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Tradição colombiana no ciclismo de estrada

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RafaCesino Ver Drop Down


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    Postado: 30 Mar 2019 as 20:36
Pessoal, depois de voltar a pedalar mais seriamente de mtb resolvi investir também em uma speed. Sempre tive muito interesse por roadbikes e agora cai de cabeça nesse mundo das roads. E como todo novato( minha experiência com speed resume -se a uma velha monark 10 em 1994) estou buscando me atualizar nesse mundo dos pneus fininhos!
Acompanhando mais de perto as provas percebi a grande quantidade de ciclistas colombianos que correm o world tour com grande performance. Ao que se deve essa tradição da Colômbia no ciclismo de estrada? O que nos faz ficar com tão pouca representatividade nesse esporte?

Apenas curiosidade de um novato nesse esporte fantástico que é o ciclismo de estrada.

Editado por RafaCesino - 30 Mar 2019 as 20:37
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Não sei se é o caso, mas descobri através do ciclismo, que existe uma grande comunidade de colombianos na Espanha - de Barcelona até Girona, conheci vários através do ciclismo...
Se pesar por isso, uma grande parte dos ciclistas brasileiros, TAMBÉM reside fora do país...

Acredito que entre outras coisas, o relevo da Colômbia favoreça isso, tal como o da Suíça...

Apenas acho, nada que ligue os fatos...
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zoda Ver Drop Down


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são paulo
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Já fui a Colômbia. Eles adoram ciclismo de estrada. Em Bogotá tem várias lojas. Tem uma rua de uns 5 quarteirões só de lojas de bicicletas. Tinha de tudo, até loja de quadro sobre medida. Fora isso, tem o fator altitude. Eles nascem, e treinam em altitude, isso torna-se uma vantagem. TB são bons em ciclismo de pista. Fora que o transporte via bicicleta é altamente valorizado pelos governantes.
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RafaCesino Ver Drop Down


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Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Já fui a Colômbia. Eles adoram ciclismo de estrada. Em Bogotá tem várias lojas. Tem uma rua de uns 5 quarteirões só de lojas de bicicletas. Tinha de tudo, até loja de quadro sobre medida. Fora isso, tem o fator altitude. Eles nascem, e treinam em altitude, isso torna-se uma vantagem. TB são bons em ciclismo de pista. Fora que o transporte via bicicleta é altamente valorizado pelos governantes.


Uma breve pesquisa descobri que o ciclismo é o segundo esporte do país, ficando apenas atrás do futebol. Isso explica muita coisa.
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RafaCesino Ver Drop Down


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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Não sei se é o caso, mas descobri através do ciclismo, que existe uma grande comunidade de colombianos na Espanha - de Barcelona até Girona, conheci vários através do ciclismo...
Se pesar por isso, uma grande parte dos ciclistas brasileiros, TAMBÉM reside fora do país...

Acredito que entre outras coisas, o relevo da Colômbia favoreça isso, tal como o da Suíça...

Apenas acho, nada que ligue os fatos...


Ismah, mas mesmo tendo muitos ciclistas brasileiros residindo fora não os vemos no pro tour. Já colombianos são aos montes e fazendo bonito.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Bom Princípio/R
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Na correria que eu tava, acabou que não fui nada claro, desculpe!
Estava pensando no MTB, onde nós temos excelente representação.
Aqui, o ciclismo propriamente dito, não é popular - apesar de nos meados de 2000, parece ter dado uma guinada, e perdeu espaço na sequência. Nisso, acredito que o baixo número de praticantes, as más condições para a prática, o alto custo das provas, entre outros, desfavoreça a promoção do esporte... Consequentemente, sem base, sem grandes atletas...
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TomSemFreio Ver Drop Down
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Além do gosto pelo esporte, o relevo do país favorece.

Antonio Carlos
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zoda Ver Drop Down


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são paulo
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É só lembrar dos narco traficantes. O irmão mais velho do Pablo Escobar tinha uma oficina de bicicletas, o mais novo era incentivado pela família para se tornar um corredor. O Abadia, quando foi preso em São Paulo, tinha algumas bikes de estrada. Foram a leilão junto com sapatilhas, capacetes, e outro acessórios. Diz a lenda que ele não economizava nas lojas paulistanas.
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Acho que esse fator se deve a colonização, note que nos países da América do Sul que foram colonizados pelos espanhóis tem uma cultura totalmente diferente da nossa. A relação da Espanha com os países colonizados é muito mais próxima que a de Portugal com o Brasil.
No Uruguai a bike é forte, na Colômbia também e veja o quanto os argentinos curtem o cicloturismo.
E ciclista português? A representatividade é quase semelhante a do Brasil. Talvez também o nosso biotipo não favoreça. A não ser que tenha uma descendência italiana ou francesa.
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RafaCesino Ver Drop Down


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E para corroborar hoje o colombiano Miguel Angel López venceu a volta da Catalunha. Sete dias de prova e ele definiu o título na quarta e quinta etapas ( etapas fortes de montanha ).

