| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Dianteira empinando na subida
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Dianteira empinando na subida

 Responder Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ireno Ver Drop Down


Registrado: 02 Out 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:92
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ireno Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Dianteira empinando na subida
    Enviado: 09 Abr 2019 as 00:50
Espero estar no fórum correto.

Saudações ciclísticas.

Como faço pra conseguir subir sem que a frente da bike fique "kickando" e me fazendo perder o controle?

Segue o contexto: tenho uma Sense Impact Race, modelo 2019. Sempre que vou subir um morro com ela é a mesma coisa, subo marcha até ficar numa condição adequada pra subida, e a cada pedalada a roda da frente fica querendo descolar do chão, e se passar por alguma imperfeiçãozinha, uma pedra, uma costeleta de vaca, qualquer coisinha, a roda realmente sai do chão e nessa hora eu começo a perder o controle da bike e acabo tendo que empurrar o resto da subida. Quando a subida é estradão eu até consigo seguir até o final, mas vou sem conseguir controlar direito a direção em que vou subindo, mas quando é single track com algum obstáculo técnico aí não tem jeito, perco totalmente o controle da bike e acabo precisando descer.

Como sei que aqui neste fórum estão os melhores manjadores de todas as manjâncias do MTB, peço vossa ajuda. 

Caso interesse, a configuração da bike está exatamente como descrito no site da Sense pro tamanho L, não fiz bike fit nela pq a bike me serviu mto bem, pedalo bem confortável nela. Não mudei mesa nem nada...

Desde já agradeço qualquer ajuda.
Voltar para o topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Desconectado
Mensagens:2425
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 01:36
Equilibrar o peso, sem que a dianteira levante, e nem falte tração na traseira, é uma das coisas mais difíceis IMHO. Então, só vejo chá de selim, rodando em estradas do tipo, pra dominar a técnica.

Uma filosofia que vem das motos, é que máquinas fazem a mesma coisa sempre. Logo, se como eu, tu se perde só em algumas vezes, tudo indica que o problema está no ciclista - seja na observação, interpretação da situação, ou na execução do movimento. Se acontece com muita frequência, seria de revisar a posição do guidão. Provavelmente, está muito alta e/ou muito recuado.

Quanto a bike ser confortável, tudo bem. Só não necessariamente está tirando o melhor desempenho dela. Logo, se ela falha só numa situação, talvez para ter uma melhora, vai precisar sacrificar conforto.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Mai 2014
Natal/RN
Desconectado
Mensagens:2823
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 07:35
bike longa, peso jogado para trás, suspensão não travada... 

o que você pode fazer é tentar subir jogando o peso para frente, é mais fácil em pé


Editado por RuanRAC - 09 Abr 2019 as 07:36
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 07:37
É nessas horas que uma geometria diferenciada faz diferença.
Geralmente quando se fala em geometria aqui as pessoas tendem a não considerar tão importante. Mas uma bike com geometria bem acertada e atualizada não faria isso.

Veja no review dessa bike aqui no Pedal.com.br que ela é curta. Isso faz com que falte peso na dianteira.
O que vc pode fazer é aumentar e abaixar a mesa (ou somente aumentar). Problema é que se a bike já estiver acertada pro seu fit vai dar uma bagunçada.
Outra coisa é treinar você mesmo e sua elasticidade a deixar mais peso do seu tronco na parte dianteira da bike, o que pode ser incômodo e cansativo.
Voltar para o topo
Tanski Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jun 2013
Campos-RJ
Desconectado
Mensagens:344
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Tanski Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 09:44
A Impact Race é uma baita de uma bike. O problema que você está encontrando pode ser por causa da angulação da caixa de direção "mais relaxada" (68,5°). As bikes de xc em geral possuem angulação em torno de 70°. Angulação mais relaxada privilegia as descidas, mas tende a comprometer nas subidas. No teste desta bike aqui no fórum é comentado sobre isso dá uma olhada aqui no link: https://www.pedal.com.br/teste-sense-impact-race-2019_texto13320.html

Uma opção que pode te ajudar é a angulação da mesa colocando ela com inclinação negativa. Posta foto da bike pro pessoal poder te ajudar melhor.

