| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Dianteira empinando na subida
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Dianteira empinando na subida

 Responder Responder Página  12>
Autor
Mensagem Reverter Ordem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ireno Ver Drop Down


Registrado: 02 Out 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:92
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Ireno Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Dianteira empinando na subida
    Enviado: 20 Ago 2019 as 01:12
Zoda, desde quando criei o tópico eu venho treinando essa técnica, e já evolui bastante. A subida em questão já foi até zerada =] o segredo realmente é sentar mais pra frente e abaixar o tronco.
Voltar para o topo
zoda Ver Drop Down


Registrado: 02 Jul 2009
são paulo
Desconectado
Mensagens:1002
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de zoda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Ago 2019 as 20:54
Originalmente Postado por Ireno Ireno Escreveu:

Espero estar no fórum correto.

Saudações ciclísticas.

Como faço pra conseguir subir sem que a frente da bike fique "kickando" e me fazendo perder o controle?

Segue o contexto: tenho uma Sense Impact Race, modelo 2019. Sempre que vou subir um morro com ela é a mesma coisa, subo marcha até ficar numa condição adequada pra subida, e a cada pedalada a roda da frente fica querendo descolar do chão, e se passar por alguma imperfeiçãozinha, uma pedra, uma costeleta de vaca, qualquer coisinha, a roda realmente sai do chão e nessa hora eu começo a perder o controle da bike e acabo tendo que empurrar o resto da subida. Quando a subida é estradão eu até consigo seguir até o final, mas vou sem conseguir controlar direito a direção em que vou subindo, mas quando é single track com algum obstáculo técnico aí não tem jeito, perco totalmente o controle da bike e acabo precisando descer.

Como sei que aqui neste fórum estão os melhores manjadores de todas as manjâncias do MTB, peço vossa ajuda. 

Caso interesse, a configuração da bike está exatamente como descrito no site da Sense pro tamanho L, não fiz bike fit nela pq a bike me serviu mto bem, pedalo bem confortável nela. Não mudei mesa nem nada...

Desde já agradeço qualquer ajuda.

A medida que a subida for inclinando vai sentando mais na ponta do selim e abaixando o tronco em direção a mesa. O segredo é ir treinando para não subir muito devagar. Se for muito devagar fica mais difícil ultrapassar os obstáculos. Se usa bicicleta estiver com pneus tubeless abaixe a pressão e vai treinando. Faça a mesma subida várias vezes. Esporte é treino e dedicação. Só repetindo várias vezes vc vai conhecer sua bicicleta e seu corpo.
Resumindo: vai em uma subida ingrime, sente mais próximo da ponta do selim, e abaixo o tronco, e veja se melhora.
Voltar para o topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Desconectado
Mensagens:655
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pimenta86 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Ago 2019 as 20:16
A venda:
https://bit.ly/2Gcg914

https://bit.ly/2YaCfM0
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Abr 2019 as 12:45
Voltar para o topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Nov 2016
BH-MG
Desconectado
Mensagens:733
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de _danielcorrea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Abr 2019 as 18:58
Originalmente Postado por rafael_rtg rafael_rtg Escreveu:

Viagem com peso é outra coisa...

Subindo com 22/36 com uma cadencia media de 70rpm vai fazer você a subir acima de 5,5 Km/h...

Subir uma subida forte empurrando bike acima de 4 km é bem difícil....

Originalmente Postado por _danielcorrea _danielcorrea Escreveu:

A minha experiência em uma viagem com peso me diz o contrário. Mas são só opiniões.


O problema é subir a 70rpm mano LOLLOLLOL
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Abr 2019 as 17:59
Viagem com peso é outra coisa...

Subindo com 22/36 com uma cadencia media de 70rpm vai fazer você a subir acima de 5,5 Km/h...

Subir uma subida forte empurrando bike acima de 4 km é bem difícil....

Originalmente Postado por _danielcorrea _danielcorrea Escreveu:

A minha experiência em uma viagem com peso me diz o contrário. Mas são só opiniões.
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Abr 2019 as 17:49
Ai não quer nada também, no asfalto é outra coisa,  nos deslocamento que ando de MTB no asfalto nem uso a coroa 22, vou so na 36 com cassete 11-36....

