Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Weight Weenies - Bikes e componentes leves (MTB e Estrada)
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - troquei de bike, a roda das novas pesam mais.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


troquei de bike, a roda das novas pesam mais.

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TheBombBR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Belzonte
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheBombBR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: troquei de bike, a roda das novas pesam mais.
    Postado: 03 Abr 2019 as 13:47
Fala pessoal blz?

Antes tinha uma Sworks 29er 9mm 2012 com rodas de cubo xtr, discos xt e aros token, as rodas pesavam em média 1550g + pneus pirelli scorpion pro 2.2 685g

Troquei por uma fks factory com rodas everest xc boost  que pesam 1795g + crossmark 2 2.25 780g

Adicionei 450g no peso rotacional e isso me deixou grilado, apesar da biek ser bem superior.

Achei o pneu crossmark 2 superior, então a principio não pretendo trocar. mas e as rodas?

Pensei em reduzir 170g no conjunto total de rodas trocando os aros por ztr crest, gastando aproximadamente 1300 reais. Mas será que vale a pena?

Algum físico ai do forum conseguiria calcular o esforço a mais que estou tendo com essas rodas?

Estou correndo em média 2 provas por mês.



Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2019 as 14:10
Esse aro token que vc tinha antes era bem estreito certo?

Acho 780g por pneu bem pesado pra xco e XCM, que tipo de competição vc participa?
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2019 as 14:13
Você tem essa grana disponível pra queimar?

a não ser que vc seja extremamente magro, você poderia emagrecer esses 450 g. E ainda economizando essa grana.

Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2019 as 14:20
Independente dele poder ou não emagrecer 450g a margem para redução deste peso na rodas permenece.
Não faz sentido isso, ainda mais nessa seção aqui do fórum.
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2019 as 14:55
TheBombBR ,

A Fisica e' um pouco cruel com os  Weight Weenies LOL

Vamos considerar uma situacao simplificada, mas que provavelmente reflete bem a situacao real. Se alguem puder verifica as contas ;)

Vc andando em uma reta com velocidade constante, digamos 20km/h. Vamos dizer que vc pese 60 kg, e sua bike 12kg, entao sua massa junto + a da bike sera 72kg. Sua energia cinetica vai ser:

E=(1/2)mv^2=14400J

Agora vc tira os 170g que vc quer. A nova massa do conjunto vai ser 71.83kg. Com a mesma energia, sua nova velocidade sera' 

20.0237 km/h

Em termos de tempo, um trajeto de 5km a 20km/h vc faz em 15 min. Com o upgrade, vc vai fazer em 14.98 mim, ou seja, vc vai ganhar cerca de 1 segundo.

Quanto maior a velocidade ou mais pesado vc for, menor sera a relevancia dos 170g.

Se vc tirar 0.5 kg da bike nas condicoes acima, seu ganho em um trajeto de 5km sera de cerca de 3 segundos.




Editado por pimenta86 - 03 Abr 2019 as 14:56
Voltar ao Topo
Kings Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Dez 2018
Americana/SP
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Kings Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2019 as 16:08
Peso rotacional é outra coisa pessoal...
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2019 as 17:06
Creio que a diferença ocorre mais em subidas. Mas não tanto, pois são 170g apenas.
Já no plano não mudará muita coisa.

Editado por Ramai - 03 Abr 2019 as 17:07
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2019 as 18:06
um modelinho melhor realmente e' levar em conta a 'massa rotacional' das rodas. nesse caso a energia cinetica (basicamente, rotacao + translacao) e' dada por:

E = (1/2)mv^2 + 2Mv^2

sendo

m=massa ciclista + massa quadro=60+8=68kg

M=massa de uma das rodas=2kg

Fazendo as mesmas continhas de antes, tirando 170g no conjunto de rodas, o ganho do tempo sera' de 2 segundos em 5km. Em 100 km, sera de 40 segundos.

Se vc pensar em v como uma velocidade media ao longo do trajeto, independente se teve subida ou descida, o resultado e' o mesmo . Claro q esse e' um modelo simplinho, e' so' p ter ideia das ordens de grandeza. Sei que e' dificil aceitar, mas e' o q a Fisica diz.

Esse e' o ponto: vc pode ganhar, mas vai ser alguns segundos ou minutos em um longo trajeto. Ai cabe avaliar a necessidade de cada um.

Se vc ta no nivel onde 1 minuto pode te levar ao podio, vai la e compra. Vc tb pode comprar por ser um entusiasta (eu me considero um moderado LOL), tb nao tem problema. So' respondi ao nosso amigo com o pouquinho de Fisica pq ele perguntou.

*****************

Um exemplo para pensar: duas rodas (aros) com o mesmo formato. So' a massa delas difere. Uma tem 100kg e a outra 1kg. Vc solta elas em uma rampa e elas rolam sem deslizar (nao perdem energia). Qual delas vai chegar com velocidade maior no final da rampa?