Editado por Tanski - 09 Abr 2019 as 09:46
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 10:00
Essa bike tem uma mistura de XC com Trail, rs... Top Tube curto, Head tube baixo e Caixa de direção aberta..rs..

O top tube curto eu matei a charada, manterem o mesmo tamanho de gabarito da Impact Pro, porem ao "deitar" a caixa de direção eles diminuíram o reach e o tope tube, na M caiu de 592 para 589, ou seja  esses 3mm a menos é o que permitiu a angulação cair de 69,3º para 68,5º...

Voltando ao seu caso, a geometria ainda é meio agressiva (bike curta) e dianteira leve... Ai vai da técnica ou do bike fit... 

Na subida pode se posicionar um pouco mais a frente do selim, ou pode colocar uma mesa um pouco mais longa (10mm), deixar a mesa um pouco mais negativa, ou se tiver algum espaçador abaixo da mesa, apenas reduzir para abaixar o guidão pode ajudar... 

Nenhum bikefit é 100% fixo, todos permites um ajuste de alguns mm para mudar o desempenho e conforto... Os números são apenas um ponto de partida...


Editado por rafael_rtg - 09 Abr 2019 as 10:02
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Fev 2015
Brasil
Desconectado
Mensagens:326
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de StFred Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 10:02
Ia falar como o Ismah, ai é chá de selim heheheh

Hoje raramente passo por isso, mas quando comecei passava direto. Encontrar o balanço entre "peso pra manter a dianteira" e "não posso ficar em pé pq vai perder a tração traseira" é uma arte. Você pode até tentar compensar na bike, mas certamente vai sacrificar alguns pontos de conforto.
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 10:05
É que ele não comentou se fez bikefit ou nem colocou foto... Alem da experiencia, se a bike tiver ajustada errada ai vai comprometer muito a técnica também...

Mas bikefit é tira lá, dá cá... Melhora a subida, vai "piorar" na descida... Deixo mais confortável, também vai prejudicar subidas técnicas... Deixo ela mais tecnica, vai piorar o conforto, rs... 

Originalmente Postado por StFred StFred Escreveu:

Ia falar como o Ismah, ai é chá de selim heheheh

Hoje raramente passo por isso, mas quando comecei passava direto. Encontrar o balanço entre "peso pra manter a dianteira" e "não posso ficar em pé pq vai perder a tração traseira" é uma arte. Você pode até tentar compensar na bike, mas certamente vai sacrificar alguns pontos de conforto.
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
Massaroca Ver Drop Down


Registrado: 05 Set 2011
Desconectado
Mensagens:52
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Massaroca Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 12:17
Peito no guidon, e concentra a pedalada na pernas e no core.... Se não quiser mexer na bike, essa é a única solução!!!
Voltar para o topo
Ireno Ver Drop Down


Registrado: 02 Out 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:92
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ireno Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 12:25
Então, não manjo mto de geometria de Bike e suas influências. Antes dessa bike eu tinha uma Sense Fun, tbm 2019, que comprei pra usar enquanto descobria se ia gostar do ciclismo. Nela eu tinha o mesmo problema. Sobre a técnica, o que eu sei até agora é que se eu levantar levemente do selim a bike para de empinar, mas ai as vezes o pneu de trás derrapa um pouco, principalmente se estiver enlameado, além de que pelo q já soube, ficar em pé nas subidas cansa mto mais rápido. Vou fazer isso de tentar sentar um pouco mais na frente do selim na hora de subir e ver o q acontece.

Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 12:44
O mais importante você não disse, fez o bikefit?
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Fev 2015
Brasil
Desconectado
Mensagens:326
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de StFred Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 14:17
Se manjar um pouco dos inglês, olha ai umas dicas

https://www.youtube.com/watch?v=hk4AVVR-OyQ.

Acredito que com uma boa técnica, a bike vai ser o menor dos problemas.
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar para o topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Desconectado
Mensagens:2425
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 14:29
Algo ainda não cogitado, e que de fato pode influenciar, é o pneu... Se, jogando o peso pra frente, existe pouco tração, pode ser que o pneu em questão seja ruim. Não conheço a bike, por isso estou levantando a hipótese.

Originalmente Postado por rafael_rtg rafael_rtg Escreveu:

O mais importante você não disse, fez o bikefit?


Ele disse sim...

"Caso interesse, a configuração da bike está exatamente como descrito no site da Sense pro tamanho L, não fiz bike fit nela pq a bike me serviu mto bem, pedalo bem confortável nela. Não mudei mesa nem nada..."
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Nov 2016
BH-MG
Desconectado
Mensagens:733
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de _danielcorrea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 15:20
Em subidas é natural projetar o corpo para a frente. Dobre um pouco os cotovelos.
Acho provável que esteja simplesmente com a postura errada, visto que mesmo trocando de bike sofre do mesmo problema.


Editado por _danielcorrea - 09 Abr 2019 as 16:30
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar para o topo
JcFiebig Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 29 Nov 2016
P. das Missões
Desconectado
Mensagens:428
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de JcFiebig Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 16:06
Acho que pode ser posicionamento errado na bike, mas o mais provável é que o problema é o fit. Eu sofria do mesmo problema, mesmo que me posicionasse certinho na bike, ou ela empinava ou patinava, não tinha um meio termo. Quando fiz o bike fit e ajustei ângulos e distâncias de alcance a bike ficou bem na mão, tive que trocar selim para melhorar o equilíbrio do quadril e ajustar o centro de gravidade... Isso vai, com certeza, te tirar um pouco de conforto, mas a bike vai ficar fininha pra subir. Tu tem que ver o que é prioridade pra ti: subir bem? descer bem? ter conforto? ganhar velocidade final? velocidade média? Juntar tudo isso é tarefa difícil, e não dá pra deixar a bike boa pra todas as situações. Dá pra você regular ela pra melhorar em determinados aspectos em detrimento de outros, tentando minimizar o prejuízo. Bora fazer um fit na máquina bro!!! Investiu uma grana legal numa bike boa, investe mais um cascalhozinho pra deixar ela acertadinha pra o que tu gosta de fazer. Vai ser teu melhor investimento!

Bons pedais.
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017
Voltar para o topo
Ireno Ver Drop Down


Registrado: 02 Out 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:92
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ireno Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 18:30
Vou fazer algumas tentativas com mudança no posicionamento antes de apelar pro fit... a bike tá mto legal de guiar, faço descidas com ela com mta segurança, coisa que minha antiga bike pecava um pouco, no geral eu me sinto bem confortável com a bike do jeito que ela está. Se tiver que mexer mto pra melhorar nas subidas eu preferiria manter desse jeito mesmo.
Voltar para o topo
Ireno Ver Drop Down


Registrado: 02 Out 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:92
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ireno Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 18:32
Galera, desde já agradeço a participação de todos. Sempre que abro um tópico aqui eu o faço na intenção de ajudar outros que eventualmente encontrem as mesmas dúvidas, e enriquecer o acervo de assuntos do fórum.
Voltar para o topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Desconectado
Mensagens:655
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pimenta86 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 18:50
essa sensacao e' o angulo aberto mesmo. vc acaba se acostumando. tenho uma niner que tem o angulo de 68 (suspa 120). como vc ja percebeu, o q vc perde na subida vc ganha na descida.

alguns podem achar q a geometria da sense e' 'errada', mas lembre-se q a maioria do pessoal por aqui sempre andou em bike xczeira. em algum post eu comparei algumas medidas dela com a niner e com a santa cruz, a sense esta dentro das medidas.
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 19:08
Agora que li que não foi feito Bikefit...