Agora nas trilhas e estradões que temos por aqui aqui eu preciso da 22/36 ou 32/50 (se tivesse eagle) sim, e com certeza é mais rápido que empurrar...

Tem um pessoal que colocou coroa 36 no Eagle e acabou voltando para 34.... 

Originalmente Postado por _danielcorrea _danielcorrea Escreveu:

Fico imaginando o quão frustrante deve ser usar uma marcha dessas no asfalto e sem peso.
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Nov 2016
BH-MG
Desconectado
Mensagens:733
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de _danielcorrea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Abr 2019 as 17:41
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por _danielcorrea _danielcorrea Escreveu:

Bem, eu não sabia o tamanho da coroa, mas ainda assim, pedalar em um 32x50 tem uma velocidade similar a empurrar a bike.

Na minha MTB tenho 24x36 e quando peguei as piores subidas da minha vida (serras do caminho da fé - com 12kg de bagagem) em muitas delas vi mais vantagem em empurrar do que pedalar. Cansa menos e chega praticamente no mesmo tempo.

Fico imaginando o quão frustrante deve ser usar uma marcha dessas no asfalto e sem peso.




Como exemplo, a minha bike no 50 é mais pesada que a sua no 24/36.

E 32/50 é super de boa pra super pedalando. Não tem nem comparação com subir empurrando, que detona calcanhar e panturrilha.


A minha experiência em uma viagem com peso me diz o contrário. Mas são só opiniões.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Abr 2019 as 17:38
Originalmente Postado por _danielcorrea _danielcorrea Escreveu:

Bem, eu não sabia o tamanho da coroa, mas ainda assim, pedalar em um 32x50 tem uma velocidade similar a empurrar a bike.

Na minha MTB tenho 24x36 e quando peguei as piores subidas da minha vida (serras do caminho da fé - com 12kg de bagagem) em muitas delas vi mais vantagem em empurrar do que pedalar. Cansa menos e chega praticamente no mesmo tempo.

Fico imaginando o quão frustrante deve ser usar uma marcha dessas no asfalto e sem peso.




Como exemplo, a minha bike no 50 é mais pesada que a sua no 24/36.

E 32/50 é super de boa pra super pedalando. Não tem nem comparação com subir empurrando, que detona calcanhar e panturrilha.
Voltar para o topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Nov 2016
BH-MG
Desconectado
Mensagens:733
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de _danielcorrea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Abr 2019 as 17:34
Bem, eu não sabia o tamanho da coroa, mas ainda assim, pedalar em um 32x50 tem uma velocidade similar a empurrar a bike.

Na minha MTB tenho 24x36 e quando peguei as piores subidas da minha vida (serras do caminho da fé - com 12kg de bagagem) em muitas delas vi mais vantagem em empurrar do que pedalar. Cansa menos e chega praticamente no mesmo tempo.

Fico imaginando o quão frustrante deve ser usar uma marcha dessas no asfalto e sem peso.


- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar para o topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Out 2015
Mato Grosso
Desconectado
Mensagens:491
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de CaioB Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Abr 2019 as 17:09
Nesse quesito geometria, o quão confiável é a recomendação geral dos fabricantes em altura x tamanho da bike?

Exemplo: Praticamente todas recomendam L até 1,85 e acima disso XL ou XXL, ponto.

Eu sei que cada pessoa é um biotipo diferente, tem um corpo mais ou menos "elástico", mas eu por exemplo tenho 1,93 de altura, uso uma bike que reconheço ser menor, é uma L. 

A pergunta é a seguinte: posso seguir a recomendação dos fabricantes quanto ao tamanho do quadro? Talvez quem tenha 1,88 possa ter dúvidas se é L ou XL, mas no caso da minha altura é isso mesmo?