Editado por pimenta86 - 06 Abr 2019 as 20:46
Voltar ao Topo
TheBombBR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Belzonte
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheBombBR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2019 as 18:39
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Esse aro token que vc tinha antes era bem estreito certo?

Acho 780g por pneu bem pesado pra xco e XCM, que tipo de competição vc participa?

Participo de das duas xcm e xco, optei por um pneu mais robusto, pq ja rasguei alguns de parede mais fina kkkkk, principalmente em rockgardens

Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Você tem essa grana disponível pra queimar?

a não ser que vc seja extremamente magro, você poderia emagrecer esses 450 g. E ainda economizando essa grana.

Veja um 'estudo' pra clarear o que eu disse:  http://www.praquempedala.com.br/blog/-onde-faz-mais-diferenca-perder-peso-no-corpo-ou-na-bike/ - http://www.praquempedala.com.br/blog/video-onde-faz-mais-diferenca-perder-peso-no-corpo-ou-na-bike/

Eu to querendo saber o peso rotacional que ai tem outras variáveis, mas muito interessante o link, obrigado por compartilhar.

Originalmente postado por Kings Kings escreveu:

Peso rotacional é outra coisa pessoal...

Isso ae, as variaveis mudam, vlw

Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

um modelinho melhor realmente e' levar em conta a massa inercial das rodas. nesse caso a energia cinetica (basicamente, rotacao + translacao) e' dada por:

E = (1/2)mv^2 + 2Mv^2

sendo

m=massa ciclista + massa quadro=60+8=68kg

M=massa de uma das rodas=2kg

Fazendo as mesmas continhas de antes, tirando 170g no conjunto de rodas, o ganho do tempo sera' de 2 segundos em 5km. Em 100 km, sera de 40 segundos.

Se vc pensar em v como uma velocidade media ao longo do trajeto, independente se teve subida ou descida, o resultado e' o mesmo . Claro q esse e' um modelo simplinho, e' so' p ter ideia das ordens de grandeza. Sei que e' dificil aceitar, mas e' o q a Fisica diz.

Esse e' o ponto: vc pode ganhar, mas vai ser alguns segundos ou minutos em um longo trajeto. Ai cabe avaliar a necessidade de cada um.

Se vc ta no nivel onde 1 minuto pode te levar ao podio, vai la e compra. Vc tb pode comprar por ser um entusiasta (eu me considero um moderado LOL), tb nao tem problema. So' respondi ao nosso amigo com o pouquinho de Fisica pq ele perguntou.

*****************

Um exemplo para pensar: duas rodas (aros) com o mesmo formato. So' a massa delas difere. Uma tem 100kg e a outra 1kg. Vc solta elas em uma rampa e elas rolam sem deslizar (nao perdem energia). Qual delas vai chegar com velocidade maior no final da rampa?


Obrigado pelo seus calculos, muito esclarecedor, vou deixar esse upgrade pra depois que pagar a bike então. Essa conta da um norte pra gente, não tinha base nenhuma de qto poderia piorar. O upgrade que fiz de bike eu ganho muito mais que essa perda.

Sobre sua pergunta creio que a mais pesada, só chegariam juntas em um vácuo, mas sou totalmente leigo pra isso. kkkk
Voltar ao Topo
TheBombBR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Belzonte
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheBombBR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2019 as 18:41
ahhh tinha me esquecido, sobre o peso corporal, emagreci de 81kg pra 73kg de agosto pra cá, tenho 1,80m, abaixo desse peso ja basta a ser bastante sofrido rsrs.
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 04:45
Originalmente postado por TheBombBR TheBombBR escreveu:


Sobre sua pergunta creio que a mais pesada, só chegariam juntas em um vácuo, mas sou totalmente leigo pra isso. kkkk


elas chegam juntas! e' facil ver:

no comeco, so' tem energia potencial, que sera U=Mgh.

no fim da rampa, so' energia cinetica, que no caso do aro sera: E=Mv2

quando vc iguala as duas, as massas cancelam, e a velocidade so' vai depender da gravidade e da altura.
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 09:08
A conta da energia feita acima não está errada, mas a avaliação sim... quando se elimina massa dos elementos que giram de uma bike vc reduz a energia de para colocar o conjunto em movimento (como mostrado nos cálculos acima), no entanto o cálculo acima demonstra uma situação homogênea onde a aceleração acontece somente uma vez... no caso de esportes como o Ciclismo de estrada e o MTB cada curva, cada início de subida, cada obstáculo do circuito faz com que seja necessária uma nova aceleração fazendo assim os cálculos de energia se acumularem... ou seja em cada início de uma aceleração se economiza energia e o montante no final de um circuito é muito maior do que o descrito acima... isso é física... aplicar as teorias na prática... e posso afirmar com todas as palavras: rodas mais leves fazem uma grande diferença na bike, arrisco dizer que faz mais diferença que um quadro mais leve...
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 11:10
Bem comentado...
Eu nem animo a entrar nesses cálculos porque modelar isso é muito complexo.
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 11:31
Originalmente postado por TheBombBR TheBombBR escreveu:

ahhh tinha me esquecido, sobre o peso corporal, emagreci de 81kg pra 73kg de agosto pra cá, tenho 1,80m, abaixo desse peso ja basta a ser bastante sofrido rsrs.