Mesmo você se sentindo bem na bike, não descarte fazer ele no futuro... Pode previnir lesões futuras como por exemplo nos joelhos, e melhorar seu posicionamento...

As vezes seu Selim pode estar posicionado mais atrás do que deveria, deixando a dianteira ainda mais leve, facilitando as empinadas...

Um ajuste fácil que não irá precisar trocar peças é se ela tiver com algum espaçador abaixo da mesa, normalmente são de 5mm, é um ajuste pequeno que pode te ajudar um pouco na subida, e 5mm ira ter uma perda insignificante na descidas...

Ou se mesa tiver uma angulação pequena e estiver positiva, mudar ela para negativa...


Originalmente Postado por Ireno Ireno Escreveu:

Vou fazer algumas tentativas com mudança no posicionamento antes de apelar pro fit... a bike tá mto legal de guiar, faço descidas com ela com mta segurança, coisa que minha antiga bike pecava um pouco, no geral eu me sinto bem confortável com a bike do jeito que ela está. Se tiver que mexer mto pra melhorar nas subidas eu preferiria manter desse jeito mesmo.


Editado por rafael_rtg - 09 Abr 2019 as 19:10
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down


Registrado: 07 Jul 2015
belo horizonte
Conectado
Mensagens:3740
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 19:11
E essa sense é de enduro então ?
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 19:15
Enduro eu não sei, mas que da um belo projeto de Trail Hardtail isso ela dá..

Você só precisa pegar um tamanho maior que o recomendado ( eu uso 15,5, pegaria a M), coloca uma mesa curta de 50mm a 60mm, colocaria pneus 29 2.4 e um Canote retrátil...

Se quiser ir ainda mais longe, uma suspa de 120mm kkkk... Acho que o ângulo do Head Tube iria para 68° ou até menos...


Originalmente Postado por misera misera Escreveu:

E essa sense é de enduro então ?


Editado por rafael_rtg - 09 Abr 2019 as 19:20
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Desconectado
Mensagens:655
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pimenta86 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 19:46
        canote   TTube   HTA   STA Stach reach HTleng

sense    17       58.9   68.5   73.5 60.4   41.0   10
trail    17.3     61     68.5   73.5 62.4   42.5   11.5
fathom   17.5     60.1 68.5    73.5 60.8   42.5    10
canyon   17.3     60.1 68.5    73.5 61.3   42      10


comparacao entre bikes com geometria similar sense . A Spz nao faz bikes com esse HTA, q eu saiba. As mesas nao achei de todas, a Sense e' 100 acho.

Editado por pimenta86 - 09 Abr 2019 as 19:53
Voltar para o topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:2546
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hugobh77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 21:59
Já tá tudo respondido, ou quase...
Além de técnica , geometria, posicionamento no selim eu só acrescentaria uma coisa. Tenta usar uma marcha acima, eu tinha muito esse problema por estar usando uma marcha muito leve e quando dava uma pedalada mais forte perdia a frente da bike. É preciso dosar a força na perna, manter a cadência constante. ( Isto está incluso na técnica já mencionada).
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2019 as 22:47
Similares Pimenta, mas percebe que ela ainda é a mais curta delas, tanto no TT, quanto no Reach... Isso interfere na comprimento da mesa, que acima de 90mm já é considerada grande até para algumas bikes de XC atualmente...

Acho que eles irão fazer uma revisão deste gabarito, pois na impact pro já era uma característica (curta) que muitos Review's ressaltaram, e quanto diminuíram o HTA na Race, eles deixaram o Reach ainda menor...

Eu não acharia ruim, pois estou naquela turma que então no meio entre dois tamanhos... No meu caso sempre entre P e M, nesta geometria da Sense a M com uma mesa mais curta me encaixaria como uma luva rs... Já andei na M de um colega e me senti bem em cima dela...

