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Escolha de bike com base na geometria |
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pimenta86
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Postado: 16 Abr 2019 as 09:30 |
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Ola pessoal. Muito se discute sobre geometria de bike e sua importancia. Eu concordo que geometria e' importante, mas, dentro de uma mesma categoria, me parece que as vezes e' supervalorizada. Se vc conhecesse apenas a geometria, sem saber a marca ou outras informacoes, qual bike vc escolheria? Lanco aqui um 'desafio': a ideia e' aprender mais sobre geometria de MTB. Peguei algumas bikes pouco conhecidas no Brasil e listo alguns dados da geometria. Com base nesses dados, por favor escolha uma que vc consideraria ideal. Nos conte porque! Depois de alguns dias vou colocar quais sao as bikes e o respectivo valor. Todas sao bikes hardtail do tamanho M para a categoria XC. Procurei bikes com angulo de 69 a 70, ideal na minha ignorancia, mas acabei achando varias opcoes. Se descobrir alguma bike, ! Valeu Bike 1 ****** stack 615 reach 418 HTA 71.4 STA 72.5 HeadT leng 97 top tube 602 seat tube 445 BBdrop 57 chainstay 440 wheelbase 1092 Bike 2 ****** stack 600 reach 435 HTA 69 STA 74 HeadT leng 107 top tube 620 seat tube 460 BBdrop 61.5 chainstay 443 wheelbase Bike 3 ****** stack 633 reach 416 HTA 71 STA 73.5 HeadT leng 110 top tube 605 seat tube 445 BBdrop 65 chainstay 425 wheelbase 1085 Bike 4 ****** stack 622 reach 421 HTA 70 STA 73.5 HeadT leng 100 top tube 605 seat tube 444 BBdrop 65 chainstay 433 wheelbase 1101 Bike 5 ****** stack 600 reach 416 HTA 69.3 STA 72 HeadT leng 90 top tube 598 seat tube 444 BBdrop 58 chainstay 438 wheelbase 1110 Bike 6 ****** stack 611 reach 418 HTA 69 STA 73.5 HeadT leng 105 top tube 599 seat tube 440 BBdrop 55 chainstay 455 wheelbase 1132 PS: medidas em mm, exceto os angulos HTA, STA que estao em graus. Uma figura clara com as medidas q coloquei . |
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BALOG
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Otimo topico
A grande maioria não entende o que é a geometria da bike, confundem com visual, e muito menos sabem sobre seus efeitos. Eu, como venho do DH, freeride e Enduro, gosto de bikes longas, com direção mais relaxada, e com seat tube mais vertical, o que me ajuda nas subidas. Sendo assim, iria na bike 2 É a com reach mais longo, head angle mais aberto e seat angle mais fechado
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ghd
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Bike 2 ou 6. Precisaria analisar um pouco mais pra decidir entre as duas.
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rafael_rtg
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Valos la, escrever de novo, deu erro perdi o comentário, vai ser menos detalhado desta vez kkk
Minha técnica descidas é baixa, descarei angulo de HT acima de 70º, e sobrou as 2, 5 e 6.... Bike 05 tem um HeadT leng bem baixo, apesar do Stack ser o mesmo da 02, achei curioso, teria que analisar, desconheço um pouco a questão do BBdrop, acho que tem um movimento central mais baixo, deve ser uma bike mais técnica também pois tem um chainstay curto, deve ser boa de aceleração e curvas fechadas... Descartei pelo mesmo motivo acima, pretendo trocar de bike um dia e quero alguma que me ajude nas descidas, não sou técnico, não faço XCO... Me sobrou a 2 e 6... A 02 achei uma geometria bem diferente, bem alongada, a M consegue ter as medidas de algumas G, se aproximando da XL da Impact Race, rs... Olhando apenas os números, me parece uma decisão mais acertada a 06... O maior Stack das três, angulo de 69º de HT com altura de 105... Me parece uma boa bike de decidas, o wheelbase maior vai garantir uma estabilidade melhor... Não é uma bike muito arisca pois tem um chainstay comprido, porem perde em acelerações e curvas técnicas... Não me parece uma bike de XCO, justamente por esse motivo que escolheria ela... Porem nos meus altos 1,66 acho que escolheria a P, mas teria que ver os números... Mas fiquei curioso em saber qual a 2, e quais seriam suas medidas na P.... Editado por rafael_rtg - 16 Abr 2019 as 11:04 |
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Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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miniic
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Bike 4 ou 5 por serem as com menos "defeitos" e no contexto de XC.
