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Dianteira empinando na subida |
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miniic
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Srs, na época do cape epic lembro de ter lido que Avancini e Nino usavam mesa de 90mm ou perto disso. Também que a bike do Avancini é tamanho M, mesmo ele tendo 1,76 de altura.
Essa é uma tendência entre os pros? Usar uma bike menor e mesa maior que a configuração típica das bikes padrão? |
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rafael_rtg
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Neste caso não é tendência, e sim escolha...
Bikes um pouco "curtas", mesas mais longas e negativa, chainstay curto, são configurações típicas de bikes puramente XC (linha RC da Scott, Epic Sworks da Specialized, Scalpel Si da Cannondale)... São bikes ariscas nas descidas, mas rápidas nas subidas, boas de retomadas e em curvas fechadas... Mas são bikes para quem tem uma boa técnica, principalmente nas descidas... As mesas longas e negativas te posicionam mais a frente e bem abaixo da linha selim, precisa ter alongamento e técnica para não ser jogado para frente... Favorece uma tocada mais aerodinâmica... Mas esqueça "conforto"... O Avancini usou um Canote retrátil para ajudar nas descidas, mas aumentando o peso, a bike dele estava com 11,2kg...
Editado por rafael_rtg - 10 Abr 2019 as 22:50 |
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miniic
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O ponto sobre tendência foi no sentido de se pegarmos os 20 tops da UCI, quantos usam mesa curta (tipo, < 50mm, 70mm) e quantos usam mesa mais longa.
A Scalpel e a Scott RC parecem seguir o "forward geometry" por padrão, com uma mesa curtinha. Parece que os caras fizeram o que a Sense fez... Pegaram o forward geometry, encurtaram e botaram uma mesa maior.
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ghd
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"forward geometry encurtado" não faz o menor sentido...
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miniic
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O que quis dizer é pegar uma bike seguindo o forward geometry em um tamanho menor do que o que seria convencional e aumentar a mesa.
Parte do conceito do forward geometry é usar uma mesa curta, acho que as Mondraker usam 30mm, e fazer o quadro mais longo. O Avancini pegou a Scalpel que tem essa característica e adaptou, deixando a bike resultante com quadro mais curto e com mesa mais longa...
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rafael_rtg
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Difícil chegar nesse número "quantos" usam tal mesa ..
Os Elite UCi podem ter até mais de uma bike configurada de acordo com a prova... A Cape Epic é uma prova que tem muitas subidas desafiadoras, o Avancini apostou em uma configuração que favorecia essas situações, peso mais a frente, tronco mais abaixado... É uma coisa que sempre falo, Bikefit não é algo exato, um número fixo, ele permite ajustes de acordo com seu biótipo, sua técnica, o tipo de terreno, qual será seu foco na prova... |
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pimenta86
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as bikes com desenho forward geometry, digamos genuino, embora tenham o toptube mais longo, tem a mesa mais curta. entao vc nao fica mais "esticado" nessas bikes. entao continuo confuso com seu "fato". |
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pimenta86
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Cadastrado em: 28 Fev 2017 Minas Gerais Offline Mensagens:655 |
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na opiniao de vcs, quais seriam as medidas ideais, diferenciadas e atualizadas, de bike com 68.5 e suspensao de 100mm? quero saber por quanto a Sense errou na geometria.
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hurry-gurits
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Cadastrado em: 13 Out 2015 são paulo Offline Mensagens:2075 |
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Ai que esta o pulo do gato, não tem erro de geometria, existe uma relação/combinação quase infinita dos componentes que de acordo com a técnica e situações biometricas do ciclista vão favorecer uma coisa ou outra... não existe almoço gratis, pra descer bem sacrifica a subida e vice-versa, ou vira um pato que não faz nenhuma das duas coisas bem.
Antes de botar a culpa no equipamento, a técnica tem que estar pelo menos 95% apurada. |
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scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P. khs sixfifty 2500 27.5" - 2014 Mongoose XR PRO 29" - 2016 GT Sanction Pro 27.5" - 2015 GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition |
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rafael_rtg
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Cadastrado em: 10 Fev 2016 SP Offline Mensagens:2574 |
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Não considero que foi um
"erro", mas que pode levar ao erro de quem for comprar... Ela tem um Reach relativamente curto, que pode forçar a pessoa ter que usar uma mesa muito longa, ou comprar uma bike um numero maior... Eu com meus altos 1,66 não pensaria duas vezes em pegar um M, ao invés da P que seria a logica.... E isso não é são é so meu comentário de quem apenas viu os números... Vamos as palavras sem tirar nada do teste: Palavras do Cebo que que mede 1,75: Em sua versão menor (M), a Race mostrou boa disposição nas descidas, mas o pouco alcance da bike ficou evidente em algumas situações como descidas mais inclinadas. Na versão grande, por outro lado, nosso piloto de 1.75m sentiu-se muito mais confortável, com a frente mais alta e o maior alcance permitindo atacar o terreno com mais confiança. No geral, sentimos que a bike desce
melhor do que uma XCzeira tradicional, mas realmente alguns centímetros a mais
de alcance fazem falta - tanto é que, na versão L, a Race mostrou-se mais lisa
e previsível, com um prejuízo minimo na agilidade. Quando comparada com as versões anteriores da Impact, a Race certamente é uma evolução em todos os sentidos. A geometria da bike agradou, mostrando-se mais acertada e capaz do que as XCzeiras mais tradicionais. Todavia, acreditamos que um alcance um pouco maior e uma mesa um pouco mais curta deixariam a bike ainda melhor - algo que foi reforçado pelo uso da bike no tamanho L.
