Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Suspenção full (Niner x Scott x Trek x Oggi)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Suspenção full (Niner x Scott x Trek x Oggi)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
muciovianajr Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2018
SJ dos Campos
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muciovianajr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Suspenção full (Niner x Scott x Trek x Oggi)
    Postado: 15 Abr 2019 as 22:06
Prezados,

Estou muito inclinado a entrar nos mundos das FULL. As potenciais bikes são:
- Niner RKT 9 RTO
- Scott Spark 950
- Trek Top Fuel 8
- Oggi Cattura Pro

Niner é de carbono mas não tem travas no guidão.
Oggi é de carbono mas tem um conjunto geral mais simples.
Scott as suspas são de 200mm.
Trek suspas de 100mm mas mais caras.

Minha vida de ciclista é de estradões com longas subidas e longas decidas (muitas vezes ruins) e algumas trilhas de baixa e média dificuldade. Já estou beirando os 50 anos, não penso em competir.
Eu fiquei muito impressionado com a Scott mas algumas pessoas falam que sentirei muito essa passagem da hardtail para a full 200mm. É um senhor investimento e não quero errar.
Por fim podemos colocar a Oggi Cattura Sport que é de full de carbono mas está num patamar mais abaixo.
Podem comentar por gentileza?

Agradeço.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2019 as 22:28
Scott vc quis dizer 120mm, certo?
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2019 as 22:30
-Como bike a Scott;

-Como sistema de suspensão a Niner, sistema e não o curso que é muito pequeno;

-Como marca, garantia e resistência a Trek.


Voltar ao Topo
vshadow Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
RJ
Offline
Mensagens:451
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vshadow Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2019 as 22:47
Originalmente postado por muciovianajr muciovianajr escreveu:

Prezados,

Estou muito inclinado a entrar nos mundos das FULL. As potenciais bikes são:
- Niner RKT 9 RTO
- Scott Spark 950
- Trek Top Fuel 8
- Oggi Cattura Pro

Niner é de carbono mas não tem travas no guidão.
Oggi é de carbono mas tem um conjunto geral mais simples.
Scott as suspas são de 200mm.
Trek suspas de 100mm mas mais caras.

Minha vida de ciclista é de estradões com longas subidas e longas decidas (muitas vezes ruins) e algumas trilhas de baixa e média dificuldade. Já estou beirando os 50 anos, não penso em competir.
Eu fiquei muito impressionado com a Scott mas algumas pessoas falam que sentirei muito essa passagem da hardtail para a full 200mm. É um senhor investimento e não quero errar.
Por fim podemos colocar a Oggi Cattura Sport que é de full de carbono mas está num patamar mais abaixo.
Podem comentar por gentileza?

Agradeço.

Acho que a Scott tem 120mm de curso na suspensão e não 200mm.
Eu acredito que a coisa mais importante a ser observada é a geometria que lhe agrada.... Qual a sua bike atual?
A Scott parece ser a que tem a geometria entre Trail e o Cross Country (XC) enquanto as outras tem uma pegada puramente XC.

Editado por vshadow - 15 Abr 2019 as 22:48
2016 - Cannondale Trail 6
Voltar ao Topo
muciovianajr Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2018
SJ dos Campos
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muciovianajr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2019 as 22:51
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Scott vc quis dizer 120mm, certo?

Sim, erro de digitação
Voltar ao Topo
muciovianajr Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2018
SJ dos Campos
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muciovianajr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2019 as 22:57
Minha hard tail é uma sense impact evo.
Fiz uma comparação medida-por-medida.
A geometria que mais ficou perto da minha é a da Scott, inclusive pela inclinação do parte dianteira.
A sense já é bem inclinada, 69°. O Scott ainda é mais, 67°. As outras são menos, 70° para cima.
Exato, todas com exceção da Scott são puramente XC. A Scott é XC-Trail.

Originalmente postado por vshadow vshadow escreveu:

Originalmente postado por muciovianajr muciovianajr escreveu:

Prezados,

Estou muito inclinado a entrar nos mundos das FULL. As potenciais bikes são:
- Niner RKT 9 RTO
- Scott Spark 950
- Trek Top Fuel 8
- Oggi Cattura Pro

Niner é de carbono mas não tem travas no guidão.
Oggi é de carbono mas tem um conjunto geral mais simples.
Scott as suspas são de 200mm.
Trek suspas de 100mm mas mais caras.

