo postei um tópico parecido um bom tempo atrás, tentei concentrar informações lá sobre geometria.

sugiro que dê uma lida

Blz, vlw Litle.
https://www.strava.com/athletes/14433278
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 15:23
Originalmente postado por savioricardo savioricardo escreveu:

Tirando um tópico das cinzas!!!

LOL

Estou estudando um pouco sobre essas geometrias, e gostaria da opinião de vcs sobre um comparativo que fiz.

Tenho uma GT Comp e sempre achei ela uma bike espichada demais e sempre pensei que isso me prejudicava nas subidas e auxiliava nas descidas e planos.

Essa semana resolvi fazer um comparativo entre ela e a Sense Impact Race, que sempre ouvi dizer ser uma bike curta e a diferença, realmente, de REACH entre elas é enorme, mostra que a GT é bem mais esticada do BB pra frente, porem a traseira é até mais curta que a SENSE. Não sei bem oq pensar sobre isso. Pq no tamanho total (Wheel Base) a GT é até um pouco menor que a SENSE. 

Oque na pratica isso significa??

Outro numero que me causou espanto foi o Stack da GT, bem mais baixo que a Sense, oq teoricamente deveria me ajudar nas subidas (isso que dizer que sou ruim nas subidas mesmo..rs)



SENSE - G  GT - G
STACK 614 589
REACH 428 454
TOP TUBE LENGHT 610 638
HEAD TUBE LENGHT 120 108
SEAT TUBE ANGLE 73,5 72,7
HEAD TUBE ANGLE 68 69,5
BB DROP 58 45
CHAIN STAY LENGHT 439 435
WHEEL BASE 1137 1135
FRONT CENTER 704 704
FORK LENGHT 499
FORK OFFSET 51 42
SETBACK 182
 

pra você ver como o seat tube angle influencia tudo.
A GT tem um seat angle baixo e um reach grande, por isso que a sensação nela quando sentado vai ser de um top tube enorme! como vc diz "esticada pra frente". A resultante dessa combinacao (sta baixo e reach longo) é um top tube bastante grande.
Mas comparando com a Sense é interessante ver como a diferença no ângulo de direção e no comprimento da traseira tem como resultado um entreeixos praticamente igual.

Se você quer ter a "pegada" da sua GT na descida, mas quer partir pra uma Sense por ter os ângulos de direção e canote mais "modernos", pegue um tamanho acima da Sense (se é que tem) e não vai sentir a bike curta.. Ao contrário, o top tube e reach vao ser similares, mas com mais estabilidade pelo entreeixos maiores e angulo de direção menor,  e melhor de subida pelo ângulo do canote ser maior.

Não se guie tanto pelo "P M G" que as marcas colocam, pra mim o o ideal é escolher pelo Reach, mesmo tendo o tubo do canote um pouco maior ou menor que o que está acostumado, isso se ajusta aumentando ou abaixando o selim. Claro, desde que o top tube não seja alto ao ponto de atrapalhar (vide partes intimas pegando nele ao desmontar).
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 15:33
Achei essa tabela aqui da Sense Impact Race
Mesmo a XL o reach é menor que da GT.. ainda assim se quiser pegar a Sense seria melhor pegar a XL, caso o seat tube não seja grande demais pra você. Vai sentir uma bike mais estável, o comprimento entreeixo maior vai ter a bike mais estável. Ainda assim acho um reach baixo demais pra uma bike XL, poderia ser maior com um seat angle de 74.5 ou 75 mantendo o mesmo comprimento de top tube.

S
380 mm
M
420 mm
L
470 mm
XL
520 mm
STACK596.35603.14614.03621.75
REACH377410.34428.12439.91
ATOP TUBE LENGHT548589610630
BHEAD TUBE LENGHT100100120120
CSEAT TUBE ANGLE7473.573.573
DHEAD TUBE ANGLE68.568.568.568.5
EBB DROP58585858
FCHAIN STAY LENGHT439439439439
GWHEEL BASE1079.031115.041137.111151.94
HFRONT CENTER646.48682.43704.35719.14
IFORK LENGHT498.7498.7498.7498.7
JFORK OFFSET51515151
KSETBACK171178.66181.88190.09


Editado por TheLittle - 02 Dez 2019 as 15:40
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 15:39
Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

Ola pessoal.

Muito se discute sobre geometria de bike e sua importancia. Eu concordo que geometria e' importante, mas, dentro de uma mesma categoria, me parece que as vezes e' supervalorizada.

