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Câmbio Shimano XT traseiro raspando

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Baiclimb Ver Drop Down
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    Postado: 25 Mar 2019 as 18:40
Pessoal, acionando a trava do câmbio ele não chega no final do curso, sendo assim não chegando na última velocidade. Alguém sabe o que pode ser? Talvez tenho de trocar o câmbio?

Bike Cube AMS 100 2012.
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RuanRAC Ver Drop Down
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seu cassete é 11-36? se sim isso tem cara de ser gancheira torta pois ele deveria lidar tranquilamente com essa combinação
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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Baiclimb Ver Drop Down
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Isso! 11-36.. O interesssnte é que passa as marchas normais, mas com a trava acionada (câmbio shadow) ela bate no quadro e não deixa dar o curso total..
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Pra mim, o problema está no quadro, que é incompatível com a tecnologia desse câmbio.
Vale citar o óbvio: os batentes estão regulados certos?

Editado por Ismah/Cabelo - 25 Mar 2019 as 20:09
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Sim, está regulado certo, pois sem travar como eu disse, ele passa para a última marcha. Câmbio errado?? Mas se não me engano na ficha técnica é este. Estou errado?
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jklaser Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 06:40
Já abriu a embreagem (clutch) do câmbio para limpar e lubrificar ? Aquela bosta costuma entrar sujeira e emperrar um pouco, não posso dizer q seja daí mas como o defeito só se manifesta com a embreagem acionada, não perde nada em verificar o mecanismo....
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Baiclimb Ver Drop Down
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Valeu a dica amigo! Vou ver isto!
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JcFiebig Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JcFiebig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 11:03
Antes de começar a apresentar problema o câmbio funcionava normal? Foi após algum evento específico (tombo, queda, manutenção, pedal no barro...) que o câmbio começou a apresentar problemas? Se sim, provavelmente o problema poderá ser resolvido.
A regulagem foi feita com a trava de embreagem acionada? A trava só deve ser desativada para remoção da roda e para manutenção. Se você regular o câmbio com a trava desativada ele não vai ter o alcance total. Se houve algum tombo ou queda pode ter entortado o cage ou a gancheira. Se pegou muita sujeira, barro, poeira que grudou na graxa, uma limpeza vai resolver. Outra hipótese é de que a mola do câmbio tenha perdido tensão.
Para chegar na solução, primeiro tem que saber a provável causa e o momento a partir do qual o problema surgiu.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 11:27
Originalmente postado por Baiclimb Baiclimb escreveu:

Câmbio errado?? Mas se não me engano na ficha técnica é este. Estou errado?


Não disse isso. Disse que o quadro, pode ter sido projetado, sem considerar a tecnologia do câmbio.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Baiclimb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 21:22
Originalmente postado por JcFiebig JcFiebig escreveu:

Antes de começar a apresentar problema o câmbio funcionava normal? Foi após algum evento específico (tombo, queda, manutenção, pedal no barro...) que o câmbio começou a apresentar problemas? Se sim, provavelmente o problema poderá ser resolvido.
A regulagem foi feita com a trava de embreagem acionada? A trava só deve ser desativada para remoção da roda e para manutenção. Se você regular o câmbio com a trava desativada ele não vai ter o alcance total. Se houve algum tombo ou queda pode ter entortado o cage ou a gancheira. Se pegou muita sujeira, barro, poeira que grudou na graxa, uma limpeza vai resolver. Outra hipótese é de que a mola do câmbio tenha perdido tensão.
Para chegar na solução, primeiro tem que saber a provável causa e o momento a partir do qual o problema surgiu.
Opa amigo! Quanto a regulagem feita com a trava acionada eu não tenho certeza. Analisando hoje, também cheguei a cogitar perda de força na mola. Se realmente for isto acho que vou por um conjunto 1x11.. No mais agradeço as dicas! Abraço!
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Baiclimb Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Baiclimb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 21:27
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Originalmente postado por Baiclimb Baiclimb escreveu:

Câmbio errado?? Mas se não me engano na ficha técnica é este. Estou errado?



Não disse isso. Disse que o quadro, pode ter sido projetado, sem considerar a tecnologia do câmbio.
Não consigo crer nesta hipótese amigo, mas quem sabe! Há, vendo seu perfil acho que lembro de você, talvez nos encontramos na subida da pedra do silêncio.. Estávamos em 3, e você estava com um amigo que por sinal havia ficado para trás na subida.. Cabelo longo, spz vermelha se bem me lembro... Posso estar enganado...
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Quanto a hipótese, bem faz pouco sentido, mas coincidências existem... Lei de Murphy!