Amigo, esse assunto parece mimimi mas não é. Provavelmente vc perdeu isso daí em peso e não efetivamente emagreceu isso tudo...

Vc sabe seu percentual de gordura? Pelo seu nível competitivo suponho estar por volta de 12 a 17% do seu peso. O froome por exemplo corre o TDF por volta de 5% (https://www.ativo.com/experts/segredo-desempenho-de-chris-froome/). Não é uma comparação, é uma informação.

Talvez vc conseguisse melhorar sua composição corporal, logo melhorará sua relação peso x potencia, mesmo sem perder peso.

Vou me usar de cobaia: por n motivos eu ganhei 10kg de peso em dezembro. Cheguei a 28% de gordura. Em janeiro voltei a treinar e seguir uma rotina. Os 10 kg foram embora. Entrei na academia em fevereiro, em 2 meses eu perdi mais 2 kg na balança, mas meu percentual de gordura já está em 16%. Ou seja, ganhei músculos e deixei de lado peso morto. 

ENFIM, como já foi dito, o local para discussão do meu ponto não é aqui. Aqui é abaixar peso da bike a qualquer custo rs

Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 11:33
Primeiro rode com a bike, sinta ela, analise seus tempos no strava, ele serve para isso e não para ficar brigando pelo kon...

Você tem uma bike mais atual, boost, rodas mais largas, pneus mais parrudos, so que em um conjunto de rodas mais pesadas, porem todas os outros fatores positivos podem anular esse único ponto negativo... 

Como você compete, guarde dinheiro e mais para frente você poderia trocar a roda toda e não apenas os aros, conseguindo talvez um UP de mais de 170 gramas apenas, ai sim eu viria vantagem... Um roda com aros mais largos, visto que os 17mm da Everest esta meio desatualizado, talvez algo acima de 19mm... Elas casam melhor com o conjunto atual, Boost e pneus mais parrudos...
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 11:36
A tem um video do PQP que ele fala que as vezes investir em melhores rolamentos e movimento central também trazem um bom resultado, aqui a gente deixa o peso de lado e reduz a perda mecânica causada pelo atrito... É outro ponto que rodas mais avançadas te ajudarão...

Editado por rafael_rtg - 04 Abr 2019 as 11:37
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 12:31
Putz, vc mostra com contas e a galera nao acredita. Galileu, ajuda aqui LOL

Mas vamos la, vou tentar explicar de novo: mesmo um modelo simplificado e' capaz de estimar bem as ordens de grandeza. 

Se vc tem interesse em modelos mais elaborados, veja esses dois artigos da Wiki, que remete aas referencias originais. 

https://en.wikipedia.org/wiki/Bicycle_and_motorcycle_dynamics

https://en.wikipedia.org/wiki/Bicycle_performance

No ultimo artigo levam em conta varias outras variaveis. Mas a conclusao sera' muito proxima das que coloquei aqui.

"Reducing the weight of the bike + rider by 1 kg would increase speed by 0.01 m/s at 9 m/s on the flat (5 seconds in a 32 km/h (20 mph), 40-kilometre (25 mile) TT). The same reduction on a 7% grade would be worth 0.04 m/s (90 kg bike + rider) to 0.07 m/s (65 kg bike + rider). If one climbed for 1 hour, saving 1 lb would gain between 69 metres (225 ft) and 110 m (350 ft) – less effect for the heavier bike + rider combination (e.g., 0.06 km/h (0.04 mph) * 1 h * 1,600 m (5,200 ft)/mi = 69 m (226 ft))."

Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

 posso afirmar com todas as palavras: rodas mais leves fazem uma grande diferença na bike, arrisco dizer que faz mais diferença que um quadro mais leve...

Tambem posso afirmar com todas as palavras: a Terra e' plana! LOL

Voltar ao Topo
Flz Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Ago 2017
Florianópolis
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Flz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 12:49
Na verdade a energia cinética rotacional do conjunto roda + Pneu é dado por

E = (1/2)Iw²

I = Momento Inercial da Roda + Pneu
w = Velocidade Angular

A velocidade Angular tem uma relação direta com a velocidade linear e o raio, então é fácil relacionar com a velocidade do ciclista. Mas o momento de inércia é bem diferente da massa da roda. O momento de inércia leva em consideração a distribuição de massa dos componentes em relação ao raio de rotação. Isso, faz com que seja diferente tirar peso dos raios ou do aro ou do pneu.