Editado por rafael_rtg - 11 Abr 2019 as 12:40 |
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rafael_rtg
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Cadastrado em: 10 Fev 2016 SP Offline Mensagens:2574 |
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Antes de mais nada, que para muito acha que Geometria, Boost e outros fatores não passa de Mimimi, para mim uma bike acima de 5 Mil, deixa de ser um fator superficial, para ser um fator decisivo... 5 mil é dinheiro pra cacete para ignorar essas coisas...
Em bikes abaixo disso nem fico discutindo geometria aqui no fórum, e passo a focar no custo beneficio...
Editado por rafael_rtg - 11 Abr 2019 as 12:44 |
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misera
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Cadastrado em: 07 Jul 2015 belo horizonte Offline Mensagens:3742 |
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Foi o que eu falei , vc começou a pouco tempo no esporte , com o tempo vc vai aprender a ajustar o corpo.
Com o passar do tempo vc mesmo vai saber o que ajustar na bike. |
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miniic
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Cadastrado em: 08 Jul 2010 Curitiba Offline Mensagens:999 |
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Apesar de não ter teste completo no pedal, as primeiras impressões da Chisel também foram mais ou menos por ai
"Para trilhas mais técnicas, gostaríamos de ver um tubo superior um pouco mais longo e uma mesa um pouco mais curta para facilitar na transposição de trechos mais cabeludos." A Race realmente é mais curta que o normal, até a Chisel é um pouco mais longa que ela, e nos tamanhos maiores a Chisel tem mesas maiores (100mm no L e 110mm no XL) que a Race (90mm) |
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Deymed
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Restrito Cadastrado em: 02 Fev 2014 Curitiba-PR Offline Mensagens:305 |
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Voltando ao tópico, já q o mesmo foi desvirtuado....
Tenho a mesma bike, Sense impact race, já passei pelo mesmo problema, o que fiz para melhorar: 1° subir com uma marcha mais pesada, se estiver colocando na coroa 50T nas subidas, o pneu de traz traciona pouco e a bike tende a empinar 2° treino, treino para domar a bike e treino para subir com uma marcha mais pesada. E realmente, a Sense impact race tem uma geometria mais compacta, é uma tendência agora. Na antiga Focus usava 15,5; na Race agora o quadro é 17 e está me servindo super bem. Editado por Deymed - 11 Abr 2019 as 13:27 |
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ThiagoZnL
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Cadastrado em: 18 Mai 2015 Santa Catarina Offline Mensagens:1240 |
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Só se a versão 2017. A 2019 usa mesa 90mm no tamanho XL e 80mm no tamanho L e um guidão que vem bastante para trás, então o reach é "curto" ou não, de qualquer forma depende da pessoa
Queria eu ver testar em número do BOOST x NÃO BOOST |
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miniic
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Cadastrado em: 08 Jul 2010 Curitiba Offline Mensagens:999 |
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A versão 2018, testada brevemente pelo pedal, veja A 2019 manteve o quadro porém encurtou a mesa e deixou o guidão mais largo. Parabéns a specialized, esse ano encurtando a mesa conseguiu deixar a Chisel ainda "menor" que a Impact Race
Editado por miniic - 11 Abr 2019 as 14:43 |
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Ireno
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Aí nesse caso, precisa treinar pra ganhar força né? Pq pra subir com marcha mais pesada vc precisa ter "mais perna", tô certo? |
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ThiagoZnL
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Cadastrado em: 18 Mai 2015 Santa Catarina Offline Mensagens:1240 |
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Specialized então aumentou na Chisel 3cm no guidão e diminuiu 2cm na mesa... ?
Nem ela sabe o que quer então kk Li algum lugar que a cada 2cm no guidão a mais deveria se diminuir 1cm na mesa a menos (+-)... será?
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_danielcorrea
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Cadastrado em: 17 Nov 2016 BH-MG Offline Mensagens:733 |
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50T? Está subindo parede? |
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- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!! |
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ghd
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Cadastrado em: 19 Nov 2016 SP Offline Mensagens:4040 |
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Qual a surpresa em ver pessoas usando 50T?