Assim como o Cebo que fez o teste da bike, comentou que talvez a G se encaixaria melhor para ele, que usa M...

Talvez essa seja a sacada, eles tem uma Bike que se fosse em números seriam: 14, 16, 18 e 20.. rs


Editado por rafael_rtg - 09 Abr 2019 as 22:50
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 08:11
Originalmente Postado por pimenta86 pimenta86 Escreveu:

          canote   TTube   HTA   STA Stach reach HTleng

sense    17       58.9   68.5   73.5 60.4   41.0   10
trail    17.3     61     68.5   73.5 62.4   42.5   11.5
fathom   17.5     60.1 68.5    73.5 60.8   42.5    10
canyon   17.3     60.1 68.5    73.5 61.3   42      10


comparacao entre bikes com geometria similar sense . A Spz nao faz bikes com esse HTA, q eu saiba. As mesas nao achei de todas, a Sense e' 100 acho.


Uma FSI 2019 que teve o quadro recentemente atualizado, no tamanho M tem:

HTA 69 graus
TT 60.6
Reach 42
Stack 61.2
STA 73.1
Chainstay 42.7

Pode parecer pouca diferença mas na prática da uma boa mudança no comportamento da bike.

Sobre os ângulos mais abertos, na verdade eles aumentam o wheelbase, fazendo a bike ficar ainda mais comprida. O que deixa a pessoa mais esticada na bike dificultando a bike empinar.
Não que isso seja bom pra subir, não é. Mas o "problema" da Sense foi abrir o ângulo sem compensar nas demais medidas.

Editado por ghd - 10 Abr 2019 as 08:13
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 09:22
Complementando o comentário do Rafael, veja o comparativo da FSi M com Impact Race M e L
         HTA    TT    Reach  Stack  STA  Chainstay
FSi M 69,0  60,6   42,0   61,2   73,1   42,7
IR M  68,5  58,9   41,0   60,3   73,5   43,9
IR L   68,5  61,0   42,8   61,4   73,5   43,9

Veja que efetivamente criaram um tamanho "no meio" dos tamanhos mais comuns. A M tem as medidas um pouco menores que a M FSi e a L um pouco maiores que a M FSi e menores que a L FSi.
Para quem como eu fica na transição do tamanho na maioria das marcas, a Sense acabou ficando mais próximo do ideal.


Editado por miniic - 10 Abr 2019 as 12:59
Voltar para o topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Desconectado
Mensagens:655
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pimenta86 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 09:22
Originalmente Postado por rafael_rtg rafael_rtg Escreveu:

Similares Pimenta, mas percebe que ela ainda é a mais curta delas, tanto no TT, quanto no Reach... Isso interfere na comprimento da mesa, que acima de 90mm já é considerada grande até para algumas bikes de XC atualmente...

Acho que eles irão fazer uma revisão deste gabarito, pois na impact pro já era uma característica (curta) que muitos Review's ressaltaram, e quanto diminuíram o HTA na Race, eles deixaram o Reach ainda menor...

Eu ainda acho que nao 'erraram', e' o proposito da bike mesmo. Veja que o seattube da sense e' um pouco menor que as demais, entao as outras medidas diminuem proporcionalmente. Quero dizer que a sensasao de andar na Sense e nessas demais bikes deva ser muito similar.


Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Uma FSI 2019 que teve o quadro recentemente atualizado, no tamanho M tem:

HTA 69 graus 
TT 60.6
Reach 42
Stack 61.2
STA 73.1
Chainstay 42.7

Pode parecer pouca diferença mas na prática da uma boa mudança no comportamento da bike.

Sobre os ângulos mais abertos, na verdade eles aumentam o wheelbase, fazendo a bike ficar ainda mais comprida. O que deixa a pessoa mais esticada na bike dificultando a bike empinar.
Não que isso seja bom pra subir, não é. Mas o "problema" da Sense foi abrir o ângulo sem compensar nas demais medidas. 