Fazendo um modelo simplificado, poderíamos dizer que 

I,total = I,raios + I,aro + I,pneu

Podendo simplificar cada momento de inércia pela tabela https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_momentos_de_in%C3%A9rcia

Não fiz as contas, mas se alguém estiver interessado fica a dica.


OBS: Em uma reta, totalmente plana, sem ação do vento, teoricamente não importa o peso da roda, pois uma vez que tu coloca a energia no sistema (faz a bike atingir a velocidade cruzeiro) seria necessário vencer apenas os atritos da bike (componentes, etc...) que devem ser iguais, considerando mesma geometria, e qualidade de componentes iguais. Portanto, esse tipo de cálculo não é uma boa maneira de avaliar quanto de esforço o ciclista irá fazer, visto que depende do tipo de terreno e outros fatores.


Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

um modelinho melhor realmente e' levar em conta a massa inercial das rodas. nesse caso a energia cinetica (basicamente, rotacao + translacao) e' dada por:

E = (1/2)mv^2 + 2Mv^2

sendo

m=massa ciclista + massa quadro=60+8=68kg

M=massa de uma das rodas=2kg

Fazendo as mesmas continhas de antes, tirando 170g no conjunto de rodas, o ganho do tempo sera' de 2 segundos em 5km. Em 100 km, sera de 40 segundos.

Se vc pensar em v como uma velocidade media ao longo do trajeto, independente se teve subida ou descida, o resultado e' o mesmo . Claro q esse e' um modelo simplinho, e' so' p ter ideia das ordens de grandeza. Sei que e' dificil aceitar, mas e' o q a Fisica diz.

Esse e' o ponto: vc pode ganhar, mas vai ser alguns segundos ou minutos em um longo trajeto. Ai cabe avaliar a necessidade de cada um.

Se vc ta no nivel onde 1 minuto pode te levar ao podio, vai la e compra. Vc tb pode comprar por ser um entusiasta (eu me considero um moderado LOL), tb nao tem problema. So' respondi ao nosso amigo com o pouquinho de Fisica pq ele perguntou.

*****************

Um exemplo para pensar: duas rodas (aros) com o mesmo formato. So' a massa delas difere. Uma tem 100kg e a outra 1kg. Vc solta elas em uma rampa e elas rolam sem deslizar (nao perdem energia). Qual delas vai chegar com velocidade maior no final da rampa?

Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 13:48
Originalmente postado por Flz Flz escreveu:

Na verdade a energia cinética rotacional do conjunto roda + Pneu é dado por

E = (1/2)Iw²

I = Momento Inercial da Roda + Pneu
w = Velocidade Angular

A velocidade Angular tem uma relação direta com a velocidade linear e o raio, então é fácil relacionar com a velocidade do ciclista. Mas o momento de inércia é bem diferente da massa da roda. O momento de inércia leva em consideração a distribuição de massa dos componentes em relação ao raio de rotação. Isso, faz com que seja diferente tirar peso dos raios ou do aro ou do pneu.

Fazendo um modelo simplificado, poderíamos dizer que 

I,total = I,raios + I,aro + I,pneu

Podendo simplificar cada momento de inércia pela tabela https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_momentos_de_in%C3%A9rcia

Não fiz as contas, mas se alguém estiver interessado fica a dica.

Considere a roda como sendo apenas um aro de massa M para calcular o momento de inercia, o que vai ser uma otima aproximacao, e mais ainda, nao vai mudar quase nada de uma roda para a outra. 

Mas vamos la: a energia de um um aro rolando sem deslizar (isso e' importante) vai ser:

Eroda= (1/2) I w^2 + (1/2) M v^2

onde w e' a vel angular e v a velocidade do centro de massa. (a mesma da bike como um todo). Como a rola sem deslizar, temos

w=v/R

O momneto de inercia de um aro e' dado por

I = MR^2

Substitui isso em Eroda, e encontra:

Eroda = Mv^2

Ai vc multiplica por dois pq tem duas rodas, e acha a formula anterior (bike + rodas).
 

Shocked



Originalmente postado por Flz Flz escreveu:

OBS: Em uma reta, totalmente plana, sem ação do vento, teoricamente não importa o peso da roda, pois uma vez que tu coloca a energia no sistema (faz a bike atingir a velocidade cruzeiro) seria necessário vencer apenas os atritos da bike (componentes, etc...) que devem ser iguais, considerando mesma geometria, e qualidade de componentes iguais. Portanto, esse tipo de cálculo não é uma boa maneira de avaliar quanto de esforço o ciclista irá fazer, visto que depende do tipo de terreno e outros fatores.