Para trilhas mais brutas nenhuma delas.
Editado por miniic - 16 Abr 2019 as 11:09 |
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rafael_rtg
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Já pode começar a falar modelos? kkkk...
Não vou acabar com a graça ainda, mas a 6 vem de uma das maiores fabricantes de quadro, fica a dica... Como esperava não é uma bike voltada para o XC Ágil e Agressivo, e tem ângulos que não configuram com uma bike técnica... É uma geometria conservadora, mas que recebeu uns ups... Apesar de que não escolheria essa bike, gostei da geometria, mas faltou ser Boost... kkkk
Editado por rafael_rtg - 16 Abr 2019 as 13:45 |
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Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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pimenta86
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po Rafa mas ja? kkk
conferi agora e parece ser boost na suspa e na traseira nao ficou claro, suspeito que seja boost QR 141. nao tenho ctz. nao me preocupei com essa caracteristica ... mas acho q a maioria deve ser boost. valeu pessoal pela participacao, segue em frente. |
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pimenta86
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quanto ao BB drop, ele tem influencia na estabilidade da bike, segundo dizem por ai. Quanto mais baixo, mais estavel. Nas Mtb ele sempre vai estar abaixo da linha que passa pelos eixos da roda. No caso das BMX ele fica acima dessa linha.
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rafael_rtg
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kkkk... Fiquei curioso pela minha escolha... Não é nem Boost 141 que acredito que apenas a Cannodale usa... É um quadro para iniciantes no XC, por isso uma geometria mais conversadora, mas não deixou de sofrer alguns influencias atuais como um angulo mais relaxado de 69º, um Reach maior e uma mesa curta... O fato de ter um movimento central mais baixo, chaintais também comprido, aumentando wheelbase, vai deixar a bike bem estável e previsível, e infelizmente lenta de respostas... Mas um iniciante sem muita técnica não vai ter "sustos" com a bike...
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ghd
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A Trek começou a usar boost 141 antes da Cannondale.
Mas acho que aqui no Brasil quase não tem. |
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miniic
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As bikes com suporte a 27,5+ e 29 tendem a ter o BB mais alto.
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rafael_rtg
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Saquei sobre o BB Drop, era o que eu imaginava... Como a altura do movimento central pode variar de acordo com a roda e pneu, o BB Drop ja é fixo, é adiferença da linha virtual entre os eixos do cubo e a altura do MC...
Editado por rafael_rtg - 16 Abr 2019 as 17:04 |
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Ismah/Cabelo
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Essa escolha, demanda um alto grau de conhecimento sobre geometria, que muitos atletas não tem, e contratam técnicos para isso... Quiça, meia dúzia de nós meros mortais...
Lembrem, que o consumidor massivo, aquele que movimenta a indústria de fato, NÃO É competidor. O competidor, é minoria. O que realmente vai ao extremo, é a minoria, dentro da minoria. É bastante complicado analisar isso... Para o usuário comum, tanto faz ter ou não muitas coisas - aliás, grande parte das coisas, não fazem sequer diferença real para o usuário comum... Se faz, ainda é um efeito placebo, que mexe com a auto-confiança... Trazendo de novo as analogias com carros, o pessoal da Stock Car, faz ajustes da suspensão em CADA curva, e em CADA reta... Isso para a rua, não tem nenhum sentido. Quase todos os ciclistas que conheço, mexem na suspensão no começo. Ao longo do tempo, deixam de mexer, e ela fica num ajuste meio termo para a sua realidade majoritariamente. E, se pesar, esses valores são referências, mas se alteram ligeiramente com fatores não-previsíveis, como a pressão dos pneus, ou SAG da suspensão... |
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furukawa
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Eu tenho 1,80 m de altura e 83,5 cm de cavalo. O bikefit que mais me agrada é o da Spz Crave 2014 tamanho 17.5" e baseada nela escolheria a: Bike 5 ****** stack 600 reach 416 HTA 69.3 STA 72 HeadT leng 90 top tube 598 seat tube 444 BBdrop 58 chainstay 438 wheelbase 1110 |
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BALOG
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Entendo que quem está acompanhando e participando deste topico tem algum interesse no assunto... pensando nisso, compartilho com vocês um video do Pinkbike comparando as duas verões da Stumpjumper FSR.... (Evo e "comum")
Pra quem fala ingles, é interessante ver |
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JLSF20
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Se o negócio é XC, eu iria na 3, tem traseira mais curta e entre-eixos também. Lógico se tive o meu tamanho de quadro que no caso não é M. Estas duas características faz a bike responder mais rápido a potência aplicada no pedal e e rápidas mudanças de direção. Eu até digo que ela é hardtail.