Sobre bikefit, aqui sem chance, moro no interiorrrr do interiorrr e o mais perto daqui que faça vai estar uns 500km, então é no "zoi" e nos bikefit virtual, que nunca sei se são confiáveis ou não.
Voltar para o topo
Horacius Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Abr 2009
Taubaté
Desconectado
Mensagens:249
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Horacius Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Abr 2019 as 12:59
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Qual a surpresa em ver pessoas usando 50T?


kkk to subindo na 26x42... peba mode on Wink
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Abr 2019 as 09:30
kkk... Também não entendi...

32/50 = 0,64 é mais pesada que minha 22/36 = 0,61

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Qual a surpresa em ver pessoas usando 50T?
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Abr 2019 as 09:13
Qual a surpresa em ver pessoas usando 50T?
Voltar para o topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Nov 2016
BH-MG
Desconectado
Mensagens:733
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de _danielcorrea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Abr 2019 as 08:42
Originalmente Postado por Ireno Ireno Escreveu:

Originalmente Postado por Deymed Deymed Escreveu:

Voltando ao tópico, já q o mesmo foi desvirtuado....

Tenho a mesma bike, Sense impact race, já passei pelo mesmo problema, o que fiz para melhorar:
1° subir com uma marcha mais pesada, se estiver colocando na coroa 50T nas subidas, o pneu de traz traciona pouco e a bike tende a empinar
2° treino, treino para domar a bike e treino para subir com uma marcha mais pesada.

E realmente, a Sense impact race tem uma geometria mais compacta, é uma tendência agora. Na antiga Focus usava 15,5; na Race agora o quadro é 17 e está me servindo super bem.


Aí nesse caso, precisa treinar pra ganhar força né? Pq pra subir com marcha mais pesada vc precisa ter "mais perna", tô certo?


50T?

Está subindo parede?

- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar para o topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Registrado: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Desconectado
Mensagens:1240
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ThiagoZnL Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 19:44
 Specialized então aumentou na Chisel 3cm no guidão e diminuiu 2cm na mesa... ?

Nem ela sabe o que quer então kk

Li algum lugar que a cada 2cm no guidão a mais deveria se diminuir 1cm na mesa a menos (+-)... será?
Voltar para o topo
Ireno Ver Drop Down


Registrado: 02 Out 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:92
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ireno Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 14:45
Originalmente Postado por Deymed Deymed Escreveu:

Voltando ao tópico, já q o mesmo foi desvirtuado....

Tenho a mesma bike, Sense impact race, já passei pelo mesmo problema, o que fiz para melhorar:
1° subir com uma marcha mais pesada, se estiver colocando na coroa 50T nas subidas, o pneu de traz traciona pouco e a bike tende a empinar
2° treino, treino para domar a bike e treino para subir com uma marcha mais pesada.

E realmente, a Sense impact race tem uma geometria mais compacta, é uma tendência agora. Na antiga Focus usava 15,5; na Race agora o quadro é 17 e está me servindo super bem.


Aí nesse caso, precisa treinar pra ganhar força né? Pq pra subir com marcha mais pesada vc precisa ter "mais perna", tô certo?
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 14:38
A versão 2018, testada brevemente pelo pedal, veja

A 2019 manteve o quadro porém encurtou a mesa e deixou o guidão mais largo.

Parabéns a specialized, esse ano encurtando a mesa conseguiu deixar a Chisel ainda "menor" que a Impact Race LOL

Originalmente Postado por ThiagoZnL ThiagoZnL Escreveu:

Só se a versão 2017. A 2019 usa mesa 90mm no tamanho XL e 80mm no tamanho L e um guidão que vem bastante para trás, então o reach é "curto" ou não, de qualquer forma depende da pessoa LOL


Editado por miniic - 11 Abr 2019 as 14:43
Voltar para o topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Registrado: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Desconectado
Mensagens:1240
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ThiagoZnL Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 13:35
Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

Apesar de não ter teste completo no pedal, as primeiras impressões da Chisel também foram mais ou menos por ai
"Para trilhas mais técnicas, gostaríamos de ver um tubo superior um pouco mais longo e uma mesa um pouco mais curta para facilitar na transposição de trechos mais cabeludos."