Minha vida de ciclista é de estradões com longas subidas e longas decidas (muitas vezes ruins) e algumas trilhas de baixa e média dificuldade. Já estou beirando os 50 anos, não penso em competir.
Eu fiquei muito impressionado com a Scott mas algumas pessoas falam que sentirei muito essa passagem da hardtail para a full 200mm. É um senhor investimento e não quero errar.
Por fim podemos colocar a Oggi Cattura Sport que é de full de carbono mas está num patamar mais abaixo.
Podem comentar por gentileza?

Agradeço.

Acho que a Scott tem 120mm de curso na suspensão e não 200mm.
Eu acredito que a coisa mais importante a ser observada é a geometria que lhe agrada.... Qual a sua bike atual?
A Scott parece ser a que tem a geometria entre Trail e o Cross Country (XC) enquanto as outras tem uma pegada puramente XC.
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 05:46
Chegou a procurar o peso de cada uma delas? 
Voltar ao Topo
muciovianajr Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2018
SJ dos Campos
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muciovianajr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 06:58
A minha Sense 13kg

Niner e Oggi, 12,5~13kg
Scott e Trek 13,5~14 kg

Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

Chegou a procurar o peso de cada uma delas? 
Voltar ao Topo
muciovianajr Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2018
SJ dos Campos
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muciovianajr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 06:59
Minha maior questão é a incerteza entre as suspas de 100mm e 120mm.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 07:22
Originalmente postado por muciovianajr muciovianajr escreveu:

Minha maior questão é a incerteza entre as suspas de 100mm e 120mm.


Suspensão nunca é demais, tenho uma 29" com 100mm e acho muito "engessada", as outras 2 sao 27.5, uma com 120mm e outra com 160mm, faz uma baita diferença, a mais divertida é a de 160mm, corrige minhas artes durante as trilhas.

Outra coisa é que depois que você pega uma full, raramente você não evolui bastante, pois como o pneu fica em contato com o solo mais tempo, seu controle e conforto melhoram... agora full sempre vai ser mais pesada que uma hardtail, porque tem mais peças, tem que compensar a rigidez.

Vi uma niner num bike park e a bike realmente me impressionou, as scott são boas, a trek geralmente é a mais cara com o pior relação, a da Oggi realmente nao gostei... alem de na revenda perder muito pois desvaloriza mais que as trek e scott

scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 07:27
De maneira simples,

100mm = XC

120mm = Trail

Depois de ter uma bike 120mm (Niner hardtail) dificilmente voltaria para uma bike de 100mm, para meu uso. E' muito bom nas descidas.

A Niner que vc colocou tem a opcao de usar 100 ou 120 na dianteira. Dado o custo beneficio, e o fato de curtir a marca, ela seria minha escolha. Apesar de nao gostar do design das full deles, mas isso e' pessoal.


Voltar ao Topo
muciovianajr Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2018
SJ dos Campos
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muciovianajr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 08:23
Sim amigo, apesar de conhecer essa teoria das suspas, não estou conseguindo visualizar como seria na prática.


Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

De maneira simples,

100mm = XC

120mm = Trail

Depois de ter uma bike 120mm (Niner hardtail) dificilmente voltaria para uma bike de 100mm, para meu uso. E' muito bom nas descidas.

A Niner que vc colocou tem a opcao de usar 100 ou 120 na dianteira. Dado o custo beneficio, e o fato de curtir a marca, ela seria minha escolha. Apesar de nao gostar do design das full deles, mas isso e' pessoal.


Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 08:47
Falando da suspa dianteira: maior curso implica um menor angulo do head tube. No caso da Niner passa de 71 em 100mm para 70 em 120. Na pratica, vc vai ficar um pouco mais ereto com a suspa de 120.


Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 09:13
Entre essas iria de Scott...

A Trek vem com SLX, 2x11. Nessa altura do campeonato quase nenhuma bike acima dos 10k usa algo diferente de Eagle.

Na linha da Niner consideraria a JET ou a RIP. Principalmente em descidas rápidas o curso e diâmetro das canelas fazem a diferença. Além de virem com dropper (a Scott também vem).

Caso queira gastar relativamente pouco vale testar a XC100S.
Voltar ao Topo
AlexSantin Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Out 2016
Fco Beltrão/PR
Offline
Mensagens:197
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AlexSantin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 09:20
Se estiver disposto a esticar um pouco mais o orçamento eu cogitaria uma Santa Cruz: https://www.santacruzbikes.com.br/blur-c-kit-r

Parece que eles tem uma ótima negociação meio direta. Ta honestamente montada, toda carbono e o preço é dentro da categoria.