A bike 6 acho que é uma bike mais voltada para all moutain e full com curso acima de 120mm.
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rafael_rtg
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Vai se surpreender com a 06 kkk... É uma bike para iniciantes... Se ler meu comentários acima vai ver o porque...
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Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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pimenta86
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Achei um site bem legal, que monta a bike a partir das medidas ou da base de dados deles.
Depois vou tentar colocar as bikes aqui do topico. Alias, devia ter falado, todas sao bikes com suspensao 100mm.
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pimenta86
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comparativo das bikes 1, 2 e 3. A bike 2 chutei o wheelbase pq nao tenho essa info.
Editado por pimenta86 - 17 Abr 2019 as 16:50 |
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pimenta86
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O topico ja saiu da pagina principal . Entao seguem as bikes!
Bike 5 - 1200 euros |
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pimenta86
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A bike 2 conheci pq eles tem uma full chamada Calibre Bossnut que foi muito elogiada em sites gringos.
A bike 4 foi premiada https://www.merida-bikes.com/en/publication/default/detail?itemId=170 A Trek parece fugir um pouco ao padrao, eles sempre tem ums opcoes interessantes. As bikes 1 e 3 me parecem voltadas a um publico bem especifico. Depois vou tentar achar umas bikes 'brasileiras' e colocar nesse site para comparar com as bikes aqui e outras bikes. Abs!
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Tanski
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Achei interessante o tópico, na verdade eu estava considerando abrir uma discussão sobre geometria de bikes quando vi este tópico. Além do desafio proposto no início, poderíamos dar continuidade ao tópico, utilizando este espaço para tirar dúvidas sobre geometria, fazer comparativos entre bikes de mesma faixa de preço. Eu por exemplo sei muito pouco sobre geometria. Estive considerando trocar meu quadro recentemente e tive dúvidas sobre os reais ganhos do novo quadro no quesito geometria, se valeria a pena a troca.
Nem todos os usuários vão se beneficiar deste conhecimento na escolha de uma bike. Quem está começando no pedal não tem nenhuma noção sobre escolha de geometria, a pessoa nem sabe direito seu perfil de pedalada, estilo de percurso que vai fazer, etc. A pessoa vai escolher uma bike pelos componentes. Já pessoas iniciadas, como eu, que usa bike mais para lazer do que performance, já sabe um pouco sobre tipos de percurso, já tem uma ideia do que está esperando do comportamento de uma bike, mas não sabe avaliar muito bem entre um modelo e outro, poderia se beneficiar de um tópico para tirar dúvidas. Um exemplo: acho a bike Sense Impact Race uma baita de uma bike, mas tenho dúvidas sobre o comportamento dela. Não entendi muito bem a escolha do fabricante em colocar uma caixa de direção mais relaxada. Pra mim isso já seria um ponto negativo, pois o que mais desejo hoje numa bike é que suba bem. |
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pimenta86
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Entrei com as medidas da Chisel M e Impact Race M, clicando no link da p ver?
Esperava ver uma diferenca um pouco mais pronunciada nas figuras. Para conseguir ver a diferenca das duas tem que clicar na Race e depois na Chisel e vice-versa.
Editado por pimenta86 - 22 Abr 2019 as 07:09 |
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Tanski
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Gostaria da ajuda dos amigos mais experientes. Tenho uma bike Gonew Endorphine 8.2 aro 27,5. Aos poucos tenho feito ups na bike e hoje ela pesa em média 12,2 kg. Surgiu a oportunidade de trocar o quadro por um Astro Xtrolite 27,5 com preço atrativo. Não tenho os dados da geometria da Gonew, mas tenho os dados da Astro. Com relação ao peso o quadro Gonew pesa em média 1.890 Kg e o Astro 1.550 kg. Eu pedalo mais a nível recreativo, prezo mais por uma geometria que favoreça subidas do que descidas. Minha dúvida é a seguinte, vale a pena a troca de quadro? Será que vou ter ganho com relação a geometria? Vale a pena fazer a troca de quadro para diminuir cerca 300g?