A Race realmente é mais curta que o normal, até a Chisel é um pouco mais longa que ela, e nos tamanhos maiores a Chisel tem mesas maiores (100mm no L e 110mm no XL) que a Race (90mm)


Só se a versão 2017. A 2019 usa mesa 90mm no tamanho XL e 80mm no tamanho L e um guidão que vem bastante para trás, então o reach é "curto" ou não, de qualquer forma depende da pessoa LOL

Originalmente Postado por rafael_rtg rafael_rtg Escreveu:

Antes de mais nada, que para muito acha que Geometria, Boost e outros fatores não passa de Mimimi, para mim uma bike acima de 5 Mil, deixa de ser um fator superficial, para ser um fator decisivo... 5 mil é dinheiro pra cacete para ignorar essas coisas...

Em bikes abaixo disso nem fico discutindo geometria aqui no fórum, e passo a focar no custo beneficio...

Queria eu ver testar em número do BOOST x NÃO BOOST

Voltar para o topo
Deymed Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Registrado: 02 Fev 2014
Curitiba-PR
Desconectado
Mensagens:305
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Deymed Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 13:25
Voltando ao tópico, já q o mesmo foi desvirtuado....

Tenho a mesma bike, Sense impact race, já passei pelo mesmo problema, o que fiz para melhorar:
1° subir com uma marcha mais pesada, se estiver colocando na coroa 50T nas subidas, o pneu de traz traciona pouco e a bike tende a empinar
2° treino, treino para domar a bike e treino para subir com uma marcha mais pesada.

E realmente, a Sense impact race tem uma geometria mais compacta, é uma tendência agora. Na antiga Focus usava 15,5; na Race agora o quadro é 17 e está me servindo super bem.

Editado por Deymed - 11 Abr 2019 as 13:27
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 13:00
Apesar de não ter teste completo no pedal, as primeiras impressões da Chisel também foram mais ou menos por ai
"Para trilhas mais técnicas, gostaríamos de ver um tubo superior um pouco mais longo e uma mesa um pouco mais curta para facilitar na transposição de trechos mais cabeludos."

A Race realmente é mais curta que o normal, até a Chisel é um pouco mais longa que ela, e nos tamanhos maiores a Chisel tem mesas maiores (100mm no L e 110mm no XL) que a Race (90mm)

Voltar para o topo
misera Ver Drop Down


Registrado: 07 Jul 2015
belo horizonte
Desconectado
Mensagens:3740
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 12:43
Foi o que eu falei , vc começou a pouco tempo no esporte , com o tempo vc vai aprender a ajustar o corpo.

Com o passar do tempo vc mesmo vai saber o que ajustar na bike.
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 12:43
Antes de mais nada, que para muito acha que Geometria, Boost e outros fatores não passa de Mimimi, para mim uma bike acima de 5 Mil, deixa de ser um fator superficial, para ser um fator decisivo... 5 mil é dinheiro pra cacete para ignorar essas coisas...

Em bikes abaixo disso nem fico discutindo geometria aqui no fórum, e passo a focar no custo beneficio...


Editado por rafael_rtg - 11 Abr 2019 as 12:44
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 12:40

Não considero que foi um "erro", mas que pode levar ao erro de quem for comprar... 

Ela tem um Reach relativamente curto, que pode forçar a pessoa ter que usar uma mesa muito longa, ou comprar uma bike um numero maior... Eu com meus altos 1,66 não pensaria duas vezes em pegar um M, ao invés da P que seria a logica....

E isso não é são é so meu comentário de quem apenas viu os números... Vamos as palavras sem tirar nada do teste:

Palavras do Cebo que que mede 1,75: Em sua versão menor (M), a Race mostrou boa disposição nas descidas, mas o pouco alcance da bike ficou evidente em algumas situações como descidas mais inclinadas. Na versão grande, por outro lado, nosso piloto de 1.75m sentiu-se muito mais confortável, com a frente mais alta e o maior alcance permitindo atacar o terreno com mais confiança.

No geral, sentimos que a bike desce melhor do que uma XCzeira tradicional, mas realmente alguns centímetros a mais de alcance fazem falta - tanto é que, na versão L, a Race mostrou-se mais lisa e previsível, com um prejuízo minimo na agilidade. 