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rafael_rtg
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kkk... Também não entendi... 32/50 = 0,64 é mais pesada que minha 22/36 = 0,61
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Horacius
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Cadastrado em: 25 Abr 2009 Taubaté Offline Mensagens:249 |
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kkk to subindo na 26x42... peba mode on
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CaioB
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Cadastrado em: 21 Out 2015 Mato Grosso Offline Mensagens:491 |
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Nesse quesito geometria, o quão confiável é a recomendação geral dos fabricantes em altura x tamanho da bike? Exemplo: Praticamente todas recomendam L até 1,85 e acima disso XL ou XXL, ponto. Eu sei que cada pessoa é um biotipo diferente, tem um corpo mais ou menos "elástico", mas eu por exemplo tenho 1,93 de altura, uso uma bike que reconheço ser menor, é uma L. A pergunta é a seguinte: posso seguir a recomendação dos fabricantes quanto ao tamanho do quadro? Talvez quem tenha 1,88 possa ter dúvidas se é L ou XL, mas no caso da minha altura é isso mesmo? Sobre bikefit, aqui sem chance, moro no interiorrrr do interiorrr e o mais perto daqui que faça vai estar uns 500km, então é no "zoi" e nos bikefit virtual, que nunca sei se são confiáveis ou não.
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_danielcorrea
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Cadastrado em: 17 Nov 2016 BH-MG Offline Mensagens:733 |
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Bem, eu não sabia o tamanho da coroa, mas ainda assim, pedalar em um 32x50 tem uma velocidade similar a empurrar a bike. Na minha MTB tenho 24x36 e quando peguei as piores subidas da minha vida (serras do caminho da fé - com 12kg de bagagem) em muitas delas vi mais vantagem em empurrar do que pedalar. Cansa menos e chega praticamente no mesmo tempo. Fico imaginando o quão frustrante deve ser usar uma marcha dessas no asfalto e sem peso. |
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- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!! |
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ghd
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Cadastrado em: 19 Nov 2016 SP Offline Mensagens:4040 |
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Como exemplo, a minha bike no 50 é mais pesada que a sua no 24/36. E 32/50 é super de boa pra super pedalando. Não tem nem comparação com subir empurrando, que detona calcanhar e panturrilha. |
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_danielcorrea
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Cadastrado em: 17 Nov 2016 BH-MG Offline Mensagens:733 |
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A minha experiência em uma viagem com peso me diz o contrário. Mas são só opiniões.
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- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!! |
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rafael_rtg
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Cadastrado em: 10 Fev 2016 SP Offline Mensagens:2574 |
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Ai não quer nada também, no asfalto é outra coisa, nos deslocamento que ando de MTB no asfalto nem uso a coroa 22, vou so na 36 com cassete 11-36.... Agora nas trilhas e estradões que temos por aqui aqui eu preciso da 22/36 ou 32/50 (se tivesse eagle) sim, e com certeza é mais rápido que empurrar... Tem um pessoal que colocou coroa 36 no Eagle e acabou voltando para 34....
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rafael_rtg
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Cadastrado em: 10 Fev 2016 SP Offline Mensagens:2574 |
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Viagem com peso é outra coisa... Subindo com 22/36 com uma cadencia media de 70rpm vai fazer você a subir acima de 5,5 Km/h... Subir uma subida forte empurrando bike acima de 4 km é bem difícil....
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_danielcorrea
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O problema é subir a 70rpm mano
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- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!! |
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miniic
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pimenta86
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mais um relato de bike c angulo pequeno empinando na subida:
https://www.pedal.com.br/forum/cannondale-fsi-carbon-5-2019_topic95286_post1589528.html#1589528 e agora ate a spz aderiu a tendencia, nova epic com 68.5. https://www.specialized.com/fr/en/s-works-epic-hardtail-axs/p/171128?color=264115-171128 |
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A venda:
https://bit.ly/2Gcg914 https://bit.ly/2YaCfM0 |
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zoda
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A medida que a subida for inclinando vai sentando mais na ponta do selim e abaixando o tronco em direção a mesa. O segredo é ir treinando para não subir muito devagar. Se for muito devagar fica mais difícil ultrapassar os obstáculos. Se usa bicicleta estiver com pneus tubeless abaixe a pressão e vai treinando. Faça a mesma subida várias vezes. Esporte é treino e dedicação. Só repetindo várias vezes vc vai conhecer sua bicicleta e seu corpo. Resumindo: vai em uma subida ingrime, sente mais próximo da ponta do selim, e abaixo o tronco, e veja se melhora. |
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Ireno
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Zoda, desde quando criei o tópico eu venho treinando essa técnica, e já evolui bastante. A subida em questão já foi até zerada =] o segredo realmente é sentar mais pra frente e abaixar o tronco.
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