Segue abaixo geometria da Astro e foto da minha bike. Editado por Tanski - 25 Mai 2019 as 21:52 |
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savioricardo
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Tirando um tópico das cinzas!!!
Estou estudando um pouco sobre essas geometrias, e gostaria da opinião de vcs sobre um comparativo que fiz. Tenho uma GT Comp e sempre achei ela uma bike espichada demais e sempre pensei que isso me prejudicava nas subidas e auxiliava nas descidas e planos. Essa semana resolvi fazer um comparativo entre ela e a Sense Impact Race, que sempre ouvi dizer ser uma bike curta e a diferença, realmente, de REACH entre elas é enorme, mostra que a GT é bem mais esticada do BB pra frente, porem a traseira é até mais curta que a SENSE. Não sei bem oq pensar sobre isso. Pq no tamanho total (Wheel Base) a GT é até um pouco menor que a SENSE. Oque na pratica isso significa?? Outro numero que me causou espanto foi o Stack da GT, bem mais baixo que a Sense, oq teoricamente deveria me ajudar nas subidas (isso que dizer que sou ruim nas subidas mesmo..rs)
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https://www.strava.com/athletes/14433278
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TheLittle
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Depois de ter estudado um pouco pra poder escolher a geometria de 2 bikes que encomendei ao longo desses 2 ultimos anos (uma adventure bike/monstercross e uma Trail) e também sempre estar acompanhando os ultimos lançamentos e tendências de geometrias das bikes atuais, vou tentar sintetizar o que aprendi de maneira menos técnica, relacionando com o "feeling" na bike.
Pra mim a massificação no uso de Dropper Posts, especialmente quando não estamos falando das modalidades/pistas que necessitam de bikes extremamente leves, guiou todo o mercado pra tendência da utilização de seat tube angle (ou ângulo do tubo do canote) cada vez maiores. Hoje é comum ver bikes com 76 ate 78 graus de seat angle, especialmente em bikes trail e enduro. No XC elas estão subindo aos poucos, de 72 graus estão vindo com 74, 75, ate mais dependendo da bike. por que o dropper causou isso? Simples: se vc tem um ângulo de canote baixo e não tem um dropper, quando ficar em pé nos pedais (descida) o banco vai ficar lá atrás e não vai pegar no seu joelho. Mas se vc tem um seat angle alto e não pode abaixar o banco, quando fica em pé ele vai continuar no meio das suas pernas o tempo todo, dificultando um pouco a manobrabilidade. mas por que seat angle alto é bom mesmo com esse "problema"? Também é simples, como as bikes estão com tendência das frentes mais longas, um seat angle alto posiciona o ciclista mais centralizado na bike quando sentado, e quando ele fica em pé nos pedais, a bike continua com um comprimento parecido em relação ao guidão. e qual o problema com o seat angle baixo então? com o ângulo baixo (entende-se canote do selim inclinado pra trás) além do peso do ciclista ficar muito em cima da roda traseira podendo fazer a bike empinar, existe uma diferença muito grande no comprimento da bike quando o ciclista está pedalando sentado (plano ou subida) e quando está em pé nos pedais (descida ou parte tecnica). É só imaginar essa distância nas duas bikes abaixo pra entender o que to falando: Nessa bike, sentado no banco, o ciclista vai ter bastante peso em cima da roda traseira e vai ter a sensação de um top tube bem comprido. Quando em pé, o guidão vai ficar próximo ao corpo e o ciclista vai sentir a bike bastante curta. Já nessa bike (que é um tanto exagerada mas ilustra bem) a posição do ciclista em relação ao guidão em pé ou sentado vai mudar pouco. esse artigo ilustra o que eu estou mostrando aqui: nesse vídeo abaixo, o dono da Pole Bikes (bike acima) explica isso também: observe a distância do corpo dele em relação ao guidao sentado na bike tradicional e depois em pé, como ela fica curta: https://youtu.be/GNHKkiqiCZs?t=205 já na bike com geometria mais "moderna" deles, observe que a bike continua longa mesmo quando ele está em pé: https://youtu.be/GNHKkiqiCZs?t=303 Ao mesmo tempo, a busca por bikes mais estáveis em altas velocidades nas trilhas mais difíceis, direcionou o mercado para ângulos de caixa de direção mais abertos, ou menores. Pelo fato dos canotes serem mais "em pé" agora também é possível fazer bikes com a frente mais longa e mais estáveis sem o top tube ficar gigantesco quando o ciclista está sentado. Não sei se consegui explicar bem, mas o que tem direcionado as mudanças atuais de geometria é mais ou menos isso aí. Sobre a grande maioria das marcas nacionais, nem comento. Algumas sequer divulgam os números de geometria dos quadros, e quando