Se vc conhecesse apenas a geometria, sem saber a marca ou outras informacoes, qual bike vc escolheria?

Lanco aqui um 'desafio': a ideia e' aprender mais sobre geometria de MTB.

Peguei algumas bikes pouco conhecidas no Brasil e listo alguns dados da geometria. Com base nesses dados, por favor escolha uma que vc consideraria ideal. Nos conte porque!

Depois de alguns dias vou colocar quais sao as bikes e o respectivo valor. Todas sao bikes hardtail do tamanho M para a categoria XC. Procurei bikes com angulo de 69 a 70, ideal na minha ignorancia, mas acabei achando varias opcoes. Se descobrir alguma bike, Clap

Valeu



Bike 1
******

stack                615
reach                418
HTA                  71.4
STA                  72.5
HeadT leng        97
top tube            602
seat tube           445
BBdrop              57
chainstay           440
wheelbase         1092


Bike 2
******

stack                 600
reach                435
HTA                  69
STA                   74
HeadT leng        107
top tube            620
seat tube           460
BBdrop              61.5
chainstay           443
wheelbase


Bike 3
******

stack                633
reach               416
HTA                 71
STA                  73.5
HeadT leng       110
top tube           605
seat tube          445
BBdrop             65
chainstay          425
wheelbase         1085


Bike 4
******

stack                 622
reach                421
HTA                   70
STA                   73.5
HeadT leng        100
top tube            605
seat tube          444
BBdrop             65
chainstay          433
wheelbase         1101


Bike 5
******

stack                 600
reach                416
HTA                  69.3
STA                   72
HeadT leng        90
top tube            598
seat tube          444
BBdrop             58
chainstay          438
wheelbase         1110


Bike 6
******

stack                 611
reach                418
HTA                  69
STA                  73.5
HeadT leng        105
top tube            599
seat tube           440
BBdrop              55
chainstay           455
wheelbase         1132


PS: medidas em mm, exceto os angulos HTA, STA que estao em graus. Uma figura clara com as medidas q coloquei .



muito bom o tópico. a que mais gostei foi a da bike mais barata rs.

pena que não temos essas coisas aqui, estão ainda empurrando pra nós geometrias dos anos 90, isso quando informam. 

Uma bike dessas, pra um iniciante, seria muito mais agradável e segura que uma de geometria tradicional nas trilhas.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
savioricardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2018
Minas Gerais
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar savioricardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 15:42
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

A GT tem um seat angle baixo e um reach grande, por isso que a sensação nela quando sentado vai ser de um top tube enorme! como vc diz "esticada pra frente". A resultante dessa combinacao (sta baixo e reach longo) é um top tube bastante grande.
Mas comparando com a Sense é interessante ver como a diferença no ângulo de direção e no comprimento da traseira tem como resultado um entreeixos praticamente igual.

Se você quer ter a "pegada" da sua GT na descida, mas quer partir pra uma Sense por ter os ângulos de direção e canote mais "modernos", pegue um tamanho acima da Sense (se é que tem) e não vai sentir a bike curta.. Ao contrário, o top tube e reach vao ser similares, mas com mais estabilidade pelo entreeixos maiores e angulo de direção menor,  e melhor de subida pelo ângulo do canote ser maior.

Não se guie tanto pelo "P M G" que as marcas colocam, pra mim o o ideal é escolher pelo Reach, mesmo tendo o tubo do canote um pouco maior ou menor que o que está acostumado, isso se ajusta aumentando ou abaixando o selim. Claro, desde que o top tube não seja alto ao ponto de atrapalhar (vide partes intimas pegando nele ao desmontar).
Poxa, vlw mesmo Litle, clareou bem.

Hoje, se fosse pra pegar uma outra GT com certeza pegaria um tamanho M, o quadro L da GT é praticamente um XL de qualquer outra marca com geometria mais moderna. Penso que numa bike com quadro mais evoluido o tamanho L encaixaria certinho. 
Evidentemente que de agora em diante, tendo as referências do quadro da GT, escolherei o próximo quadro pelas medidas e não por tamanho, assim como aconselhado por vc...rs... 
Mas não devo trocar por agora, investi um pouco na GT e terei que sofrer nas subidas por um algum tempo, depois penso numa Sense ou Audax, acho os quadros com geometria mais Tops atualmente.
https://www.strava.com/athletes/14433278
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 15:45
resumo do resumo do resumo nessa imagem:


A linha do ST seria mais ou menos o ciclista sentado no banco, e a resultante vai ser o TT (top tube efetivo).