A Cannondale me parece mais proxima do limite entre XC entre Trail ... a propaganda deles sempre foi 'agilidade do XC com estabilidade do All mountain'. Acho q e' um ponto bem acertado . 

a regra parece :

menor angulo ---> maior angulo

Trail ----> XC

De todo modo, nao significa que em uma subida bem inclinada a frente dela nao empine. Ja tive uma Fsi e isso acontecia tb.

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Sobre os ângulos mais abertos, na verdade eles aumentam o wheelbase, fazendo a bike ficar ainda mais comprida. O que deixa a pessoa mais esticada na bike dificultando a bike empinar.

Justamente, uma bike com maior wheelbase tende a ser mais estavel, e portanto melhor nas descidas. Mas o wheel base maior nao faz vc ficar mais esticado - o que determina isso e' o tamanho do toptube/reach. As bikes em discussao tem o  toptube/reach menores, entao sua conclusao nao faz sentido p mim.


*****

Deria legal um programinha que colocasse dois quadros superpostos para comparacao, dadas algumas medidas. Alguem conhece algum?


Voltar para o topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Registrado: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Desconectado
Mensagens:1240
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ThiagoZnL Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 09:42
A mesa já está negativa, certo?

O que você pode TENTAR fazer é colocar uma com angulação maior, tipo 10º ou 12º, isso se o selim não estiver muito alto.

Nas subidas ir um pouco pra frente no selim é bom também.

Outra coisa que dependendo a INCLINAÇÃO da parada pode ter o que for, vai empinar dependendo da força e da tocada na pedalada LOL


Voltar para o topo
Ireno Ver Drop Down


Registrado: 02 Out 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:92
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ireno Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 11:29
Originalmente Postado por ThiagoZnL ThiagoZnL Escreveu:

A mesa já está negativa, certo?

O que você pode TENTAR fazer é colocar uma com angulação maior, tipo 10º ou 12º, isso se o selim não estiver muito alto.

Nas subidas ir um pouco pra frente no selim é bom também.

Outra coisa que dependendo a INCLINAÇÃO da parada pode ter o que for, vai empinar dependendo da força e da tocada na pedalada LOL



A mesa dela é levemente negativa... levemente mesmo. Vou colocar aqui uma imagem dá dita cuja, não sei se vai dar pra perceber essa parada da mesa.
Voltar para o topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Nov 2016
BH-MG
Desconectado
Mensagens:733
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de _danielcorrea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 11:42
Não acho que este quadro esteja do tamanho certo.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 12:12
Originalmente Postado por pimenta86 pimenta86 Escreveu:

Justamente, uma bike com maior wheelbase tende a ser mais estavel, e portanto melhor nas descidas. Mas o wheel base maior nao faz vc ficar mais esticado - o que determina isso e' o tamanho do toptube/reach. As bikes em discussao tem o  toptube/reach menores, entao sua conclusao nao faz sentido p mim.


Não faz sentido porque vc cortou o contexto do que eu disse.
E não é conclusão, é um fato.
Bikes com menor ângulo são as que seguem a tendência de forward geometry (facilmente identificado nas Mondraker) e são bikes longas.

Porém isso não é o caso da Sense. Que fez somente "metade do serviço" na atualização do HTA.
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 12:14
Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

Complementando o comentário do Rafael, veja o comparativo da FSi M com Impact Race M e L
         HTA    TT    Reach  Stack  STA  Chainstay
FSi M 69,0  60,6   42,0   61,2   73,1   42,7
IR M  68,5  61,0   41,0   60,3   73,5   43,9
IR L   68,5  58,9   42,8   61,4   73,5   43,9

Veja que efetivamente criaram um tamanho "no meio" dos tamanhos mais comuns. A M tem as medidas um pouco menores que a M FSi e a L um pouco maiores que a M FSi e menores que a L FSi.
Para quem como eu fica na transição do tamanho na maioria das marcas, a Sense acabou ficando mais próximo do ideal.