divulgam são informações erradas ou faltando medidas essenciais, como o Reach. Diria que quem quer uma bike de XC boa de subida com geometria agressiva e não vai usar canote dropper pode procurar algo em torno de 74 graus de seat angle e em torno de 69 na direção. Se for pra trilhas mais técnicas e/ou for usar dropper, 76 graus de canote é uma ótima medida, deixa o peso bem equilibrado e vai se sentir muito mais eficiente nas subidas. Tanto é que até as bikes de XC modernas tem adotado essa medida ou até mais. obs: para Hardtails, como a bike tem sag só na dianteira e o quadro "gira" pra frente no funcionamento da suspensão, dá pra considerar 1 ou 2 graus a menos no canote que uma full equivalente. Notem que a cada ano esses angulos vem mudado, é só pegar as mudanças de geometria de bikes referência como Spz Epic, Scott Scale, Trek Top Fuel, nos últimos 5 anos e observar o que aconteceu. Seat angles maiores, Reachs maiores, head angle menores, bikes mais longas de entreeixos. Editado por TheLittle - 02 Dez 2019 as 15:06 |
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Santacruz Nomad 3 CC Santacruz Hightower C Miyamura Enduro Hardtail |
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TheLittle
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lembrei que eu mesmo postei um tópico parecido um bom tempo atrás, tentei concentrar informações lá sobre geometria.
sugiro que dê uma lida |
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Santacruz Nomad 3 CC Santacruz Hightower C Miyamura Enduro Hardtail |
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savioricardo
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Blz, vlw Litle.
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TheLittle
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pra você ver como o seat tube angle influencia tudo. A GT tem um seat angle baixo e um reach grande, por isso que a sensação nela quando sentado vai ser de um top tube enorme! como vc diz "esticada pra frente". A resultante dessa combinacao (sta baixo e reach longo) é um top tube bastante grande. Mas comparando com a Sense é interessante ver como a diferença no ângulo de direção e no comprimento da traseira tem como resultado um entreeixos praticamente igual. Se você quer ter a "pegada" da sua GT na descida, mas quer partir pra uma Sense por ter os ângulos de direção e canote mais "modernos", pegue um tamanho acima da Sense (se é que tem) e não vai sentir a bike curta.. Ao contrário, o top tube e reach vao ser similares, mas com mais estabilidade pelo entreeixos maiores e angulo de direção menor, e melhor de subida pelo ângulo do canote ser maior. Não se guie tanto pelo "P M G" que as marcas colocam, pra mim o o ideal é escolher pelo Reach, mesmo tendo o tubo do canote um pouco maior ou menor que o que está acostumado, isso se ajusta aumentando ou abaixando o selim. Claro, desde que o top tube não seja alto ao ponto de atrapalhar (vide partes intimas pegando nele ao desmontar).
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TheLittle
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Achei essa tabela aqui da Sense Impact Race Mesmo a XL o reach é menor que da GT.. ainda assim se quiser pegar a Sense seria melhor pegar a XL, caso o seat tube não seja grande demais pra você. Vai sentir uma bike mais estável, o comprimento entreeixo maior vai ter a bike mais estável. Ainda assim acho um reach baixo demais pra uma bike XL, poderia ser maior com um seat angle de 74.5 ou 75 mantendo o mesmo comprimento de top tube.
Editado por TheLittle - 02 Dez 2019 as 15:40 |
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muito bom o tópico. a que mais gostei foi a da bike mais barata rs. pena que não temos essas coisas aqui, estão ainda empurrando pra nós geometrias dos anos 90, isso quando informam. Uma bike dessas, pra um iniciante, seria muito mais agradável e segura que uma de geometria tradicional nas trilhas.
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savioricardo
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Poxa, vlw mesmo Litle, clareou bem. Hoje, se fosse pra pegar uma outra GT com certeza pegaria um tamanho M, o quadro L da GT é praticamente um XL de qualquer outra marca com geometria mais moderna. Penso que numa bike com quadro mais evoluido o tamanho L encaixaria certinho. Evidentemente que de agora em diante, tendo as referências do quadro da GT, escolherei o próximo quadro pelas medidas e não por tamanho, assim como aconselhado por vc...rs... Mas não devo trocar por agora, investi um pouco na GT e terei que sofrer nas subidas por um algum tempo, depois penso numa Sense ou Audax, acho os quadros com geometria mais Tops atualmente.