 

Por favor leia o artigo wiki que postei se quiser modelos mais realistas.


Editado por pimenta86 - 04 Abr 2019 as 13:48
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 14:01
Parabéns heim pessoal, o assunto foi para outro nível kkk... 

Agora so falta um profissional da área de programação e elaborar um simulador virtual para analisar todas as variáveis possíveis.. kkk
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 14:08
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Parabéns heim pessoal, o assunto foi para outro nível kkk...

Mas e aí... o cara deve ou não mexer nas rodas? LOL

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Agora so falta um profissional da área de programação e elaborar um simulador virtual para analisar todas as variáveis possíveis.. kkk


Tem caracteres da física que nem existem no meu teclado.LOL

Brincadeiras a parte, acho massa quando o desenvolvimento do tópico é levado a sério e com argumentos.

- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 14:14
Eu acho que vc deveria comprar as melhores rodas que vc puder , tipo se tiver 5 mil reais pra gastar nelas gaste , vai ficar show de bola a bike.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 14:37
Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

Um exemplo para pensar: duas rodas (aros) com o mesmo formato. So' a massa delas difere. Uma tem 100kg e a outra 1kg. Vc solta elas em uma rampa e elas rolam sem deslizar (nao perdem energia). Qual delas vai chegar com velocidade maior no final da rampa?


Em um modelo teórico sem forças externas elas chegam juntas. No mundo real (planeta Terra) obviamente a roda mais pesada chega com maior velocidade.

A propósito, aquela afirmação de que uma pena e uma bola de beliche caindo de uma mesma altura no vácuo chegam ao chão no mesmo tempo foi provado empiricamente
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 15:26
As condicoes estao colocadas no exercicio. Na vdd rolar sem deslizar so' e' possível com a forca de atrito , alem da forca da gravidade. Acontece no mundo real (que alias e' obviamente plano).
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 15:50
O Race King ProTection é bastante resistente... Além de mais leve ele é um dos pneus com menor resistência ao rolamento.
O Thunder Burt é outro pneu com rr bem baixa, mas não conheço a resistência dele.
Os Maxxis até onde sei estão bem atrás de Continental e Schwalbe.


Editado por miniic - 04 Abr 2019 as 15:51
Voltar ao Topo
TheBombBR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Belzonte
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheBombBR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 17:02
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Originalmente postado por TheBombBR TheBombBR escreveu:

ahhh tinha me esquecido, sobre o peso corporal, emagreci de 81kg pra 73kg de agosto pra cá, tenho 1,80m, abaixo desse peso ja basta a ser bastante sofrido rsrs.

Amigo, esse assunto parece mimimi mas não é. Provavelmente vc perdeu isso daí em peso e não efetivamente emagreceu isso tudo...

Vc sabe seu percentual de gordura? Pelo seu nível competitivo suponho estar por volta de 12 a 17% do seu peso. O froome por exemplo corre o TDF por volta de 5% ( https://www.ativo.com/experts/segredo-desempenho-de-chris-froome/ - https://www.ativo.com/experts/segredo-desempenho-de-chris-froome/). Não é uma comparação, é uma informação.

Talvez vc conseguisse melhorar sua composição corporal, logo melhorará sua relação peso x potencia, mesmo sem perder peso.

Vou me usar de cobaia: por n motivos eu ganhei 10kg de peso em dezembro. Cheguei a 28% de gordura. Em janeiro voltei a treinar e seguir uma rotina. Os 10 kg foram embora. Entrei na academia em fevereiro, em 2 meses eu perdi mais 2 kg na balança, mas meu percentual de gordura já está em 16%. Ou seja, ganhei músculos e deixei de lado peso morto. 

ENFIM, como já foi dito, o local para discussão do meu ponto não é aqui. Aqui é abaixar peso da bike a qualquer custo rs


Quando tinha 81kg meu percentual ja era 12%, pra chegar nesse peso perdi mais gordura e massa magra que não era necessaria para o esporte rsrs, esteticamente to bem feio kkkkkk


Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Primeiro rode com a bike, sinta ela, analise seus tempos no strava, ele serve para isso e não para ficar brigando pelo kon...

Você tem uma bike mais atual, boost, rodas mais largas, pneus mais parrudos, so que em um conjunto de rodas mais pesadas, porem todas os outros fatores positivos podem anular esse único ponto negativo... 

Como você compete, guarde dinheiro e mais para frente você poderia trocar a roda toda e não apenas os aros, conseguindo talvez um UP de mais de 170 gramas apenas, ai sim eu viria vantagem... Um roda com aros mais largos, visto que os 17mm da Everest esta meio desatualizado, talvez algo acima de 19mm... Elas casam melhor com o conjunto atual, Boost e pneus mais parrudos...