A linha do Stack seria mais ou menos o ciclista em pé nos pedais, e a resultante seria o Reach.

Quanto mais alto o SEAT ANGLE (SA) menor vai ser a diferença entre TT e Reach, logo, entre o ciclista em pé ou sentado.

Para se usar confortavelmente uma bike com pouca diferença entre TT e Reach, seria ideal um canote retrátil (dropper).


Editado por TheLittle - 02 Dez 2019 as 15:46
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 15:50
Originalmente postado por savioricardo savioricardo escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

A GT tem um seat angle baixo e um reach grande, por isso que a sensação nela quando sentado vai ser de um top tube enorme! como vc diz "esticada pra frente". A resultante dessa combinacao (sta baixo e reach longo) é um top tube bastante grande.
Mas comparando com a Sense é interessante ver como a diferença no ângulo de direção e no comprimento da traseira tem como resultado um entreeixos praticamente igual.

Se você quer ter a "pegada" da sua GT na descida, mas quer partir pra uma Sense por ter os ângulos de direção e canote mais "modernos", pegue um tamanho acima da Sense (se é que tem) e não vai sentir a bike curta.. Ao contrário, o top tube e reach vao ser similares, mas com mais estabilidade pelo entreeixos maiores e angulo de direção menor,  e melhor de subida pelo ângulo do canote ser maior.

Não se guie tanto pelo "P M G" que as marcas colocam, pra mim o o ideal é escolher pelo Reach, mesmo tendo o tubo do canote um pouco maior ou menor que o que está acostumado, isso se ajusta aumentando ou abaixando o selim. Claro, desde que o top tube não seja alto ao ponto de atrapalhar (vide partes intimas pegando nele ao desmontar).
Poxa, vlw mesmo Litle, clareou bem.

Hoje, se fosse pra pegar uma outra GT com certeza pegaria um tamanho M, o quadro L da GT é praticamente um XL de qualquer outra marca com geometria mais moderna. Penso que numa bike com quadro mais evoluido o tamanho L encaixaria certinho. 
Evidentemente que de agora em diante, tendo as referências do quadro da GT, escolherei o próximo quadro pelas medidas e não por tamanho, assim como aconselhado por vc...rs... 
Mas não devo trocar por agora, investi um pouco na GT e terei que sofrer nas subidas por um algum tempo, depois penso numa Sense ou Audax, acho os quadros com geometria mais Tops atualmente.

uma dica, pra minimizar essa diferença do TT e Reach, use um canote ZERO OFFSET e coloque o banco o mais pra frente possível. Vai ajudar bastante em tudo, pois vai encurtar a bike e trazer seu peso um pouco mais pra frente quando sentado. Como o ST é baixo na sua GT, não vai chegar a atrapalhar nas descidas (imagino q vc n tenha dropper post).


Editado por TheLittle - 02 Dez 2019 as 15:50
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
savioricardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2018
Minas Gerais
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar savioricardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 16:06
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

uma dica, pra minimizar essa diferença do TT e Reach, use um canote ZERO OFFSET e coloque o banco o mais pra frente possível. Vai ajudar bastante em tudo, pois vai encurtar a bike e trazer seu peso um pouco mais pra frente quando sentado. Como o ST é baixo na sua GT, não vai chegar a atrapalhar nas descidas (imagino q vc n tenha dropper post).
Essa dica do canote eu já fiz e melhorou bastante. Agora, lendo o outro tópico que vc passou (RS), veio a idéia de comprar uma mesa mais curta, estou usando a original da GT, que não é longa (All Terra Alloy 1 1/8” Threadless, 4-Bolt W/ CNC Face Plate, 31.8, 8°)

Será que melhora um pouco mais????