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resumo do resumo do resumo nessa imagem:
A linha do ST seria mais ou menos o ciclista sentado no banco, e a resultante vai ser o TT (top tube efetivo). A linha do Stack seria mais ou menos o ciclista em pé nos pedais, e a resultante seria o Reach. Quanto mais alto o SEAT ANGLE (SA) menor vai ser a diferença entre TT e Reach, logo, entre o ciclista em pé ou sentado. Para se usar confortavelmente uma bike com pouca diferença entre TT e Reach, seria ideal um canote retrátil (dropper).
Editado por TheLittle - 02 Dez 2019 as 15:46 |
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uma dica, pra minimizar essa diferença do TT e Reach, use um canote ZERO OFFSET e coloque o banco o mais pra frente possível. Vai ajudar bastante em tudo, pois vai encurtar a bike e trazer seu peso um pouco mais pra frente quando sentado. Como o ST é baixo na sua GT, não vai chegar a atrapalhar nas descidas (imagino q vc n tenha dropper post).
Editado por TheLittle - 02 Dez 2019 as 15:50 |
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savioricardo
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Essa dica do canote eu já fiz e melhorou bastante. Agora, lendo o outro tópico que vc passou (RS), veio a idéia de comprar uma mesa mais curta, estou usando a original da GT, que não é longa (All Terra Alloy 1 1/8” Threadless, 4-Bolt W/ CNC Face Plate, 31.8, 8°) Será que melhora um pouco mais????
Editado por savioricardo - 02 Dez 2019 as 16:07 |
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sim melhora bastante. só acho que a mesa original da sua bike não é 35mm. Se for mesmo, dificilmente vai achar mesa mais curta que isso, até existe de 30mm mas além de ser difícil de achar a diferença vai ser muito pouca pra justificar a troca. confere aí
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savioricardo
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Não é 35mm não...até ja havia editado o post...rs...olhei errado, vou ter que medir mesmo pq no site da GT não tem...mas no olhometro é de 80mm
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certo, veja se consegue emprestado uma 60mm ou 50mm e testa. eu particularmente prefiro mesas mais longas, desde que a geometria da bike seja corrigida pra isso. de nada adianta querer colocar mesa curta numa bike curta, vai ficar apertado. mas geralmente usar mesa mais longa que o projetado pra "salvar" uma bike curta acaba ocasionando um comportamento estranho na bike. Pra ter ideia, eu uso nas minhas bikes as seguintes mesas 35mm enduro full (bike 1 tamanho acima do recomendado p mim, bike 2015) 35mm trail rigida (quadro feito sob medida pra mim, escolhi usar mesa 35) 50mm trail full (bike 2017 do tamanho "certo" pra mim, embora as vezes queria q fosse mais longa) 45mm xc full (bike tamanho 1 acima do "recomendado" pra mim, bike 2012 com angleset 2 graus e suspensão 120mm) 60mm xc HT (também bike 1 tamanho acima do recomendado) se quiserem q eu fale sobre as geometrias delas, especialmente a xc full com angleset, posso postar aqui. essa bike apesar de ser a mais antiga que tenho, transformar ela numa XC de geometria moderna.
Editado por TheLittle - 02 Dez 2019 as 16:49 |
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KikoCarminatti
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Aproveitando o ótimo tópico, colocar um dropper em uma HT é heresia? Pergunto pois tenho "brincado" em um XCO na minha cidade onde fica evidente a falta que faz um dropper. Sendo uma bike de carbono, fico com bastante receio de ficar mudando a altura do canote fixo.
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heresia é em pleno 2020 vc fazer uma pergunta dessas! coloca esse negócio logo kkkkkkkkkkkkkkk Eu até vejo sentido os top dos top, disputando centesimos de segundo uma corrida importante abrirem mao de 300g na bike. Mas pro ciclista do dia a dia, mesmo q participe de competições eventualmente, ajuda muito tanto na segurança quanto no aprimoramento das técnicas. Até minha gravel/adventure bike tinha dropper post pra terem idéia. e se já tem gravel saindo de fábrica com canote, imagina XCO.. relacionando com o que eu disse aqui no tópico, acrescento que além das vantagens que todos conhecem dos dropper posts, eles permitem também usar as geometrias modernas sem o banco ficar atrapalhando. |
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