Ja bati tempos com a bike, nos mesmos percursos, com certeza anularam... a dúvida era só a diferença mesmo entre o peso de uma e a outra em duas bikes iguais qual seria a diferença, chegando nesse valor eu teria uma base de ganho de performance fazendo o upgrade na nova, mas ela de fato ja é bem superior a antiga.

sobre os aro, a versão everest 2019 ja teve um upgrade pra 20mm suportando pneus até 2.35.


Originalmente postado por misera misera escreveu:

Eu acho que vc deveria comprar as melhores rodas que vc puder , tipo se tiver 5 mil reais pra gastar nelas gaste , vai ficar show de bola a bike.

o que eu queria chegar é ver se  até quando vale a pena, tendo em vista que o dinheiro não ta sobrando rsrs. 

Exemplificando, vamos supor que a roda de 5mil, reduza 200g, essas 200g eu teria uma economia de esforço de 5% nas mesmas condições... neste caso pra mim não valeria a pena o investimento, sacou?

Obrigado a todos que estão colaborando com o tópico, muito bacana.
 


Voltar ao Topo
TheBombBR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Belzonte
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheBombBR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 17:06
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

O Race King ProTection é bastante resistente... Além de mais leve ele é um dos pneus com menor resistência ao rolamento.
O Thunder Burt é outro pneu com rr bem baixa, mas não conheço a resistência dele.
Os Maxxis até onde sei estão bem atrás de Continental e Schwalbe.

 Race King ProTection é 2.2, nesse caso tenho o pirelli scorpion que gostei basante, to gostando de pneu mais largo

achei o Thunder Burt 2.25 mas 500 reais aperta



Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 17:08
Bom, o que eu disse não serve pra você!

Eu que to opinando errado no lugar errado.

Foi mals
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 17:21
No caso vale a pena se vc está disputando o campeonato brasileiro tentando uma vaga nas olimpíadas , mais se esse não é o caso e a grana não está sobrando esquece isso.
Voltar ao Topo
MERIDA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jan 2019
PLN
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MERIDA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 17:58
Coloca um garfo rigido.
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 21:10
agora q cheguei em casa depois de uns vinhos e vim aqui percebi q talvez tenha sido sarcastico/maldoso demais, peco desculpas se alguem se ofendeu, nao foi minha intencao. Estou dizendo isso pq fisica e' minha profissao, e meu papel deve ser compartilhar o que ja aprendi respeitando o conhecimento dos outros.

um ponto e' que fisica nao leva em conta fatores emocionais. por exemplo, a satisfacao e motivacao de ter um novo par de rodas 100g ou 200g mais leves. acho q isso pode sim fazer diferenca.

de todo jeito, melhor q teoria sao experimentos. pensei em um teste (nao cientifico) caso alguem queira fazer. a ideia e' ver qual a influencia de 0.5 kg ou um pouco mais na massa do quadro. nas rodas ja e' mais dificil. com mais estrutura (galera do pedal.com.br?) seria possivel fazer testes mais interessantes, pensar alguns testes cegos com mais ciclistas, ... muita teoria dos ciclistas poderiam cair (ou nao).

um jeito e' usar a garrafinha de agua. digamos marque 10 subidas ou 10 trechos retos, ou o q quiser testar (quanto mais melhor). peca que alguem, sem q vc saiba, encha a garrafinha em metade dos dias, e a deixe fazia na outra metade dos dias, aleatoriamente.

e' importante que vc nao saiba se ha agua ou nao na garrafinha, p nao contaminar a brincadeira.

no trecho escolhido (tem q ser o mesmo trecho), de o seu melhor. anote as medias do segmento do strava de cada dia. quando terminar, vc pega com a pessoa os dias que ela encheou/ nao encheu a garrafinha, e faz a media das medias de cada conjunto de dias.

com isso vc vai ter uma ideia da diferenca que .5kg ou o quanto couber na sua garrafinha faz no seu desempenho. so' para ter uma ideia mesmo, p ser mais confiavel teria q ser mais controlado.



saudacoes a todos e bons pedais


Editado por pimenta86 - 04 Abr 2019 as 21:17
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 23:06
Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

agora q cheguei em casa depois de uns vinhos e vim aqui percebi q talvez tenha sido sarcastico/maldoso demais, peco desculpas se alguem se ofendeu, nao foi minha intencao. Estou dizendo isso pq fisica e' minha profissao, e meu papel deve ser compartilhar o que ja aprendi respeitando o conhecimento dos outros.

um ponto e' que fisica nao leva em conta fatores emocionais. por exemplo, a satisfacao e motivacao de ter um novo par de rodas 100g ou 200g mais leves. acho q isso pode sim fazer diferenca.