Realmente a escola colombiana é fortíssima.
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zoda Ver Drop Down


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são paulo
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Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Acho que esse fator se deve a colonização, note que nos países da América do Sul que foram colonizados pelos espanhóis tem uma cultura totalmente diferente da nossa. A relação da Espanha com os países colonizados é muito mais próxima que a de Portugal com o Brasil.
No Uruguai a bike é forte, na Colômbia também e veja o quanto os argentinos curtem o cicloturismo.
E ciclista português? A representatividade é quase semelhante a do Brasil. Talvez também o nosso biotipo não favoreça. A não ser que tenha uma descendência italiana ou francesa.


Rui Costa, campeão mundial de estrada em 2013. Tiago Ferreira, campeão mundial MTB maratona, em 2016. Ambos portugueses.
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Acho que esse fator se deve a colonização, note que nos países da América do Sul que foram colonizados pelos espanhóis tem uma cultura totalmente diferente da nossa. A relação da Espanha com os países colonizados é muito mais próxima que a de Portugal com o Brasil.
No Uruguai a bike é forte, na Colômbia também e veja o quanto os argentinos curtem o cicloturismo.
E ciclista português? A representatividade é quase semelhante a do Brasil. Talvez também o nosso biotipo não favoreça. A não ser que tenha uma descendência italiana ou francesa.


Rui Costa, campeão mundial de estrada em 2013. Tiago Ferreira, campeão mundial MTB maratona, em 2016. Ambos portugueses.


👍 Mesma representividade dos colombianos, só que não.

Mauro Ribeiro, campeão mundial junior 1982🇧🇷
Henrique Avancini campeão mundial de maratona xc 2018🇧🇷


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am.araujo Ver Drop Down
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O relevo do país ajuda e existe muito incentivo por parte do governo, logo o ciclismo se tornou popular por lá.
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Link dos atletas de acordo com a nacionalidade que estão no word tour, já que estamos falando de ciclismo de estrada.

https://www.procyclingstats.com/statistics/nations/nr-active-riders

Como minha referência foram os países colonizadores e não os colonizados acho que tem algum sentido.
78 espanhóis e 27 colombianos.
10 portugueses e 1 brasileiro.

Editado por Hugobh77 - 31 Mar 2019 as 22:26
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RafaCesino Ver Drop Down


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Matéria de 2016, pré jogos do Rio, onde aponta z Colômbia como sendo o segundo país mais forte no ciclismo. No fim da matéria tem o link para a segunda parte:

http://www.digitalcycling.com.br/2016/06/02/colombia-o-segundo-pais-mais-poderoso-do-ciclismo-e-as-olimpiadas/
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jh1991 Ver Drop Down


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Qual prova relevante tem o Brasil? Nenhuma


Na argentina temos o Tour de San Juan. No Uruguai semana que vem tem a volta do Uruguai.

No Brasil o ciclismo de estrada está quase reduzido somente ao doping. Quem vai contra isso é quase uma exceção.


Editado por jh1991 - 01 Abr 2019 as 12:59
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Falta de tradição (pode ser determinado pela colonização como já mencionado)...

Falta de incentivo, o Brasil ate pouco tempo era o País do futebol, e não havia foco, investimento e patrocínio nos demais esportes... Quando se investi no ciclismo, é natural os o fortalecimento do ciclismo de estrada e de pista... Aqui o MTB cresceu como um hobby.... 

Os dois pontos acima criaram a falta de cultura, que gera desrespeito pelos não praticantes, por isso temos uma frota de motoristas que não estão acostumados a conviver com ciclistas de estrada... 
A maioria acha que bicicleta é um meio de lazer, um "brinquedo", que deve ficar restrito a ciclovias, praças e calçadas... E não adianta a lei dizer outra coisa, se não houver conscientização, não vai mudar.... 
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Rafael, este fim de semana estava conversando com dois amigos, um começou a pedalar como deslocamento ao trabalho, ele é sargento da PMMG e estava comentando do desrespeito que há dos motoristas e motociclistas, disse que tem hora que dá vontade de pegar a PT e sapecar um. O outro tem vontade de começar a pedalar aí, comentei sobre esta questão da pessoas acharem que a bicicleta é um brinquedo, por isso nos acham moleques, que quem sai cedo pra treinar é um atòa. Infelizmente é nossa triste realidade.
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jh1991 Ver Drop Down


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Não acho que seja influência da colonização e sim a forma que se deu após a colonização.

Brasileiros fazem chacota dos portugueses, os outros latinos (acho) não fazem com os espanhóis. Quem estudou a proclamação da república fora do Ensino Médio sabe a aversão que os portugueses que ficaram por aqui tiveram. D. Pedro II tinha 3 dias pra sair do Brasil...

Talvez por esse saudosismo e a não ruptura total da colonização o ciclismo é forte. 

Se olharmos Portugal x Espanha, exceto pela Vuelta, o ciclismo (parece que) é mais forte em Portugal. Os 3 maiores clubes esportivos de lá (Porto, Benfica e Sporting) tem equipes de ciclismo. Barcelona e Real Madrid não tem.