Quando comparada com as versões anteriores da Impact, a Race certamente é uma evolução em todos os sentidos. A geometria da bike agradou, mostrando-se mais acertada e capaz do que as XCzeiras mais tradicionais. Todavia, acreditamos que um alcance um pouco maior e uma mesa um pouco mais curta deixariam a bike ainda melhor - algo que foi reforçado pelo uso da bike no tamanho L.

Originalmente Postado por pimenta86 pimenta86 Escreveu:

Quero saber por quanto a Sense errou na geometria.


Editado por rafael_rtg - 11 Abr 2019 as 12:40
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Out 2015
são paulo
Desconectado
Mensagens:2060
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 12:05
Ai que esta o pulo do gato, não tem erro de geometria, existe uma relação/combinação quase infinita dos componentes que de acordo com a técnica e situações biometricas do ciclista vão favorecer uma coisa ou outra... não existe almoço gratis, pra descer bem sacrifica a subida e vice-versa, ou vira um pato que não faz nenhuma das duas coisas bem.

Antes de botar a culpa no equipamento, a técnica tem que estar pelo menos 95% apurada.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar para o topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Desconectado
Mensagens:655
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pimenta86 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 11:53
na opiniao de vcs, quais seriam as medidas ideais, diferenciadas e atualizadas, de bike com 68.5 e suspensao de 100mm? quero saber por quanto a Sense errou na geometria.
Voltar para o topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Desconectado
Mensagens:655
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pimenta86 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 11:49
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Originalmente Postado por pimenta86 pimenta86 Escreveu:

Justamente, uma bike com maior wheelbase tende a ser mais estavel, e portanto melhor nas descidas. Mas o wheel base maior nao faz vc ficar mais esticado - o que determina isso e' o tamanho do toptube/reach. As bikes em discussao tem o  toptube/reach menores, entao sua conclusao nao faz sentido p mim.


Não faz sentido porque vc cortou o contexto do que eu disse.
E não é conclusão, é um fato.
Bikes com menor ângulo são as que seguem a tendência de forward geometry (facilmente identificado nas Mondraker) e são bikes longas.

Porém isso não é o caso da Sense. Que fez somente "metade do serviço" na atualização do HTA.


as bikes com desenho forward geometry, digamos genuino, embora tenham o toptube mais longo, tem a mesa mais curta. entao vc nao fica mais "esticado" nessas bikes. entao continuo confuso com seu "fato".

Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 09:55
Difícil chegar nesse número "quantos" usam tal mesa ..

Os Elite UCi podem ter até mais de uma bike configurada de acordo com a prova...

A Cape Epic é uma prova que tem muitas subidas desafiadoras, o Avancini apostou em uma configuração que favorecia essas situações, peso mais a frente, tronco mais abaixado...

É uma coisa que sempre falo, Bikefit não é algo exato, um número fixo, ele permite ajustes de acordo com seu biótipo, sua técnica, o tipo de terreno, qual será seu foco na prova...
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 09:34
O que quis dizer é pegar uma bike seguindo o forward geometry em um tamanho menor do que o que seria convencional e aumentar a mesa.
Parte do conceito do forward geometry é usar uma mesa curta, acho que as Mondraker usam 30mm, e fazer o quadro mais longo.
O Avancini pegou a Scalpel que tem essa característica e adaptou, deixando a bike resultante com quadro mais curto e com mesa mais longa...
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 09:24
"forward geometry encurtado" não faz o menor sentido...
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2019 as 09:08
O ponto sobre tendência foi no sentido de se pegarmos os 20 tops da UCI, quantos usam mesa curta (tipo, < 50mm, 70mm) e quantos usam mesa mais longa.
A Scalpel e a Scott RC parecem seguir o "forward geometry" por padrão, com uma mesa curtinha.

Parece que os caras fizeram o que a Sense fez... Pegaram o forward geometry, encurtaram e botaram uma mesa maior.
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 22:45
Neste caso não é tendência, e sim escolha...