de todo jeito, melhor q teoria sao experimentos. pensei em um teste (nao cientifico) caso alguem queira fazer. a ideia e' ver qual a influencia de 0.5 kg ou um pouco mais na massa do quadro. nas rodas ja e' mais dificil. com mais estrutura (galera do pedal.com.br?) seria possivel fazer testes mais interessantes, pensar alguns testes cegos com mais ciclistas, ... muita teoria dos ciclistas poderiam cair (ou nao).

um jeito e' usar a garrafinha de agua. digamos marque 10 subidas ou 10 trechos retos, ou o q quiser testar (quanto mais melhor). peca que alguem, sem q vc saiba, encha a garrafinha em metade dos dias, e a deixe fazia na outra metade dos dias, aleatoriamente.

e' importante que vc nao saiba se ha agua ou nao na garrafinha, p nao contaminar a brincadeira.

no trecho escolhido (tem q ser o mesmo trecho), de o seu melhor. anote as medias do segmento do strava de cada dia. quando terminar, vc pega com a pessoa os dias que ela encheou/ nao encheu a garrafinha, e faz a media das medias de cada conjunto de dias.

com isso vc vai ter uma ideia da diferenca que .5kg ou o quanto couber na sua garrafinha faz no seu desempenho. so' para ter uma ideia mesmo, p ser mais confiavel teria q ser mais controlado.



saudacoes a todos e bons pedais

Tratando-se de peso das rodas, seria conveniente colocar os 500g de agua nas rodas (encher as câmaras) e fazer o mesmo percurso. Tenho a impressão que o resultado será diferente nas 2 situações (garrafinhas VS câmaras). Empiricamente, reacelerar repetidas vezes demandaria quantidade de energia maior. 

Seria um teste legal, mas muito trabalhoso.

Pessoalmente, sou de parecer favorável à aquisição das melhores rodas que o orçamento permitir! (sou entusiasta... mas pobrinho)...

Grande abraço. 
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2019 as 09:56
Atente-se que essa medição não é padronizada. A diferença de 0.05 é bem pequena, menor que a variação de como os fabricantes declaram o tamanho.
Esses Pirelli são pneus super baratos, chineses, e são bem finos. O 2.2 parece mais com um 2.0.

Pneu não é só questão de peso. A potência dissipada (resistência a rolagem) contribui diretamente para menores velocidades / menor eficiência / maiores tempos de percurso.

Colocar um pneu mais leve e com menor resistência a rolagem vai te dar um resultado maior que reduzir o peso dos aros.

Originalmente postado por TheBombBR TheBombBR escreveu:

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

O Race King ProTection é bastante resistente... Além de mais leve ele é um dos pneus com menor resistência ao rolamento.
O Thunder Burt é outro pneu com rr bem baixa, mas não conheço a resistência dele.
Os Maxxis até onde sei estão bem atrás de Continental e Schwalbe.

 Race King ProTection é 2.2, nesse caso tenho o pirelli scorpion que gostei basante, to gostando de pneu mais largo

achei o Thunder Burt 2.25 mas 500 reais aperta



Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2019 as 10:01
Outra coisa que ajuda a reduzir resistência a rolagem, está rodando tubeless?
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2019 as 10:12
Apenas para considerar, colocando os Thunder Burts o peso vai reduzir mais que mexendo na roda e ainda ganha redução na resistência a rolagem.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2019 as 10:16
E os Speed King / Race King Race Sport são ainda mais leves que o Thunder Burt pelo que me lembro :)
Voltar ao Topo
TheBombBR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Belzonte
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheBombBR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2019 as 11:29
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:


Pessoalmente, sou de parecer favorável à aquisição das melhores rodas que o orçamento permitir! (sou entusiasta... mas pobrinho)...

Grande abraço. 

(sou entusiasta... mas pobrinho)...

Eu tb! kkkkkk

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Atente-se que essa medição não é padronizada. A diferença de 0.05 é bem pequena, menor que a variação de como os fabricantes declaram o tamanho.
Esses Pirelli são pneus super baratos, chineses, e são bem finos. O 2.2 parece mais com um 2.0.

Pneu não é só questão de peso. A potência dissipada (resistência a rolagem) contribui diretamente para menores velocidades / menor eficiência / maiores tempos de percurso.

Colocar um pneu mais leve e com menor resistência a rolagem vai te dar um resultado maior que reduzir o peso dos aros.

Originalmente postado por TheBombBR TheBombBR escreveu:

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

O Race King ProTection é bastante resistente... Além de mais leve ele é um dos pneus com menor resistência ao rolamento.
O Thunder Burt é outro pneu com rr bem baixa, mas não conheço a resistência dele.
Os Maxxis até onde sei estão bem atrás de Continental e Schwalbe.

 Race King ProTection é 2.2, nesse caso tenho o pirelli scorpion que gostei basante, to gostando de pneu mais largo

achei o Thunder Burt 2.25 mas 500 reais aperta


Concordo plenamente com sua avaliação, mas ao pesquisar sobre os pneus eu tive alguns receios, que talvez vc possa me informar se ja tiver usando.