Na Espanha ainda tem a movistar, que tem interesses econômicos na Colômbia por exemplo. Uma das hipóteses da renovação contratual do (escalador sem ataque rs) Nairo é esse interesse.



Editado por jh1991 - 01 Abr 2019 as 13:00
Se inscrevam no youtube.
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zoda Ver Drop Down


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são paulo
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Por que o Brasil se destaca em judô, natação (pela falta de incentivo até que tem alguns ótimos atletas), skate? Por que a molecada começa bem cedo nesses esportes. Nas décadas de 70-80, era comum na classe média os moleques irem para o judô e natação. Então naturalmente aparecem destaques nesses esportes, mesmo com a total ausência de incentivo governamental. Quantos moleques de 12,13,14,15,16,17,..., Vcs encontram pedalando no dia a dia. Ciclismo amador no Brasil, em grande parte, é lazer para maiores de 30 anos.
Já tive a oportunidade de ir a Portugal duas vezes, e te garanto, existem muitos ciclistas treinando nas estradas de lá. TB vi muitos ciclistas de MTB.
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RuanRAC Ver Drop Down
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vcs já conversaram com alguém que não pedala?

o primeiro fato sobre pedalar na rua é  "isso é perigoso!!!", até a pessoa se libertar desse medo (muitos não o fazem nunca) dá 25-30-40 anos..

Se o moleque pudesse ir pra escola de bike acho que parte do problema seria resolvido, até pq bike é caro mas vejo neguinho andando de iphone no busão direto, usando tênis de 500-1000 reais e gastando em bens de consumo mequetrefes o que os pais não têm, se o cara gostasse de bike mesmo iria dar os pulos para ter uma bike descente.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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StFred Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2019 as 15:05
Além de tudo que vocês mencionaram, ainda tem o "custo Brasil". Pra jogar futebol, "qualquer" bola serve; campos tem aos montes. Com 200 conto o cara compra uma bola e uma chuteira oficial pra treinar em clubinhos.

Agora vai inventar de pedalar um pouco mais sério e treinar... A bike mais 'básica' pra fazer estrada (algo com geometria e STIs seria um bom começo) o cara já gasta no mínimo 3k numa bike nova. Mais camisa e um bretelle já se vão mais uns 300tão por baixo. Se por luva, sapatilha e um velocímetro na bike, senta que lá vem mais uns 500tão... Tudo isso aliado ao risco de ser assaltado ou morrer atropelado. Nessa brincadeira se vão 4k, o que pra realidade de muita gente é muito dinheiro.
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2019 as 15:24
Ciclismo não é um esporte barato nem la fora, na verdade nenhum esporte quando se quer levar a serio é barato, um cara que pedala com a gente disse que pagou 980 na raquete de tênis de mesa que ele compete... 

Porem aqui o negocio fica um pouco mais complicado devido aos impostos, não temos beneficios fiscais, e o mercado é fechado por um lobbyng que diz que temos que taxar os importados para "defender" a produção nacional...

Eu sou daqueles que esporte é saúde... Defendo a isenção para produtos esportivos, na produção nacional em todos os estados, e não apenas em Manaus... E estipular um valor X para importação... Ex. Produtos ate $3.000 dólares...

Iria dar um puta incentivo para os iniciantes...



Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Além de tudo que vocês mencionaram, ainda tem o "custo Brasil". Pra jogar futebol, "qualquer" bola serve; campos tem aos montes. Com 200 conto o cara compra uma bola e uma chuteira oficial pra treinar em clubinhos.

Agora vai inventar de pedalar um pouco mais sério e treinar... A bike mais 'básica' pra fazer estrada (algo com geometria e STIs seria um bom começo) o cara já gasta no mínimo 3k numa bike nova. Mais camisa e um bretelle já se vão mais uns 300tão por baixo. Se por luva, sapatilha e um velocímetro na bike, senta que lá vem mais uns 500tão... Tudo isso aliado ao risco de ser assaltado ou morrer atropelado. Nessa brincadeira se vão 4k, o que pra realidade de muita gente é muito dinheiro.


Editado por rafael_rtg - 01 Abr 2019 as 15:30
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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flaviosplatter Ver Drop Down
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Guarulhos
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Subida... Os caras nascem nas pirambas. Brasileiro é preguiçoso e só gosta de fazer passo no plano....
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am.araujo Ver Drop Down
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Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Eu sou daqueles que esporte é saúde... Defendo a isenção para produtos esportivos, na produção nacional em todos os estados, e não apenas em Manaus... E estipular um valor X para importação... Ex. Produtos ate $3.000 dólares...

Iria dar um puta incentivo para os iniciantes...


Exatamente isso, esporte é uma ótima alternativa pra tirar jovens da bagunça e colocar eles pra praticar algo sério, que exige esforço e dedicação, qualidades que se carrega pro resto da vida. Se o governo tivesse essa visão de incentivar todo tipo de esporte, teríamos um país bem melhor.
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