Bikes um pouco "curtas", mesas mais longas e negativa, chainstay curto, são configurações típicas de bikes puramente XC (linha RC da Scott, Epic Sworks da Specialized, Scalpel Si da Cannondale)... São bikes ariscas nas descidas, mas rápidas nas subidas, boas de retomadas e em curvas fechadas...

Mas são bikes para quem tem uma boa técnica, principalmente nas descidas... As mesas longas e negativas te posicionam mais a frente e bem abaixo da linha selim, precisa ter alongamento e técnica para não ser jogado para frente... Favorece uma tocada mais aerodinâmica... Mas esqueça "conforto"...

O Avancini usou um Canote retrátil para ajudar nas descidas, mas aumentando o peso, a bike dele estava com 11,2kg...

Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:

Srs, na época do cape epic lembro de ter lido que Avancini e Nino usavam mesa de 90mm ou perto disso. Também que a bike do Avancini é tamanho M, mesmo ele tendo 1,76 de altura.
Essa é uma tendência entre os pros? Usar uma bike menor e mesa maior que a configuração típica das bikes padrão?


Editado por rafael_rtg - 10 Abr 2019 as 22:50
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 22:07
Srs, na época do cape epic lembro de ter lido que Avancini e Nino usavam mesa de 90mm ou perto disso. Também que a bike do Avancini é tamanho M, mesmo ele tendo 1,76 de altura.
Essa é uma tendência entre os pros? Usar uma bike menor e mesa maior que a configuração típica das bikes padrão?
Voltar para o topo
Ireno Ver Drop Down


Registrado: 02 Out 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:92
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ireno Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 18:05
Originalmente Postado por ThiagoZnL ThiagoZnL Escreveu:

O angulo do headtube é mais inclinado mas 1º não da de perceber tão facilmente numa foto

Nessa foto parece super inclinado por que foi tirada da frente da bike para trás, a roda da frente tem o dobro do tamanho da traseira LOL

Essa mesa tem 90mm, talvez seria legal trocar por uma 100.

Qual sua altura?


1,83
Voltar para o topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Nov 2016
BH-MG
Desconectado
Mensagens:733
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de _danielcorrea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 15:28
Esse canote ainda tem quantos centímetros para dentro do seattube?
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar para o topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Registrado: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Desconectado
Mensagens:1240
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ThiagoZnL Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 15:20
O angulo do headtube é mais inclinado mas 1º não da de perceber tão facilmente numa foto

Nessa foto parece super inclinado por que foi tirada da frente da bike para trás, a roda da frente tem o dobro do tamanho da traseira LOL

Essa mesa tem 90mm, talvez seria legal trocar por uma 100.

Qual sua altura?
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down


Registrado: 07 Jul 2015
belo horizonte
Desconectado
Mensagens:3740
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 14:31
Eu acho que é um problema de costume e postura.

Lá em cima ele falou que começou a andar a pouco tempo e mesmo quando tinha a fun que é bem diferente dela tbm tinha o mesmo problema e a dificuldade dele e em subidas técnicas quando tem algum obstáculo.

Esse argumento que é só por causa do angulo da direção não me convence.
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 13:06
Haha, olhando essa foto vemos o quanto é inclinado esse angulo do Head Tube, daria uma bela de uma Trail com canote retrátil rs....

Mas da para ver que a linha do selim ja esta acima da mesa, que esta levemente negativa... O Selim me parece que esta posicionado mais a frente ou no centro... A bike não me parece pequena para você, se não ela iria perder na descida, e não prejudicar a subida, a não ser que a mesa esteja curta....

Acho que é característica da bike mesmo, tem que melhorar a técnica...

Mais que essa analise, apenas um profissional de bikefit para verificar...   


Editado por rafael_rtg - 10 Abr 2019 as 13:08
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 13:02
Adicionaram recentemente, antes não tinha.
Pode ver que nem tem a legenda pra mostrar na imagem.

Antes fazíamos A - K, e teoricamente dava o reach, pleo jeito fizeram isso.
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Abr 2019 as 13:01
Voltar para o topo

 Responder Responder Página  12>
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X