Editado por savioricardo - 02 Dez 2019 as 16:07
https://www.strava.com/athletes/14433278
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 16:09
Originalmente postado por savioricardo savioricardo escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

uma dica, pra minimizar essa diferença do TT e Reach, use um canote ZERO OFFSET e coloque o banco o mais pra frente possível. Vai ajudar bastante em tudo, pois vai encurtar a bike e trazer seu peso um pouco mais pra frente quando sentado. Como o ST é baixo na sua GT, não vai chegar a atrapalhar nas descidas (imagino q vc n tenha dropper post).
Essa dica do canote eu já fiz e melhorou bastante. Agora, lendo o outro tópico que vc passou (RS), veio a idéia de comprar uma mesa mais curta, estou usando a original da GT, que não é longa, é de 35mm se não me engano (All Terra Alloy 1 1/8” Threadless, 4-Bolt W/ CNC Face Plate, 31.8, 8°)

Será que melhora um pouco mais????

sim melhora bastante.

só acho que a mesa original da sua bike não é 35mm. Se for mesmo, dificilmente vai achar mesa mais curta que isso, até existe de 30mm mas além de ser difícil de achar a diferença vai ser muito pouca pra justificar a troca.
confere aí 
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
savioricardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2018
Minas Gerais
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar savioricardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 16:21
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

sim melhora bastante.

só acho que a mesa original da sua bike não é 35mm. Se for mesmo, dificilmente vai achar mesa mais curta que isso, até existe de 30mm mas além de ser difícil de achar a diferença vai ser muito pouca pra justificar a troca.
confere aí 
Não é 35mm não...até ja havia editado o post...rs...olhei errado, vou ter que medir mesmo pq no site da GT não tem...mas no olhometro é de 80mm
https://www.strava.com/athletes/14433278
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 16:46
Originalmente postado por savioricardo savioricardo escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

sim melhora bastante.

só acho que a mesa original da sua bike não é 35mm. Se for mesmo, dificilmente vai achar mesa mais curta que isso, até existe de 30mm mas além de ser difícil de achar a diferença vai ser muito pouca pra justificar a troca.
confere aí 
Não é 35mm não...até ja havia editado o post...rs...olhei errado, vou ter que medir mesmo pq no site da GT não tem...mas no olhometro é de 80mm

certo, veja se consegue emprestado uma 60mm ou 50mm e testa.

eu particularmente prefiro mesas mais longas, desde que a geometria da bike seja corrigida pra isso. de nada adianta querer colocar mesa curta numa bike curta, vai ficar apertado. mas geralmente usar mesa mais longa que o projetado pra "salvar" uma bike curta acaba ocasionando um comportamento estranho na bike. 

Pra ter ideia, eu uso nas minhas bikes as seguintes mesas

35mm enduro full (bike 1 tamanho acima do recomendado p mim, bike 2015)
35mm trail rigida (quadro feito sob medida pra mim, escolhi usar mesa 35)
50mm trail full (bike 2017 do tamanho "certo" pra mim, embora as vezes queria q fosse mais longa)
45mm xc full (bike tamanho 1 acima do "recomendado" pra mim, bike 2012 com angleset 2 graus e suspensão 120mm)
60mm xc HT (também bike 1 tamanho acima do recomendado)


se quiserem q eu fale sobre as geometrias delas, especialmente a xc full com angleset, posso postar aqui. essa bike apesar de ser a mais antiga que tenho, transformar ela numa XC de geometria moderna.


Editado por TheLittle - 02 Dez 2019 as 16:49
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
KikoCarminatti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2018
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KikoCarminatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 17:12
Aproveitando o ótimo tópico, colocar um dropper em uma HT é heresia? LOL
Pergunto pois tenho "brincado" em um XCO na minha cidade onde fica evidente a falta que faz um dropper. Sendo uma bike de carbono, fico com bastante receio de ficar mudando a altura do canote fixo.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 17:44
Originalmente postado por KikoCarminatti KikoCarminatti escreveu:

Aproveitando o ótimo tópico, colocar um dropper em uma HT é heresia? LOL
Pergunto pois tenho "brincado" em um XCO na minha cidade onde fica evidente a falta que faz um dropper. Sendo uma bike de carbono, fico com bastante receio de ficar mudando a altura do canote fixo.

heresia é em pleno 2020 vc fazer uma pergunta dessas!

coloca esse negócio logo kkkkkkkkkkkkkkk

Eu até vejo sentido os top dos top, disputando centesimos de segundo uma corrida importante abrirem mao de 300g na bike.

Mas pro ciclista do dia a dia, mesmo q participe de competições eventualmente, ajuda muito tanto na segurança quanto no aprimoramento das técnicas.

Até minha gravel/adventure bike tinha dropper post pra terem idéia. e se já tem gravel saindo de fábrica com canote, imagina XCO..

relacionando com o que eu disse aqui no tópico, acrescento que além das vantagens que todos conhecem dos dropper posts, eles permitem também usar as geometrias modernas sem o banco ficar atrapalhando.

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X