Optei pelos pirellis pela sua resistência a cortes, antes dele tive alguns modelos specialized, e maxxis (sem ser exo) e rasguei TODOS, sim... sou bem grosso pra andar kkkkk

Foi o único que eu consegui me adaptar, e por ser de borracha mais dura, ja consegui correr provas até com 20 libras, pesando 80kg!

Lado negativo dele: Ser fino, com isso perde-se muito na caracteristicas de um pneu mais largo que não precisamos entrar em detalhes aqui.

Meios treinos de MTB, passam por todo tipo de terreno, cascalho branco (bolinhas redondas), minério, rock garden de pedras soltas e presas,partes molhadas, secas...passo nesses trajetos subindo e descendo, então por isso eu preciso de um pneu misto, não pode ser o mais rapido e também não pode ser o mais cravudo.

Corri 3 provas esse ano

1 - prova seca XCM, o pirreli se saiu excelente
2 - prova na chuva XCM, tive algumas dificuldades com pirelli, não era lama, era terra batida e escorregadia, mas consegui me virar
3 - XCO úmido e seco, o pneu foi uma decepção total, mas era de se esperar, as subidas com pedras o pneu escorregava e nas subidas com raizes também, perdi muito tempo.

O pneu é um perfil de boa rolagem, mas tem esses contras, se fosse mais largo, talvez diminuiria isso "um pouco".

Prioridade pra mim seria então resistência a corte e um pneu que vai mediano em todos os terrenos, o resto a gente tenta compensar na tecnica.

Esses pneus parecem muito interessantes, mas frageis, pelo que li são recomendados mais para maratonas, em um rock garden podem ficar pelo caminho.

Gostaria de ver eles por perto e pegar nas laterais do pneu pra ter uma noção, pelo menos disso eu entendo em um anos foram uns 5 tipos de pneu kkkkkk

Esses pneus teriam esse perfil? Existem outros pra recomendar? De fato achei os crossmarks bem pesados.


Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Outra coisa que ajuda a reduzir resistência a rolagem, está rodando tubeless?

Sim, estou. Impossivel rodar sem rsrssr

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

E os Speed King / Race King Race Sport são ainda mais leves que o Thunder Burt pelo que me lembro :)

Meu problema é a resistÊncia, prefiro priorizar ela ao peso. Mas os crossmarks estão exageradamente pesados, parece pneu de arame kkkkk




preciso achar um meio termo, acho que o caminho mais rápido e sensato seria trocar os pneus, mas diante do perfil apontado acima.... qual?
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2019 as 11:41
O Race King ProTection é extremamente bruto, duvido muito que vá sentir falta de resistência com ele.
Na frente vc pode usar um Rocket Ron.

Outra sugestão é treinar com esses pneus que já tem e usar pneus com menor proteção e consequentemente menor peso e menor resistência a rolagem para as provas.
Voltar ao Topo
JcFiebig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2016
P. das Missões
Offline
Mensagens:428
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JcFiebig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2019 as 15:58
Eu acho que se considerarmos apenas o peso das rodas para definir o quanto uma é melhor que outra estaremos sendo muito superficiais.
Talvez eu esteja falando bobagem, mas fiquei com uma dúvida...
O peso rotacional é uma variável importante, isso não se discute, mas e a qualidade dos componentes dessa roda? 
Um rolamento mais pesado, porém com melhor rolagem, menos atrito, lubrificação mais eficaz, melhor eliminação de resíduos, etc. não seria melhor que um rolamento leve, que gere mais atrito e tenha rolagem inferior? O desenho aerodinâmico da roda, mesmo que no MTB seja menos relevante que nas estradeiras, é um fator importante a se analisar tb e geralmente impacta no peso total do aro. Até mesmo o formato dos raios é um fator relevante, e pelo que entendi até agora nenhum desses itens foram levados em consideração.
Acho que tem muitas variáveis a mais a se analisar do que unicamente o peso... 
Lembrando tb que, embora a subir o peso atrapalhe, a descer ele é um alento. Só quem já tentou emparelhar com um gordinho na descida sabe o que é isso! LOL

https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2019 as 18:16
Há um outro fator que não pode ser esquecido: a rigidez da roda.
Uma roda com boa rigidez aproveita melhor a potência aplicada, trazendo melhor desempenho que uma roda molenga que se torce toda quando se pelada com bastante potência (sobretudo pra ciclistas fortes).
As Everest em geral tem uma rigidez satisfatória, quando tensionadas corretamente. Tem umas rodas (em geral montadas a mão de qualquer jeito) que são tão "moles" que mesmo sendo leves, são horríveis pra pedalar forte.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X