A quantidade de curso é o que pessoal falou, se vc tem uma pegada mais XC é as 100mm, se for mais diversão as 120mm e mais trail. Na Santa Cruz a tallboy talvez.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 09:23
Mais uma opção de XC é a Cannondale Scalpel.
Já vi a Scalpel 5 por menos de 10k em todos os tamanhos.
Voltar ao Topo
muciovianajr Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2018
SJ dos Campos
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muciovianajr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 12:56
Vc se refere a esta?


Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Mais uma opção de XC é a Cannondale Scalpel.
Já vi a Scalpel 5 por menos de 10k em todos os tamanhos.
Voltar ao Topo
muciovianajr Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2018
SJ dos Campos
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muciovianajr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 12:58
O detalhe desta é que a S é aro 27,5. Eu tenho 1,67, normalmente bike S.


Originalmente postado por muciovianajr muciovianajr escreveu:

Vc se refere a esta?


Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Mais uma opção de XC é a Cannondale Scalpel.
Já vi a Scalpel 5 por menos de 10k em todos os tamanhos.
Voltar ao Topo
vshadow Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
RJ
Offline
Mensagens:451
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vshadow Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 13:33
Particularmente a geometria que mais me agrada é da Scott, ângulo da caixa de direção e suspensão de 120mm, com esse curso eu acho que é mais versátil.
Os poréns são o peso total dela e outras coisas como cubos, rodas, freios, acho que essas peças deveriam ser melhores para uma bike nessa faixa de preço.
Sobre a relação eu prefiriria 22v, mas é também uma questão de gosto.
2016 - Cannondale Trail 6
Voltar ao Topo
duperin Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Abr 2019
SP
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar duperin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 14:27
Também estou em busca de uma full. Já viu a Specialized Stumpjumper ST 2019?
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 16:47
Sim, mas coloca ai suas medidas para analisar, talvez a M sirva.
Só pela altura não dá para ter certeza...

Por exemplo aquela bike da Decathlon recomenda M para altura entre 1,65 e 1,74; S para 1,50 a 1,64...

Originalmente postado por muciovianajr muciovianajr escreveu:

O detalhe desta é que a S é aro 27,5. Eu tenho 1,67, normalmente bike S.


Originalmente postado por muciovianajr muciovianajr escreveu:

Vc se refere a esta?


Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Mais uma opção de XC é a Cannondale Scalpel.
Já vi a Scalpel 5 por menos de 10k em todos os tamanhos.


Editado por miniic - 16 Abr 2019 as 16:52
Voltar ao Topo
muciovianajr Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2018
SJ dos Campos
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muciovianajr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 17:49
Já fiz a conta e não passou...
Essa Cannonadle tem 600mm de top tube, na M. Sem a mesa. Minha medida é 640mm TT + mesa. Acho que pode ficar meio grande.
Se eu tivesse uma bike para testar, sem dúvida avaliaria.

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Sim, mas coloca ai suas medidas para analisar, talvez a M sirva.
Só pela altura não dá para ter certeza...

Por exemplo aquela bike da Decathlon recomenda M para altura entre 1,65 e 1,74; S para 1,50 a 1,64...

Originalmente postado por muciovianajr muciovianajr escreveu:

O detalhe desta é que a S é aro 27,5. Eu tenho 1,67, normalmente bike S.


Originalmente postado por muciovianajr muciovianajr escreveu:

Vc se refere a esta?


Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Mais uma opção de XC é a Cannondale Scalpel.
Já vi a Scalpel 5 por menos de 10k em todos os tamanhos.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 18:55
1,67 dependendo da bike da para ir de M sim, ainda mais os modelos anteriores a 2018 que vinha com mesas acima de 90cm nas M, ajusta na mesa... 

Tenho 1,66 e 88 de cavalo, estou ali entre P e M... Acho minha Epic 2016 P um pouco curta, estou usando mesa de 80cm... 




Editado por rafael_rtg - 16 Abr 2019 as 18:57
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
niltonrm Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jan 2016
Arapoti
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar niltonrm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 19:22
Tenho uma spark 950 2018, ótima bike, o curso de 120mm realmente faz diferença...
Voltar ao Topo
muciovianajr Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2018
SJ dos Campos
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muciovianajr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 19:42
Amigo, por favor seja mais detalhista na resposta, rsss


Originalmente postado por niltonrm niltonrm escreveu:

Tenho uma spark 950 2018, ótima bike, o curso de 120mm realmente faz diferença...
Voltar ao Topo
muciovianajr Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2018
SJ dos Campos
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar muciovianajr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2019 as 15:54
Scott escolhida. Chega em uma semana. Depois posto fotos.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X