A M tem TT menor que a L?
Eu não sinto muita confiança nas medidas da Sense, eles nem colocaram o reach pelo que me lembro.
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 12:59
Não, digitei essa medida invertida. Eu tinha visto quando postei, cliquei em editar mas troquei de aba e esqueci de enviar a correção...
O Reach tá no site sim...

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

Complementando o comentário do Rafael, veja o comparativo da FSi M com Impact Race M e L
         HTA    TT    Reach  Stack  STA  Chainstay
FSi M 69,0  60,6   42,0   61,2   73,1   42,7
IR M  68,5  58,9   41,0   60,3   73,5   43,9
IR L   68,5  61,0   42,8   61,4   73,5   43,9

Veja que efetivamente criaram um tamanho "no meio" dos tamanhos mais comuns. A M tem as medidas um pouco menores que a M FSi e a L um pouco maiores que a M FSi e menores que a L FSi.
Para quem como eu fica na transição do tamanho na maioria das marcas, a Sense acabou ficando mais próximo do ideal.


A M tem TT menor que a L?
Eu não sinto muita confiança nas medidas da Sense, eles nem colocaram o reach pelo que me lembro.
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 13:01
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 13:02
Adicionaram recentemente, antes não tinha.
Pode ver que nem tem a legenda pra mostrar na imagem.

Antes fazíamos A - K, e teoricamente dava o reach, pleo jeito fizeram isso.
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 13:06
Haha, olhando essa foto vemos o quanto é inclinado esse angulo do Head Tube, daria uma bela de uma Trail com canote retrátil rs....

Mas da para ver que a linha do selim ja esta acima da mesa, que esta levemente negativa... O Selim me parece que esta posicionado mais a frente ou no centro... A bike não me parece pequena para você, se não ela iria perder na descida, e não prejudicar a subida, a não ser que a mesa esteja curta....

Acho que é característica da bike mesmo, tem que melhorar a técnica...

Mais que essa analise, apenas um profissional de bikefit para verificar...   


Editado por rafael_rtg - 10 Abr 2019 as 13:08
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down


Registrado: 07 Jul 2015
belo horizonte
Conectado
Mensagens:3740
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 14:31
Eu acho que é um problema de costume e postura.

Lá em cima ele falou que começou a andar a pouco tempo e mesmo quando tinha a fun que é bem diferente dela tbm tinha o mesmo problema e a dificuldade dele e em subidas técnicas quando tem algum obstáculo.

Esse argumento que é só por causa do angulo da direção não me convence.
Voltar para o topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Registrado: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Desconectado
Mensagens:1240
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ThiagoZnL Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 15:20
O angulo do headtube é mais inclinado mas 1º não da de perceber tão facilmente numa foto

Nessa foto parece super inclinado por que foi tirada da frente da bike para trás, a roda da frente tem o dobro do tamanho da traseira LOL

Essa mesa tem 90mm, talvez seria legal trocar por uma 100.

Qual sua altura?
Voltar para o topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Nov 2016
BH-MG
Desconectado
Mensagens:733
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de _danielcorrea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 15:28
Esse canote ainda tem quantos centímetros para dentro do seattube?
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar para o topo
Ireno Ver Drop Down


Registrado: 02 Out 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:92
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ireno Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 18:05
Originalmente Postado por ThiagoZnL ThiagoZnL Escreveu:

O angulo do headtube é mais inclinado mas 1º não da de perceber tão facilmente numa foto

Nessa foto parece super inclinado por que foi tirada da frente da bike para trás, a roda da frente tem o dobro do tamanho da traseira LOL

Essa mesa tem 90mm, talvez seria legal trocar por uma 100.

Qual sua altura?


1,83
Voltar para o topo

 Responder Responder Página  12>
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X