Não sei nem onde é isso, e se eu estivesse uma SPZ estaria bem feliz. Cortei o cabelo por forças maiores em 2015... Pra piorar, eu normalmente ando solito... Acho que não era eu não... LOL

Boa sorte com o "pobrema"!
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RuanRAC Ver Drop Down
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Resolveu? tu já levastes para um boa oficina? os caras vão ver e mexer, quem sabe seja uma besteira que a gente não consegue ver daqui



Editado por RuanRAC - 27 Mar 2019 as 09:18
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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ghd Ver Drop Down
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Está usando a gancheira original?
Já checou o parafuso B-tension?
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Baiclimb Ver Drop Down
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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Quanto a hipótese, bem faz pouco sentido, mas coincidências existem... Lei de Murphy!

Não sei nem onde é isso, e se eu estivesse uma SPZ estaria bem feliz. Cortei o cabelo por forças maiores em 2015... Pra piorar, eu normalmente ando solito... Acho que não era eu não... LOL
Haha. Certo amigo. Quanto a sigla spz não se preocupe, marca não faz subida! Grande abraço!
Boa sorte com o "pobrema"!
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Baiclimb Ver Drop Down
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Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Resolveu? tu já levastes para um boa oficina? os caras vão ver e mexer, quem sabe seja uma besteira que a gente não consegue ver daqui



Amigo, creio que fora regulado com a trava de câmbio solta, realmente como citou o colega acima.. Hoje dei uma volta com a trava solta e funcionou normalmente!
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Baiclimb Ver Drop Down
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Sim amigo, original! O parafuso também está nos conformes. Creio que o problema foi somente pelo câmbio ter sido regulado sem estar travado, pois o mesmo funcionou normalmente destravado.
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ghd Ver Drop Down
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Originalmente postado por Baiclimb Baiclimb escreveu:

Sim amigo, original! O parafuso também está nos conformes. Creio que o problema foi somente pelo câmbio ter sido regulado sem estar travado, pois o mesmo funcionou normalmente destravado.


Não é recomendável usar destravado.
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Baiclimb Ver Drop Down
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Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Baiclimb Baiclimb escreveu:

Sim amigo, original! O parafuso também está nos conformes. Creio que o problema foi somente pelo câmbio ter sido regulado sem estar travado, pois o mesmo funcionou normalmente destravado.


Não é recomendável usar destravado.
Certamente amigo, preciso ajeitar isto. Wink
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Qual a razão de não usar destravado?
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AlexSantin Ver Drop Down


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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Qual a razão de não usar destravado?


O cambio fica mais "mole", a alavanca serve para ativar o sistema de embreagem. Digamos que é o mesmo que andar com a suspensão 100% do tempo travada. Vc tem a suspensão, mas "não ta usando". Não sei se fui claro.

ah, utilizar sempre no modo on é recomendação de manual, inclusive.

"Coloque o botão do manete na posição ON e, em seguida, utilize a bicicleta como de costume e verifique se não há problemas com a troca de marchas."

trecho do manual sobre regular as marchas
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miniic Ver Drop Down


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O motivo de usar destravado é que o clutch acaba deixando a passagem de marcha consideravelmente mais pesada, com ele desativado o passador funciona como manteiga.
No asfalto / terrenos mais tranquilos o clutch não faz muita diferença, a corrente não fica chacoalhando. Tanto é que os grupos shimano de trekking e strada nenhum tem clutch, inclusive o XT T8000.
Mas a recomendação da Shimano é realmente deixar o tempo todo ativado.
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Baiclimb Ver Drop Down
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Um detalhe importante nesta história toda, é que o seletor(trava/destrava) quando acionado vai para o lado de cima do câmbio, e no meu caso está entrando em colisão com o quadro da bike, impossibilitando que a corrente chegue no pinhão 11d. Então com o câmbio na posição unlok não existe este atrito.

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ghd Ver Drop Down
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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Qual a razão de não usar destravado?

Além dos pontos já citados, lembro de ter lido que usá-lo destravado causa desgaste prematuro desnecessário no sistema, porém confesso que tentei achar novamente e não encontrei...
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